A única função do filme foi fazer o espectador rir. E eu acho que eles conseguiram. O fato de as cenas serem muito desconexas, estranhas foi uma estratégia de humor. Qual o motivo do sentido, da cronologia, do roteiro previsível e habitual? Cara, a inovação, a zueira sem limites é com certeza o melhor caminho. Achei massa!
Alceu Valença desenvolveu uma bela produção e um riquíssimo roteiro. As cenas são marcadas de violência, romance, poesia e interpretação. Os cenários ilustram de uma maneira fiel o sertão e também a vida de cangaceiros, em especial, o renomado Lampião. A filmagem é esplêndida, a trilha sonora acompanha a todo momento a trama e o clímax da história , e o orquestramento de vozes é muito bem trabalhado. No começo parece ser apenas um tipo de narrativa, depois é possível perceber a existência de uma voz que seria a do personagem embriagado, o qual transporta o leitor para uma nova cena, ou talvez a mesma do inicio. As cenas enunciativas são diversas vezes projetadas tanto em um tempo psicológico, representado pela imaginação do personagem, quanto no tempo físico, do processo de vida e morte dos cangaceiros. E, ao mesmo tempo que existe passado e presente, isso não é definido cronologicamente, uma vez que os cenários sofrem um regresso. Achei extremamente teatral! Obra prima brasileira.
Primeiramente, palmas para os atores que souberem, perfeitamente, incorporar a loucura, sem deixar nenhum fio de dúvida e também a atuação dos demais atores, como a Glória Pires, a qual desenvolveu a função de uma mulher firme, ativa e revolucionária, sem limites para uma boa ação. Tiveram algumas partes que me intrigaram, como, por exemplo, o fato de a linguagem do esquizofrênico não ser lógica e, por isso, os desenhos abstratos que serviam de terapia aos pacientes, pois esses transmitiam suas confusões mentais, o caos interior nas pinturas, nas cores, nas formas. Além disso, outra análise interessante é o fato de os esquizofrênicos enxergarem a imagem de um outro, eles escutam vozes que não existem e, assim, acabam agindo imprudentemente. Muito difícil um doente mental como esse perceber o próprio eu, eles não possuem a capacidade de diálogo, de recursividade, pois para que exista reciprocidade entre as vozes é mister que haja um eu que se percebe e, consequentemente, um tu que se percebe também. Gostei das caricaturas dos loucos e da maneira como eles conservavam essências passadas, uma vez que cada um, ali naquele hospício, tinha uma personalidade, uma forma de reagir à própria loucura. Um exemplo disso é o louco que falava com as mãos para cima, o qual reiterava as mesmas palavras e frases, tal como um ditador, uma pessoa que já foi importante, um professor talvez, ou um pensador que possui o comando e o domínio de si mesmo. Parabéns aos atores!
Esse filme me fez sentir o verdadeiro sentido de família, de amor. A mãe, em meio a uma realidade quase inexoravelmente imutável, constrói um mundo belo e cheio de esperanças para o filho, o qual não teve a oportunidade de conhecer a vida fora do quarto. É emocionante cada cena, uma vez que Jack(personagem) consegue ser feliz na moradia, desfrutando e tornando quase todo objeto simples e sem vida,existente no dormitório, um entretenimento e uma companhia para ele nos bons e maus momentos. Confesso que os meus olhos encheram- se de lágrimas em diversas partes, porque é muito difícil não se comover com a pureza e a sensibilidade de uma criança, ainda mais quando ela é criada presa em um aposento, sem convívio com outras pessoas da mesma idade, sem poder amadurecer e sem saber o que é liberdade e o que se distingue do imaginário. Outro aspecto bem forte e tocante é a relação da mãe com o filho, visto que essa demonstra sempre um otimismo diante das inúmeras perguntas e dúvidas de Jack, apesar de a personagem possuir uma atmosfera taciturna e sofrida. Embora as dificuldades, Jack e a mãe se mantêm firmes e unidos.
É um " Sex and the City" argentino com toques de filme alternativo. Achei interessante a ideia de unir várias amigas, alucinadas pelo sol, em um terraço, pois é algo bem atípico de se fazer, apesar de as personagens conseguirem transmitir entusiasmo e cor ao filme. Sim, é uma película bem viva, cheia de cores e bronzeados. As personagens são bem diversas, com personalidades distintas e fortes e, embora sejam diferentes, mantêm uma amizade inabalável.
