A grande qulaidade do filme está em não criar um Max fodão. Aliás ele é fodão em outro sentido: em compreender a situação das mulheres, mas não ser um salvador, ser um contribuidor da luta delas, reconhecendo a força que elas tem. E o filme é melhor que andar de montanha russa.
Saber que esse filme conseguiu salvar a vida de um inocente ao tirá-lo da prisão é constatar a força do cinema e da arte.
Um filme obrigatório para todos os que são a favor da pena de morte, a fim de vê como o Estado pode ser um antro de gente sádica cujo prazer é levar alguém para o corredor da morte simplesmente por mera vaidade e síndrome de pequeno poder.
Interessante como, a partir da evolução (ou involução) da personagem de Rick Grimes, a série estabelece uma reflexão sobre moral e contexto histórico. Sob a barbárie, os códigos de uma ética moderna ainda são válidos ou são necessários seres humanos dispostos a agir de acordo com as circunstâncias em nome da sobrevivência? Walking Dead tem muito pano de fundo filosófico...
Esperando Ridley Scott volta a fazer um filme decente. O filme até tenta ter elementos de profundidade, o ceticismo de Moisés, o embate entre ciência e irracionalidade religiosa. Mas a forma de narrar o filme é mais ultrapassada do que a própria história narrada.
Acrescento o décimo primeiro mandamento: Não filmarás filmes religiosos até que nada traga de novo.
E, de novo, vemos gente aqui que vê o filme modinha por causa do Oscar, mas nem sabe do que o filme se tratava. Já vi isso quando Onde os Fracos Não Têm Vez ganhou, e levou uma porrada de críticas de gente que quer filmes mastigadinhos. Nos chamam de pseudointelectuais os veroburrões. Vão assistir Transformers e Homem de Ferro, babacas.
Filme para homens que querem que o mundo se encaixe na lógica deles. Mimimi de homens que não entendem de mulheres emancipadas, nem dos tempos contemporâneos. Vá procurar um terapeuta, Tom.
Her (Ela, na tradução brasileira) é infinitamente melhor, profundo e menos maniqueísta.
O filme nos obriga a ter um lado num ato e depois torcer pelo outro no próximo ato e, com o desfecho, taca em nossa cara a nossa própria hipocrisia de querer se posicionar num mundo em que a farsa é generalizada.
Farsa refletida no enfoque pelos pais da personagem Amy Exemplar, enquanto se esquecem da própria filha, no jogo de sedução amoroso em que um ou ambos tem de demonstrar o que não são para conquistar o outro, na imprensa que não informa, mas julga a partir de dados que nada tem de verídicos e racionais e na própria figura do advogado que não se importa em construir uma tese de defesa jurídica, mas de jogar o jogo midiático.
Um filme para se refletir como a sociedade do espetáculo se tornou uma podridão necessária para esconder uma podridão maior encontrada na realidade do interior de nossas casas.
PS: E por que esse filme não foi indicado ao Oscar enquanto a merda do Sniper Americano foi?
Além de apresentar o que corre nos bastidores de uma guerra, o longa foca em mais duas outras incompreensões: a primeira, a genialidade de Turing, a segunda, sua homossexualidade e o crime de quem lhe deveria dar todas as honras possíveis.
E a aturação de Benedict Cumberbatch é fenomenal. O Oscar de melhor ator deste ano está páreo duro.
Anwar Congo confessa ter matado mas de mil homens numa prática de genocídio que matou milhões de "comunistas" na Indonésia. Durante o filme todo, o diretor foca a câmera em seu olhar, buscando uma humanização que parece que virá á tona a qualquer momento. A simplicidade e informalidade que Anwar confessa e descreve como matava seus prisioneiros é muito mais chocante do que as próprias encenações caricatas dos assassinatos. Caricaturas talvez propositais para que fosse mais focado a pessoa de Anwar. O diretor arriscou na possibilidade de humanização de um genocida, que quase ocorre, mas a vontade de expurgar tudo para fora é inútil. Nem o vômito vem á tona, naquilo que poderia ser uma espécie de redenção. Não há mais o humano dentro de si.
