Abolição

Compartilhar
Abolição (1988)
Abolição
Média do filme: 3.2 de 5 — baseado em 10 votos
MÉDIAFILMOW
3.2
10 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Walter Avancini
País de origem Brasil 🇧🇷
Status Streaming

Dirigido por

Carregando Publicidade...

Sinopse

Minissérie, em quatro capítulos, centrada no período em que a Lei Áurea está prestes a ser assinada pela Princesa Isabel (Tereza Rachel), em 13 de maio de 1888. Nesse momento, o tema abolicionista era amplamente discutido nos centros urbanos, enquanto nas áreas rurais as relações escravagistas ainda eram intensamente vividas.

A trama traz dois personagens centrais: a escrava Iná Inerã (Ângela Corrêa) e Lucas (Luiz Antonio Pillar). Líder espiritual e guerreira, Iná Inerã representa a idéia da manutenção da identidade africana a qualquer preço, se for preciso, pago com a própria vida. Lucas, por sua vez, é seu oposto: um negro alforriado, jornalista, que acredita na integração pacífica entre brancos e negros. Através dessas duas posições, a história mostra como e quanto a libertação dos escravos modificou as estruturas da sociedade urbana e rural e as conseqüências dessa libertação para o próprio negro brasileiro.

Outro personagem importante da trama é o coronel Macedo Tavares (Milton Moraes). Dono da fazenda onde vive Iná, cenário da maior parte da narrativa, ele vive entrando em conflito com a escrava, castigando-a com as mais severas punições. Destemida, Iná continua a desafiá-lo sempre que pode e organiza fugas, manifestações de escravos e até assassinatos de jagunços do fazendeiro. Seu braço direito é o mau-caráter Osvaldo (Emiliano Queiroz), sempre pronto para cumprir as exigências do patrão.

Apesar das diferenças, Iná e Lucas são apaixonados um pelo outro, mas não conseguem ficar juntos por conta de suas divergências. O caminho dela é o da guerra, enquanto o dele, o da liberdade adquirida pelas leis.

Com direção de Walter Avancini, "Abolição" foi realizada em comemoração ao centenário do fim da escravatura no Brasil. Esta foi a primeira parceria da Rede Globo com produtoras independentes, a Avan e a Cininvest Produção Vídeo Cinematográfica, com produção geral de Paulo César Ferreira. No ano seguinte, ainda com esta parceria, a mesma equipe foi reunida para a minissérie "República".

Elenco

Fotos e Trailers

Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

VisionQuest | Trailer Dublado

VisionQuest

Comentários 0
amigos querem ver
purr
P
½
6 anos atrás

Pra quem tiver interesse, o dailymotion tem todos os episódios online

marcelloitaliano
Marcello
9 anos atrás

Foi exibida pela Globo em novembro de 1988. Não encontrei registros de ter sido reprisada depois. Será que só foi exibida nessa época? É uma pena.

Carregando Publicidade...
½
1
1½
2
2½
3
3½
4
4½
5

Listas com a série

Ver todas as listas (6)
O Descobrimento do Brasil Caramuru - A Invenção do Brasil O Brasil de Pero Vaz Caminha A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum Como Era Gostoso o Meu Francês
História do Brasil
por alangds
Abolição Acampamento de Férias Acampamento de Férias 2: A Árvore da Vida Acampamento de Férias 3: O Mistério da Ilha do Corsário Admirável Mundo Novo
Minisséries exibidas pela TV aberta
por marcelloitaliano
Garota do Momento A Cor Púrpura Wish: O Poder dos Desejos Ritmo de Natal Ó Paí, Ó 2
Protagonistas Negros
por netto_sousa

Elenco de Abolição

Mostrar mais (41)
Alby Ramos 0 0

Alby Ramos

(Seixas Magalhães)
Ângela Correa 0 6

Ângela Correa

(Iná Inerã)
Angelito Mello 0 1

Angelito Mello

(Rodolfo Dantas)
Breno Moroni 0 4

Breno Moroni

(Gustavo de Lacerda)
Buza Ferraz 0 6

Buza Ferraz

(Silva Jardim)
Carlos Kroeber 3 8

Carlos Kroeber

(D. Pedro II)

Se você gostou desta série, confira também estas aqui: