O filme parte da premissa em falar dos grupos étnicos q se odeiam reciprocamente no que foi a Iugoslávia (sérvios, croatas, bósnios, albaneses, kosoveses) e um grupo q é, em consenso, odiado por todos eles: os gays. O filme se utiliza de um ou dois "Deus ex-machina" para solucionar os problemas q aparecem ao longo na narrativa, mas mesmo assim, o filme é muito simbólico. Um sérvio indo atrás de aliados em todos os países da extinta Iugoslávia, de povos q estiveram unidos por tantas décadas, e q acabaram entrando em conflito. A questão LGBT tbm é extremamente importante.
O q eu considerei como Deus ex-machina: a hora que o veterinário cuida do nascimento da cabra do nacionalista croata, e no própria forma como o gangster é convencido, a contra gosto, a ajudar na tarefa de fazer a proteção na parada gay.
Eh um filme muito interessante, por q mistura road movie com uma critica social a situação de pessoas e regiões esquecidas do México. O trama marca uma forte contradição, entre os protagonistas (jovens ricos da Cidade do México) e as pessoas esquecidas e oprimidas em muitas partes do país, que é o cenário onde se desenvolve a trama.
Eu gostei muito do filme por mostrar um pouco da vida dos turcos na Alemanha. Sibel é uma personagem bem construída e eu gostei muito dela (é uma jovem com tendencias suicidas, e q procura viver á sua maneira, livre das imposições conservadoras da cultura turca). Cahit é aquele arquétipo de quarentão, que perdeu o rumo, sofre de crise de meia idade, está em decadência, e q precisa conhecer alguém para entrar nos eixos (muitos filmes seguem essa linha narrativa, mas aqui, isso não é um problema).
Fellini, Pasollini...Esses diretores italianos clássicos, dos anos 70, pouco me interessaram até o momento...Mas se esta velha escola italiana não me chamou a atenção, este é um dos poucos filmes italianos que me satisfizeram. É um filme muito foda... Para entender a história da Itália, eu poderia me demorar em longas e solitárias pesquisas bibliográficas...Este filme consegue fazer uma síntese da história da Itália, dos anos 60, até o inicio deste século. Pelo interesse histórico, já vale muito assistir.
Para além de toda a romantização que podemos fazer de mafiosos no cinema, e suas familias, q representam a contradição entre conservadorismo e vida criminosa; neste filme, os mafiosos são retratados como Estado e instituição reguladora de toda a vida social. O filme é muito feliz em nos mostrar o q era a Sicilia, pós-guerra, controlada pela Máfia, e o conflito entre os mafiosos e os comunistas.
Gosto como este filme explora temas como separação e influência dos pais. A separação dos pais não é, tão somente, uma separação entre duas pessoas...É a criação de dois partidos opostos, o irmão mais novo q vai se identificar mais com a mãe, e o filho mais velho q será adepto do partido do pai. Sobre a influência, é muito interessante ver como o filho mais velho é extremamente influenciado pelo seu pai, um intelectual e romancista. Suas opniões e suas concepções de mundo não são suas, mas de seu pai. Em todo filme ele está apenas repetindo as coisas q seu pai pensa e fala. É só mais tarde, na trama, q ele vai começar a demonstrar q está desenvolvendo um identidade própria. Eu me identifiquei muito com isso, pois eu era assim qndo adolescente...Não lia nenhum livro, e as opiniões que eu tinha do mundo eram as opiniões de meu pai - formado em história.
O filme tinha algumas premissas interessantes, mas tem uma trama muito desinteressante e até irritante: a relação do protagonista com a garota não convence e não é interessante. A própria garota, no último ato, reconhece a falta de algo mais interessante e real na relação entre eles. Essa relação, q é o foco do filme, é uma coisa muito arrastada, e um fardo para aquele q assiste.
É mais um filme do gênero "adolescente que vai morrer",
O filme teria mais potencial de ser um bom road movie se as aventuras da protagonista, na estrada, não se limitassem tão somente a estes dois personagens que ela encontra. Q isso só fosse uma parte da história. Mas o final em aberto foi muito interessante.
