eu só fiquei curiosa mesmo sobre a historia da nina, até parei de ver a serie, vou tentar pegar os eps dela depois. nao que o resto seja ruim, mas, nao sei... tem algo q me cansou (embora eu tenha gostado bastante da primeira semana, qd os personagens nos são apresentados)
parece interessante. a ultima novela de epoca do gilberto braga, "força de um desejo", foi bem boa. o curioso é q as gravaçoes iniciais vao acontecer no centro historico de sao luis, graças à arquitetura parecida, pq o rio tá todo em obras, uma especie de pereira passos reloaded =p
eu curti bastante. não li o livro, mas agora fiquei com vontade. achei meio exagerada a reação do pessoal aqui, entendo q tenha decepcionado os fãs, mas pra quem não conhece a obra, acho que vale a pena assistir, sim.
curti pra caramba o elenco, as atuações, a trilha, o clima de bruxaria (sou agnostica mas super fiquei com vontade de ressuscitar a deusa, viva a deusa \o/) e os figurinos. com lugares tão bonitos, a fotografia provavelmente poderia ser mais bem explorada (nem to falando da qualidade pq eu nao entendo disso e vi num arquivo rmvb toscão, mas acho que podiam ter explorado melhor os lugares mesmo, mostrado mais os castelos, as colinas verdejantes e as florestas).
eu nunca me interessei muito por essa lenda, talvez por focarem sempre em batalhas sangrentas, merlin, graal, yada yada
e no rei que tomou o chifre. alias, curti muito mais essa versão aqui do tal triangulo (só acho injusto a mala sem alça se divertir com os 2, enquanto a protagonista só se fode haha). li alguem aqui embaixo falando de 'porno' (hein?) 'bizarro' por causa dessa ceninha e a do incesto, mas eu achei legal, se a gente não for julgar pela moral cristã, mas pelo lado pagão e tal. fiquei até torcendo pra morgana virar a rainha do irmão, desculpae
mas, enfim, super bacana a ideia de focarem agora nas sacerdotisas. pelo oq andei lendo, todos os outros filmes tem um enfoque bem diferente e negativo em relação a elas. e em qq historia medieval, eu sempre torço pras feiticeiras =p
concordo com os comentários sobre ser muito conteúdo pra pouco tempo. o filme é bem longuinho, mas eu nem senti o tempo passar e mesmo assim ficou a sensação de que faltou mostrar muita coisa.
o filme trata da ascensão do cristianismo e do período em que este conviveu com o paganismo na atual gra-bretanha. eu não conheço quase nada da história (verdadeira) britânica, mas pelo oq eu entendi, foi o resultado da dominação romana sobre os povos celtas (bretões) que viviam ali antes. no filme, o povo da deusa é de origem celta e quer que as novas lideranças mantenham essa tradição antiga. a história toda se passa com eles temendo não só a invasão germânica (saxões), como tb a subjugação da deusa pelos cristãos.
amo a anjelica huston e achei que a atriz aparece pouco. a personagem certamente merecia mais destaque pq chega uma hora q ela simplesmente some (e pra alguém tão poderoso, isso é meio nonsense). percebi tb q não explicam muito quem é o merlin e oq ele estava fazendo ali. ficou parecendo q ele nao tinha tanta importância assim.
tive raiva do arthur pq ele rejeita avalon em nome do deus da guinevere. só que eu acho estranho que a viviane não tenha feito nada pra interfirir durante taaanto tempo (a passagem de tempo não foi bem marcada, eles permanecem quase que com a mesma cara, enquanto o mordred cresce por uns 20 anos hehe). afinal, a briga dela foi com a morgana, não com ele. o_O
eu amei a morgana, especialmente pela atriz tb. mas acho que depois de certo ponto do filme ela perde o foco.
ela vai pra camelot, descobre a verdade, rejeita a viviane por causa da armação, para de usar o cordão 'sagrado' lá, diz que nunca mais voltará, que o filho não será discípulo da deusa, etc. até aí tudo bem. aí ela sai de camelot com a morgause (pq?) e abandona o filho com a tia psicopata, para supostamente protege-lo de avalon (? isso n faz sentido). volta pra camelot, tenta ficar com lancelot, toma um toco. até aí ainda n entendi oq ela foi fazer lá... acho q é só pra ela constatar que o cristianismo dominou o lugar e tal. talvez por causa disso, numa bela noite, ela demonstra que ainda acredita na deusa, se diverte com um garotão de origem celta q a admira. se anima com a ideia de casar com ele, mas acaba caindo na cilada da cunhada e casa com o pai idoso dele. não sabemos quanto tempo ela fica com casada (?) até q ele morre. ela decide voltar a camelot, é atacada no caminho e muda de ideia, decidindo fazer as pazes com avalon. é barrada, fica um tempo (?) com a mãe em glastonbury (ela esqueceu oq ia fazer em camelot? desistiu?) e só volta pra camelot qd fica sabendo das novidades pela guinevere refugiada.
no fim, ela faz as pazes com viviane, volta pra camelot e a gente fica esperando uma super interferência nos planos do mordred em relaçao ao arthur. mas não, ela não faz nada. parece que ela só tem uma visão do q vai acontecer tarde demais, e não consegue impedir o desastre.
e no fim das contas não entendo pq ela não assume o posto de nova dama do lago, com a morte da viviane. ela se resigna a ficar com a mae no convento, vendo a religião delas ser devorada pela outra :/
eu tava com medo de ser uma dessas fantasias sexuais de escritores de meia idade que transformam o corpo feminino em objeto masturbatório. mas não, o filme é incrível, muito bom mesmo.
quase todas as pessoas que criticaram não entenderam que
adolescente sentir tesão por adulto não é errado, o errado é ser conduzido a qualquer prática sexual sem consentimento (ou seja, ciência plena do q se esta fazendo). estou chocada de ler que a protagonista é "puta" e "falsa", e que o pedofilo "pagou o pato". sério mesmo. o errado ali era o vuoso, ele sentia tesao por uma adolescente, imatura como uma criança, e vai tentando molda-la ao gosto dele, utilizando-se de joguetes emocionais pra conseguir oq quer.
eu queria opinar, mas ainda tou pensando sobre o filme. acabei escrevendo um resumao com as minhas impressoes.
uma menina entra na puberdade e com isso passa a ser cobrada pela sociedade que exerça o grande papel imposto a todas as mulheres: ser bonita e atraente para os homens. as outras crianças debocham dela na escola, por não atender às expectativas e por isso a menina fica infeliz.
