"Blair Witch" não é novo, inventivo ou surpreendente em qualquer aspecto, mas consegue construir forte tensão nos seus últimos 20 minutos, mesmo problematizando seu ritmo com jump scares nada inteligentes.
Apesar da excelente presença de James Stewart e de momentos de tensão e humor claramente hitchcockianos (destaque também para os marcantes close ups do diretor), "The Man Who Knew Too Much" sofre com um ritmo inconstante e uma história sem grande plausibilidade.
A direção de Ryan Coogler aqui é promissora, porém irregular, sendo eficiente na construção da empatia do protagonista e suas diferentes facetas, mas usando técnicas como slow motion e câmera tremida em momentos dispersos ao longo do filme. O elenco é excelente e a história é relevante, mesmo não esclarecendo a fundo o contexto social do acontecimento real retratado no filme.
"Sunset Boulevard" é o melhor e definitivo filme sobre Hollywood. Uma mistura perfeita entre um noir irresistivelmente engajante (graças a um inteligentíssimo flash forward, técnica atualmente bem banalizada e que na época demandava grande ousadia), um palpável e identificável drama (a história de Norma Desmond é algo extremamente usual em Hollywood, sendo o próprio Willian Holden um grande exemplo) e um profundo estudo de personagem, desenvolvido através de diálogos frequentemente evocativos em relação à cinema, exalando um tom poético em diversos momentos (principalmente na voz de Gloria Swanson).
"Remember" abusa das conveniências em alguns momentos, porém conduz uma engajante trama de vingança de maneira surpreendentemente leve, sensível e com um sutil e natural senso de humor, conseguindo ao mesmo tempo imprimir o drama e a tensão que o trágico tom da história pede. Christopher Plummer simplesmente excepcional!
"Mais Forte Que o Mundo" é bem humorado e conta com um bom trabalho de José Loreto e Milhem Cortaz... porém, é over the top do inicio ao fim... slow motion demais, flashbacks demais, muitas sequências alucinógenas e acrobacias com a câmera que não se mostram necessárias (pra quê diabos filmar do ponto de vista de um garrafão de água e de um vaso sanitário?)... são elementos que imprimem estilo ao filme, mas que o torna visualmente cansativo, acentuando a narrativa superficial e sem qualquer tipo de senso temporal.
Mesmo não sendo tão bem construído como o primeiro filme e apresentando uma história superficial e escassa em termos de conteúdo, "The Conjuring 2" é carregado nas costas pelas atuações comprometidas de seu elenco (destaque para Madison Wolfe, Vera Farmiga e Patrick Wilson) e pela direção de James Wan, que novamente mostra o seu excelente senso de ritmo e espaço, utilizando um rico leque de técnicas com a câmera para produzir terror em uma escala satisfatória e regular durante todo o filme.
Mesmo ignorando a lógica em seus minutos finais e não tendo muito com o quê trabalhar em termos de roteiro, "The Shallows" faz bom uso do seu visual paradisíaco e do carisma de sua forte protagonista para proporcionar esperados momentos de tensão e agonia.
É certamente um dos melhores trabalhos de montagem, edição e reconstrução de época que eu já vi na vida, e diga-se de passagem, muito subestimado. David Fincher ambientaliza a incrível história real trabalhando todos os elementos de sua mis-en-scène de maneira detalhada e perfeccionista, desde a cinematografia que incita o mistério até as variadas nuances dos cenários e figurino.
Mais do que seus impecáveis aspectos técnicos e seu excelente elenco, o que talvez mais impressione sobre o filme é a verossimilhança da investigação criminal. Aqui é mostrado o quão burocrático e gradativo é o processo de acusação em um caso como esse, o quão trabalhoso é obter um simples mandato de busca (algo tão banalizado em outros trabalhos do gênero) e como essas dificuldades eram potencializadas com a limitada tecnologia e comunicação dos anos 70.
Zodíaco foi um dos assassinos mais cerebrais da história da criminalística norte-americana e o filme acentua o efeito destrutivo que o intrigante sociopata imprime sobre todos os obcecados investigadores do caso, que conseguem fazer dessa obsessão algo compreensível e palpável, transmitindo tal sentimento para quem assiste (quantas pesquisas você fez no Google depois ou até mesmo durante o filme?).
Se “Seven” é o melhor que o cinema pode oferecer em relação a fictícios casos criminais, “Zodíaco” é muito provavelmente o melhor que a sétima arte pode proporcionar em relação a um fatual caso criminal... Aliás, por um acaso Sir David Fincher dirige ambos, coincidência? Um Óscar pra esse moço, por favor.
