Denunciando as falcatruas cometidas em nome do poder,Ken loach a muito tempo vem fazendo cinema como arma para mostrar as engrenagens secretas,o verdadeiro poder do estado,usado muitas vezes para oprimir.aqui o foco é o conflito irlandês(que hoje parece resolvido) pano de fundo para desmascarar o vale tudo em busca do controle político. Filme da década de noventa que não envelheceu,as práticas continuam as mesmas.
Muito mais que um thriller movimentado,o filme em certo aspecto traça um painel sociológico de uma determinada região dos Estados Unidos,regida por valores e idéias que expressam o pensamento conservador do país.Jeff Bridges cai como uma luva no papel do policial afeito ao ambiente onde vive.Bom filme.
Se é a obra maior de Clint Eastwood (na minha opinião é) fica a critério de cada um,mas o que não se pode discutir é a revolução num gênero até então preso a uma formula imutável,a linha entre o bem e o mal era bem definida.Aqui os personagens são mais humanos,mais realistas,sujeitos a gangorra que é a vida.Um clássico para ver e rever.
Costa Gravas com sua competência une política com cinema de qualidade.Neste filme o drama pessoal,familiar intercalado com as conveniências amorais da razão de estado levando a caminhos inesperados.É um daqueles filmes que temos de rever periodicamente dado a sua riqueza e porque não atualidade.
Michelle Williams perfeita,exala sensualidade e insegurança nesta espiada em um momento da vida do ícone Marilyn Monroe.Aliás o grande trunfo deste filme é o elenco. Kenneth Branagh materializa com perfeição a personalidade um tanto esnobe do consagrado Sir Laurence Olivier,e Eddie Redmayne já dava mostras de seu talento. Baseado nas memórias do jovem Colin Clark,o filme é uma boa oportunidade para conhecer o lado humano dos superastros.
Homônimo de um filme mudo de 1915,famoso pelo viés racista,o nascimento de uma nação de 2016 pretende ser engajado,escrever a história do ponto de vista do oprimido,iniciativa louvável,pena que o roteiro não esteja à altura da empreitada,a rebelião escrava é contada segundo o padrão do cinema comercial,com seus clichês e lugares-comuns.O assunto merecia algo mais.
Tendo origem numa peça de teatro,o filme inicialmente causa estranheza devido aos longos diálogos,mas a medida que se desenvolve,começamos a apreciar esta bonita alegoria sobre aceitação,coragem e determinação em reconhecer obstáculos e tentar vence-los,mesmo que o ambiente externo discriminador e excludente aponte o contrário. Fabulosa atuação de Denzel washington (não sei como não ganhou o oscar) encarnando o pai de família cioso de suas conquistas,mas incapaz de enxergar possibilidades além da "cerca".
Nem o tom piegas,ou o formato folhetinesco,com tragédias em série,conseguem demover a simpatia deste filme sueco.É impossível não gostar deste personagem turrão,intratável,mas que esconde em seu interior uma alma sensível.Divertido e comovente,é uma boa oportunidade para conhecermos a qualidade do que é produzido fora do eixo usual.
A grande diferença entre este drama familiar de outros tantos que já vimos é a honestidade.O diretor e roteirista kenneth Lonergan não usa do artifício de prender o espectador pela emoção fácil,amolecer seu coração com um melodrama.Concisão,a vida como ela é,sem atalhos redentores,improváveis na vida real.Roteiro caprichado,atores dando o seu melhor,o resultado só poderia ser um filme diferenciado,acima da média.
Já ouvi muito sobre a indústria do holocausto,pessoas,instituições e até de países que lucram explorando o sofrimento e morte dos judeus exterminados pelos nazistas. O filme baseado em fatos e personagens reais (ambos escritores sobre o assunto) me fez lembrar de tal indústria.Será que estas polêmicas não são criadas apenas para alavancar a venda de livros?Estes pensamentos me ocorreram durante o filme,e confesso foi determinante para minha avaliação.
