O filme aborda um tema pesado (o vício às drogas e suas consequências) através de um inteligentíssimo humor negro que faz um balanço perfeito com a brutal realidade que a história transmite. O humor tragicômico trabalhado é tão eficiente que você se pega rindo de cenas chocantes que posteriormente provocam forte reflexão pelo fato de pertencerem ao mundo real.
Destaque também para a trilha sonora que reforça o senso de absurdo dentro do filme, e para as marcantes sequências alucinógenas de Danny Boyle.
O retorno de Jason Bourne é supérfluo, unilateral e demasiadamente familiar, porém é tecnicamente preciso, trazendo de volta a energia e as excelentes cenas de ação que fizeram da franquia um sucesso.
Não é tão atmosférico ou reflexivo quanto deveria, mas com a boa atuação de Stephan James, consegue transmitir a essência da história do ícone Jesse Owens.
"The Constant Gardener" tem problemas narrativos, mas aborda um amargo e revelante tema com eficácia, trazendo questionamentos morais relativos à pobreza que são pertinentes e atemporais.
Seu tema central (privacidade) é abordado de maneira ordinária e seus momentos de tensão são criados por uma série de conveniências, o que não tira o mérito das empolgantes sequências gato-e-rato e da excelente performance de Will Smith.
"Don't Breathe" consegue desenvolver sua instigante premissa de maneira inteligente, apresentando pontuais novidades em seu desenrolar e criando uma atmosfera de genuína tensão, com a câmera utilizando muito bem o silêncio e a escuridão a seu favor e usando sua dinâmica movimentação para potencializar o terror em diversos momentos.
Infelizmente em seus vinte minutos finais, o filme vira quase um convencional slasher, mesmo mantendo a adrenalina, a história adere à tradicionais clichês do gênero, ignorando a lógica descaradamente, com conveniências dignas de um filme do Michael Myers.
Mesmo assim, é muito provavelmente o melhor thriller de 2016, se entrega aos exageros, mas tem um excelente vilão e mantém um altíssimo grau de engajamento do início ao fim.
Mesmo com um humor irregular e diálogos repetitivamente obscenos, "Sausage Party" é eficiente em transmitir sua mensagem, fazendo uma didática crítica à cultura religiosa e aos estereotipados personagens do gênero da animação.
Boas stunts aéreas, memorável trilha sonora e Tom Cruise em forte ascensão, porém, isso não é o suficiente para fazer de "Top Gun" algo mais que uma cafona aventura de Sessão da Tarde.
"About a Boy" é um drama que não se aprofunda em nenhum dos seus arcos, mas que com grande ajuda das carismáticas performances centrais de Hugh Grant e Nicholas Hoult, consegue tratar um tema universalmente reflexivo com leveza e bom humor.
Funcionaria melhor como uma peça teatral, ou até mesmo um concerto musical, como filme, é repetitivo, monotônico e cansativo, mesmo tendo méritos no design de produção e nos temas explorados.
"Lights Out" é um filme de terror bastante objetivo, que mesmo superutilizando seus jump scares e quebrando regras da sua premissa inicial, é eficiente na construção de sua atmosfera (fazendo bom uso do contraste entre escuridão e luz) e na subversão de alguns elementos do gênero. Os personagens são razoavelmente inteligentes e mesmo não tendo grande desenvolvimento, conseguem fugir dos tradicionais estereótipos, encontrando um bom meio-termo entre pânico e algum senso de lógica.
O filme tem um elenco carismático, alguns momentos de razoável entretenimento e uma cinematografia colorida que se encaixa com o tom da história, porém, é longo demais, tem um roteiro que não consegue fugir do óbvio e fundamentalmente não é engraçado, as piadas são usadas de maneira irregular e parecem estar direcionada ao público mais infantil possível... (Melissa McCarthy, a mais talentosa do quarteto, tem espaço limitadíssimo devido a classificação indicativa do filme...)
... É até interessante fazer um remake com um elenco feminino, mas o filme não traz nenhuma outra novidade que justifique a produção e cause grande engajamento.
