a representação do maior trauma da sua vida: o abandono na sua infância. Percebe-se que toda a personalidade de Kane foi moldada a partir desse fato. Procurando formas de substituir o vazio que ficou, transformou-se em um homem que buscava a todo custo aprovação e amor. O ponto aqui é que inicialmente achávamos que estávamos lidando com um homem altruísta e desapegado, mas na verdade, trata-se do oposto: o tamanho do seu ego revela o seu egoísmo, Kane, na verdade, só se preocupava com ele próprio e tudo que foi feito tinha objetivo de evitar que ele passasse novamente por frustrações/decepções, dessa forma, as outras pessoas poderiam ter suas expectativas fracassadas, ele não. Isso se torna imensamente nítido quando vemos o relato da sua segunda esposa, a insistência em fazê-la cantar, não porque ela queria, mas sim porque ele necessitava sempre estar provando algo. O apego não é necessariamente ao material, mas apego ao passado, memórias, traumas, e talvez a compensação disso comprando coisas.
O gatilho é dado quando sua mulher o abandona, isso remete diretamente ao fato que ocorreu quando era criança: Rosebud era a palavra que estava escrita no trenó quando foi deixado por seus pais. Provavelmente no momento de sua morte, deve ter passado em sua cabeça o quão se sentiu abandonado em sua vida, a sua solidão, a busca por validação. Dessa forma, a palavra novamente foi associada.
Provavelmente a condição para invocação de Paimon era hereditária, onde seria necessário ser um dos descendentes da avó. Fiquei imaginando que a progenitora deve ter tentado invocar Paimon com seus filhos, mas não conseguiu (o filho pode ter cometido suicídio justamente por perceber isso e tirou a vida antes dela poder concluir) e por isso quis usar o neto, Annie ainda tentou abortá-lo, mas ele já estava protegido/predestinado antes de nascer. Os planos da avó foram adiados pela ruptura entre ela e sua filha, que era mantida também longe do neto e só voltaram a se reaproximar após o nascimento de Charlie (então resolveu usar o corpo da menina). Paimon é retratado com um demônio de corpo masculino mas face feminina, o que pode ser uma das explicações para a simbologia de corpo sem cabeça no filme (Charlie inclusive corta a cabeça de um pássaro em uma das cenas). Charlie foi usada como hospedeira por alguns anos, mas Paimon precisava de um corpo de homem.
Vi muita gente comentando sobre um Deus bondoso no filme, mas eu só consegui enxergar na maior parte do tempo, um Deus egoísta e que gosta do seu ego massageado. Ele vive sozinho com a mãe natureza, mas sua vida é tediosa, ele precisa de inspiração, precisa de gente, ama ser adorado, ama a devoção das pessoas. E ta aí a complicação, com o surgimento das pessoas, os problemas também começam a surgir, as pessoas pecam, as pessoas destroem. E toda vez que isso acontece, ele reconstrói tudo de novo. É um loop infinito. Ele tenta de novo porque simplesmente não consegue viver só. E a mãe natureza, devota, aguenta seus caprichos e dos seres humanos.
Como um terror/suspense, o filme não envelheceu tão bem (o que não o torna ruim), mas se tratando de drama, o filme continua incrível. Sissy Spacek é definitivamente a melhor Carrie.
Fui assistir pelo título e acho que deu certo. Eu adoro a união de thriller + comédia. O auge do filme com certeza se dá na metade para o fim e nessa parte parecia que eu estava vendo um filme dirigido pelos irmãos Coen (que eu sou fã). Por ser o primeiro, o diretor tá de parabéns.
Simon é desprezível? Sim, é desprezível. Mas em momento algum eu acho justificável o comportamento de Gordo: invasão de privacidade, drogar Robyn e supostamente estuprá-la (eu acho que ele não a estuprou, mas continua não justificando), perseguição. Até parece que vingança dele foi contra Robyn, ela sofreu psicologicamente com isso. E se ela descobre o áudio/vídeo? Ele poderia ter se vingado atingindo SOMENTE o Simon. O bullying é uma coisa triste, senti pena do Gordo, lógico, mas não dá pra ter total empatia pelos seus atos.
