Pelos comentários, percebo que talvez seja um filme mais para italianos ou para quem tem um plano de fundo da situação política de lá. Ele acaba sendo agressivamente político, como eu não me lembro de ter visto algum filme italiano dos últimos tempos, e olha que os tempos por lá não estão nada bons.
Bom, mais uma vez, destoar dos comentários padrão: é um thriler legal, início instigante, a primeira hora passa voando. Daí quando absolutamente dá errado em 5 minutos de filme, ele passa a ser bem mais previsível (não precisa ser muito esperto para saber que daquele jeito não vai terminar, né?). Daí vem uma boa dose de técnica: deixar o filme bem cortado (não se mostra mais "tudo"), deixar possibilidade de muitos desfechos, induzir falsas conclusões, testar "falsos desfechos" etc.
Gostei do filme, mas só acho que "erram a mão" ao fazer finais tão espalhafatosos. Mas, vendo o resto dos comentários, parece que é isto mesmo que a maioria prefere: espalhafato.
Filme italiano, que passa na Itália, mas era exibido com legendas nos cinemas italianos. Tem o jeito do Gomorra: além de vários atores em comum, ele também é agoniante.
Sinceramente estranhando os comentários negativos e a nota baixa. O filme foi exibido na abertura do festival de Berlin, o que basta para saber que não seria uma trama de rainhas e mundos encantados.
Eu achei o filme muito bom, e não pela trama, que é por demais óbvia, nem por figurino, maquiagem etc., que são hoje coisas obrigatórias para filmes de época; mas por algo que passa pela montagem, pela câmera frenética, que revela a percepção frenética da personagem do que está por acontecer, em contraponto com a completa incapacidade dos que governam um dos países mais importantes da época de reagir de forma decente aos acontecimentos (que vão culminar "só" na revolução mais "famosa" do mundo ocidental). Este sentimento vai ficando cada vez mais claro, com o passar do filme até que, de supetão, sem que não se dê conta do tempo que passou, o filme chega ao fim. Mais um mérito imenso, são 100 minutos de cinematografia que retratam três dias, mas que passam em instantes.
Muito longe de 5 estrelas. Filme previsível (aliás, absurdamente previsível) e, me perdoem, mas não dá simplesmente para jogar tudo isto para debaixo do tapete com o argumento de que é uma "homenagem a Hollywood dos anos 50".
Vi a versão de 2007 há mais de quatro anos, mas tenho a impressão de que os dois são praticamente iguais, inclusive nas tomadas escolhidas e nos movimentos de câmera. Mas há cenas que funcionaram mais em um filme do que no outro.
O Georg desta versão é bem melhor, e acredito que também o Fred, mas simpatizei mais com Anna da versão anterior. Acho que os dois que interpretam Paul tem seu altos e baixos nos dois filmes, mas o Paul de 2007 tem uma expressão bem mais sádica, e o desta versão, bem mais calculista.
Acho engraçados alguns comentários. Dizem que o filme é lento, chato e monótono; que o roteiro é fraco e o diretor não mostrou para que veio. Mas, ao que entendi, ninguém abandonou o filme lento, chato e monótono, todos viram até o final, que não é um final esperado (não digo como trama, mas como timing); e acredito que viram com atenção, muitas vezes sem piscar, apesar de não haver grandes elementos que aticem a atenção (violência, sexo, suspense, drama etc.).
Daí há duas possibilidades: (i) o filme é um bosta, mas pessoas o viram até o final, afinal, ele foi muito premiado em Berlim (este festival que acho que muitos não entendem); ou (ii) o filme é bom, simplesmente porque, por mais que a pessoa seja desocupada, não se passa 1h40m na frente de uma tela quase sem piscar para ver um filme monótono, lento e chato.
Tem um livro do Roberto Bolaño, os Detetetives Selvagens, que em um capítulo todas as partes dele terminam com frases idênticas. A primeira é: "Tudo o que começa como comédia acaba como tragédia." Nas seguintes: "Tudo o que começa como comédia acaba como tragicomédia." e "Tudo o que começa como comédia acaba indefectivelmente como comédia." E no final da última parte, no final do capítulo, ele conclui: "Tudo o que começa como comédia acaba como monólogo cômico, mas já não rimos."
Acabei de ver o filme, e só consegui me lembrar destes trechos. Ademais um filme muito teatral, que se passa totalmente em uma casa, cujo argumento (o que tem escrito nestas sinopses, que fazem com que não assistamos alguns filmes) é mínimo, mas que consegue construir uma trama grande, divertida, mas ao mesmo tempo culta e interessante.
