Você está em
  1. > Home
  2. > Listas
  3. > CORRUPÇÃO NO MUNDO
Lista criada por Marcelo martchelos
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

CORRUPÇÃO NO MUNDO

A CORRUPÇÃO NOS CINEMAS
As suas de algumas pessoas, destróem suas próprias nações, trazendo sofrimento e pobreza por gerações, em contrapartida, eleva suas riquezas pessoais. O esses "Abusos de Poder" infelizmento estão muito presentes atualmente, mas as suas conseguências são avassaladoras.

Vamos conhecer um pouco do universo de desvios de conduta pelas lentes do cinema, ver as ações que deixam perdas permanentes para as presentes e futuras gerações das populações abrangidas. Impregnando um sentimento de reação que conta com uma profunda mudança de rumo pela grande maioria das pessoas atingidas.

A seguir vamos recomentar alguns filmes que retratam esses temas para lembrarmos sempre dos maus exemplos acontecidos e recebermos as lições de situações que muitas vezes voltam a se repetir.

FILMES SOBRE CORRUPÇÃO LISTADOS:

POLÍCIA FEDERAL – A LEI É PARA TODOS” (2017)
independentemente de questões ou preferências políticas, o roteiro apresenta de forma lúcida o desenvolvimento da operação deflagrada pela polícia federal, chamada de “Lava Jato”, isso era algo que se conhecia somente pelas matérias divulgadas nas mídias. Um ótimo filme nacional, um trilher emocionante, que mostra nossa sofrível realidade vivida nos tempos atuais, fruto da decorrência das administrações criminosas realizadas. Vemos os fatos, com a liberdade do cinema de fazer essa as caracterizações e a contagem com seu jeito próprio.

Um filme que nos choca e emociona, vemos o heroico trabalho da policia federal para dentro de uma gestão contaminada em curso e que faz de tudo para atrapalhar as impactantes investigações que mudam o conhecimento de todo nosso país, vendo a politica suja que foi institucionalizada. Um drama complexo e difícil de digerir, mas que é um instrumento de limpeza dos comandantes públicos e privados daqui.

Uma produção corajosa e necessária para podermos conhecer um pouco mais de todo o caos da gestão pública brasileira. Recomendo, é um documento recente da nossa história, podemos ver, debater e ensinar esse infeliz capítulo através desse filme.

FILMOW: https://filmow.com/policia-federal-a-lei-e-para-todos-t217031/

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=kUP0MLsvpOY

A GRANDE ILUSÃO (ALL THE KING'S MEN - 1949)
Interessante como essa história nos faz lembrar um político atual do nosso país, vejam: Huey Long foi conhecido por assumir um governo nos anos 50, representadado pelo ator Broderick Crawford como um autodeclarado "caipira", que se eleva do nada para se tornar governador do Estado de Louisiania. Contando com carisma natural, vira um herói populista aos olhos dos eleitores, conquistando com promessas malucas o apoio das classes mais baixas. Mas uma vez no poder, pratica a corrupção para atingir seus verdadeiros interesses pessoais podres, uma ambição sem limites. Ele também trai sua esposa e elimina aqueles que desafiavam sua autoridade. De alguma forma, ele mantém seu forte sua imagem populista, até que a justiça alcança seus caminhos tortos.

Baseado no romance vencedor do Pulitzer Prize, de Robert Penn Warren, que ilustrou a vida do governador que é assassinado, o cineasta Robert Pussen, faz um retrato contundente sobre a demagogia política. Esse filme ganhou 3 Oscar, o de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0041113/?ref_=nv_sr_2
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=JsJRnzZEITE&t=44s

A GRANDE ILUSÃO (ALL THE KING'S MEN - 2006)
Remake de um filme com o mesmo nome, feito em 1949, aqui um hábil vendedor de porta em porta, personagem de Sean Penn é um homem simples, com moral decente e um compromisso com o bem-estar comum. Um perfil tão vitorioso é rapidamente descoberto por mercenários políticos que o persuadem a pleitear o governo do Estado da Louisiana, ele apela ao povo, declarando-se um "caipira entre os caipiras" que defenderá os pobres, os que mais necessitam. Uma vez nomeado governador, ele de fato iniciou programas populares, mas no meio a pregação de ideais nobres, vemos a bondade virar sujeira.

O filme deve ser parabenizado por apoiar-se em analogias contemporâneas sobre poder político, envolvendo corrupção e esquemas com o petróleo. Apresenta alguns desenvolvimentos de caráter mostrando questões moralmente ambíguas, como se o poder fatalmente corrompe, e o uso de ações benéficas como a promoção de obras públicas para encobrir ações criminosas, que servem a interesses pessoais ou visando a perpetuação de poder. Uma trama que nos lembra os tempos atuais do Brasil.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0405676/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=Ruq0GPvloVc

GLÓRIA FEITA DE SANGUE (1957) PATHS OF GLORY
Um ambicioso e ambicioso general francês (Adolphe Menjou) envia seus homens para uma missão suicida durante a Primeira Guerra Mundial, e quando eles finalmente recuam, seleciona três soldados ao acaso para enfrentar acusações de covardia, para os quais a sentença é morte.

