Casey Affleck me deixou aos prantos. Melhor performance a ganhar um Oscar desde que eu começei a acompanhar sério a premiação em 2010.
Ah e é tão triste ver gente tratando o Oscar como concurso de popularidade. O People's Choice Awards existe pra isso. Por mais que questões políticas tenham alguma influência, quero ver as melhores atuações e os melhores filmes sendo reconhecidos. Se a premiação possui um mínimo de credibilidade é porque eles precisam dar alguma importância para a qualidade, e não para quem é mais bonito, quem é mais simpático ou quem passa uma mensagem política melhor. Negar o Oscar pra performance extraordinária do Casey por causa de razões externas traria um grande baque para essa credibilidade.
Tem uns momentos bem legais, como o final; o monólogo da Nicole Kidman pro filho; as primeiras cenas com o Sunny Pawar...
Mas no geral é meio chatinho e monótono. O drama muitas vezes parece inorgânico demais, é como você enxergasse o roteiro querendo fazer você sentir ~~emoção~~ através dos diálogos pré-fabricados. Isso é especialmente verdade para os momentos entre o Dev Patel e a Rooney Mara. Acontece também ás vezes nas cenas entre ele e a família adotiva.
Gostaria de ter visto também um melhor desenvolvimento para a relação entre ele e a sua nova família. Você vê eles jogando esportes uma vez e do nada ele já é adulto. É como se tudo tivesse sendo mal-feito de um jeito corrido demais, só pra chegarmos logo no foco do filme: A procura pela família na Índia. O filme só quer te dar momentos emocianantes gratuitos e nunca está realmente interessado em explorar seus personagens. Até mesmo o protagonista acaba sendo uma caricatura.
É um filme razoavelmente bom, mas que por causa da curta duração para os 3 livros, acaba sendo corrido demais. Os personagens não são bem desenvolvidos por essa razão. O foco também fica muito no Jim Carrey, que está bem over the top. Ainda bem que lançaram a série da Netflix, bem mais fiel aos livros e mantendo uma ótima qualidade.
Mas gosto bastante de assistir esse filme também, na sessão da tarde.
Sentimentos controversos em relação a esse filme! Por um lado curti bastante os atores e a relação entre os dois protagonistas, a primeira metade representa o sonho de vida doméstica de qualquer um. Já a segunda parte é um teste para o amor entre esses personagens.
Contudo, a situação pela qual eles passam chega a ficar a arrastada demais. Entendo que o diretor quis representar o quão repentinamente insuportável se torna aquela relação, mas como parte da audiência eventualmente fiquei cansado daquilo tudo e só conseguia pensar:
A questão problemática de gênero e a ética questionável não seriam problemas se o roteiro soubesse se decidir que tipo de história ele quer contar. E por causa dessa falha no roteiro, acaba sendo sexista e repulsivo sim mesmo que não tenha essa intenção.
O conceito de "Passageiros" é muito interessante. É apresentado um questionamento moral para o público no 1o ato, quando conhecemos Jim e presenciamos o quão difícil é a situação na qual ele se encontra. No 2o ato conhecemos Aurora e presenciamos a construção e a queda de seu relacionamento com Jim, sendo desenvolvidas as implicações do questionamento moral apresentado anteriormente.
Por essa lógica, o 3o ato deveria apresentar uma conclusão para esse questionamento, certo? Mas ele não o faz, preferindo apenas mostrar um monte de cenas de ação na qual os personagens correm perigo. A conclusão dada é "Jim age como um herói e isso anula TUDO o que havia sido apresentado ao longo do filme. Por favor, esqueça o questionamento moral que apresentamos e encare agora esse filme como uma ação genérica".
A personagem de Jennifer Lawrence completamente perdoa as ações do protagonista durante as cenas de ação, passando por um 180 graus impressionante em um curto período de tempo: De "O que ele fez comigo é assassinato" para "Jim, volte para mim, não vivo sem você". Aurora é tratada apenas como um objeto a serviço do protagonista masculino, nunca vemos nenhum interesse da história em fazer dela um personagem de verdade.
Só uma coisa nos faz ter uma momentânea impressão de que Aurora possa ser uma pessoa real: Jennifer Lawrence. Ela é a força deste filme. Mesmo tendo que interpretar um personagem extremamente mal-escrito, ela consegue elevar o material que foi dado a ela. Sentimos e torcemos por Aurora graças a seu enorme talento como atriz. Pena que esse talento é desperdiçado em um filme em que nada consegue se manter à sua altura.
É um ótimo filme, e a atuação da Isabelle Huppert é bem envolvente. Sua personagem é uma das mais interessantes e labirínticas que já vi. Achei especialmente interessante como toda a situação se relaciona com o que ocorreu no passado e a psicopatia do pai dela. Paul Verhoeven faz o que ele faz de melhor aqui e uns vão amar e outros (mais metidos a politicamente corretos e que adoram simplificar ações complexas feitas por pessoas complexas) vão odiar.
