Aronofsky fez uma obra impactante, e Brendan mereceu cada aplauso efusivo que teve no Festival de Veneza. Pra mim o Oscar é do Brendan Fraser. A atriz coadjuvante, Hong Chau, tb tá no páreo.
Esse filme destroça até os corações mais duros. É uma obra cinematográfica que não é só um chamado ao mundo para conhecer essa realidade do povo iraniano (mas não só, infelizmente), como tb servir, por meio do cinema de denúncia e clamor para que algum tipo de mudança possa ocorrer. Infelizmente o Irã, nestes últimos tempos, tem mostrado que as mulheres continuam sem serem respeitadas e seus direitos, reconhecidos mundo afora, lá são negados. Filme duro, terrível mesmo, mas necessário.
Outro filme impactante do diretor Lukas Dhont. Até onde o bullying pode afetar a vida de alguém? As reações a atos decorrentes dessa prática podem ser devastadoras. Este filme mostra que toda atenção ao que ocorre com quem está no nosso convívio, a percepção de sinais indicando anormalidade, deve sempre ser cuidada. Ambos os meninos foram afetados pelos comentários de outros colegas, as reações de cada um é que fazem a diferença, e a rejeição pode levar a atos extremos.
Como esse filme é atual. Como mostra a realidade da guerra, as perdas, não só de vidas daqueles que tinham sonhos, desejo de realizar coisas e ter uma existência dita normal. Arrastar para um conflito que é decidido por quem está seguro em seu palácio, quartel, muito longe do verdadeiro palco onde as ações acontecem. Li o livro faz bastante tempo e uma cena me marcou. Infelizmente não foi colocada nesse filme: soldados alemães e franceses, de lados opostos na trincheira, na véspera do Natal resolvem, por si só (sim, pq eles são abandonados pelos manda-chuvas) ter uma noite de paz. Fazem um armistício particular, se reúnem e tem uma "ceia de Natal" juntando o pouco de comida que cada lado tinha disponível. Eu lia cada página e pensava em "Silent Night" - Noite Feliz. É um momento muito forte no livro. Quem sabe o novo filme alemão (2022) a tenha retratado. Gostaria muito de ver isso no filme, mais esse lado da guerra que (de tão desumana) tem alguns lampejos de humanidade. Sobre o como este filme é atual, vimos faz pouco a Rússia (na verdade seu presidente enlouquecido) convocando para lutar contra a Ucrânia jovens sem nenhum preparo, uma massa humana jogada no front da batalha, tal qual os garotos alemães que Erich M. Remarque tão bem retratou. Mais que merecidos os Oscar de filme e de direção.
A solidariedade vem dos deserdados pela sociedade estabelecida. Estes não dão muita importância a ser ou ter, simplesmente auxiliam como podem, com o que podem. Até mesmo a instituição (Exército da Salvação), que lhe dá a mão, depende da solidariedade. A negação de ajuda vem do que o estado oficializa: a agência de emprego, a polícia. Filme interessante para reflexão de como a sociedade estabelece valores e papeis.
Filme russo com produção de boa qualidade, atende os requisitos dos filmes de fantasia. O uso do vermelho como destaque em cenas onde o preto e branco são a tônica dão valor à produção, remetendo ao fogo, do dragão.
Tão longo e omitiram uma parte. No filme Ulysses, estrelado por Kirk Douglas em 1954 há cena do encontro de Ulisses com as sereias. Ele ordena os marinheiros taparem os ouvidos com cera, se amarra ao mastro do navio e passa incólume pelo canto delas, que fazia com que os navegadores se atirassem ao mar e elas então os devoravam. Isso não foi mostrado neste filme. Há aqui vários comentários, citando inclusive a fidelidade com a obra de Homero, mas (e eu li) essa parte que envolve as sereias (sem a fantasia que foram transformadas) - elas são monstros marinhos - foi omitida e é importante como parte da dolorosa peregrinação do retorno a Ítaca.
O autismo não é um tema muito encontrado em filmes, e Copperman o aborda, traz mensagem de tolerância, respeito e aceitação do diferente/pessoa com deficiência. Tudo isso embalado em fantasia infantil. Bom filme. Luca Argentero competente.