O filme tenta trabalhar algumas novidades em relação à convencional história do Tarzan, mas não têm exito em termos de drama, comédia e muito menos ação. Se você tenta ignorar o roteiro paupérrimo e o inexpressivo protagonista, mesmo assim, ainda se depara com o horrendo uso de CGI nas picotadas cenas de ação.
"The Truman Show" é uma dramática ficção científica que aparentemente previu o futuro da humanidade em termos de entretenimento, explora muito bem o crescente e vicioso interesse do público na vida íntima alheia e tem Jim Carrey como um excelente elemento humano dentro da história. O roteiro de Andrew Niccol consegue transitar sutilmente entre drama, comédia, romance e ficção científica...
"Network" lida com um assunto atemporalmente significativo, mesmo que se arraste em alguns momentos, se mostra extremamente corajoso ao destrinchar temas que atingem todos os setores da sociedade contemporânea.
"Blood Father" é um típico e ordinário filme de ação Indie, que consegue ser extremamente divertido graças ao retorno do bom e velho over the top Mel Gibson.
Mel desaparecido de grandes produções é um completo desperdício!
Um noir que consegue imprimir suspense através de inovadoras técnicas de direção, trabalhando muito bem com o peso do seu elenco e com os distintos sensos morais de seus personagens.
O terceiro capítulo do renovado universo de Star Trek tem um roteiro bem convencional, não traz nenhuma notável evolução para seus carismáticos personagens e tem um vilão (Idris Elba), que mesmo com uma presença razoavelmente temível, é mal argumentado e visualmente artificial e blasé.
Porém, mesmo com a ausência de algo novo, "Beyond" consegue proporcionar um satisfatório entretenimento, com cenas de ação energéticas e bastantes escapistas (estilo de Justin Lin é muito mais funcional e aplicável aqui do que na franquia Velozes e Furiosos), uma boa química de elenco (trabalhando com elementos que remetem bastante à série clássica), excelentes sacadas de humor (destaque pra Karl Urban que está muito engraçado) e uma apresentação de universo visualmente esplendorosa.
É o filme mais contido da trilogia, apesar de sentir falta de arcos dramáticos mais sérios (principalmente em relação a Kirk e Spock), a jovialidade do roteiro é consistente e engajante.
É muito revoltante e desanimador saber que o elenco de "Cidade de Deus", na minha opinião o melhor filme nacional de todos tempos, recebeu em média um cachê de 4 mil reais por um trabalho tão memorável e internacionalmente reconhecido. Se você recebe isso pra atuar em um filme indicado à 4 Óscars, imagine o tratamento para as dezenas de produções inferiores em questões de marketing, patrocínio e visibilidade.
O documentário é um reflexo muito claro de como arte é tratada no Brasil, aqui ninguém considera cinema/música/teatro/literatura como trabalho, muita gente que vive no meio sempre ouve um "Vai procurar um trabalho de verdade!" de pessoas que ganham muito mais pra trabalhar muito menos.
Por isso que, quando vou avaliar um filme independente brasileiro, sempre levo em conta a enorme coragem e força de vontade de se fazer algo do gênero aqui no Brasil. Cinema é trabalho, teatro é trabalho, música é trabalho, é algo tão trabalhoso quanto um projeto de engenharia e uma cirurgia médica... não vou nem fazer comparações com os membros do nosso querido Congresso Nacional.
Uma comédia negra que traz uma mensagem relevante e significativa, fazendo uma forte crítica ao "american way of life" de maneira cínica e extremamente engraçada, deixando de funcionar apenas quando tenta se levar a sério demais.
Em relação aos Óscars conquistados, Melhor Filme e Melhor Cinematografia razoavelmente merecidos, porém, Spike Jonze e Charlie Kaufman mereciam os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado por "Being John Malkovich", ambos foram consideravelmente mais inventivos que Sam Mendes e Alan Ball. Kevin Spacey vs. Denzel Washington (por "Hurricane") é uma briga boa, mas eu ia de Denzel.
