Eu acho este filme problemático tanto em debate filosófico quanto em filme.
Cinematograficamente falando, o roteiro tem uma premissa muito interessante, porém com um desenvolvimento muito ruim, parece que alguém pegou a ideia e tentou forçar um roteiro em cima disso. Personagens tomando decisões idiotas, a sequência inteira da Índia é péssima e com uma cena pós créditos pior ainda.
Em relação ao debate filosófico, que é o meu real problema com o filme, ele coloca, mesmo que não explicitamente, a ciência como a vilã arrogante do filme, que não aceita as fés alheias e que se fecha nela mesma. Até que, é claro, colocam a parte da reencarnação e mostra como o cientista - cético e desprovido de fé - estava errado o tempo todo. Eu gosto de embate fé vs ciência, que a ciência não está sempre certa e que não devemos segui-la cegamente, mas a maneira que foi colocada no filme vira um desserviço, principalmente hoje em dia que as questões científicas são tão ignoradas pelas pessoas.
Em outras palavras, acho este filme tão problemático quanto "Deus Não Está Morto", porque Deus não está morto é só punhetagem religiosa, mas em Universo no Olhar eles usam uma camada pseudocientífica com uma discussão de que tudo é questão de crença, no final das contas, e acho isso problemático porque seduz até quem é mais bem informado em relação a debates científicos
Del Toro nunca decepciona, até em seus filmes mais fracos é possível tirar momentos icônicos e criativos, e acho que este é o ponto alto dele: conseguir transformar a fantasia em algo crível. The Shape of Water é um conto de fadas do Del Totoro, uma história de amor estilo Bela e a Fera e que a delicadeza da direção molda a beleza visual e sentimental que é esta obra-prima silenciosa.
Uma fofurinha de filme. Lembro quando lançou e eu não tive vontade de ver, mas não consegui fugir de um dia tedioso com a tv ligada - e não é que é um filminho bem legal?
Já gostava do Sean Baker por causa do maravilhoso Tangerine e a maneira como ele consegue pegar personagens marginalizados e colocar o foco da trama neles de uma maneira única. Discutir temas adultos do ponto de vista de uma criança cria uma inocência e beleza ao filme, que é colorido e inspirado, todos os personagens são repletos de energia e humanidade, a Brooklynn Prince é uma atriz fenomenal e seu desempenho, assim como de todos os outros atores, deixam o filme cheio de vida.
Fui na esperança de ver uma comédia... e não posso dizer que não seja, apesar de, em geral, ser pesado. Porém, é muito leve a forma que ele consegue trabalhar o tema sem virar um filme pedante de amor entre duas pessoas afastadas por uma doença. O que mais achei interessante foi o filme ter focado na relação do Kamail com os pais da Emily, e não entre os dois.
Foi uma bela duma surpresa pq esperava que fosse ser uma bomba terrível, mas é um filme super divertido e levinho. É clichê, é previsível, mas é muito bem feitinho e consegue entreter bem.
Apesar de ter um começo bem cansativo, este filme encerra a trilogia de forma muito primorosa, liga as pontas que levará aos acontecimentos do filme de 1968, tem cenas fantásticas, sem falar na perfeição do CGI e a atuação maravilhosa do Andy Serkis que é tão desvalorizada
Uma obra prima que fala por si só. Animação linda, achei fantástico dar foco a quem era Van Gogh pelo olhar das outras pessoas do que acompanhar a vida dele como um filme biográfico comum. Van Gogh sempre foi meu pintor favorito e não havia outra maneira de fazer um filme sobre ele do que uma animação pintada igual às suas obras.
Já tinha achado o primeiro uma farofa deliciosa e este não foi diferente, divertidíssimo, cenas de mágica absurdas com explicações que não fazem sentido, dois Woody Harrelson, adorei e já quero o terceiro.
Demorei tanto pra assistir este filme que é a conclusão da minha querida Trilogia do Cornetto e achei que manteve o nível de um boa comédia do Edgar Wright. Apesar de ser inferior aos anteriores, o humor nonsense e a qualidade técnica continuam firmes e comprei muito facilmente o rumo maluco da história. Quero mais Simon Pegg e Edgar Wright.