Causa incômodo. Pela opção de não conclusão, com o final em aberto (eu não gosto de filmes assim), por ver que a vida de uma pessoa pode ser destruída por acusação sem ter sido comprovada - Anos atrás uma escola foi fechada, em São Paulo, porque um aluno, menor de idade, disse que tinha sido assediado. O delegado jogou na imprensa, acusou os donos, sem fazer as devidas investigações, e ao final, era mentira da criança, imaginação fértil. O casal foi pra justiça e sua vida profissional, que tinha sido destruída, foi "remunerada", com menos de 100 mil. Se fosse nos EUA levariam milhões de dólares, mas aqui no Brasil tanto justiça quanto a mídia pintam e bordam e fica por isso mesmo. Voltando ao filme, o único personagem que se mostrou um pouco mais isento foi o delegado, fazendo seu papel de investigador, mas também levantando questões quanto à veracidade. Mas como o roteiro e direção não aprofundaram e ficou a incógnita, o espectador é que decide em quem acreditar. Concordo com o que outros comentaram sobre os danos que o julgamento na internet provocam. Nos comentários, do grupo de pais, um deles ainda alerta que deveriam investigar antes de acusar. E, ainda, a insinuação/associação, da pedofilia com a homossexualidade, de novo sem dar explicações ou direito a defesa. Incômodo o filme.
Bom filme indiano, de um pai ex lutador de luta olímpica (antigamente chamada de greco-romana) que treina suas filhas pra competir. Elas vão até os jogos da Commonwealth e as olimpíadas, ganhando as primeiras medalhas para a Índia nesse esporte.
Um filme sensível e realista da relação de um pai que fugiu antes do nascimento do filho e descobre, 16 anos depois, ao ir ao seu encontro, que ele é especial. Boas atuações do elenco, roteiro baseado em historia verídica. Mais um belo filme de Gabriele Salvatores, diretor vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1991 com Mediterrâneo.
Excelente a animação (aguardando muito o longa), faz um passeio pela obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (tive o privilégio de ver exposição no MASP), participante da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 2 minutos, uma delícia de viagem, ao som dessa canção linda, de Zeca Baleiro com a especial participação de Ná Ozzetti, cantora que eu gosto muito. Este comentário é sobre o trailer. O filme é excelente, foi apresentado na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os diretores transpuseram as pinturas de Tarsila para a tela, fazendo com que fossem cenário, personagens, enfim, a história contada está toda embasada no acervo de sua obra, que é maravilhosa. Grande animação nacional.
Filmaço (o cinema italiano tem umas pérolas). A persistência do menino Mirco em ir atrás de seus sonhos e não se submeter ao "status quo" imposto pelo diretor, aliado pela amizade a toda prova de Francesca nos entrega essa belíssima obra. É fácil se emocionar com essa história e a atuação, em especial dos atores mirins.
A atuação de Valeria está luminosa. Sua personagem, Grazia, como se diria em italiano é "una donna senza padrone", uma mulher fora dos padrões. Ela é libertária. O elenco, exceto a própria Valeria, é na sua maioria de habitantes de Lampedusa, onde o filme foi rodado. A fotografia é outro ponto alto do filme.
Filmaço, um elenco muito bom, fotografia belíssima, paisagens de tirar o fôlego (filmado nas Cataratas do Iguaçu), trilha sonora (fabulosa) do Maestro Ennio Morricone e roteiro muito fiel à verdade da história, da vergonhosa aliança de portugueses e espanhois pra dizimar os 7 Povos da Missões. Emocionante, em especial a cena em que no povoado sob ataque toca On Earth as it is in Heaven (Assim na Terra Como É no Céu). Ver cada guarani abatido, sob uma música dessas, é de chorar mesmo.
Animação japonesa da melhor qualidade. Não venceu, mas merecia o Oscar de melhor filme em animação (concorrer com as produções americanas, muito mais assistidas pelos votantes é desleal). O enredo tem muitos aspectos psicológicos interessantes, aborda a depressão (tema raro em animações), e a conexão com a espiritualidade, presente na cultura japonesa. Uma correção - a produção não é do Japão, me enganei, é dos EUA. A temática sim, é inspirada e se situa no Japão.
Filme duro, tema difícil de não se emocionar. Fiquei na torcida que alguma outra solução aparecesse e não ocorresse a morte da idosa, mas a dura realidade da época não poupava. Mais que merecida a Palma de Ouro em Cannes.
Obra-prima do Mestre Kurosawa. Este filme salvou a vida dele. Depois de tantos problemas e incompreensão de sua obra Kurosawa tinha resolvido se suicidar. O convite da URSS de realizar esse filme, que foi aclamado e ganhou Oscar de filme estrangeiro, trouxe alento ao mestre. Depois ele ainda nos brindou com muitos outros belos filmes. A simplicidade e singeleza do homem que conduz o cartógrafo russo é um dos pontos altos do filme, mas também a degeneração da paisagem natural que o "homem branco" provoca com seu progresso servem de alerta e reflexão. Esse progresso e o afastamento do mongol de seu habitat o levam à ruína.