sendo criada sem pai e por uma mae que prefere ver a filha de forma assexuada, a menina encontra a atenção que precisa no padrasto. ele afirma que quer ajuda-la, elogia sua beleza, faz ela se sentir bem consigo mesma para conseguir se aproximar. a mae, prevendo oq poderia acontecer, culpa a menina pelas intenções deste homem adulto e a manda para longe, viver com um pai repressor.
o pai é de origem libanesa e vive no sul dos estados unidos, onde a comunidade árabe sofre bastante preconceito. ironicamente, seu modo de pensar em bem típico dos seus vizinhos brancos, cristãos, machistas, racistas, pro-guerra. ele até compete com o vizinho militar quem é mais nacionalista, embora o outro só o veja como mais um 'cabeça de turbante' amante de saddam hussein.
a menina é recebida de forma agressiva por esse pai, fazendo-a esconder qualquer traço que remeta à sexualidade emergente, da mesma forma que a mãe fazia. ela não pode se depilar, usar absorvente interno, roupas curtas, nem maquiagem. mais uma vez, jasira não recebe orientação, ninguém está aberto ao diálogo. os pais acreditam que a melhor forma de lidar com o assunto é fingindo que ele nao existe. oq até seria possível, embora não seja correto, se conseguissem controlar cada passo da filha. contudo nao é oq acontece, oq mantem a menina vulnerável a estranhos.
jasira passa a ser baby-sitter na casa dos vizinhos, os vuoso. lá ela tem contato com pornografia escondida e desperta para a própria libido. como qualquer adolescente, ela tem fantasias, mas por falta de informação nao sabe bem como lidar com elas.
o dono da casa, ao contrário dos demais adultos, não a repreende. pelo contrário, passa a alimentar o desejo da menina com elogios e insinuações, ganhando sua confiança. assim, embora tenha negado inicialmente, ela depois confessa se sentir excitada ao ver as revistas, sendo presenteada com uma pelo patrão, oq passa a ser um segredo entre eles.
um dia, o moleque vizinho agride jasira com injurias raciais, oq faz com q ela bata nele. valendo-se, entao, da autoridade de patrão/pai da vítima/homem adulto e experiencia, mr.vuoso intimida jasira, tocando-a sem seu consentimento, enquanto ela afirma sentir dor e pede que ele pare. ele só se afasta enojado quando percebe que ela ainda era virgem. assustada, sem saber direito oq ocorreu, se sentindo culpada pelo desejo que sente por ele e responsavel pelo desejo que provoca, ela nada fala.
ao mesmo tempo, ao ser rejeitada por sua origem etnica na escola, a menina acaba se aproximando de thomas, um aluno negro, com quem começa a ser envolver. o relacionamento dos jovens se desenvolve naturalmente, já que ambos aparentam ter o mesmo grau de inexperiência e tesão mutuo.
mr. vuoso volta a assediar jasira, que o estava evitando desde o estupro. ele afirma que pode ser convocado para a guerra do iraque, diz q sentira falta dela, pede sua atenção. diante dessa nova nova situaçao, jasira aceita sair com ele, q pode oferece-la coisas do mundo adulto como beber margheritas escondidos numa noite. apesar da tentativa, a menina reconhece que thomas respeita a vontade dela, o que faz dele um amante melhor.
(numa das melhores cenas do filme, jasira afirma que deseja ser uma das modelos nuas, tão desejadas nas revistas, quando crescer, mas é imediatamente repreendida por vuoso, já que tal coisa é apenas para 'putas'. não faz sentido que tudo e todos a façam desejar ser uma daquelas mulheres, ao mesmo tempo em que lhe é proibido ser uma daquelas mulheres).
quem começa a observar a aproximação inadequada do vizinho é uma outra vizinha, melina. ela percebe que jasira não tem ninguém para orienta-la e decide ser receptiva com ela, deixando claro para o militar sua prudência em relação à garota. melina faz oq toda mãe deveria fazer, trata da iniciação sexual de forma relativamente tolerante e responsável, embora espere respostas que a confusa jasira ainda não sabe dar.
uma serie de coisas acontecem, vemos o pessimo relacionamento q os pais de jasira tem e como isso a afeta, vemos ela percebendo que nem sempre devemos obedecer nossos pais, de modo que ela se reaproxima e thomas e parece finalmente estar feliz e um pouco livre.
quando tudo parece estar bem, mr. vuoso reaparece inventando que foi convocado, que pode morrer e insinua que seu ultimo desejo antes de partir seria ficar com jasira. ele diz o tempo todo q jasira sabe oq sente e tem plena consciencia dos seus atos, mas nao se responsabiliza pelos proprios atos, afirmando q os mesmos sao provocados por jasira.
mais tarde, jasira confessa à melina que nao tinha vontade, mas fez pq achou q era o certo a se fazer, oq prova q ela foi manipulada. melina a tranquiliza dizendo q a culpa nao foi dela, q ela podia nao saber oq estava fazendo, quem tem que saber é sempre o adulto.
o final, quando tudo vem à tona, é tambem interessante pq jasira continua sendo reprimida pelos motivos errados (por ter uma revista pornografica, por transar com o namorado negro) enquanto ninguem desconfia do verdadeiro segredo que ela vem guardando.
após saber oq jasira passou, thomas acredita que ela não deva mais ser tocada, algo q muitas vítimas de abuso tb sofrem, como se elas não fossem mais seres humanos normais, como se tivessem impuras. jasira diz oq ela sente e quer, ja que o sexo nao é o problema.
pelo nome, eu esperava que falasse mais do mito da histeria, uma coisa mais dramática, mas é uma abordagem bem leve, focada na historia do vibrador mesmo. é daquelas comedias de ficar com um sorrisinho durante o filme todo, mas não gargalhar. (à exceção de duas ceninhas mais 'exageradas', q eu nem curti)
seria bacana se, por ex, abordassem mais claramente pq aquelas pessoas eram assim, i.e. a influencia da igreja, e por conseguinte do estado, condenando a masturbação (isso só aparece em 2 momentos breves: a piada com a rainha vitoria ao final e a explicação médica sobre como aquilo não tinha nada a ver com prazer sexual, uma visão antinatural de uma prática milenar)
uma coisa q eu fiquei intrigada foi: se as clínicas realmente era tão populares, significa q as pacientes não tentavam imitar em casa? quer dizer, se o médico é o hugh dancy, eu até entendo ficar remarcando consulta haha mas fora isso, não faz muito sentido a demora na 'cura'
agora umas observaçoes de fora: fui ver na wikipedia se a historia era real mesmo e acabei lendo q foi um dos primeiros eletrodomesticos comercializados, antes da maioria dos utensilios do lar, oq é bastante irônico (se a gente ignorar q ele n foi criado pensando na mulher, mas nos médicos com LER =p) li tb q foi um sucesso por uns bons anos, até que apareceu na pornografia e perdeu o status de tratamento científico, passando a ser mal visto, cortando o barato das moças de familia. uma ideia libertina com um efeito indiretamente repressor tb é meio irônico.
