Produção francesa que é uma aventura romântica em preto e branco da Sport-Films e Cocinor. Teve uma versão colorizada por computador. O filme foi rodado em Cannes, Nice e Paris no verão de 1952.
A estréia de Brigitte Bardot no cinema. A famosa atriz francesa não aparece nos primeiros 40 minutos do filme. O longa pôde ser exibido nos Estados Unidos, apesar da proibição do Código Hays de exposição da barriga como filme estrangeiro. E também gerou polêmica pelos escassos biquínis usados pelo jovem Bardot no filme, uma das primeiras ocasiões em que um biquíni apareceu no cinema e quando o biquíni ainda era amplamente divulgado, considerado imodesto. O 4° filme do ator Jean-François Calvé (1925-2014).
O filme de Willy Rozier (1901-1983) é uma produção sombria, com um roteiro e atuações amadoras e quase que risíveis. No entanto, possui um tipo estranho de charme sobrenatural, quase apesar de si mesmo. As bonitas paisagens francesas, as tomadas no fundo do mar e a beleza escultural da jovem Bardot aos 17 anos mantém o interesse.
Drama de guerra feito para a TV da Procter & Gamble Productions, RHI Entertainment e CBS. O filme se passa em Baltimore, em 1953, no Condado de Cook, em Illinois. Penúltimo filme do diretor Delbert Mann (1920-2007).
Final de 3 filmes com os personagens Juiz Bell e Harmon Cobb seguindo A justiça fala mais alto (90) e Against her will: an incident in Baltimore (92) interpretados por Harry Morgan (1915-2011) e Walter Matthau (1920-2000), respectivamente.
Mais um filme de tribunal que fecha a trilogia de forma satisfatória. Lógico que é mais uma produção televisiva que não podemos exigir muito (lembra aqueles telefilmes do "Supercine"), mas que mantém a boa média dos filmes anteriores graças a seu competente elenco.
Drama feito para a TV da Qintex Entertainment e CBS indicado a 3 categorias no Primetime Emmy Awards: melhor roteiro em minissérie ou especial e vencedor de melhor elenco para minissérie ou especial e excelente especial de drama/comédia, empatado com Caroline? (90).
Houve mais 2 sequências de filmes feitos para a TV: Against her will: an incident in Baltimore (92) e Incident in a Small Town (94), ambas também com Walter Matthau (1920-2000). O filme marcou o retorno de Matthau à televisão depois de mais de 20 anos.
Este filme televisivo foi uma surpresa inesperada. Considerado um filme “pequeno”, mas intenso. Matthau não apenas acrescenta um pouco de alívio cômico, mas também traz calor e compaixão genuína ao papel. Estória sólida de um drama de tribunal com uma grande estrela que vale a pena ser conferido.
Comédia da Asher-Grodin Productions, United Artists e MGM/UA Entertainment Company. Estréia longa-metragem teatral como produtor do ator Charles Grodin (1935-2021). O filme continua sendo o 1° e último crédito de Grodin e o único de produção de um filme de cinema e o 2° como roteirista. Walter Matthau (1920-2000) e Charles Grodin reapareceram juntos em Uma alucinante viagem (88).
Enquanto Charles Grodin ainda percorria todos os estúdios de cinema de Hollywood tentando fazer seu roteiro, o diretor William Asher (1921-2012) concordou em fazê-lo por 2 milhões de dólares se as pessoas adiassem os salários. É por isso que Grodin e Asher compartilham o crédito de produtor pelo filme finalizado. A MGM inicialmente recusou-se a pagar pelo filme nem divulgá-lo, porque “não era de qualidade técnica de primeira classe” e “não reflete o roteiro”. O ator Steve Martin e a atriz Penny Marshall (1943-2018) receberam créditos de “aparições especiais”. Último longa-metragem teatral dirigido por William Asher.
Uma sátira de Hollywood baseada nos próprios problemas de Charles Grodin quando ele foi designado para adaptar o manual sexual "Joy of Sex". Grodin levou 7 anos para trazer este filme subestimado para a tela e é uma verdadeira piada com um ótimo elenco e trocadilhos sexuais engraçados, apesar de sua inexperiência como roteirista e produtor.
Produção francesa que é um documentário da Action Films. Antepenúltimo filme da diretora francesa Annie Tresgot e único filme de Michel Ciment (1938-2023), que foi o entrevistador de Billy Wilder (1906-2002) nesse documentário.
Aqui veremos que o austro-húngaro Billy Wilder não era apenas um maravilhoso mestre do cinema, mas também uma pessoa interessante e espirituosa. Entrevista muito agradável e instrutiva que você adoraria colocar na TV e tomar uma xícara de café ou um copo de uísque e se divertir como qualquer outro bom filme de Wilder. Curioso ver que Wilder era um homem inquieto, senta-se e levanta-se a cada minuto da cadeira ou sofá e anda de um lado para o outro sem parar, não para de fumar seu charuto e beber sua taça de bebida junto ao entrevistador.
É a definição que Billy Wilder tem de si mesmo. De sua cidade natal, Viena, a Hollywood, o diretor conta sua vida em seu escritório no Santa Monica Boulevard e em seu apartamento em Westwood, bem perto de Malibu (Califórnia, EUA). Inclui intervenções de dois de seus grandes amigos e atores fetichistas, Jack Lemmon e Walter Matthau.
Comédia romântica em Technicolor da Belgrave e Warner Bros. que foi filmado em Atenas, Spetses e Hydra, na Grécia, e na Califórnia e Nova York, nos EUA. Este foi apenas o 4° e último filme do diretor Morton DaCosta (1914-1989).
Walter Matthau (1920-2000) interpretou o Oscar Madison original na versão cinematográfica de Um estranho casal (68), enquanto Tony Randall (1920-2004) fez o papel de Felix Unger na clássica série de TV The Odd Couple (1970-1975), na qual foi baseado. Esta foi (infelizmente) a única vez que os dois atores trabalharam juntos. Morton DaCosta dirigiu anteriormente Robert Preston (1918-1987) em "The Music Man", tanto nos palcos da Broadway quanto na versão cinematográfica.
Ótimo elenco, mas a estória é simplesmente estúpida e sem graça. Robert Preston está velho demais para seu papel e Tony Randall está perdido. O sotaque de Walter Matthau está delirante e ele parece desconfortável interpretando um gangster idiota. O filme só é interessante porque foi filmado em locações na Grécia antes de ser estragado pelo turismo de massa.
Produção inglesa em preto e branco da Royal Air Force Film Production Unit, The Army Film & Photographic Unit, Ministry of Information e 20th Century Fox vencedor do Oscar de melhor documentário. Apresenta uma dedicatória de abertura aos "Desert Rats". Considerado um dos documentários de maior sucesso realizados durante a Segunda Guerra Mundial.
Se muitas das cenas parecem familiares, é provavelmente porque as imagens deste filme foram usadas em muitos outros filmes da Segunda Guerra Mundial, tanto de ficção quanto de documentário. Apresenta imagens feitas por cinegrafistas do exército alemão que foram capturadas pelas forças britânicas. Um anúncio de abertura afirma que 4 cinegrafistas foram mortos e 13 feridos ou capturados.