Esse filme entra naquela categoria de fillmes q retratam lugares onde as pessoas são reprimidas e condenadas por fazerem coisas q, para nós, são tão banais e inocentes como se divertir, brincar, andar com garotos...Eh daquele tipo de filme de se irritar com o conservadorismo q ainda é tão forte no mundo todo (e nem precisamos ir tão longe, como um país de maioria muçulmana).
Além da critica corrente de muitos, sobre o fetichismo nesse filme e do diretor ter explorado as atrizes sexualmente, eu ressalto uma coisa q eu achei extremamente irritante nesse filme: a sua narrativa. O filme acaba naquela linha narrativa de "traição" e ciúme, q eu acho uma merda (principalmente por eu não compactuar com a monogamia).
Eh um filme sobre resistência...Nós temos a tendencia de imaginar q as pessoas q vivem sob regimes fundamentalistas islâmicos, vivem de forma passiva em relação a eles...O filme é feliz em mostrar as pequenas sutilezas e as pequenas formas de resistências, q essas pessoas (q são, a priori, islâmicas), tem as imposições destes fundamentalistas.
Mais uma vez Charlize consegue convencer como uma mulher alcoólatra decadente (um tipo de papel q ela sabe fazer muito bem, além de muitos outros arquétipos q ela tbm conseguiu interpretar com maestria). Nesse filme em especifico, Charlie interpreta uma escritora decadente, que está em processo de se tornar alcoólatra, e q foi iludida pelo próprio engodo do tipo de literatura q ela escreve (comédia romântica), como se todo o universo pude-se se moldar segundo as estruturas narrativas deste tipo de história. Mais um filme do estilo "voltando para a cidade natal", mas q não é enjoativo.
Para mim, esse filme consegue fugir de muitos esteriótipos do gênero, e ele não constrói seus personagens baseados em arquétipos saturados (a patricinha de merda, o valentão, o grupo de nerds...Se estes grupos existem, eles não são tão caricaturados). O relacionamento q a protagonista mantem com os outros personagens é muito interessante...Ela não está sempre em conflito com a mãe, por mais q em geral, seu relacionamento com ela não seja o mais agradavél.
Eh um filme bem forte e tenso...Ele mostra a loucura que é a guerra, e os impactos perversos no corpo e na mente. É foda. Ele não é um filme extremamente genial, mas consegue entregar algo bem devastador...
Um filme muito decepcionante...No final, qndo havia a possibilidade de salvar o filme, transformando-o em um road movie...Porra, uma decepção total esse filme...
O filme se destaca pela atuação de Zoe Kazan, q prova q pode atuar tanto como uma garota meiga e fofa, como uma pessoa desfuncional e viciada em drogas. Eh uma pena q é um filme de terror do arquétipo de ficar preso em um lugar e ser perseguido por um monstro (afffffff)...Como muitos já disseram aqui, ia ser muito melhor se a história fosse construída como um drama familiar, e não um terror.
De longe, o filme mais chato e monótono que eu já vi na minha vida. Ele é a essência e o conceito máximo de filme anti-catartico...Até minha vida é mais emocionante q esse filme - geralmente vemos filmes já com a prerrogativa de ver narrativas muito mais interessantes e grandiosas q nosso cotidiano...Quando o filme não supera nem o nosso cotidiano, é q alguma coisa tá errada...Eu desconfio de uma pessoa q faz um filme tão agonizante de tédio e monotonia.
Então...Eu não entendi quase porra nenhuma desse filme...As atuações são bem estranhas, ridículas e tragicômicas...Por ser tão nonsense, q beira ao riso, eu dou essa nota...Pelo menos ele entretêm de tão bizarro...