Única coisa que me impede de dar 5 estrelas é que a identidade do estuprador era óbvia demais, geralmente sempre erro quando tento adivinhar "quem é o criminoso?" e aqui eu acertei, bem rápido até. Incomodou um pouco, mas ainda bem que essa questão não é algo tão importante pra tirar os vários méritos do filme.
Mixed Feelings com aquele final. Amei a premissa, achei lindo, Amy Adams maravilhosa, trilha sonora arrasa, mas a conclusão... você até quer gostar porque a mensagem é bonita, é progressista. Mas não deixa de ser algo mirabolante que "cai do céu", querendo soar como genial (de forma parecida com que "Interstellar" quis, mas "Arrival" pelo menos tem mais qualidades para compensar), mas acaba sendo bem genérico. Queridos diretores de futuras ficções científicas: seu filme não precisa ser pseudo-intelectual ou ter acontecimentos complexos para serem fodões. Geralmente, quanto mais simples melhor. Sigam o exemplo de "Gravidade" e não de "Interstellar", faz favor. Esse foi meu único problema com o filme.
Mas no geral, apesar de eu ter feito aqui mais críticas que elogios, vale muito a pena e é um filme bem interessante. Pela premissa inicial e pela Amy Fodona, especialmente. Saí feliz do cinema, só meio decepcionado com o final.
Maravilhoso. Não é só extremamente engraçado, como passa uma mensagem com a qual todos podemos nos identificar. A cena do pôster é a mais bonita e a minha favorita de todo o filme. Isso sem contar é claro toda a sequência da festa de aniversário no final. E também a da Sandra Huller cantando. Vários momentos marcantes!
Acho engraçado quem "esnoba" o filme por não ter sido o escolhido do governo Michel Temer para representar o país no Oscar.
Primeiro, a controvérsia ao redor desse filme já tinha chegado na mídia internacional, com a notícia de um detrator do filme ter sido colocado na comissão de escolha. Podiam muito bem selecionar "Aquarius" e encerrar a controvérsia saindo por cima. Em vez disso colocaram mais fogo na lenha e deram suporte às acusações da equipe de "Aquarius" do governo ser anti-democrático. Não é uma imagem positiva a ser repercutida.
Segundo, se a razão para a escolha foi medo de possíveis manifestações futuras da equipe internacionalmente, foi uma escolha não muito inteligente. Ao escolher "Aquarius", o governo teria de certa forma "lavado" a imagem, deslegitimando aos olhos de parte da mídia internacional as acusações feitas em Cannes de que há um golpe em curso no país. Em vez disso escolheram uma atitude que dá suporte às acusações.
Por fim, se foi uma simples questão de ego ferido, de vingança. Bom só temos todos a lamentar. Continuamos com um governo que faz escolhas com base em mentiras e ideologias. Se o governo Temer tivesse um ego menor e um pragmatismo maior, usaria a cabeça e faria uma seleção diferente. Independentemente de posições políticas, "Aquarius" continuará a ser O filme brasileiro de 2016.
Eu, Tonya
4.1 1,4K Assista AgoraMas é claro que ninguém sabia de nada. rolleyes
Viva: A Vida é Uma Festa
4.5 2,5K Assista AgoraQue filme maravilhoso! Assisti a versão em espanhol e não consigo tirar “Recuérdame” da cabeça.
Liga da Justiça
3.3 2,5K Assista AgoraQue vergonhaaa. Pelo menos é melhor que Batman vs Superman, não que seja algo para se orgulhar.
Mulher Maravilha melhor personagem e foi super injustiçada nesse aqui. Tira o Zack Snyder e o Joss Whedon e coloca a Patty Jenkins.
A Forma da Água
3.9 2,7KMais do mesmo, rehash de O Labirinto do Fauno com um romance não convincente no meio.
Sally Hawkins e Richard Jenkins estão espetaculares no entanto. Ótimas performances.
The Square - A Arte da Discórdia
3.6 318 Assista AgoraUma bagunça que faz sentido.
A Forma da Água
3.9 2,7KLindo, mas acabei querendo que o homem peixe ficasse com o Richard Jenkins também. Sacanagem ele terminar sozinho.
A Múmia
2.5 998 Assista AgoraAs definições de filme genérico foram atualizadas.
Manchester à Beira-Mar
3.8 1,4K Assista AgoraCasey Affleck me deixou aos prantos. Melhor performance a ganhar um Oscar desde que eu começei a acompanhar sério a premiação em 2010.
