Não tem como não se apaixonar por tudo que Vertov criou nesse filme, incluindo a metalinguagem, montagem rítmica, câmera subjetiva, etc. Um gênio que ajudou muito na evolução do cinema.
O mundo está mudando, nem Deus como o homem patriarca onipotente tem um lugar mais na opressão da humanidade. Esse filme é incrível, muda perspectivas, é divertido e inteligente.
Até dei o benefício da dúvida para o filme, mas... não valeu a pena. A única coisa que me fez continuar até o final foi ver a linda Léa Seydoux em mais uma atuação magnífica, mesmo que o filme não faça justiça ao seu talento.
O Holocausto é um tema retomado pelo cinema diversas vezes, de diferentes formas e narrativas. Portanto, de certa forma, inovar dentro de um tema muito discutido é algo desafiador. É um filme brilhante, que te mostra em segundo plano o dia-a-dia de um campo de concentração, enquanto você segue bem de perto a trajetória de Saul. Filmado em primeiro plano, com planos sequência, é maravilhosamente angustiante.
Tão simples e tão profundo. Os planos de amanhã, a rotina comum, os sonhos e ambições do indivíduo. Tudo tão frágil a ponto de ser destruído em um dia, ou em questão do filme, nos últimos dez minutos. Nada é garantido, principalmente o amanhã.
Poucos filmes conseguem passar uma sensação tão próxima do real apenas com imagens em uma tela. Angustia, desespero, raiva. Tudo o que Neto sentia, eu sentia. Maravilhoso, apenas.
Não é um filme para qualquer pessoa, sem querer ofender ninguém. É o tipo de filme que vai além da interpretação, pois não há nenhuma. É um filme que vai além dos sentidos, pois ele te força a compreender suas próprias reações com o que se passa à sua frente. É um filme que provoca, que quebra, que dá informações e arranca elas de seus espectadores sem dó. É um filme que brinca com o subconsciente de seus personagens e espectadores. É, sim, uma obra de arte.
Quero que alguém me diga se esse não é um dos filmes mais estéticamente impecáveis e visualmente prazerosos que já foram feitos, especialmente desde os anos 2000. Wes Anderson e sua estética merecem por si só um reconhecimento gigantesco. Por mais diretores que reconhecem a importância da construção da imagem!
O que as pessoas tem que entender é que esse filme não é um filme hollywoodiano com picos de emoção e climax de enredo. É a representação (mais real possível) da vida. Uma vida que na memória se divide em capítulos, em momentos, em pontos de grande alegria e profunda tristeza. É para ser relacionável, e pelo menos para mim (parte da geração representada) fez um papel incrível nesse aspecto. Me vi ali, na pele de um menino que lia Harry Potter e passava as tardes vendo desenho animado deitado na sala. A intenção de usar o mesmo elenco e abordar tópicos da vida real é justamente essa: trazer a vida como ela é, mesmo que com atores, para um filme. É como se pontos relevantes da vida de cada um fosse escolhido e colocado em uma ordem cronológica em um filme documentário sendo representado por atores (o que já foi feito milhões de vezes, principalmente em filmes biográficos). Então, podem odiar o filme como quiserem, mas eu tenho certeza que eles conseguiram atingir a intenção do filme com uma graciosidade imensa. :)
A mensagem moral desse filme é uma das melhores que eu já vi em filmes de criança. Não é sobre aquela mesmice de "ser bom porque é a melhor escolha", mas é sobre ensinar crianças que ser quem elas são é a melhor opção de todas. Merecia muito mais reconhecimento do que teve.
É interessante ver o crescimento da personagem Cheryl à medida que ela avança na trilha, colocando seus pensamentos e conclusões à nossa frente, que na verdade são muito mais relacionáveis do que todo mundo pensa. Melhor do que eu imaginava.