Com a culpa e fervendo de injustiça, o comandante dos soldados (Kirk Douglas) defende seus homens no processo da corte marcial. Poucos filmes expõem a insanidade da guerra de forma mais dura, contrastando os poderosos e remotos generais da poltrona com jovens recrutas, meros peões em um jogo político obsceno, que são abatidos na linha de frente da guerra para acabar com todas as guerras.

Compartilhamos a justa fúria de Douglas com a situação de seus homens enquanto a farsa apressada de um julgamento avança. Uma das preciosidades anteriores de Stanley Kubrick, menos auto-indulgentes, este filme anti-guerra, duro e perturbador, não envelheceu nem um pouco.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0050825/?ref_=nm_flmg_act_65
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=drys1OnF35E

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976) ALL THE PRESIDENT'S MEN
Um conto da vida real sobre um par de intrépidos repórteres, este filme segue jornalistas do Washington Post Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) como eles descobrem uma conexão possível entre o roubo de Watergate de 1972 e um branco Funcionário da casa.

Com a bênção do editor executivo Ben Bradlee (Jason Robards) e da dona da ultra-secreta fonte de Woodward, “Deep Throat” (Hal Holbrook), eles “seguem o dinheiro” até o topo. Embora você nunca tenha visto ninguém interpretando Nixon, este filme indicado ao Oscar documenta como o poder da imprensa e a determinação de dois jovens jornalistas derrubaram esse presidente, que dois anos antes havia ganho a reeleição pela maior margem da história. Fielmente adaptado do livro vencedor do Prêmio Pulitzer de autoria desses repórteres.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0074119/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=uAtn0g-Eui4

O INFORMANTE (1999) THE INSIDER
Baseado em uma história real bem divulgada, o Dr. Jeffrey Wigand (Russell Crowe), um amargurado funcionário da companhia de tabaco, decide denunciar as práticas enganosas do empregador Brown & Williamson.

Ele pede a ajuda ao produtor sênior do 60 Minutes (Al Pacino), para divulgar a história. O processo rapidamente se torna perigoso, assim as vidas de ambos os homens são quase destruídas. Filmando como se fosse realidade - e no estilo tenso, semi-documentário de Michael Mann - os eventos chocantes do escândalo do “Big Tobacco” acabam por te envolvendo, deixando você sem fôlego.

"The Insider" representa um conto preventivo embrulhado em um thriller de alto nível. Observando os personagens de Pacino e Crowe, os telespectadores podem testemunhar dois atores experientes no topo de suas respectivas carreiras.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0140352/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=5rkvxi5hdbA

TROPA DE ELITE 2 - O INIMIGO AGORA É OUTRO (2010)
Veio na onda do sucesso do seu antecessor, que fazia um retrato da violência do tráfico no Rio de Janeiro. No segundo filme, porém, o inimigo é outro, e maior: os políticos corruptos. O filme do diretor José Padilha traz Wagner Moura no papel do coronel Nascimento, que deixa o Bope para atuar na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Nos cinemas, o público vibrava com a cena em que Nascimento se vingava de um deputado que ameaçava sua família. O longa mostra políticos do Rio em aliança com milícias. Mas a cena final abre o escopo da crítica para todo o Congresso Nacional.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1555149/?ref_=fn_al_tt_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=rfKRvqTvTuo

A QUEDA! AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (2004) DOWNFALL
Não é a primeira vez e nem será a última que toda uma nação é enganada por palavras de uma pessoa que mente para ganhar corações e poder. O filme não fornece nenhum comentário ou julgamento, apenas mostra fatos é criticado porque dá ao nazista uma face humana, mas este é exatamente o ponto mais forte: os nazistas não eram monstros extraterrestres, eram tão humanos quanto você e eu. A imagem de Hitler chorando de tristeza porque tudo está perdido. “Queda” recria fielmente os eventos que levaram à rendição incondicional da Alemanha, enquanto apresenta um estudo do caráter de Hitler e sua pequena mas fiel comitiva. Um sentimento palpável de pavor e claustrofobia se constrói ao longo do filme, à medida que o outrora orgulhoso Fuhrer deve admitir o total fracasso de sua visão distorcida. Intenso e intimista, com a sensação de pesadelo e loucura é uma experiência cinematográfica impressionante para quem tem estômago para isso o efeito é assustador, como se os mortos tivessem sido trazidos de volta à vida.

