Me senti acompanhando meu irmão jogando videogame no PS4 dele. Dou 3 estrelas pela fotografia e pela direção incríveis. Filme de roteiro vazio de atuações abaixo da média dos demais concorrentes p/ Oscar de melhor filme. Vai acabar ganhando o prêmio porque a Academia ainda não tem culhões para dar o Oscar para o que realmente merece: Parasita.
Esse tipo de filme não funciona para mim e não me venham com "coitado, não entendeu" ou "não sabe nada de cinema", porque não é disso que se trata. O fato é que a camada mais superficial desse filme não funciona por si própria. A narrativa capturou minha atenção até a metade do filme, quando enfim a situação de conflito está toda posta. Dali para frente não acontece nada. Apenas uma repetição de atos do mesmo conflito rasteiro que já compreendemos em sua totalidade, de modo que assistir ao filme se torna uma experiência cansativa. Uma tortura.
E aí que mora o problema para mim: quando essa camada mais superficial não funciona, é como se o filme não estivesse nem aí para me convidar a descobrir o que se encontra em suas entranhas. Apesar de identificar os símbolos e as referências à mitologia grega, não fiquei com vontade de abrir nenhum texto na internet para pesquisar mais sobre esses significados, porque no fim o filme se resume a isso: metáforas e símbolos jogados na sua cara. É como comer um pastel de vento, pois, se você retira o simbolismo, não sobra nada. O filme acabou e ficou um vazio completo, fora a exaustão por acompanhar um conflito simplório, mas com pretensões de parecer complexo.
"A Bruxa" segue sendo meu favorito, com folgas, entre os dois, pois, se você retira os seus inúmeros símbolos, você ainda tem um ótimo filme de mistério, de suspense, com pitadas de terror. O fato de "A Bruxa" funcionar super bem nessa camada mais simples e externa faz com que haja interesse de eu me debruçar mais sobre o filme e descobrir suas camadas mais internas. No "O Farol", isso não existe.
A sorte é que a exposição se dá com uma fotografia deslumbrante, digna de muitas premiações, e com atuações incríveis. A razão do enquadramento não está lá apenas por estar. Ela contribui com a narrativa. A trilha sonora idem.
Das 5 estrelas possíveis no Filmow, eu dedico 1,5 para roteiro, 1,5 para fotografia, 1 para direção e 1 para atuação. Distribuo assim, porque esses são os aspectos que mais gosto observar nos filmes. Isso posto, Tom na Fazenda: roteiro - 1,0 fotografia - 1,0 direção - 1,0 atuação - 1,0 total - 4,0
Das 5 estrelas possíveis no Filmow, eu dedico 1,5 para roteiro, 1,5 para fotografia, 1 para direção e 1 para atuação. Distribuo assim, porque esses são os aspectos que mais gosto observar nos filmes. Isso posto, Dois Papas: roteiro - 0,5 fotografia - 1 direção - 0,5 atuação - 1 total - 3,0
Os pontos fontes do filme, para mim, foram a fotografia e as atuações incríveis, com destaque para Jonathan Pryce, que está impecável. Mas senti que o roteiro deu um peso muito grande para o Papa Francisco, em detrimento de Bento XVI. A história do Ratzinger é riquíssima e ficou completamente de fora, ao passo que mergulhamos fundo no passado do Bergoglio. Esse desenvolvimento permite que compreendamos as razões e a personalidade de Bergoglio, enquanto que a caracterização de Ratzinger acaba ficando muito caricatural. Embora passe uma mensagem final de conciliação entre posições antagônicas e de perdões mútuos, o filme prestigia mais um dos lados. O que não tira o seus brilhos e acertos, mas me decepciona.
A impressão que eu tive foi que botaram um algoritmo para escrever o roteiro, com preenchimento de um checklist do que tinha que ter no filme para as pessoas de pouco raciocínio e cognição limitada gostarem (para o mesmo tipo público que gostou do final de GoT). O algoritmo foi lá e saiu isso aí. O conceito de "indústria cultural" do Adorno explica bem tudo o que está acontecendo:
"Seguindo a lógica do capitalismo industrial e financeiro, a Indústria Cultural busca padronizar e homogeneizar os produtos, para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas. Assim, tudo o que pertence a Indústria Cultural deve seguir um padrão pré-definido para o consumo imediato.
Tendo o consumidor não como um sujeito, mas sim como um objeto. Este termo define as produções artísticas e culturais organizadas no contexto das relações capitalistas de produção, uma vez lançadas no mercado, e por estes consumidas." Wikipedia
O primeiro filme que vejo em 2019 e que dou 5 estrelas. As cenas finais são arrematantes e emocionantes. Que roteiro, que atuação, que direção, que fotografia. Nota 10!
"O que você achou do filme, Jean?" "É muito simples e muito muito bonito. Dá para sentir da tela o prazer por fazer filmes." O filme se auto-define nesse diálogo. Adorei. 4 estrelas.