Um filme que aborda tanto sobre as questões difíceis da vida, como a morte, a doença, o passado imemorável quanto sobre os sentimentos que são capazes de mudar uma realidade. Uma película sensível, envolvente e bela. Henri, um exemplo de pessoa esperançosa e agradecida que ,por meio de seus atos, consegue fazer Hélene feliz novamente. Para sentir o filme, é preciso abandonar um pouco o egocentrismo e mergulhar na empatia que é essencial no começo ao fim.
É um filme de poucos diálogos, mas que consegue sensibilizar por meio de cenas que mostram o afeto de serginho pela fámilia e pelo professor. Que menino iluminado, sempre com um olhar doce e com um desejo simples: ser cuidado por alguém, devido a ausência que este sentia, pois não tinha a figura do pai em sua vida e, além de tudo, a mãe o havia deixado sozinho no mundo.
Achei fantástico, também, feito por um gênio - Tim Burton - difícil sair algum ruim. Um mundo invertido: macacos mestre e humanos escravos, literalmente o planeta dos macacos.
A meu ver, esse foi o melhor filme de guerra que já assisti, pois não mostra apenas lutas, exércitos rivais tentando se combater, mas, sim, um mergulho nas profundezas do psicológico dos personagens Macbeth e Lady Macbeth, os quais se perdem em meio à ganância humana, o desejo do poder e da vingança. O filme é extremamente impactante, cheio de diálogos rebuscados e poéticos que emocionam o espectador. A neblina sob as montanhas, o castelo, os trajes de reis, a guerra em câmera lenta contribuíram para que houvesse essa atmosfera lúgubre, nostálgica do contexto histórico da Inglaterra. Além de tudo, no final, a cena em que o filho de Bancon corre com a espada na mão é regada de um visual rubro pelo qual se pode concluir o sangue que permeava nas mãos de Macbeth.
filme que toca no fundo da alma. O discurso de Gwynplaine, no castelo, para os abjetos da corte é extremamente pungente, baseado na própria história de vida dele carregada de sofrimento e marcas. Eis que foram palavras libertadoras a qualquer homem, um passo ao caminho da lumière, a qual se tornou ainda mais reluzente por meio da morte de Dea e o suicídio, não sei ao certo, de Gwynplaine. Enfim, de se emocionar. As cenas teatrais de " O homem que ri", também, cheias de magia e encanto.
Criativo, excêntrico e divertido. Amei. Uma grande aventura que envolve muitos personagens peculiares com nomes, também, diferentes. " - Piriquitaaa - não, eu sou a Perereca" rachei rsrs. O Jimmy é uma graça; nerd, puro, esquisito 😍, fofo.
No começo do filme, parecia que a Jo e a sua irmã se davam super bem, mesmo com as diferenças, mas depois deu pra perceber o conflito que existia entre elas desde novas. Tanto que a cena do mar me deixou sensibilizada e as demais que a Jo se mostrava ingênua, passiva. Realmente, me encomodou o fato de ela ser tão boba e, apesar da filha parecer má, ela tinha seus motivos, pois a mãe não se mostrava forte, um exemplo de dignidade para se seguir e, por isso, a filha queria se parecer com o pai ou a tia, superficial, porém esperta, determinada. O final me deixou aliviada, pois tudo deu certo para a Jo, escritora talentosa, atrapalhada e bondosa, por causa da filha que teve uma atitude sensata e corajosa, demonstrando a dignidade que existia dentro dela, uma dignidade positiva. Os conflitos familiares foram resolvidos, aparentemente, e para cada ação dos personages houve uma reação condizente com a índole de cada um. Sim, o filme é uma verdadeira novela, com seus varios núcleos fundidos em um único preponderante, irmãs consanguíneas que nasceram no mesmo berço, mas que viviam em mundos paralelos, com objetivos distintos.