A necessidade dos alemães de assumirem o controlo dos ricos campos petrolíferos do Médio Oriente levou-os a invadir o Norte de África, onde dois dos maiores generais da Segunda Guerra Mundial se enfrentaram numa campanha muito dura. Tanto Erwin Rommel, em nome do eixo, como Bernard Montgomery, comandante das forças inglesas, tiveram que usar toda a sua engenhosidade para alcançar uma vitória que seria decisiva para cada um dos lados opostos. Finalmente, após uma série de batalhas sangrentas, toda a campanha foi decidida na batalha de El-Alamein, uma pequena cidade egípcia na qual os aliados conseguiram quebrar a resistência dos alemães e dos seus aliados, iniciando uma progressão imparável em direção ao Ocidente.
Documentário de guerra em preto e branco da Navy Department e U.S. War Department vencedor do Oscar de melhor documentário de curta-metragem. A versão original deste filme, com duração de 82 minutos, não foi lançada, mas foi mantida pelo Arquivo Nacional. Uma versão editada de 32 minutos de duração, que removeu um longo segmento introdutório e um epílogo mais curto, teve lançamento limitado para públicos específicos.
Walter Huston (1883-1950), que interpretou o Tio Sam, e que era a personificação dos Estados Unidos, nasceu no Canadá. Durante a introdução com Ben Mankiewicz e Mark Harris, uma das muitas razões pelas quais o filme foi censurado em 1943, ele foi considerado muito racista contra os japoneses. Os aviões japoneses que atacaram Pearl Harbor eram bombardeiros "Dauntless" dos EUA. John Ford (1894-1973) foi contratado para refazer algumas cenas, filmar novas e reeditar o filme depois que o Exército expressou seu descontentamento com os resultados do diretor original Gregg Toland (1904-1948), que foi seu único filme como diretor.
O final fala sobre a perspectiva futura dos EUA de ter bom senso, mas mostra as bandeiras de alguns dos países assim como mostram a Grã-Bretanha e a Austrália, mas não o Canadá? No bom senso, faria mais sentido mostrar os países com os quais os EUA têm dupla cidadania. Desta forma, também faria mais sentido permitir apenas línguas/religiões de países com dupla cidadania num país?
Comédia dramática romântica feita para a TV da Grossbart Barnett Productions e CBS que foi adaptado por Richard Vetere de sua própria peça homônima, serviu para reunir novamente Walter Matthau (1920-2000) e Carol Burnett, as estrelas do longa-metragem teatral, Reencontro do amor (72). O longa foi filmado em Toronto, Ontário, no Canadá. . Este foi o 4° de 6 filmes dirigidos por Charles Matthau, filho do astro Walter Matthau, que também é produtor. Um dos 3 filmes que Carol Burnett (atualmente com 91 anos) estrelou com Walter Matthau. A estréia de April Morgan.
Recentemente viúvo após 41 anos de casamento, Frank Walsh conhece a extrovertida Florence, trazendo alegria de volta à sua vida. No entanto, há uma clara desaprovação dela por parte de seus filhos adultos, especialmente de seu filho mais velho, Robert Walsh. À medida que Frank e Florence se aproximam, Robert começa a mudar sua perspectiva sobre o compromisso e a devoção um ao outro, vivendo um dilema pra ver se casa ou não com sua namorada Susan Prescot.
Documentário biográfico da Wombat Productions, Janson Associates Inc. e Janson Media. Roddy McDowall (1928-1998) foi creditado, mas nunca apareceu na biografia. Suspeita-se que ele recebeu o crédito pelas fotografias usadas de Walter Matthau na produção. O diretor/roteirista/produtor Gene Feldman (1920-2006) realizou vários documentário de grandes astros e estelas do cinema. Seu filho Charles Matthau também presta depoimentos sobre o pai desde os tempos que trabalhava junto com ele em alguns filmes.
Quando Walter Matthau morreu, a América perdeu um dos seus atores mais calorosos e talentosos. Enquanto contracenava com Jack Lemmon (1925-2001) em sucessos como Um estranho casal (68), Matthau sempre conseguia rir apenas sorrindo e exibindo ao mundo seu sorriso tímido. Embora lutasse com problemas pessoais, como o jogo, ele aproveitou a vida familiar ao longo dos anos. As estreitas relações profissionais de Matthau com Lemmon e o escritor Neil Simon (1927-2018) provaram ser fundamentais para seu sucesso ao longo dos anos. Tanto Lemmon quanto Simon aparecem neste vídeo para falar sobre seu amigo próximo.
Documentário em cores e em preto e branco da American Film Institute, Calliope Films, Home Box Office e Silver Pictures que é uma sequência do curta feito para a TV 100 Years at the Movies (94), do mesmo diretor Chuck Workman.
O documentário apresenta clipes da histórica American Mutoscope and Biograph Company, que ainda existe hoje. Este filme foi baseado no 1° centenário da mais importante exportadora de filmes do mundo como Hollywood, localizada na Califórnia, EUA. Esta estória foi contada por seus mais famosos protagonistas, atores e atrizes, além de roteiristas e outros personagens que fizeram vida nesta indústria, intercalando centenas de imagens de filmes famosos e narração em off do ator Peter Coyote.
Dividido em seguimentos, começa mostrando o cinema mudo com suas comédias malucas, passa pelos grandes musicais dos anos 40 e 50, mostra os faroestes como uma marca típica e venerada pelos americanos, os filmes de ação, ficção e fantasia, o cinema europeu como inspiração nos anos 60, etc. Tem muitas cenas apaixonantes e imperdíveis de se ver, uma contagem absurda de clips de filmes e astros como raras vezes se viu. Pra quem á apaixonado por cinema num contexto mais amplo, este documentário é imperdível.
Animação musical que mistura drama e fantasia familiar em Technicolor da Rankin/Bass Productions e Topcraft. Houve cerca de 137 versões baseadas na mesma estória: 47 filmes feitos para a TV, 37 longas, 22 episódios para televisão,18 curtas, 8 vídeos, 2 minisséries, 2 especiais de TV e 1 série de TV.
Embora este desenho animado seja uma adaptação da novela de Charles Dickens (1812-1870) de 1843, "A Christmas Carol", é especificamente um remake animado de uma versão musical de live-action de "A Christmas Carol", também intitulada "The stingiest man in Town". Essa versão musical, com livro e letra de Janice Torre, foi ao ar como parte da série antológica da NBC The Alcoa Hour (55), em 1956. Última apresentação de Dennis Day (1916-1988) na TV.
Esta versão da estória é contada da perspectiva de B.A.H. Humbug. Depois que Ebenezer Scrooge se recusa a ajudar os pobres ou a jantar de Natal com seu sobrinho, ele é visitado pelo fantasma de seu antigo parceiro de negócios e amigo, Jacob Marley. Marley diz a ele para mudar de atitude e Scrooge refuta isso como uma loucura. Ele é então visitado por três fantasmas, todos que lhe mostram como será seu futuro se ele não mudar de atitude.
Comédia e drama romântico em Technicolor da Universal Pictures e Cinema International Corporation que teve um série de TV spin-off: House Calls (1979–1982), que durou 3 temporadas e teve 57 episódios de 30 minutos. A música é de Henry Mancini (1924-1994).