hugh dancy é aquela coisa fofa de sempre, meio certinho-atrapalhado. e a personagem da maggie é super feminista <3 ao contrário do pessoal aqui de baixo, eu gostei do romance.
acho lindinho como eles vão se entendendo, como ele vai mudando de ideia sobre como é muito mais legal ter uma igual ao lado dele, que compartilha dos mesmos interesses, do que uma esposa obediente e contida. o fato dele apoiar o sonho dela é só amor <3
o filme no começo é bem chatinho, só fica realmente empolgante a partir da cena do sequestro. acho q cumpre bem o papel de thriller, masss tem coisas nele que me irritam muito, uns cliches bem desnecessarios, tipo:
ele se propõe a explorar uma coisa muito séria, que é o tráfico de mulheres. só q ele faz isso de um jeito bem torto. ele nem sequer tenta explicar os motivos desse tipo de crime, nem ser fiel à realidade no que diz respeito a quem são as vítimas e os vilões. vou falar disso mais abaixo.
alem disso, escolheram deliberadamente por uma valoração sobre quais mulheres valem a pena ser salvas e quais não. podiam ter evitado isso de modo bem simples, bastava q indicassem oq ocorreu com aquelas varias moças nos containers e na casa de porta vermelha. elas sao salvas tb? oq é feito delas? a policia/governo dá um jeito no problema? nao sabemos pq o filme se omite quanto a isso.
fica parecendo q realmente só importava o resgate da princesa do papai, ja q consideraram suficiente para um final feliz o resgate da filha do protagonista. quer dizer, o problema é o tráfico de mulheres ou o fato de terem roubado a menina do pai? o filme é sobre o trafico de mulheres, ou sobre o orgulho do cara?
eu nao esperava q ele salvasse todas, nem nada do tipo. seria ainda mais inverossimil (lutar contra 10 homens portando uma arma? ok. libertar as outras vitimas: aí já é demais). mas custava pelo menos colocarem uma ceninha dele falando a respeito? algo tipo: "eu te salvei pq vc estava com a jaqueta da minha filha, eu queria salvar todas elas, mas nao podia". ou talvez até uma breve ligaçao anonima dele pra policia, pedindo para ir até aquele endereço? serio, nao é pedir demais, apenas um pouco de coerencia.
fora que: aff, as virgens valem mais. coooomo assim, cara? como separam as mulheres q valem mais das que valem menos? perguntam pra vítima? ou o cara q escreveu esse roteiro acredita q é possível saber se alguem é virgem analisando a genitália? really? se fosse um filme de época, vá lá, o mundo já foi bem ignorante a respeito. mas 2008, sabe? google taí pra isso. eu senti muito mais pena daquelas dezenas de moças drogadas e prostituídas de um jeito animal naqueles containers.
e o proprio mocinho-salvador faz umas paradas erradas demaissss. como assim, pra me vingar do meu amigo, eu atiro na mulher dele? pq é como se ela fosse um bem danificado dele, né mesmo? como se ela nao fosse um ser humano que nao fez nada contra mim.
porra, o cara indignado pq maltratam a filha dele e oq ele faz? atira em outra mulher inocente. e ainda justifica dizendo q se o amigo tivesse respeito por ele e pela filha (propriedade dele), blablabla... oi?! ele poderia apenas ameaçar o sujeito ou até mesmo atirar, desde q aquele tiro fosse no braço do amigo, nao da mulher. era com o cara q ele tava bolado, nao com a esposa.
o personagem do amigo, alias, é um dos mais podres, pq ele se utiliza do poder pra acobertar algo nojento em troca de dinheiro. ele erra com o amigo, erra com o proprio governo, com a populaçao e tal. e oq acontece com ele? nada. ele n é punido. quem toma um tiro é a esposa. ele não é nem ameaçado. eu entenderia se o heroi tentasse puni-lo e ele usasse o poder do cargo pra se safar. mas nao é isso q acontece. o heroi nem mesmo cogita puni-lo.
tb tava achando uma coisa meio xenofobica os outros viloes serem todos imigrantes. mas a verdade é q esses países são absurdamente mais machistas mesmo, lá há mais exploração da mulher mesmo, então é coerente que a gangue fosse de lá. blz...
poremmm temos um outro problema aí: n é exploraçao da mulher branca rica e ocidental, covardemente sequestrada dentro de sua mansão. é a exploraçao das mulheres que deram o azar de nascerem lá e por diversos motivos (pobreza + cultura machista) são empurradas pra essa vida.
entao fica parecendo q pra gente (o telespectador potencial desse filme é francês, americano, inglês...) ter empatia pelas vítimas, elas tinham q ser brancas e ocidentais. isso é uma merda, não só pq é etnocentrico, como tambem pq afeta a narrativa, já que a gente tem que pelo menos acreditar na trama pra poder se envolver.
ex: se as pessoas no filme voassem e nao houvesse uma explicaçao razoavel pra isso (se tratar de ficçao cientifica, no futuro, outro planeta, licença poética, etc) a gente nao conseguiria se envolver, acreditar, torcer. pq a gente sabe q pessoas no nosso planeta, no presente tempo, nao voam por aí, sem o auxílio de ferramentas. logo é preciso um bom motivo pra usarem algo absurdo.
da mesma forma: sabemos q as maiores vítimas de trafico de mulheres não são jovens ricas sequestradas de suas mansões. podem até ser jovens brancas e ricas sequestradas por um namorado ou parente em quem confiam (como a cena do carro que aparece rapidamente, essa, sim, bem possível). mas o lance da invasao de domicilio, sequestro e tal... é miado demais.
por fim, o cliente precisava mesmo ser um gordo, careca, com cara de muçulmano (como se fosse menos nojento se ele fosse jovem, magro e branco)? o problema é o mesmo acima: qual a probabilidade de ter um sheik na frança (né? pq imigrantes na frança dificilmente são milionários) e numa situação tão arriscada, se ele pode explorar mocinhas na terra dele com muito mais comodidade? se a tara é por virgens, é muito mais facil assediar mocinhas jovens e pobres do que sequestrar moças ricas. na vida real, isso é muito mais comum: pedofilia é mais comum que sequestro de moças ricas.
