Uma viúva em busca de manter sua família unida, Um homem negro que busca um modo de viver digno, Um homem cego veterano da 2ª Guerra,
É difícil imaginar tal combinação inusitada. O que há em comum entre eles? Sua humanidade, o sofrimento e a tentativa de continuar a vida, apesar da tragédia e dos obstáculos.
Moses surge como um anjo, aparece de forma inesperada, e sugere algo que será a principal fonte de Edna e seus dois filhos. Ao passo que ele esmorece, Edna apesar de sua docilidade e amabilidade, é ambiciosa e decidida. Eles formam uma dupla que fortalece um ao outro mutuamente. No início, há interesse de ambas as partes em beneficiar a si próprios, porém ao longo da trama, vemos como os vínculos se tornam verdadeiros.
Sr. Will que inicialmente se mostra antissocial e agressivo, é alguém preocupado com a família de Edna e com seus filhos. Apesar de também não ter sido tão benquisto inicialmente, é tratado com apreço e cuidado por todos.
Todos têm seus dramas, a mulher que lida com o luto do marido e luta pela sobrevivência da família em uma época desfavorável, um homem negro que lida com a discriminação racial e um veterano que retorna cego da guerra. Vemos em cada um características de amor cada qual manifestando-o de sua forma.
Conforme a análise que vi, é um filme como um imaginário cristão que são destacados em dois momentos: a oração antes da refeição das família (início do filme) e dentro da igreja quando eles partilham o pão e o vinho (final do filme).
O final parece como um ideal com a leitura da epístola de São Paulo sobre a Caridade, onde todos na Ceia do Senhor se ajuntam para comer do Banquete do Cordeiro. Ali fica bem claro a questão do arrependimento e do perdão: o marido de Edna aparece ao lado de menino que o matou acidentalmente e a mulher aperta a mão do esposo que a traia.
O filme não é ruim, mas tem vários pontos problemáticos em relação à mensagem transmitida:
1. O filme se inicia com a demonstração que o delegado tinha uma relação extraconjugal; 2. O cara só mete em encrenca colocando seus sentimentos acima de qualquer razoabilidade e compromisso com sua profissão. Em nenhum momento, ele tem consciência dos seus desvios morais gravíssimos. 3. Para um delegado ele é bem amador e ingênuo em cair em um papos furados; 4. Ele não é honesto como diz a sinopse, pois do contrário não faria as contravenções que fez, uma sucessiva a outra tentando livrar a própria pele; 5. O cara é tão irresponsável que envolve o amigo e a ex-mulher nas palhaçadas dele sem ao menos se desculpar ou ter remorsos; 6. Após fazer uma besteira atrás da outra, ele alega que estava tentando fazer o certo. kkk Mais uma prova de sua total cegueira de consciência. 7. No final, após só fazer merda, o cara se dá bem, livrando sua própria pele com ajuda dos outros ficando com a mulher e com grana.
Ou seja, a mensagem é do filme é: faça o máximo de merdas possível, comprometa os outros nela e se saia bem ao final!
A história é até interessante, mas não sei...me gerou uma sensação estranha. A menina com um jeito retraído, imprevisível e sentimental. O homem (jornalista) frio, cético e alheio, mas ao mesmo tempo se envolveu profundamente com o caso. Achei o filme ruim e difícil para ir até o final.
Comentários que o filme é lento. Será? Ou nós da modernidade não temos mais concentração e paciência para deixar uma história se revelar em seu ritmo? Deixo a reflexão.
Indo para a "análise" do filme, gostei bastante da interpretação de Johnny Depp junto à Whitaker. Achei interessante o desenvolvimento de uma amizade entre ambos, que infelizmente não pôde se estreitar. Porém, ao final deu para perceber que ambos se queriam bem e a necessidade imperiosa da parte do jornalista de reparar a imagem do detetive. Parece que isso gerou um certo alívio e reconhecimento do papel do detetive para sua família e sociedade ao menos localmente.
Em relação à parte investigativa, é instigante e as ligações e associações não parecem ser tão óbvias.