Até agora, para mim, é o melhor filme do Godard. Extremamente louco, insano, com cenas e planos sequências que eu gostaria de ter filmado! Meu deus, da onde ele tirou essas idéias...É muito original! É coisa q dificilmente se repetirá...Se um dia eu conseguir ingressar no meio do audio-visual, esse filme será uma influência profunda no meu trabalho...Coisas extremamente aleatórias e fascinantes acontecendo, grandes rupturas com qual quer narrativa imaginada e construída...É muito foda...Só isso que posso dizer.
Eh um filme muito decepcionante...Eu terminei de assistir com o sentimento q houve muito potencial desperdiçado. Muitas partes do filme me irritaram muito e testaram minha paciência, principalmente aquelas q envolvem as interações da protagonista com eventos sociais (festas e afins). Uma falsidade horrível, um tédio de merda, coisas q me causam muita agonia. A narrativa poderia encaminhar para muitas caminhos, mas o desfecho é extremamente decepcionante e brochante...Quer dizer, ela está em lugar foda (alpes suiços), vivendo só com a assistente...Muita coisa poderia acontecer, e a narrativa poderia evoluir de formas muito mais interessantes (virar um road movie, ela nem ter aceitado a peça para o começo de conversa, aumentando em muitas as outras possibilidades e linhas temporais possíveis...). No final, foi um filme q me arrependi de ter visto até o final
Parada
3.7 19O filme parte da premissa em falar dos grupos étnicos q se odeiam reciprocamente no que foi a Iugoslávia (sérvios, croatas, bósnios, albaneses, kosoveses) e um grupo q é, em consenso, odiado por todos eles: os gays. O filme se utiliza de um ou dois "Deus ex-machina" para solucionar os problemas q aparecem ao longo na narrativa, mas mesmo assim, o filme é muito simbólico. Um sérvio indo atrás de aliados em todos os países da extinta Iugoslávia, de povos q estiveram unidos por tantas décadas, e q acabaram entrando em conflito. A questão LGBT tbm é extremamente importante.
O q eu considerei como Deus ex-machina: a hora que o veterinário cuida do nascimento da cabra do nacionalista croata, e no própria forma como o gangster é convencido, a contra gosto, a ajudar na tarefa de fazer a proteção na parada gay.
E Sua Mãe Também
4.0 518Eh um filme muito interessante, por q mistura road movie com uma critica social a situação de pessoas e regiões esquecidas do México. O trama marca uma forte contradição, entre os protagonistas (jovens ricos da Cidade do México) e as pessoas esquecidas e oprimidas em muitas partes do país, que é o cenário onde se desenvolve a trama.
Contra a Parede
4.1 156Eu gostei muito do filme por mostrar um pouco da vida dos turcos na Alemanha. Sibel é uma personagem bem construída e eu gostei muito dela (é uma jovem com tendencias suicidas, e q procura viver á sua maneira, livre das imposições conservadoras da cultura turca). Cahit é aquele arquétipo de quarentão, que perdeu o rumo, sofre de crise de meia idade, está em decadência, e q precisa conhecer alguém para entrar nos eixos (muitos filmes seguem essa linha narrativa, mas aqui, isso não é um problema).
A Melhor Juventude
4.3 55Fellini, Pasollini...Esses diretores italianos clássicos, dos anos 70, pouco me interessaram até o momento...Mas se esta velha escola italiana não me chamou a atenção, este é um dos poucos filmes italianos que me satisfizeram. É um filme muito foda...
Para entender a história da Itália, eu poderia me demorar em longas e solitárias pesquisas bibliográficas...Este filme consegue fazer uma síntese da história da Itália, dos anos 60, até o inicio deste século. Pelo interesse histórico, já vale muito assistir.
Os Cem Passos
4.0 6 Assista AgoraPara além de toda a romantização que podemos fazer de mafiosos no cinema, e suas familias, q representam a contradição entre conservadorismo e vida criminosa; neste filme, os mafiosos são retratados como Estado e instituição reguladora de toda a vida social. O filme é muito feliz em nos mostrar o q era a Sicilia, pós-guerra, controlada pela Máfia, e o conflito entre os mafiosos e os comunistas.