O filme foi o 1° com as estrelas Walter Matthau (1920-2000) e Glenda Jackson (1936-2023) que voltaram a estrelar juntos O espião trapalhão (80), devido ao sucesso deste filme que deu origem a uma sitcom televisiva. O 1° longa-metragem no cinema que a atriz inglesa Glenda Jackson realizou em Hollywood/Los Angeles, Califórnia, EUA. Walter Matthau apareceu travestido neste filme. Charles Matthau era o filho do ator. Último longa-metragem no cinema do ator Thayer David (1927-1978).
Uma das inúmeras colaborações cinematográficas de pai e filho - Walter Matthau e Charles Matthau. Uma comédia bastante descompromissada que passa por envolvimentos românticos, ética médica e pitadas de humor mais amplo. Um filme sem tempo de inatividade, com diálogos contundentes e charmosos que caem como uma luva no deslumbrante Walter Matthau.
Produção indiana da Big Stuff, India Take One Productions, Tamasha Talkies e Womark-Noorani Productions. Foi a estréia de Tabrez Noorani na direção. Sunny Pawar e Abhishek Bharate retrataram irmãos anteriormente em Leão: Uma jornada para casa (16). Riya Sisodia fez sua estréia como atriz neste filme. Demi Moore aparece numa ponta na parte final da trama
como uma representante de uma ONG que deve ajudar as meninas.
Sombrio, devastador e implacável. Este é o cinema socialmente consciente na sua forma mais poderosa e importante. Pode ser difícil de assistir, mas é essencial. Tabrez Noorani apresentou o tema cruel e cru do tráfico sexual de menores de forma implacável e comprometida. Este é um filme estimulante e perturbador que nunca dá um soco ao retratar o horror da escravidão sexual. O enredo parece ter sido projetado para refletir as manchetes dos jornais e tudo se resolve tão facilmente que parece implausível. Mas o rosto torturado de Sonia irá assombrá-lo.
Drama romântico de mistério e suspense da Michael Mailer Films, AMPM Enterprises, Envision Casting e Tremendous Entertainment. Esta foi a estréia do produtor Michael Mailer como diretor, sendo o 1° de 3 filmes dele. O 1° papel dramático de Demi Moore desde Um plano brilhante (07). Reúne Demi Moore e Alec Baldwin que já trabalharam juntos em A jurada (96).
Assistível, embora insatisfatório em alguns momentos. Embora narrativamente desanimador, o filme é embalado sem problemas. Baldwin e Moore têm uma química atraente e madura que nos permite perdoar a previsibilidade da estória que os une. Poderia até ser melhor, mas não achei tão ruim como a maior parte da crítica subestimou.
Co-produção franco-canadense-estadunidense que é um faroeste dramático revisionista da Minds Eye Entertainment, Panacea Entertainment, FilmWest Productions, Moving Pictures Media, Rollercoaster Films e Vortex Words Pictures cujo trama se passa em 1872.
Kiefer Sutherland estava motivado a criar um filme que pudesse fazer com seu pai Donald Sutherland, então recrutou o escritor Brad Mirman para escrever uma estória de faroeste sobre pai e filho, para ser interpretada na tela por pai e filho. Ambos Sutherlands compartilharam um breve tempo na tela no filme A volta de Max Dugan (83) - que foi a estréia de Kiefer Sutherland no cinema. Os dois também estrelaram Tempo de matar (96), embora não tenham atuado juntos nesse filme. Reúne os co-estrelas Kiefer Sutherland e Demi Moore que já apareceram juntos em Questão de honra (92). John Henry Holliday também era o nome verdadeiro de Doc Holliday (1851-1887).
Um faroeste da velha escola que é um pouco antiquado demais para o seu próprio bem, resultando em um filme antiquado e sem graça. Os valores de produção lembram aqueles filmes de proteção fiscal dos anos 70 e 80 pelos quais o Canadá era conhecido. Não esperem muita coisa boa. Enquanto os críticos modernos lamentam a morte do gênero, "Forsaken" é um lembrete do motivo pelo qual os faroestes saíram de moda.
Drama romântico da Herrick Entertainment, Groundswell Productions e Tribeca Film. Elizabeth Olsen e Boyd Holbrook namoraram após se conhecerem no set. Eles até ficaram noivos, mas foi cancelado quando se separaram. A escritora/diretora Naomi Foner escreveu o roteiro 20 anos antes de ser produzido. Dakota Fanning e Elizabeth Olsen frequentaram a mesma escola particular em Studio City, Los Angeles, embora não na mesma época. A sogra de Peter Sarsgaard, Naomi Foner (mãe de Jake Gyllenhaal e Maggie Gyllenhaal), escreveu e dirigiu este filme, seu único filme atrás das cãmeras..
Não é o último triângulo amoroso bizarro, nem o primeiro. Não é o melhor, muito menos é o pior. O filme soa falso em quase todos os momentos, apesar de suas atuações naturalistas. Uma coleção aleatória e muito séria de memórias de verão de adolescentes, mas soa falso em seu retrato da irmandade e da angústia da maioridade.
Comédia romântica de fantasia em CinemaScope e Color De Luxe da Venice Productions e 20th Century Fox que foi adaptado da peça homônima de George Axelrod (1922-2003). Houve 2 refilmagens com 2 filmes feitos para a TV: a produção austríaca Letzte Grüße, lieber Charlie (71) e o curta Goodbye Charlie (85). Outras versões: Switch: Trocaram meu sexo (91), que é frequentemente mencionado como seu remake "solto", a produção filipina Dobol dribol (92), Garota veneno (02) e a produção indiana Mr Ya Miss (05).
Tony Curtis (1925-2010) e Debbie Reynolds (1932-2016) apareceram juntos em 3 filmes: A taberna das ilusões perdidas (60), Pepe (60) e Um amor do outro mundo (64). Ellen Burstyn foi creditada com o nome Ellen McRae, que usou desde o início de sua carreira até o fim dos anos 60. O papel-título foi oferecido a Marilyn Monroe pouco antes de sua morte. Ela rejeitou julgando o papel como "nada feminino". Este foi o 1° longa-metragem que Vincente Minnelli (1903-1986) fez fora da MGM em toda a sua carreira, onde começou em 1942. Último filme de Paula Ray. Estréia no longa-metragem de Laura Devon (1931-2007).
Sem perder a elegância nem o estilo visual, Minnelli atuou com brio nesta comédia extraordinariamente agressiva e violenta sobre a estranha experiência de um Don Juan morto a tiros por um marido ciumento. Um roteiro que tem certo estilo e ritmo sobre reversão de gênero e conduta transgressora. Entretenimento engraçado, mas rebuscado, do diretor Minnelli, que não precisa depender de enredos estranhos para fazer um bom filme. O bom elenco ajuda a manter o interesse.
Produção inglesa em preto e branco que é um drama musical da Hammer Films Productions e British Lion Film Corporation que foi baseada na história de "The Kingdom of Zinga", de Claude Wallace e Dorothy Holloway (1898-1972). O filme se passa em 1700, 1750, 1800, 1838 e 1936 e teve um bom desempenho de bilheteria. Antepenúltimo filme do diretor inglês J. Elder Wills (1900-1970), que era mais conhecido como designer de produção.