O filme não é pró-nazista nem retrata todos os nazistas como monstros irracionais, esse é o ponto mais importante do filme, seu retrato de Hitler...não como é apresentado como um louco delirante estereotipado, geralmente exagerado com maus desempenhos, aqui tudo é muito mais sutil. Ele poderia ser absolutamente encantador, focado em você, ou mesmo cortez no trato com as mulheres. O terror é que, mesmo que a trama nos mostre esse lado "humano", em sua voz suave ele está ditando ordens, observações e comentários do mal absoluto. A verdadeira forma do mal raramente parece maligna na superfície, nos seduz com uma face justa à medida que leva, às vezes uma nação inteira, à condenação ao fundo do poço. Este filme incorporou esse mal. Um alemão disse ao final do filme..."Eu ainda não posso acreditar que lutamos por esse monstro por seis anos".

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0363163/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=NS5GqQmG_hM

O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (2006) THE LAST KING OF SCOTLAND
Trama baseado em fatos reais, mostra o início dos anos 70, depois de cursar a escola de medicina à procura de aventura e desenvolver seus conhecimentos, um jovem médico escocês (James McAvoy) viaja para o Uganda para se juntar a uma equipe médica local.

Durante uma crise na estrada envolvendo o novo presidente, general Idi Amin Dada (Forest Whitaker), o médico o impressiona com suas atitudes e é assim escolhido para se tornar médico e conselheiro pessoal. Lentamente, porém ele começa a entender que presidente Amin, embora carismático, é um ditador selvagem e genocida costumaz, eliminando todos que se opõem à sua vontade.

A outra questão é: Qual a saída disso tudo? Com o ótimo desempenho de Whitaker, que aqui ganha um Oscar, sendo tirano e ao mesmo tempo encantador, numa montanha russa de emoções, o roteiro é uma adaptação de Kevin MacDonald do romance de Giles Foden dão complexidade a esse thriller dramático elegantemente dirigido por Kevin Macdonald, fenomenalmente bem-sucedido, contado os eventos reais.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0455590/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=2VtSLDKPNPs

BRASÍLIA 18% (2006)
O filme de Nelson Pereira dos Santos conta a história de um médico legista que é chamado para identificar uma ossada supostamente de uma assessora parlamentar desaparecida há meses. O longa mostra como há interesses políticos e muitas atividades ilícitas entre os membros do Congresso. No caso, parlamentares tentam subornar e ameaçar o profissional para que ele confirme que a ossada é da moça desaparecida.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0485366/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=4rhWEOPUDaU

LERD (2017) A MAN OF INTEGRITY
Este filme não é uma obra-prima, é uma ficção cinematográfica criativa e o resultado chega bem perto de um documentário. A trama mostra o fundamentalismo religioso político do Irã, mas que poderia ser em qualquer lugar do mundo. Um problema é que o filme acaba antes de chegar na causa real dessa situação.

Ele mostra em detalhes como um homem e sua família podem ser prejudicados porque entram em conflito com uma empresa (seja privada ou estatal), sendo que os meios que essa empresa usa para impor seu controle e solução são chamados de corrupção. Compram através do suborno todos aqueles que têm alguma autoridade, seja na polícia, na administração pública, na justiça, na prisão, e assim podem agir contra aqueles de quem querem se livrar, por qualquer meio possível. E eles vão tão longe.

Até que o agredido decide realmente lutar. E como tudo acaba por ser conhecido, ele se torna um herói, mas ele teve que se transformar, esse é o ponto. Onde chega o homem que tinha integridade, "o poder corrompe e o poder maior corrompe mais ainda". Aqui você tem um princípio estranho “Para derrotar o poder corrompido, tem que usar os mesmos meios de corrupção sofridos". Assim, este filme é um panfleto corajoso, mas, ao mesmo tempo, sente-se necessidade de mais analises da situação que expõe com perfeição.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt6776462/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=mKVMxuYiwL0

A MULHER FAZ O HOMEM (MR. SMITH GOES TO WASHINGTON 1939)
Patriota, esperta e contagiante, o Sr. Smith Vai para Washington é a história de um inocente político que chega ao Capitólio cheio de idéias e reverência pela democracia, e que se depara com a corrupção e o trato sujo. Os insights do filme sobre o processo político são tão válidos hoje quanto em 1939, e James Stewart é irresistível como o Sr. Smith. Um antídoto contra o cinismo sobre o estado lastimável da política e um lembrete de que os servidores públicos que têm muito o que aprender.

Este filme é maravilhoso de muitas maneiras. A história é uma luta clássica entre o bem e o mal. No estilo típico de Capra, o protagonista e os antagonistas são exagerados, então não há confusão sobre quem são os mocinhos e quem são os bandidos. Se há uma mensagem clara nos filmes de Capra, é que aqueles com uma forte fibra moral nunca perdem a esperança. Ele gosta de criar situações totalmente sem esperança para os personagens testarem sua integridade e recompensa a adesão inabalável a valores e princípios básicos pelo triunfo contra as probabilidades. Este é o protótipo para filmes sobre a política americana em que idealismo, integridade e honra são banhados em luz brilhante, enquanto o pragmatismo, o compromisso e o ceticismo são lançados em vários tons de escuridão. Os últimos valores são mostrados neste filme (e em alguns dos outros nesta lista) como caminhos para o cinismo, a corrupção e a morte da esperança, enquanto as virtudes contrapostas são equiparadas à justiça, oportunidade e o triunfo da democracia. É uma dicotomia sedutora e o diretor Frank Capra, no pico de seu poder artístico e influência aqui, leva-o para casa neste conto de um doce jovem ingênuo que entra na politica. A história nos traz um confronto entre conveniência política e princípios idealistas com a mensagem de que os homens verdadeiramente grandes são aqueles que não comprometem seus princípios para se manter no poder.