IT é um dos meus livros favoritos da vida e é um prazer ver um filme que adapte tão bem e com tanto respeito o que foi concebido pelo Stephen King. Toda a essência da inocência dos personagens e a amizade deles sendo o sustento para enfrentar A Coisa conseguiu aparecer aqui (essa essência, inclusive, foi usada em Stranger Things também). Não vejo a hora de ter a sequência.
É maravilhoso como uma premissa que soa simples consegue ser complexa sem que você se dê conta. Eu sou apaixonado por filme coming of age, porém Lady Bird vai além de apenas uma história de amadurecimento, e essa trama se espalha em diversas camadas, todas muito sensíveis e bem construídas. Todos os personagens estão ligados com a Lady Bird, mas seguem seu desenvolvimento sozinho, com sua própria independência. Impossível não se apaixonar pela passarinha.
É ruim? É. Só que não é um Esquadrão Suicida da vida, que é intragável - o filme consegue ser bem divertido, isso não vou negar. A galera consegue ter química, apesar de ser tudo corrido para formar a liga, mas ainda dá pra se entreter por duas horas e tem uma cena ou outra bem legal. O problema é todo o resto, tudo acontece à moda caralha, o filme é obviamente uma colcha de retalhos que todo mundo colocou um pouco a mão e dá a sensação de ser um filme que foi feito só por fazer e pronto. Universo DC respira por aparelhos
Filme fantástico! Divertidíssimo, Vladimir Brichta arrasando no papel, tudo do melhor que o cinema nacional tem para oferecer. Dá vontade, né, Pennywise?
Assistir um filme do Lanthimos é muito difícil, porque não existe um "gostei mais ou menos", os filmes dele ou você ama ou você odeia. Mas aí é que fica a dúvida, será que eu amei Killing of a Sacred Deer? Realmente não sei responder isso, mas sei dizer que Yorgos sabe mexer com o ordinário a ponto de ser estranho, a frieza e indiferença dos personagens, a artificialidade dos diálogos e a tensão criada sem situações histriônicas. É um filme que a bizarrice faz com que você continue pensando nele por um tempo.
Quero mais é que fã purista fique chorando mesmo, puta filmão da porra. Quer reclamar que o filme é diferente, então vai assistir a trilogia original que lá tá tudo do jeito que você quer, bonitinho, só não me venha encher o saco querendo cagar regra porque o Rian Johnson mexeu no seu tesourinho
Fonte de inspiração direta da obra prima incompreendida Scream Queens e vários filmes do gênero. Repleto de cinismo, humor negro, exagero e até nonsense para trazer à tona diversos assuntos, como suicídio, banalização da violência, influência da mídia etc... e pra melhorar ainda tem a Winona Ryder. Clássico esquecido dos filmes colegiais.
Nada melhor do que voltar com grande estilo ao universo de um dos meus filmes favoritos. Blade Runner 2049 é, provavelmente, uma das sequências de filme clássico mais respeitosas que já assisti. O cuidado de Villeneuve em homenagear o filme clássico sem cair no fan service mostra a ambição em continuar uma história contada há 35 anos, em 1982.
Os pontos positivos são fáceis de reconhecer: tecnicamente o filme é impecável, uma das estéticas mais bonitas de 2017, mantendo os elementos apresentados no filme anterior. As questões filosóficas e existenciais permanecem, apesar de muito mais superficiais.
O meu problema com o filme está no roteiro e nos antagonistas, que parecem deslocados e pouco explorados. A impressão que o filme me passou é a de que eles tinham pouca história para ser diluída em quase 3 horas de filme, fazendo parecer um filme que mostra muito mas fala pouco, acabando por ter escolhas fáceis para dar continuidade à história. Os antagonistas (o personagem de Jared Leto, basicamente) é muito qualquer coisa e no fim não é nada, parece até que foi colocado de última hora na história sem ter muito propósito.