eu ia gostar imensamente mais do filme se eles fossem honestos de mostrar que o consumidor final desse tipo de crime é branco, ocidental, provavelmente alguem muito parecido com o proprio mocinho e o amiguinho dele do governo. de novo: isoladamente são grandes problemas do filme? nao, pois funcionam, ficamos mesmo com nojo do velho, com pena da moça, e tal. mas a soma de pequenas coisas prejudica, sim, o todo.
enfim, com esse tipo de historia, sou bem mais o Desaparecidas (The missing) que tb tem lá seus cliches, mas é muito melhor.
um filme bem bacana. tem o lance de ser uma "dramedia romantica", a gente fica curioso sobre pedaços q nao sao mostrados pq priorizam o romance, mas a historia em si é interessante e prende a atenção. o começo pode parecer meio chatinho pq os personagens são chatinhos, mas rola todo um amadurecimento ao longo do filme. eu gostei bastante, ignorem as críticas aqui de baixo pq vale a pena :)
tinha começado a ver uma vez, mas larguei por causa do laranjinha e da debora secco. hoje tava de bobeira em casa e resolvi dar uma chance. valeu a pena, não é dos melhores do furtado, mas é legal
as melhores partes são as do professor Levy e da tia May, tem algumas citações muito boas mesmo. e o documentário q o personagem do woody faz sobre o cunhado é sensacional haha
a parte do crime me entediou um pouco, talvez por já ter visto outros suspenses do woody mais recentes (match point e o sonho de cassandra). e a parte do romance... bem, eu nunca vi um casal tão mala antes, oq me impossibilitou de torcer por um desfecho.
tem umas falas podríssimas ("bruxas colocam os homens uns contra os outros" - aff, quem já leu sobre quem a igreja católica considerava "bruxa" vai achar isso bem ofensivo), o padre/a igreja/os templários (?) são os mocinhos (é engraçado que quem pratica a simonia não é do clero). e a peste negra foi causada por demônios, não por falta de saneamento.
drama leve, por vezes divertido, com personagens muito interessantes, algumas cenas visualmente bonitas... fiquei fascinada e deve ser ainda mais atraente pra quem é de são paulo. acho curioso a forma com que alguns dos intelectuais retratados enxergam o pobre com uma curiosidade antropológica e distante, pq, ao mesmo tempo que me identifico um pouco, é tb oq sinto a respeito dessa 'fauna' de elite, rs.
dentro do gênero "assalto a banco", não é lá muito original (me lembrou do próprio ted danson, anos atrás, em "acertando as contas com o papai"), mas é uma comédia engraçadinha. gostei das 3 protagonistas, até da katie holmes, mas especialmente da queen latifah. as explicações são simplórias e até meio bobinhas, podiam ter feito um pouco mais de suspense sobre o final, por ex. além disso, talvez o roteiro pudesse ter investido um pouco mais na relação de amizade entre elas
(colocando pequenos desafios individuais, além do problema q as 3 enfrentam forçosamente juntas), para nos convencer da união kick-ass que tentam retratar.
um filme muito simples, sem grandes dramas ou reviravoltas. achei bem free-spirit, mas não estereotipado. eu, que tenho uma tendência a ser controladora, gosto pq me tira o chão, me faz repensar valores. ao mesmo tempo, os 2 protagonistas são observadores, então foi fácil me identificar. a ótima música faz os minutos passarem bem rápido.
tem um visual um tanto impressionante (uns sobrevoos, câmera em ângulos diferentes, 'roupas' e 'cenários' bonitos, efeitos bacanas) e a ideia é até bonitinha, mas infantil demais (tanto a historia bobinha, com dialogos pobrinhos, qt algumas atuações caricatas) e um tanto arrastado. achei todos os personagens mais do mesmo, parecia q eu ia adivinhando tudo oq ia acontecer. e no final comecei a olhar o relógio pra ver q horas acabava, q é meu indicador pessoal de q não rolou pra mim. me pareceu um sessão da tarde (mas de luxo) q provavelmente deve merecer todos os prêmios tecnicos (e imagino q parte desse mérito seja do diretor, mas como ele não é responsável só por essa parte, n dá pra dizer q mereça levar), mas jamais de melhor filme ou melhor roteiro.
primeira vez q vi achei muito ruim, dessa vez só achei bobinho mesmo. mas dá pra rir dos TOCs do protagonista (ao menos quem se identifica um pouco com os nojinhos). ben stiller é aquela coisa de sempre, mas há quem goste, sei lá... a jennifer tá meio inexpressiva, mas acho q é culpa da personagem rasinha. já a vi bem melhor q isso em outros filmes.
eu esperava que fosse um drama lento e angustiante, que tratasse situações de ignorância/vulnerabilidade com ingenuidade e leveza, como outros ótimos filmes iranianos que já vi. só posso dizer que a angústia é a mesma, mas, de resto... é ágil, verborrágico, cheio de reviravoltas que desafiam nosso julgamento, com personagens bem realistas, frágeis e fortes, inocentes e culpados, que têm razão, mas mentem, enfim, humanos. e, ao contrário dos demais filmes que vi, não notei tanto contraste de costumes, nada em especial me chocou. pq de justiça ineficiente, machismo, violência, religiosidade cega e desigualdade social, o brasil também entende e muito. é uma história perfeitamente adaptável pra nossa realidade.
divertidinho de um jeito caricatural, mas muito delicado. só fiquei esperando que explicassem a origem da ansiedade deles, um pouco da vida de cada um, e até da relação deles, individualmente, com o resto do mundo "normal" (achei, por ex, q os coadjuvantes muito carismáticos da chocolateria foram mal aproveitados). mas quer saber? esqueça tudo isso, veja sem pretensões, e se deixe levar pela doçura e pelas músicas fofas :)
Sessão de Terapia (1ª Temporada)
4.2 141eu só fiquei curiosa mesmo sobre a historia da nina, até parei de ver a serie, vou tentar pegar os eps dela depois. nao que o resto seja ruim, mas, nao sei... tem algo q me cansou (embora eu tenha gostado bastante da primeira semana, qd os personagens nos são apresentados)
Lado a Lado
4.2 176parece interessante. a ultima novela de epoca do gilberto braga, "força de um desejo", foi bem boa. o curioso é q as gravaçoes iniciais vao acontecer no centro historico de sao luis, graças à arquitetura parecida, pq o rio tá todo em obras, uma especie de pereira passos reloaded =p
As Brumas de Avalon
3.6 336eu curti bastante. não li o livro, mas agora fiquei com vontade. achei meio exagerada a reação do pessoal aqui, entendo q tenha decepcionado os fãs, mas pra quem não conhece a obra, acho que vale a pena assistir, sim.