Em relação ao contexto político e degeneração da corporação policial e da justiça, são temas delicados, polêmicos e muito atuais. Uma luta interna entre maus e bons policiais. Me veio a frase de Nietzsche: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.". Todos nós estamos sujeitos à corrupção, por isso devemos sempre estar vigilantes quanto à ética e moral. Um outro ponto, foi a visão do homem pautada no niilismo e freudismo dos maus policiais, eles não tinham convicções morais, ideais ou inspirações elevadas quanto à sua profissão e seu papel na sociedade. Eles viam a natureza humana como má, fraca, animalesca. Uma visão do homem que se contenta com o prazer carnal baseado em " ter uma mulher e poder". Já o personagem central, Poole era um homem que pagou um preço alto para fazer a verdade vir à tona, pensava nos outros e no seu papel como policial. Nota-se a sua luta contra o sistema, contra a mentira e a sua busca pela verdade que o guiou até de forma obstinada. Essa determinação se transformou em obsessão ao ponto que sua vida se tornou patética e empobrecida, pois apesar da verdade se um valor muitíssimo apreciável, ele negligenciou seu papel de esposo e pai, o que lhe custou um afastamento de sua família, o que o fez ser um homem solitário. Creio que o jornalista tenha sido um ponto de luz para alegrar sua vida como alguém que se interessa pelo mesmo tema, alguém que se pode partilhar algo que lhe interessava.
Enfim, apesar do caso irresoluto e do fracasso em cumprir a justiça, o filme mostra a luta de um homem que, apesar dos seus erros, lutou por um ideal e pôde ao menos ter uma reparação de sua figura pela divulgação da matéria do jornalista.
É um bom filme. Com algumas ressalvas: Ele deforma a idéia do Bem. Faz parecer que ainda que os maus paguem por seus crimes, são eles mesmos julgados e condenados por pessoas corruptas que agem por meios corruptos para atingir a justiça. Ainda que isso exista no mundo, o filme não expressa o que realmente é a justiça e o bem. Ele transmite a idéia do burocrata que atrás de sua mesa quer reger o mundo arbitriamente a partir de normas criadas por homens. Além disso, parece que há um cinismo arragaido numa visão de homem de Rosseau. Essa é a parte filósofica que não me agrada.
Esse filme-documentário é simplesmente maravilhoso. A vida desse santo homem inspira a nós católicos e a reaviva a nossa fé em Cristo, sempre tendo como amparo nossa Mãe Imaculada.
O destino de Padre Rodrigues foi extremamente medíocre e deprimente, assim como de seu mentor religioso, Padre Ferreira. Não vejo nenhum aspecto de redenção desses homens. O companheiro, Padre Garupe parece-me ter morrido de um modo mais digno. É um bom filme no aspecto de notar o vício da soberba e a fraqueza do ser humano, porém no aspecto de fé e religioso é o exemplo do que não se fazer e não ser (apóstata).
Um filme belo e que se baseia em uma história real é o Cristiada ou The Greater Glory: the true story of cristiada ( https://filmow.com/cristiada-t35487/), que trata de um menino de 13 anos José Luiz Sanchez Del Río (canonizado pelo Papa Franscisco), que é martirizado em 1928 devido a perseguição dos Comunistas aos religiosos no México.
Ele morre dizendo: “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!”.
Esse é o exemplo que os verdadeiros cristãos devem se inspirar e seguir.
Jim Caviezel como o Apóstolo Lucas não deixa a desejar, apesar de não ser o personagem central do filme. As cenas que Paulo lembra das pessoas que matou são bastante tocantes. Um trecho do qual gosto muito e aparece parcialmente no filme é: E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Triste ver que as pessoas só conseguem enxergar essa obra pelo viés marxista da luta de classes. Esses pobres vêem o mundo através de óculos com lentes da Ideologia. Mas, enfim, vamos ao que interessa:
O filme extrapolo uma possível "luta de classes" e nos fala da condição ou "natureza" humana, da bondade, da ingenuidade, do estado paradisíaco do homem. Podemos notar com cenas que dão ênfase a natureza que me leva a ver como um estado de pureza do homem do Jardim do Éden. Esse homem está ilustrado no personagem Lázaro que claramente é uma referência ao personagem bíblico.
Diante do sofrimento, da má fé de todos ao seu redor Lázaro não se amargura, não se ressente, não se corrompe. Ele brilha no meio da escuridão com sua bondade que beira a ser um tolo! Em alguns momentos vemos que esse dom tem um ar Divino ou místico.