Ah e é tão triste ver gente tratando o Oscar como concurso de popularidade. O People's Choice Awards existe pra isso. Por mais que questões políticas tenham alguma influência, quero ver as melhores atuações e os melhores filmes sendo reconhecidos. Se a premiação possui um mínimo de credibilidade é porque eles precisam dar alguma importância para a qualidade, e não para quem é mais bonito, quem é mais simpático ou quem passa uma mensagem política melhor. Negar o Oscar pra performance extraordinária do Casey por causa de razões externas traria um grande baque para essa credibilidade.
Lion: Uma Jornada para Casa
4.3 1,9K Assista AgoraTem uns momentos bem legais, como o final; o monólogo da Nicole Kidman pro filho; as primeiras cenas com o Sunny Pawar...
Mas no geral é meio chatinho e monótono. O drama muitas vezes parece inorgânico demais, é como você enxergasse o roteiro querendo fazer você sentir ~~emoção~~ através dos diálogos pré-fabricados. Isso é especialmente verdade para os momentos entre o Dev Patel e a Rooney Mara. Acontece também ás vezes nas cenas entre ele e a família adotiva.
Gostaria de ter visto também um melhor desenvolvimento para a relação entre ele e a sua nova família. Você vê eles jogando esportes uma vez e do nada ele já é adulto. É como se tudo tivesse sendo mal-feito de um jeito corrido demais, só pra chegarmos logo no foco do filme: A procura pela família na Índia. O filme só quer te dar momentos emocianantes gratuitos e nunca está realmente interessado em explorar seus personagens. Até mesmo o protagonista acaba sendo uma caricatura.
La La Land: Cantando Estações
4.1 3,6K Assista AgoraBom, mas as pessoas exageram demais nas reações. Tem vários problemas no roteiro que o impedem de ser tudo isso que a propaganda quer passar.
Merece o Oscar de melhor filme? Não.
Terá um impacto cultural semelhante ao de "Titanic"? HAHAHA NUNCA. Cês tão doidos.
As Faces de Toni Erdmann
3.8 257 Assista AgoraA definição de um filme perfeito é "Toni Erdmann".
Desventuras em Série
3.8 1,3K Assista AgoraÉ um filme razoavelmente bom, mas que por causa da curta duração para os 3 livros, acaba sendo corrido demais. Os personagens não são bem desenvolvidos por essa razão. O foco também fica muito no Jim Carrey, que está bem over the top. Ainda bem que lançaram a série da Netflix, bem mais fiel aos livros e mantendo uma ótima qualidade.
Mas gosto bastante de assistir esse filme também, na sessão da tarde.
Manchester à Beira-Mar
3.8 1,4K Assista AgoraA performance do Casey Affleck é uma das razões de eu ser grato pela existência de 2016. Pelo menos pra alguma coisa o ano serviu.
Tomcat
3.0 23Sentimentos controversos em relação a esse filme! Por um lado curti bastante os atores e a relação entre os dois protagonistas, a primeira metade representa o sonho de vida doméstica de qualquer um. Já a segunda parte é um teste para o amor entre esses personagens.
Contudo, a situação pela qual eles passam chega a ficar a arrastada demais. Entendo que o diretor quis representar o quão repentinamente insuportável se torna aquela relação, mas como parte da audiência eventualmente fiquei cansado daquilo tudo e só conseguia pensar:
"PORRA DEIXA DE FRESCURA. PERDOA O CARA LOGO OU PEDE O DIVÓRCIO CARALHO".
Ainda assim, fico bem feliz por ter visto esse filme e sinto vontade de rever um dia.
Animais Noturnos
4.0 2,2K Assista AgoraNem passou pela minha cabeça essa teoria de suicídio, pra mim tava óbvio que ele só deu o bolo nela como uma forma de vingança.
Passageiros
3.3 1,5K Assista AgoraPodem ter spoilers aqui, arrisque-se se quiser!
A questão problemática de gênero e a ética questionável não seriam problemas se o roteiro soubesse se decidir que tipo de história ele quer contar. E por causa dessa falha no roteiro, acaba sendo sexista e repulsivo sim mesmo que não tenha essa intenção.
O conceito de "Passageiros" é muito interessante. É apresentado um questionamento moral para o público no 1o ato, quando conhecemos Jim e presenciamos o quão difícil é a situação na qual ele se encontra. No 2o ato conhecemos Aurora e presenciamos a construção e a queda de seu relacionamento com Jim, sendo desenvolvidas as implicações do questionamento moral apresentado anteriormente.
Por essa lógica, o 3o ato deveria apresentar uma conclusão para esse questionamento, certo? Mas ele não o faz, preferindo apenas mostrar um monte de cenas de ação na qual os personagens correm perigo. A conclusão dada é "Jim age como um herói e isso anula TUDO o que havia sido apresentado ao longo do filme. Por favor, esqueça o questionamento moral que apresentamos e encare agora esse filme como uma ação genérica".
