Um retrato da cultura/contracultura, das vivências e violências, da marginalidade, do anarquismo das ‘quebradas’. Origem, evolução e revolução do ‘PIXO’. Gostei e recomendo.
A melhor versão da obra homônima escrita pelo controverso, porém autêntico, Nelson Rodrigues. As encenações teatrais dão uma maior credibilidade à obra; as performances de Lázaro Ramos, Débora Falabella e Stênio Garcia, citando apenas essas três, muito boas; já a direção de Murilo Benício – marcando a sua estreia como diretor –, eu achei muito competente.
Proposta interessante, execução bem qualquer coisa. Eu estava gostando da personagem da Lilia Cabral, no começo, mas algumas coisas me fizeram desgostar do desenvolvimento dela. Achei insosso, meio repetitivo, mas assistível. Caso não tenha coisa melhor pra fazer, fica a dica.
‘Monster’ é essa pedrada cinematográfica, esse filme potente que oculta um universo particular em estágio de bipartição/fragmentação em seu interior. Direção acima da média, roteiro então... Excelente! É uma obra-prima quando comparado ao trabalho anterior do gênio Hirokazu Kore-eda. Merece mais destaque!
Um filme repleto de representação folclórica, um trabalho que respeita e exalta as origens do povo do campo. Tapete Vermelho é uma belíssima homenagem ao ator e cineasta Amâncio Mazzaropi. Quem nunca conheceu um Quinzinho e/ou uma Zulmira? Dois personagens encantadores e sábios.
‘Crescendo Juntas’ é um ótimo exemplo de filme sobre relações entre gerações, sobre o choques e amadurecimento; é um filme muito sincero, que não tem medo de mostrar diversos pontos de vista a respeito do mundo e sobre a espiritualidade. Ótima performance da Rachel McAdams.
‘O Vampiro’ não é apenas uma das grandes realizações do diretor Carl Theodor Dreyer, é também um dos melhores filmes da década de 30; um longa que encanta pela textura áspera, com atmosfera meio inebriante, e pelo brilhantismo contido nas transições rápidas e assombrosas. Elementos de horror estão por todas as partes do longa alemão/francês.
Um dos filmes mais toscos que eu assisti em toda a minha vida. A franquia Mega Shark poderia ser um pouco mais atrativa, mas a edição amadora piora tudo. É inacreditável o nível do roteiro, que apresenta inúmeros furos e conveniências. Tudo muito forçado, muito indigesto. Assista se tiver coragem!
Trasheira que tenta ser “séria” demais, focando nos dramas humanos mais insosso do mundo, com direito a muita enrolação e (d)efeitos especiais de fazer cair o c• da bunda. Horrível, tosco em praticamente todos os aspectos técnicos. Pior filme que assisti no começo da primeira semana de 2024.
Eu definitivamente não estava preparado pro baque que é ‘A Sociedade da Neve’, filme dirigido por J.A. Bayona, que também dirigiu o ótimo ‘O Impossível’ (2012), que é, na minha opinião, um dos melhores filmes sofre desastre natural de todos os tempos. Visualmente falando, ‘A Sociedade da Neve’ é um dos melhores trabalhos da década em curso, talvez o melhor do cineasta espanhol. Fotografia espetacular, imersiva, e o cenário, desolador em todos os sentidos, deu pra sentir o desespero existente no “vazio” mórbido que preenche aquele “paraíso” congelante. Os minutos finais foram emocionantes, de provocar arrepios, fiquei em choque. História muito dolorosa e poderosa!
Nota: 9
Sobreviver é um dos maiores milagres do “existir”.
Um poderoso trabalho que carrega ambiguidade e ótimos recortes sobre a revolta de um povo. Crítica social muito forte, sem enrolação e direta. É impressionante a forma como Aleksandr Dovjenko consegue, em pouco mais de 1h, entregar uma obra que não mede esforços para evidenciar os anseios de cada personagem em tela, alguns realmente capazes de convencer apenas com o poder do olhar. Recomendo fortemente!
Eu estava curtindo a animação, estava achando diferente, logo no começo, diga-se de passagem, porém não consegui curtir todo o restante igualmente. Faltou alguns ingredientes à mistura final.
