O filme começa com um homem tentando assassinar uma mulher para lhe roubar a bolsa.
Aos poucos vamos sendo apresentados àquela mulher, Cabíria, uma prostituta de Roma. Uma mulher desbocada, corajosa, solitária e muito casca grossa.
No filme há o contrato entre o elemento trágico ou dramático que ocorre durante o dia, mas também o cômico que ocorre durante a noite. A atriz Giulietta Masina com sua expressividade que remete a Chaplin e outros ícones do cinema mudo, trás ao filme um elemento de clown, da caricatura que exagera, trazendo a tona o lado irracional.
Todas as emoções de Cabíria são colocada em cena de forma bem caricata e espontânea. Tanto as ruins, como a raiva, o egoísmo, a frustração, quanto as boas, a alegria, a franqueza e a solidariedade.
Cada noite uma aventura. Uma noite conhece um ator famoso e vive uma aventura, no outro se perde pelas grutas e conhece um homem caridoso.
Certo dia vai a uma procissão e pede à graça para sair daquela vida.
Em outra noite vai a um show de hipnotismo, sobe ao palco onde é hipnotizada e lá vive uma situação patética, onde se apaixona por um homem imaginário, deixando entrever que por baixo daquela casca grossa há uma garota ingênua e cheia de sonhos.
Na saída um homem começa a lhe cortejar, segundo ele, comovido por se identificar com a solidão que ela sentia.
Eles saem algumas vezes, ela se apaixona, ele a pede em casamento, e então ela vende sua casa, se casa e o homem ao ver seus dinheiro, pensa em matá-la para ficar com a grana, ela percebe a situação, entrega o dinheiro, e fica dilacerada por perceber que outra vez havia sido enganada, que se entregou a um homem que não lhe amava.
Ela fica lá largada, chorando no chão, enquanto o sol vai se pondo.
Quando a noite cai ela se levanta, jovens tocando música passam por ela e o semblante de Cabíria se transfigura, onde havia tristeza aparece um riso ingênuo e franco. Outra vez brincando com a ideia de que apesar dos dias trágicos, as noites trazem boas surpresas para Cabíria que segue com sua alegria intacta apesar de tudo.
O filme está bem feito, conta com um elenco de peso e a trama é bem desenvolvida, mas apesar dos bons ingredientes, é um filme bem fraco, as coisas não parecem funcionar direito.
O problema não é ser um besteirol com piadas forçadas, afinal, estes antigos participantes do SNL sempre estão fazendo este tipo de filme e esta dupla de atores, em especial , já fez umas três ou quatro parcerias no mesmo estilo, algumas muito boas.
Mas parece que o problema está justamente na forma como tentaram encaixar um estilo de filme em outro, recheando uma história de detetives com gags, que tem uma certa graça no início, mas em pouco tempo se tornam massantes.
Achei o roteiro bem inteligente, um mistério cheio de pontos de virada e com alguns toques de humor. As duas atrizes estão espetaculares em seus papéis e o desfecho parece meio coisa do Scooby Doo.
mais um filme sobre um artista entediado, felizmente, neste caso, ao invés de um escritor em busca de inspiração, temos um pintor que ficou insone após levar um pé na bunda, e que vai trabalhar no turno da noite.
O filme parece uma mistureba de gêneros. Os funcionários do mercado zoam a noite toda, fazendo parecer que se inspiraram no "The Office", tem espaço para muita dor de cotovelo, do cara ficar relembrando a ex e tendo flashbacks de situações que viveu na infância, só falta a música de sofrência ao fundo.
Há, é claro, a mulher fabulosa que anima os sonhos do artista e o ajuda a superar a crise, trazendo clichês das comédias românticas e dos filmes de artistas deprimidos.
E além disso dão um toque de realismo fantástico, para que o personagem principal consiga parar o tempo e pintar as mulheres... nuas. Neste caso a fotografia é incrível. Há muita mulher de seio grande, pois parece que esta é uma das taras dos ingleses, porém, se esforçaram para dar um ar de nudez artística e o resultado é muito impressionante.
