1.qualidade do que é conveniente. 2.aquilo que atende ao gosto, às necessidades, ao bem-estar de um indivíduo. Ex: o final desse filme.
3.aquilo que é útil, que simplifica uma rotina, que economiza o tempo etc.; utilidade, vantagem. 4.interesse ou vantagem material, social etc. 5. decoro, decência, distinção. 6.convenções; normas.
Esse documentário é praticamente documento histórico, o reflexo de uma sociedade. Talvez não seja agradável de assistir e não tenha comentários específicos do autor a cada minuto, mas é extremamente relevante. É uma ideia simples, que me lembrou de algumas coisas feitas na Arte Moderna, que da mesma forma, já contribuem só pelo ato. Acho que sim, vale a pena sentar, ver quanta porcaria deu pra juntar num só dia, pensar nisso, e talvez isso sirva pra nos tornar mais críticos no dia-a-dia.
Não sei até onde foi planejado, e até onde é mérito do realizador, mas acho interessante algumas ironias e comentários, como o "vamos pensar" logo no início; e na parte em que aparece um desfile de modas, que a jornalista diz "valorizar diversas etnias" e no entanto, só modelos brancas desfilam.
Com certeza ainda vou pensar muito neste filme..: - primeiro porque não achei nem de longe tão bom quanto dizem, achei pouco criativo, desnecessariamente longo - e pretensioso? -, não achei bem trabalhado como alegoria, algumas coisas (principalmente mudanças de comportamento) são muito bruscas, etc; - segundo porque não me envolveu (sentimentalmente falando), com exceção de uma cena (e atribuo meu choque mais às palavras do que às imagens..), que aliás, não é o final.. E não, não me acho menos vingativa do que ninguém por isso, mas isso me leva a questionar se fiquei "afastada" por causa do cenário, da fotografia, da narração meio fria ou só porque não é "meu tipo" de história. Mas enfim, a questão do cenário é com certeza louvável, conscientemente - pelo menos - não me incomodou e a Nicole Kidman está muito bem.
Vi uma crítica dizendo que há um subtexto político, que deve-se interpretar cada personagem como a representação de um grupo social. E realmente, algumas cenas apontam pra isso (como o conteúdo da carta, no final) e sem esse viés o filme não empolga muito.. Fico me perguntando se não sobraram algumas cenas, ás vezes dá uma sensação de "desnecessário..".
Achei muito mal dirigido e propositalmente confuso.. Não se sintam nem um pouco mal por não entenderem porque era a intenção (sem falar na má organização..). Mas vou ler mais sobre ele pra ver se sobe no meu conceito.
Reparei em um erro (me corrijam se eu não tiver percebido algo no filme...) nesse filme.. No livro, Harry vê Sirius sendo torturado no Ministério e arma um plano que consiste em ir à sala da Umbridge para usar a lareira com Rony e Hermione, enquanto Neville, Gina e Luna distraem a professora e os alunos para que não flagrem o trio principal usando a lareira. No filme, após a visão, Harry, Rony e Hermione vão direto à sala de Umbridge e EM MOMENTO ALGUM CONTAM ISSO AOS OUTROS TRÊS. Vendo o filme, Neville, Luna e Gina não tem nada a ver com isso e vc pensa que ainda estão lá distraídos vendo a fuga dos gêmeos. Mesmo assim, quando o trio principal é flagrado por Umbridge, os outros também são capturados.. E Draco chega a dizer que pegou um deles distraindo alunos, COISA QUE, DE ACORDO COM A MONTAGEM DO FILME ELE NÃO TINHA PQ FAZER.. Não sei como alguém que não leu os livros entende essa cena e fiquei mt brava.. O que custava uma cena rápida do Harry pedindo aos outros pra distrair Umbridge e os alunos??
uma lembrança ou pelo menos o Dumbledore contando ao Harry que Riddle estava interessado no diadema de Ravenclaw e na taça de Lufa-Lufa. Porque depois no Relíquias fica ridículo o Harry adivinhando ou vendo quais são as Horcruxes na hora em que o roteiro precisa.