Animação muito bonita, traços encantadores, mas o clímax do conto deixa a desejar. Eu esperava por um desfecho menos apressado, menos “preguiçoso” e mais longo.
A adorável cadela Kashtanka brilha, como uma estrela circense, mas os outros animais também recebem o devido reconhecimento. Ponto positivo para a animação. No geral, eu curti!
Que delícia de filme soviético, gente! Gostei do equilíbrio entre os momentos de drama, com ótimas partes melancólicas, e os de humor, maioria contagiante. A cena da mulher caminhando na chuva, na minha opinião, é muito CINEMA. Grata surpresa!
Um dos maiores clássicos da animação, ‘Dumbo’ continua a encantar pela simplicidade e por conta das pautas abordadas. Deixando a nostalgia de lado, o filme peca na parte final, que poderia ter sido melhor desenvolvida. O bebê Dumbo é tão indefeso, tadinho.
Longe, muito longe de estar à altura do glorioso semideus grego. Algumas partes beiram o amadorismo, com efeitos especiais inconsistentes e cenas de ação pouco inspiradas. Enfim, eu achei “qualquer coisa”, um filme esquecível.
Primeiro filme assistido em 2024. Vi na sessão Cinemaço, na Globo.
Depois de quase duas décadas, resolvi rever e... A animação continua simpática, não tão divertida quanto antes, e os traços cartunescos são geralmente bons. A estória da Manuelita, que passa por poucas e boas, não é tão original assim. Vale pelas canções e pelos personagens carismáticos. Preciso assistir mais filmes de animação argentinos.
Se não fossem certas limitações, seria um filme muito mais bonito e interessante. Senti falta de um aprofundamento na parte política. Enfim, achei bem morna. Recomendo para os amantes de mitologias.
Animação visualmente riquíssima como na obra-prima ‘Wolfwalkers’. Eu amei os traços do filme, e a aparição dos vikings foi um dos grandes momentos da produção irlandesa. Recomendo a todos!
Uma das lendas folclóricas mais fascinantes traduzida para a linguagem cinematográfica. Tinha tudo para dar errado, mas o resultado final é um filme sem medo de mostrar um pouco do erotismo contido na enigmática figura do Boto, do homem despido, do ser mágico/enfeitiçado que seduz mulheres.
O contraste claro-escuro, um dos pontos positivos, é bem usado no longa, principalmente nas cenas noturnas; a direção acumula mais acertos que erros, mas o roteiro é básico. Sinceramente, eu curti toda a construção dramática e fantasiosa, em momentos pontuais, e amei as cenas de amor intenso, e o charme da criatura folclórica também chamou a minha atenção. “Ele, o Boto”, de Walter Lima Jr., é um longa simpático e provocante. Recomendo.
A estória não é tão fascinante quanto a apresentada no longa “Branca de Neve e os Sete Anões”, lançado dois anos antes, mas a técnica de animação me causou um certo espanto (no bom sentido). Eu amei a canção Faithfull/Forever, a mais contagiante do filme. Poxa, queria ter visto mais do gigante Gulliver!
Favela no Ar
4.5 2Impactante, motivador, revoltante, necessário, provocante e, acima de tudo, verdadeiro. A Favela vive e resiste!
Pixo
4.2 134Um retrato da cultura/contracultura, das vivências e violências, da marginalidade, do anarquismo das ‘quebradas’. Origem, evolução e revolução do ‘PIXO’. Gostei e recomendo.
O Beijo no Asfalto
4.1 95A melhor versão da obra homônima escrita pelo controverso, porém autêntico, Nelson Rodrigues. As encenações teatrais dão uma maior credibilidade à obra; as performances de Lázaro Ramos, Débora Falabella e Stênio Garcia, citando apenas essas três, muito boas; já a direção de Murilo Benício – marcando a sua estreia como diretor –, eu achei muito competente.