Enfim, o filme é uma grande mistura de estilos e clichês, porém a história é bem contada e prende a atenção, servindo como um bom entretenimento.
um filme interessante sobre uma figura feminina muito presente na maioria dos filmes, uma mulher idealizada, sem passado nem motivações próprias, cujo único propósito na narrativa é permitir que o personagem masculino, geralmente um cara tímido e desanimado, amadureça e supere suas dificuldades.
Adorava este filme quando era mais novo. O revi por estes dias, os efeitos especiais são datados e a atuação do Schwarzenegger é bem fraquinha, ainda assim, segue sendo um ótimo entretenimento.
Os personagens são um tanto clichê. Um homem melancólico e tímido enxerga alguma característica fabulosa em uma mulher bonita, com algumas características excêntricas e um tanto infantil, quase o arquétipo da "manic pixie dream girl", com a diferença que aqui a história está centrada no desenvolvimento da personagem feminina e o homem é o coadjuvante.
eu tinha visto quando criança e na época não me marcou. Agora resolvi revê-lo, mas estava com tanta expectativa diante do quanto falam do filme, que ao final fiquei um tanto decepcionado.
É um bom filme, aborda a temática adolescente de uma maneira interessante, porém ele já foi tão copiado nas últimas décadas que perdeu muito do brilho.
Enid, a personagem principal é uma garota entediada, sem muitas perspectivas, com uma arrogância e desprezo pela maioria das pessoas e instituições ao seu redor.
Sua melhor amiga é Rebecca, alguém que sempre lhe acompanha em tudo e está entusiasmada com a possibilidade de arranjarem empregos e morarem juntas após o ensino médio.
Em vários momentos a estética do filme me recorda o desenho da MTV "Beavis and Butt-Head", inclusive, a Enid lembra a "Daria", um spinoff de tal desenho. Pelo que fui pesquisar aqui ambas as personagens surgiram em 1993, a relação entre ambas deve ter mais a ver com um "espírito do tempo".
Tanto Enid quanto Daria usam de um humor ácido para atacarem sem qualquer pudor tudo que está à sua volta. Porém, enquanto Daria era uma personagem que enfrentava os dramas do ensino médio, Enid já passou desta fase e está ingressando na vida adulta.
Ela tem um certo conforto na casa do pai, mas almeja ser mais autônoma, porém, para obter tal autonomia ela precisaria abrir um pouco mão de suas críticas mordazes para conseguir arranjar um emprego, etc. Assim ela vive em um conflito, por um lado adota uma perspectiva sarcástica-cínica, por outro deseja ingressar naquele mundo do qual desdenha e se sente frustrada por não ser aceita com seu jeito cínico.
O filme é interessante, não tem muita lógica nos padrões que o sujeito enxerga, estando mais para um filme de fantasia do que uma ficção científica, mas pelo menos consegue entregar um bom entretenimento.
É um filme excelente para os padrões de 1936, mas para os padrões de hoje é um tanto arrastado e truncado em alguns momentos.
Porém eu assisti à versão editada para os EUA, com pouco mais de 90 minutos. A montagem original tinha mais de 120 minutos, pode ser que o truncamento tenha se dado neste corte de material.
Ainda assim, me chama a atenção a qualidade da fotografia e dos efeitos especiais.
O argumento também é muito interessante, considerando que o filme foi lançado em meados da década de 1930, quando os regimes autoritários estavam em plena ascensão em vários países, ele dialoga com o pessimismo daquele momento de que uma segunda guerra poderia ser tão arrastada quanto à primeira guerra mundial, mas com os danos potencializados pelas forças aéreas.
A pandemia e a solução dos governantes de matar quem estivesse doente também soa como algo profético.
O futuro parece uma antiguidade clássica com muita tecnologia, mas apesar das inovações, ainda existe um embate entre a fobia ao novo e o desejo de expandir os horizontes da humanidade
após assistir a este filme entendi o porquê de ter recebido tantas indicações ao Oscar.
Um triângulo amoroso ambientado em uma redação de um telejornal, que usa como pano de fundo uma mudança na ética do telejornalismo.
Um repórter e uma editora, melhores amigos, seguem uma ética da velha guarda, na qual o repórter é um intelectual que conhece a fundo a notícia. Ele é apaixonado por ela, mas nunca se declarou.
Surge então um novato, um repórter que trata a notícia como se fosse um produto a ser vendido. Ele não precisa conhecer sobre o que está falando, basta conseguir vender as ideias ao público.