A Lula e a Baleia
3.7 317 Assista AgoraGosto como este filme explora temas como separação e influência dos pais. A separação dos pais não é, tão somente, uma separação entre duas pessoas...É a criação de dois partidos opostos, o irmão mais novo q vai se identificar mais com a mãe, e o filho mais velho q será adepto do partido do pai.
Sobre a influência, é muito interessante ver como o filho mais velho é extremamente influenciado pelo seu pai, um intelectual e romancista. Suas opniões e suas concepções de mundo não são suas, mas de seu pai. Em todo filme ele está apenas repetindo as coisas q seu pai pensa e fala. É só mais tarde, na trama, q ele vai começar a demonstrar q está desenvolvendo um identidade própria. Eu me identifiquei muito com isso, pois eu era assim qndo adolescente...Não lia nenhum livro, e as opiniões que eu tinha do mundo eram as opiniões de meu pai - formado em história.
Manifesto
3.7 116 Assista AgoraO filme é uma masturbação mental extremamente forçada. Não dá pra assistir até o final. O pouco q salva é a Cate Blanchett e a fotografia, talvez.
Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer
4.0 888 Assista AgoraO filme tinha algumas premissas interessantes, mas tem uma trama muito desinteressante e até irritante: a relação do protagonista com a garota não convence e não é interessante. A própria garota, no último ato, reconhece a falta de algo mais interessante e real na relação entre eles. Essa relação, q é o foco do filme, é uma coisa muito arrastada, e um fardo para aquele q assiste.
É mais um filme do gênero "adolescente que vai morrer",
Para Maiores
2.1 1,4KEh um filme q os autores não se levaram a sério. Ele não pretendia ser bom.
Caipira
3.2 324O filme teria mais potencial de ser um bom road movie se as aventuras da protagonista, na estrada, não se limitassem tão somente a estes dois personagens que ela encontra. Q isso só fosse uma parte da história. Mas o final em aberto foi muito interessante.
Cinco Graças
4.3 329 Assista AgoraEsse filme entra naquela categoria de fillmes q retratam lugares onde as pessoas são reprimidas e condenadas por fazerem coisas q, para nós, são tão banais e inocentes como se divertir, brincar, andar com garotos...Eh daquele tipo de filme de se irritar com o conservadorismo q ainda é tão forte no mundo todo (e nem precisamos ir tão longe, como um país de maioria muçulmana).
Azul é a Cor Mais Quente
3.7 4,3K Assista AgoraAlém da critica corrente de muitos, sobre o fetichismo nesse filme e do diretor ter explorado as atrizes sexualmente, eu ressalto uma coisa q eu achei extremamente irritante nesse filme: a sua narrativa. O filme acaba naquela linha narrativa de "traição" e ciúme, q eu acho uma merda (principalmente por eu não compactuar com a monogamia).
Monella, a Travessa
3.1 80Eh um filme simplesmente horrível. Eh daqueles filmes que vc se pergunta por q o assistiu...É tudo q eu consigo lembrar dele.
Timbuktu
3.8 134 Assista AgoraEh um filme sobre resistência...Nós temos a tendencia de imaginar q as pessoas q vivem sob regimes fundamentalistas islâmicos, vivem de forma passiva em relação a eles...O filme é feliz em mostrar as pequenas sutilezas e as pequenas formas de resistências, q essas pessoas (q são, a priori, islâmicas), tem as imposições destes fundamentalistas.
Jovens Adultos
3.0 874 Assista AgoraMais uma vez Charlize consegue convencer como uma mulher alcoólatra decadente (um tipo de papel q ela sabe fazer muito bem, além de muitos outros arquétipos q ela tbm conseguiu interpretar com maestria). Nesse filme em especifico, Charlie interpreta uma escritora decadente, que está em processo de se tornar alcoólatra, e q foi iludida pelo próprio engodo do tipo de literatura q ela escreve (comédia romântica), como se todo o universo pude-se se moldar segundo as estruturas narrativas deste tipo de história. Mais um filme do estilo "voltando para a cidade natal", mas q não é enjoativo.
