filmow.com/usuario/guilherme87676
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > guilherme87676
226 years
Usuário desde Janeiro de 2017
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Guilherme

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    "– Houve um tempo em que eu culpava a tudo e a todos por toda dor, sofrimento e as coisas desprezíveis que aconteciam comigo e que eu via acontecer com o meu povo. Eu culpava todo mundo. Culpava os brancos, culpava a sociedade, culpava Deus. E eu não tinha resposta porque fazia as perguntas erradas. Você deve fazer a pergunta certa.

    – E qual é?

    – Alguma coisa do que fez tornou sua vida melhor?"

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Guilherme

    Para mim, o melhor filme do Tarkovsky. Incrível demais.
    Claro que também gosto muito de outros filmes clássicos de guerra, como Apocalypse Now e A Lista de Schindler, mas os meus preferidos do gênero, atualmente, com certeza são A Infância de Ivan e Túmulo dos Vagalumes - dois filmes geniais que abordam de maneiras diferentes as consequências horríveis que a guera pode gerar para crianças.
    É impressionante demais esteticamente - e psicologicamente - como os sonhos felizes do Ivan com seus familiares ao sol contrastam com as cenas muito escuras dele acordado na guerra em uma triste busca por vingança.
    E talvez eu tenha notado errado ou esteja me lembrando errado mas achei sensacional que todas as vezes em que se dá a transição da realidade da guerra para o contexto dos sonhos do Ivan esse momento de transposição acontece como se fosse sem cortes. Como na transição para o sonho extremamente bonito em que a mãe dele diz:

    "Se um poço é realmente profundo, você pode ver uma estrela lá embaixo mesmo no meio de um dia ensolarado."

    As cenas de sonho, além de serem impressionantes demais pela técnica, me abalaram psicologicamente demais pelo drama. Tirando um sonho que foi um pesadelo muito aterrorizante, todos os outros sonhos mostrados estão entre as cenas mais bonitas que já vi. E claro que as cenas do Ivan acordado também são excelentes, sendo cenas fortemente angustiantes, tristes e tensas, necessárias para o contraste, a crítica e tudo mais.
    Eu acho o filme fenomenal em todos os aspectos e no final eu chorei.
    A atuação do Nikolai Burlyayev (Ivan) é talvez para mim a melhor atuação de uma criança que já vi.

    O Sartre escreveu uma análise elogiando muito o filme. Aqui um trecho que ele comenta uma cena extremamente emociante do Ivan acordado:

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    "[...]Não sei nada mais emocionante do que esta longa seqüência: a jornada do rio, longa, lenta e desgarradora: apesar da angústia e da incerteza (foi só fazer correr uma criança todos esses riscos?), os oficiais que o acompanham são perfurados por esta terrível e desolada suavidade. Mas preso à terra e obcecado com os mortos, a criança nada observa, desaparece: ele está indo para o inimigo. O barco retorna ao outro bank; o silêncio reina no meio do rio: o cânone se desgastou. Um dos militares diz ao outro: 'Este silêncio, isto é a guerra' "

    Também é sensacional a forma como o Bergman elogiou o filme: "Minha descoberta do primeiro filme de Tarkovsky foi como um milagre. De repente, encontrei-me parado à porta de uma sala cujas chaves, até então, nunca me tinham sido dadas. Era um quarto que eu sempre quis entrar e onde ele estava se movendo livremente e completamente à vontade."

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Guilherme

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Na cena do tribunal, que ela canta "In the musicals", é extremamente bem dirigido e triste como a música é cortada abruptamente após o verso "There's always someone to catch me. When you fall"; a Selma em sua fantasia está caindo cantando esse verso imaginando que todos os presentes iriam segura-lá mas aí o filme abruptamente volta para a realidade do tribunal com o juiz gritando:"Todos de pé!"

    Esse verso da música também se relaciona de forma extremamente bem dirigida e triste na cena em que próximo ao enforcamento jogam o pano na Selma e ela realmente cai de verdade no chão e ninguém segura... Seguram logo em seguida mas para a amarrem em cintos e executarem o enforcamento. Meu Deus, como isso é triste.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Letícia Greff
    Letícia Greff

    a forma que tu defende (e acrescenta nos comentários de) Solaris é louvável!

  • svpervert
    svpervert

    Muito obrigado! Desculpe pela demora para responder. Eu li um artigo sobre a influência de Tarkovsky nos filmes do Lars. Com certeza farei futuramente um vídeo sobre os filmes dele que são incríveis. (A Infância de Ivan é impecável!)

  • Lucas do Valle
    Lucas do Valle

    haha era de se esperar. Esse foi o primeiro dele que vi, já faz uns aninhos, então lembro bem pouco. Preciso rever, pra aproveitar melhor seu comentário e o do Sartre.
    Um Tempo para Viver, um Tempo para Morrer foi uma das melhores experiências cinematográficas que tive este ano, e, quando penso nele, parece que ele fica cada vez melhor na memória. Recomendo muito.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.