E com esta obra, Argento concretizou a trilogia das bruxas, que tem como antecessores os excelentes ''Suspiria'' e ''Inferno''. A mente inventiva do diretor toma parte nessa história que mescla o sobrenatural com elementos de suspense/terror, e o espectador é presenteado em tais momentos com cenas de extrema violência e até sadismo. Contudo há momentos ruins, como a falta de ritmo que a obra toma parte, prolongando cenas que poderiam ser facilmente encurtadas e o grande erro do filme é o fechamento nada conclusivo e sem nexo, que decepciona em demasia ao relembrar das obras-primas anteriores da trilogia. Esta é uma obra regular do grande Dario Argento, mas por ser um legítimo filme do diretor, merece ser visto.
A pessoa que pensar que ''JCVD trata-se'' de mais um filme de ação do ator Jean-Claude Van Damme estará completamente enganada. A história (ou biografia) retrata a história do ator que tenta reunir os cacos e recomeçar uma nova vida. Porém tudo não ocorre como o esperado. O que parecia ser mais um dia comum tornou-se ''um dia de cão''. Aí que entram o roteiro e direção. É visível os erros cometidos como a introdução repetitiva de flashbacks e cenas descenessárias, parecendo que o diretor Mabrouk El Mechri ponha em xeque a inteligência do espectador ao não-entendimento de uma trama que de complexa não tem nada e a deixe sem ritmo, contudo o grande destaque vai para o protagonista Jean-Claude Van Damme, o ator que tanto prestigiou as tardes de milhares de brasileiros com filmes de ação como ''O Grande Dragão Branco'' e ''Kickboxer'', traz uma atuação impecável e em certos momentos o mesmo se desfaz de ator para relatar momentos de sua vida, como a rápida ascensão em Hollywood, batalhas judiciais e perdas tanto na vida pessoal quanto na profissional, este depoimento é colocado em um monólogo que deixa o espectador com um nó na garganta. Com todos os problemas na obra, ''JCVD'' é um ótimo filme de um ator em fase de recuperação e que convence em um belo papel.
Este filme de Sam Peckinpah é um interessantíssimo faroeste contemporâneo com grandes doses de ação que envolve temas como: ambição e carnificina, ou seja, um verdadeiro filme másculo. Ao desenrolar da história o nível de ação aumenta gradativamente e Peckinpah presenteia o espectador com belíssimas cenas de tiro feitas em stop motion, sendo que elas são protagonizadas pelo ótimo Warren Oates. A obra também faz um balanço psicológico, pois todo o esforço e ambição de conseguir faturar o prêmio máximo de nada valeu, fazendo com que essa jornada trouxesse resultados trágicos tanto para ele quanto para pessoas inocentes. Enfim, esta é uma ótima obra do cinema contempôraneo, intensa e extasiante.
Infelizmente eu assisti ao remake primeiro e agora eu assisti a versão original. Embora ambas as versões não difiram quanto ao roteiro e cenário, a primeira versão é infinitamente superior, graças às atuações da família que representam fielmente a passividade e Paul e Peter, os alucinados psicopatas que nada têm a perder. A obra é um pesadelo psicológico, pois a violência exposta é de maneira implícita e que o espectador é apenas ''mais um'' a acompanhar a carnificina sem nada fazer. Haneke mostrou de forma brilhante a violência, fazendo com que nós sejamos cúmplices de tal doentia ação.
Woody Allen e Diane Keaton reunem-se novamente nessa ótima comédia com toques de suspense. É incrível a capacidade de Allen de escrever e dirigir um suspense completamente hilário, graças às gags e referências ao cinema de mitos como Billy Wilder e Orson Welles. Homenagens à parte, ''Misterioso Assassinato em Manhattan'' mostra poderoso, satírico e envolvente.
Woody Allen praticamente se desconstrói e realiza um filme auto-biográfico. ''Desconstruindo Harry'' é uma excelente comédia, com o inigualável humor do ator e diretor, no qual já são conhecidos os temas e questionamentos que o fizeram um dos grandes diretores: o fracasso, descrença, mulheres, etc. Tais sentimentos e ações são transformados em reflexão e remorso do personagem Harry Block (ou Woody Allen), sendo estes feitos de uma forma completamente hilária. Esta obra merece ser reconhecida como um dos filmes de alto escalão de Woody Allen.
A obra surpreende positivamente pela quase inexistência de diálogos, pois o que é retratado pela personagem principal é feito de forma sensível e melancólica. Em ''A Garota da Fábrica de Fósforos'' acompanhamos uma história com misto de monotonia, esperança momentânea, decepção e finalmente vingança. Após tanta desilusão, o esperado é que a vingança seja feita de forma sanguinolenta, porém não é o que acontece, pois Kaurismäki retrata essa grande ''bolha de desapontamento'' de maneira compassiva. Em seus pouco mais de 60 minutos, a obra mostra-se cativante e extraordinária.