Apesar dos pontos que me incomodaram, Villeneuve nunca perde a mão e BR2049 é o tipo de filmão da porra que vira clássico instantâneo e que merece ser prestigiado no cinema.
Mother! é o tipo de filme "ame-o ou deixe-o". É difícil saber, a primeiro momento, se você gostou ou não. É um turbilhão de acontecimentos, informações e dúvidas que você se sente desamparado.
Mother! é grotesco, angustiante, desesperador. E esses são os pontos positivos! Adoro quando filmes conseguem puxar do espectador tantos sentimentos fortes e intensos igual aqui. Tudo é feito para te deixar desesperado, seja o som, a fotografia claustrofóbica, a montagem que se deixa levar pelas situações. A pretensiosidade foi algo que não me incomodou igual eu esperava, pois tudo foi apresentado e desenvolvido de uma maneira tão convincente que consegui comprar a ideia desde o começo. Realmente é um filme que ainda vai gerar muitas discussões, pois é o tipo de filme que separa as pessoas.
A Ghost Story é aquele tipo de filme que você não sabe o que esperar quando vai assistir e que é difícil explicar o motivo para ser tão bom, apenas sabe que é bom por causa do sentimento deixado.
A imagem polaroid da dimensão do quadro e da coloração remete ao sentimento nostálgico e melancólico que escorre pelo filme, deixando uma sensação incômoda diante do silêncio angustiante dos personagens. É impressionante quanto sentimento consegue ser transpassado por um personagem que é apenas um pano com abertura para os olhos (que nunca vemos) e não tem fala, muito menos grandes movimentos corporais.
Apesar de ser um pouco datado, além de suas limitações, Spielberg consegue entregar um TV Movie de qualidade, que trabalha muito bem a tensão, colocando uma máquina como um monstro, conduzida por um caminhoneiro sem rosto que persegue o protagonista durante todo o filme.
Eu sempre tenho um pé atrás com filmes biográficos, principalmente quando vão retratar uma pessoa tão controversa quanto o Ray Kroc, que foi quem criou a franquia que é o símbolo do capitalismo. Porém, me surpreendi com o desenvolver do personagem, mostrando ele como um homem obcecado e que faz o que for preciso para chegar onde chegou (apesar de achar que devem ter pegado um pouco leve no filme, tenho certeza que na vida real ele foi muito pior).
O paralelo criado entre a vida pessoal e a vida profissional é bem superficial, mas nada que estrague o filme, é só uma pincelada para mostrar o lado humano dele sendo sugado pelo lado empresarial. Não é um filme memorável, mas é muito interessante e que traz uma visão - apesar de atenuada - sobre como o poder e os meios para obtê-lo podem corromper uma pessoa.
Zemeckis é um daqueles diretores acima da média que vive de acertos e erros. Só que quando ele acerta, senhores, é um belo de um acerto. Contato é um filme que me deixa sem palavras com as discussões apresentadas e como elas conseguem se manter atuais (não completamente, mas, mesmo assim, atuais), ter uma profundidade poética e contradição dentro da própria crença dos personagens, porém tudo isso é causado por um conflito de coisas inexplicáveis e inimagináveis. Como dizer se algo é A ou B quando aparece um alfabeto inteiro na sua frente (alfabeto russo, diga-se de passagem). Enfim, se você assistiu A Chegada e se sentiu desamparado por querer mais, então vá atrás do pai de Arrival que é Contato. Aliás, a última cena quebra meu coração. For Carl...
O Universo No Olhar
4.2 1,3KEu acho este filme problemático tanto em debate filosófico quanto em filme.
Cinematograficamente falando, o roteiro tem uma premissa muito interessante, porém com um desenvolvimento muito ruim, parece que alguém pegou a ideia e tentou forçar um roteiro em cima disso. Personagens tomando decisões idiotas, a sequência inteira da Índia é péssima e com uma cena pós créditos pior ainda.