O que dizer sobre esse filme? Bem, eu acho que me emocionei, na verdade, com certeza me emocionou. Os atores trabalharam muito bem nos personagens, cada um com a sua característica marcante, principalmente, a grande protagonista Regina Casé que soube transmite o lado simples, maternal e engraçado de uma humilde dona de casa. O filme vai caminhando aos poucos, com os acontecimentos banais do dia a dia os quais são extremamentes significativos para a construção de um filme primoroso, como, por exemplo, os filmes franceses que são os mestres dos detalhes mais corriqueiros. O roteiro foi surpreendentemente pensado, elaborado e teve, no meu ver, um resultado comovente. A diferença dos personagens com relação as suas posições sociais demonstra como é difícil manter um convívio harmonioso dentro de uma casa com restrições e limites. Os diálogos envolventes e familiares, atuações sutis e ao mesmo tempo carregadas, fortes. Película aprovada.
Trilha sonora inspiradora; lugar cinematográfico; excelente roteiro e ótimas atuações. Poético, reflexivo e cheio de mistérios da natureza, e do ser humano. Sensações bucólicas selvagens recombinadas com as dores humanas, que se transformam em liberdade - alma leve e independente. Solidão que aperta, mas que abre caminhos.
A ideia do filme é muito interessante. A fotografia, as atuações, a paisagem - fascinantes. Porém, esperava mais do final, mas acho que filmes bons nem sempre terminam de uma forma esclarecedora. O mais importante é o desenrolar dos acontecimentos, as sensações que o filme trasmite do começo até o fim, nos induzindo a refletir e saborear cada filmagem. O final é o fechamento de tudo, ele existe apenas para acabar o filme; existem finais maravilhosos, felizes; mas os finais sem explicação são os mais enigmáticos que transportam os espectadores às hipóteses.
Os personagens são muito bem qualificados, o protagonista desde criança voltado à magia do mundo e cheio de perguntas a serem respondidas pelos pais que também são seres confusos em busca de uma verdade. No decorrer da sua adolescência, Mason necessita se definir e escolher um caminho que o faça feliz, em busca da arte procura se desenvolver ao máximo na fotografia, mas da sua forma, sem regras e obrigações. Samantha, sua irmã, muito diferente de Mason, sempre foi uma menina exemplar, extrovertida e cheia de vontades que apesar de traços divergentes do irmão apresenta-se confusa e perdida diante às decisões da vida. A mãe, muito pragmática, entra em curso de psicologia e se joga de cabeça nos estudos, como forma de escapismo aos problemas familiares, se tornando negligente as atitudes dos maridos malucos e obsessivos. O pai, apesar de levar uma vida boêmia, é sempre muito otimista e busca estar perto dos filhos independente da distância, tornando os momentos de convivência com os garotos mais leve e divertido. A moral da história está ligada justamente nessa busca pelo caminho certo, todos os personagens, mesmo diferentes, são caóticos e instáveis com relação ao próprio destino, buscam se encaixar em uma sociedade cheia de paradigmas e construir suas próprias raízes. São seres humanos que possuem angustias e medos como todos, e mesmo assim, não desistem de tentar mudar ou fazer algo inédito. À cronologia do Filme e a metamorfose física e psicológica dos personagens foi muito bem trabalhada, os diálogos e o roteiro excelentes. Do começo ao fim foi de se emocionar!
Roteiro minucioso e poético. Cada detalhe das palavras, da expressão sobria dos personagens, da tristeza e melancolia, do romance proibido entre Aurora e Ventura, casal apaixonado que viveu uma profunda relação embasada em cartas de amor foi lindo.
Porta dos Fundos - Contrato Vitalício
2.0 349 Assista AgoraA única função do filme foi fazer o espectador rir. E eu acho que eles conseguiram. O fato de as cenas serem muito desconexas, estranhas foi uma estratégia de humor. Qual o motivo do sentido, da cronologia, do roteiro previsível e habitual? Cara, a inovação, a zueira sem limites é com certeza o melhor caminho. Achei massa!
