Os efeitos especiais formidáveis e os momentos cômicos aqui e ali não tem o suporte de uma história melhor estruturada e que conte com personagens não tão rasos e/ou desinteressantes e/ou irritantes.
Tem a galerinha que a gente gosta e tal, fazendo algumas coisas legais... mas é desnecessário. O final da série foi redondinho e os eventos aqui chegam a contradizer o que foi sugerido lá no series finale. Além dos personagens soltos, dos problemas jogados sem qualquer motivo (como o sangramento nasal, que na série faz sentido), da falta de coragem de dar um passo além como filme, mesmo não sendo destinado às telonas... As últimas frases proferidas ainda extraem um pouco de emoção, mas muito mais pelo que foi acompanhado nos quatro anos de série do que por mérito do roteiro do filme. Sinceramente, "O Resgate Final" poderia não fazer parte do cânone. Deixar de vê-lo e aceitar o encerramento da série como sendo o desfecho da saga pode poupar aborrecimentos. E, a não ser que o grande "Como aconteceu?" que o filme parece acreditar que paira no ar seja importante para a nova minissérie (5a temporada), não se estará perdendo nada. E ainda tem a questão da necessidade desse revival... Melhor eu parar.
Desenrolado a partir de um ponto muito específico, o longa não parece ter um caminho certo a seguir; pelo contrário, ele se limita a cobrir o cotidiano de 3 irmãs em fase de aproximação com a caçula - o que funciona muito bem, sem sombra de dúvidas. As quatro protagonistas são ótimas e carismáticas, e juntas tem muita química. Mas infelizmente, quando isoladas em outros núcleos com subtramas próprias, quase sempre seus conflitos se mostram um tanto desinteressantes.
Quarto capítulo do Universo Cinematográfico da DC mistura a seriedade de "BvS" com a descontração de "Esquadrão Suicida" e estabelece a Mulher-Maravilha como peça-chave desse Universo. E o melhor: nada do feminismo hipócrita e nojento berrado por aí, apenas o bom, velho e verdadeiro feminismo (e tudo muito naturalmente) que vê a mulher como ser capaz onde ela quiser, sem afetar e sem ser afetada.
COMENTÁRIO SOBRE A VERSÃO DE CINEMA FEITO HÁ ALGUNS MESES: Algumas coisas pontuais são fortes, mas o filme é fraco. Nota: 2,5/5.
COMENTÁRIO SOBRE A VERSÃO ESTENDIDA: Após os eventos extremos de "Batman vs Superman - A Origem da Justiça", o governo americano aceita criar uma equipe composta por um meta-humano, quatro super-habilidosos, uma bruxa, uma guerreira mística e um mutante(?) para proteger o país e o mundo caso "o próximo Superman" não tenha os mesmos valores do falecido. E é a partir daí que se desenrola o filme. Em relação a essa versão, continuo com a mesma opinião de que ele tem momentos pontuais muito bons de drama, ação e piadas... Mas no fim foi uma oportunidade perdida de David Ayer apresentar sua própria versão, já que o diretor muito se justificou após o lançamento alegando que o filme foi bastante mexido e cortado por produtores e outros; só que muitas cenas do trailer continuam de fora aqui. Os aproximadamente 12 minutos extras desenrolam melhor algumas sequências ridiculamente montadas na versão original, mas acrescentam quase nada à trama ou aos personagens. São minutos que reforçam ainda mais o protagonismo da Arlequina e Coringa, enquanto que a dinâmica de grupo, que poderia ser melhor trabalhada, continua pra escanteio. Nota: 2,5/5.