Grécia e Turquia (em conflito naquele momento da história) se unem pra fazer essa obra mágica. As relações familiares e sentimentos passando pela culinária, filme belíssimo. Como na vida nem tudo é "e viveram felizes para sempre" até o final é prova da realidade. O contraponto da fantasia com a realidade é mais um ponto muito positivo nesse filme.
Gostei muito, as várias facetas da sociedade francesa são explicitadas nessa comédia. Bons atores. os temas abordados são atuais (racismo, religião, ascensão social) e a educação na França, gratuita e por vezes impositiva.
É bem interessante quantos temas diversos esse filme consegue tratar: homossexualidade feminina, refugiado, globalização dos negócios, relações entre classes sociais diferentes, furto no trabalho. Cinema italiano bem bom. Gostei.
Um ótimo filme brasileiro. Põe o contraponto da repressão política, pois é ambientado no período do regime militar, com o da homossexualidade, mas acima de tudo, a liberdade de ser e de viver, tendo a arte como pano de fundo. A angústia do personagem Fininho, de Jesuíta Barbosa de descobrir-se amando outro homem e sendo recruta do exército mostra também essas facetas. Filme premiado em Gramado, merecidamente.
Bom filme, lida com as diferenças sociais, e mostra que apesar das tentativas de separar os 2, o amor prevalece, não sem antes muitos atropelos, como um bom filme italiano requer.
A Baleia
4.0 1,0KAronofsky fez uma obra impactante, e Brendan mereceu cada aplauso efusivo que teve no Festival de Veneza. Pra mim o Oscar é do Brendan Fraser. A atriz coadjuvante, Hong Chau, tb tá no páreo.
O Apedrejamento de Soraya M.
4.3 92Esse filme destroça até os corações mais duros. É uma obra cinematográfica que não é só um chamado ao mundo para conhecer essa realidade do povo iraniano (mas não só, infelizmente), como tb servir, por meio do cinema de denúncia e clamor para que algum tipo de mudança possa ocorrer.
Infelizmente o Irã, nestes últimos tempos, tem mostrado que as mulheres continuam sem serem respeitadas e seus direitos, reconhecidos mundo afora, lá são negados.
Filme duro, terrível mesmo, mas necessário.
Close
4.2 470Outro filme impactante do diretor Lukas Dhont. Até onde o bullying pode afetar a vida de alguém? As reações a atos decorrentes dessa prática podem ser devastadoras. Este filme mostra que toda atenção ao que ocorre com quem está no nosso convívio, a percepção de sinais indicando anormalidade, deve sempre ser cuidada. Ambos os meninos foram afetados pelos comentários de outros colegas, as reações de cada um é que fazem a diferença, e a rejeição pode levar a atos extremos.
Sem Novidade no Front
4.3 140 Assista AgoraComo esse filme é atual. Como mostra a realidade da guerra, as perdas, não só de vidas daqueles que tinham sonhos, desejo de realizar coisas e ter uma existência dita normal. Arrastar para um conflito que é decidido por quem está seguro em seu palácio, quartel, muito longe do verdadeiro palco onde as ações acontecem.
Li o livro faz bastante tempo e uma cena me marcou. Infelizmente não foi colocada nesse filme: soldados alemães e franceses, de lados opostos na trincheira, na véspera do Natal resolvem, por si só (sim, pq eles são abandonados pelos manda-chuvas) ter uma noite de paz. Fazem um armistício particular, se reúnem e tem uma "ceia de Natal" juntando o pouco de comida que cada lado tinha disponível. Eu lia cada página e pensava em "Silent Night" - Noite Feliz. É um momento muito forte no livro. Quem sabe o novo filme alemão (2022) a tenha retratado. Gostaria muito de ver isso no filme, mais esse lado da guerra que (de tão desumana) tem alguns lampejos de humanidade.
Sobre o como este filme é atual, vimos faz pouco a Rússia (na verdade seu presidente enlouquecido) convocando para lutar contra a Ucrânia jovens sem nenhum preparo, uma massa humana jogada no front da batalha, tal qual os garotos alemães que Erich M. Remarque tão bem retratou.
Mais que merecidos os Oscar de filme e de direção.