Com conveniências e explicações dignas de um clássico slasher, "The Guest" é um thriller eficiente em sua proposta, trabalhando com uma boa dose de gore e proporcionando momentos de tensão e entretenimento. A trilha sonora e alguns takes homenageando Sir John Carpenter!
Mesmo apresentando conceitos genéricos de fantasia, "Warcraft" tem uma eficaz construção de mundo, as tomadas panorâmicas exploram muito bem a beleza do universo em questão e o trabalho de motion capture com os Orcs é realmente magnífico. Infelizmente o filme tem um elenco que não demonstra grande inspiração; personagens completamente desconexos, esquecíveis e mal desenvolvidos (Durotan e Garona são os únicos que apresentam genuína personalidade); as tentativas de humor são pífias e acabam acentuando a falta de apelo da história que se sustenta apenas por suas grandes sequências de batalha, que por sinal, são muito bem dirigidas.
Considerando outros trabalhos com histórias de video game, "Warcraft" é algo acima da média.
"Open Range" é um western modernista que sabe trabalhar com as clássicas raízes do gênero e que compensa sua demasiada longa duração com a excelente química entre seus protagonistas (Costner e Duvall) e uma belíssima cinematografia.
Trainspotting: Sem Limites
4.2 1,9K Assista AgoraO filme aborda um tema pesado (o vício às drogas e suas consequências) através de um inteligentíssimo humor negro que faz um balanço perfeito com a brutal realidade que a história transmite. O humor tragicômico trabalhado é tão eficiente que você se pega rindo de cenas chocantes que posteriormente provocam forte reflexão pelo fato de pertencerem ao mundo real.
Destaque também para a trilha sonora que reforça o senso de absurdo dentro do filme, e para as marcantes sequências alucinógenas de Danny Boyle.
Jason Bourne
3.5 460 Assista AgoraO retorno de Jason Bourne é supérfluo, unilateral e demasiadamente familiar, porém é tecnicamente preciso, trazendo de volta a energia e as excelentes cenas de ação que fizeram da franquia um sucesso.
Raça
3.9 139 Assista AgoraNão é tão atmosférico ou reflexivo quanto deveria, mas com a boa atuação de Stephan James, consegue transmitir a essência da história do ícone Jesse Owens.
O Jardineiro Fiel
3.9 574 Assista Agora"The Constant Gardener" tem problemas narrativos, mas aborda um amargo e revelante tema com eficácia, trazendo questionamentos morais relativos à pobreza que são pertinentes e atemporais.
Inimigo do Estado
3.6 274 Assista AgoraSeu tema central (privacidade) é abordado de maneira ordinária e seus momentos de tensão são criados por uma série de conveniências, o que não tira o mérito das empolgantes sequências gato-e-rato e da excelente performance de Will Smith.
O Homem nas Trevas
3.7 1,9K Assista Agora"Don't Breathe" consegue desenvolver sua instigante premissa de maneira inteligente, apresentando pontuais novidades em seu desenrolar e criando uma atmosfera de genuína tensão, com a câmera utilizando muito bem o silêncio e a escuridão a seu favor e usando sua dinâmica movimentação para potencializar o terror em diversos momentos.
Infelizmente em seus vinte minutos finais, o filme vira quase um convencional slasher, mesmo mantendo a adrenalina, a história adere à tradicionais clichês do gênero, ignorando a lógica descaradamente, com conveniências dignas de um filme do Michael Myers.
Mesmo assim, é muito provavelmente o melhor thriller de 2016, se entrega aos exageros, mas tem um excelente vilão e mantém um altíssimo grau de engajamento do início ao fim.
Festa da Salsicha
2.9 816 Assista AgoraMesmo com um humor irregular e diálogos repetitivamente obscenos, "Sausage Party" é eficiente em transmitir sua mensagem, fazendo uma didática crítica à cultura religiosa e aos estereotipados personagens do gênero da animação.
Top Gun: Ases Indomáveis
3.5 921 Assista AgoraBoas stunts aéreas, memorável trilha sonora e Tom Cruise em forte ascensão, porém, isso não é o suficiente para fazer de "Top Gun" algo mais que uma cafona aventura de Sessão da Tarde.