[spoiler]
Ah, fui só eu que não gostei da atuação do Riddle adolescente?
O melhor filme que eu já vi, meu preferido. Na primeira vez que assisti não gostei e até achei arrogante o fato de ser muito não-linear e interpretativo. Hoje entendo que isso tudo seja uma escolha bem intencionada do Kubrick, que queria causar estranhamento, reflexões (ele acreditava que quando você precisa pensar pra "descobrir" O sentido ou "atribuir" ALGUM sentido às imagens, após fazer isso esse significado lhe causa mais impacto) e prazer sensorial ao público (se os cenários, enquadramentos e fotografia são lindos e impressionantes hoje, imaginem vistos numa tela enorme e em uma época em que as pessoas ainda não haviam visto a Terra do espaço. Além disso, o filme foi lançado no ápice da Contracultura, período no qual as pessoas eram mais receptivas à coisas diferentes e questionamentos, e estava em alta a psicodelia,
que pode ser relacionada à cena em que Dave chega a Júpiter
, o que, talvez, tenha influenciado o seu sucesso na época). O ritmo do filme é compreensível diante do fato de Kubrick - que antes de cineasta era fotógrafo - valorizar o caráter fotográfico - e talvez pictórico, em Barry Lyndon - de seus filmes, ou seja, a observação, a imersão nas imagens, a visualização de cada detallhe, da beleza e de ser um filme rodado no espaço, onde não há gravidade e os movimentos devem ser lentos e cuidadosos. Também vale ressaltar que estamos sim, acostumados a um ritmo americano comercial que nos fará estranhar - e não gostar - de muitos filmes interessantes. Eu li o livro e sim, ele explica melhor a trama, inclusive a "função" do monolito... Mas não sei se ajuda a entender melhor a "mensagem" do filme - minha interpretação não mudou após lê-lo. É bem semelhante, mas tem mais detalhes. É com certeza um sci-fi muito ambicioso, cujo futurismo é baseado em teorias de como pode ser uma tecnologia (ou conhecimento) alienígena muito avançada, o que também dificulta a compreensão/interpretação. Algumas pessoas reclamam da falta de conteúdo, mas acho que ele está lá sim, porém não tão explícito e colocado de uma forma que possibilita várias interpretações. Mas o filme, é claro dá pistas sobre seus temas, por exemplo:
- no famoso salto de milhões de anos em que o osso dá lugar à estação espacial, estamos vendo dois exemplos do poder do homem em transformar a natureza a seu favor, portanto, esse poder e seu uso será um dos temas centrais do filme. - o simples fato de vermos diferentes gerações do ser humano já o coloca como o foco do filme, além é claro, da evolução em si, etc.
Achei esse filme impressionantemente inovador e diferente da - no mínimo - maioria dos filmes dessa época. Algumas características que gostei foram: - a música-tema principal, que toca no ínicio e no fim, não é nem um pouco datada, assim como as atuações contidas, a pouca (ou nenhuma) maquiagem, os rostos e a iluminação sem glamour; - o filme é lento, sim, mas a ótima fotografia, o ritmo constante e as fusões e rimas visuais o tornam extremamente envolvente; - os movimentos de câmera variam bastante e são muito adequados. Dá pra notar o caráter experimental e também expressionista (no modo como o ambiente ou a forma são usados para expressar/ilustrar os sentimentos dos personagens); - o filme usa poucos letreiros - artíficio que nessa época era muito usado de forma redundante e desnecessária -, substituindo-os por planos-detalhe ou outros elementos (como um jornal) o que demonstra criatividade e o torna mais cinematográfico.
É uma pena que tenha sido o único de Mário Peixoto.
Pena que poucos sabem que Sagan fez a ficção científica mais realista de todas e que se preocupava com isso, já que enumerava as inconsistências que via em outras obras.
