Sabe aquele Spielberg que dirigiu O Terminal, Guerra dos Mundos e Indiana Jones 4 e que produziu Transformers? Então, ESQUECE!
Sabe aquele Spielberg que dirigiu E.T., Tubarão, Jurassic Park e os três primeiros Indiana Jones e que produziu Os Goonies? ELE VOLTOOOOOOOOOOUUUUU!!!!
A cena dela com o pai na fogueira em que ela pergunta se ele é triste por ter uma filha como ela e o discurso que ele faz quando finalmente consegue se comunicar com a filha é algo de uma humanidade tão grande que dá um nó na garganta muito grande. Se todos os pais fossem assim, teríamos famílias lindas no mundo todo!
Tantos filmes com tantos protagonistas homens e as mulheres tendo que se identificar com o sexo oposto. Hoje em dia, a maior frequência de protagonismo feminino faz com que homens se identifiquem com personagens mulheres, o que é importantíssimo. Kayla é provavelmente a personagem mais real do ano e uma das mais identificáveis. Não se enganem, tem muito jovem que nem ela!!!
Geralmente, as sequências de filmes de terror costumam ser escamosas de tão horríveis. Mas até que Halloween 2 ainda é divertido apesar de não ter nem metade da originalidade técnica do primeiro.
Não se fazem mais slashers como antigamente. Todo o jogo de câmera subjetiva e tracking shots de Carpenter, a sutileza do roteiro (a explicação pra como ele pega o macacão é coisa de alguns segundos visuais), os passos de Myers sendo regidos pela melodia sintetizada, a escuridão claustrofóbica e as boas interpretações de Donald Pleasence e Jamie Lee Curtis (pra seu primeiro filme, ela tá ótima) fazem desse clássico um dos filmes de terror mais apreensivos da história. OK, os assassinatos podem não ser tão brutais, mas pensem só: quando o cinema de terror começou a focar no gore, ele só foi despencando!
Um filme brutal e cru que surpreendentemente ainda consegue ser poético e lírico em seus minutos finais. Jean-Baptiste é um dos serial killers mais interessantes do cinema e da literatura, sem mais!
Assim como em Persona, Bergman aqui usa 1h20 de filme pra estudar os cantos mais obscuros da psiquê humana, dessa vez tomando como linguagem um tom mais gótico e lúdico. Quem assiste essa obra, entende de onde David Lynch tirou suas inspirações. É impossível entender tudo com uma assistida. Aqui está mais um Bergman pra ser estudado por gerações!
Provavelmente o filme mais cru e seco da obra magistral de Bergman. As interpretações de Bergman e Ullmann são tão engolidas pela direção e pelo roteiro que soam como sólidas, reais, verdadeiras... Aquele desabafo de 20 minutos ao meio do filme é simplesmente uma das melhores e mais profundas cenas do Cinema. E a mensagem que o fim deixa é triste e desesperançosa, porque o laranja do outono acaba e só sobra o cinza do inverno!!!
Filme menor e mais simplório de Bergman, em que o mesmo foca em explorar as desilusões do amor pelos pontos de vista de uma mulher experiente e de uma jovem sonhadora. MAIS UMA VEZ, Harriet Andersson e Gunnar Björnstrand sensacionais!!!
Agora sei de onde Woody Allen tirou sua fórmula de múltiplos romances que se esbarram ao longo de uma curta comédia. Filme impecável, disparado a melhor comédia romântica de todos os tempos. Gunnar Björnstrand é um dos melhores recorrentes de Bergman. A cena do "suicídio" e a da roleta russa são geniais. Bergman desde o início obcecado por badaladas de sino e tic-tac de relógios.