Val vendo as fotos da Austrália e responde, de forma inocente, ''parece Recife''. Interessante que podemos observar uma crítica implícita no que se refere à supervalorização do exterior e o esquecimento/desvalorização de coisas que possuímos. Assim que vi essa cena também lembrei da situação do cinema aqui no Brasil, que ainda sofre preconceito e é estereotipado, onde ''cinema bom é cinema de fora, e filme brasileiro é sempre x, y, z''. Obviamente, me sinto feliz em ver a repercussão que o filme está tendo, porém, me entristece ver que o filme foi aclamado primeiro lá fora para só depois ser aclamado aqui, onde, vi muita gente assistindo só pelo fato da crítica internacional ser positiva, o que claro, foi importante, pois ao meu ver, assim o filme conseguiu atingir um público maior, mas espero sinceramente que no futuro sejamos mais independentes de certas ideologias do exterior e menos preconceituosos com o nosso país.
Olha, fazia um tempo que eu não lembrava como era sentir tanta tensão assistindo filme. E mais, continuar tensa mesmo após seu término. Achei o final coerente com toda a trama, afinal, não é um filme muito mastigado, então foi justo que o final também não fosse assim.
[/spoiler] Há duas hipóteses, a que ela apenas inventou porque estava chateada com Lucas (e ao contar o que aconteceu, simplesmente repetiu o que ouviu ser irmão falar), e também a suposição de que o abuso de fato ocorreu, mas por outro autor. Talvez tenha sido o próprio irmão dela, é perceptível que a relação deles não é muito ''normal'', onde ele mostra pornografia para ela normalmente. Uma cena que não me sai da cabeça é o final, talvez o autor daquele tiro seja o verdadeiro culpado. Enfim, preciso assistir de novo para captar mais detalhes. [spoiler]
Já vi vários filmes com essa temática e nenhum me impressionou tanto quando esse. Filmes com cenas mais explícitas não foram capazes de causar nem 10% do mal estar que senti vendo ''A fonte da Donzela''. Bergman tem uma incrível capacidade de captar e nos mostrar o íntimo do ser humano, e tudo isso feito de forma simples. Maravilhoso.
Acho que ele realmente está acordado. O Davidson sugeriu anteriormente que o Totem do Cobb é a aliança e não o pião. Já eu acho que não é que o totem do Cobb seja a aliança, é realmente o pião, o que acontece é que na vida real ele não usa mais aliança; no sonho ele ainda é casado, o que faz o seu inconsciente ''preencher os detalhes'' com a aliança. Acho que nem ele sabe que a aliança é uma espécie de totem pra ele.
Outra coisa: quando ele via as crianças, não era um sonho novo, era a lembrança delas inserida no sonho, ou seja, não tinha como ele modificar, sendo assim, ele não podia ver o rosto das crianças no sonho, já que em sua lembrança ele não chegou a vê-lo porque não deu tempo, existe até uma parte que ele diz mais ou menos assim: ''se eu quiser ver o rosto delas novamente, terei que voltar pra casa.'' Como era lembrança, também não podia modificar suas vestimentas (nesse caso, os sapatos, no começo do filme a menina usava um sapato de cor escura e no final um sapato de cor clara).
Enfim, acho que é isso, sem falar que no final do filme a velocidade da rotação do pião vai diminuindo, o que não acontece no sonho.
Cidadão Kane
4.3 990 Assista AgoraNa minha concepção, Rosebud é
a representação do maior trauma da sua vida: o abandono na sua infância. Percebe-se que toda a personalidade de Kane foi moldada a partir desse fato. Procurando formas de substituir o vazio que ficou, transformou-se em um homem que buscava a todo custo aprovação e amor. O ponto aqui é que inicialmente achávamos que estávamos lidando com um homem altruísta e desapegado, mas na verdade, trata-se do oposto: o tamanho do seu ego revela o seu egoísmo, Kane, na verdade, só se preocupava com ele próprio e tudo que foi feito tinha objetivo de evitar que ele passasse novamente por frustrações/decepções, dessa forma, as outras pessoas poderiam ter suas expectativas fracassadas, ele não. Isso se torna imensamente nítido quando vemos o relato da sua segunda esposa, a insistência em fazê-la cantar, não porque ela queria, mas sim porque ele necessitava sempre estar provando algo. O apego não é necessariamente ao material, mas apego ao passado, memórias, traumas, e talvez a compensação disso comprando coisas.
O gatilho é dado quando sua mulher o abandona, isso remete diretamente ao fato que ocorreu quando era criança: Rosebud era a palavra que estava escrita no trenó quando foi deixado por seus pais.