A personagem de Jennifer Lawrence completamente perdoa as ações do protagonista durante as cenas de ação, passando por um 180 graus impressionante em um curto período de tempo: De "O que ele fez comigo é assassinato" para "Jim, volte para mim, não vivo sem você". Aurora é tratada apenas como um objeto a serviço do protagonista masculino, nunca vemos nenhum interesse da história em fazer dela um personagem de verdade.
Só uma coisa nos faz ter uma momentânea impressão de que Aurora possa ser uma pessoa real: Jennifer Lawrence. Ela é a força deste filme. Mesmo tendo que interpretar um personagem extremamente mal-escrito, ela consegue elevar o material que foi dado a ela. Sentimos e torcemos por Aurora graças a seu enorme talento como atriz. Pena que esse talento é desperdiçado em um filme em que nada consegue se manter à sua altura.
Elle
3.8 885É um ótimo filme, e a atuação da Isabelle Huppert é bem envolvente. Sua personagem é uma das mais interessantes e labirínticas que já vi. Achei especialmente interessante como toda a situação se relaciona com o que ocorreu no passado e a psicopatia do pai dela. Paul Verhoeven faz o que ele faz de melhor aqui e uns vão amar e outros (mais metidos a politicamente corretos e que adoram simplificar ações complexas feitas por pessoas complexas) vão odiar.
Única coisa que me impede de dar 5 estrelas é que a identidade do estuprador era óbvia demais, geralmente sempre erro quando tento adivinhar "quem é o criminoso?" e aqui eu acertei, bem rápido até. Incomodou um pouco, mas ainda bem que essa questão não é algo tão importante pra tirar os vários méritos do filme.
A Chegada
4.2 3,4K Assista AgoraMixed Feelings com aquele final. Amei a premissa, achei lindo, Amy Adams maravilhosa, trilha sonora arrasa, mas a conclusão... você até quer gostar porque a mensagem é bonita, é progressista. Mas não deixa de ser algo mirabolante que "cai do céu", querendo soar como genial (de forma parecida com que "Interstellar" quis, mas "Arrival" pelo menos tem mais qualidades para compensar), mas acaba sendo bem genérico. Queridos diretores de futuras ficções científicas: seu filme não precisa ser pseudo-intelectual ou ter acontecimentos complexos para serem fodões. Geralmente, quanto mais simples melhor. Sigam o exemplo de "Gravidade" e não de "Interstellar", faz favor. Esse foi meu único problema com o filme.
Mas no geral, apesar de eu ter feito aqui mais críticas que elogios, vale muito a pena e é um filme bem interessante. Pela premissa inicial e pela Amy Fodona, especialmente. Saí feliz do cinema, só meio decepcionado com o final.
Hurricane Bianca
2.9 206O filme começa BEM ruim, mas o ritmo melhora bastante depois que Richard se transforma em Bianca.
Sieranevada
3.8 22 Assista AgoraHilário em vários momentos, mas cansativo no geral.
As Faces de Toni Erdmann
3.8 257 Assista AgoraMaravilhoso. Não é só extremamente engraçado, como passa uma mensagem com a qual todos podemos nos identificar. A cena do pôster é a mais bonita e a minha favorita de todo o filme. Isso sem contar é claro toda a sequência da festa de aniversário no final. E também a da Sandra Huller cantando. Vários momentos marcantes!
O Bebê de Bridget Jones
3.5 552 Assista AgoraUma Bridget Jones mais confiante!
Bruxa de Blair
2.4 1,0K Assista AgoraNão.
Aquarius
4.2 1,9K Assista AgoraAcho engraçado quem "esnoba" o filme por não ter sido o escolhido do governo Michel Temer para representar o país no Oscar.
Primeiro, a controvérsia ao redor desse filme já tinha chegado na mídia internacional, com a notícia de um detrator do filme ter sido colocado na comissão de escolha. Podiam muito bem selecionar "Aquarius" e encerrar a controvérsia saindo por cima. Em vez disso colocaram mais fogo na lenha e deram suporte às acusações da equipe de "Aquarius" do governo ser anti-democrático. Não é uma imagem positiva a ser repercutida.
Segundo, se a razão para a escolha foi medo de possíveis manifestações futuras da equipe internacionalmente, foi uma escolha não muito inteligente. Ao escolher "Aquarius", o governo teria de certa forma "lavado" a imagem, deslegitimando aos olhos de parte da mídia internacional as acusações feitas em Cannes de que há um golpe em curso no país. Em vez disso escolheram uma atitude que dá suporte às acusações.
Por fim, se foi uma simples questão de ego ferido, de vingança. Bom só temos todos a lamentar. Continuamos com um governo que faz escolhas com base em mentiras e ideologias. Se o governo Temer tivesse um ego menor e um pragmatismo maior, usaria a cabeça e faria uma seleção diferente. Independentemente de posições políticas, "Aquarius" continuará a ser O filme brasileiro de 2016.