curti pra caramba o elenco, as atuações, a trilha, o clima de bruxaria (sou agnostica mas super fiquei com vontade de ressuscitar a deusa, viva a deusa \o/) e os figurinos.
com lugares tão bonitos, a fotografia provavelmente poderia ser mais bem explorada (nem to falando da qualidade pq eu nao entendo disso e vi num arquivo rmvb toscão, mas acho que podiam ter explorado melhor os lugares mesmo, mostrado mais os castelos, as colinas verdejantes e as florestas).
eu nunca me interessei muito por essa lenda, talvez por focarem sempre em batalhas sangrentas, merlin, graal, yada yada
e no rei que tomou o chifre. alias, curti muito mais essa versão aqui do tal triangulo (só acho injusto a mala sem alça se divertir com os 2, enquanto a protagonista só se fode haha).
li alguem aqui embaixo falando de 'porno' (hein?) 'bizarro' por causa dessa ceninha e a do incesto, mas eu achei legal, se a gente não for julgar pela moral cristã, mas pelo lado pagão e tal. fiquei até torcendo pra morgana virar a rainha do irmão, desculpae
mas, enfim, super bacana a ideia de focarem agora nas sacerdotisas. pelo oq andei lendo, todos os outros filmes tem um enfoque bem diferente e negativo em relação a elas. e em qq historia medieval, eu sempre torço pras feiticeiras =p
concordo com os comentários sobre ser muito conteúdo pra pouco tempo. o filme é bem longuinho, mas eu nem senti o tempo passar e mesmo assim ficou a sensação de que faltou mostrar muita coisa.
o filme trata da ascensão do cristianismo e do período em que este conviveu com o paganismo na atual gra-bretanha. eu não conheço quase nada da história (verdadeira) britânica, mas pelo oq eu entendi, foi o resultado da dominação romana sobre os povos celtas (bretões) que viviam ali antes. no filme, o povo da deusa é de origem celta e quer que as novas lideranças mantenham essa tradição antiga. a história toda se passa com eles temendo não só a invasão germânica (saxões), como tb a subjugação da deusa pelos cristãos.
amo a anjelica huston e achei que a atriz aparece pouco. a personagem certamente merecia mais destaque pq chega uma hora q ela simplesmente some (e pra alguém tão poderoso, isso é meio nonsense). percebi tb q não explicam muito quem é o merlin e oq ele estava fazendo ali. ficou parecendo q ele nao tinha tanta importância assim.
tive raiva do arthur pq ele rejeita avalon em nome do deus da guinevere. só que eu acho estranho que a viviane não tenha feito nada pra interfirir durante taaanto tempo (a passagem de tempo não foi bem marcada, eles permanecem quase que com a mesma cara, enquanto o mordred cresce por uns 20 anos hehe). afinal, a briga dela foi com a morgana, não com ele. o_O
eu amei a morgana, especialmente pela atriz tb. mas acho que depois de certo ponto do filme ela perde o foco.
ela vai pra camelot, descobre a verdade, rejeita a viviane por causa da armação, para de usar o cordão 'sagrado' lá, diz que nunca mais voltará, que o filho não será discípulo da deusa, etc. até aí tudo bem.
aí ela sai de camelot com a morgause (pq?) e abandona o filho com a tia psicopata, para supostamente protege-lo de avalon (? isso n faz sentido). volta pra camelot, tenta ficar com lancelot, toma um toco. até aí ainda n entendi oq ela foi fazer lá... acho q é só pra ela constatar que o cristianismo dominou o lugar e tal.
talvez por causa disso, numa bela noite, ela demonstra que ainda acredita na deusa, se diverte com um garotão de origem celta q a admira. se anima com a ideia de casar com ele, mas acaba caindo na cilada da cunhada e casa com o pai idoso dele. não sabemos quanto tempo ela fica com casada (?) até q ele morre.
ela decide voltar a camelot, é atacada no caminho e muda de ideia, decidindo fazer as pazes com avalon. é barrada, fica um tempo (?) com a mãe em glastonbury (ela esqueceu oq ia fazer em camelot? desistiu?) e só volta pra camelot qd fica sabendo das novidades pela guinevere refugiada.
no fim, ela faz as pazes com viviane, volta pra camelot e a gente fica esperando uma super interferência nos planos do mordred em relaçao ao arthur. mas não, ela não faz nada. parece que ela só tem uma visão do q vai acontecer tarde demais, e não consegue impedir o desastre.
e no fim das contas não entendo pq ela não assume o posto de nova dama do lago, com a morte da viviane. ela se resigna a ficar com a mae no convento, vendo a religião delas ser devorada pela outra :/
Tabu
3.4 120eu tava com medo de ser uma dessas fantasias sexuais de escritores de meia idade que transformam o corpo feminino em objeto masturbatório. mas não, o filme é incrível, muito bom mesmo.
quase todas as pessoas que criticaram não entenderam que
adolescente sentir tesão por adulto não é errado, o errado é ser conduzido a qualquer prática sexual sem consentimento (ou seja, ciência plena do q se esta fazendo). estou chocada de ler que a protagonista é "puta" e "falsa", e que o pedofilo "pagou o pato". sério mesmo. o errado ali era o vuoso, ele sentia tesao por uma adolescente, imatura como uma criança, e vai tentando molda-la ao gosto dele, utilizando-se de joguetes emocionais pra conseguir oq quer.
eu queria opinar, mas ainda tou pensando sobre o filme. acabei escrevendo um resumao com as minhas impressoes.
uma menina entra na puberdade e com isso passa a ser cobrada pela sociedade que exerça o grande papel imposto a todas as mulheres: ser bonita e atraente para os homens. as outras crianças debocham dela na escola, por não atender às expectativas e por isso a menina fica infeliz.
sendo criada sem pai e por uma mae que prefere ver a filha de forma assexuada, a menina encontra a atenção que precisa no padrasto. ele afirma que quer ajuda-la, elogia sua beleza, faz ela se sentir bem consigo mesma para conseguir se aproximar. a mae, prevendo oq poderia acontecer, culpa a menina pelas intenções deste homem adulto e a manda para longe, viver com um pai repressor.
o pai é de origem libanesa e vive no sul dos estados unidos, onde a comunidade árabe sofre bastante preconceito. ironicamente, seu modo de pensar em bem típico dos seus vizinhos brancos, cristãos, machistas, racistas, pro-guerra. ele até compete com o vizinho militar quem é mais nacionalista, embora o outro só o veja como mais um 'cabeça de turbante' amante de saddam hussein.