O triângulo amoroso vai se desenvolvendo como em uma comédia romântica, porém o foco não está colocado no elemento patético, como em outros filmes do estilo.
A atriz Holy Hunter teve um grande desempenho no papel de Jane Craig, chegou a ser indicada ao Oscar de 1988, mas perdeu para a Cher. Talvez isso a tenha motivado, pois a estatueta que obteve alguns anos depois com "O Piano" foi muito merecida.
um besteirol que faz sátira de filmes de ficção científica e pornográficos. A proposta é até interessante, porém a história é bem fraquinha e o roteiro se perde nos próprios clichês, chegando um momento em que as piadas ficam repetitivas e perdem a graça.
Logan Lucky: Roubo em Família
3.4 254 Assista AgoraBom enredo, equilibrando a engenhosidade de filmes de roubo a cofre com uma boa dose de comédia. As atuações de Craig e Driver são excelentes.
Noites de Cabíria
4.5 382 Assista AgoraO filme começa com um homem tentando assassinar uma mulher para lhe roubar a bolsa.
Aos poucos vamos sendo apresentados àquela mulher, Cabíria, uma prostituta de Roma. Uma mulher desbocada, corajosa, solitária e muito casca grossa.
No filme há o contrato entre o elemento trágico ou dramático que ocorre durante o dia, mas também o cômico que ocorre durante a noite. A atriz Giulietta Masina com sua expressividade que remete a Chaplin e outros ícones do cinema mudo, trás ao filme um elemento de clown, da caricatura que exagera, trazendo a tona o lado irracional.
Todas as emoções de Cabíria são colocada em cena de forma bem caricata e espontânea. Tanto as ruins, como a raiva, o egoísmo, a frustração, quanto as boas, a alegria, a franqueza e a solidariedade.
Cada noite uma aventura. Uma noite conhece um ator famoso e vive uma aventura, no outro se perde pelas grutas e conhece um homem caridoso.
Certo dia vai a uma procissão e pede à graça para sair daquela vida.
Em outra noite vai a um show de hipnotismo, sobe ao palco onde é hipnotizada e lá vive uma situação patética, onde se apaixona por um homem imaginário, deixando entrever que por baixo daquela casca grossa há uma garota ingênua e cheia de sonhos.
Na saída um homem começa a lhe cortejar, segundo ele, comovido por se identificar com a solidão que ela sentia.
Eles saem algumas vezes, ela se apaixona, ele a pede em casamento, e então ela vende sua casa, se casa e o homem ao ver seus dinheiro, pensa em matá-la para ficar com a grana, ela percebe a situação, entrega o dinheiro, e fica dilacerada por perceber que outra vez havia sido enganada, que se entregou a um homem que não lhe amava.
Ela fica lá largada, chorando no chão, enquanto o sol vai se pondo.
Quando a noite cai ela se levanta, jovens tocando música passam por ela e o semblante de Cabíria se transfigura, onde havia tristeza aparece um riso ingênuo e franco. Outra vez brincando com a ideia de que apesar dos dias trágicos, as noites trazem boas surpresas para Cabíria que segue com sua alegria intacta apesar de tudo.
Holmes & Watson
2.3 47 Assista AgoraO filme está bem feito, conta com um elenco de peso e a trama é bem desenvolvida, mas apesar dos bons ingredientes, é um filme bem fraco, as coisas não parecem funcionar direito.
O problema não é ser um besteirol com piadas forçadas, afinal, estes antigos participantes do SNL sempre estão fazendo este tipo de filme e esta dupla de atores, em especial , já fez umas três ou quatro parcerias no mesmo estilo, algumas muito boas.
Mas parece que o problema está justamente na forma como tentaram encaixar um estilo de filme em outro, recheando uma história de detetives com gags, que tem uma certa graça no início, mas em pouco tempo se tornam massantes.
Vocacional: Uma Aventura Humana
4.4 12O resgate de uma experiência pedagógica maravilhosa na rede pública paulista.
Era o Hotel Cambridge
4.2 99Gostei muito da experiência. Uma ficção que usa como pano de fundo a dinâmica de uma ocupação, misturando a ficção com um documentário.
Está disponível gratuitamente pelo site do spcine.
