Marinheiro de Encomenda é um filme que obtém sucesso naquilo que se propunha a ser: mais uma hilariante comédia de Keaton. Não foi a sua melhor, mas definitivamente manteve o alto padrão e fico triste em saber que está é sua despedida da lista. Crítica completa: goo.gl/5n4ITc
O Martírio de Joana D'Arc é extremamente pesado de se assistir, cheio de tensão e agonia. Um filme sufocante, um filme difícil, um filme digno da estreia de Dreyer nesta lista. A interpretação de Falconetti é tão surreal, sendo praticamente impossível tecer um comentário sobre ela. Crítica completa: goo.gl/PNsQ61
Docas de Nova York foi um daqueles filmes deliciosos de assistir, em que nem conseguimos notar o tempo passando. Naquele estilo de "os brutos também amam", a história nos envolve (mesmo sem contar muitos detalhes) e nos faz torcer e acreditar naquele casal. Divertido e agradável, com um romance instigante. Crítica completa: goo.gl/yq8cAg
A Turba é talvez o filme mais emocionante que eu assisti em toda a minha vida. Me lembrou algo da essência de Aurora, é sobre pessoas comuns, um filme em que o público pode se imaginar dentro dele. Crítica completa: goo.gl/jtmSXH
A comédia mais engraçada da lista até este momento, O Caçula conseguiu não apenas me fazer rir em diversos momentos, mas também me envolver em sua história e me aproximar da tela ansioso em seu clímax. Crítica completa: goo.gl/IuTBCm
Napoleão é um épico inovador. Por cinco horas vemos Abel Gance explorar a câmera com maestria enquanto a história mais vívida e detalhada sobre Napoleão nos era contada. Um filme com uma fotografia linda, atuação impecável e com cenas que nos prendiam...até certo ponto. O filme tem seus grandes méritos, mas não se sustenta por 5 horas. Crítica completa: goo.gl/fTmQX9
Esperem um minuto! Esperem um minuto! Vocês ainda não ouviram nada! O Cantor de Jazz, o primeiro filme falado, aquele que abriu as portas para um novo cinema. É difícil analisa-lo apenas como um filme e não como um marco. É difícil se concentrar na história enquanto você ouve as primeiras palavras jamais ditas no cinema, e obviamente ainda existe toda a polêmica sobre o racismo. Para simplificar a minha tarefa irei dividir esta crítica em três: a história, o som e o racismo. Crítica Completa: goo.gl/vGuSRr
Confuso. Chato. São as primeiras palavras que Outubro me traz a cabeça. E extremamente decepcionante. Após Eisenstein nos entregar o envolvente Potemkin, eu esperava no mínimo um filme decente. Crítica Completa: goo.gl/Q8Gx1F
O Monstro do Circo é uma obra brilhante, nos conseguindo envolver e nos prender com uma história cheia de ironia e tragédias. Lon Chaney nos presenteia com outra atuação impecável e verdadeira, com a ainda jovem Joan Crawford fazendo jus ao futuro status de estrela. Crítica completa: goo.gl/AHlbf0
A General é mais um divertidíssimo filme de Buster Keaton, talvez o melhor até agora. Em A General ele explora novamente a mistura entre situações engraçadas/improváveis, acrobacias e cenas espetaculares para a época. Crítica Completa: goo.gl/rKm25I
Metrópolis é um clássico em todos os sentidos, merecendo com toda a pompa e circunstância a sua fama. Fritz Lang é um gênio e nos prova isso ainda mais neste filme. O filme síntese de toda uma luta de classes misturado com a visão do futuro que existia na década de trinta, recheando o mundo de máquinas, cidades tecnológicas e robôs. Um filme sem dúvidas tão atual quanto naquela época, arriscando-me a dizer que ainda mais pertinente hoje em dia. Crítica Completa: goo.gl/nqyxNy
Aurora é um dos melhores, mais doces e mais tocantes filmes que eu já vi na vida. Murnau consegue produzir uma obra extremamente simples, mas que nos transmite um sentimento complexo como em poucos filmes já observei. Realmente é uma obra prima. Crítica Completa: goo.gl/tR9ODA
O primeiro filme de King Vidor da lista nos apresenta uma brilhante mistura de romance com uma forte mensagem anti-guerra. O filme brilha ao ir pouco a pouco criando um sentimento agradável, um clima de camaradagem e amor, com uma paisagem bonita, um romance meloso, amigos engraçados...e então chega a guerra. E a guerra quebra tudo.