Além de uma luta armada, a guerra é uma batalha de princípios e ideais, um conflito de egos que se sobressai em relação a qualquer resquício de humanidade. "Paths of Glory" é amargo, indignante, reflexivo e, acima de tudo, verdadeiro.
Na guerra não existem vilões ou heróis, lado certo ou errado, a guerra é simplesmente uma contínua e incansável amostra de violência gratuita, que só traz lucro pra quem está fora dela.
Uma comédia buddy cop que compensa sua implausibilidade e seus elementos formulaicos com uma direção de arte muito evocativa, um humor cínico que funciona na maior parte do tempo e uma dupla de protagonistas entrosada e carismática, deixando de ser eficaz apenas quando tenta se levar a sério.
Obs: a personagem da Angourie Rice, apesar de simpática, é tão inconveniente e desnecessária quanto aquele moleque de "Homem de Ferro 3".
Visualmente excepcional (com um nível de CGI nunca visto antes) e com um excelente trabalho de voz por parte de todo o elenco (destaque para Idris Elba), o filme consegue trabalhar com dramas palpáveis, imprimindo ameaça e veracidade à história clássica e compensando a falta de consistência do tom com a boa relação entre seus personagens.
Apesar de alguns momentos de diversão e algumas boas performances (James McAvoy, Sophie Turner, Tye Sheridan), "X-Men: Apocalipse" é um reboot genérico e superficial em quase todos os seus aspectos, se limitando a repetir arcos que já foram exaustivamente explorados em filmes anteriores (o dilema dramático de Mística e Magneto é exatamente o mesmo de "Primeira Classe" e "DOFP"; Apocalipse tem o mesmo discurso que Magneto tinha no filme de 2000) e a usar e abusar de cenas de ação que suspiram artificialidade a todo momento, com inúmeros personagens queridos pelos fãs, mas que mesmo sendo visualmente fiéis aos quadrinhos, são desprovidos de qualquer personalidade.
O estilo de linguagem inicialmente impressiona, mas o roteiro, que é tão raso quanto um roteiro de video game (talvez propositalmente), impede um maior engajamento e desgasta os olhos do público com tantas acrobacias e cenas de ação frenéticas.
Vale pelo estilo diferente e pelo baixo orçamento, mas tem um público muito específico.
Um thriller com uma ideia intrigante e uma excelente performance de Kevin Costner, porém, os amontoados plot twists e as desconexas sub tramas impedem que o filme atinja seu maior potencial.
Enquanto desenvolve seu arco principal e tenta ser um simples e engajante filme de suspense, é excelente. Porém, a partir do momento em que tenta trabalhar uma complexa trama política cheia de reviravoltas, vira uma bagunça.
Um thriller solitário, alucinógeno, minimalista e que traz relevantes argumentos em relação ao uso da tecnologia, alimentando um debate que segue em discussão até os dias de hoje. Excelente performance de Gene Hackman e ótima trilha sonora!
Ao contrário da maioria dos grandes filmes de guerra, "The Deer Hunter" não investe tanto nas sequências de ação ou no contexto histórico do conflito, o roteiro se concentra muito mais no desenvolvimento de seus principais personagens e no estudo humano em relação a drásticas experiências, em particular, a Guerra do Vietnã.
Muito interessante observar o extremo dos dois personagens principais (De Niro e Walken) e a maneira como ambos reagiram de maneira diferente diante da mesma experiência, enquanto o carrancudo foi humanizado, o boa-praça foi completamente desumanizado num processo bastante doloroso.
O ritmo do filme é lento e a duração é muito longa, porém é justamente o que nos faz ganhar apreço por todos os personagens e por aquele particular universo que se opõe à guerra, a família e o lar.
Bruxa de Blair
2.4 1,0K Assista Agora"Blair Witch" não é novo, inventivo ou surpreendente em qualquer aspecto, mas consegue construir forte tensão nos seus últimos 20 minutos, mesmo problematizando seu ritmo com jump scares nada inteligentes.
Ruína Azul
3.5 130Um tenso e subversivo filme de vingança, conseguindo trabalhar suspense, drama e humor negro com eficácia e inteligentes artifícios visuais.
Obs: belos planos-sequência!
O Homem Que Sabia Demais
3.9 258 Assista AgoraApesar da excelente presença de James Stewart e de momentos de tensão e humor claramente hitchcockianos (destaque também para os marcantes close ups do diretor), "The Man Who Knew Too Much" sofre com um ritmo inconstante e uma história sem grande plausibilidade.
Horas de Desespero
3.5 465 Assista AgoraAdrenalina proporcionada por personagens burros fazendo burrices do início ao fim.