A família é usuária e assim como a dita marquesa busca tirar proveito do mais fraco que é o Lazzaro. Aqui chama atenção a ganância, o cinismo, a indiferença e o egoísmo humano.
Todos se corrompem independente de suas condições sociais, exceto Lazzaro.
Enquanto todos personagens envelheceram e se degradaram, ele se manteve jovem, esperançoso e bom. Esse é o símbolo da perenial do Bem.
O filme é excelente! Entretanto, são necessários sensibilidade e atenção às sutilezas de detalhes e símbolos do filme, o que claramente alguns não entenderam pelos comentários.
O filme não trata apenas de uma ruptura traumática entre mãe e filha, mas trata da temática morte, especificamente, de uma morte desejada em virtude de uma doença sem cura. Temos cenas em que fica explícito a vontade da filha de viver intensamente os estágios de desenvolvimento humano: da infância a adolescência junto a mãe. Ela quer que a mãe testemunhe isso e viva conjuntamente, buscando estabelecer um vínculo significativo. Isso causa estranhamento em alguns momentos, pois dá a sensação que ela cometerá alguma insanidade contra a mãe como vingança de sua ausência. A mãe tolera tudo pela culpa que carrega do abandono e por ser uma criatura extremamente egoísta. Vemos aqui uma tentativa de redenção da mãe, de compensação da omissão do passado e de talvez, um possível perdão.
Além disso, temos uma questão moral sobre o que acontecerá ao final do filme.
Esse filme foi feito de uma forma sensível. Isso se mostra nas escolhas dos atores, falas dos personagens e na trilha sonora do filme. Emocionante do começo a fim. <3
Um Lugar no Coração
3.7 46 Assista AgoraUma viúva em busca de manter sua família unida,
Um homem negro que busca um modo de viver digno,
Um homem cego veterano da 2ª Guerra,
É difícil imaginar tal combinação inusitada. O que há em comum entre eles? Sua humanidade, o sofrimento e a tentativa de continuar a vida, apesar da tragédia e dos obstáculos.
Moses surge como um anjo, aparece de forma inesperada, e sugere algo que será a principal fonte de Edna e seus dois filhos. Ao passo que ele esmorece, Edna apesar de sua docilidade e amabilidade, é ambiciosa e decidida. Eles formam uma dupla que fortalece um ao outro mutuamente. No início, há interesse de ambas as partes em beneficiar a si próprios, porém ao longo da trama, vemos como os vínculos se tornam verdadeiros.
Sr. Will que inicialmente se mostra antissocial e agressivo, é alguém preocupado com a família de Edna e com seus filhos. Apesar de também não ter sido tão benquisto inicialmente, é tratado com apreço e cuidado por todos.
Todos têm seus dramas, a mulher que lida com o luto do marido e luta pela sobrevivência da família em uma época desfavorável, um homem negro que lida com a discriminação racial e um veterano que retorna cego da guerra. Vemos em cada um características de amor cada qual manifestando-o de sua forma.
Conforme a análise que vi, é um filme como um imaginário cristão que são destacados em dois momentos: a oração antes da refeição das família (início do filme) e dentro da igreja quando eles partilham o pão e o vinho (final do filme).
O final parece como um ideal com a leitura da epístola de São Paulo sobre a Caridade, onde todos na Ceia do Senhor se ajuntam para comer do Banquete do Cordeiro. Ali fica bem claro a questão do arrependimento e do perdão: o marido de Edna aparece ao lado de menino que o matou acidentalmente e a mulher aperta a mão do esposo que a traia.
Por um Triz
3.4 206 Assista AgoraO filme não é ruim, mas tem vários pontos problemáticos em relação à mensagem transmitida:
1. O filme se inicia com a demonstração que o delegado tinha uma relação extraconjugal;
2. O cara só mete em encrenca colocando seus sentimentos acima de qualquer razoabilidade e compromisso com sua profissão. Em nenhum momento, ele tem consciência dos seus desvios morais gravíssimos.
3. Para um delegado ele é bem amador e ingênuo em cair em um papos furados;
4. Ele não é honesto como diz a sinopse, pois do contrário não faria as contravenções que fez, uma sucessiva a outra tentando livrar a própria pele;
5. O cara é tão irresponsável que envolve o amigo e a ex-mulher nas palhaçadas dele sem ao menos se desculpar ou ter remorsos;
6. Após fazer uma besteira atrás da outra, ele alega que estava tentando fazer o certo. kkk Mais uma prova de sua total cegueira de consciência.