Assistirei a mais coisas desse diretor, com certeza, pois amei a direção e a fotografia também. Adorei a forma com que a composição das imagens contou boa parte da história. Todos os frames muito bem pensados. Já o roteiro para mim foi o ponto fraco do filme.
Um ótimo estudo de personagem que tenta encontrar sua identidade e seu espaço em uma sociedade pós-moderna. Destaque para as atuações e para a direção.
Mais uma obra de arte. Filme que infelizmente será compreendido em seus significados por uma parcela muito pequena da população, dado o emburrecimento geral e profundo pelo qual passa a sociedade pós-moderna ocidental, viciada em twitter, facebook e governantes ignorantes.
Quando um filme longo como esse em nenhum momento te parece arrastado e cansativo, só pode ser sinal de um filme muito bem executado. Adorei! Muito bem dirigido, fotografado, escrito e atuado. 4,5!
Achei a fotografia e a direção incríveis. Mas o roteiro e as atuações no geral não me convenceram. Acho que o filme se perdeu um pouco ao tentar lidar com muitos dramas ao mesmo tempo. O conflito com a mãe, os conflitos dos relacionamentos, lidar com as filhas, lidar com o trabalho, lidar com o pai, lidar com a vida pós-moderna... Virou uma salada de dramas. E aí acho que perdeu força. E uma coisa que preciso registrar que me passou no meio do filme com um diálogo dentro de um carro carregado de carioquês: nossa, como carioca consegue transformar tudo num dramalhão, jesus!
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraAssisti em novembro de 2019 e sigo estupefato com tamanha obra de arte. Por vezes me pego refletindo sobre o seu roteiro, enquanto lavo louças.
1917
4.2 1,8K Assista AgoraMe senti acompanhando meu irmão jogando videogame no PS4 dele.
Dou 3 estrelas pela fotografia e pela direção incríveis.
Filme de roteiro vazio de atuações abaixo da média dos demais concorrentes p/ Oscar de melhor filme.
Vai acabar ganhando o prêmio porque a Academia ainda não tem culhões para dar o Oscar para o que realmente merece: Parasita.
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraFotografia - 1,5/1,5
Roteiro - 0,25/1,5
Direção - 0,25/1
Atuações - 1/1
Total: 3,0/5,0 estrelas
Esse tipo de filme não funciona para mim e não me venham com "coitado, não entendeu" ou "não sabe nada de cinema", porque não é disso que se trata.
O fato é que a camada mais superficial desse filme não funciona por si própria. A narrativa capturou minha atenção até a metade do filme, quando enfim a situação de conflito está toda posta. Dali para frente não acontece nada. Apenas uma repetição de atos do mesmo conflito rasteiro que já compreendemos em sua totalidade, de modo que assistir ao filme se torna uma experiência cansativa. Uma tortura.
E aí que mora o problema para mim: quando essa camada mais superficial não funciona, é como se o filme não estivesse nem aí para me convidar a descobrir o que se encontra em suas entranhas. Apesar de identificar os símbolos e as referências à mitologia grega, não fiquei com vontade de abrir nenhum texto na internet para pesquisar mais sobre esses significados, porque no fim o filme se resume a isso: metáforas e símbolos jogados na sua cara. É como comer um pastel de vento, pois, se você retira o simbolismo, não sobra nada. O filme acabou e ficou um vazio completo, fora a exaustão por acompanhar um conflito simplório, mas com pretensões de parecer complexo.
"A Bruxa" segue sendo meu favorito, com folgas, entre os dois, pois, se você retira os seus inúmeros símbolos, você ainda tem um ótimo filme de mistério, de suspense, com pitadas de terror. O fato de "A Bruxa" funcionar super bem nessa camada mais simples e externa faz com que haja interesse de eu me debruçar mais sobre o filme e descobrir suas camadas mais internas.
No "O Farol", isso não existe.
A sorte é que a exposição se dá com uma fotografia deslumbrante, digna de muitas premiações, e com atuações incríveis. A razão do enquadramento não está lá apenas por estar. Ela contribui com a narrativa. A trilha sonora idem.
Tom na Fazenda
3.7 368 Assista AgoraDas 5 estrelas possíveis no Filmow, eu dedico 1,5 para roteiro, 1,5 para fotografia, 1 para direção e 1 para atuação. Distribuo assim, porque esses são os aspectos que mais gosto observar nos filmes.
Isso posto, Tom na Fazenda:
roteiro - 1,0
fotografia - 1,0
direção - 1,0
atuação - 1,0
total - 4,0
Dois Papas
4.1 962 Assista AgoraDas 5 estrelas possíveis no Filmow, eu dedico 1,5 para roteiro, 1,5 para fotografia, 1 para direção e 1 para atuação. Distribuo assim, porque esses são os aspectos que mais gosto observar nos filmes.
Isso posto, Dois Papas:
roteiro - 0,5
fotografia - 1
direção - 0,5
atuação - 1
total - 3,0
Os pontos fontes do filme, para mim, foram a fotografia e as atuações incríveis, com destaque para Jonathan Pryce, que está impecável.