Não gostei muito. Parece que foi feito só pra assustar adolescentes, inclusive no que toca às diferenças em relação ao livro. O filme não "se importa" com os personagens, não procura entendê-los (falo tanto dos adolescentes quanto dos 'clientes'). Dá pra perceber em vários momentos que a 'mensagem' transmitida, ou a opinião que o filme expressa é de que os adolescentes só pensam no momento ou na "modinha" do meio em que vivem e acabam fazendo burrada. É claro que, em parte, isso é verdade e 'alertar' os jovens é importante. Mas também há outro ponto a ser mostrado, que é a culpa da sociedade e da cultura na vida dessas pessoas. A própria Christiane não deve ter noção do quanto 'não tem voz' no filme.
Ainda não vi, mas esse pôster dá uma boa impressão. Posso estar errada, mas geralmente o enquadramento com "ar" embaixo significa controle sobre o espaço, ou seja, que a personagem tem controle sobre sua vida. Sendo ou não intencional, é adequado à história e despertou meu interesse.
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraConveniência:
substantivo feminino
1.qualidade do que é conveniente.
2.aquilo que atende ao gosto, às necessidades, ao bem-estar de um indivíduo.
Ex: o final desse filme.
3.aquilo que é útil, que simplifica uma rotina, que economiza o tempo etc.; utilidade, vantagem.
4.interesse ou vantagem material, social etc.
5. decoro, decência, distinção.
6.convenções; normas.
Um Dia na Vida
4.1 72Esse documentário é praticamente documento histórico, o reflexo de uma sociedade. Talvez não seja agradável de assistir e não tenha comentários específicos do autor a cada minuto, mas é extremamente relevante. É uma ideia simples, que me lembrou de algumas coisas feitas na Arte Moderna, que da mesma forma, já contribuem só pelo ato. Acho que sim, vale a pena sentar, ver quanta porcaria deu pra juntar num só dia, pensar nisso, e talvez isso sirva pra nos tornar mais críticos no dia-a-dia.
Não sei até onde foi planejado, e até onde é mérito do realizador, mas acho interessante algumas ironias e comentários, como o "vamos pensar" logo no início; e na parte em que aparece um desfile de modas, que a jornalista diz "valorizar diversas etnias" e no entanto, só modelos brancas desfilam.
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Dogville
4.3 2,0K Assista AgoraCom certeza ainda vou pensar muito neste filme..:
- primeiro porque não achei nem de longe tão bom quanto dizem, achei pouco criativo, desnecessariamente longo - e pretensioso? -, não achei bem trabalhado como alegoria, algumas coisas (principalmente mudanças de comportamento) são muito bruscas, etc;
- segundo porque não me envolveu (sentimentalmente falando), com exceção de uma cena (e atribuo meu choque mais às palavras do que às imagens..), que aliás, não é o final.. E não, não me acho menos vingativa do que ninguém por isso, mas isso me leva a questionar se fiquei "afastada" por causa do cenário, da fotografia, da narração meio fria ou só porque não é "meu tipo" de história.
Mas enfim, a questão do cenário é com certeza louvável, conscientemente - pelo menos - não me incomodou e a Nicole Kidman está muito bem.
Os Oito Odiados
4.1 2,4K Assista AgoraVi uma crítica dizendo que há um subtexto político, que deve-se interpretar cada personagem como a representação de um grupo social. E realmente, algumas cenas apontam pra isso (como o conteúdo da carta, no final) e sem esse viés o filme não empolga muito.. Fico me perguntando se não sobraram algumas cenas, ás vezes dá uma sensação de "desnecessário..".
Watchmen: O Filme
4.0 2,8K Assista AgoraAlguém sabe a duração da versão do diretor?
Amor e Tulipas
3.2 98O livro é muito ruim, parece uma novela.. Espero que melhorem um pouco pq esse elenco não merece ser desperdiçado.