a menina é recebida de forma agressiva por esse pai, fazendo-a esconder qualquer traço que remeta à sexualidade emergente, da mesma forma que a mãe fazia. ela não pode se depilar, usar absorvente interno, roupas curtas, nem maquiagem.
mais uma vez, jasira não recebe orientação, ninguém está aberto ao diálogo. os pais acreditam que a melhor forma de lidar com o assunto é fingindo que ele nao existe. oq até seria possível, embora não seja correto, se conseguissem controlar cada passo da filha. contudo nao é oq acontece, oq mantem a menina vulnerável a estranhos.
jasira passa a ser baby-sitter na casa dos vizinhos, os vuoso. lá ela tem contato com pornografia escondida e desperta para a própria libido. como qualquer adolescente, ela tem fantasias, mas por falta de informação nao sabe bem como lidar com elas.
o dono da casa, ao contrário dos demais adultos, não a repreende. pelo contrário, passa a alimentar o desejo da menina com elogios e insinuações, ganhando sua confiança. assim, embora tenha negado inicialmente, ela depois confessa se sentir excitada ao ver as revistas, sendo presenteada com uma pelo patrão, oq passa a ser um segredo entre eles.
um dia, o moleque vizinho agride jasira com injurias raciais, oq faz com q ela bata nele. valendo-se, entao, da autoridade de patrão/pai da vítima/homem adulto e experiencia, mr.vuoso intimida jasira, tocando-a sem seu consentimento, enquanto ela afirma sentir dor e pede que ele pare.
ele só se afasta enojado quando percebe que ela ainda era virgem. assustada, sem saber direito oq ocorreu, se sentindo culpada pelo desejo que sente por ele e responsavel pelo desejo que provoca, ela nada fala.
ao mesmo tempo, ao ser rejeitada por sua origem etnica na escola, a menina acaba se aproximando de thomas, um aluno negro, com quem começa a ser envolver. o relacionamento dos jovens se desenvolve naturalmente, já que ambos aparentam ter o mesmo grau de inexperiência e tesão mutuo.
mr. vuoso volta a assediar jasira, que o estava evitando desde o estupro. ele afirma que pode ser convocado para a guerra do iraque, diz q sentira falta dela, pede sua atenção. diante dessa nova nova situaçao, jasira aceita sair com ele, q pode oferece-la coisas do mundo adulto como beber margheritas escondidos numa noite. apesar da tentativa, a menina reconhece que thomas respeita a vontade dela, o que faz dele um amante melhor.
(numa das melhores cenas do filme, jasira afirma que deseja ser uma das modelos nuas, tão desejadas nas revistas, quando crescer, mas é imediatamente repreendida por vuoso, já que tal coisa é apenas para 'putas'. não faz sentido que tudo e todos a façam desejar ser uma daquelas mulheres, ao mesmo tempo em que lhe é proibido ser uma daquelas mulheres).
quem começa a observar a aproximação inadequada do vizinho é uma outra vizinha, melina. ela percebe que jasira não tem ninguém para orienta-la e decide ser receptiva com ela, deixando claro para o militar sua prudência em relação à garota. melina faz oq toda mãe deveria fazer, trata da iniciação sexual de forma relativamente tolerante e responsável, embora espere respostas que a confusa jasira ainda não sabe dar.
uma serie de coisas acontecem, vemos o pessimo relacionamento q os pais de jasira tem e como isso a afeta, vemos ela percebendo que nem sempre devemos obedecer nossos pais, de modo que ela se reaproxima e thomas e parece finalmente estar feliz e um pouco livre.
quando tudo parece estar bem, mr. vuoso reaparece inventando que foi convocado, que pode morrer e insinua que seu ultimo desejo antes de partir seria ficar com jasira. ele diz o tempo todo q jasira sabe oq sente e tem plena consciencia dos seus atos, mas nao se responsabiliza pelos proprios atos, afirmando q os mesmos sao provocados por jasira.
mais tarde, jasira confessa à melina que nao tinha vontade, mas fez pq achou q era o certo a se fazer, oq prova q ela foi manipulada. melina a tranquiliza dizendo q a culpa nao foi dela, q ela podia nao saber oq estava fazendo, quem tem que saber é sempre o adulto.
o final, quando tudo vem à tona, é tambem interessante pq jasira continua sendo reprimida pelos motivos errados (por ter uma revista pornografica, por transar com o namorado negro) enquanto ninguem desconfia do verdadeiro segredo que ela vem guardando.
após saber oq jasira passou, thomas acredita que ela não deva mais ser tocada, algo q muitas vítimas de abuso tb sofrem, como se elas não fossem mais seres humanos normais, como se tivessem impuras. jasira diz oq ela sente e quer, ja que o sexo nao é o problema.
Os Anos 60
3.5 8bem bacana ver as revoluções dos anos 60. é meio triste ver que, mesmo com tanta luta, pouca coisa mudou e as injustiças ainda existem 50 anos depois.
Histeria
3.6 404pelo nome, eu esperava que falasse mais do mito da histeria, uma coisa mais dramática, mas é uma abordagem bem leve, focada na historia do vibrador mesmo.
é daquelas comedias de ficar com um sorrisinho durante o filme todo, mas não gargalhar. (à exceção de duas ceninhas mais 'exageradas', q eu nem curti)
seria bacana se, por ex, abordassem mais claramente pq aquelas pessoas eram assim, i.e. a influencia da igreja, e por conseguinte do estado, condenando a masturbação (isso só aparece em 2 momentos breves: a piada com a rainha vitoria ao final e a explicação médica sobre como aquilo não tinha nada a ver com prazer sexual, uma visão antinatural de uma prática milenar)
uma coisa q eu fiquei intrigada foi: se as clínicas realmente era tão populares, significa q as pacientes não tentavam imitar em casa? quer dizer, se o médico é o hugh dancy, eu até entendo ficar remarcando consulta haha mas fora isso, não faz muito sentido a demora na 'cura'
agora umas observaçoes de fora: fui ver na wikipedia se a historia era real mesmo e acabei lendo q foi um dos primeiros eletrodomesticos comercializados, antes da maioria dos utensilios do lar, oq é bastante irônico (se a gente ignorar q ele n foi criado pensando na mulher, mas nos médicos com LER =p)
li tb q foi um sucesso por uns bons anos, até que apareceu na pornografia e perdeu o status de tratamento científico, passando a ser mal visto, cortando o barato das moças de familia. uma ideia libertina com um efeito indiretamente repressor tb é meio irônico.
hugh dancy é aquela coisa fofa de sempre, meio certinho-atrapalhado. e a personagem da maggie é super feminista <3
ao contrário do pessoal aqui de baixo, eu gostei do romance.