Um Grande Garoto
3.5 372 Assista Agora"About a Boy" é um drama que não se aprofunda em nenhum dos seus arcos, mas que com grande ajuda das carismáticas performances centrais de Hugh Grant e Nicholas Hoult, consegue tratar um tema universalmente reflexivo com leveza e bom humor.
The Rocky Horror Picture Show
4.1 1,3K Assista AgoraFuncionaria melhor como uma peça teatral, ou até mesmo um concerto musical, como filme, é repetitivo, monotônico e cansativo, mesmo tendo méritos no design de produção e nos temas explorados.
Quando as Luzes se Apagam
3.1 1,1K Assista Agora"Lights Out" é um filme de terror bastante objetivo, que mesmo superutilizando seus jump scares e quebrando regras da sua premissa inicial, é eficiente na construção de sua atmosfera (fazendo bom uso do contraste entre escuridão e luz) e na subversão de alguns elementos do gênero. Os personagens são razoavelmente inteligentes e mesmo não tendo grande desenvolvimento, conseguem fugir dos tradicionais estereótipos, encontrando um bom meio-termo entre pânico e algum senso de lógica.
Caça-Fantasmas
3.2 1,3K Assista AgoraO filme tem um elenco carismático, alguns momentos de razoável entretenimento e uma cinematografia colorida que se encaixa com o tom da história, porém, é longo demais, tem um roteiro que não consegue fugir do óbvio e fundamentalmente não é engraçado, as piadas são usadas de maneira irregular e parecem estar direcionada ao público mais infantil possível... (Melissa McCarthy, a mais talentosa do quarteto, tem espaço limitadíssimo devido a classificação indicativa do filme...)
... É até interessante fazer um remake com um elenco feminino, mas o filme não traz nenhuma outra novidade que justifique a produção e cause grande engajamento.
A Invenção de Hugo Cabret
4.0 3,6K Assista Agora"Hugo" é uma doce e poética carta de amor ao cinema. Dirigido por alguém que certamente o ama, Martin Scorsese.
A Lenda de Tarzan
3.1 793 Assista AgoraO filme tenta trabalhar algumas novidades em relação à convencional história do Tarzan, mas não têm exito em termos de drama, comédia e muito menos ação. Se você tenta ignorar o roteiro paupérrimo e o inexpressivo protagonista, mesmo assim, ainda se depara com o horrendo uso de CGI nas picotadas cenas de ação.
... A cinematografia é belíssima!
O Show de Truman
4.2 2,6K Assista Agora"The Truman Show" é uma dramática ficção científica que aparentemente previu o futuro da humanidade em termos de entretenimento, explora muito bem o crescente e vicioso interesse do público na vida íntima alheia e tem Jim Carrey como um excelente elemento humano dentro da história. O roteiro de Andrew Niccol consegue transitar sutilmente entre drama, comédia, romance e ficção científica...
Hoje em dia não se fazem mais filmes assim...
Rede de Intrigas
4.2 360 Assista Agora"Network" lida com um assunto atemporalmente significativo, mesmo que se arraste em alguns momentos, se mostra extremamente corajoso ao destrinchar temas que atingem todos os setores da sociedade contemporânea.
Herança de Sangue
3.1 201 Assista Agora"Blood Father" é um típico e ordinário filme de ação Indie, que consegue ser extremamente divertido graças ao retorno do bom e velho over the top Mel Gibson.
Mel desaparecido de grandes produções é um completo desperdício!
A Marca da Maldade
4.1 221 Assista AgoraUm noir que consegue imprimir suspense através de inovadoras técnicas de direção, trabalhando muito bem com o peso do seu elenco e com os distintos sensos morais de seus personagens.
Star Trek: Sem Fronteiras
3.8 566 Assista AgoraO terceiro capítulo do renovado universo de Star Trek tem um roteiro bem convencional, não traz nenhuma notável evolução para seus carismáticos personagens e tem um vilão (Idris Elba), que mesmo com uma presença razoavelmente temível, é mal argumentado e visualmente artificial e blasé.