Apesar de uma mensagem típica de auto ajudo no fim, é um excelente filme. É interessante notar que a construção da narrativa cria elos com a própria teoria de Hawking. Movimento e condição estática se unem em torno da relatividade da existência, enquanto que os olhares e gestos faciais dos personagens pontua a questão da teoria quântica, dos dados que são jogados, mas não são encontrados. O espectador tem de focar nessas sutilezas para notar o que as personagens pensam, mas não verbalizam. O que tem a ver com a própria condição do cientista. E a questão do fim e do início do tempo relacionada à relação dos personagens principais. Há o início, há o fim, mas o fato é eterno. E se Eddie Redmayne não ganhar todos os prêmios pela atuação, será uma injustiça.
Uma coisa é ter idealismos, o que faz da tarefa em si apaixonante para o professor e para o aluno, uma outra coisa é a apologia ao sacrifício pessoal como solução para problemas estruturais profundos. O filme funciona bem como ficção, mas a mensagem ideológica deturpadora da realidade é que incomoda. Há muitos professores que se baseiam nesse filme e, quando o processo não dá certo porque a realidade é muito mais complexa do que a ficção, o professor se sente culpado e frustrado.
A solução para a educação está posta sim em termos mais professores como a do filme, mas não é trabalhando em fim de semanas, acabando com um casamento, se dedicando integralmente à profissão que os resultados virão.
É a lógica liberal meritocrática hollywoodiana em defender que todos os conflitos dependem de um indivíduo apenas para ser solucionados.
True Detective (2ª Temporada)
3.6 774Uma temporada deve ser analisada em seu todo. Que fique a lição para quem abandonou a temporada nos primeiros episódios.
Mad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraA grande qulaidade do filme está em não criar um Max fodão. Aliás ele é fodão em outro sentido: em compreender a situação das mulheres, mas não ser um salvador, ser um contribuidor da luta delas, reconhecendo a força que elas tem. E o filme é melhor que andar de montanha russa.
A Tênue Linha da Morte
4.0 33Saber que esse filme conseguiu salvar a vida de um inocente ao tirá-lo da prisão é constatar a força do cinema e da arte.
Um filme obrigatório para todos os que são a favor da pena de morte, a fim de vê como o Estado pode ser um antro de gente sádica cujo prazer é levar alguém para o corredor da morte simplesmente por mera vaidade e síndrome de pequeno poder.
O Impostor
4.0 154Um filme que nos mostra a névoa sólida entre verdade e mentira.
The Walking Dead (5ª Temporada)
4.2 1,4K Assista AgoraInteressante como, a partir da evolução (ou involução) da personagem de Rick Grimes, a série estabelece uma reflexão sobre moral e contexto histórico. Sob a barbárie, os códigos de uma ética moderna ainda são válidos ou são necessários seres humanos dispostos a agir de acordo com as circunstâncias em nome da sobrevivência?
Walking Dead tem muito pano de fundo filosófico...
The Walking Dead (5ª Temporada)
4.2 1,4K Assista AgoraGlenn, do it! Só que não...
Cidadãoquatro
4.2 146Documentário impactante e obrigatório a todos que ainda acreditam ingenuamente na liberdade de expressão em tempos de Net.
PS: Obama, vigilância é meus zovos!
Êxodo: Deuses e Reis
3.1 1,2K Assista AgoraEsperando Ridley Scott volta a fazer um filme decente. O filme até tenta ter elementos de profundidade, o ceticismo de Moisés, o embate entre ciência e irracionalidade religiosa. Mas a forma de narrar o filme é mais ultrapassada do que a própria história narrada.
Acrescento o décimo primeiro mandamento: Não filmarás filmes religiosos até que nada traga de novo.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraE, de novo, vemos gente aqui que vê o filme modinha por causa do Oscar, mas nem sabe do que o filme se tratava. Já vi isso quando Onde os Fracos Não Têm Vez ganhou, e levou uma porrada de críticas de gente que quer filmes mastigadinhos. Nos chamam de pseudointelectuais os veroburrões. Vão assistir Transformers e Homem de Ferro, babacas.
Rectify (2ª Temporada)
4.4 44Inteligente e emotiva ao mesmo tempo.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraPrêmio merecido.
(500) Dias com Ela
4.0 5,7K Assista AgoraFilme para homens que querem que o mundo se encaixe na lógica deles. Mimimi de homens que não entendem de mulheres emancipadas, nem dos tempos contemporâneos. Vá procurar um terapeuta, Tom.
Her (Ela, na tradução brasileira) é infinitamente melhor, profundo e menos maniqueísta.
Dois Dias, Uma Noite
3.8 543Trágico, mas sem cair no niilismo pós moderno.
Psicose
4.4 2,5K Assista AgoraAinda chutando muitas bundas em forma de suspense da atualidade.