Acho válido o Brasil lançar filmes sem grandes pretensões, sem elencos majestosos e sem uma história tão ímpar, mas com um respeito pela audiência, sem forçação de barra ou babaquices. Afinal das contas, eles também são necessários (e este preencheu certinho o tempo de espera que tinha, enclausurado em um shopping).
A crítica italiana detestou o filme, como muitos franceses não gostaram do filme sobre Paris e alguns jornais catalãos, do de Barcelona. A conclusão de um crítico de cinema inglês que vive na Itália, que faz esta associação, é seguinte (livre tradução minha):
"Em resumo, na minha opinião uma parte das reações negativas da imprensa italiana deriva do fato que Woody ter escolhido Roma para fazer um filme medíocre."
Uma Roma de cartões postais e sem nenhuma profundidade. Lugares comuns mil, como o cara do sul que é ladrão e a menina do interior que é sonsa. Poderia ser muito mais, Roma merecia mais dele.
Um defeito do filme: é longo. É muito longo. Com cerca de 1 hora de filme tem fim a primeira "parte". Passa que nem se nota. Depois são quase 1:40h de uma segunda parte que se arrasta um pouco, mas, como já disseram, não deixa de nos deixar sempre com um sorriso na boca.
Jovem e Bela
3.4 477 Assista AgoraAlguém acho algum torrent válido dele?
A Bela Que Dorme
3.2 58 Assista AgoraPelos comentários, percebo que talvez seja um filme mais para italianos ou para quem tem um plano de fundo da situação política de lá. Ele acaba sendo agressivamente político, como eu não me lembro de ter visto algum filme italiano dos últimos tempos, e olha que os tempos por lá não estão nada bons.
Terapia de Risco
3.6 1,0K Assista AgoraBom, mais uma vez, destoar dos comentários padrão: é um thriler legal, início instigante, a primeira hora passa voando. Daí quando absolutamente dá errado em 5 minutos de filme, ele passa a ser bem mais previsível (não precisa ser muito esperto para saber que daquele jeito não vai terminar, né?). Daí vem uma boa dose de técnica: deixar o filme bem cortado (não se mostra mais "tudo"), deixar possibilidade de muitos desfechos, induzir falsas conclusões, testar "falsos desfechos" etc.
Gostei do filme, mas só acho que "erram a mão" ao fazer finais tão espalhafatosos. Mas, vendo o resto dos comentários, parece que é isto mesmo que a maioria prefere: espalhafato.
Reality - A Grande Ilusão
3.6 44 Assista AgoraFilme italiano, que passa na Itália, mas era exibido com legendas nos cinemas italianos. Tem o jeito do Gomorra: além de vários atores em comum, ele também é agoniante.
Adeus, Minha Rainha
3.0 168 Assista AgoraSinceramente estranhando os comentários negativos e a nota baixa. O filme foi exibido na abertura do festival de Berlin, o que basta para saber que não seria uma trama de rainhas e mundos encantados.
Eu achei o filme muito bom, e não pela trama, que é por demais óbvia, nem por figurino, maquiagem etc., que são hoje coisas obrigatórias para filmes de época; mas por algo que passa pela montagem, pela câmera frenética, que revela a percepção frenética da personagem do que está por acontecer, em contraponto com a completa incapacidade dos que governam um dos países mais importantes da época de reagir de forma decente aos acontecimentos (que vão culminar "só" na revolução mais "famosa" do mundo ocidental). Este sentimento vai ficando cada vez mais claro, com o passar do filme até que, de supetão, sem que não se dê conta do tempo que passou, o filme chega ao fim. Mais um mérito imenso, são 100 minutos de cinematografia que retratam três dias, mas que passam em instantes.
A Datilógrafa
3.9 296Muito longe de 5 estrelas. Filme previsível (aliás, absurdamente previsível) e, me perdoem, mas não dá simplesmente para jogar tudo isto para debaixo do tapete com o argumento de que é uma "homenagem a Hollywood dos anos 50".
Dois Dias em Nova York
2.9 108Sofrível.
Violência Gratuita
3.8 738 Assista AgoraVi a versão de 2007 há mais de quatro anos, mas tenho a impressão de que os dois são praticamente iguais, inclusive nas tomadas escolhidas e nos movimentos de câmera. Mas há cenas que funcionaram mais em um filme do que no outro.