É bizarro notar que você, espectador, fez uma trajetória representada por 3 personagens. Minha vida em relação à fé foi assim. Comecei esperançoso e crédulo como Jof, após alguns acontecimentos comecei a questionar como Antonius e, depois de alguns questionamentos, passei pro sarcasmo pessimista de Jons. A linguagem que Bergman usa pra tratar de assuntos como crise existencial, redenção, fé, relações humanas e leis naturais, assim como oferecer uma visão crua e realista dos tempos medievais na Europa, em um filme de 1h30 é de cair o queixo. Uma das obras mais importantes do Cinema como arte!!!
Mais uma vez amadurecendo em tom e temática, este quarto exemplar da saga do trio de bruxos de Hogwarts (dessa vez, bem mais pro lado do Harry do que do trio em si) é uma aventura sombria e lúgubre, sem medo de impressionar seus fãs mais jovens. Porém, sua duração desnecessariamante longa e suas sub-tramas acabam deixando o filme inchado demais, deixando-o até mesmo irregular, alternando (de forma não fluida) cenas extremamente dramáticas com trechos mais cômicos, o que acaba cortando a atmosfera do filme. Ainda assim, divertido e um divisor de águas pra saga!!!
Representando um amadurecimento necessário à saga de Potter, o terceiro filme deixa todo o universo de Rowling convincente nas telonas, desde os efeitos extremamente competentes (já que há um número maior de criaturas mágicas aqui), passando pelas atuações que já estão em outro nível de apuro (principalmente as dos jovens), chegando finalmente na estonteante e assustadora trilha sonora. Um filme que beira o impecável e finalmente finca o universo de Rowling nas mentes dos mais variados tipos de público e crítica!!!
Se firmando como o mais longo da saga, o segundo longa protagonizado por Harry, Rony e Hermione traz uma atmosfera bem mais lúgubre se comparado ao primeiro, embora ainda mantenha seu elemento infantil de matinê, muito comum em filmes de Columbus. Os efeitos melhoraram bastante, a trilha de Williams se mantém impecável e os designs de figurino e cenografia conseguem evoluir (a Câmara Secreta do título é simplesmente assombrosa). Porém, o filme se perde um pouco em sua desnecessária longa duração, o que acaba por tornar-lhe inchado em alguns momentos. Ainda assim, uma ótima aventura!
Dando início a uma das maiores adaptações do Cinema, o primeiro filme da saga do jovem bruxo mais influente da literatura oferece uma ótima apresentação de mundo, introduzindo elementos e personagens clássicos, e botando atores de peso como Richard Harris e Maggie Smith pra encabeçar o elenco adulto (e o trio de jovens surpreende!). Os efeitos eram um pouco datados até mesmo pra época, mas não mancham a atmosfera criada por Rowling e mantida por Columbus, Williams e Kloves. Início mais que digno à saga de Potter, Weasley e Granger!!!
Sendo um dos primeiros do movimento da Nova Hollywood, este filme do jovem Dennis Hopper consegue ser uma grande crítica e uma experiência sensorial maravilhosa. A 1ª metade é belíssima, as panorâmicas do campo, as transições insanas por piscadas, bons minutos sem diálogos, ótima coletânea de rock e country. Já a 2ª metade, uma documentação de como era a vida na estrada, de como era viver no asfalto. Retrato pesado de como aqueles que são presos pelo sistema descontam em cima daqueles que conseguem um mínimo de liberdade. Nicholson já começou a carreira com os dois pés na porta. Inclusive a cena do cemitério provavelmente inspirou bastante o cinema de Danny Boyle!!!
Filme de atmosfera aterradora e paranoica, que usa muito a manipulação de luz e sombra a seu favor, contando com uma ótima atuação de Logan Marshall-Green e ótima trilha de Theodore Shapiro. O 3º ato por alguns minutos cai em clichês telegrafados, mas fecha com um epílogo excepcional. Ótimo filme da mesma diretora de Jennifer's Body... Sim, nunca pensei que diria isso!