Houve uma refilmagem em vídeo: Fade to black: Song of freedom (06). Embora este tenha sido o 3° filme feito pela Hammer Film Productions, foi o 1° a sobreviver na íntegra, já que não se sabe da existência de cópias de A vida pública de Henrique Nono (35) e de 18 minutos de O navio fantasma (35). estão faltando. Estréia no cinema de Elisabeth Welch (1904-2003). O produtor Will Hammer (1887-1957) aparece como o Potman.
Incrível é o destaque de Paul Robeson (1898-1976) com sua voz de baixo-barítono e é o maior motivo pra se ver o filme. A estória é bem comum e convencional, típica de "sessão da tarde", mas vale como curiosidade de uma produtora que mais tarde se tornou famosa pelos filmes de suspense e terror.
Drama de suspense policial em preto e branco da Swen Productions e Releasing Corporation of Independent Producers. O 1° e único filme de Walter Matthau (1920-2000) como diretor. O diretor/astro Matthau achou o roteiro tão horrível que teve que reescrevê-lo todos os dias.
Filmado com uma equipe não sindicalizada de 5 pessoas, nas casas da equipe de produção em Anaheim. Carol Grace (1924-2003), a protagonista feminina deste filme, era esposa de Walter Matthau; eles haviam se casado recentemente quando este filme foi rodado (eles permaneceram casados até sua morte em 2000). Ela era a ex-esposa do escritor William Saroyan (1908-1981) e só atuou em mais 3 filmes na sua carreira.
Em crise financeira junto com a esposa, mais tarde, Matthau comentou que foi o pior filme já feito, acrescentando: "Deixe-me colocar desta forma. Foi o pior filme que já fiz. Foi um roteiro pobre de um escritor hacker e um famoso cirurgião cardiovascular que produziu o filme com seu irmão, que era um fabricante têxtil da Filadélfia." Talvez pela falta de experiência atrás das câmeras, este filme de gângster de baixo orçamento ficou bastante sem brilho, com algumas atuações bastante duras e ineficientes.
Comédia da Amro-Claude-Mea e Paramount Pictures que foi baseado no romance de 1960 "Four horse players are missing", de Alexander Rose. Este romance, por sua vez, estava intimamente relacionado ao conto "Little Miss Marker", de Damon Runyon (1880-1946).
Lana Turner (1921-1995) disse em sua biografia que Dean Martin (1917-1995) fez 2 ou até 3 horas de intervalo para o almoço, enquanto seus colegas de elenco tiveram apenas 1 hora. Dean Martin cantou a música tema "Who's got the action"? Últimos filmes de Lulu Mae Bohrman (1891-1966) e Eylla Jacobs (1904-1995).
Comédia ridícula, mas bem produzida e com elenco nota A. Um filme chato e sem graça, daqueles que a gente não vê a hora de terminar logo, mesmo que com um bom elenco.
Drama de suspense noir em CinemaScope em preto e branco da Universal International Pictures e Universal Pictures. Mais um daqueles filmes tensos sobre o vício do alcoolismo envolvendo o personagem principal, o que afeta sua esposa e as pessoas a sua volta. Contado em flashback, com certeza, está na lista dos melhores filmes deste tema.
Richard Egan (1921-1987) e Troy Donahue (1936-2001) também apareceram em Amores clandestinos (59). A atriz Julie London (1926-2000) cantou a canção-tema do título. Harry Dean Stanton (1926-2017) tem um pequeno papel como um paciente mental histérico. PREFÁCIO: Este é o verdadeiro relato de um terror avassalador e da luta de um homem para sobreviver a ele. Nomes reais não podem ser usados por razões que se tornarão óbvias.
O artista comercial Jim Burton tornou-se um alcoólatra crônico desde a morte de sua filha e é cuidado por sua esposa trabalhadora, Ellen Burton. O aviso de um médico, Dr. Leon Karnes, de que Jim pode ficar doente mental causa medo nele o suficiente para que ele realmente queira se curar, mas não consegue. Uma noite, ele conhece William Tobin, um sujeito bêbado, e descobre que se ajuda tentando ajudar Tobin. Assim nasce, em meio a contratempos, um grupo semelhante aos Alcoólicos Anônimos.
Comédia romântica da Twentieth Century Fox e Davis Entertainment que foi a 9° parceria entre 10 filmes de atores cômicos e grandes amigos Jack Lemmon (1925-2001) e Walter Matthau (1920-2000).
Durante a 1° parte dos créditos, o elenco (individual e em duplas) dança; durante a última parte, vemos outtakes. Elaine Stritch (1925-2014), Jack Lemmon, Gloria DeHaven (1925-2016) e Donald O'Connor (1925-2003) nasceram no mesmo ano: 1925. Último filme de Donald O'Connor e aparição como ator na tela. Aparição final de Gloria DeHaven neste filme. Embora interprete a mãe, Elaine Stritch era apenas 12 anos mais velha que Dyan Cannon. Última aparição do irlandês Edward Mulhare (1923-1997). Ele morreu pouco depois de fazer este filme.
O penúltimo filme da dupla Lemmon e Matthau como dupla cinematográfica e uma das mais fracas e descartáveis que fizeram juntos. Mesmo os talentos combinados de Matthau e Lemmon não podem salvar este navio que está afundando. O que salva o filme do verdadeiro fracasso é a empatia dos atores veteranos, sejam os principais ou os coadjuvantes, além da boa trilha sonora e os créditos finais das cenas que não deram certo.
Drama em CinemaScope e DeLuxe Color da 20th Century Fox indicado ao Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Cinema de Veneza. Um dos melhores filmes de Nicholas Ray (1911-1979), feito logo após Juventude transviada (55). James Mason (1909-1984) foi o produtor do filme.
Os pesquisadores da Clínica Mayo que descobriram a cortisona e sua aplicação médica ganharam o Prêmio Nobel de medicina em 1950. O artigo da revista no qual este filme se baseou, "Ten Feet Tall", foi publicado na edição de 10 de setembro de 1955 do escritor e médico Berton Roueché (1910-1994), da "The New Yorker". É sobre o caso real de um professor de Long Island em 1948, quando a droga cortisona era nova no mercado.
Tanto Jean-Luc Godard como François Truffaut elogiaram muito o filme. Verdadeiramente à frente de seu tempo e ainda atemporal. é um filme repleto de contradições, paradoxos e confusões de emoção e razão; na verdade, isso faz parte do que o torna grande, feio e belo como a vida, mesmo em suas proporções descomunais. Melhor frase “A infância é uma doença congênita e o objetivo da educação é curá-la”. Mason é extremamente bom neste papel difícil e tem excelente assistência de Barbara Rush (1927-2024) em seu 1° papel substancial. Walter Matthau (1920-2000), como coadjuvante, aparece pouco mas tem uma participação importante na trama. O garoto Christopher Olsen também atuou em O homem que sabia demais (56), de Hitchcock.
Manina, A Moça Sem Véu
3.2 6Produção francesa que é uma aventura romântica em preto e branco da Sport-Films e Cocinor. Teve uma versão colorizada por computador. O filme foi rodado em Cannes, Nice e Paris no verão de 1952.
A estréia de Brigitte Bardot no cinema. A famosa atriz francesa não aparece nos primeiros 40 minutos do filme. O longa pôde ser exibido nos Estados Unidos, apesar da proibição do Código Hays de exposição da barriga como filme estrangeiro. E também gerou polêmica pelos escassos biquínis usados pelo jovem Bardot no filme, uma das primeiras ocasiões em que um biquíni apareceu no cinema e quando o biquíni ainda era amplamente divulgado, considerado imodesto. O 4° filme do ator Jean-François Calvé (1925-2014).