O Georg desta versão é bem melhor, e acredito que também o Fred, mas simpatizei mais com Anna da versão anterior. Acho que os dois que interpretam Paul tem seu altos e baixos nos dois filmes, mas o Paul de 2007 tem uma expressão bem mais sádica, e o desta versão, bem mais calculista.
Depois de Lúcia
3.8 1,1K Assista AgoraSó eu que achei o final é uma clara referência ao "Funny Games" do Haneke?
Bárbara
3.5 87 Assista AgoraAcho engraçados alguns comentários. Dizem que o filme é lento, chato e monótono; que o roteiro é fraco e o diretor não mostrou para que veio. Mas, ao que entendi, ninguém abandonou o filme lento, chato e monótono, todos viram até o final, que não é um final esperado (não digo como trama, mas como timing); e acredito que viram com atenção, muitas vezes sem piscar, apesar de não haver grandes elementos que aticem a atenção (violência, sexo, suspense, drama etc.).
Daí há duas possibilidades: (i) o filme é um bosta, mas pessoas o viram até o final, afinal, ele foi muito premiado em Berlim (este festival que acho que muitos não entendem); ou (ii) o filme é bom, simplesmente porque, por mais que a pessoa seja desocupada, não se passa 1h40m na frente de uma tela quase sem piscar para ver um filme monótono, lento e chato.
A Caça
4.2 2,0K Assista Agora"Sempre partimos do princípio que as crianças não mentem. Infelizmente, elas mentem muito."
Muito bom.
Qual é o Nome do Bebê?
4.0 159Tem um livro do Roberto Bolaño, os Detetetives Selvagens, que em um capítulo todas as partes dele terminam com frases idênticas. A primeira é:
"Tudo o que começa como comédia acaba como tragédia."
Nas seguintes:
"Tudo o que começa como comédia acaba como tragicomédia."
e
"Tudo o que começa como comédia acaba indefectivelmente como comédia."
E no final da última parte, no final do capítulo, ele conclui:
"Tudo o que começa como comédia acaba como monólogo cômico, mas já não rimos."
Acabei de ver o filme, e só consegui me lembrar destes trechos. Ademais um filme muito teatral, que se passa totalmente em uma casa, cujo argumento (o que tem escrito nestas sinopses, que fazem com que não assistamos alguns filmes) é mínimo, mas que consegue construir uma trama grande, divertida, mas ao mesmo tempo culta e interessante.
A Busca
3.4 714 Assista AgoraA Busca
3.4 714 Assista AgoraAcho válido o Brasil lançar filmes sem grandes pretensões, sem elencos majestosos e sem uma história tão ímpar, mas com um respeito pela audiência, sem forçação de barra ou babaquices. Afinal das contas, eles também são necessários (e este preencheu certinho o tempo de espera que tinha, enclausurado em um shopping).
Prova de Redenção
4.2 363Tem o filme no The Pirate Bay, em boa qualidade, só não tem legenda em português ainda:
Prova de Redenção
4.2 363Esta imagem é a capa do livro, não filme...
Para Roma Com Amor
3.4 1,3K Assista AgoraA crítica italiana detestou o filme, como muitos franceses não gostaram do filme sobre Paris e alguns jornais catalãos, do de Barcelona. A conclusão de um crítico de cinema inglês que vive na Itália, que faz esta associação, é seguinte (livre tradução minha):
"Em resumo, na minha opinião uma parte das reações negativas da imprensa italiana deriva do fato que Woody ter escolhido Roma para fazer um filme medíocre."
Para Roma Com Amor
3.4 1,3K Assista AgoraUma Roma de cartões postais e sem nenhuma profundidade. Lugares comuns mil, como o cara do sul que é ladrão e a menina do interior que é sonsa. Poderia ser muito mais, Roma merecia mais dele.
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraUm defeito do filme: é longo. É muito longo. Com cerca de 1 hora de filme tem fim a primeira "parte". Passa que nem se nota. Depois são quase 1:40h de uma segunda parte que se arrasta um pouco, mas, como já disseram, não deixa de nos deixar sempre com um sorriso na boca.
Não
4.2 472 Assista AgoraVi no cinema, mas tem torrent dele no The Pirate Bay (thepiratebay.se + torrent + 8015265) e tem no uploaded.net (+ file + lt18icjl).
Mas legenda em qualquer língua (inclusive espanhol), está impossível achar.