Filme revisto em 20/01/2024
Nota: 8
Tire 5 Cartas
2.8 6 Assista AgoraProposta interessante, execução bem qualquer coisa. Eu estava gostando da personagem da Lilia Cabral, no começo, mas algumas coisas me fizeram desgostar do desenvolvimento dela. Achei insosso, meio repetitivo, mas assistível. Caso não tenha coisa melhor pra fazer, fica a dica.
Nota: 5
Monstro
4.3 260 Assista Agora‘Monster’ é essa pedrada cinematográfica, esse filme potente que oculta um universo particular em estágio de bipartição/fragmentação em seu interior. Direção acima da média, roteiro então... Excelente! É uma obra-prima quando comparado ao trabalho anterior do gênio Hirokazu Kore-eda. Merece mais destaque!
Nota: 9.5
Tapete Vermelho
3.8 277 Assista AgoraUm filme repleto de representação folclórica, um trabalho que respeita e exalta as origens do povo do campo. Tapete Vermelho é uma belíssima homenagem ao ator e cineasta Amâncio Mazzaropi. Quem nunca conheceu um Quinzinho
e/ou uma Zulmira? Dois personagens encantadores e sábios.
Crescendo Juntas
3.8 96‘Crescendo Juntas’ é um ótimo exemplo de filme sobre relações entre gerações, sobre o choques e amadurecimento; é um filme muito sincero, que não tem medo de mostrar diversos pontos de vista a respeito do mundo e sobre a espiritualidade. Ótima performance da Rachel McAdams.
Nota: 8
O Vampiro
4.0 77‘O Vampiro’ não é apenas uma das grandes realizações do diretor Carl Theodor Dreyer, é também um dos melhores filmes da década de 30; um longa que encanta pela textura áspera, com atmosfera meio inebriante, e pelo brilhantismo contido nas transições rápidas e assombrosas. Elementos de horror estão por todas as partes do longa alemão/francês.
Nota: 8.5
Mega Shark vs. Crocosaurus
1.6 63 Assista AgoraUm dos filmes mais toscos que eu assisti em toda a minha vida. A franquia Mega Shark poderia ser um pouco mais atrativa, mas a edição amadora piora tudo. É inacreditável o nível do roteiro, que apresenta inúmeros furos e conveniências. Tudo muito forçado, muito indigesto. Assista se tiver coragem!
Nota: 1.5
Mega Shark vs. Kolossus
1.9 16 Assista AgoraTrasheira que tenta ser “séria” demais, focando nos dramas humanos mais insosso do mundo, com direito a muita enrolação e (d)efeitos especiais de fazer cair o c• da bunda. Horrível, tosco em praticamente todos os aspectos técnicos. Pior filme que assisti no começo da primeira semana de 2024.
Nota: 2
A Sociedade da Neve
4.2 711 Assista AgoraEu definitivamente não estava preparado pro baque que é ‘A Sociedade da Neve’, filme dirigido por J.A. Bayona, que também dirigiu o ótimo ‘O Impossível’ (2012), que é, na minha opinião, um dos melhores filmes sofre desastre natural de todos os tempos. Visualmente falando, ‘A Sociedade da Neve’ é um dos melhores trabalhos da década em curso, talvez o melhor do cineasta espanhol. Fotografia espetacular, imersiva, e o cenário, desolador em todos os sentidos, deu pra sentir o desespero existente no “vazio” mórbido que preenche aquele “paraíso” congelante. Os minutos finais foram emocionantes, de provocar arrepios, fiquei em choque. História muito dolorosa e poderosa!
Nota: 9
Sobreviver é um dos maiores milagres do “existir”.
Terra
3.9 29 Assista AgoraUm poderoso trabalho que carrega ambiguidade e ótimos recortes sobre a revolta de um povo. Crítica social muito forte, sem enrolação e direta. É impressionante a forma como Aleksandr Dovjenko consegue, em pouco mais de 1h, entregar uma obra que não mede esforços para evidenciar os anseios de cada personagem em tela, alguns realmente capazes de convencer apenas com o poder do olhar. Recomendo fortemente!
Nota: 9
A Rainha da Neve
3.6 11Eu estava curtindo a animação, estava achando diferente, logo no começo, diga-se de passagem, porém não consegui curtir todo o restante igualmente. Faltou alguns ingredientes à mistura final.