Eles Vivem
3.7 731 Assista AgoraJohn Carpenter é um "Zé do Caixão" dos EUA. Filmes trash de baixo orçamento e que, ainda assim, tem algum encanto.
Gostosas, Lindas e Sexies
2.3 85não é de todo ruim, se for assistir sem quaisquer expectativas dá até pra rir um pouco.
Um Pequeno Favor
3.3 694 Assista AgoraAchei o roteiro bem inteligente, um mistério cheio de pontos de virada e com alguns toques de humor. As duas atrizes estão espetaculares em seus papéis e o desfecho parece meio coisa do Scooby Doo.
Enfim, vale muito a pena assistir.
Ava
2.6 291 Assista AgoraFilme de ação com história genérica, daquelas que logo a gente esquece.
A historinha dramática é um pouco diferente da de outros filmes do mesmo estilo, mas apesar do elenco de peso, agregam pouco.
O ponto positivo são as cenas de ação bem coreografadas.
Cashback, Bem-vindo ao Turno da Noite
3.7 523mais um filme sobre um artista entediado, felizmente, neste caso, ao invés de um escritor em busca de inspiração, temos um pintor que ficou insone após levar um pé na bunda, e que vai trabalhar no turno da noite.
O filme parece uma mistureba de gêneros. Os funcionários do mercado zoam a noite toda, fazendo parecer que se inspiraram no "The Office", tem espaço para muita dor de cotovelo, do cara ficar relembrando a ex e tendo flashbacks de situações que viveu na infância, só falta a música de sofrência ao fundo.
Há, é claro, a mulher fabulosa que anima os sonhos do artista e o ajuda a superar a crise, trazendo clichês das comédias românticas e dos filmes de artistas deprimidos.
E além disso dão um toque de realismo fantástico, para que o personagem principal consiga parar o tempo e pintar as mulheres... nuas. Neste caso a fotografia é incrível. Há muita mulher de seio grande, pois parece que esta é uma das taras dos ingleses, porém, se esforçaram para dar um ar de nudez artística e o resultado é muito impressionante.
Enfim, o filme é uma grande mistura de estilos e clichês, porém a história é bem contada e prende a atenção, servindo como um bom entretenimento.
Ruby Sparks - A Namorada Perfeita
3.8 1,4Kum filme interessante sobre uma figura feminina muito presente na maioria dos filmes, uma mulher idealizada, sem passado nem motivações próprias, cujo único propósito na narrativa é permitir que o personagem masculino, geralmente um cara tímido e desanimado, amadureça e supere suas dificuldades.
O 6º Dia
2.9 211 Assista AgoraAdorava este filme quando era mais novo. O revi por estes dias, os efeitos especiais são datados e a atuação do Schwarzenegger é bem fraquinha, ainda assim, segue sendo um ótimo entretenimento.
Psicopata Americano
3.7 1,9K Assista Agoraabandonei no meio, não tive estômago para ver até o final, acho que minha taxa de tolerância com o gore estava meio baixa.
Sherlock: A Abominável Noiva
4.4 190 Assista AgoraUé? Era um filme? Quando eu assisti estava listado como o episódio 4 da temporada 3.
A Datilógrafa
3.9 296uma comédia romântica francesa muito divertida.
Os personagens são um tanto clichê. Um homem melancólico e tímido enxerga alguma característica fabulosa em uma mulher bonita, com algumas características excêntricas e um tanto infantil, quase o arquétipo da "manic pixie dream girl", com a diferença que aqui a história está centrada no desenvolvimento da personagem feminina e o homem é o coadjuvante.
Clube dos Cinco
4.2 2,6K Assista Agoraeu tinha visto quando criança e na época não me marcou. Agora resolvi revê-lo, mas estava com tanta expectativa diante do quanto falam do filme, que ao final fiquei um tanto decepcionado.
É um bom filme, aborda a temática adolescente de uma maneira interessante, porém ele já foi tão copiado nas últimas décadas que perdeu muito do brilho.
As Aventuras de Azur e Asmar
4.0 31tão bom quanto os outros filmes de Michel Ocelot.
Ray
4.1 517 Assista AgoraO enredo é bom, mas o que realmente impressiona neste filme é a atuação de Jamie Foxx.
