Abolição

1988

Abolição

Minissérie, em quatro capítulos, centrada no período em que a Lei Áurea está prestes a ser assinada pela Princesa Isabel (Tereza Rachel), em 13 de maio de 1888. Nesse momento, o tema abolicionista era amplamente discutido nos centros urbanos, enquanto nas áreas rurais as relações escravagistas ainda eram intensamente vividas.

A trama traz dois personagens centrais: a escrava Iná Inerã (Ângela Corrêa) e Lucas (Luiz Antonio Pillar). Líder espiritual e guerreira, Iná Inerã representa a idéia da manutenção da identidade africana a qualquer preço, se for preciso, pago com a própria vida. Lucas, por sua vez, é seu oposto: um negro alforriado, jornalista, que acredita na integração pacífica entre brancos e negros. Através dessas duas posições, a história mostra como e quanto a libertação dos escravos modificou as estruturas da sociedade urbana e rural e as conseqüências dessa libertação para o próprio negro brasileiro.

Outro personagem importante da trama é o coronel Macedo Tavares (Milton Moraes). Dono da fazenda onde vive Iná, cenário da maior parte da narrativa, ele vive entrando em conflito com a escrava, castigando-a com as mais severas punições. Destemida, Iná continua a desafiá-lo sempre que pode e organiza fugas, manifestações de escravos e até assassinatos de jagunços do fazendeiro. Seu braço direito é o mau-caráter Osvaldo (Emiliano Queiroz), sempre pronto para cumprir as exigências do patrão.

Apesar das diferenças, Iná e Lucas são apaixonados um pelo outro, mas não conseguem ficar juntos por conta de suas divergências. O caminho dela é o da guerra, enquanto o dele, o da liberdade adquirida pelas leis.

Com direção de Walter Avancini, "Abolição" foi realizada em comemoração ao centenário do fim da escravatura no Brasil. Esta foi a primeira parceria da Rede Globo com produtoras independentes, a Avan e a Cininvest Produção Vídeo Cinematográfica, com produção geral de Paulo César Ferreira. No ano seguinte, ainda com esta parceria, a mesma equipe foi reunida para a minissérie "República".

22 de Novembro de 1988

Elenco de Abolição