No entanto, também tem sido argumentado que o filme infunde expectativas irrealistas do que é possível em uma democracia. “Democracia na América é uma esperança nobre que precisa ser protegida contra a corrupção, esse compromisso é essencial - sem isso, nós nos arriscamos a ditadura”. Mas por outro foco, o carisma de Smith pode ser considerado a verdadeira ameaça a nação, enquanto o senador Paine seria a figura mais bem realista, mais pragmática e mais interessante. Poderíamos usar mais filmes mostrando esse lado mais complexos, perspicazes e um tanto sujos de Paine praticando política como "A Arte do Possível" - em vez de deixar se levar pelos encantadores mágicos anunciados por Smith , que podemos definir como tão alto nos fazem sonhar e ficamos ansiosos nesse acreditar, nossa decepção coletiva pode chegar ao ponto de preferirmos abandonar a política e a democracia.
Este filme é um tesouro nacional, faz surgir várias reflexões profundas. A história da corrupção na política e a grandeza dos homens que resistem a ela são atemporais e não se perderiam nos políticos de Washington hoje

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0031679/?ref_=nm_flmg_dr_25
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=y9hUN3DA_J8

CIDADÃO KANE (CITIZEN KANE 1941)
Este filme está entre um dos considerados melhores filmes de todos os tempos. Ele traça a ascensão de um editor Kane (Orson Welles), e incluiu uma corrida fracassada para o governador de Nova York. Menos um filme sobre o funcionamento interno da política do que uma biografia, Citizen Kane é um retrato do tipo de ícone americano que busca poder e riqueza em todas as ações da vida - através da fama, a voz da mídia e os votos de o público. Uma trama majestosa, elegante e nobre. Começa pelo final, vemos um homem de riqueza e poder repensar o seu passado, e assim os mistérios de sua vida são desvendados através de uma série em cenas de flashbacks altamente subjetivas. A ousadia dessa abordagem deve ser bem enfatizada. Na época em que este filme foi feito, Hollywood estava, na maior parte do tempo, acostumado a criar histórias com heróis e vilões claramente identificados. Kane ousou apresentar o homem como ele é, repleto de confusões, contradições internas e incertezas.

À medida que o filme progrediu, vemos Kane, vagamente baseado em William Randolph Hearst, o famoso magnata do jornal lentamente sacrificar seus ideais para construir seu império financeiro, perdendo sua amizade com aqueles que acreditavam em seu idealismo até que finalmente perde tudo o que tinha de real valor como seu casamento, seus amigos e sua integridade. Embora seja o homem mais rico do mundo, acaba por viver isolado em sua propriedade montanhosa, onde está cercado de luxos materiais, mas sozinho, desesperado e sentindo que receberá a morte em breve. O filme considera que a riqueza e o poder são inerentemente destrutivos dos valores humanos. O próprio Kane afirma: "Se eu tivesse nascido rico, eu poderia ter sido um homem realmente grande”. O que é tão magistral sobre Kane é a sua ambiguidade. Ao mesmo tempo em que se coloca acima do mundo, ele sentia necessidade do afeto das pessoas comuns. Nós nunca temos certeza se Kane realmente acreditava nos valores que ele professava.

Orson Wells dá uma performance de bravura como Kane, tanto identificando como condenando o homem. Sem restrições ele quebrou todas as regras de Hollywood. Kane é uma avalanche de inovações técnicas, incomparável em qualquer outro filme de Hollywood. Apesar da perspectiva pessimista do filme, ele é repleto de momentos de alegria, beleza e verdade emocional. Tantas cenas neste filme duram para sempre na memória, uma fica com uma visão da fragilidade da condição humana, o filme não nos dá respostas fáceis e, apesar de ser ferozmente crítico de muitos de seus personagens, é universal em sua compaixão e simpatia, este é talvez o ingrediente mais vital para a grande arte.

Kane foi um dos filmes mais controversos já feitos. Hearst, ofendido por sua interpretação, ofereceu a RKO uma pequena fortuna para destruir o filme. Quando isso não funcionou, seus jornais embarcaram em uma campanha de difamação contra Wells, provando assim que as críticas do filme ao poder e à corrupção da imprensa estavam acertando no alvo. Nunca se deu a mão de Wells para dirigir como ele gostava de novo e o cinema americano foi privado de um dos maiores gênios. É a influência, foi imediata, incalculável e principalmente não reconhecida, o filme foi um sucesso de bilheteria e um fracasso crítico devido aos esforços de Hearst e foi só depois de anos que este filme obteve o respeito que merecia. Hoje em dia não há um diretor de filmes de intenção artística séria que não tenha sido profundamente influenciado pelo Cidadão Kane. Não é apenas uma obra-prima, é a pedra angular da criatividade, é uma das maiores criações artísticas do século.