Fruitvale Station - A Última Parada
3.9 333 Assista AgoraA direção de Ryan Coogler aqui é promissora, porém irregular, sendo eficiente na construção da empatia do protagonista e suas diferentes facetas, mas usando técnicas como slow motion e câmera tremida em momentos dispersos ao longo do filme. O elenco é excelente e a história é relevante, mesmo não esclarecendo a fundo o contexto social do acontecimento real retratado no filme.
O Artista
4.2 2,1K Assista AgoraEmocionante e vívida homenagem ao cinema mudo!
Crepúsculo dos Deuses
4.5 794 Assista Agora"Sunset Boulevard" é o melhor e definitivo filme sobre Hollywood. Uma mistura perfeita entre um noir irresistivelmente engajante (graças a um inteligentíssimo flash forward, técnica atualmente bem banalizada e que na época demandava grande ousadia), um palpável e identificável drama (a história de Norma Desmond é algo extremamente usual em Hollywood, sendo o próprio Willian Holden um grande exemplo) e um profundo estudo de personagem, desenvolvido através de diálogos frequentemente evocativos em relação à cinema, exalando um tom poético em diversos momentos (principalmente na voz de Gloria Swanson).
Cinema dentro do cinema, pura arte!
Memórias Secretas
4.1 353 Assista Agora"Remember" abusa das conveniências em alguns momentos, porém conduz uma engajante trama de vingança de maneira surpreendentemente leve, sensível e com um sutil e natural senso de humor, conseguindo ao mesmo tempo imprimir o drama e a tensão que o trágico tom da história pede. Christopher Plummer simplesmente excepcional!
Mais Forte Que o Mundo: A História de José Aldo
3.5 267"Mais Forte Que o Mundo" é bem humorado e conta com um bom trabalho de José Loreto e Milhem Cortaz... porém, é over the top do inicio ao fim... slow motion demais, flashbacks demais, muitas sequências alucinógenas e acrobacias com a câmera que não se mostram necessárias (pra quê diabos filmar do ponto de vista de um garrafão de água e de um vaso sanitário?)... são elementos que imprimem estilo ao filme, mas que o torna visualmente cansativo, acentuando a narrativa superficial e sem qualquer tipo de senso temporal.
Invocação do Mal 2
3.8 2,1K Assista AgoraMesmo não sendo tão bem construído como o primeiro filme e apresentando uma história superficial e escassa em termos de conteúdo, "The Conjuring 2" é carregado nas costas pelas atuações comprometidas de seu elenco (destaque para Madison Wolfe, Vera Farmiga e Patrick Wilson) e pela direção de James Wan, que novamente mostra o seu excelente senso de ritmo e espaço, utilizando um rico leque de técnicas com a câmera para produzir terror em uma escala satisfatória e regular durante todo o filme.
Águas Rasas
3.4 1,3K Assista AgoraMesmo ignorando a lógica em seus minutos finais e não tendo muito com o quê trabalhar em termos de roteiro, "The Shallows" faz bom uso do seu visual paradisíaco e do carisma de sua forte protagonista para proporcionar esperados momentos de tensão e agonia.
Zodíaco
3.7 1,3K Assista AgoraÉ certamente um dos melhores trabalhos de montagem, edição e reconstrução de época que eu já vi na vida, e diga-se de passagem, muito subestimado. David Fincher ambientaliza a incrível história real trabalhando todos os elementos de sua mis-en-scène de maneira detalhada e perfeccionista, desde a cinematografia que incita o mistério até as variadas nuances dos cenários e figurino.
Mais do que seus impecáveis aspectos técnicos e seu excelente elenco, o que talvez mais impressione sobre o filme é a verossimilhança da investigação criminal. Aqui é mostrado o quão burocrático e gradativo é o processo de acusação em um caso como esse, o quão trabalhoso é obter um simples mandato de busca (algo tão banalizado em outros trabalhos do gênero) e como essas dificuldades eram potencializadas com a limitada tecnologia e comunicação dos anos 70.
Zodíaco foi um dos assassinos mais cerebrais da história da criminalística norte-americana e o filme acentua o efeito destrutivo que o intrigante sociopata imprime sobre todos os obcecados investigadores do caso, que conseguem fazer dessa obsessão algo compreensível e palpável, transmitindo tal sentimento para quem assiste (quantas pesquisas você fez no Google depois ou até mesmo durante o filme?).
Se “Seven” é o melhor que o cinema pode oferecer em relação a fictícios casos criminais, “Zodíaco” é muito provavelmente o melhor que a sétima arte pode proporcionar em relação a um fatual caso criminal... Aliás, por um acaso Sir David Fincher dirige ambos, coincidência? Um Óscar pra esse moço, por favor.