Interessante recriação da passagem do famoso médico nazista pela Argentina antes de fixar-se no Brasil.O filme segue os mesmos clichês de outros retratando criminosos de guerra em fuga,malvados por natureza,são incapazes de frear sua perversidade mesmo que tal comportamento venha a denuncia-los.Afinal é isto que o público espera.
O cinema francês sempre nos surpreende,quem diria que um filme misto de tribunal e o amor na maturidade renderia um drama humano digno de ser assistido? Lento é verdade,mas convenhamos uma boa história refletindo as contradições da sociedade não poderia ter ritmo de um filme de ação.Belo drama.
Até que enfim assisto este ano um filme que leva a reflexão.inteligente e refinado,o roteiro nos convida a pensar,a destrinchar esta bela parábola sobre escolhas levadas pelo egoísmo e insensibilidade e o impacto delas na vida de pessoas que nos são caras.Belíssimo filme.
Curiosa produção coreana mesclando um tom folhetinesco com suas reviravoltas e soluções inusitadas,com cenas "calientes" que a bem da verdade não descambam para o vulgar.O melhor do filme? Sua fotografia e a reconstituição primorosa de uma época
Assistindo o filme,não escapamos de traçar um paralelo com nossa própria realidade(muito mais dura) onde um trabalhador principalmente se for autônomo tiver o azar de ficar incapacitado para o trabalho,fatalmente será aviltado pelo sistema,humilhado por "peritos".nesta hora a dignidade de um cidadão,sua autoestima desaparece,engolida pela frieza da máquina burocrática. Ken Loach,com sua sensibilidade,sua visão crítica fez um filme de apelo universal,pois a sociedade,o estado tende em qualquer parte do mundo a ser excludente,e aqueles menos preparados para "vencer" engrossarão sempre a fila dos injustiçados.
Se existe algo inovador ou pouco usual neste filme é sua estética.O efeito produzido pelos depoimentos frente a câmera dos protagonistas surte o impacto desejado.A história porém não acresce nada ao tema,já bastante explorado.Mesmo assim valeu assistir.
Baseado em obras do escritor Albert Camus,francês de origem argelina,o filme expõe brilhantemente a difícil situação do indivíduo pertencente a dois mundos distintos,ligado a terra natal explorada pelos colonizadores e com fortes vínculos culturais com o opressor. Viggo Mortesen com todo seu talento capta bem estas nuances ao interpretar o professor perdido entre os dois lados que o vê com desconfiança. Belo filme.
Nadando contra a maré da opinião quase unânime,achei o filme uma grandiosa mistificação,o roteiro juntando ficção científica e um tom dramático apelativo,tenta vender a ideia de profundidade ,de algo importante sendo contado,mas se você parar para pensar friamente desconsiderando a carga emotiva,chegará a conclusão nada faz muito sentido,sobrando apenas o visual do filme que é belo e original
´Na vasta cinebiografia do veterano diretor,este filme pode ser considerado uma produção menor,mas isto de forma alguma tira seu encanto.No mundo atual heróis verdadeiros são raros,geralmente os protagonistas dos noticiários ou são corruptos ou terroristas ensandecidos.É justamente por isso que a história nos deixa leves,comovidos até com um ato positivo que salvou a vida de muitas pessoas.Tom Hanks com sua capacidade camaleônica encarna com competência o piloto heroico,mas sobretudo humano.
Louca obsessão é um dos exemplos raros do feliz casamento entre literatura e o cinema.Você fica na dúvida qual é o melhor,o livro ou o filme.Um Stephen King em um momento feliz,atores com talento e personalidade nos entregam uma história que surpreende e ainda assusta quase trinta anos depois de seu lançamento.