"Cidadão Kane" vive. A política e o cinema contribuem para estranhos companheiros de cama. Quanto pior a política, melhor são os filmes. Hollywood gosta de focar suas câmeras no poder, nas mentiras e na corrupção. E os políticos são sempre generosos quando se trata de escândalo. Engano. Propinas. Perversão. Traição. Bufonaria. Washington alimenta Hollywood com todo tipo de material. E embora Hollywood tenha feito bom uso.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0033467/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=_1A_WUNQlKY

O HOMEM DA CAPA PRETA (1986)
José Wilker faz o memorável papel de Tenório Cavalcanti, político alagoense que atua em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O filme de Sérgio Rezende é uma versão romantizada de uma história real. Polêmico, Cavalcanti costumava andar com uma capa preta e uma metralhadora (batizada de Lurdinha) em mãos e ficou famoso por ser conservador e, ao mesmo tempo, se indignar com a corrupção da política. No filme, ele chega a visitar a câmara com Lurdinha em mãos para ameaçar os legisladores. Em outra cena, Cavalcanti se irrita com um repórter tendencioso e interesseiro e, no meio de um evento oficial, joga o jornalista em uma piscina.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0133011/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=sG59py6YoQQ

SOB O DOMÍNIO DO MAL (THE MANCHURIAN CANDIDATE 1962)
Este filme de 1962 é o primeiro e um dos melhores thrillers político já feito, retratando uma conspiração bizarra, mas totalmente possível de existir. Há obras de ficção como essa, cujo o contexto podem evocar dados significativos da realidade. O filme satiriza tanto os caçadores de bruxas anticomunistas macartistas quanto os ingênuos liberais que não reconhecem a ameaça comunista. Além disso, todo o enredo é meio improvável, não acho viável que o plano comunista de dominação mundial pudesse cair nas mãos de uma pessoa relativamente descontrolada, por mais bem treinada que fosse sua mente.

O “Controle da Mente” era uma técnica buscada durante esse período da Guerra Fria, nessa trama isso funciona brilhantemente, mostra que a doutrina comunista que assustou o governo da década anterior não estava indo embora, mas seus conceitos estavam entrando na mente de muitos, como até hoje isso acontece. A corrupção, as mentiras, os acordos expúrios, o medo dos golpes para a dominação do poder, tanto de comunistas como da direita. Tudo isso contribui para um thriller intenso. simplificando, "The Manchurian Candidate" ainda é tão relevante e arrepiante hoje como quando foi lançado.

É ainda mais notável com suas performances, cinematografia, escrita e direção citadas. O roteiro é a adaptação de George Axelrod do romance de Richard Condon, uma brilhante combinação de comédia negra que retratava o estilo paranoico de conspiração política dos americanos. Este filme surpreende com seu tema presciente (previsão de futuro), alertando do perigo da combinação de fanatismo com fervor patriótico. A cinematografia em preto e branco austera de Lionel Lindon serve bem ao filme com a sua sensação neo-noir que usa sombras e ângulos interessantes.

A maior lição faz lembrar a famosa citação de Goldwater: "O extremismo na defesa da virtude não é um vício". Para aqueles que acreditam que as grandes conspirações controlam o mundo, este filme é para você. Desde a ultra-direita ou a conspiração comunista internacional, todos tem ações para assumir o comando do mundo. Mas aqui tem um personagem com um plano de vencer a todos. Nosso cenário político e midiático muda muito rapidamente precisamos estar atentos, aqui realmente se entende a manipulação em um nível profundo. O filme é meio longo, e não é exatamente cheio de ação, mas é muito interessante, perspicaz e até mesmo arrepiante.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0056218/?ref_=rvi_tt
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=Oc8LpuM5Bhs

SOB O DOMÍNIO DO MAL (2004) THE MANCHURIAN CANDIDATE
Sozinho, o remake de 2004 é ótimo cinema. Mas o problema com todos os remakes é a inevitável comparação com o original. Mas veja de mente aberta, aqui a única coisa que esse filme tem em comum com o primeiro de 1964 é o cenário político, a mãe dominadora e ter o processo de lavagem cerebral (o que é feito de maneira significativamente diferente aqui). Este filme é sobre o que está acontecendo agora, e é tão corajoso quanto qualquer um no clima político de hoje pode chegar.