Certamente uma odisseia espacial não seria feita de naves rasgando o espaço em manobras alucinantes, tiros de laser ou fugas de monstros alienígenas famintos. Provavelmente seria uma experiência mais silenciosa e - por que não? - monótona. Portanto o subtítulo desse ícone cinematográfico, "A Space Odyssey" ou "Uma Odisseia no Espaço", é bastante verdadeiro sobre seu conteúdo. As intermináveis sequências de pouso das naves, o cotidiano absurdo no interior das mesmas ou o vagaroso trajeto de um astronauta... Tudo isso está anunciado na "Odisseia no Espaço" que o espectador quis ver e, portanto, não pode haver reclamações. Às vezes é chato, mas também é congruente. Não entrando no mérito do polêmico terceiro ato, que é subjetivo demais, "2001" é um grande filme que impressiona tecnicamente, principalmente no visual. E poder ter a primeira experiência com a obra dentro de um cinema (obrigado, Cinemark, por seu mais que excelente programa mensal de clássicos) é um troféu na minha bagagem de cinéfilo a ser guardado com muito zelo.
Se a exploração da mitologia - iniciada em "Prometheus" - é interessante e gera boas discussões, a correria do Alien contra humanos já não tem a mesma emoção. Ver a criatura completamente digital praticamente de corpo inteiro não passa, nem de longe, o clima sufocante ou o terror psicológico presentes em "Alien - O Oitavo Passageiro".
Inconsistente e broxante. "Prometheus" é como um carro que dá a partida com facilidade, avança com força e um roncado bonito, corre 20 metros e apaga pra ficar por alí mesmo.
Um problema a ser investigado, a equipe com a profundidade de uma colher e mortes a perder de vista (curiosamente quase sem sangue!); todas as características da maioria dos filmes de suspense/terror estão bem presentes em "AvP". O que salva o longa de Paul W. S. Anderson da previsibilidade são as brincadeiras do roteiro, como o uso da carapaça do Alien, a exploração da mitologia do Predador - brecha deixada por "Predador 2" - e a dinâmica interespecífica estabelecida mais ao final.
O filme tem excelentes momentos pontuais de comédia (gags físicas e diálogos sagazes), sequências de ação incríveis, planos de tirar o fôlego e uma trilha sonora linda. Mas o enredo quase se perde em uma maré de efeitos especiais e, às vezes, parece ser o espetáculo pelo espetáculo. Alguns minutos a menos, definitivamente, não lhe fariam nenhuma falta.
Apesar de fraco e de ter um enredo exatamente igual ao do primeiro, apenas com cenários opostos (o primeiro plano realiza essa transição muito bem), o filme expande o universo da franquia apresentando novas ideias e abrindo possibilidades para o futuro. Resta ao espectador torcer para que seja um futuro com filmes melhores.
O filme começa elegante e, portanto, promissor. Porém, mesmo mantendo um bom suspense e um nível elevado tecnicamente, temos que presenciar uma criatura minúscula tão intrigante e (de novo!) promissora evoluir para um genérico de polvo enquanto o plot de descoberta alienígena adquire a estrutura de "Alien".
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
4.1 3,5K Assista AgoraCom uma mensagem bem definida pra passar, o filme é um sucesso como crítica social.
Transformers
3.4 1,3K Assista AgoraOs efeitos especiais formidáveis e os momentos cômicos aqui e ali não tem o suporte de uma história melhor estruturada e que conte com personagens não tão rasos e/ou desinteressantes e/ou irritantes.
De Volta Para o Futuro 2
4.2 886 Assista AgoraNão tem o mesmo charme do primeiro, mas a essência continua firme.
Prison Break - O Resgate Final
4.0 334Tem a galerinha que a gente gosta e tal, fazendo algumas coisas legais... mas é desnecessário. O final da série foi redondinho e os eventos aqui chegam a contradizer o que foi sugerido lá no series finale. Além dos personagens soltos, dos problemas jogados sem qualquer motivo (como o sangramento nasal, que na série faz sentido), da falta de coragem de dar um passo além como filme, mesmo não sendo destinado às telonas... As últimas frases proferidas ainda extraem um pouco de emoção, mas muito mais pelo que foi acompanhado nos quatro anos de série do que por mérito do roteiro do filme.