Quase 18
3.7 604 Assista AgoraPara mim, esse filme consegue fugir de muitos esteriótipos do gênero, e ele não constrói seus personagens baseados em arquétipos saturados (a patricinha de merda, o valentão, o grupo de nerds...Se estes grupos existem, eles não são tão caricaturados). O relacionamento q a protagonista mantem com os outros personagens é muito interessante...Ela não está sempre em conflito com a mãe, por mais q em geral, seu relacionamento com ela não seja o mais agradavél.
A cena no carro, no começo do filme, ela consola a mãe de um encontro mal sucedido.
Vá e Veja
4.5 754 Assista AgoraEh um filme bem forte e tenso...Ele mostra a loucura que é a guerra, e os impactos perversos no corpo e na mente. É foda. Ele não é um filme extremamente genial, mas consegue entregar algo bem devastador...
As Virgens Suicidas
3.8 1,4K Assista AgoraUm filme muito decepcionante...No final, qndo havia a possibilidade de salvar o filme, transformando-o em um road movie...Porra, uma decepção total esse filme...
Um Monstro no Caminho
2.6 178 Assista AgoraO filme se destaca pela atuação de Zoe Kazan, q prova q pode atuar tanto como uma garota meiga e fofa, como uma pessoa desfuncional e viciada em drogas. Eh uma pena q é um filme de terror do arquétipo de ficar preso em um lugar e ser perseguido por um monstro (afffffff)...Como muitos já disseram aqui, ia ser muito melhor se a história fosse construída como um drama familiar, e não um terror.
O Fantasma da Liberdade
4.2 105O Melhor filme do Buñuel, sem dúvida...
Esse é um daqueles filmes que eu gostaria de ter feito...Experimentalismos non-senses, uma ácida critica aos costumes e convenções burguesas...
Andrei Rublev
4.3 131De longe, o filme mais chato e monótono que eu já vi na minha vida. Ele é a essência e o conceito máximo de filme anti-catartico...Até minha vida é mais emocionante q esse filme - geralmente vemos filmes já com a prerrogativa de ver narrativas muito mais interessantes e grandiosas q nosso cotidiano...Quando o filme não supera nem o nosso cotidiano, é q alguma coisa tá errada...Eu desconfio de uma pessoa q faz um filme tão agonizante de tédio e monotonia.
O Globo de Prata
4.1 59Então...Eu não entendi quase porra nenhuma desse filme...As atuações são bem estranhas, ridículas e tragicômicas...Por ser tão nonsense, q beira ao riso, eu dou essa nota...Pelo menos ele entretêm de tão bizarro...
Week-End à Francesa
3.8 108Até agora, para mim, é o melhor filme do Godard. Extremamente louco, insano, com cenas e planos sequências que eu gostaria de ter filmado! Meu deus, da onde ele tirou essas idéias...É muito original! É coisa q dificilmente se repetirá...Se um dia eu conseguir ingressar no meio do audio-visual, esse filme será uma influência profunda no meu trabalho...Coisas extremamente aleatórias e fascinantes acontecendo, grandes rupturas com qual quer narrativa imaginada e construída...É muito foda...Só isso que posso dizer.
Acima das Nuvens
3.6 400Eh um filme muito decepcionante...Eu terminei de assistir com o sentimento q houve muito potencial desperdiçado. Muitas partes do filme me irritaram muito e testaram minha paciência, principalmente aquelas q envolvem as interações da protagonista com eventos sociais (festas e afins). Uma falsidade horrível, um tédio de merda, coisas q me causam muita agonia. A narrativa poderia encaminhar para muitas caminhos, mas o desfecho é extremamente decepcionante e brochante...Quer dizer, ela está em lugar foda (alpes suiços), vivendo só com a assistente...Muita coisa poderia acontecer, e a narrativa poderia evoluir de formas muito mais interessantes (virar um road movie, ela nem ter aceitado a peça para o começo de conversa, aumentando em muitas as outras possibilidades e linhas temporais possíveis...). No final, foi um filme q me arrependi de ter visto até o final