A Luneta do Tempo
3.4 88Alceu Valença desenvolveu uma bela produção e um riquíssimo roteiro. As cenas são marcadas de violência, romance, poesia e interpretação. Os cenários ilustram de uma maneira fiel o sertão e também a vida de cangaceiros, em especial, o renomado Lampião. A filmagem é esplêndida, a trilha sonora acompanha a todo momento a trama e o clímax da história , e o orquestramento de vozes é muito bem trabalhado. No começo parece ser apenas um tipo de narrativa, depois é possível perceber a existência de uma voz que seria a do personagem embriagado, o qual transporta o leitor para uma nova cena, ou talvez a mesma do inicio. As cenas enunciativas são diversas vezes projetadas tanto em um tempo psicológico, representado pela imaginação do personagem, quanto no tempo físico, do processo de vida e morte dos cangaceiros. E, ao mesmo tempo que existe passado e presente, isso não é definido cronologicamente, uma vez que os cenários sofrem um regresso. Achei extremamente teatral! Obra prima brasileira.
Nise: O Coração da Loucura
4.3 656 Assista AgoraPrimeiramente, palmas para os atores que souberem, perfeitamente, incorporar a loucura, sem deixar nenhum fio de dúvida e também a atuação dos demais atores, como a Glória Pires, a qual desenvolveu a função de uma mulher firme, ativa e revolucionária, sem limites para uma boa ação. Tiveram algumas partes que me intrigaram, como, por exemplo, o fato de a linguagem do esquizofrênico não ser lógica e, por isso, os desenhos abstratos que serviam de terapia aos pacientes, pois esses transmitiam suas confusões mentais, o caos interior nas pinturas, nas cores, nas formas. Além disso, outra análise interessante é o fato de os esquizofrênicos enxergarem a imagem de um outro, eles escutam vozes que não existem e, assim, acabam agindo imprudentemente. Muito difícil um doente mental como esse perceber o próprio eu, eles não possuem a capacidade de diálogo, de recursividade, pois para que exista reciprocidade entre as vozes é mister que haja um eu que se percebe e, consequentemente, um tu que se percebe também. Gostei das caricaturas dos loucos e da maneira como eles conservavam essências passadas, uma vez que cada um, ali naquele hospício, tinha uma personalidade, uma forma de reagir à própria loucura. Um exemplo disso é o louco que falava com as mãos para cima, o qual reiterava as mesmas palavras e frases, tal como um ditador, uma pessoa que já foi importante, um professor talvez, ou um pensador que possui o comando e o domínio de si mesmo. Parabéns aos atores!
Ladrão de Sonhos
3.8 120Eu acho que ele podia ser determinado como um terror infantil, porque algumas cenas são de virar os olhos. Achei bem diferente!
O Quarto de Jack
4.4 3,3K Assista AgoraEsse filme me fez sentir o verdadeiro sentido de família, de amor. A mãe, em meio a uma realidade quase inexoravelmente imutável, constrói um mundo belo e cheio de esperanças para o filho, o qual não teve a oportunidade de conhecer a vida fora do quarto. É emocionante cada cena, uma vez que Jack(personagem) consegue ser feliz na moradia, desfrutando e tornando quase todo objeto simples e sem vida,existente no dormitório, um entretenimento e uma companhia para ele nos bons e maus momentos. Confesso que os meus olhos encheram- se de lágrimas em diversas partes, porque é muito difícil não se comover com a pureza e a sensibilidade de uma criança, ainda mais quando ela é criada presa em um aposento, sem convívio com outras pessoas da mesma idade, sem poder amadurecer e sem saber o que é liberdade e o que se distingue do imaginário. Outro aspecto bem forte e tocante é a relação da mãe com o filho, visto que essa demonstra sempre um otimismo diante das inúmeras perguntas e dúvidas de Jack, apesar de a personagem possuir uma atmosfera taciturna e sofrida. Embora as dificuldades, Jack e a mãe se mantêm firmes e unidos.
Las Insoladas
3.3 27É um " Sex and the City" argentino com toques de filme alternativo. Achei interessante a ideia de unir várias amigas, alucinadas pelo sol, em um terraço, pois é algo bem atípico de se fazer, apesar de as personagens conseguirem transmitir entusiasmo e cor ao filme. Sim, é uma película bem viva, cheia de cores e bronzeados. As personagens são bem diversas, com personalidades distintas e fortes e, embora sejam diferentes, mantêm uma amizade inabalável.