Minha primeira experiência com Chaplin na lista foi refrescante. Um filme inteligente, um filme em certo ponto dramático e retratando tragédias (pessoas com fome, preconceito social, etc), mas que Chaplin consegue tornar uma comédia extremamente divertida. Crítica completa: goo.gl/o2BJiC
Se em A Greve o gênio Sergei Eisenstein nos presenteia com uma direção brilhante, porém com uma história fraca, em Encouraçado Potemkin sua direção está ligada a um roteiro coeso e que nos mantém interessados e presos. Crítica completa: goo.gl/H6RZVt
O Fantasma da Ópera foi um filme maravilhoso de assistir, mas perigosamente difícil de opinar. Lon Chaney nos entrega um Fantasma impecável, Mary Philbin consegue representar Christine com perfeição. Crítica completa: goo.gl/wh484c
Sete Oportunidades é mais uma prova da genialidade de Buster Keaton, nos conseguindo fazer rir por quase todos os momentos do filme. Este filme resgata toda a sensação que tive assistindo Nossa Hospitalidade, e me torna cada vez mais fã de Keaton. Crítica completa: goo.gl/2VyNRP
A Última Gargalhada é um filme extremamente tocante. Por mais que tenha mais de 90 anos, ele permanece extremamente atual. Com apenas dois intertítulos o filme quase não nos fala nada, nos deixando livres para "sentir", interpretar e compreender toda a mensagem de queda da dignidade humana que nos é mostrada. Crítica Completa: goo.gl/2vmNWV
Sherlock Jr. é outro filme do hilariante Buster Keaton, que com sua genialidade nos faz rir com suas caras e acrobacias. Neste filme, porém, seu grande mal foi o curto tempo. Toda a diversão que senti em Nossa Hospitalidade não se repetiu totalmente aqui. Crítica Completa: goo.gl/NXTY3p
Contrariando a "sugestão" de Roger Ebert, decidi me aventurar e minha primeira experiência com Ouro e Maldição foi a reconstrução de 240 minutos usando fotos. E não me arrependo de minha escolha. Um filme poderoso, um filme extremamente humano, que consegue nos transmitir uma imagem tentadora sobre a decadência humana por meio da ganância e do amor pelo dinheiro.
O primeiro dos filmes produzidos para exaltarem a União Soviética me provou duas coisas: a primeira é que Sergei Eisenstein é um gênio, a segunda é que mesmo um gênio pode produzir um filme chato e cansativo. Crítica completa: goo.gl/k9zNI2
Um filme diferente dos outros vistos nesta lista, ele nos traz uma aventura daquelas que estamos acostumados a ver hoje em dia. Com cenários espetaculares, O Ladrão de Bagdá diverte e nos prende, mas poderia ser um pouco mais. Crítica completa: goo.gl/EPJc6J
Durante mais de 4 horas acompanhei este ótimo filme de Abel Gance, que em cada uma de suas sequências nos mostrava a Roda girando, a vida girando. Uma história trágica, mitológica, humana e profunda, a Roda é inegavelmente um filme que mexe com nossos sentimentos e se entranha em nossos pensamentos. Crítica completa: goo.gl/VaF5un
Minha experiência anterior com Chaplin (assisti dois de seus filmes e nenhum me animou) me fazia pensar que comédia mudas não eram para mim. Obviamente eu estava enganado. Buster Keaton fez eu rir em todas suas cenas, sem exceção, além de me deixar impressionado com todas aquelas "acrobacias". Crítica completa: goo.gl/JK7QW4
Marinheiro de Encomenda
4.2 42 Assista AgoraMarinheiro de Encomenda é um filme que obtém sucesso naquilo que se propunha a ser: mais uma hilariante comédia de Keaton. Não foi a sua melhor, mas definitivamente manteve o alto padrão e fico triste em saber que está é sua despedida da lista.
Crítica completa: goo.gl/5n4ITc
A Paixão de Joana d'Arc
4.5 229 Assista AgoraO Martírio de Joana D'Arc é extremamente pesado de se assistir, cheio de tensão e agonia. Um filme sufocante, um filme difícil, um filme digno da estreia de Dreyer nesta lista. A interpretação de Falconetti é tão surreal, sendo praticamente impossível tecer um comentário sobre ela.