Em relação ao debate filosófico, que é o meu real problema com o filme, ele coloca, mesmo que não explicitamente, a ciência como a vilã arrogante do filme, que não aceita as fés alheias e que se fecha nela mesma. Até que, é claro, colocam a parte da reencarnação e mostra como o cientista - cético e desprovido de fé - estava errado o tempo todo. Eu gosto de embate fé vs ciência, que a ciência não está sempre certa e que não devemos segui-la cegamente, mas a maneira que foi colocada no filme vira um desserviço, principalmente hoje em dia que as questões científicas são tão ignoradas pelas pessoas.
Em outras palavras, acho este filme tão problemático quanto "Deus Não Está Morto", porque Deus não está morto é só punhetagem religiosa, mas em Universo no Olhar eles usam uma camada pseudocientífica com uma discussão de que tudo é questão de crença, no final das contas, e acho isso problemático porque seduz até quem é mais bem informado em relação a debates científicos
A Forma da Água
3.9 2,7KDel Toro nunca decepciona, até em seus filmes mais fracos é possível tirar momentos icônicos e criativos, e acho que este é o ponto alto dele: conseguir transformar a fantasia em algo crível. The Shape of Water é um conto de fadas do Del Totoro, uma história de amor estilo Bela e a Fera e que a delicadeza da direção molda a beleza visual e sentimental que é esta obra-prima silenciosa.
Treinando o Papai
2.9 320 Assista AgoraUma fofurinha de filme. Lembro quando lançou e eu não tive vontade de ver, mas não consegui fugir de um dia tedioso com a tv ligada - e não é que é um filminho bem legal?
Projeto Flórida
4.1 1,0KJá gostava do Sean Baker por causa do maravilhoso Tangerine e a maneira como ele consegue pegar personagens marginalizados e colocar o foco da trama neles de uma maneira única. Discutir temas adultos do ponto de vista de uma criança cria uma inocência e beleza ao filme, que é colorido e inspirado, todos os personagens são repletos de energia e humanidade, a Brooklynn Prince é uma atriz fenomenal e seu desempenho, assim como de todos os outros atores, deixam o filme cheio de vida.
Doentes de Amor
3.7 379 Assista AgoraFui na esperança de ver uma comédia... e não posso dizer que não seja, apesar de, em geral, ser pesado. Porém, é muito leve a forma que ele consegue trabalhar o tema sem virar um filme pedante de amor entre duas pessoas afastadas por uma doença. O que mais achei interessante foi o filme ter focado na relação do Kamail com os pais da Emily, e não entre os dois.
Jumanji: Bem-Vindo à Selva
3.4 1,2K Assista AgoraFoi uma bela duma surpresa pq esperava que fosse ser uma bomba terrível, mas é um filme super divertido e levinho. É clichê, é previsível, mas é muito bem feitinho e consegue entreter bem.
Artista do Desastre
3.8 554 Assista AgoraUm filme sobre o melhor filme da história do audiovisual só poderia ser incrível, né
Planeta dos Macacos: A Guerra
4.0 965 Assista AgoraApesar de ter um começo bem cansativo, este filme encerra a trilogia de forma muito primorosa, liga as pontas que levará aos acontecimentos do filme de 1968, tem cenas fantásticas, sem falar na perfeição do CGI e a atuação maravilhosa do Andy Serkis que é tão desvalorizada
Com Amor, Van Gogh
4.3 1,0K Assista AgoraUma obra prima que fala por si só. Animação linda, achei fantástico dar foco a quem era Van Gogh pelo olhar das outras pessoas do que acompanhar a vida dele como um filme biográfico comum. Van Gogh sempre foi meu pintor favorito e não havia outra maneira de fazer um filme sobre ele do que uma animação pintada igual às suas obras.
Truque de Mestre: O 2º Ato
3.5 941 Assista AgoraJá tinha achado o primeiro uma farofa deliciosa e este não foi diferente, divertidíssimo, cenas de mágica absurdas com explicações que não fazem sentido, dois Woody Harrelson, adorei e já quero o terceiro.