O filme de Willy Rozier (1901-1983) é uma produção sombria, com um roteiro e atuações amadoras e quase que risíveis. No entanto, possui um tipo estranho de charme sobrenatural, quase apesar de si mesmo. As bonitas paisagens francesas, as tomadas no fundo do mar e a beleza escultural da jovem Bardot aos 17 anos mantém o interesse.
Segredos do Passado
3.3 1Drama de guerra feito para a TV da Procter & Gamble Productions, RHI Entertainment e CBS. O filme se passa em Baltimore, em 1953, no Condado de Cook, em Illinois. Penúltimo filme do diretor Delbert Mann (1920-2007).
Final de 3 filmes com os personagens Juiz Bell e Harmon Cobb seguindo A justiça fala mais alto (90) e Against her will: an incident in Baltimore (92) interpretados por Harry Morgan (1915-2011) e Walter Matthau (1920-2000), respectivamente.
Mais um filme de tribunal que fecha a trilogia de forma satisfatória. Lógico que é mais uma produção televisiva que não podemos exigir muito (lembra aqueles telefilmes do "Supercine"), mas que mantém a boa média dos filmes anteriores graças a seu competente elenco.
A Justiça Fala Mais Alto
3.4 1Drama feito para a TV da Qintex Entertainment e CBS indicado a 3 categorias no Primetime Emmy Awards: melhor roteiro em minissérie ou especial e vencedor de melhor elenco para minissérie ou especial e excelente especial de drama/comédia, empatado com Caroline? (90).
Houve mais 2 sequências de filmes feitos para a TV: Against her will: an incident in Baltimore (92) e Incident in a Small Town (94), ambas também com Walter Matthau (1920-2000). O filme marcou o retorno de Matthau à televisão depois de mais de 20 anos.
Este filme televisivo foi uma surpresa inesperada. Considerado um filme “pequeno”, mas intenso. Matthau não apenas acrescenta um pouco de alívio cômico, mas também traz calor e compaixão genuína ao papel. Estória sólida de um drama de tribunal com uma grande estrela que vale a pena ser conferido.
Promessa é dívida
2.2 2Comédia da Asher-Grodin Productions, United Artists e MGM/UA Entertainment Company. Estréia longa-metragem teatral como produtor do ator Charles Grodin (1935-2021). O filme continua sendo o 1° e último crédito de Grodin e o único de produção de um filme de cinema e o 2° como roteirista. Walter Matthau (1920-2000) e Charles Grodin reapareceram juntos em Uma alucinante viagem (88).
Enquanto Charles Grodin ainda percorria todos os estúdios de cinema de Hollywood tentando fazer seu roteiro, o diretor William Asher (1921-2012) concordou em fazê-lo por 2 milhões de dólares se as pessoas adiassem os salários. É por isso que Grodin e Asher compartilham o crédito de produtor pelo filme finalizado. A MGM inicialmente recusou-se a pagar pelo filme nem divulgá-lo, porque “não era de qualidade técnica de primeira classe” e “não reflete o roteiro”. O ator Steve Martin e a atriz Penny Marshall (1943-2018) receberam créditos de “aparições especiais”. Último longa-metragem teatral dirigido por William Asher.
Uma sátira de Hollywood baseada nos próprios problemas de Charles Grodin quando ele foi designado para adaptar o manual sexual "Joy of Sex". Grodin levou 7 anos para trazer este filme subestimado para a tela e é uma verdadeira piada com um ótimo elenco e trocadilhos sexuais engraçados, apesar de sua inexperiência como roteirista e produtor.
Portrait d'un homme 'à 60% parfait': Billy Wilder
4.0 1Produção francesa que é um documentário da Action Films. Antepenúltimo filme da diretora francesa Annie Tresgot e único filme de Michel Ciment (1938-2023), que foi o entrevistador de Billy Wilder (1906-2002) nesse documentário.
Aqui veremos que o austro-húngaro Billy Wilder não era apenas um maravilhoso mestre do cinema, mas também uma pessoa interessante e espirituosa. Entrevista muito agradável e instrutiva que você adoraria colocar na TV e tomar uma xícara de café ou um copo de uísque e se divertir como qualquer outro bom filme de Wilder. Curioso ver que Wilder era um homem inquieto, senta-se e levanta-se a cada minuto da cadeira ou sofá e anda de um lado para o outro sem parar, não para de fumar seu charuto e beber sua taça de bebida junto ao entrevistador.
É a definição que Billy Wilder tem de si mesmo. De sua cidade natal, Viena, a Hollywood, o diretor conta sua vida em seu escritório no Santa Monica Boulevard e em seu apartamento em Westwood, bem perto de Malibu (Califórnia, EUA). Inclui intervenções de dois de seus grandes amigos e atores fetichistas, Jack Lemmon e Walter Matthau.
Adorável Trapaceiro
2.9 1Comédia romântica em Technicolor da Belgrave e Warner Bros. que foi filmado em Atenas,
Spetses e Hydra, na Grécia, e na Califórnia e Nova York, nos EUA. Este foi apenas o 4° e último filme do diretor Morton DaCosta (1914-1989).
Walter Matthau (1920-2000) interpretou o Oscar Madison original na versão cinematográfica de Um estranho casal (68), enquanto Tony Randall (1920-2004) fez o papel de Felix Unger na clássica série de TV The Odd Couple (1970-1975), na qual foi baseado. Esta foi (infelizmente) a única vez que os dois atores trabalharam juntos. Morton DaCosta dirigiu anteriormente Robert Preston (1918-1987) em "The Music Man", tanto nos palcos da Broadway quanto na versão cinematográfica.
Ótimo elenco, mas a estória é simplesmente estúpida e sem graça. Robert Preston está velho demais para seu papel e Tony Randall está perdido. O sotaque de Walter Matthau está delirante e ele parece desconfortável interpretando um gangster idiota. O filme só é interessante porque foi filmado em locações na Grécia antes de ser estragado pelo turismo de massa.
Vitória no Deserto
3.3 2 Assista AgoraProdução inglesa em preto e branco da Royal Air Force Film Production Unit, The Army Film & Photographic Unit, Ministry of Information e 20th Century Fox vencedor do Oscar de melhor documentário. Apresenta uma dedicatória de abertura aos "Desert Rats". Considerado um dos documentários de maior sucesso realizados durante a Segunda Guerra Mundial.
Se muitas das cenas parecem familiares, é provavelmente porque as imagens deste filme foram usadas em muitos outros filmes da Segunda Guerra Mundial, tanto de ficção quanto de documentário. Apresenta imagens feitas por cinegrafistas do exército alemão que foram capturadas pelas forças britânicas. Um anúncio de abertura afirma que 4 cinegrafistas foram mortos e 13 feridos ou capturados.
A necessidade dos alemães de assumirem o controlo dos ricos campos petrolíferos do Médio Oriente levou-os a invadir o Norte de África, onde dois dos maiores generais da Segunda Guerra Mundial se enfrentaram numa campanha muito dura. Tanto Erwin Rommel, em nome do eixo, como Bernard Montgomery, comandante das forças inglesas, tiveram que usar toda a sua engenhosidade para alcançar uma vitória que seria decisiva para cada um dos lados opostos. Finalmente, após uma série de batalhas sangrentas, toda a campanha foi decidida na batalha de El-Alamein, uma pequena cidade egípcia na qual os aliados conseguiram quebrar a resistência dos alemães e dos seus aliados, iniciando uma progressão imparável em direção ao Ocidente.