Vendo alguns comentários abaixo, eu me pego pensando: As pessoas superestimam demais o "entender" e subestimam o "sentir". Elas supervalorizam demais o ritmo e subjugam o questionamento. Vejo pessoas comentando que o filme só oferece imagens bonitas. Sim, esse filme, que basicamente previu o futuro, que basicamente mostra a evolução humana com um simples match cut, além de englobar temas como a origem da violência como característica da Humanidade, "a espada se virando contra a forja" (figura do HAL 9000), a exploração do espaço desconhecido, sem som, claustrofóbico e infindável que é o espaço. Quem assiste Kubrick e só enxerga a superfície, perde uma das melhores experiências cinematográficas de todos os tempos.
O cinema de Paul Thomas Anderson é provavelmente o mais perto de um cinema kubrickiano na Era Moderna do Cinema. Todos os seus trabalhos (com exceção de Magnolia, que eu realmente acho prepotente) me marcam de forma aterradora. There Will Be Blood foi um marco gigantesco e um dos melhores filmes que eu já vi. Phantom Thread é extremamente profundo. E esse The Master é completamente manipulador, cerebral... O bom do cinema do ainda jovem PTA é que ele toma seu tempo pra desenvolver TODOS os seus personagens e temas. Nunca são filmes corridos. Sempre são filmes lentos, mas que se você chegar a analisar cena por cena, nenhuma é à toa. Cada uma tem uma infinidade de discussões a tratar. Esse The Master é fantástico e é uma pena que seja um dos menos comentados do diretor.
Sendo o mais longo dentre os 24 filmes da franquia, este 24º exemplar da franquia protagonizada por James Bond tem uma primeira hora excepcional. Uma das melhores introduções, uma abertura lindíssima e ótimas sequências de perseguição. Porém, o resto do longa decepciona por se alongar mais do que devia e por ser extremamente familiar, tornando-se, de certa forma, genérico. Craig está bem no papel, mas não tão inspirado. Léa Seydoux é uma Bondgirl esquecível e Ralph Fiennes oferece um bom M, enquanto Waltz é um desperdício de potencial. Ainda bem que a direção de Mendes continua afiadíssima. Bem divertido até certo ponto!
Encorpando a posição de filme mais dramático e obscuro da série, este 24º título da franquia consegue algo que muitos de seus antecessores não conseguiram (os com Dalton são exceções): mesclar perfeitamente a ação exagerada e o drama dos personagens. Daniel Craig se entrega completamente, Judi Dench recebe o destaque que sempre mereceu, Javier Bardem constrói o vilão mais aterrador dos 24 filmes e Naomie Harris surpreende com sua Moneypenny porradeira. Já a fotografia de Deakins é um show à parte e a direção inteligente de Mendes acompanha a ação de forma esplendorosa. Deixe o céu cair, porque esse é simplesmente O MELHOR DE TODA A FRANQUIA!!!
Sendo um dos mais curtos da franquia, o 22º filme protagonizado pelo Agente 007 decepciona se comparado ao anterior. Cenas de ação genéricas e mal editadas, vilão raso e esquecível, trama bobinha que se leva a sério demais... Ou seja, erros já cometidos outras vezes na série mas que pioram à mercê do Bond mais sério de Daniel Craig, que entrega bem no papel. Ao todo, defeituoso, porém ainda um bom entretenimento!!!
Os Fantasmas Se Divertem
3.9 1,7K Assista AgoraImagina se um diretor conhecido por seus trabalhos loucos tomasse um chá de cogumelo bonito e começasse a fazer um novo filme. This is BEETLEJUICE!!!!
Jogador Nº 1
3.9 1,4K Assista AgoraSabe aquele Spielberg que dirigiu O Terminal, Guerra dos Mundos e Indiana Jones 4 e que produziu Transformers? Então, ESQUECE!
Sabe aquele Spielberg que dirigiu E.T., Tubarão, Jurassic Park e os três primeiros Indiana Jones e que produziu Os Goonies? ELE VOLTOOOOOOOOOOUUUUU!!!!
