Foi com ansiedade que esperei a estreia de Erich von Stroheim na lista, e ela foi realmente recompensada. Stroheim dirigi o filme com brilhantismo e interpreta com maestria o Conde Sergius Karamzin, um cretino conquistador dos mais bem feitos da história do cinema. Crítica completa: goo.gl/6nhAlK
Este foi decididamente um filme peculiar. Usando uma estrutura pouco vista em filmes (como se o autor estivesse apresentando um projeto para nós) este "documentário" romantizado consegue ser ao mesmo tempo sensível, humano e reflexivo. Crítica completa: goo.gl/ZSukbX
Todos conhecem a clássica história de Drácula, adaptada dezenas de vezes para o cinema. Assistir esta adaptação (uma das três primeiras da história) traz uma sensação especial. Crítica completa: goo.gl/lFJ2d3
Nanook, o Esquimó, é um filme interessante de se assistir, mas de modo algum lhe anima, diverte ou instiga. Entendo que por ser um documentário devo ignorar um pouco isto, mas não sou realmente um grande fã do gênero. Crítica completa: goo.gl/BesPem
Confesso que este filme passou duas semanas baixado no meu computador sem ser assistido, tinha a plena convicção de que as mais de 4 horas deste filme seriam entediantes. Eu não poderia estar mais enganado. Crítica completa: goo.gl/eVGz8Q
Órfãs da Tempestade é a despedida, em grande estilo, de Griffith de nossa lista. Um melodrama envolvente com um fundo histórico da Revolução Francesa que nos conquista desde o inicio até o fim. O drama das irmãs separadas e do amor entre Henriette e De Vaudrey nos emocionam Crítica Completa: goo.gl/A5qVsR
O filme se apresenta como um terror, mas acaba nos entregando muito mais uma mistura de drama/suspense. Obviamente isso não estraga a obra, que é extremamente bem construída. Este clássico sueco demonstra a triste história de um homem que se perdeu na vida e teve todas as chances para se arrepender, mas nunca o fez. É um filme que desenha perante nossos olhos alguns dos mais sombrios (e esperançosos) sentimentos humanos Crítica completa: goo.gl/k2lLCZ
O filme é valioso como um registro histórico da luta pelo direito dos negros e contra o preconceito, mas apenas por isso. A sua história é fraca e pouco linear, difícil de entender e, acreditem, extremamente chata. Crítica completa: goo.gl/s76Onu
Com várias reviravoltas e cenas emocionantes, as 2 horas e meia do filme parecem passar rápido. As atuações fenomenais de Lilian Gish e Lowell Sherman, com destaques também para Richard Barthelmess e Vivia Ogden, conduzem o filme com uma naturalidade pouco usual para um melodrama desta magnitude. Eu diria que esta obra é o conjunto de toda a sabedoria que Griffith aprendeu em suas falhas e em seus acertos. Crítica completa: goo.gl/f610QL
Lírio Partido se mostrou uma agradável surpresa. Ao contrário de O Nascimento de Uma Nação e Intolerância, dois grandes e longos épicos de Griffith (um que não gostei e outro que adorei), em Lírio Partido o diretor encontra a sua melhor forma com uma técnica completamente diferente da de seus outros filmes: a simplicidade. Crítica completa: goo.gl/U6n0Hz
Este é o primeiro filme alemão da lista e prevejo que se eles seguirem esse padrão, eu e o cinema alemão teremos um bom relacionamento (aguardando ansioso Marlene Dietrich). O Gabinete do Doutor Caligari é um filme de terror (o primeiro deste gênero aqui) fortemente influenciado pelo período do Expressionismo Alemão, com fortes sombras e raios de luz, com cenários íngremes, de linhas curvas e com um visual escuro. Crítica completa: goo.gl/ywwHX6
Intolerância é, assim como o Nascimento de Uma Nação, outro épico de quase 3 horas dirigido por D.W. Griffith. Porém, ao contrário do anterior, este consegue ser muito mais grandioso e agradável. D.W. Griffith tenta a todo custo melhorar sua imagem de racista neste filme após O Nascimento de Uma Nação. Apesar de ter nos presentado com um belo filme, ele força muito a mensagem de combate a Intolerância, a ponto de tornar óbvio que faz aquilo apenas para a opinião pública, sem realmente concordar com a mensagem do filme. Crítica completa: goo.gl/FT1u9z
O filme é sem dúvidas grandioso, mas ele se arrasta lentamente durante toda a sua longa duração, sem contar o evidente racismo que contorna toda a história. Como pontos positivos devo destacar a ótima atuação de Lilian Gish (que veremos em muitos outros filmes de D.W. Griffith) e a grande inovação que ele trouxe. Não é por menos que Griffith é considerado o pai da Hollywood moderna. Crítica completa: goo.gl/4McmnP
Esposas Ingênuas
3.4 27 Assista AgoraFoi com ansiedade que esperei a estreia de Erich von Stroheim na lista, e ela foi realmente recompensada. Stroheim dirigi o filme com brilhantismo e interpreta com maestria o Conde Sergius Karamzin, um cretino conquistador dos mais bem feitos da história do cinema.