O Ataque a Pearl Harbor
3.1 2Documentário de guerra em preto e branco da Navy Department e U.S. War Department vencedor do Oscar de melhor documentário de curta-metragem. A versão original deste filme, com duração de 82 minutos, não foi lançada, mas foi mantida pelo Arquivo Nacional. Uma versão editada de 32 minutos de duração, que removeu um longo segmento introdutório e um epílogo mais curto, teve lançamento limitado para públicos específicos.
Walter Huston (1883-1950), que interpretou o Tio Sam, e que era a personificação dos Estados Unidos, nasceu no Canadá. Durante a introdução com Ben Mankiewicz e Mark Harris, uma das muitas razões pelas quais o filme foi censurado em 1943, ele foi considerado muito racista contra os japoneses. Os aviões japoneses que atacaram Pearl Harbor eram bombardeiros "Dauntless" dos EUA. John Ford (1894-1973) foi contratado para refazer algumas cenas, filmar novas e reeditar o filme depois que o Exército expressou seu descontentamento com os resultados do diretor original Gregg Toland (1904-1948), que foi seu único filme como diretor.
O final fala sobre a perspectiva futura dos EUA de ter bom senso, mas mostra as bandeiras de alguns dos países assim como mostram a Grã-Bretanha e a Austrália, mas não o Canadá? No bom senso, faria mais sentido mostrar os países com os quais os EUA têm dupla cidadania. Desta forma, também faria mais sentido permitir apenas línguas/religiões de países com dupla cidadania num país?
Amor Após a Morte
3.1 1 Assista AgoraComédia dramática romântica feita para a TV da Grossbart Barnett Productions e CBS que foi adaptado por Richard Vetere de sua própria peça homônima, serviu para reunir novamente Walter Matthau (1920-2000) e Carol Burnett, as estrelas do longa-metragem teatral, Reencontro do amor (72). O longa foi filmado em Toronto, Ontário, no Canadá.
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Este foi o 4° de 6 filmes dirigidos por Charles Matthau, filho do astro Walter Matthau, que também é produtor. Um dos 3 filmes que Carol Burnett (atualmente com 91 anos) estrelou com Walter Matthau. A estréia de April Morgan.
Recentemente viúvo após 41 anos de casamento, Frank Walsh conhece a extrovertida Florence, trazendo alegria de volta à sua vida. No entanto, há uma clara desaprovação dela por parte de seus filhos adultos, especialmente de seu filho mais velho, Robert Walsh. À medida que Frank e Florence se aproximam, Robert começa a mudar sua perspectiva sobre o compromisso e a devoção um ao outro, vivendo um dilema pra ver se casa ou não com sua namorada Susan Prescot.
Walter Matthau: Diamante Bruto
3.3 1 Assista AgoraDocumentário biográfico da Wombat Productions, Janson Associates Inc. e Janson Media. Roddy McDowall (1928-1998) foi creditado, mas nunca apareceu na biografia. Suspeita-se que ele recebeu o crédito pelas fotografias usadas de Walter Matthau na produção. O diretor/roteirista/produtor Gene Feldman (1920-2006) realizou vários documentário de grandes astros e estelas do cinema. Seu filho Charles Matthau também presta depoimentos sobre o pai desde os tempos que trabalhava junto com ele em alguns filmes.
Quando Walter Matthau morreu, a América perdeu um dos seus atores mais calorosos e talentosos. Enquanto contracenava com Jack Lemmon (1925-2001) em sucessos como Um estranho casal (68), Matthau sempre conseguia rir apenas sorrindo e exibindo ao mundo seu sorriso tímido. Embora lutasse com problemas pessoais, como o jogo, ele aproveitou a vida familiar ao longo dos anos. As estreitas relações profissionais de Matthau com Lemmon e o escritor Neil Simon (1927-2018) provaram ser fundamentais para seu sucesso ao longo dos anos. Tanto Lemmon quanto Simon aparecem neste vídeo para falar sobre seu amigo próximo.
Os Primeiros 100 Anos: Uma Homenagem ao Cinema Americano
4.2 15Documentário em cores e em preto e branco da American Film Institute, Calliope Films, Home Box Office e Silver Pictures que é uma sequência do curta feito para a TV 100 Years at the Movies (94), do mesmo diretor Chuck Workman.
O documentário apresenta clipes da histórica American Mutoscope and Biograph Company, que ainda existe hoje. Este filme foi baseado no 1° centenário da mais importante exportadora de filmes do mundo como Hollywood, localizada na Califórnia, EUA. Esta estória foi contada por seus mais famosos protagonistas, atores e atrizes, além de roteiristas e outros personagens que fizeram vida nesta indústria, intercalando centenas de imagens de filmes famosos e narração em off do ator Peter Coyote.
Dividido em seguimentos, começa mostrando o cinema mudo com suas comédias malucas, passa pelos grandes musicais dos anos 40 e 50, mostra os faroestes como uma marca típica e venerada pelos americanos, os filmes de ação, ficção e fantasia, o cinema europeu como inspiração nos anos 60, etc. Tem muitas cenas apaixonantes e imperdíveis de se ver, uma contagem absurda de clips de filmes e astros como raras vezes se viu. Pra quem á apaixonado por cinema num contexto mais amplo, este documentário é imperdível.
The Stingiest Man in Town
3.5 1Animação musical que mistura drama e fantasia familiar em Technicolor da Rankin/Bass Productions e Topcraft. Houve cerca de 137 versões baseadas na mesma estória: 47 filmes feitos para a TV, 37 longas, 22 episódios para televisão,18 curtas, 8 vídeos, 2 minisséries, 2 especiais de TV e 1 série de TV.
Embora este desenho animado seja uma adaptação da novela de Charles Dickens (1812-1870) de 1843, "A Christmas Carol", é especificamente um remake animado de uma versão musical de live-action de "A Christmas Carol", também intitulada "The stingiest man in Town". Essa versão musical, com livro e letra de Janice Torre, foi ao ar como parte da série antológica da NBC The Alcoa Hour (55), em 1956. Última apresentação de Dennis Day (1916-1988) na TV.
Esta versão da estória é contada da perspectiva de B.A.H. Humbug. Depois que Ebenezer Scrooge se recusa a ajudar os pobres ou a jantar de Natal com seu sobrinho, ele é visitado pelo fantasma de seu antigo parceiro de negócios e amigo, Jacob Marley. Marley diz a ele para mudar de atitude e Scrooge refuta isso como uma loucura. Ele é então visitado por três fantasmas, todos que lhe mostram como será seu futuro se ele não mudar de atitude.
Um Viúvo Trapalhão
3.0 5Comédia e drama romântico em Technicolor da Universal Pictures e Cinema International Corporation que teve um série de TV spin-off: House Calls (1979–1982), que durou 3 temporadas e teve 57 episódios de 30 minutos. A música é de Henry Mancini (1924-1994).