Henri Henri
3.9 16Um filme que aborda tanto sobre as questões difíceis da vida, como a morte, a doença, o passado imemorável quanto sobre os sentimentos que são capazes de mudar uma realidade. Uma película sensível, envolvente e bela. Henri, um exemplo de pessoa esperançosa e agradecida que ,por meio de seus atos, consegue fazer Hélene feliz novamente. Para sentir o filme, é preciso abandonar um pouco o egocentrismo e mergulhar na empatia que é essencial no começo ao fim.
Ausência
3.4 71É um filme de poucos diálogos, mas que consegue sensibilizar por meio de cenas que mostram o afeto de serginho pela fámilia e pelo professor. Que menino iluminado, sempre com um olhar doce e com um desejo simples: ser cuidado por alguém, devido a ausência que este sentia, pois não tinha a figura do pai em sua vida e, além de tudo, a mãe o havia deixado sozinho no mundo.
Planeta dos Macacos
3.0 627 Assista AgoraAchei fantástico, também, feito por um gênio - Tim Burton - difícil sair algum ruim. Um mundo invertido: macacos mestre e humanos escravos, literalmente o planeta dos macacos.
Macbeth: Ambição e Guerra
3.5 383 Assista AgoraA meu ver, esse foi o melhor filme de guerra que já assisti, pois não mostra apenas lutas, exércitos rivais tentando se combater, mas, sim, um mergulho nas profundezas do psicológico dos personagens Macbeth e Lady Macbeth, os quais se perdem em meio à ganância humana, o desejo do poder e da vingança. O filme é extremamente impactante, cheio de diálogos rebuscados e poéticos que emocionam o espectador. A neblina sob as montanhas, o castelo, os trajes de reis, a guerra em câmera lenta contribuíram para que houvesse essa atmosfera lúgubre, nostálgica do contexto histórico da Inglaterra. Além de tudo, no final, a cena em que o filho de Bancon corre com a espada na mão é regada de um visual rubro pelo qual se pode concluir o sangue que permeava nas mãos de Macbeth.
O Homem que Ri
3.4 161filme que toca no fundo da alma. O discurso de Gwynplaine, no castelo, para os abjetos da corte é extremamente pungente, baseado na própria história de vida dele carregada de sofrimento e marcas. Eis que foram palavras libertadoras a qualquer homem, um passo ao caminho da lumière, a qual se tornou ainda mais reluzente por meio da morte de Dea e o suicídio, não sei ao certo, de Gwynplaine. Enfim, de se emocionar. As cenas teatrais de " O homem que ri", também, cheias de magia e encanto.
Jimmy Bolha
3.2 430Criativo, excêntrico e divertido. Amei. Uma grande aventura que envolve muitos personagens peculiares com nomes, também, diferentes. " - Piriquitaaa - não, eu sou a Perereca" rachei rsrs. O Jimmy é uma graça; nerd, puro, esquisito 😍, fofo.
Os Olhos Amarelos dos Crocodilos
3.5 42 Assista AgoraNo começo do filme, parecia que a Jo e a sua irmã se davam super bem, mesmo com as diferenças, mas depois deu pra perceber o conflito que existia entre elas desde novas. Tanto que a cena do mar me deixou sensibilizada e as demais que a Jo se mostrava ingênua, passiva. Realmente, me encomodou o fato de ela ser tão boba e, apesar da filha parecer má, ela tinha seus motivos, pois a mãe não se mostrava forte, um exemplo de dignidade para se seguir e, por isso, a filha queria se parecer com o pai ou a tia, superficial, porém esperta, determinada. O final me deixou aliviada, pois tudo deu certo para a Jo, escritora talentosa, atrapalhada e bondosa, por causa da filha que teve uma atitude sensata e corajosa, demonstrando a dignidade que existia dentro dela, uma dignidade positiva. Os conflitos familiares foram resolvidos, aparentemente, e para cada ação dos personages houve uma reação condizente com a índole de cada um. Sim, o filme é uma verdadeira novela, com seus varios núcleos fundidos em um único preponderante, irmãs consanguíneas que nasceram no mesmo berço, mas que viviam em mundos paralelos, com objetivos distintos.
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraAchei maluco e pertubador. Enfim, adorei. Super engraçado o personagem principal, as suas caretas eram as melhores.
Isolados
2.5 328 Assista AgoraOs filmes brasileiros estão cada vez melhores! Parabéns pelas atuações e roteiro. Suspense psicológico
Que Horas Ela Volta?