Ghost World: Aprendendo a Viver
3.7 540um filme interessante sobre a adolescência.
Enid, a personagem principal é uma garota entediada, sem muitas perspectivas, com uma arrogância e desprezo pela maioria das pessoas e instituições ao seu redor.
Sua melhor amiga é Rebecca, alguém que sempre lhe acompanha em tudo e está entusiasmada com a possibilidade de arranjarem empregos e morarem juntas após o ensino médio.
Em vários momentos a estética do filme me recorda o desenho da MTV "Beavis and Butt-Head", inclusive, a Enid lembra a "Daria", um spinoff de tal desenho. Pelo que fui pesquisar aqui ambas as personagens surgiram em 1993, a relação entre ambas deve ter mais a ver com um "espírito do tempo".
Tanto Enid quanto Daria usam de um humor ácido para atacarem sem qualquer pudor tudo que está à sua volta. Porém, enquanto Daria era uma personagem que enfrentava os dramas do ensino médio, Enid já passou desta fase e está ingressando na vida adulta.
Ela tem um certo conforto na casa do pai, mas almeja ser mais autônoma, porém, para obter tal autonomia ela precisaria abrir um pouco mão de suas críticas mordazes para conseguir arranjar um emprego, etc. Assim ela vive em um conflito, por um lado adota uma perspectiva sarcástica-cínica, por outro deseja ingressar naquele mundo do qual desdenha e se sente frustrada por não ser aceita com seu jeito cínico.
Vingadores: Ultimato
4.3 2,6K Assista AgoraUm bom fechamento para a saga.
2:22: Encontro Marcado
2.8 186 Assista AgoraO filme é interessante, não tem muita lógica nos padrões que o sujeito enxerga, estando mais para um filme de fantasia do que uma ficção científica, mas pelo menos consegue entregar um bom entretenimento.
Daqui a Cem Anos
3.5 37 Assista AgoraÉ um filme excelente para os padrões de 1936, mas para os padrões de hoje é um tanto arrastado e truncado em alguns momentos.
Porém eu assisti à versão editada para os EUA, com pouco mais de 90 minutos. A montagem original tinha mais de 120 minutos, pode ser que o truncamento tenha se dado neste corte de material.
Ainda assim, me chama a atenção a qualidade da fotografia e dos efeitos especiais.
O argumento também é muito interessante, considerando que o filme foi lançado em meados da década de 1930, quando os regimes autoritários estavam em plena ascensão em vários países, ele dialoga com o pessimismo daquele momento de que uma segunda guerra poderia ser tão arrastada quanto à primeira guerra mundial, mas com os danos potencializados pelas forças aéreas.
A pandemia e a solução dos governantes de matar quem estivesse doente também soa como algo profético.
O futuro parece uma antiguidade clássica com muita tecnologia, mas apesar das inovações, ainda existe um embate entre a fobia ao novo e o desejo de expandir os horizontes da humanidade
Nos Bastidores da Notícia
3.4 37após assistir a este filme entendi o porquê de ter recebido tantas indicações ao Oscar.
Um triângulo amoroso ambientado em uma redação de um telejornal, que usa como pano de fundo uma mudança na ética do telejornalismo.
Um repórter e uma editora, melhores amigos, seguem uma ética da velha guarda, na qual o repórter é um intelectual que conhece a fundo a notícia. Ele é apaixonado por ela, mas nunca se declarou.
Surge então um novato, um repórter que trata a notícia como se fosse um produto a ser vendido. Ele não precisa conhecer sobre o que está falando, basta conseguir vender as ideias ao público.
O triângulo amoroso vai se desenvolvendo como em uma comédia romântica, porém o foco não está colocado no elemento patético, como em outros filmes do estilo.
A atriz Holy Hunter teve um grande desempenho no papel de Jane Craig, chegou a ser indicada ao Oscar de 1988, mas perdeu para a Cher. Talvez isso a tenha motivado, pois a estatueta que obteve alguns anos depois com "O Piano" foi muito merecida.
Deep In The Valley
2.0 14um besteirol que faz sátira de filmes de ficção científica e pornográficos. A proposta é até interessante, porém a história é bem fraquinha e o roteiro se perde nos próprios clichês, chegando um momento em que as piadas ficam repetitivas e perdem a graça.