Heróis de Ressaca
3.4 507 Assista AgoraDemorei tanto pra assistir este filme que é a conclusão da minha querida Trilogia do Cornetto e achei que manteve o nível de um boa comédia do Edgar Wright. Apesar de ser inferior aos anteriores, o humor nonsense e a qualidade técnica continuam firmes e comprei muito facilmente o rumo maluco da história. Quero mais Simon Pegg e Edgar Wright.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraIT é um dos meus livros favoritos da vida e é um prazer ver um filme que adapte tão bem e com tanto respeito o que foi concebido pelo Stephen King. Toda a essência da inocência dos personagens e a amizade deles sendo o sustento para enfrentar A Coisa conseguiu aparecer aqui (essa essência, inclusive, foi usada em Stranger Things também). Não vejo a hora de ter a sequência.
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista AgoraÉ maravilhoso como uma premissa que soa simples consegue ser complexa sem que você se dê conta. Eu sou apaixonado por filme coming of age, porém Lady Bird vai além de apenas uma história de amadurecimento, e essa trama se espalha em diversas camadas, todas muito sensíveis e bem construídas. Todos os personagens estão ligados com a Lady Bird, mas seguem seu desenvolvimento sozinho, com sua própria independência. Impossível não se apaixonar pela passarinha.
Liga da Justiça
3.3 2,5K Assista AgoraÉ ruim? É. Só que não é um Esquadrão Suicida da vida, que é intragável - o filme consegue ser bem divertido, isso não vou negar. A galera consegue ter química, apesar de ser tudo corrido para formar a liga, mas ainda dá pra se entreter por duas horas e tem uma cena ou outra bem legal. O problema é todo o resto, tudo acontece à moda caralha, o filme é obviamente uma colcha de retalhos que todo mundo colocou um pouco a mão e dá a sensação de ser um filme que foi feito só por fazer e pronto. Universo DC respira por aparelhos
Bingo - O Rei das Manhãs
4.1 1,1K Assista AgoraFilme fantástico! Divertidíssimo, Vladimir Brichta arrasando no papel, tudo do melhor que o cinema nacional tem para oferecer. Dá vontade, né, Pennywise?
O Sacrifício do Cervo Sagrado
3.7 1,2K Assista AgoraAssistir um filme do Lanthimos é muito difícil, porque não existe um "gostei mais ou menos", os filmes dele ou você ama ou você odeia. Mas aí é que fica a dúvida, será que eu amei Killing of a Sacred Deer? Realmente não sei responder isso, mas sei dizer que Yorgos sabe mexer com o ordinário a ponto de ser estranho, a frieza e indiferença dos personagens, a artificialidade dos diálogos e a tensão criada sem situações histriônicas. É um filme que a bizarrice faz com que você continue pensando nele por um tempo.
Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi
4.1 1,6K Assista AgoraQuero mais é que fã purista fique chorando mesmo, puta filmão da porra. Quer reclamar que o filme é diferente, então vai assistir a trilogia original que lá tá tudo do jeito que você quer, bonitinho, só não me venha encher o saco querendo cagar regra porque o Rian Johnson mexeu no seu tesourinho
Atração Mortal
3.7 318 Assista AgoraFonte de inspiração direta da obra prima incompreendida Scream Queens e vários filmes do gênero. Repleto de cinismo, humor negro, exagero e até nonsense para trazer à tona diversos assuntos, como suicídio, banalização da violência, influência da mídia etc... e pra melhorar ainda tem a Winona Ryder. Clássico esquecido dos filmes colegiais.
Blade Runner 2049
4.0 1,7K Assista AgoraNada melhor do que voltar com grande estilo ao universo de um dos meus filmes favoritos. Blade Runner 2049 é, provavelmente, uma das sequências de filme clássico mais respeitosas que já assisti. O cuidado de Villeneuve em homenagear o filme clássico sem cair no fan service mostra a ambição em continuar uma história contada há 35 anos, em 1982.
Os pontos positivos são fáceis de reconhecer: tecnicamente o filme é impecável, uma das estéticas mais bonitas de 2017, mantendo os elementos apresentados no filme anterior. As questões filosóficas e existenciais permanecem, apesar de muito mais superficiais.