Oitava Série
3.8 336 Assista AgoraA cena dela com o pai na fogueira em que ela pergunta se ele é triste por ter uma filha como ela e o discurso que ele faz quando finalmente consegue se comunicar com a filha é algo de uma humanidade tão grande que dá um nó na garganta muito grande. Se todos os pais fossem assim, teríamos famílias lindas no mundo todo!
Oitava Série
3.8 336 Assista AgoraTantos filmes com tantos protagonistas homens e as mulheres tendo que se identificar com o sexo oposto. Hoje em dia, a maior frequência de protagonismo feminino faz com que homens se identifiquem com personagens mulheres, o que é importantíssimo. Kayla é provavelmente a personagem mais real do ano e uma das mais identificáveis. Não se enganem, tem muito jovem que nem ela!!!
Garotas Selvagens
3.1 357 Assista AgoraAlguém aí disse guilty pleasure? kkkkkkkkkkkkkk
Filme horroroso, mas extremamente divertido!
Halloween 2: O Pesadelo Continua
3.4 485 Assista AgoraGeralmente, as sequências de filmes de terror costumam ser escamosas de tão horríveis. Mas até que Halloween 2 ainda é divertido apesar de não ter nem metade da originalidade técnica do primeiro.
Halloween: A Noite do Terror
3.7 1,2K Assista AgoraNão se fazem mais slashers como antigamente. Todo o jogo de câmera subjetiva e tracking shots de Carpenter, a sutileza do roteiro (a explicação pra como ele pega o macacão é coisa de alguns segundos visuais), os passos de Myers sendo regidos pela melodia sintetizada, a escuridão claustrofóbica e as boas interpretações de Donald Pleasence e Jamie Lee Curtis (pra seu primeiro filme, ela tá ótima) fazem desse clássico um dos filmes de terror mais apreensivos da história. OK, os assassinatos podem não ser tão brutais, mas pensem só: quando o cinema de terror começou a focar no gore, ele só foi despencando!
Perfume: A História de um Assassino
4.0 2,2KUm filme brutal e cru que surpreendentemente ainda consegue ser poético e lírico em seus minutos finais. Jean-Baptiste é um dos serial killers mais interessantes do cinema e da literatura, sem mais!
A Hora do Lobo
4.2 308Assim como em Persona, Bergman aqui usa 1h20 de filme pra estudar os cantos mais obscuros da psiquê humana, dessa vez tomando como linguagem um tom mais gótico e lúdico. Quem assiste essa obra, entende de onde David Lynch tirou suas inspirações. É impossível entender tudo com uma assistida. Aqui está mais um Bergman pra ser estudado por gerações!
Sonata de Outono
4.5 491Provavelmente o filme mais cru e seco da obra magistral de Bergman. As interpretações de Bergman e Ullmann são tão engolidas pela direção e pelo roteiro que soam como sólidas, reais, verdadeiras... Aquele desabafo de 20 minutos ao meio do filme é simplesmente uma das melhores e mais profundas cenas do Cinema. E a mensagem que o fim deixa é triste e desesperançosa, porque o laranja do outono acaba e só sobra o cinza do inverno!!!
Sonhos de Mulheres
3.9 28Filme menor e mais simplório de Bergman, em que o mesmo foca em explorar as desilusões do amor pelos pontos de vista de uma mulher experiente e de uma jovem sonhadora. MAIS UMA VEZ, Harriet Andersson e Gunnar Björnstrand sensacionais!!!
Sorrisos de uma Noite de Amor
4.0 58Agora sei de onde Woody Allen tirou sua fórmula de múltiplos romances que se esbarram ao longo de uma curta comédia. Filme impecável, disparado a melhor comédia romântica de todos os tempos. Gunnar Björnstrand é um dos melhores recorrentes de Bergman. A cena do "suicídio" e a da roleta russa são geniais. Bergman desde o início obcecado por badaladas de sino e tic-tac de relógios.