Por um lado, me entristece ver que atores de alta qualidade como Robert De Niro não têm mais obras de tamanha significância como Taxi Driver hoje em dia para exercer esse tipo de talento. Sem querer generalizar, claro, mas há uma diferença absurda nos filmes exibidos hoje para filmes até a década de 80, muitas vezes pelos mesmos diretores.
Kubrick faz um filme visualmente atormentador e polêmico, com um anti-heroi maligno e cativante que praticamente obriga você a voluntariamente desejar seu bem estar ao invés de ir contra sua moral, e com tudo isso, te conquista ao criticar o caminho em que a sociedade no geral estava se direcionando. Um dos meus filmes preferidos de todos os tempos. Exemplo de quebra de paradigma.
Honestamente, não vale a fama que tem. Tirando uma ótima Direção de Arte, o uso do Som de forma narrativa (que é a única coisa que faz você ter sustos) e algumas cenas com uma boa montagem, o filme é uma junção de vários clichês de filme de terror norte-americano. Esperava MUITO mais.
Um Homem com uma Câmera
4.4 197 Assista AgoraNão tem como não se apaixonar por tudo que Vertov criou nesse filme, incluindo a metalinguagem, montagem rítmica, câmera subjetiva, etc. Um gênio que ajudou muito na evolução do cinema.
O Novíssimo Testamento
3.9 168O mundo está mudando, nem Deus como o homem patriarca onipotente tem um lugar mais na opressão da humanidade. Esse filme é incrível, muda perspectivas, é divertido e inteligente.
Madre Joana dos Anjos
4.0 54Por mais filmes de terror psicológico como esse nos dias de hoje. Intenso, inteligente e perturbador.
007 Contra Spectre
3.3 1,0K Assista AgoraAté dei o benefício da dúvida para o filme, mas... não valeu a pena. A única coisa que me fez continuar até o final foi ver a linda Léa Seydoux em mais uma atuação magnífica, mesmo que o filme não faça justiça ao seu talento.
Deadpool
4.0 3,0K Assista AgoraMeu coração fã de metalinguagem morreu de amores por esse filme. ♥
O Filho de Saul
3.7 255 Assista AgoraO Holocausto é um tema retomado pelo cinema diversas vezes, de diferentes formas e narrativas. Portanto, de certa forma, inovar dentro de um tema muito discutido é algo desafiador. É um filme brilhante, que te mostra em segundo plano o dia-a-dia de um campo de concentração, enquanto você segue bem de perto a trajetória de Saul. Filmado em primeiro plano, com planos sequência, é maravilhosamente angustiante.
Elefante
3.6 1,2K Assista AgoraTão simples e tão profundo. Os planos de amanhã, a rotina comum, os sonhos e ambições do indivíduo. Tudo tão frágil a ponto de ser destruído em um dia, ou em questão do filme, nos últimos dez minutos. Nada é garantido, principalmente o amanhã.
Abril Despedaçado
4.2 673Walter Salles e Rodrigo Santoro. Precisa dizer mais? Maravilhoso.
Cidade Baixa
3.4 357 Assista AgoraEu quero milhões de filmes com o Wagner Moura e o Lázaro Ramos juntos. Preciso. É uma questão de vida ou morte. Muito amor por esses dois.
Bicho de Sete Cabeças
4.0 1,1K Assista AgoraPoucos filmes conseguem passar uma sensação tão próxima do real apenas com imagens em uma tela. Angustia, desespero, raiva. Tudo o que Neto sentia, eu sentia. Maravilhoso, apenas.
Kingsman: Serviço Secreto
4.0 2,2K Assista AgoraCenas de ação inovadoras em pleno 2015? Que milagre é esse? Adorei!
O Ano Passado em Marienbad
4.2 156 Assista AgoraNão é um filme para qualquer pessoa, sem querer ofender ninguém. É o tipo de filme que vai além da interpretação, pois não há nenhuma. É um filme que vai além dos sentidos, pois ele te força a compreender suas próprias reações com o que se passa à sua frente. É um filme que provoca, que quebra, que dá informações e arranca elas de seus espectadores sem dó. É um filme que brinca com o subconsciente de seus personagens e espectadores. É, sim, uma obra de arte.