Primer
3.5 489 Assista AgoraAchei muito mal dirigido e propositalmente confuso.. Não se sintam nem um pouco mal por não entenderem porque era a intenção (sem falar na má organização..). Mas vou ler mais sobre ele pra ver se sobe no meu conceito.
Spotlight - Segredos Revelados
4.1 1,7K Assista AgoraAlguém sabe se e onde tem a matéria real completa pra ler na internet?
Manhattan
4.1 595 Assista AgoraIsaac, seu egoísta!
Harry Potter e a Ordem da Fênix
4.0 1,1K Assista Agora[/spoiler]
Reparei em um erro (me corrijam se eu não tiver percebido algo no filme...) nesse filme.. No livro, Harry vê Sirius sendo torturado no Ministério e arma um plano que consiste em ir à sala da Umbridge para usar a lareira com Rony e Hermione, enquanto Neville, Gina e Luna distraem a professora e os alunos para que não flagrem o trio principal usando a lareira. No filme, após a visão, Harry, Rony e Hermione vão direto à sala de Umbridge e EM MOMENTO ALGUM CONTAM ISSO AOS OUTROS TRÊS. Vendo o filme, Neville, Luna e Gina não tem nada a ver com isso e vc pensa que ainda estão lá distraídos vendo a fuga dos gêmeos. Mesmo assim, quando o trio principal é flagrado por Umbridge, os outros também são capturados.. E Draco chega a dizer que pegou um deles distraindo alunos, COISA QUE, DE ACORDO COM A MONTAGEM DO FILME ELE NÃO TINHA PQ FAZER.. Não sei como alguém que não leu os livros entende essa cena e fiquei mt brava.. O que custava uma cena rápida do Harry pedindo aos outros pra distrair Umbridge e os alunos??
[spoiler]
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
4.0 1,7K Assista AgoraCena que faltou:
[/spoiler]
uma lembrança ou pelo menos o Dumbledore contando ao Harry que Riddle estava interessado no diadema de Ravenclaw e na taça de Lufa-Lufa. Porque depois no Relíquias fica ridículo o Harry adivinhando ou vendo quais são as Horcruxes na hora em que o roteiro precisa.
[spoiler]
Ah, fui só eu que não gostei da atuação do Riddle adolescente?
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraO melhor filme que eu já vi, meu preferido. Na primeira vez que assisti não gostei e até achei arrogante o fato de ser muito não-linear e interpretativo. Hoje entendo que isso tudo seja uma escolha bem intencionada do Kubrick, que queria causar estranhamento, reflexões (ele acreditava que quando você precisa pensar pra "descobrir" O sentido ou "atribuir" ALGUM sentido às imagens, após fazer isso esse significado lhe causa mais impacto) e prazer sensorial ao público (se os cenários, enquadramentos e fotografia são lindos e impressionantes hoje, imaginem vistos numa tela enorme e em uma época em que as pessoas ainda não haviam visto a Terra do espaço. Além disso, o filme foi lançado no ápice da Contracultura, período no qual as pessoas eram mais receptivas à coisas diferentes e questionamentos, e estava em alta a psicodelia,
que pode ser relacionada à cena em que Dave chega a Júpiter
O ritmo do filme é compreensível diante do fato de Kubrick - que antes de cineasta era fotógrafo - valorizar o caráter fotográfico - e talvez pictórico, em Barry Lyndon - de seus filmes, ou seja, a observação, a imersão nas imagens, a visualização de cada detallhe, da beleza e de ser um filme rodado no espaço, onde não há gravidade e os movimentos devem ser lentos e cuidadosos. Também vale ressaltar que estamos sim, acostumados a um ritmo americano comercial que nos fará estranhar - e não gostar - de muitos filmes interessantes.
Eu li o livro e sim, ele explica melhor a trama, inclusive a "função" do monolito... Mas não sei se ajuda a entender melhor a "mensagem" do filme - minha interpretação não mudou após lê-lo. É bem semelhante, mas tem mais detalhes. É com certeza um sci-fi muito ambicioso, cujo futurismo é baseado em teorias de como pode ser uma tecnologia (ou conhecimento) alienígena muito avançada, o que também dificulta a compreensão/interpretação.