O filme foi o 1° com as estrelas Walter Matthau (1920-2000) e Glenda Jackson (1936-2023) que voltaram a estrelar juntos O espião trapalhão (80), devido ao sucesso deste filme que deu origem a uma sitcom televisiva. O 1° longa-metragem no cinema que a atriz inglesa Glenda Jackson realizou em Hollywood/Los Angeles, Califórnia, EUA. Walter Matthau apareceu travestido neste filme. Charles Matthau era o filho do ator. Último longa-metragem no cinema do ator Thayer David (1927-1978).
Uma das inúmeras colaborações cinematográficas de pai e filho - Walter Matthau e Charles Matthau. Uma comédia bastante descompromissada que passa por envolvimentos românticos, ética médica e pitadas de humor mais amplo. Um filme sem tempo de inatividade, com diálogos contundentes e charmosos que caem como uma luva no deslumbrante Walter Matthau.
Amor Sonia
4.0 15 Assista AgoraProdução indiana da Big Stuff, India Take One Productions, Tamasha Talkies e Womark-Noorani Productions. Foi a estréia de Tabrez Noorani na direção. Sunny Pawar e Abhishek Bharate retrataram irmãos anteriormente em Leão: Uma jornada para casa (16). Riya Sisodia fez sua estréia como atriz neste filme. Demi Moore aparece numa ponta na parte final da trama
como uma representante de uma ONG que deve ajudar as meninas.
Sombrio, devastador e implacável. Este é o cinema socialmente consciente na sua forma mais poderosa e importante. Pode ser difícil de assistir, mas é essencial. Tabrez Noorani apresentou o tema cruel e cru do tráfico sexual de menores de forma implacável e comprometida. Este é um filme estimulante e perturbador que nunca dá um soco ao retratar o horror da escravidão sexual. O enredo parece ter sido projetado para refletir as manchetes dos jornais e tudo se resolve tão facilmente que parece implausível. Mas o rosto torturado de Sonia irá assombrá-lo.
Um Novo Olhar
3.1 37Drama romântico de mistério e suspense da Michael Mailer Films, AMPM Enterprises, Envision Casting e Tremendous Entertainment. Esta foi a estréia do produtor Michael Mailer como diretor, sendo o 1° de 3 filmes dele. O 1° papel dramático de Demi Moore desde Um plano brilhante (07). Reúne Demi Moore e Alec Baldwin que já trabalharam juntos em A jurada (96).
Assistível, embora insatisfatório em alguns momentos. Embora narrativamente desanimador, o filme é embalado sem problemas. Baldwin e Moore têm uma química atraente e madura que nos permite perdoar a previsibilidade da estória que os une. Poderia até ser melhor, mas não achei tão ruim como a maior parte da crítica subestimou.
O Retorno de John Henry
3.2 70 Assista AgoraCo-produção franco-canadense-estadunidense que é um faroeste dramático revisionista da Minds Eye Entertainment, Panacea Entertainment, FilmWest Productions, Moving Pictures Media, Rollercoaster Films e Vortex Words Pictures cujo trama se passa em 1872.
Kiefer Sutherland estava motivado a criar um filme que pudesse fazer com seu pai Donald Sutherland, então recrutou o escritor Brad Mirman para escrever uma estória de faroeste sobre pai e filho, para ser interpretada na tela por pai e filho. Ambos Sutherlands compartilharam um breve tempo na tela no filme A volta de Max Dugan (83) - que foi a estréia de Kiefer Sutherland no cinema. Os dois também estrelaram Tempo de matar (96), embora não tenham atuado juntos nesse filme. Reúne os co-estrelas Kiefer Sutherland e Demi Moore que já apareceram juntos em Questão de honra (92). John Henry Holliday também era o nome verdadeiro de Doc Holliday (1851-1887).
Um faroeste da velha escola que é um pouco antiquado demais para o seu próprio bem, resultando em um filme antiquado e sem graça. Os valores de produção lembram aqueles filmes de proteção fiscal dos anos 70 e 80 pelos quais o Canadá era conhecido. Não esperem muita coisa boa. Enquanto os críticos modernos lamentam a morte do gênero, "Forsaken" é um lembrete do motivo pelo qual os faroestes saíram de moda.
Garotas Inocentes
3.1 230 Assista AgoraDrama romântico da Herrick Entertainment, Groundswell Productions e Tribeca Film. Elizabeth Olsen e Boyd Holbrook namoraram após se conhecerem no set. Eles até ficaram noivos, mas foi cancelado quando se separaram. A escritora/diretora Naomi Foner escreveu o roteiro 20 anos antes de ser produzido. Dakota Fanning e Elizabeth Olsen frequentaram a mesma escola particular em Studio City, Los Angeles, embora não na mesma época. A sogra de Peter Sarsgaard, Naomi Foner (mãe de Jake Gyllenhaal e Maggie Gyllenhaal), escreveu e dirigiu este filme, seu único filme atrás das cãmeras..
Não é o último triângulo amoroso bizarro, nem o primeiro. Não é o melhor, muito menos é o pior. O filme soa falso em quase todos os momentos, apesar de suas atuações naturalistas. Uma coleção aleatória e muito séria de memórias de verão de adolescentes, mas soa falso em seu retrato da irmandade e da angústia da maioridade.
Um Amor do Outro Mundo
3.5 8Comédia romântica de fantasia em CinemaScope e Color De Luxe da Venice Productions e 20th Century Fox que foi adaptado da peça homônima de George Axelrod (1922-2003). Houve 2 refilmagens com 2 filmes feitos para a TV: a produção austríaca Letzte Grüße, lieber Charlie (71) e o curta Goodbye Charlie (85). Outras versões: Switch: Trocaram meu sexo (91), que é frequentemente mencionado como seu remake "solto", a produção filipina Dobol dribol (92), Garota veneno (02) e a produção indiana Mr Ya Miss (05).
Tony Curtis (1925-2010) e Debbie Reynolds (1932-2016) apareceram juntos em 3 filmes: A taberna das ilusões perdidas (60), Pepe (60) e Um amor do outro mundo (64). Ellen Burstyn foi creditada com o nome Ellen McRae, que usou desde o início de sua carreira até o fim dos anos 60. O papel-título foi oferecido a Marilyn Monroe pouco antes de sua morte. Ela rejeitou julgando o papel como "nada feminino". Este foi o 1° longa-metragem que Vincente Minnelli (1903-1986) fez fora da MGM em toda a sua carreira, onde começou em 1942. Último filme de Paula Ray. Estréia no longa-metragem de Laura Devon (1931-2007).
Sem perder a elegância nem o estilo visual, Minnelli atuou com brio nesta comédia extraordinariamente agressiva e violenta sobre a estranha experiência de um Don Juan morto a tiros por um marido ciumento. Um roteiro que tem certo estilo e ritmo sobre reversão de gênero e conduta transgressora. Entretenimento engraçado, mas rebuscado, do diretor Minnelli, que não precisa depender de enredos estranhos para fazer um bom filme. O bom elenco ajuda a manter o interesse.
A Canção da Liberdade
3.2 1Produção inglesa em preto e branco que é um drama musical da Hammer Films Productions e British Lion Film Corporation que foi baseada na história de "The Kingdom of Zinga", de Claude Wallace e Dorothy Holloway (1898-1972). O filme se passa em 1700, 1750, 1800, 1838 e 1936 e teve um bom desempenho de bilheteria. Antepenúltimo filme do diretor inglês J. Elder Wills (1900-1970), que era mais conhecido como designer de produção.