Mas senti que o roteiro deu um peso muito grande para o Papa Francisco, em detrimento de Bento XVI. A história do Ratzinger é riquíssima e ficou completamente de fora, ao passo que mergulhamos fundo no passado do Bergoglio. Esse desenvolvimento permite que compreendamos as razões e a personalidade de Bergoglio, enquanto que a caracterização de Ratzinger acaba ficando muito caricatural.
Embora passe uma mensagem final de conciliação entre posições antagônicas e de perdões mútuos, o filme prestigia mais um dos lados. O que não tira o seus brilhos e acertos, mas me decepciona.
Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi
4.1 1,6K Assista AgoraVoltando aqui para dar 5 estrelas para esse filme. Depois do fiasco do episódio IX, só me resta enaltecer a coragem e a originalidade de Rian Johnson.
Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker
3.2 1,3K Assista AgoraA impressão que eu tive foi que botaram um algoritmo para escrever o roteiro, com preenchimento de um checklist do que tinha que ter no filme para as pessoas de pouco raciocínio e cognição limitada gostarem (para o mesmo tipo público que gostou do final de GoT). O algoritmo foi lá e saiu isso aí.
O conceito de "indústria cultural" do Adorno explica bem tudo o que está acontecendo:
"Seguindo a lógica do capitalismo industrial e financeiro, a Indústria Cultural busca padronizar e homogeneizar os produtos, para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas. Assim, tudo o que pertence a Indústria Cultural deve seguir um padrão pré-definido para o consumo imediato.
Tendo o consumidor não como um sujeito, mas sim como um objeto. Este termo define as produções artísticas e culturais organizadas no contexto das relações capitalistas de produção, uma vez lançadas no mercado, e por estes consumidas." Wikipedia
Bacurau
4.3 2,7K Assista AgoraFODA
Michael
3.5 194Gostei da direção. O roteiro perde força a partir do segundo ato.
Gloria
3.8 138 Assista AgoraO primeiro filme que vejo em 2019 e que dou 5 estrelas.
As cenas finais são arrematantes e emocionantes.
Que roteiro, que atuação, que direção, que fotografia.
Nota 10!
O Leão Dorme Esta Noite
3.6 4 Assista Agora"O que você achou do filme, Jean?" "É muito simples e muito muito bonito. Dá para sentir da tela o prazer por fazer filmes."
O filme se auto-define nesse diálogo.
Adorei. 4 estrelas.
Play
3.5 12 Assista AgoraAssistirei a mais coisas desse diretor, com certeza, pois amei a direção e a fotografia também. Adorei a forma com que a composição das imagens contou boa parte da história. Todos os frames muito bem pensados. Já o roteiro para mim foi o ponto fraco do filme.
O Pequeno Soldado
3.8 57Bem mais ou menos hein...
Um Belo Domingo
3.3 39 Assista AgoraÉ bom.
White Rabbit
3.4 4Um ótimo estudo de personagem que tenta encontrar sua identidade e seu espaço em uma sociedade pós-moderna. Destaque para as atuações e para a direção.
Perfeitos Desconhecidos
4.2 99 Assista AgoraAmando que mais pessoas estão descobrindo meu filme preferido da vida. Fui um dos primeiros a comentar aqui no filmow lá embaixo <3
Vingadores: Ultimato
4.3 2,6K Assista AgoraSem defeitos.
Bacurau
4.3 2,7K Assista AgoraGanhamoooooooooooooooooooooo. Brasil-sil-sil-sil (apesar de tudo).
Nós
3.8 2,3K Assista AgoraMais uma obra de arte. Filme que infelizmente será compreendido em seus significados por uma parcela muito pequena da população, dado o emburrecimento geral e profundo pelo qual passa a sociedade pós-moderna ocidental, viciada em twitter, facebook e governantes ignorantes.
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraUm filme meramente alegórico. Tire as metáforas bíblicas e não sobra nada. Gostei da fotografia, por isso 1 estrela.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraQuando um filme longo como esse em nenhum momento te parece arrastado e cansativo, só pode ser sinal de um filme muito bem executado. Adorei! Muito bem dirigido, fotografado, escrito e atuado. 4,5!
(500) Dias com Ela
4.0 5,7K Assista AgoraUma obra de arte pós-moderna
Como Nossos Pais
3.8 444Achei a fotografia e a direção incríveis. Mas o roteiro e as atuações no geral não me convenceram.
Acho que o filme se perdeu um pouco ao tentar lidar com muitos dramas ao mesmo tempo. O conflito com a mãe, os conflitos dos relacionamentos, lidar com as filhas, lidar com o trabalho, lidar com o pai, lidar com a vida pós-moderna... Virou uma salada de dramas. E aí acho que perdeu força. E uma coisa que preciso registrar que me passou no meio do filme com um diálogo dentro de um carro carregado de carioquês: nossa, como carioca consegue transformar tudo num dramalhão, jesus!
Dunkirk
3.8 2,0K Assista AgoraApenas mais uma obra de arte do melhor diretor da atualidade.