Crítica completa: goo.gl/PNsQ61
Docas de Nova York
3.8 20Docas de Nova York foi um daqueles filmes deliciosos de assistir, em que nem conseguimos notar o tempo passando. Naquele estilo de "os brutos também amam", a história nos envolve (mesmo sem contar muitos detalhes) e nos faz torcer e acreditar naquele casal. Divertido e agradável, com um romance instigante.
Crítica completa: goo.gl/yq8cAg
A Turba
4.3 24A Turba é talvez o filme mais emocionante que eu assisti em toda a minha vida. Me lembrou algo da essência de Aurora, é sobre pessoas comuns, um filme em que o público pode se imaginar dentro dele.
Crítica completa: goo.gl/jtmSXH
O Caçula
3.9 15A comédia mais engraçada da lista até este momento, O Caçula conseguiu não apenas me fazer rir em diversos momentos, mas também me envolver em sua história e me aproximar da tela ansioso em seu clímax.
Crítica completa: goo.gl/IuTBCm
Napoleão
4.2 33Napoleão é um épico inovador. Por cinco horas vemos Abel Gance explorar a câmera com maestria enquanto a história mais vívida e detalhada sobre Napoleão nos era contada. Um filme com uma fotografia linda, atuação impecável e com cenas que nos prendiam...até certo ponto. O filme tem seus grandes méritos, mas não se sustenta por 5 horas.
Crítica completa: goo.gl/fTmQX9
O Cantor de Jazz
3.4 70 Assista AgoraEsperem um minuto! Esperem um minuto! Vocês ainda não ouviram nada! O Cantor de Jazz, o primeiro filme falado, aquele que abriu as portas para um novo cinema. É difícil analisa-lo apenas como um filme e não como um marco. É difícil se concentrar na história enquanto você ouve as primeiras palavras jamais ditas no cinema, e obviamente ainda existe toda a polêmica sobre o racismo. Para simplificar a minha tarefa irei dividir esta crítica em três: a história, o som e o racismo.
Crítica Completa: goo.gl/vGuSRr
Outubro
4.0 51 Assista AgoraConfuso. Chato. São as primeiras palavras que Outubro me traz a cabeça. E extremamente decepcionante. Após Eisenstein nos entregar o envolvente Potemkin, eu esperava no mínimo um filme decente.
Crítica Completa: goo.gl/Q8Gx1F
O Monstro do Circo
4.0 52 Assista AgoraO Monstro do Circo é uma obra brilhante, nos conseguindo envolver e nos prender com uma história cheia de ironia e tragédias. Lon Chaney nos presenteia com outra atuação impecável e verdadeira, com a ainda jovem Joan Crawford fazendo jus ao futuro status de estrela.
Crítica completa: goo.gl/AHlbf0
A General
4.4 175 Assista AgoraA General é mais um divertidíssimo filme de Buster Keaton, talvez o melhor até agora. Em A General ele explora novamente a mistura entre situações engraçadas/improváveis, acrobacias e cenas espetaculares para a época.
Crítica Completa: goo.gl/rKm25I
Metrópolis
4.4 630 Assista AgoraMetrópolis é um clássico em todos os sentidos, merecendo com toda a pompa e circunstância a sua fama. Fritz Lang é um gênio e nos prova isso ainda mais neste filme. O filme síntese de toda uma luta de classes misturado com a visão do futuro que existia na década de trinta, recheando o mundo de máquinas, cidades tecnológicas e robôs. Um filme sem dúvidas tão atual quanto naquela época, arriscando-me a dizer que ainda mais pertinente hoje em dia.
Crítica Completa: goo.gl/nqyxNy
Aurora
4.4 204 Assista AgoraAurora é um dos melhores, mais doces e mais tocantes filmes que eu já vi na vida. Murnau consegue produzir uma obra extremamente simples, mas que nos transmite um sentimento complexo como em poucos filmes já observei. Realmente é uma obra prima.
Crítica Completa: goo.gl/tR9ODA
O Grande Desfile
3.9 24 Assista AgoraO primeiro filme de King Vidor da lista nos apresenta uma brilhante mistura de romance com uma forte mensagem anti-guerra. O filme brilha ao ir pouco a pouco criando um sentimento agradável, um clima de camaradagem e amor, com uma paisagem bonita, um romance meloso, amigos engraçados...e então chega a guerra. E a guerra quebra tudo.