Algumas pessoas reclamam da falta de conteúdo, mas acho que ele está lá sim, porém não tão explícito e colocado de uma forma que possibilita várias interpretações. Mas o filme, é claro dá pistas sobre seus temas, por exemplo:
- no famoso salto de milhões de anos em que o osso dá lugar à estação espacial, estamos vendo dois exemplos do poder do homem em transformar a natureza a seu favor, portanto, esse poder e seu uso será um dos temas centrais do filme.
- o simples fato de vermos diferentes gerações do ser humano já o coloca como o foco do filme, além é claro, da evolução em si, etc.
Limite
4.0 167 Assista AgoraAchei esse filme impressionantemente inovador e diferente da - no mínimo - maioria dos filmes dessa época. Algumas características que gostei foram:
- a música-tema principal, que toca no ínicio e no fim, não é nem um pouco datada, assim como as atuações contidas, a pouca (ou nenhuma) maquiagem, os rostos e a iluminação sem glamour;
- o filme é lento, sim, mas a ótima fotografia, o ritmo constante e as fusões e rimas visuais o tornam extremamente envolvente;
- os movimentos de câmera variam bastante e são muito adequados. Dá pra notar o caráter experimental e também expressionista (no modo como o ambiente ou a forma são usados para expressar/ilustrar os sentimentos dos personagens);
- o filme usa poucos letreiros - artíficio que nessa época era muito usado de forma redundante e desnecessária -, substituindo-os por planos-detalhe ou outros elementos (como um jornal) o que demonstra criatividade e o torna mais cinematográfico.
É uma pena que tenha sido o único de Mário Peixoto.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista Agorahttp://cinemaemcena.com.br/Coluna/Ler/2040/whiplash-e-a-moral-da-historia
Uma boa análise pra entender melhor!
E só tirei uma estrela devido às questões morais.
Deu a Louca em Hollywood
1.8 577 Assista AgoraAté onde minha memória alcança, é o pior filme que vi.
As Aventuras de Pi
3.9 4,4K[/spoiler] O final desse filme é um grande exemplo da frase:"Ops.. Falei demais.."
[spoiler]
Viver a Vida
4.2 391Adorei o trecho de O Martírio de Joana D'arc, apesar de (pelo menos pra mim) ter sido um baita spoiler.
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
3.9 2,0K Assista AgoraTolkien tá vendo isso daí..
Contato
4.1 804 Assista AgoraPena que poucos sabem que Sagan fez a ficção científica mais realista de todas e que se preocupava com isso, já que enumerava as inconsistências que via em outras obras.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista Agorajazz <3
Eu, Christiane F.,13 Anos, Drogada e Prostituída
3.6 1,2K Assista AgoraNão gostei muito. Parece que foi feito só pra assustar adolescentes, inclusive no que toca às diferenças em relação ao livro. O filme não "se importa" com os personagens, não procura entendê-los (falo tanto dos adolescentes quanto dos 'clientes'). Dá pra perceber em vários momentos que a 'mensagem' transmitida, ou a opinião que o filme expressa é de que os adolescentes só pensam no momento ou na "modinha" do meio em que vivem e acabam fazendo burrada. É claro que, em parte, isso é verdade e 'alertar' os jovens é importante. Mas também há outro ponto a ser mostrado, que é a culpa da sociedade e da cultura na vida dessas pessoas. A própria Christiane não deve ter noção do quanto 'não tem voz' no filme.
Livre
3.8 1,2K Assista AgoraAinda não vi, mas esse pôster dá uma boa impressão. Posso estar errada, mas geralmente o enquadramento com "ar" embaixo significa controle sobre o espaço, ou seja, que a personagem tem controle sobre sua vida. Sendo ou não intencional, é adequado à história e despertou meu interesse.