O Homem Sem Passado
3.8 46A solidariedade vem dos deserdados pela sociedade estabelecida. Estes não dão muita importância a ser ou ter, simplesmente auxiliam como podem, com o que podem. Até mesmo a instituição (Exército da Salvação), que lhe dá a mão, depende da solidariedade. A negação de ajuda vem do que o estado oficializa: a agência de emprego, a polícia. Filme interessante para reflexão de como a sociedade estabelece valores e papeis.
On- Drakon
4.0 8 Assista AgoraFilme russo com produção de boa qualidade, atende os requisitos dos filmes de fantasia. O uso do vermelho como destaque em cenas onde o preto e branco são a tônica dão valor à produção, remetendo ao fogo, do dragão.
Jumbo
3.2 13Jumbo é bem interessante. Diferente. Um modo diferente de falar da sexualidade não aceita (pela mãe, pelos outros).
A Odisséia
3.7 178Tão longo e omitiram uma parte. No filme Ulysses, estrelado por Kirk Douglas em 1954 há cena do encontro de Ulisses com as sereias. Ele ordena os marinheiros taparem os ouvidos com cera, se amarra ao mastro do navio e passa incólume pelo canto delas, que fazia com que os navegadores se atirassem ao mar e elas então os devoravam.
Isso não foi mostrado neste filme.
Há aqui vários comentários, citando inclusive a fidelidade com a obra de Homero, mas (e eu li) essa parte que envolve as sereias (sem a fantasia que foram transformadas) - elas são monstros marinhos - foi omitida e é importante como parte da dolorosa peregrinação do retorno a Ítaca.
Copperman: Um Herói Especial
3.0 5O autismo não é um tema muito encontrado em filmes, e Copperman o aborda, traz mensagem de tolerância, respeito e aceitação do diferente/pessoa com deficiência. Tudo isso embalado em fantasia infantil. Bom filme. Luca Argentero competente.
Aos Teus Olhos
3.4 288Causa incômodo. Pela opção de não conclusão, com o final em aberto (eu não gosto de filmes assim), por ver que a vida de uma pessoa pode ser destruída por acusação sem ter sido comprovada - Anos atrás uma escola foi fechada, em São Paulo, porque um aluno, menor de idade, disse que tinha sido assediado. O delegado jogou na imprensa, acusou os donos, sem fazer as devidas investigações, e ao final, era mentira da criança, imaginação fértil. O casal foi pra justiça e sua vida profissional, que tinha sido destruída, foi "remunerada", com menos de 100 mil. Se fosse nos EUA levariam milhões de dólares, mas aqui no Brasil tanto justiça quanto a mídia pintam e bordam e fica por isso mesmo. Voltando ao filme, o único personagem que se mostrou um pouco mais isento foi o delegado, fazendo seu papel de investigador, mas também levantando questões quanto à veracidade. Mas como o roteiro e direção não aprofundaram e ficou a incógnita, o espectador é que decide em quem acreditar.
Concordo com o que outros comentaram sobre os danos que o julgamento na internet provocam. Nos comentários, do grupo de pais, um deles ainda alerta que deveriam investigar antes de acusar. E, ainda, a insinuação/associação, da pedofilia com a homossexualidade, de novo sem dar explicações ou direito a defesa. Incômodo o filme.
Dangal
4.2 64Bom filme indiano, de um pai ex lutador de luta olímpica (antigamente chamada de greco-romana) que treina suas filhas pra competir. Elas vão até os jogos da Commonwealth e as olimpíadas, ganhando as primeiras medalhas para a Índia nesse esporte.
Volare
3.2 4Um filme sensível e realista da relação de um pai que fugiu antes do nascimento do filho e descobre, 16 anos depois, ao ir ao seu encontro, que ele é especial. Boas atuações do elenco, roteiro baseado em historia verídica. Mais um belo filme de Gabriele Salvatores, diretor vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1991 com Mediterrâneo.
Tarsilinha
3.2 6Excelente a animação (aguardando muito o longa), faz um passeio pela obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (tive o privilégio de ver exposição no MASP), participante da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 2 minutos, uma delícia de viagem, ao som dessa canção linda, de Zeca Baleiro com a especial participação de Ná Ozzetti, cantora que eu gosto muito.
Este comentário é sobre o trailer. O filme é excelente, foi apresentado na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os diretores transpuseram as pinturas de Tarsila para a tela, fazendo com que fossem cenário, personagens, enfim, a história contada está toda embasada no acervo de sua obra, que é maravilhosa. Grande animação nacional.