The Killing (1ª Temporada)
4.3 332 Assista AgoraÓtima série! Longe dos maniqueísmos estadunidenses.
Garota Exemplar
4.2 5,0K Assista AgoraO filme nos obriga a ter um lado num ato e depois torcer pelo outro no próximo ato e, com o desfecho, taca em nossa cara a nossa própria hipocrisia de querer se posicionar num mundo em que a farsa é generalizada.
Farsa refletida no enfoque pelos pais da personagem Amy Exemplar, enquanto se esquecem da própria filha, no jogo de sedução amoroso em que um ou ambos tem de demonstrar o que não são para conquistar o outro, na imprensa que não informa, mas julga a partir de dados que nada tem de verídicos e racionais e na própria figura do advogado que não se importa em construir uma tese de defesa jurídica, mas de jogar o jogo midiático.
Um filme para se refletir como a sociedade do espetáculo se tornou uma podridão necessária para esconder uma podridão maior encontrada na realidade do interior de nossas casas.
PS: E por que esse filme não foi indicado ao Oscar enquanto a merda do Sniper Americano foi?
O Jogo da Imitação
4.3 3,0K Assista AgoraAlém de apresentar o que corre nos bastidores de uma guerra, o longa foca em mais duas outras incompreensões: a primeira, a genialidade de Turing, a segunda, sua homossexualidade e o crime de quem lhe deveria dar todas as honras possíveis.
E a aturação de Benedict Cumberbatch é fenomenal. O Oscar de melhor ator deste ano está páreo duro.
O Universo No Olhar
4.2 1,3KBelíssimo filme. Seria ótimo, mas com a cena final se tornou perfeito.
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraMas que merda que aconteceu aqui, Clint Eastwood?
And the George Bush Jr. goes to....
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraHollywood voando alto desta vez.
O Ato de Matar
4.3 134Anwar Congo confessa ter matado mas de mil homens numa prática de genocídio que matou milhões de "comunistas" na Indonésia.
Durante o filme todo, o diretor foca a câmera em seu olhar, buscando uma humanização que parece que virá á tona a qualquer momento.
A simplicidade e informalidade que Anwar confessa e descreve como matava seus prisioneiros é muito mais chocante do que as próprias encenações caricatas dos assassinatos. Caricaturas talvez propositais para que fosse mais focado a pessoa de Anwar.
O diretor arriscou na possibilidade de humanização de um genocida, que quase ocorre, mas a vontade de expurgar tudo para fora é inútil.
Nem o vômito vem á tona, naquilo que poderia ser uma espécie de redenção. Não há mais o humano dentro de si.
A Teoria de Tudo
4.1 3,4K Assista AgoraApesar de uma mensagem típica de auto ajudo no fim, é um excelente filme.
É interessante notar que a construção da narrativa cria elos com a própria teoria de Hawking. Movimento e condição estática se unem em torno da relatividade da existência, enquanto que os olhares e gestos faciais dos personagens pontua a questão da teoria quântica, dos dados que são jogados, mas não são encontrados. O espectador tem de focar nessas sutilezas para notar o que as personagens pensam, mas não verbalizam. O que tem a ver com a própria condição do cientista.
E a questão do fim e do início do tempo relacionada à relação dos personagens principais. Há o início, há o fim, mas o fato é eterno.
E se Eddie Redmayne não ganhar todos os prêmios pela atuação, será uma injustiça.
PS: Ah, nerds também adoram sexo, viu?
Escritores da Liberdade
4.2 1,1K Assista AgoraUma coisa é ter idealismos, o que faz da tarefa em si apaixonante para o professor e para o aluno, uma outra coisa é a apologia ao sacrifício pessoal como solução para problemas estruturais profundos. O filme funciona bem como ficção, mas a mensagem ideológica deturpadora da realidade é que incomoda. Há muitos professores que se baseiam nesse filme e, quando o processo não dá certo porque a realidade é muito mais complexa do que a ficção, o professor se sente culpado e frustrado.
A solução para a educação está posta sim em termos mais professores como a do filme, mas não é trabalhando em fim de semanas, acabando com um casamento, se dedicando integralmente à profissão que os resultados virão.
É a lógica liberal meritocrática hollywoodiana em defender que todos os conflitos dependem de um indivíduo apenas para ser solucionados.
The Knick (1ª Temporada)
4.5 144 Assista AgoraNunca mais reclamarei do SUS.