Crítica completa: goo.gl/PlACoj
Em Busca do Ouro
4.4 275 Assista AgoraMinha primeira experiência com Chaplin na lista foi refrescante. Um filme inteligente, um filme em certo ponto dramático e retratando tragédias (pessoas com fome, preconceito social, etc), mas que Chaplin consegue tornar uma comédia extremamente divertida.
Crítica completa: goo.gl/o2BJiC
O Encouraçado Potemkin
4.2 342 Assista AgoraSe em A Greve o gênio Sergei Eisenstein nos presenteia com uma direção brilhante, porém com uma história fraca, em Encouraçado Potemkin sua direção está ligada a um roteiro coeso e que nos mantém interessados e presos.
Crítica completa: goo.gl/H6RZVt
O Fantasma da Ópera
3.9 82 Assista AgoraO Fantasma da Ópera foi um filme maravilhoso de assistir, mas perigosamente difícil de opinar. Lon Chaney nos entrega um Fantasma impecável, Mary Philbin consegue representar Christine com perfeição.
Crítica completa: goo.gl/wh484c
Sete Oportunidades
4.1 62Sete Oportunidades é mais uma prova da genialidade de Buster Keaton, nos conseguindo fazer rir por quase todos os momentos do filme. Este filme resgata toda a sensação que tive assistindo Nossa Hospitalidade, e me torna cada vez mais fã de Keaton.
Crítica completa: goo.gl/2VyNRP
A Última Gargalhada
4.2 102 Assista AgoraA Última Gargalhada é um filme extremamente tocante. Por mais que tenha mais de 90 anos, ele permanece extremamente atual. Com apenas dois intertítulos o filme quase não nos fala nada, nos deixando livres para "sentir", interpretar e compreender toda a mensagem de queda da dignidade humana que nos é mostrada.
Crítica Completa: goo.gl/2vmNWV
Bancando o Águia
4.5 135 Assista AgoraSherlock Jr. é outro filme do hilariante Buster Keaton, que com sua genialidade nos faz rir com suas caras e acrobacias. Neste filme, porém, seu grande mal foi o curto tempo. Toda a diversão que senti em Nossa Hospitalidade não se repetiu totalmente aqui.
Crítica Completa: goo.gl/NXTY3p
Ouro e Maldição
4.1 32 Assista AgoraContrariando a "sugestão" de Roger Ebert, decidi me aventurar e minha primeira experiência com Ouro e Maldição foi a reconstrução de 240 minutos usando fotos. E não me arrependo de minha escolha. Um filme poderoso, um filme extremamente humano, que consegue nos transmitir uma imagem tentadora sobre a decadência humana por meio da ganância e do amor pelo dinheiro.
Crítica completa: goo.gl/gNvo8L
A Greve
4.1 62 Assista AgoraO primeiro dos filmes produzidos para exaltarem a União Soviética me provou duas coisas: a primeira é que Sergei Eisenstein é um gênio, a segunda é que mesmo um gênio pode produzir um filme chato e cansativo.
Crítica completa: goo.gl/k9zNI2
O Ladrão de Bagdá
3.9 37 Assista AgoraUm filme diferente dos outros vistos nesta lista, ele nos traz uma aventura daquelas que estamos acostumados a ver hoje em dia. Com cenários espetaculares, O Ladrão de Bagdá diverte e nos prende, mas poderia ser um pouco mais.
Crítica completa: goo.gl/EPJc6J
A Roda
3.7 26Durante mais de 4 horas acompanhei este ótimo filme de Abel Gance, que em cada uma de suas sequências nos mostrava a Roda girando, a vida girando. Uma história trágica, mitológica, humana e profunda, a Roda é inegavelmente um filme que mexe com nossos sentimentos e se entranha em nossos pensamentos.
Crítica completa: goo.gl/VaF5un
Nossa Hospitalidade
4.2 53 Assista AgoraMinha experiência anterior com Chaplin (assisti dois de seus filmes e nenhum me animou) me fazia pensar que comédia mudas não eram para mim. Obviamente eu estava enganado. Buster Keaton fez eu rir em todas suas cenas, sem exceção, além de me deixar impressionado com todas aquelas "acrobacias".
Crítica completa: goo.gl/JK7QW4