7. No final, após só fazer merda, o cara se dá bem, livrando sua própria pele com ajuda dos outros ficando com a mulher e com grana.
Ou seja, a mensagem é do filme é: faça o máximo de merdas possível, comprometa os outros nela e se saia bem ao final!
:D
A Aparição
3.2 21A história é até interessante, mas não sei...me gerou uma sensação estranha.
A menina com um jeito retraído, imprevisível e sentimental. O homem (jornalista) frio, cético e alheio, mas ao mesmo tempo se envolveu profundamente com o caso.
Achei o filme ruim e difícil para ir até o final.
Cidade de Mentiras
3.1 43 Assista AgoraComentários que o filme é lento. Será? Ou nós da modernidade não temos mais concentração e paciência para deixar uma história se revelar em seu ritmo? Deixo a reflexão.
Indo para a "análise" do filme, gostei bastante da interpretação de Johnny Depp junto à Whitaker. Achei interessante o desenvolvimento de uma amizade entre ambos, que infelizmente não pôde se estreitar. Porém, ao final deu para perceber que ambos se queriam bem e a necessidade imperiosa da parte do jornalista de reparar a imagem do detetive. Parece que isso gerou um certo alívio e reconhecimento do papel do detetive para sua família e sociedade ao menos localmente.
Em relação à parte investigativa, é instigante e as ligações e associações não parecem ser tão óbvias.
Em relação ao contexto político e degeneração da corporação policial e da justiça, são temas delicados, polêmicos e muito atuais. Uma luta interna entre maus e bons policiais. Me veio a frase de Nietzsche: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.". Todos nós estamos sujeitos à corrupção, por isso devemos sempre estar vigilantes quanto à ética e moral.
Um outro ponto, foi a visão do homem pautada no niilismo e freudismo dos maus policiais, eles não tinham convicções morais, ideais ou inspirações elevadas quanto à sua profissão e seu papel na sociedade. Eles viam a natureza humana como má, fraca, animalesca. Uma visão do homem que se contenta com o prazer carnal baseado em " ter uma mulher e poder".
Já o personagem central, Poole era um homem que pagou um preço alto para fazer a verdade vir à tona, pensava nos outros e no seu papel como policial. Nota-se a sua luta contra o sistema, contra a mentira e a sua busca pela verdade que o guiou até de forma obstinada. Essa determinação se transformou em obsessão ao ponto que sua vida se tornou patética e empobrecida, pois apesar da verdade se um valor muitíssimo apreciável, ele negligenciou seu papel de esposo e pai, o que lhe custou um afastamento de sua família, o que o fez ser um homem solitário.
Creio que o jornalista tenha sido um ponto de luz para alegrar sua vida como alguém que se interessa pelo mesmo tema, alguém que se pode partilhar algo que lhe interessava.
Enfim, apesar do caso irresoluto e do fracasso em cumprir a justiça, o filme mostra a luta de um homem que, apesar dos seus erros, lutou por um ideal e pôde ao menos ter uma reparação de sua figura pela divulgação da matéria do jornalista.
O Círculo Vermelho
4.1 47 Assista AgoraÉ um bom filme.
Com algumas ressalvas:
Ele deforma a idéia do Bem. Faz parecer que ainda que os maus paguem por seus crimes, são eles mesmos julgados e condenados por pessoas corruptas que agem por meios corruptos para atingir a justiça. Ainda que isso exista no mundo, o filme não expressa o que realmente é a justiça e o bem. Ele transmite a idéia do burocrata que atrás de sua mesa quer reger o mundo arbitriamente a partir de normas criadas por homens. Além disso, parece que há um cinismo arragaido numa visão de homem de Rosseau.
Essa é a parte filósofica que não me agrada.
Duas Coroas
3.7 3Esse filme-documentário é simplesmente maravilhoso. A vida desse santo homem inspira a nós católicos e a reaviva a nossa fé em Cristo, sempre tendo como amparo nossa Mãe Imaculada.
Loucura de Amor
3.6 126 Assista AgoraRuim.
À Prova de Fogo
3.7 682 Assista AgoraUm filme cristão que mostra a conversão de Caleb - incentivada por seu pai - junto a restauração de seu matrimônio.