Sinceramente, "O Resgate Final" poderia não fazer parte do cânone. Deixar de vê-lo e aceitar o encerramento da série como sendo o desfecho da saga pode poupar aborrecimentos. E, a não ser que o grande "Como aconteceu?" que o filme parece acreditar que paira no ar seja importante para a nova minissérie (5a temporada), não se estará perdendo nada. E ainda tem a questão da necessidade desse revival...
Melhor eu parar.
Kwaidan: As Quatro Faces do Medo
4.2 74Um lindo uso de cores.
Nossa Irmã Mais Nova
4.0 75 Assista AgoraDesenrolado a partir de um ponto muito específico, o longa não parece ter um caminho certo a seguir; pelo contrário, ele se limita a cobrir o cotidiano de 3 irmãs em fase de aproximação com a caçula - o que funciona muito bem, sem sombra de dúvidas. As quatro protagonistas são ótimas e carismáticas, e juntas tem muita química. Mas infelizmente, quando isoladas em outros núcleos com subtramas próprias, quase sempre seus conflitos se mostram um tanto desinteressantes.
Rebelião
4.5 37Minha primeira experiência com um filme de samurai, então é difícil discorrer sobre. Mas suas qualidades são bem visíveis.
Mulher-Maravilha
4.1 2,9K Assista AgoraQuarto capítulo do Universo Cinematográfico da DC mistura a seriedade de "BvS" com a descontração de "Esquadrão Suicida" e estabelece a Mulher-Maravilha como peça-chave desse Universo. E o melhor: nada do feminismo hipócrita e nojento berrado por aí, apenas o bom, velho e verdadeiro feminismo (e tudo muito naturalmente) que vê a mulher como ser capaz onde ela quiser, sem afetar e sem ser afetada.
Esquadrão Suicida
2.8 4,0K Assista AgoraCOMENTÁRIO SOBRE A VERSÃO DE CINEMA FEITO HÁ ALGUNS MESES:
Algumas coisas pontuais são fortes, mas o filme é fraco.
Nota: 2,5/5.
COMENTÁRIO SOBRE A VERSÃO ESTENDIDA:
Após os eventos extremos de "Batman vs Superman - A Origem da Justiça", o governo americano aceita criar uma equipe composta por um meta-humano, quatro super-habilidosos, uma bruxa, uma guerreira mística e um mutante(?) para proteger o país e o mundo caso "o próximo Superman" não tenha os mesmos valores do falecido. E é a partir daí que se desenrola o filme.
Em relação a essa versão, continuo com a mesma opinião de que ele tem momentos pontuais muito bons de drama, ação e piadas... Mas no fim foi uma oportunidade perdida de David Ayer apresentar sua própria versão, já que o diretor muito se justificou após o lançamento alegando que o filme foi bastante mexido e cortado por produtores e outros; só que muitas cenas do trailer continuam de fora aqui.
Os aproximadamente 12 minutos extras desenrolam melhor algumas sequências ridiculamente montadas na versão original, mas acrescentam quase nada à trama ou aos personagens. São minutos que reforçam ainda mais o protagonismo da Arlequina e Coringa, enquanto que a dinâmica de grupo, que poderia ser melhor trabalhada, continua pra escanteio.
Nota: 2,5/5.
A nota no Filmow é a média das duas notas.
Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar
3.3 1,1K Assista AgoraNada original, mas ainda vale o tempo gasto.
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraCertamente uma odisseia espacial não seria feita de naves rasgando o espaço em manobras alucinantes, tiros de laser ou fugas de monstros alienígenas famintos. Provavelmente seria uma experiência mais silenciosa e - por que não? - monótona. Portanto o subtítulo desse ícone cinematográfico, "A Space Odyssey" ou "Uma Odisseia no Espaço", é bastante verdadeiro sobre seu conteúdo. As intermináveis sequências de pouso das naves, o cotidiano absurdo no interior das mesmas ou o vagaroso trajeto de um astronauta... Tudo isso está anunciado na "Odisseia no Espaço" que o espectador quis ver e, portanto, não pode haver reclamações. Às vezes é chato, mas também é congruente.