O Grande Hotel Budapeste
4.2 3,0KQuero que alguém me diga se esse não é um dos filmes mais estéticamente impecáveis e visualmente prazerosos que já foram feitos, especialmente desde os anos 2000. Wes Anderson e sua estética merecem por si só um reconhecimento gigantesco. Por mais diretores que reconhecem a importância da construção da imagem!
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraAmor pela metalinguagem é grande nesse filme. Só quem entendeu o conceito consegue amar e apreciar esse filme.
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraO que as pessoas tem que entender é que esse filme não é um filme hollywoodiano com picos de emoção e climax de enredo. É a representação (mais real possível) da vida. Uma vida que na memória se divide em capítulos, em momentos, em pontos de grande alegria e profunda tristeza. É para ser relacionável, e pelo menos para mim (parte da geração representada) fez um papel incrível nesse aspecto. Me vi ali, na pele de um menino que lia Harry Potter e passava as tardes vendo desenho animado deitado na sala. A intenção de usar o mesmo elenco e abordar tópicos da vida real é justamente essa: trazer a vida como ela é, mesmo que com atores, para um filme. É como se pontos relevantes da vida de cada um fosse escolhido e colocado em uma ordem cronológica em um filme documentário sendo representado por atores (o que já foi feito milhões de vezes, principalmente em filmes biográficos). Então, podem odiar o filme como quiserem, mas eu tenho certeza que eles conseguiram atingir a intenção do filme com uma graciosidade imensa. :)
Uma Aventura LEGO
3.8 907 Assista AgoraA mensagem moral desse filme é uma das melhores que eu já vi em filmes de criança. Não é sobre aquela mesmice de "ser bom porque é a melhor escolha", mas é sobre ensinar crianças que ser quem elas são é a melhor opção de todas. Merecia muito mais reconhecimento do que teve.
Livre
3.8 1,2K Assista AgoraÉ interessante ver o crescimento da personagem Cheryl à medida que ela avança na trilha, colocando seus pensamentos e conclusões à nossa frente, que na verdade são muito mais relacionáveis do que todo mundo pensa. Melhor do que eu imaginava.
Maria Antonieta
3.7 1,3K Assista AgoraChorando de emoção com essa direção de arte.
50%
3.9 2,2K Assista AgoraHonestamente, Joseph Gordon-Levitt sabe escolher os filmes que faz.
Taxi Driver
4.2 2,6K Assista AgoraPor um lado, me entristece ver que atores de alta qualidade como Robert De Niro não têm mais obras de tamanha significância como Taxi Driver hoje em dia para exercer esse tipo de talento. Sem querer generalizar, claro, mas há uma diferença absurda nos filmes exibidos hoje para filmes até a década de 80, muitas vezes pelos mesmos diretores.
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
4.0 3,7K Assista AgoraHonestamente: Cena do Peter Maximoff (Quicksilver) representado pelo Evan Peters. Sem mais.
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraKubrick faz um filme visualmente atormentador e polêmico, com um anti-heroi maligno e cativante que praticamente obriga você a voluntariamente desejar seu bem estar ao invés de ir contra sua moral, e com tudo isso, te conquista ao criticar o caminho em que a sociedade no geral estava se direcionando. Um dos meus filmes preferidos de todos os tempos. Exemplo de quebra de paradigma.
Annabelle
2.7 2,7K Assista AgoraHonestamente, não vale a fama que tem. Tirando uma ótima Direção de Arte, o uso do Som de forma narrativa (que é a única coisa que faz você ter sustos) e algumas cenas com uma boa montagem, o filme é uma junção de vários clichês de filme de terror norte-americano. Esperava MUITO mais.
Libertem Angela Davis
4.4 36Um exemplo de mulher a ser seguido. Um exemplo de lutadora a ser inspirado.