O maquinário político sempre foi perigoso, mas quando os políticos realmente trabalharam sob interesses pessoais, essas motivações podem ser usadas para explorar o público de várias formas. Este filme brilhantemente coloca o tipo de paranoia que pode derivar essas ações e as consequências delas nos tempos atuais. Consciente ou inconscientemente, conspirações estão em todas as mentes. Hoje, porque há muitas safadezas nas administrações públicas, ninguém sabe quão terríveis ou inocentes essas pessoas podem realmente ser. Em nossa sociedade é tecnicamente muito fácil que mentiras prosperem de forma vertiginosa.

O fato é que os políticos podem mentir facilmente, e a mídia, em vez de buscar a verdade, apresentam essas mentiras como "fatos". Isso faz com que as condições vividas fiquem quase intoleráveis perdendo o sistema de gestão todo o significado. Uma das coisas mais engenhosas sobre este filme é o uso desse tipo de situação. Ao longo do filme, há uma grande quantidade de rádios e TV emitindo seus spins obrigatórios simultaneamente, bem como mostra as conversas quase constantes das pessoas umas com as outras. As pessoas neste filme podem ouvir, mas ninguém está ouvindo. Há também um conflito entre as questões de ciência e tecnologia com as questões morais, muitas das tecnologias fictícias estão sendo usadas atualmente. Em outras palavras, isso não é ficção científica!

O filme é fresco, audacioso e honesto em todas as suas abordagens, as performances, são apropriadamente sóbrias e sólidas. A partitura de Rachel Portman é igualmente emocionante e eficaz. Finalmente, este filme e a versão original são muito diferentes, assim sinceramente não dá para comparar. No entanto, esse filme ainda é um thriller psicológico e a manipulação de bons homens através do medo e lealdade equivocada (especialmente à velha mãe querida) é tão arrepiante quanto no original. Ambos os filmes são um grito para cada um de nós assumir o controle de nossas vidas, nossas decisões, nossos futuros.Eu só posso dizer que este filme é tão apropriado para o clima político e sociológico de hoje como o original foi para o seu dia. Espera-se que tudo continue ficção científica!

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0368008/?ref_=fn_al_tt_1
TRAILE: https://www.youtube.com/watch?v=pFtiaquxmdA

TEMPESTADE SOBRE WASHINGTON (ADVISE & CONSENT 1962)
Dito como o maior filme político feito nos Estados Unidos, a obra-prima do cineasta Otto Preminger, feita em 1962, é uma obra emocionante com um elenco excepcional, uso magistral de widescreen e fotografia bonita, quase alucinatória em preto e branco. Adaptado de um romance de Allen Drury por Wendell Mayes, sobre política Washington, DC., o romance é um pouco mais complexo. Este filme é certamente uma boa olhada em Washington e os acontecimentos na Câmara. Entre outras coisas, a presença de tantas figuras idealistas é um contraste gritante com a cultura da corrupção

Este é um filme brilhantemente feito desde o primeiro momento até o último. Não só dá um retrato vívido da política e como o Senado funciona, mas mantém o suspense durante todo o filme. As atuações são magníficas. O filme é sobre um presidente que nomeia o personagem de Henry Fonda como Secretário de Estado e um certo senador do sul interpretado por Charles Laughton considera que isso seria uma vingança pessoal contra ele. Com isso ele usa as audiências do Senado sobre a nomeação para lançar uma acusação de comunismo contra Fonda. Outro aspecto inovador é o acréscimo de um escândalo de orientação sexual, um aspecto muito avançado para o cinema na era do início dos anos 60, foi um dos primeiros filmes a ter uma subtrama gay no processo, manipulado de forma cautelosa em 1962, um marco na história do cinema. É para alguém que quer assistir a um filme "antigo" sobre a máquina política, é difícil, desagradável e aproximadamente satisfatório e surpreendente, icône ou influente se tornou na cultura americana, não apenas pela transferência inquietante e de mudança de paradigma que era completamente negligenciada.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0055728/?ref_=rvi_tt
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=5eb1RQ7prJY

NASCIDA ONTEM (BORN YESTERDAY 1950)
Delicioso! Hilário! Um desempenho perfeito. Foi magnificamente escrito por Garson Kanin e soberbamente dirigido por George Cukor que fez algo que raramente é feito com qualquer filme: ele decidiu ensaiar `Born Yesterday' como se fosse uma peça de teatro (na Broadway, Judy Holliday interpretou o papel de protagonista 1.200 vezes) e para isso construiu um teatro completo, em um dos estúdios do estúdio e encheu-o com um público para que ele pudesse perfeitamente sentir o tempo das risadas e das pausas para levar isso ao cinema não perca nada. Este pouco de gênio diretor é parte do que é responsável pelo filme notável que é "Born Yesterday".