4.3 3,0K Assista AgoraO que dizer sobre esse filme? Bem, eu acho que me emocionei, na verdade, com certeza me emocionou. Os atores trabalharam muito bem nos personagens, cada um com a sua característica marcante, principalmente, a grande protagonista Regina Casé que soube transmite o lado simples, maternal e engraçado de uma humilde dona de casa. O filme vai caminhando aos poucos, com os acontecimentos banais do dia a dia os quais são extremamentes significativos para a construção de um filme primoroso, como, por exemplo, os filmes franceses que são os mestres dos detalhes mais corriqueiros. O roteiro foi surpreendentemente pensado, elaborado e teve, no meu ver, um resultado comovente. A diferença dos personagens com relação as suas posições sociais demonstra como é difícil manter um convívio harmonioso dentro de uma casa com restrições e limites. Os diálogos envolventes e familiares, atuações sutis e ao mesmo tempo carregadas, fortes. Película aprovada.
Livre
3.8 1,2K Assista AgoraTrilha sonora inspiradora; lugar cinematográfico; excelente roteiro e ótimas atuações. Poético, reflexivo e cheio de mistérios da natureza, e do ser humano. Sensações bucólicas selvagens recombinadas com as dores humanas, que se transformam em liberdade - alma leve e independente. Solidão que aperta, mas que abre caminhos.
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
4.2 993 Assista AgoraFofo demais!!!!
O Médico Alemão
3.5 57 Assista AgoraA ideia do filme é muito interessante. A fotografia, as atuações, a paisagem - fascinantes. Porém, esperava mais do final, mas acho que filmes bons nem sempre terminam de uma forma esclarecedora. O mais importante é o desenrolar dos acontecimentos, as sensações que o filme trasmite do começo até o fim, nos induzindo a refletir e saborear cada filmagem. O final é o fechamento de tudo, ele existe apenas para acabar o filme; existem finais maravilhosos, felizes; mas os finais sem explicação são os mais enigmáticos que transportam os espectadores às hipóteses.
A Teoria de Tudo
4.1 3,4K Assista AgoraExcelente! Que ator..
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraOs personagens são muito bem qualificados, o protagonista desde criança voltado à magia do mundo e cheio de perguntas a serem respondidas pelos pais que também são seres confusos em busca de uma verdade. No decorrer da sua adolescência, Mason necessita se definir e escolher um caminho que o faça feliz, em busca da arte procura se desenvolver ao máximo na fotografia, mas da sua forma, sem regras e obrigações. Samantha, sua irmã, muito diferente de Mason, sempre foi uma menina exemplar, extrovertida e cheia de vontades que apesar de traços divergentes do irmão apresenta-se confusa e perdida diante às decisões da vida. A mãe, muito pragmática, entra em curso de psicologia e se joga de cabeça nos estudos, como forma de escapismo aos problemas familiares, se tornando negligente as atitudes dos maridos malucos e obsessivos. O pai, apesar de levar uma vida boêmia, é sempre muito otimista e busca estar perto dos filhos independente da distância, tornando os momentos de convivência com os garotos mais leve e divertido. A moral da história está ligada justamente nessa busca pelo caminho certo, todos os personagens, mesmo diferentes, são caóticos e instáveis com relação ao próprio destino, buscam se encaixar em uma sociedade cheia de paradigmas e construir suas próprias raízes. São seres humanos que possuem angustias e medos como todos, e mesmo assim, não desistem de tentar mudar ou fazer algo inédito. À cronologia do Filme e a metamorfose física e psicológica dos personagens foi muito bem trabalhada, os diálogos e o roteiro excelentes. Do começo ao fim foi de se emocionar!
Mary e Max: Uma Amizade Diferente
4.5 2,4KDe uma sensibilidade.
Tabu
4.1 108 Assista AgoraRoteiro minucioso e poético. Cada detalhe das palavras, da expressão sobria dos personagens, da tristeza e melancolia, do romance proibido entre Aurora e Ventura, casal apaixonado que viveu uma profunda relação embasada em cartas de amor foi
lindo.
Boa Sorte
3.6 438Intenso,psicológico,corpóreo.Roteiro excelente e criativo.Atores talentosos