Houve uma refilmagem em vídeo: Fade to black: Song of freedom (06). Embora este tenha sido o 3° filme feito pela Hammer Film Productions, foi o 1° a sobreviver na íntegra, já que não se sabe da existência de cópias de A vida pública de Henrique Nono (35) e de 18 minutos de O navio fantasma (35). estão faltando. Estréia no cinema de Elisabeth Welch (1904-2003). O produtor Will Hammer (1887-1957) aparece como o Potman.
Incrível é o destaque de Paul Robeson (1898-1976) com sua voz de baixo-barítono e é o maior motivo pra se ver o filme. A estória é bem comum e convencional, típica de "sessão da tarde", mas vale como curiosidade de uma produtora que mais tarde se tornou famosa pelos filmes de suspense e terror.
Gangster Story
2.8 2 Assista AgoraDrama de suspense policial em preto e branco da Swen Productions e Releasing Corporation of Independent Producers. O 1° e único filme de Walter Matthau (1920-2000) como diretor. O diretor/astro Matthau achou o roteiro tão horrível que teve que reescrevê-lo todos os dias.
Filmado com uma equipe não sindicalizada de 5 pessoas, nas casas da equipe de produção em Anaheim. Carol Grace (1924-2003), a protagonista feminina deste filme, era esposa de Walter Matthau; eles haviam se casado recentemente quando este filme foi rodado (eles permaneceram casados até sua morte em 2000). Ela era a ex-esposa do escritor William Saroyan (1908-1981) e só atuou em mais 3 filmes na sua carreira.
Em crise financeira junto com a esposa, mais tarde, Matthau comentou que foi o pior filme já feito, acrescentando: "Deixe-me colocar desta forma. Foi o pior filme que já fiz. Foi um roteiro pobre de um escritor hacker e um famoso cirurgião cardiovascular que produziu o filme com seu irmão, que era um fabricante têxtil da Filadélfia." Talvez pela falta de experiência atrás das câmeras, este filme de gângster de baixo orçamento ficou bastante sem brilho, com algumas atuações bastante duras e ineficientes.
Ela Topou a Parada
2.7 2Comédia da Amro-Claude-Mea e Paramount Pictures que foi baseado no romance de 1960 "Four horse players are missing", de Alexander Rose. Este romance, por sua vez, estava intimamente relacionado ao conto "Little Miss Marker", de Damon Runyon (1880-1946).
Lana Turner (1921-1995) disse em sua biografia que Dean Martin (1917-1995) fez 2 ou até 3 horas de intervalo para o almoço, enquanto seus colegas de elenco tiveram apenas 1 hora. Dean Martin cantou a música tema "Who's got the action"? Últimos filmes de Lulu Mae Bohrman (1891-1966) e Eylla Jacobs (1904-1995).
Comédia ridícula, mas bem produzida e com elenco nota A. Um filme chato e sem graça, daqueles que a gente não vê a hora de terminar logo, mesmo que com um bom elenco.
Párias da Vida
3.5 1Drama de suspense noir em CinemaScope em preto e branco da Universal International Pictures e Universal Pictures. Mais um daqueles filmes tensos sobre o vício do alcoolismo envolvendo o personagem principal, o que afeta sua esposa e as pessoas a sua volta. Contado em flashback, com certeza, está na lista dos melhores filmes deste tema.
Richard Egan (1921-1987) e Troy Donahue (1936-2001) também apareceram em Amores clandestinos (59). A atriz Julie London (1926-2000) cantou a canção-tema do título. Harry Dean Stanton (1926-2017) tem um pequeno papel como um paciente mental histérico. PREFÁCIO: Este é o verdadeiro relato de um terror avassalador e da luta de um homem para sobreviver a ele. Nomes reais não podem ser usados por razões que se tornarão óbvias.
O artista comercial Jim Burton tornou-se um alcoólatra crônico desde a morte de sua filha e é cuidado por sua esposa trabalhadora, Ellen Burton. O aviso de um médico, Dr. Leon Karnes, de que Jim pode ficar doente mental causa medo nele o suficiente para que ele realmente queira se curar, mas não consegue. Uma noite, ele conhece William Tobin, um sujeito bêbado, e descobre que se ajuda tentando ajudar Tobin. Assim nasce, em meio a contratempos, um grupo semelhante aos Alcoólicos Anônimos.
Dois Parceiros em Apuros
3.1 11 Assista AgoraComédia romântica da Twentieth Century Fox e Davis Entertainment que foi a 9° parceria entre 10 filmes de atores cômicos e grandes amigos Jack Lemmon (1925-2001) e Walter Matthau (1920-2000).
Durante a 1° parte dos créditos, o elenco (individual e em duplas) dança; durante a última parte, vemos outtakes. Elaine Stritch (1925-2014), Jack Lemmon, Gloria DeHaven (1925-2016) e Donald O'Connor (1925-2003) nasceram no mesmo ano: 1925. Último filme de Donald O'Connor e aparição como ator na tela. Aparição final de Gloria DeHaven neste filme. Embora interprete a mãe, Elaine Stritch era apenas 12 anos mais velha que Dyan Cannon. Última aparição do irlandês Edward Mulhare (1923-1997). Ele morreu pouco depois de fazer este filme.
O penúltimo filme da dupla Lemmon e Matthau como dupla cinematográfica e uma das mais fracas e descartáveis que fizeram juntos. Mesmo os talentos combinados de Matthau e Lemmon não podem salvar este navio que está afundando. O que salva o filme do verdadeiro fracasso é a empatia dos atores veteranos, sejam os principais ou os coadjuvantes, além da boa trilha sonora e os créditos finais das cenas que não deram certo.
Delírio de Loucura
3.9 36Drama em CinemaScope e DeLuxe Color da 20th Century Fox indicado ao Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Cinema de Veneza. Um dos melhores filmes de Nicholas Ray (1911-1979), feito logo após Juventude transviada (55). James Mason (1909-1984) foi o produtor do filme.
Os pesquisadores da Clínica Mayo que descobriram a cortisona e sua aplicação médica ganharam o Prêmio Nobel de medicina em 1950. O artigo da revista no qual este filme se baseou, "Ten Feet Tall", foi publicado na edição de 10 de setembro de 1955 do escritor e médico Berton Roueché (1910-1994), da "The New Yorker". É sobre o caso real de um professor de Long Island em 1948, quando a droga cortisona era nova no mercado.
Tanto Jean-Luc Godard como François Truffaut elogiaram muito o filme. Verdadeiramente à frente de seu tempo e ainda atemporal. é um filme repleto de contradições, paradoxos e confusões de emoção e razão; na verdade, isso faz parte do que o torna grande, feio e belo como a vida, mesmo em suas proporções descomunais. Melhor frase “A infância é uma doença congênita e o objetivo da educação é curá-la”. Mason é extremamente bom neste papel difícil e tem excelente assistência de Barbara Rush (1927-2024) em seu 1° papel substancial. Walter Matthau (1920-2000), como coadjuvante, aparece pouco mas tem uma participação importante na trama. O garoto Christopher Olsen também atuou em O homem que sabia demais (56), de Hitchcock.