Um dos pontos altos da longa carreira de Woody Allen este filme com seu tom nostálgico,saudoso de uma época lembrada com carinho,nos faz sentir saudade mesmo não tendo compartilhado a experiência de te-la vivenciado.Baseado talvez nas próprias lembranças infantis do diretor,o filme é uma ode a um período de nossas vidas que infelizmente não volta mais.
Considerado um filme engajado politicamente,esta produção americana estrelada pelo ótimo Chris Cooper a meu ver é um retrato contundente da luta pela dignidade,contra preconceitos e por melhores condições de vida numa época onde a exploração explícita fazia parte do cotidiano.Ótimo filme independente de sua coloração política.
Como no filme dois dias e uma noite,os irmãos Dardenne foca sua atenção na classe operária europeia,nos despossuídos,vítimas das engrenagens sociais.É um filme para ser sentido,as poucas palavras proferidas não é o principal meio de demonstrar sentimentos e decisões.Os longos silêncios,gestos e expressões valem por muitas palavras.Cinema de qualidade.
Veículo para denunciar a condição feminina em uma sociedade que trata suas mulheres de modo indignante,o filme peca ao meu ver pela falta de sinceridade no trato do tema,dividido entre o apelo comercial,o esperado prestígio advindo do provável impacto na crítica ,ficando em segundo plano o cerne da questão,ou seja a condição humilhante das mulheres numa sociedade baseada em princípios arcaicos.
Agenda Secreta
3.5 7Denunciando as falcatruas cometidas em nome do poder,Ken loach a muito tempo vem fazendo cinema como arma para mostrar as engrenagens secretas,o verdadeiro poder do estado,usado muitas vezes para oprimir.aqui o foco é o conflito irlandês(que hoje parece resolvido) pano de fundo para desmascarar o vale tudo em busca do controle político.
Filme da década de noventa que não envelheceu,as práticas continuam as mesmas.
A Qualquer Custo
3.8 803 Assista AgoraMuito mais que um thriller movimentado,o filme em certo aspecto traça um painel sociológico de uma determinada região dos Estados Unidos,regida por valores e idéias que expressam o pensamento conservador do país.Jeff Bridges cai como uma luva no papel do policial afeito ao ambiente onde vive.Bom filme.
Os Imperdoáveis
4.3 655Se é a obra maior de Clint Eastwood (na minha opinião é) fica a critério de cada um,mas o que não se pode discutir é a revolução num gênero até então preso a uma formula imutável,a linha entre o bem e o mal era bem definida.Aqui os personagens são mais humanos,mais realistas,sujeitos a gangorra que é a vida.Um clássico para ver e rever.
Muito Mais que um Crime
3.8 37Costa Gravas com sua competência une política com cinema de qualidade.Neste filme o drama pessoal,familiar intercalado com as conveniências amorais da razão de estado levando a caminhos inesperados.É um daqueles filmes que temos de rever periodicamente dado a sua riqueza e porque não atualidade.
Sete Dias com Marilyn
3.7 1,7K Assista AgoraMichelle Williams perfeita,exala sensualidade e insegurança nesta espiada em um momento da vida do ícone Marilyn Monroe.Aliás o grande trunfo deste filme é o elenco.
Kenneth Branagh materializa com perfeição a personalidade um tanto esnobe do consagrado Sir Laurence Olivier,e Eddie Redmayne já dava mostras de seu talento.
Baseado nas memórias do jovem Colin Clark,o filme é uma boa oportunidade para conhecer o lado humano dos superastros.
O Nascimento de Uma Nação
3.6 149Homônimo de um filme mudo de 1915,famoso pelo viés racista,o nascimento de uma nação de 2016 pretende ser engajado,escrever a história do ponto de vista do oprimido,iniciativa louvável,pena que o roteiro não esteja à altura da empreitada,a rebelião escrava é contada segundo o padrão do cinema comercial,com seus clichês e lugares-comuns.O assunto merecia algo mais.