Porém, mesmo com a ausência de algo novo, "Beyond" consegue proporcionar um satisfatório entretenimento, com cenas de ação energéticas e bastantes escapistas (estilo de Justin Lin é muito mais funcional e aplicável aqui do que na franquia Velozes e Furiosos), uma boa química de elenco (trabalhando com elementos que remetem bastante à série clássica), excelentes sacadas de humor (destaque pra Karl Urban que está muito engraçado) e uma apresentação de universo visualmente esplendorosa.
É o filme mais contido da trilogia, apesar de sentir falta de arcos dramáticos mais sérios (principalmente em relação a Kirk e Spock), a jovialidade do roteiro é consistente e engajante.
Anton Yelchin morreu demasiadamente cedo...
Cidade de Deus: 10 Anos Depois
3.8 118 Assista AgoraÉ muito revoltante e desanimador saber que o elenco de "Cidade de Deus", na minha opinião o melhor filme nacional de todos tempos, recebeu em média um cachê de 4 mil reais por um trabalho tão memorável e internacionalmente reconhecido. Se você recebe isso pra atuar em um filme indicado à 4 Óscars, imagine o tratamento para as dezenas de produções inferiores em questões de marketing, patrocínio e visibilidade.
O documentário é um reflexo muito claro de como arte é tratada no Brasil, aqui ninguém considera cinema/música/teatro/literatura como trabalho, muita gente que vive no meio sempre ouve um "Vai procurar um trabalho de verdade!" de pessoas que ganham muito mais pra trabalhar muito menos.
Por isso que, quando vou avaliar um filme independente brasileiro, sempre levo em conta a enorme coragem e força de vontade de se fazer algo do gênero aqui no Brasil. Cinema é trabalho, teatro é trabalho, música é trabalho, é algo tão trabalhoso quanto um projeto de engenharia e uma cirurgia médica... não vou nem fazer comparações com os membros do nosso querido Congresso Nacional.
Beleza Americana
4.1 2,9K Assista AgoraUma comédia negra que traz uma mensagem relevante e significativa, fazendo uma forte crítica ao "american way of life" de maneira cínica e extremamente engraçada, deixando de funcionar apenas quando tenta se levar a sério demais.
Em relação aos Óscars conquistados, Melhor Filme e Melhor Cinematografia razoavelmente merecidos, porém, Spike Jonze e Charlie Kaufman mereciam os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado por "Being John Malkovich", ambos foram consideravelmente mais inventivos que Sam Mendes e Alan Ball. Kevin Spacey vs. Denzel Washington (por "Hurricane") é uma briga boa, mas eu ia de Denzel.
O Hóspede
3.1 487Com conveniências e explicações dignas de um clássico slasher, "The Guest" é um thriller eficiente em sua proposta, trabalhando com uma boa dose de gore e proporcionando momentos de tensão e entretenimento. A trilha sonora e alguns takes homenageando Sir John Carpenter!
Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos
3.4 940 Assista AgoraMesmo apresentando conceitos genéricos de fantasia, "Warcraft" tem uma eficaz construção de mundo, as tomadas panorâmicas exploram muito bem a beleza do universo em questão e o trabalho de motion capture com os Orcs é realmente magnífico. Infelizmente o filme tem um elenco que não demonstra grande inspiração; personagens completamente desconexos, esquecíveis e mal desenvolvidos (Durotan e Garona são os únicos que apresentam genuína personalidade); as tentativas de humor são pífias e acabam acentuando a falta de apelo da história que se sustenta apenas por suas grandes sequências de batalha, que por sinal, são muito bem dirigidas.
Considerando outros trabalhos com histórias de video game, "Warcraft" é algo acima da média.
Pacto de Justiça
3.7 85"Open Range" é um western modernista que sabe trabalhar com as clássicas raízes do gênero e que compensa sua demasiada longa duração com a excelente química entre seus protagonistas (Costner e Duvall) e uma belíssima cinematografia.