Não entrando no mérito do polêmico terceiro ato, que é subjetivo demais, "2001" é um grande filme que impressiona tecnicamente, principalmente no visual. E poder ter a primeira experiência com a obra dentro de um cinema (obrigado, Cinemark, por seu mais que excelente programa mensal de clássicos) é um troféu na minha bagagem de cinéfilo a ser guardado com muito zelo.
Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas
3.6 2,7K Assista AgoraPouco ambicioso, mas ok.
Alien: Covenant
3.0 1,2K Assista AgoraSe a exploração da mitologia - iniciada em "Prometheus" - é interessante e gera boas discussões, a correria do Alien contra humanos já não tem a mesma emoção. Ver a criatura completamente digital praticamente de corpo inteiro não passa, nem de longe, o clima sufocante ou o terror psicológico presentes em "Alien - O Oitavo Passageiro".
Prometheus
3.1 3,4K Assista AgoraInconsistente e broxante. "Prometheus" é como um carro que dá a partida com facilidade, avança com força e um roncado bonito, corre 20 metros e apaga pra ficar por alí mesmo.
Predadores
3.0 896 Assista AgoraÚltimo capítulo da trilogia adere a uma dinâmica um pouco diferente e recoloca a franquia nos eixos.
Alien vs. Predador 2
2.4 413 Assista AgoraEscuro, estúpido e doentio.
Alien vs. Predador
2.7 474 Assista AgoraUm problema a ser investigado, a equipe com a profundidade de uma colher e mortes a perder de vista (curiosamente quase sem sangue!); todas as características da maioria dos filmes de suspense/terror estão bem presentes em "AvP". O que salva o longa de Paul W. S. Anderson da previsibilidade são as brincadeiras do roteiro, como o uso da carapaça do Alien, a exploração da mitologia do Predador - brecha deixada por "Predador 2" - e a dinâmica interespecífica estabelecida mais ao final.
Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
3.8 962 Assista AgoraO filme tem excelentes momentos pontuais de comédia (gags físicas e diálogos sagazes), sequências de ação incríveis, planos de tirar o fôlego e uma trilha sonora linda. Mas o enredo quase se perde em uma maré de efeitos especiais e, às vezes, parece ser o espetáculo pelo espetáculo.
Alguns minutos a menos, definitivamente, não lhe fariam nenhuma falta.
Predador 2: A Caçada Continua
3.2 293 Assista AgoraApesar de fraco e de ter um enredo exatamente igual ao do primeiro, apenas com cenários opostos (o primeiro plano realiza essa transição muito bem), o filme expande o universo da franquia apresentando novas ideias e abrindo possibilidades para o futuro. Resta ao espectador torcer para que seja um futuro com filmes melhores.
Piratas do Caribe: O Baú da Morte
3.9 872 Assista AgoraCom uma pegada de aventura ainda mais divertida, o filme consolida de vez a mitologia da franquia. Mas alguns minutos a menos não lhe fariam falta.
O Predador
3.8 819 Assista AgoraÊ, anos 80...
Vida
3.4 1,2K Assista AgoraO filme começa elegante e, portanto, promissor. Porém, mesmo mantendo um bom suspense e um nível elevado tecnicamente, temos que presenciar uma criatura minúscula tão intrigante e (de novo!) promissora evoluir para um genérico de polvo enquanto o plot de descoberta alienígena adquire a estrutura de "Alien".
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
4.1 1,1K Assista AgoraUm ótimo equilíbrio de humor, fantasia, ação e romance.
Alien: A Ressurreição
3.1 488 Assista AgoraAquele prato que você não quer aceitar por já estar cheio, mas que se mostra interessantemente saboroso.