Crítica completa: goo.gl/6nhAlK
Haxan: A Feitiçaria Através dos Tempos
4.2 182 Assista AgoraEste foi decididamente um filme peculiar. Usando uma estrutura pouco vista em filmes (como se o autor estivesse apresentando um projeto para nós) este "documentário" romantizado consegue ser ao mesmo tempo sensível, humano e reflexivo.
Crítica completa: goo.gl/ZSukbX
Nosferatu
4.1 628 Assista AgoraTodos conhecem a clássica história de Drácula, adaptada dezenas de vezes para o cinema. Assistir esta adaptação (uma das três primeiras da história) traz uma sensação especial.
Crítica completa: goo.gl/lFJ2d3
Nanook, o Esquimó
3.8 81 Assista AgoraNanook, o Esquimó, é um filme interessante de se assistir, mas de modo algum lhe anima, diverte ou instiga. Entendo que por ser um documentário devo ignorar um pouco isto, mas não sou realmente um grande fã do gênero.
Crítica completa: goo.gl/BesPem
Dr. Mabuse, o Jogador
4.0 42Confesso que este filme passou duas semanas baixado no meu computador sem ser assistido, tinha a plena convicção de que as mais de 4 horas deste filme seriam entediantes. Eu não poderia estar mais enganado.
Crítica completa: goo.gl/eVGz8Q
Órfãs da Tempestade
3.8 33 Assista AgoraÓrfãs da Tempestade é a despedida, em grande estilo, de Griffith de nossa lista. Um melodrama envolvente com um fundo histórico da Revolução Francesa que nos conquista desde o inicio até o fim. O drama das irmãs separadas e do amor entre Henriette e De Vaudrey nos emocionam
Crítica Completa: goo.gl/A5qVsR
A Carruagem Fantasma
4.3 116O filme se apresenta como um terror, mas acaba nos entregando muito mais uma mistura de drama/suspense. Obviamente isso não estraga a obra, que é extremamente bem construída. Este clássico sueco demonstra a triste história de um homem que se perdeu na vida e teve todas as chances para se arrepender, mas nunca o fez. É um filme que desenha perante nossos olhos alguns dos mais sombrios (e esperançosos) sentimentos humanos
Crítica completa: goo.gl/k2lLCZ
Dentro de Nossos Portões
3.3 33 Assista AgoraO filme é valioso como um registro histórico da luta pelo direito dos negros e contra o preconceito, mas apenas por isso. A sua história é fraca e pouco linear, difícil de entender e, acreditem, extremamente chata.
Crítica completa: goo.gl/s76Onu
Inocente Pecadora
4.0 46 Assista AgoraCom várias reviravoltas e cenas emocionantes, as 2 horas e meia do filme parecem passar rápido. As atuações fenomenais de Lilian Gish e Lowell Sherman, com destaques também para Richard Barthelmess e Vivia Ogden, conduzem o filme com uma naturalidade pouco usual para um melodrama desta magnitude. Eu diria que esta obra é o conjunto de toda a sabedoria que Griffith aprendeu em suas falhas e em seus acertos.
Crítica completa: goo.gl/f610QL
Lírio Partido
4.0 97 Assista AgoraLírio Partido se mostrou uma agradável surpresa. Ao contrário de O Nascimento de Uma Nação e Intolerância, dois grandes e longos épicos de Griffith (um que não gostei e outro que adorei), em Lírio Partido o diretor encontra a sua melhor forma com uma técnica completamente diferente da de seus outros filmes: a simplicidade.
Crítica completa: goo.gl/U6n0Hz
O Gabinete do Dr. Caligari
4.3 522 Assista AgoraEste é o primeiro filme alemão da lista e prevejo que se eles seguirem esse padrão, eu e o cinema alemão teremos um bom relacionamento (aguardando ansioso Marlene Dietrich). O Gabinete do Doutor Caligari é um filme de terror (o primeiro deste gênero aqui) fortemente influenciado pelo período do Expressionismo Alemão, com fortes sombras e raios de luz, com cenários íngremes, de linhas curvas e com um visual escuro.
Crítica completa: goo.gl/ywwHX6
Intolerância
4.0 108 Assista AgoraIntolerância é, assim como o Nascimento de Uma Nação, outro épico de quase 3 horas dirigido por D.W. Griffith. Porém, ao contrário do anterior, este consegue ser muito mais grandioso e agradável. D.W. Griffith tenta a todo custo melhorar sua imagem de racista neste filme após O Nascimento de Uma Nação. Apesar de ter nos presentado com um belo filme, ele força muito a mensagem de combate a Intolerância, a ponto de tornar óbvio que faz aquilo apenas para a opinião pública, sem realmente concordar com a mensagem do filme.
Crítica completa: goo.gl/FT1u9z
O Nascimento de uma Nação
3.0 230O filme é sem dúvidas grandioso, mas ele se arrasta lentamente durante toda a sua longa duração, sem contar o evidente racismo que contorna toda a história. Como pontos positivos devo destacar a ótima atuação de Lilian Gish (que veremos em muitos outros filmes de D.W. Griffith) e a grande inovação que ele trouxe. Não é por menos que Griffith é considerado o pai da Hollywood moderna.
Crítica completa: goo.gl/4McmnP