Um Limite Entre Nós
3.8 1,1K Assista AgoraTendo origem numa peça de teatro,o filme inicialmente causa estranheza devido aos longos diálogos,mas a medida que se desenvolve,começamos a apreciar esta bonita alegoria sobre aceitação,coragem e determinação em reconhecer obstáculos e tentar vence-los,mesmo que o ambiente externo discriminador e excludente aponte o contrário.
Fabulosa atuação de Denzel washington (não sei como não ganhou o oscar) encarnando o pai de família cioso de suas conquistas,mas incapaz de enxergar possibilidades além da "cerca".
Um Homem Chamado Ove
4.2 382 Assista AgoraNem o tom piegas,ou o formato folhetinesco,com tragédias em série,conseguem demover a simpatia deste filme sueco.É impossível não gostar deste personagem turrão,intratável,mas que esconde em seu interior uma alma sensível.Divertido e comovente,é uma boa oportunidade para conhecermos a qualidade do que é produzido fora do eixo usual.
Manchester à Beira-Mar
3.8 1,4K Assista AgoraA grande diferença entre este drama familiar de outros tantos que já vimos é a honestidade.O diretor e roteirista kenneth Lonergan não usa do artifício de prender o espectador pela emoção fácil,amolecer seu coração com um melodrama.Concisão,a vida como ela é,sem atalhos redentores,improváveis na vida real.Roteiro caprichado,atores dando o seu melhor,o resultado só poderia ser um filme diferenciado,acima da média.
Negação
3.8 132 Assista AgoraJá ouvi muito sobre a indústria do holocausto,pessoas,instituições e até de países que lucram explorando o sofrimento e morte dos judeus exterminados pelos nazistas.
O filme baseado em fatos e personagens reais (ambos escritores sobre o assunto) me fez lembrar de tal indústria.Será que estas polêmicas não são criadas apenas para alavancar a venda de livros?Estes pensamentos me ocorreram durante o filme,e confesso foi determinante para minha avaliação.
O Médico Alemão
3.5 57 Assista AgoraInteressante recriação da passagem do famoso médico nazista pela Argentina antes de fixar-se no Brasil.O filme segue os mesmos clichês de outros retratando criminosos de guerra em fuga,malvados por natureza,são incapazes de frear sua perversidade mesmo que tal comportamento venha a denuncia-los.Afinal é isto que o público espera.
A Corte
3.0 20 Assista AgoraO cinema francês sempre nos surpreende,quem diria que um filme misto de tribunal e o amor na maturidade renderia um drama humano digno de ser assistido?
Lento é verdade,mas convenhamos uma boa história refletindo as contradições da sociedade não poderia ter ritmo de um filme de ação.Belo drama.
Animais Noturnos
4.0 2,2K Assista AgoraAté que enfim assisto este ano um filme que leva a reflexão.inteligente e refinado,o roteiro nos convida a pensar,a destrinchar esta bela parábola sobre escolhas levadas pelo egoísmo e insensibilidade e o impacto delas na vida de pessoas que nos são caras.Belíssimo filme.
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraCuriosa produção coreana mesclando um tom folhetinesco com suas reviravoltas e soluções inusitadas,com cenas "calientes" que a bem da verdade não descambam para o vulgar.O melhor do filme? Sua fotografia e a reconstituição primorosa de uma época
Eu, Daniel Blake
4.3 532 Assista AgoraAssistindo o filme,não escapamos de traçar um paralelo com nossa própria realidade(muito mais dura) onde um trabalhador principalmente se for autônomo tiver o azar de ficar incapacitado para o trabalho,fatalmente será aviltado pelo sistema,humilhado por "peritos".nesta hora a dignidade de um cidadão,sua autoestima desaparece,engolida pela frieza da máquina burocrática. Ken Loach,com sua sensibilidade,sua visão crítica fez um filme de apelo universal,pois a sociedade,o estado tende em qualquer parte do mundo a ser excludente,e aqueles menos preparados para "vencer" engrossarão sempre a fila dos injustiçados.