Provavelmente no momento de sua morte, deve ter passado em sua cabeça o quão se sentiu abandonado em sua vida, a sua solidão, a busca por validação. Dessa forma, a palavra novamente foi associada.
Hereditário
3.8 3,0K Assista AgoraProvavelmente a condição para invocação de Paimon era hereditária, onde seria necessário ser um dos descendentes da avó. Fiquei imaginando que a progenitora deve ter tentado invocar Paimon com seus filhos, mas não conseguiu (o filho pode ter cometido suicídio justamente por perceber isso e tirou a vida antes dela poder concluir) e por isso quis usar o neto, Annie ainda tentou abortá-lo, mas ele já estava protegido/predestinado antes de nascer. Os planos da avó foram adiados pela ruptura entre ela e sua filha, que era mantida também longe do neto e só voltaram a se reaproximar após o nascimento de Charlie (então resolveu usar o corpo da menina). Paimon é retratado com um demônio de corpo masculino mas face feminina, o que pode ser uma das explicações para a simbologia de corpo sem cabeça no filme (Charlie inclusive corta a cabeça de um pássaro em uma das cenas). Charlie foi usada como hospedeira por alguns anos, mas Paimon precisava de um corpo de homem.
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraAcho que já falaram quase tudo sobre esse filme, mas eu gostaria de fazer uma observação:
Vi muita gente comentando sobre um Deus bondoso no filme, mas eu só consegui enxergar na maior parte do tempo, um Deus egoísta e que gosta do seu ego massageado. Ele vive sozinho com a mãe natureza, mas sua vida é tediosa, ele precisa de inspiração, precisa de gente, ama ser adorado, ama a devoção das pessoas. E ta aí a complicação, com o surgimento das pessoas, os problemas também começam a surgir, as pessoas pecam, as pessoas destroem. E toda vez que isso acontece, ele reconstrói tudo de novo. É um loop infinito. Ele tenta de novo porque simplesmente não consegue viver só. E a mãe natureza, devota, aguenta seus caprichos e dos seres humanos.
"Você não me ama. Você ama o meu amor por você."
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraEntra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura...
Carrie, a Estranha
3.7 1,4K Assista AgoraComo um terror/suspense, o filme não envelheceu tão bem (o que não o torna ruim), mas se tratando de drama, o filme continua incrível. Sissy Spacek é definitivamente a melhor Carrie.
Corrente do Mal
3.2 1,8K Assista AgoraNunca mais eu transo.
Já Não Me Sinto em Casa Nesse Mundo
3.3 382 Assista AgoraFui assistir pelo título e acho que deu certo. Eu adoro a união de thriller + comédia. O auge do filme com certeza se dá na metade para o fim e nessa parte parecia que eu estava vendo um filme dirigido pelos irmãos Coen (que eu sou fã). Por ser o primeiro, o diretor tá de parabéns.
O Presente
3.4 832 Assista AgoraAh gente, fala sério,
Simon é desprezível? Sim, é desprezível. Mas em momento algum eu acho justificável o comportamento de Gordo: invasão de privacidade, drogar Robyn e supostamente estuprá-la (eu acho que ele não a estuprou, mas continua não justificando), perseguição. Até parece que vingança dele foi contra Robyn, ela sofreu psicologicamente com isso. E se ela descobre o áudio/vídeo? Ele poderia ter se vingado atingindo SOMENTE o Simon.
O bullying é uma coisa triste, senti pena do Gordo, lógico, mas não dá pra ter total empatia pelos seus atos.
The Flash
3.1 744 Assista AgoraNão sabemos nem qual será o novo diretor mas tem uma galera que já assistiu e avaliou
Onde os Fracos Não Têm Vez
4.1 2,4K Assista AgoraVai passar hoje no Corujão da Globo, às 01:58.
Que Horas Ela Volta?
4.3 3,0K Assista AgoraVal vendo as fotos da Austrália e responde, de forma inocente, ''parece Recife''. Interessante que podemos observar uma crítica implícita no que se refere à supervalorização do exterior e o esquecimento/desvalorização de coisas que possuímos. Assim que vi essa cena também lembrei da situação do cinema aqui no Brasil, que ainda sofre preconceito e é estereotipado, onde ''cinema bom é cinema de fora, e filme brasileiro é sempre x, y, z''. Obviamente, me sinto feliz em ver a repercussão que o filme está tendo, porém, me entristece ver que o filme foi aclamado primeiro lá fora para só depois ser aclamado aqui, onde, vi muita gente assistindo só pelo fato da crítica internacional ser positiva, o que claro, foi importante, pois ao meu ver, assim o filme conseguiu atingir um público maior, mas espero sinceramente que no futuro sejamos mais independentes de certas ideologias do exterior e menos preconceituosos com o nosso país.