Kashtanka
3.9 1Animação muito bonita, traços encantadores, mas o clímax do conto deixa a desejar. Eu esperava por um desfecho menos apressado, menos “preguiçoso” e mais longo.
A adorável cadela Kashtanka brilha, como uma estrela circense, mas os outros animais também recebem o devido reconhecimento. Ponto positivo para a animação. No geral, eu curti!
Nota: 7
24 Horas em Moscou
4.1 3Que delícia de filme soviético, gente! Gostei do equilíbrio entre os momentos de drama, com ótimas partes melancólicas, e os de humor, maioria contagiante. A cena da mulher caminhando na chuva, na minha opinião, é muito CINEMA. Grata surpresa!
Nota: 8.5
Dumbo
3.6 412 Assista AgoraUm dos maiores clássicos da animação, ‘Dumbo’ continua a encantar pela simplicidade e por conta das pautas abordadas. Deixando a nostalgia de lado, o filme peca na parte final, que poderia ter sido melhor desenvolvida. O bebê Dumbo é tão indefeso, tadinho.
Nota: 7.5
Hércules
3.0 789 Assista AgoraLonge, muito longe de estar à altura do glorioso semideus grego. Algumas partes beiram o amadorismo, com efeitos especiais inconsistentes e cenas de ação pouco inspiradas. Enfim, eu achei “qualquer coisa”, um filme esquecível.
Primeiro filme assistido em 2024. Vi na sessão Cinemaço, na Globo.
A Espada Era a Lei
3.8 303 Assista AgoraQue animação primorosa! Achei bem diferente do convencional, consegui curtir boa parte da trama de magia/fantasia. Queria mais!
Nota: 7.5
Bambi
3.5 440 Assista AgoraMuito divertido e sincero.
A Tartaruga Manuelita
3.4 109Depois de quase duas décadas, resolvi rever e... A animação continua simpática, não tão divertida quanto antes, e os traços cartunescos são geralmente bons. A estória da Manuelita, que passa por poucas e boas, não é tão original assim. Vale pelas canções e pelos personagens carismáticos. Preciso assistir mais filmes de animação argentinos.
Nota: 6
A Rainha Sol - A Esposa Amada de Tutankhamon
3.2 8 Assista AgoraSe não fossem certas limitações, seria um filme muito mais bonito e interessante. Senti falta de um aprofundamento na parte política. Enfim, achei bem morna. Recomendo para os amantes de mitologias.
Nota: 6
Uma Viagem ao Mundo das Fábulas
4.0 99 Assista AgoraAnimação visualmente riquíssima como na obra-prima ‘Wolfwalkers’. Eu amei os traços do filme, e a aparição dos vikings foi um dos grandes momentos da produção irlandesa. Recomendo a todos!
Nota: 8
Ele, o Boto
2.7 35 Assista AgoraUma das lendas folclóricas mais fascinantes traduzida para a linguagem cinematográfica. Tinha tudo para dar errado, mas o resultado final é um filme sem medo de mostrar um pouco do erotismo contido na enigmática figura do Boto, do homem despido, do ser mágico/enfeitiçado que seduz mulheres.
O contraste claro-escuro, um dos pontos positivos, é bem usado no longa, principalmente nas cenas noturnas; a direção acumula mais acertos que erros, mas o roteiro é básico. Sinceramente, eu curti toda a construção dramática e fantasiosa, em momentos pontuais, e amei as cenas de amor intenso, e o charme da criatura folclórica também chamou a minha atenção. “Ele, o Boto”, de Walter Lima Jr., é um longa simpático e provocante. Recomendo.
Nota: 7
As Viagens de Gulliver
3.3 10 Assista AgoraA estória não é tão fascinante quanto a apresentada no longa “Branca de Neve e os Sete Anões”, lançado dois anos antes, mas a técnica de animação me causou um certo espanto (no bom sentido). Eu amei a canção Faithfull/Forever, a mais contagiante do filme. Poxa, queria ter visto mais do gigante Gulliver!
Nota: 6
Assistido em 29/12/2023