Paraíso
3.8 20 Assista AgoraSe existe algo inovador ou pouco usual neste filme é sua estética.O efeito produzido pelos depoimentos frente a câmera dos protagonistas surte o impacto desejado.A história porém não acresce nada ao tema,já bastante explorado.Mesmo assim valeu assistir.
Longe dos Homens
3.8 30 Assista AgoraBaseado em obras do escritor Albert Camus,francês de origem argelina,o filme expõe brilhantemente a difícil situação do indivíduo pertencente a dois mundos distintos,ligado a terra natal explorada pelos colonizadores e com fortes vínculos culturais com o opressor. Viggo Mortesen com todo seu talento capta bem estas nuances ao interpretar o professor perdido entre os dois lados que o vê com desconfiança. Belo filme.
A Chegada
4.2 3,4K Assista AgoraNadando contra a maré da opinião quase unânime,achei o filme uma grandiosa mistificação,o roteiro juntando ficção científica e um tom dramático apelativo,tenta vender a ideia de profundidade ,de algo importante sendo contado,mas se você parar para pensar friamente desconsiderando a carga emotiva,chegará a conclusão nada faz muito sentido,sobrando apenas o visual do filme que é belo e original
Sully: O Herói do Rio Hudson
3.6 577 Assista Agora´Na vasta cinebiografia do veterano diretor,este filme pode ser considerado uma produção menor,mas isto de forma alguma tira seu encanto.No mundo atual heróis verdadeiros são raros,geralmente os protagonistas dos noticiários ou são corruptos ou terroristas ensandecidos.É justamente por isso que a história nos deixa leves,comovidos até com um ato positivo que salvou a vida de muitas pessoas.Tom Hanks com sua capacidade camaleônica encarna com competência o piloto heroico,mas sobretudo humano.
Louca Obsessão
4.1 1,3K Assista AgoraLouca obsessão é um dos exemplos raros do feliz casamento entre literatura e o cinema.Você fica na dúvida qual é o melhor,o livro ou o filme.Um Stephen King em um momento feliz,atores com talento e personalidade nos entregam uma história que surpreende e ainda assusta quase trinta anos depois de seu lançamento.
A Era do Rádio
4.0 234 Assista AgoraUm dos pontos altos da longa carreira de Woody Allen este filme com seu tom nostálgico,saudoso de uma época lembrada com carinho,nos faz sentir saudade mesmo não tendo compartilhado a experiência de te-la vivenciado.Baseado talvez nas próprias lembranças infantis do diretor,o filme é uma ode a um período de nossas vidas que infelizmente não volta mais.
Matewan - A Luta Final
3.9 2Considerado um filme engajado politicamente,esta produção americana estrelada pelo ótimo Chris Cooper a meu ver é um retrato contundente da luta pela dignidade,contra preconceitos e por melhores condições de vida numa época onde a exploração explícita fazia parte do cotidiano.Ótimo filme independente de sua coloração política.
O Filho
3.9 45Como no filme dois dias e uma noite,os irmãos Dardenne foca sua atenção na classe operária europeia,nos despossuídos,vítimas das engrenagens sociais.É um filme para ser sentido,as poucas palavras proferidas não é o principal meio de demonstrar sentimentos e decisões.Os longos silêncios,gestos e expressões valem por muitas palavras.Cinema de qualidade.
Cinco Graças
4.3 329 Assista AgoraVeículo para denunciar a condição feminina em uma sociedade que trata suas mulheres de modo indignante,o filme peca ao meu ver pela falta de sinceridade no trato do tema,dividido entre o apelo comercial,o esperado prestígio advindo do provável impacto na crítica ,ficando em segundo plano o cerne da questão,ou seja a condição humilhante das mulheres numa sociedade baseada em princípios arcaicos.