A Colina Escarlate
3.3 1,3K Assista AgoraVem logo, dia 15.
Os Suspeitos
4.1 2,7K Assista AgoraOlha, fazia um tempo que eu não lembrava como era sentir tanta tensão assistindo filme. E mais, continuar tensa mesmo após seu término.
Achei o final coerente com toda a trama, afinal, não é um filme muito mastigado, então foi justo que o final também não fosse assim.
A Caça
4.2 2,0K Assista AgoraNó na garganta durante todo o filme.
[/spoiler]
Há duas hipóteses, a que ela apenas inventou porque estava chateada com Lucas (e ao contar o que aconteceu, simplesmente repetiu o que ouviu ser irmão falar), e também a suposição de que o abuso de fato ocorreu, mas por outro autor. Talvez tenha sido o próprio irmão dela, é perceptível que a relação deles não é muito ''normal'', onde ele mostra pornografia para ela normalmente. Uma cena que não me sai da cabeça é o final, talvez o autor daquele tiro seja o verdadeiro culpado.
Enfim, preciso assistir de novo para captar mais detalhes.
[spoiler]
The White Stripes - Under Great White Northern Lights
4.5 16E esse final? Estou em prantos </3
Inatividade Paranormal
2.3 837 Assista AgoraOlha, é melhor que Atividade Paranormal...
Lagoa Azul: O Despertar
2.2 321 Assista AgoraSe é pra fazer nova versão pelo menos vamos construir um roteiro legal, né? Roteiro péssimo.
A Fonte da Donzela
4.3 219 Assista AgoraJá vi vários filmes com essa temática e nenhum me impressionou tanto quando esse. Filmes com cenas mais explícitas não foram capazes de causar nem 10% do mal estar que senti vendo ''A fonte da Donzela''. Bergman tem uma incrível capacidade de captar e nos mostrar o íntimo do ser humano, e tudo isso feito de forma simples.
Maravilhoso.
Atração Perigosa
3.6 688 Assista AgoraEu adorei as fantasias! hahah
Os Garotos Perdidos
3.8 708 Assista AgoraEu amo essa atmosfera dos filmes dos anos 80, muito bom.
Não
4.2 472 Assista AgoraPara quem marcou ''não quero ver'': NO!
Te Amarei Para Sempre
3.7 1,4K Assista AgoraSe eu assistir esse filme 1000 vezes, pode ter certeza que eu vou chorar em todas elas.
É um dos poucos filmes que conseguem fazer isso comigo. <3
Disque M Para Matar
4.4 680 Assista AgoraSó não dei as 5 estrelas porque estava torcendo pelo vilão ):
A Origem
4.4 5,9K Assista AgoraMinha interpretação do filme é a seguinte:
Acho que ele realmente está acordado. O Davidson sugeriu anteriormente que o Totem do Cobb é a aliança e não o pião.
Já eu acho que não é que o totem do Cobb seja a aliança, é realmente o pião, o que acontece é que na vida real ele não usa mais aliança; no sonho ele ainda é casado, o que faz o seu inconsciente ''preencher os detalhes'' com a aliança. Acho que nem ele sabe que a aliança é uma espécie de totem pra ele.
Outra coisa: quando ele via as crianças, não era um sonho novo, era a lembrança delas inserida no sonho, ou seja, não tinha como ele modificar, sendo assim, ele não podia ver o rosto das crianças no sonho, já que em sua lembrança ele não chegou a vê-lo porque não deu tempo, existe até uma parte que ele diz mais ou menos assim: ''se eu quiser ver o rosto delas novamente, terei que voltar pra casa.''
Como era lembrança, também não podia modificar suas vestimentas (nesse caso, os sapatos, no começo do filme a menina usava um sapato de cor escura e no final um sapato de cor clara).
Enfim, acho que é isso, sem falar que no final do filme a velocidade da rotação do pião vai diminuindo, o que não acontece no sonho.