O Sétimo Selo
4.4 1,0KÉ bizarro notar que você, espectador, fez uma trajetória representada por 3 personagens. Minha vida em relação à fé foi assim. Comecei esperançoso e crédulo como Jof, após alguns acontecimentos comecei a questionar como Antonius e, depois de alguns questionamentos, passei pro sarcasmo pessimista de Jons. A linguagem que Bergman usa pra tratar de assuntos como crise existencial, redenção, fé, relações humanas e leis naturais, assim como oferecer uma visão crua e realista dos tempos medievais na Europa, em um filme de 1h30 é de cair o queixo. Uma das obras mais importantes do Cinema como arte!!!
Harry Potter e o Cálice de Fogo
4.1 1,2K Assista AgoraMais uma vez amadurecendo em tom e temática, este quarto exemplar da saga do trio de bruxos de Hogwarts (dessa vez, bem mais pro lado do Harry do que do trio em si) é uma aventura sombria e lúgubre, sem medo de impressionar seus fãs mais jovens. Porém, sua duração desnecessariamante longa e suas sub-tramas acabam deixando o filme inchado demais, deixando-o até mesmo irregular, alternando (de forma não fluida) cenas extremamente dramáticas com trechos mais cômicos, o que acaba cortando a atmosfera do filme. Ainda assim, divertido e um divisor de águas pra saga!!!
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
4.2 1,5K Assista AgoraRepresentando um amadurecimento necessário à saga de Potter, o terceiro filme deixa todo o universo de Rowling convincente nas telonas, desde os efeitos extremamente competentes (já que há um número maior de criaturas mágicas aqui), passando pelas atuações que já estão em outro nível de apuro (principalmente as dos jovens), chegando finalmente na estonteante e assustadora trilha sonora. Um filme que beira o impecável e finalmente finca o universo de Rowling nas mentes dos mais variados tipos de público e crítica!!!
Harry Potter e a Câmara Secreta
4.1 1,2K Assista AgoraSe firmando como o mais longo da saga, o segundo longa protagonizado por Harry, Rony e Hermione traz uma atmosfera bem mais lúgubre se comparado ao primeiro, embora ainda mantenha seu elemento infantil de matinê, muito comum em filmes de Columbus. Os efeitos melhoraram bastante, a trilha de Williams se mantém impecável e os designs de figurino e cenografia conseguem evoluir (a Câmara Secreta do título é simplesmente assombrosa). Porém, o filme se perde um pouco em sua desnecessária longa duração, o que acaba por tornar-lhe inchado em alguns momentos. Ainda assim, uma ótima aventura!
Harry Potter e a Pedra Filosofal
4.1 1,7K Assista AgoraDando início a uma das maiores adaptações do Cinema, o primeiro filme da saga do jovem bruxo mais influente da literatura oferece uma ótima apresentação de mundo, introduzindo elementos e personagens clássicos, e botando atores de peso como Richard Harris e Maggie Smith pra encabeçar o elenco adulto (e o trio de jovens surpreende!). Os efeitos eram um pouco datados até mesmo pra época, mas não mancham a atmosfera criada por Rowling e mantida por Columbus, Williams e Kloves. Início mais que digno à saga de Potter, Weasley e Granger!!!
Sem Destino
4.0 580 Assista AgoraSendo um dos primeiros do movimento da Nova Hollywood, este filme do jovem Dennis Hopper consegue ser uma grande crítica e uma experiência sensorial maravilhosa. A 1ª metade é belíssima, as panorâmicas do campo, as transições insanas por piscadas, bons minutos sem diálogos, ótima coletânea de rock e country. Já a 2ª metade, uma documentação de como era a vida na estrada, de como era viver no asfalto. Retrato pesado de como aqueles que são presos pelo sistema descontam em cima daqueles que conseguem um mínimo de liberdade. Nicholson já começou a carreira com os dois pés na porta. Inclusive a cena do cemitério provavelmente inspirou bastante o cinema de Danny Boyle!!!