A outra parte da equação é o elenco que conta com Broderick Crawford. Rita Hayworth foi originalmente escalada para estrelar, mas quando ela se casou com Ally Khan e colocou sua carreira de tela em espera, os produtores percorreram toda uma lista de potenciais candidatas?? Foi apenas com grande relutância que eles finalmente decidiram por Judy Holliday no mesmo papel que ela fez na Broadway?? Os produtores não acreditavam que ela era um 'nome' grande o suficiente para atrair o público. Muita sorte para eles: ela ganhou o primeiro Oscar já concedido a uma atriz por um papel cômico. Cada movimento, olhar e palavra dela é um estudo de brilhantismo da loira não tão burra. Infelizmente a carreira de Judy Holliday (9 filmes) foi interrompida quando ela morreu de câncer de mama apenas algumas semanas antes de seu 44º aniversário.

Este é um conto finamente trabalhado de ganância, corrupção, o papel dos lobistas sob as pessoas influentes na política de Washington e o preço a ser pago por aqueles que acreditam que podem manipular a lei e o governo. Existe um Remake com Melanie Griffith em 1993. É um filme brilhante que não deve ser esquecido. Um filme que deve ser visto por muitos políticos e qualquer pessoa queiram compreender o poder e também é um filme para quem quer um filme significativo para vislumbrar as necessidades de mudanças.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0042276/?ref_=nv_sr_2
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=upJ5pZdyZlM

O RENASCER DE UMA MULHER (1993) BORN YESTERDAY
Um dos filmes mais engraçados que eu já vi!! Melanie Griffith é ótima enquanto interpreta uma personagem estúpida, que é constantemente ridicularizada por sua falta de conhecimento político. O namorado dela, interpretado por John Goodman, quer enlouquecê-la e faz um grande esforço para fazê-lo. O que acontece a partir daí pode surpreendê-lo!!

É um remake de "Born Yesterday" de 1950 com Judy Holliday. O enredo é intrigante e mantém você interessado o tempo todo. Ótimo filme, uma ótima comédia com dois atores muito talentosos. Melanie Griffith, desperta para o fato de que ela está sendo enganada por quem representa as forças do capitalismo desenfreado, e se levanta contra seu opressor. Enquanto o filme é divertido, não é uma obra-prima inesquecível. A história é essencialmente um alerta para o gigante sonolento que é o público americano disfarçado de comédia romântica.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0106466/?ref_=rvi_tt
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=BRj0b6fUJBs

JEJUM DE AMOR (1940) HIS GIRL FRIDAY
"His Girl Friday"é a segunda versão para o cinema de A Primeira Página (The Front Page de 1931). Essa aqui foi feita em 1940 de com uma mudança de sexo fazendo do protagonista uma mulher. Como protagonistas temos Rosalind Russell e Cary Grant, considerada a melhor versão, mas tem outras ótimas como a versão, considerada igualmente ótima é A Primeira Página (The Front Page de 1974) que tem Jack Lemmon e Walter Matthau e ainda existe mais um remake chamado Troca de Maridos (Switching Channels de 1988) com Kathleen Turner e Burt Reynolds. Foram também produzidas algumas séries de TV. Sobre os filmes são todos bons em graus variados. Vamos comentar dois deles (esse e a de 1974), considerados os melhores.

Esta adaptação para a tela de um seriado da TV de Ben Hecht e Charles MacArthur que foi aqui adaptação dirigida por Howard Hawks com uma reviravolta diferente, fazendo a protagonista uma mulher e dando-lhe um envolvimento romântico e ainda mantendo atual hoje por sua perspicácia mordaz. É um ótimo filme sobre uma cidade corrupta de uma administração estadual corrupta que é investigado por uma equipe de jornalismo que busca identificar os funcionários envolvidos. Rápido, ótimos diálogos e um enredo inteligente, vai fazer você rir em voz alta.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0032599/?ref_=rvi_tt
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=7LZJ9_cbDyQ

A PRIMEIRA PÁGINA (1974) THE FRONT PAGE
Uma sátira sobre jornalismo, um tópico que nenhum cineasta quer mostrar, com a era moderna trazendo a criação da internet juntamente com os conceitos e ideias de sobrecarga de informação, desinformação, assim as notícias veiculadas determinam se os sites são ou não fontes confiáveis. O terceiro remake do roteiro Ben Hecht da comédia de jornal clássico ¨The Front Page¨ faz algumas trocas memoráveis e sensacional agindo de todos. Muito bom desempenho de Jack Lemmon e direção magnífica, tornam esta história de contos cotidianos ficar mais engraçada do que o habitual. Um dos combates de tela mais inventivos e furiosos. Certamente o tipo de filme que Billy Wilder só pode fazer, não perca esta adaptação impressionante.

"The Front Page" é uma comédia espirituosa de Billy Wilder em um de seus últimos trabalhos. É um dos remakes do filme original de 1931, mas este remake cínico é ótimo, com performances de alto nível de Walter Matthau no papel de um editor maquiavélico que não tem ética e pressiona seu melhor jornalista para ficar em seu jornal. Jack Lemmon e Vincent Gardenia também têm excelentes performances. A conclusão irônica com o destino de cada personagem é hilária. Mas o que torna este filme ainda mais atraente é que é uma história de como a busca pelo dinheiro extra pode corromper todos os envolvidos, com consequências trágicas, captura o mundo dos jornais urbanos, um mundo que ruiu hoje em dia com as mídias eletronicas. Filme divertido e engraçado sobre política e jornais, faz você rir e rir com uma linha espirituosa após a outra, com tantas pessoas engraçadas e talentosas que estão conectadas.