O meu problema com o filme está no roteiro e nos antagonistas, que parecem deslocados e pouco explorados. A impressão que o filme me passou é a de que eles tinham pouca história para ser diluída em quase 3 horas de filme, fazendo parecer um filme que mostra muito mas fala pouco, acabando por ter escolhas fáceis para dar continuidade à história. Os antagonistas (o personagem de Jared Leto, basicamente) é muito qualquer coisa e no fim não é nada, parece até que foi colocado de última hora na história sem ter muito propósito.
Apesar dos pontos que me incomodaram, Villeneuve nunca perde a mão e BR2049 é o tipo de filmão da porra que vira clássico instantâneo e que merece ser prestigiado no cinema.
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraMother! é o tipo de filme "ame-o ou deixe-o". É difícil saber, a primeiro momento, se você gostou ou não. É um turbilhão de acontecimentos, informações e dúvidas que você se sente desamparado.
Mother! é grotesco, angustiante, desesperador. E esses são os pontos positivos! Adoro quando filmes conseguem puxar do espectador tantos sentimentos fortes e intensos igual aqui. Tudo é feito para te deixar desesperado, seja o som, a fotografia claustrofóbica, a montagem que se deixa levar pelas situações. A pretensiosidade foi algo que não me incomodou igual eu esperava, pois tudo foi apresentado e desenvolvido de uma maneira tão convincente que consegui comprar a ideia desde o começo. Realmente é um filme que ainda vai gerar muitas discussões, pois é o tipo de filme que separa as pessoas.
Sombras da Vida
3.8 1,3K Assista AgoraA Ghost Story é aquele tipo de filme que você não sabe o que esperar quando vai assistir e que é difícil explicar o motivo para ser tão bom, apenas sabe que é bom por causa do sentimento deixado.
A imagem polaroid da dimensão do quadro e da coloração remete ao sentimento nostálgico e melancólico que escorre pelo filme, deixando uma sensação incômoda diante do silêncio angustiante dos personagens. É impressionante quanto sentimento consegue ser transpassado por um personagem que é apenas um pano com abertura para os olhos (que nunca vemos) e não tem fala, muito menos grandes movimentos corporais.
Um filme memorável, poético, reflexivo e único.
Encurralado
3.9 432 Assista AgoraApesar de ser um pouco datado, além de suas limitações, Spielberg consegue entregar um TV Movie de qualidade, que trabalha muito bem a tensão, colocando uma máquina como um monstro, conduzida por um caminhoneiro sem rosto que persegue o protagonista durante todo o filme.
Fome de Poder
3.6 830 Assista AgoraEu sempre tenho um pé atrás com filmes biográficos, principalmente quando vão retratar uma pessoa tão controversa quanto o Ray Kroc, que foi quem criou a franquia que é o símbolo do capitalismo. Porém, me surpreendi com o desenvolver do personagem, mostrando ele como um homem obcecado e que faz o que for preciso para chegar onde chegou (apesar de achar que devem ter pegado um pouco leve no filme, tenho certeza que na vida real ele foi muito pior).
O paralelo criado entre a vida pessoal e a vida profissional é bem superficial, mas nada que estrague o filme, é só uma pincelada para mostrar o lado humano dele sendo sugado pelo lado empresarial. Não é um filme memorável, mas é muito interessante e que traz uma visão - apesar de atenuada - sobre como o poder e os meios para obtê-lo podem corromper uma pessoa.
Contato
4.1 804 Assista AgoraZemeckis é um daqueles diretores acima da média que vive de acertos e erros. Só que quando ele acerta, senhores, é um belo de um acerto. Contato é um filme que me deixa sem palavras com as discussões apresentadas e como elas conseguem se manter atuais (não completamente, mas, mesmo assim, atuais), ter uma profundidade poética e contradição dentro da própria crença dos personagens, porém tudo isso é causado por um conflito de coisas inexplicáveis e inimagináveis. Como dizer se algo é A ou B quando aparece um alfabeto inteiro na sua frente (alfabeto russo, diga-se de passagem). Enfim, se você assistiu A Chegada e se sentiu desamparado por querer mais, então vá atrás do pai de Arrival que é Contato.
Aliás, a última cena quebra meu coração.
For Carl...