O Convite
3.3 1,1KFilme de atmosfera aterradora e paranoica, que usa muito a manipulação de luz e sombra a seu favor, contando com uma ótima atuação de Logan Marshall-Green e ótima trilha de Theodore Shapiro. O 3º ato por alguns minutos cai em clichês telegrafados, mas fecha com um epílogo excepcional. Ótimo filme da mesma diretora de Jennifer's Body... Sim, nunca pensei que diria isso!
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraVendo alguns comentários abaixo, eu me pego pensando:
As pessoas superestimam demais o "entender" e subestimam o "sentir".
Elas supervalorizam demais o ritmo e subjugam o questionamento.
Vejo pessoas comentando que o filme só oferece imagens bonitas. Sim, esse filme, que basicamente previu o futuro, que basicamente mostra a evolução humana com um simples match cut, além de englobar temas como a origem da violência como característica da Humanidade, "a espada se virando contra a forja" (figura do HAL 9000), a exploração do espaço desconhecido, sem som, claustrofóbico e infindável que é o espaço. Quem assiste Kubrick e só enxerga a superfície, perde uma das melhores experiências cinematográficas de todos os tempos.
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraO cinema de Paul Thomas Anderson é provavelmente o mais perto de um cinema kubrickiano na Era Moderna do Cinema. Todos os seus trabalhos (com exceção de Magnolia, que eu realmente acho prepotente) me marcam de forma aterradora. There Will Be Blood foi um marco gigantesco e um dos melhores filmes que eu já vi. Phantom Thread é extremamente profundo. E esse The Master é completamente manipulador, cerebral... O bom do cinema do ainda jovem PTA é que ele toma seu tempo pra desenvolver TODOS os seus personagens e temas. Nunca são filmes corridos. Sempre são filmes lentos, mas que se você chegar a analisar cena por cena, nenhuma é à toa. Cada uma tem uma infinidade de discussões a tratar. Esse The Master é fantástico e é uma pena que seja um dos menos comentados do diretor.
007 Contra Spectre
3.3 1,0K Assista AgoraSendo o mais longo dentre os 24 filmes da franquia, este 24º exemplar da franquia protagonizada por James Bond tem uma primeira hora excepcional. Uma das melhores introduções, uma abertura lindíssima e ótimas sequências de perseguição. Porém, o resto do longa decepciona por se alongar mais do que devia e por ser extremamente familiar, tornando-se, de certa forma, genérico. Craig está bem no papel, mas não tão inspirado. Léa Seydoux é uma Bondgirl esquecível e Ralph Fiennes oferece um bom M, enquanto Waltz é um desperdício de potencial. Ainda bem que a direção de Mendes continua afiadíssima. Bem divertido até certo ponto!
007: Operação Skyfall
3.9 2,5K Assista AgoraEncorpando a posição de filme mais dramático e obscuro da série, este 24º título da franquia consegue algo que muitos de seus antecessores não conseguiram (os com Dalton são exceções): mesclar perfeitamente a ação exagerada e o drama dos personagens. Daniel Craig se entrega completamente, Judi Dench recebe o destaque que sempre mereceu, Javier Bardem constrói o vilão mais aterrador dos 24 filmes e Naomie Harris surpreende com sua Moneypenny porradeira. Já a fotografia de Deakins é um show à parte e a direção inteligente de Mendes acompanha a ação de forma esplendorosa. Deixe o céu cair, porque esse é simplesmente O MELHOR DE TODA A FRANQUIA!!!
007: Quantum of Solace
3.4 683 Assista AgoraSendo um dos mais curtos da franquia, o 22º filme protagonizado pelo Agente 007 decepciona se comparado ao anterior. Cenas de ação genéricas e mal editadas, vilão raso e esquecível, trama bobinha que se leva a sério demais... Ou seja, erros já cometidos outras vezes na série mas que pioram à mercê do Bond mais sério de Daniel Craig, que entrega bem no papel. Ao todo, defeituoso, porém ainda um bom entretenimento!!!