O filme não é extraordinário, mas contém uma bela história.
Silêncio
3.8 576Demonstra o Silêncio da Verdade Cristã:
O destino de Padre Rodrigues foi extremamente medíocre e deprimente, assim como de seu mentor religioso, Padre Ferreira. Não vejo nenhum aspecto de redenção desses homens. O companheiro, Padre Garupe parece-me ter morrido de um modo mais digno.
É um bom filme no aspecto de notar o vício da soberba e a fraqueza do ser humano, porém no aspecto de fé e religioso é o exemplo do que não se fazer e não ser (apóstata).
Um filme belo e que se baseia em uma história real é o Cristiada ou The Greater Glory: the true story of cristiada ( https://filmow.com/cristiada-t35487/), que trata de um menino de 13 anos José Luiz Sanchez Del Río (canonizado pelo Papa Franscisco), que é martirizado em 1928 devido a perseguição dos Comunistas aos religiosos no México.
Ele morre dizendo: “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!”.
Esse é o exemplo que os verdadeiros cristãos devem se inspirar e seguir.
Paulo, Apóstolo de Cristo
3.8 133Jim Caviezel como o Apóstolo Lucas não deixa a desejar, apesar de não ser o personagem central do filme.
As cenas que Paulo lembra das pessoas que matou são bastante tocantes.
Um trecho do qual gosto muito e aparece parcialmente no filme é:
E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Lazzaro Felice
4.1 217 Assista AgoraTriste ver que as pessoas só conseguem enxergar essa obra pelo viés marxista da luta de classes. Esses pobres vêem o mundo através de óculos com lentes da Ideologia. Mas, enfim, vamos ao que interessa:
O filme extrapolo uma possível "luta de classes" e nos fala da condição ou "natureza" humana, da bondade, da ingenuidade, do estado paradisíaco do homem. Podemos notar com cenas que dão ênfase a natureza que me leva a ver como um estado de pureza do homem do Jardim do Éden. Esse homem está ilustrado no personagem Lázaro que claramente é uma referência ao personagem bíblico.
Diante do sofrimento, da má fé de todos ao seu redor Lázaro não se amargura, não se ressente, não se corrompe. Ele brilha no meio da escuridão com sua bondade que beira a ser um tolo! Em alguns momentos vemos que esse dom tem um ar Divino ou místico.
A família é usuária e assim como a dita marquesa busca tirar proveito do mais fraco que é o Lazzaro. Aqui chama atenção a ganância, o cinismo, a indiferença e o egoísmo humano.
Todos se corrompem independente de suas condições sociais, exceto Lazzaro.
Enquanto todos personagens envelheceram e se degradaram, ele se manteve jovem, esperançoso e bom. Esse é o símbolo da perenial do Bem.
O Vazio do Domingo
3.7 121 Assista AgoraO filme é excelente!
Entretanto, são necessários sensibilidade e atenção às sutilezas de detalhes e símbolos do filme, o que claramente alguns não entenderam pelos comentários.
O filme não trata apenas de uma ruptura traumática entre mãe e filha, mas trata da temática morte, especificamente, de uma morte desejada em virtude de uma doença sem cura.
Temos cenas em que fica explícito a vontade da filha de viver intensamente os estágios de desenvolvimento humano: da infância a adolescência junto a mãe. Ela quer que a mãe testemunhe isso e viva conjuntamente, buscando estabelecer um vínculo significativo. Isso causa estranhamento em alguns momentos, pois dá a sensação que ela cometerá alguma insanidade contra a mãe como vingança de sua ausência. A mãe tolera tudo pela culpa que carrega do abandono e por ser uma criatura extremamente egoísta. Vemos aqui uma tentativa de redenção da mãe, de compensação da omissão do passado e de talvez, um possível perdão.
Além disso, temos uma questão moral sobre o que acontecerá ao final do filme.
Enfim, achei o filme estranhamento belo!
[spoiler][/spoiler]
Padre Pio
4.5 22Esse filme foi feito de uma forma sensível. Isso se mostra nas escolhas dos atores, falas dos personagens e na trilha sonora do filme.
Emocionante do começo a fim. <3
Trem da Vida
4.3 177Além de toda a história, adorei a trilha sonora.