Glória Feita de Sangue
4.4 448 Assista AgoraAlém de uma luta armada, a guerra é uma batalha de princípios e ideais, um conflito de egos que se sobressai em relação a qualquer resquício de humanidade. "Paths of Glory" é amargo, indignante, reflexivo e, acima de tudo, verdadeiro.
Cartas de Iwo Jima
4.0 300 Assista AgoraNa guerra não existem vilões ou heróis, lado certo ou errado, a guerra é simplesmente uma contínua e incansável amostra de violência gratuita, que só traz lucro pra quem está fora dela.
Dois Caras Legais
3.6 639 Assista AgoraUma comédia buddy cop que compensa sua implausibilidade e seus elementos formulaicos com uma direção de arte muito evocativa, um humor cínico que funciona na maior parte do tempo e uma dupla de protagonistas entrosada e carismática, deixando de ser eficaz apenas quando tenta se levar a sério.
Obs: a personagem da Angourie Rice, apesar de simpática, é tão inconveniente e desnecessária quanto aquele moleque de "Homem de Ferro 3".
Mogli: O Menino Lobo
3.8 1,0K Assista AgoraVisualmente excepcional (com um nível de CGI nunca visto antes) e com um excelente trabalho de voz por parte de todo o elenco (destaque para Idris Elba), o filme consegue trabalhar com dramas palpáveis, imprimindo ameaça e veracidade à história clássica e compensando a falta de consistência do tom com a boa relação entre seus personagens.
X-Men: Apocalipse
3.5 2,1K Assista AgoraApesar de alguns momentos de diversão e algumas boas performances (James McAvoy, Sophie Turner, Tye Sheridan), "X-Men: Apocalipse" é um reboot genérico e superficial em quase todos os seus aspectos, se limitando a repetir arcos que já foram exaustivamente explorados em filmes anteriores (o dilema dramático de Mística e Magneto é exatamente o mesmo de "Primeira Classe" e "DOFP"; Apocalipse tem o mesmo discurso que Magneto tinha no filme de 2000) e a usar e abusar de cenas de ação que suspiram artificialidade a todo momento, com inúmeros personagens queridos pelos fãs, mas que mesmo sendo visualmente fiéis aos quadrinhos, são desprovidos de qualquer personalidade.
Obs: a aparição do Wolverine é legal.
Hardcore: Missão Extrema
3.5 383 Assista AgoraO estilo de linguagem inicialmente impressiona, mas o roteiro, que é tão raso quanto um roteiro de video game (talvez propositalmente), impede um maior engajamento e desgasta os olhos do público com tantas acrobacias e cenas de ação frenéticas.
Vale pelo estilo diferente e pelo baixo orçamento, mas tem um público muito específico.
Instinto Secreto
3.6 445 Assista AgoraUm thriller com uma ideia intrigante e uma excelente performance de Kevin Costner, porém, os amontoados plot twists e as desconexas sub tramas impedem que o filme atinja seu maior potencial.
Sem Saída
3.5 87 Assista AgoraEnquanto desenvolve seu arco principal e tenta ser um simples e engajante filme de suspense, é excelente. Porém, a partir do momento em que tenta trabalhar uma complexa trama política cheia de reviravoltas, vira uma bagunça.
A Negociação
3.6 139 Assista AgoraÉ tão tenso e envolvente que os vários elementos formulaicos da história só são vistos um bom tempo após o termino do filme.
Por Trás da Máscara: O Surgimento de Leslie Vernon
3.0 122Inteligente e subversiva homenagem ao gênero slasher.
A Conversação
4.0 231 Assista AgoraUm thriller solitário, alucinógeno, minimalista e que traz relevantes argumentos em relação ao uso da tecnologia, alimentando um debate que segue em discussão até os dias de hoje. Excelente performance de Gene Hackman e ótima trilha sonora!
O Franco Atirador
4.0 356 Assista AgoraAo contrário da maioria dos grandes filmes de guerra, "The Deer Hunter" não investe tanto nas sequências de ação ou no contexto histórico do conflito, o roteiro se concentra muito mais no desenvolvimento de seus principais personagens e no estudo humano em relação a drásticas experiências, em particular, a Guerra do Vietnã.
Muito interessante observar o extremo dos dois personagens principais (De Niro e Walken) e a maneira como ambos reagiram de maneira diferente diante da mesma experiência, enquanto o carrancudo foi humanizado, o boa-praça foi completamente desumanizado num processo bastante doloroso.
O ritmo do filme é lento e a duração é muito longa, porém é justamente o que nos faz ganhar apreço por todos os personagens e por aquele particular universo que se opõe à guerra, a família e o lar.