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0071524/?ref_=nv_sr_1
TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=h85jQbMFDeg

Espero que esses filmes sirvam para nos fazer crescer e ensinar, para trilharmos o bom caminho!

Lista editada há 4 anos

74 0

0%
Você já viu 0 dos 74 filmes desta lista.
  1. Polícia Federal: A Lei é Para Todos (Polícia Federal: A Lei é Para Todos)

    Polícia Federal: A Lei é Para Todos

    3.1 321
    1
  2. Todos os Homens do Presidente (All the President's Men)

    Todos os Homens do Presidente

    4.1 206 Assista Agora
    2
  3. A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington)

    A Mulher Faz o Homem

    4.3 171 Assista Agora
    3
  4. A Grande Ilusão (All the King's Men)

    A Grande Ilusão

    3.2 92 Assista Agora
    4
  5. O Informante (The Insider)

    O Informante

    3.8 244
    5
  6. A Firma (The Firm)

    A Firma

    3.4 179 Assista Agora
    6
  7. Cidadão Kane (Citizen Kane)

    Cidadão Kane

    4.3 991 Assista Agora
    7
  8. Intrigas de Estado (State of Play)

    Intrigas de Estado

    3.6 282 Assista Agora
    8
  9. Tempestade Sobre Washington (Advise & Consent)

    Tempestade Sobre Washington

    4.1 16 Assista Agora
    9
  10. Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro)

    Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

    4.1 3,5K Assista Agora
    10
  11. Chinatown (Chinatown)

    Chinatown

    4.1 636 Assista Agora
    11
  12. O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland)

    O Último Rei da Escócia

    4.0 594 Assista Agora
    12
  13. Sob o Domínio do Mal (The Manchurian Candidate)

    Sob o Domínio do Mal

    3.2 165 Assista Agora
    13
  14. O Homem da Capa Preta (O Homem da Capa Preta)

    O Homem da Capa Preta

    3.6 59 Assista Agora
    14
  15. A Primeira Página (The Front Page)

    A Primeira Página

    3.8 38
    15
  16. Cidade do Vício (The Phenix City Story)

    Cidade do Vício

    3.6 7
    16
  17. A Grande Ilusão (All the King's Men)

    A Grande Ilusão

    3.9 40 Assista Agora
    17
  18. Serpico (Serpico)

    Serpico

    4.1 275 Assista Agora
    18
  19. Recontagem (Recount)

    Recontagem

    3.6 24 Assista Agora
    19
  20. Nascida Ontem (Born Yesterday)

    Nascida Ontem

    3.7 38 Assista Agora
    20
  21. O Renascer de uma Mulher (Born Yesterday)

    O Renascer de uma Mulher

    3.0 22
    21
  22. Glória Feita de Sangue (Paths of Glory)

    Glória Feita de Sangue

    4.4 448 Assista Agora
    22
  23. Brasília 18% (Brasília 18%)

    Brasília 18%

    2.3 24 Assista Agora
    23
  24. A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang)

    A Queda! As Últimas Horas de Hitler

    4.1 775
    24
  25. Sob o Domínio do Mal (The Manchurian Candidate)

    Sob o Domínio do Mal

    3.7 49 Assista Agora
    25
  26. Jejum de Amor (His Girl Friday)

    Jejum de Amor

    4.0 89 Assista Agora
    26
  27. Dia de Treinamento (Training Day)

    Dia de Treinamento

    3.9 727 Assista Agora
    27
  28. O Príncipe da Cidade (Prince of the City)

    O Príncipe da Cidade

    3.8 6
    28
  29. Justiça Cega (Internal Affairs)

    Justiça Cega

    3.4 42 Assista Agora
    29
  30. A Face Oculta da Lei (Dark Blue)

    A Face Oculta da Lei

    3.2 26
    30
  31. Tropa de Elite (Tropa de Elite)

    Tropa de Elite

    4.0 1,8K Assista Agora
    31
  32. O Invasor (O Invasor)

    O Invasor

    3.6 171
    32
  33. Sindicato de Ladrões (On the Waterfront)

    Sindicato de Ladrões

    4.2 295 Assista Agora
    33
  34. Vício Frenético (Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans)

    Vício Frenético

    3.1 447 Assista Agora
    34
  35. Homem Mau Dorme Bem (Warui Yatsu Hodo Yoku Nemuru)

    Homem Mau Dorme Bem

    4.2 28
    35
  36. Um Homem Íntegro (Lerd)

    Um Homem Íntegro

    3.7 7
    36

Comentar:

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.