acho lindinho como eles vão se entendendo, como ele vai mudando de ideia sobre como é muito mais legal ter uma igual ao lado dele, que compartilha dos mesmos interesses, do que uma esposa obediente e contida. o fato dele apoiar o sonho dela é só amor <3
A Carta de Amor
3.4 6a sinopse parece aquele da sandra bullock com o keanu reeves
Busca Implacável
4.0 1,3K Assista Agorao filme no começo é bem chatinho, só fica realmente empolgante a partir da cena do sequestro. acho q cumpre bem o papel de thriller, masss tem coisas nele que me irritam muito, uns cliches bem desnecessarios, tipo:
ele se propõe a explorar uma coisa muito séria, que é o tráfico de mulheres. só q ele faz isso de um jeito bem torto. ele nem sequer tenta explicar os motivos desse tipo de crime, nem ser fiel à realidade no que diz respeito a quem são as vítimas e os vilões. vou falar disso mais abaixo.
alem disso, escolheram deliberadamente por uma valoração sobre quais mulheres valem a pena ser salvas e quais não. podiam ter evitado isso de modo bem simples, bastava q indicassem oq ocorreu com aquelas varias moças nos containers e na casa de porta vermelha. elas sao salvas tb? oq é feito delas? a policia/governo dá um jeito no problema? nao sabemos pq o filme se omite quanto a isso.
fica parecendo q realmente só importava o resgate da princesa do papai, ja q consideraram suficiente para um final feliz o resgate da filha do protagonista. quer dizer, o problema é o tráfico de mulheres ou o fato de terem roubado a menina do pai? o filme é sobre o trafico de mulheres, ou sobre o orgulho do cara?
eu nao esperava q ele salvasse todas, nem nada do tipo. seria ainda mais inverossimil (lutar contra 10 homens portando uma arma? ok. libertar as outras vitimas: aí já é demais). mas custava pelo menos colocarem uma ceninha dele falando a respeito? algo tipo: "eu te salvei pq vc estava com a jaqueta da minha filha, eu queria salvar todas elas, mas nao podia". ou talvez até uma breve ligaçao anonima dele pra policia, pedindo para ir até aquele endereço? serio, nao é pedir demais, apenas um pouco de coerencia.
fora que: aff, as virgens valem mais. coooomo assim, cara? como separam as mulheres q valem mais das que valem menos? perguntam pra vítima? ou o cara q escreveu esse roteiro acredita q é possível saber se alguem é virgem analisando a genitália? really? se fosse um filme de época, vá lá, o mundo já foi bem ignorante a respeito. mas 2008, sabe? google taí pra isso. eu senti muito mais pena daquelas dezenas de moças drogadas e prostituídas de um jeito animal naqueles containers.
e o proprio mocinho-salvador faz umas paradas erradas demaissss. como assim, pra me vingar do meu amigo, eu atiro na mulher dele? pq é como se ela fosse um bem danificado dele, né mesmo? como se ela nao fosse um ser humano que nao fez nada contra mim.
porra, o cara indignado pq maltratam a filha dele e oq ele faz? atira em outra mulher inocente. e ainda justifica dizendo q se o amigo tivesse respeito por ele e pela filha (propriedade dele), blablabla... oi?! ele poderia apenas ameaçar o sujeito ou até mesmo atirar, desde q aquele tiro fosse no braço do amigo, nao da mulher. era com o cara q ele tava bolado, nao com a esposa.
o personagem do amigo, alias, é um dos mais podres, pq ele se utiliza do poder pra acobertar algo nojento em troca de dinheiro. ele erra com o amigo, erra com o proprio governo, com a populaçao e tal. e oq acontece com ele? nada. ele n é punido. quem toma um tiro é a esposa. ele não é nem ameaçado. eu entenderia se o heroi tentasse puni-lo e ele usasse o poder do cargo pra se safar. mas nao é isso q acontece. o heroi nem mesmo cogita puni-lo.
tb tava achando uma coisa meio xenofobica os outros viloes serem todos imigrantes. mas a verdade é q esses países são absurdamente mais machistas mesmo, lá há mais exploração da mulher mesmo, então é coerente que a gangue fosse de lá. blz...
poremmm temos um outro problema aí: n é exploraçao da mulher branca rica e ocidental, covardemente sequestrada dentro de sua mansão. é a exploraçao das mulheres que deram o azar de nascerem lá e por diversos motivos (pobreza + cultura machista) são empurradas pra essa vida.
entao fica parecendo q pra gente (o telespectador potencial desse filme é francês, americano, inglês...) ter empatia pelas vítimas, elas tinham q ser brancas e ocidentais. isso é uma merda, não só pq é etnocentrico, como tambem pq afeta a narrativa, já que a gente tem que pelo menos acreditar na trama pra poder se envolver.
ex: se as pessoas no filme voassem e nao houvesse uma explicaçao razoavel pra isso (se tratar de ficçao cientifica, no futuro, outro planeta, licença poética, etc) a gente nao conseguiria se envolver, acreditar, torcer. pq a gente sabe q pessoas no nosso planeta, no presente tempo, nao voam por aí, sem o auxílio de ferramentas. logo é preciso um bom motivo pra usarem algo absurdo.
da mesma forma: sabemos q as maiores vítimas de trafico de mulheres não são jovens ricas sequestradas de suas mansões. podem até ser jovens brancas e ricas sequestradas por um namorado ou parente em quem confiam (como a cena do carro que aparece rapidamente, essa, sim, bem possível). mas o lance da invasao de domicilio, sequestro e tal... é miado demais.
por fim, o cliente precisava mesmo ser um gordo, careca, com cara de muçulmano (como se fosse menos nojento se ele fosse jovem, magro e branco)?
o problema é o mesmo acima: qual a probabilidade de ter um sheik na frança (né? pq imigrantes na frança dificilmente são milionários) e numa situação tão arriscada, se ele pode explorar mocinhas na terra dele com muito mais comodidade? se a tara é por virgens, é muito mais facil assediar mocinhas jovens e pobres do que sequestrar moças ricas. na vida real, isso é muito mais comum: pedofilia é mais comum que sequestro de moças ricas.
eu ia gostar imensamente mais do filme se eles fossem honestos de mostrar que o consumidor final desse tipo de crime é branco, ocidental, provavelmente alguem muito parecido com o proprio mocinho e o amiguinho dele do governo.
de novo: isoladamente são grandes problemas do filme? nao, pois funcionam, ficamos mesmo com nojo do velho, com pena da moça, e tal. mas a soma de pequenas coisas prejudica, sim, o todo.
enfim, com esse tipo de historia, sou bem mais o Desaparecidas (The missing) que tb tem lá seus cliches, mas é muito melhor.