Vermelho Como o Céu
4.4 277Filmaço (o cinema italiano tem umas pérolas). A persistência do menino Mirco em ir atrás de seus sonhos e não se submeter ao "status quo" imposto pelo diretor, aliado pela amizade a toda prova de Francesca nos entrega essa belíssima obra. É fácil se emocionar com essa história e a atuação, em especial dos atores mirins.
Respiro
3.7 19A atuação de Valeria está luminosa. Sua personagem, Grazia, como se diria em italiano é "una donna senza padrone", uma mulher fora dos padrões. Ela é libertária. O elenco, exceto a própria Valeria, é na sua maioria de habitantes de Lampedusa, onde o filme foi rodado. A fotografia é outro ponto alto do filme.
A Missão
3.8 225Filmaço, um elenco muito bom, fotografia belíssima, paisagens de tirar o fôlego (filmado nas Cataratas do Iguaçu), trilha sonora (fabulosa) do Maestro Ennio Morricone e roteiro muito fiel à verdade da história, da vergonhosa aliança de portugueses e espanhois pra dizimar os 7 Povos da Missões. Emocionante, em especial a cena em que no povoado sob ataque toca On Earth as it is in Heaven (Assim na Terra Como É no Céu). Ver cada guarani abatido, sob uma música dessas, é de chorar mesmo.
Kubo e as Cordas Mágicas
4.2 635 Assista AgoraAnimação japonesa da melhor qualidade. Não venceu, mas merecia o Oscar de melhor filme em animação (concorrer com as produções americanas, muito mais assistidas pelos votantes é desleal). O enredo tem muitos aspectos psicológicos interessantes, aborda a depressão (tema raro em animações), e a conexão com a espiritualidade, presente na cultura japonesa.
Uma correção - a produção não é do Japão, me enganei, é dos EUA. A temática sim, é inspirada e se situa no Japão.
A Balada de Narayama
4.0 54Filme duro, tema difícil de não se emocionar. Fiquei na torcida que alguma outra solução aparecesse e não ocorresse a morte da idosa, mas a dura realidade da época não poupava. Mais que merecida a Palma de Ouro em Cannes.
Dersu Uzala
4.4 153 Assista AgoraObra-prima do Mestre Kurosawa. Este filme salvou a vida dele. Depois de tantos problemas e incompreensão de sua obra Kurosawa tinha resolvido se suicidar. O convite da URSS de realizar esse filme, que foi aclamado e ganhou Oscar de filme estrangeiro, trouxe alento ao mestre. Depois ele ainda nos brindou com muitos outros belos filmes.
A simplicidade e singeleza do homem que conduz o cartógrafo russo é um dos pontos altos do filme, mas também a degeneração da paisagem natural que o "homem branco" provoca com seu progresso servem de alerta e reflexão. Esse progresso e o afastamento do mongol de seu habitat o levam à ruína.
O Tempero da Vida
3.8 85Grécia e Turquia (em conflito naquele momento da história) se unem pra fazer essa obra mágica. As relações familiares e sentimentos passando pela culinária, filme belíssimo. Como na vida nem tudo é "e viveram felizes para sempre" até o final é prova da realidade. O contraponto da fantasia com a realidade é mais um ponto muito positivo nesse filme.
Luta de Classes
3.6 11Gostei muito, as várias facetas da sociedade francesa são explicitadas nessa comédia. Bons atores. os temas abordados são atuais (racismo, religião, ascensão social) e a educação na França, gratuita e por vezes impositiva.
Shelter Me
3.1 12É bem interessante quantos temas diversos esse filme consegue tratar: homossexualidade feminina, refugiado, globalização dos negócios, relações entre classes sociais diferentes, furto no trabalho. Cinema italiano bem bom. Gostei.
Tatuagem
4.2 923 Assista AgoraUm ótimo filme brasileiro. Põe o contraponto da repressão política, pois é ambientado no período do regime militar, com o da homossexualidade, mas acima de tudo, a liberdade de ser e de viver, tendo a arte como pano de fundo. A angústia do personagem Fininho, de Jesuíta Barbosa de descobrir-se amando outro homem e sendo recruta do exército mostra também essas facetas. Filme premiado em Gramado, merecidamente.
Entre A Cruz e a Felicidade
3.5 8Bom filme, lida com as diferenças sociais, e mostra que apesar das tentativas de separar os 2, o amor prevalece, não sem antes muitos atropelos, como um bom filme italiano requer.