Os Mistérios do Detetive Murdoch (1ª temporada)
4.4 10por acaso vi hoje, no canal globosat. nunca tinha ouvido falar, a serie parece bem legal. hoje passou o 2.06
O Amor em Beverly Hills
2.5 53um filme bem bacana. tem o lance de ser uma "dramedia romantica", a gente fica curioso sobre pedaços q nao sao mostrados pq priorizam o romance, mas a historia em si é interessante e prende a atenção. o começo pode parecer meio chatinho pq os personagens são chatinhos, mas rola todo um amadurecimento ao longo do filme. eu gostei bastante, ignorem as críticas aqui de baixo pq vale a pena :)
Meu Tio Matou um Cara
2.9 384 Assista Agoratinha começado a ver uma vez, mas larguei por causa do laranjinha e da debora secco. hoje tava de bobeira em casa e resolvi dar uma chance. valeu a pena, não é dos melhores do furtado, mas é legal
Leite
3.8 21achei a sinopse diz mais do que o próprio filme. a fotografia é bonita e tal, mas n valeu a sessão :/
Tapas e Beijos (1ª Temporada)
4.0 267Crimes e Pecados
4.0 184as melhores partes são as do professor Levy e da tia May, tem algumas citações muito boas mesmo. e o documentário q o personagem do woody faz sobre o cunhado é sensacional haha
a parte do crime me entediou um pouco, talvez por já ter visto outros suspenses do woody mais recentes (match point e o sonho de cassandra). e a parte do romance... bem, eu nunca vi um casal tão mala antes, oq me impossibilitou de torcer por um desfecho.
no geral, um bom filme
Caça às Bruxas
2.7 1,8K Assista Agoratinha potencial, mas é mais do mesmo, com um final bem cagado.
tem umas falas podríssimas ("bruxas colocam os homens uns contra os outros" - aff, quem já leu sobre quem a igreja católica considerava "bruxa" vai achar isso bem ofensivo), o padre/a igreja/os templários (?) são os mocinhos (é engraçado que quem pratica a simonia não é do clero). e a peste negra foi causada por demônios, não por falta de saneamento.
O Príncipe
3.4 9drama leve, por vezes divertido, com personagens muito interessantes, algumas cenas visualmente bonitas... fiquei fascinada e deve ser ainda mais atraente pra quem é de são paulo.
acho curioso a forma com que alguns dos intelectuais retratados enxergam o pobre com uma curiosidade antropológica e distante, pq, ao mesmo tempo que me identifico um pouco, é tb oq sinto a respeito dessa 'fauna' de elite, rs.
Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro
3.1 378 Assista Agoradentro do gênero "assalto a banco", não é lá muito original (me lembrou do próprio ted danson, anos atrás, em "acertando as contas com o papai"), mas é uma comédia engraçadinha. gostei das 3 protagonistas, até da katie holmes, mas especialmente da queen latifah. as explicações são simplórias e até meio bobinhas, podiam ter feito um pouco mais de suspense sobre o final, por ex. além disso, talvez o roteiro pudesse ter investido um pouco mais na relação de amizade entre elas
(colocando pequenos desafios individuais, além do problema q as 3 enfrentam forçosamente juntas), para nos convencer da união kick-ass que tentam retratar.
Um Beijo Roubado
3.5 605 Assista Agoraum filme muito simples, sem grandes dramas ou reviravoltas. achei bem free-spirit, mas não estereotipado. eu, que tenho uma tendência a ser controladora, gosto pq me tira o chão, me faz repensar valores. ao mesmo tempo, os 2 protagonistas são observadores, então foi fácil me identificar. a ótima música faz os minutos passarem bem rápido.
A Invenção de Hugo Cabret
4.0 3,6K Assista Agoratem um visual um tanto impressionante (uns sobrevoos, câmera em ângulos diferentes, 'roupas' e 'cenários' bonitos, efeitos bacanas) e a ideia é até bonitinha, mas infantil demais (tanto a historia bobinha, com dialogos pobrinhos, qt algumas atuações caricatas) e um tanto arrastado. achei todos os personagens mais do mesmo, parecia q eu ia adivinhando tudo oq ia acontecer. e no final comecei a olhar o relógio pra ver q horas acabava, q é meu indicador pessoal de q não rolou pra mim.
me pareceu um sessão da tarde (mas de luxo) q provavelmente deve merecer todos os prêmios tecnicos (e imagino q parte desse mérito seja do diretor, mas como ele não é responsável só por essa parte, n dá pra dizer q mereça levar), mas jamais de melhor filme ou melhor roteiro.
A Origem
4.4 5,9K Assista Agoran sei se alguem ja postou isso, mas achei interessante
(em tempo: foi tirado daqui
nos comentários tem o link pra historinha tb:
Eu Me Chamo Elisabeth
4.0 24a ingenuidade sempre me causa angústia, mas o filme é de uma suavidade bela :)
Quero Ficar com Polly
3.0 425 Assista Agoraprimeira vez q vi achei muito ruim, dessa vez só achei bobinho mesmo. mas dá pra rir dos TOCs do protagonista (ao menos quem se identifica um pouco com os nojinhos). ben stiller é aquela coisa de sempre, mas há quem goste, sei lá... a jennifer tá meio inexpressiva, mas acho q é culpa da personagem rasinha. já a vi bem melhor q isso em outros filmes.
A Separação
4.2 725 Assista Agoraeu esperava que fosse um drama lento e angustiante, que tratasse situações de ignorância/vulnerabilidade com ingenuidade e leveza, como outros ótimos filmes iranianos que já vi.
só posso dizer que a angústia é a mesma, mas, de resto... é ágil, verborrágico, cheio de reviravoltas que desafiam nosso julgamento, com personagens bem realistas, frágeis e fortes, inocentes e culpados, que têm razão, mas mentem, enfim, humanos.
e, ao contrário dos demais filmes que vi, não notei tanto contraste de costumes, nada em especial me chocou. pq de justiça ineficiente, machismo, violência, religiosidade cega e desigualdade social, o brasil também entende e muito. é uma história perfeitamente adaptável pra nossa realidade.
Românticos Anônimos
3.9 494divertidinho de um jeito caricatural, mas muito delicado. só fiquei esperando que explicassem a origem da ansiedade deles, um pouco da vida de cada um, e até da relação deles, individualmente, com o resto do mundo "normal" (achei, por ex, q os coadjuvantes muito carismáticos da chocolateria foram mal aproveitados). mas quer saber? esqueça tudo isso, veja sem pretensões, e se deixe levar pela doçura e pelas músicas fofas :)