Argento retorna à Itália para realizar uma obra que praticamente desfaz o gênero que o consagrou: o giallo. É sabido desde o primeiro minuto quem é o serial killer, não há o famigerado clima de suspense em demasia, entretudo o mais interessante de ''Síndrome de Stendhal'' é acompanhar as mudanças de personalidade da personagem principal, Anna Manni, que aos poucos tem sua mente e até aparência física deturpadas. Embora os minutos iniciais sejam pouco inspirados, a obra desenvolveu-se de maneira consiste, fazendo desse filme um ótimo suspense na filmografia do Dario Argento.
''Paixões em Fúria'' marca o quarto e último trabalho de Humphrey Bogart e Lauren Bacall e também o quarto trabalho (dos seis) do ator americano com o diretor John Huston. Ainda que a obra de Huston tenha um excelente momento, o filme pouco empolga graças ao clima de tensão e suspense presenciados no hotel fechado e claustrofóbico onde se passa grande parte da história. Por mais que os nomes de Humphrey Bogart e Lauren Bacall sejam poderosos e causam alarde no cinema, a grande surpresa da trama foi a incrível atuação de Edward G. Robinson, que deu vida ao gângster Johnny Rocco. A obra de John Huston, apesar dos bons momentos, perde o prestígio quando compara com ''O Falcão Maltês'' ou ''O Tesouro de Sierra Madre''.
Uma produção B americana que simplesmente me cativou. ''Faster, Pussycat! Kill! Kill!'' tem uma sequência inicial memorável e literalmente acelerada aliada a trilha sonora que se encaixou perfeitamente na obra. Embora no decorrer do filme não foi mantido o mesmo ritmo, a qualidade permaneceu graças ao belo elenco feminino (em todos os sentidos) liderado por Varla e suas atuações viscerais. Não se espante se ao assistir a essa obra e lembrar de ''Death Proof'', de Quentin Tarantino, pois o mesmo teve muita influência dessa obra-prima do cinema americano. Strippers, violência, anos 60 no auge, vingança, um prato cheio para quem aprecia o bom cinema.
A importância de ''Cidadão Kane'' é incostestável. O então jovem diretor Orson Welles criou uma esplêndida obra-prima que sobreviveu perfeitamente mesmo após ter sido realizada há quase 70 anos. O que faz de ''Cidadão Kane'' um clássico não é apenas o ''rótulo'' que merecidamente recebeu, deve-se levar em consideração toda o processo de realização do filme, desde a incrível sequência inicial, a montagem de cenas intercalando o presente com o passado, a narração que não segue a ordem cronológica e a atuação de todo o jovem elenco que é extraordinário. A rápida ascensão de um garoto simples a importante homem da comunicação e sua derradeira queda exprimem a plenitude de um diretor que relatou tal história de forma magnífica. É de encher os olhos acompanhar a maravilhosa jornada de Charles Foster Kane. Obra-prima absoluta do cinema.
Com ''Neblinas e Sombras'', Woody Allen prestou uma homenagem ao expressionismo alemão que tanto influenciou o cinema. A beleza do longa fica na parte estética, com uma belíssima fotografia em preto e branco, entretanto, o resultado de tal homenagem foi insatisfatório na história, com um roteiro insosso e pouco empolgante.
Por mais que o cinema atual de Argento não seja tão inspirador quanto os das décadas anteriores, o diretor mantém a regularidade. Em ''Trauma'', o já conhecido suspense é retratado da forma brilhante pelo diretor, entretudo a obra marca por retratar a perda de um ente querido da maneira mais trágica possível, e as consequências de tal alto (lê-se vingância) serão as mais lúgubres e macabras possíveis. Embora o desenvolvimento da trama seja em ritmo desacelerado, o mesmo muda quando o que parecia insolúvel toma um rumo completamente diferente e surpreende com flashbacks horripilantes. Ainda que ''Trauma'' esteja longe de ser um grande trabalho de Dario Argento, o filme é mais que recomendável àqueles que anseiam por uma história de mistério e suspense com um desfecho formidável.
''Chantagem e Confissão'', filme da fase inglesa de Hitchcock, marcou o cinema por ser o primeiro filme britânico falado. Porém a obra vai além do contexto histórico, por retratar (de modo implícito) a sensualidade da atriz principal que aparece apenas de roupas íntimas e principalmente a tentativa de estupro, por mais que este seja de modo implícito. Além do suspense, a obra apresenta grandes doses de drama, sobretudo com a protagonista, que carrega o sentimento de culpa consigo. Embora o roteiro seja um tanto prevísivel, a estreia de Hitchcock no cinema falado foi cumprida com êxito, uma obra discreta na extensa filmografia do mestre do suspense.
Dario Argento dirige mais uma obra no qual não há um enfoque no giallo, e o espaço é aberto para o sobrenatural. É clarividente a ''influência'' posta de ''Suspiria'', com o uso do jogo de luzes que acrescenta pavor na medida certa. Esse assombro também fica por parte das cenas onde não há falas, deixando os nervos - do espectador e do personagem - à flor da pele. Assustador, violento e em certos momentos extravagente, marcas registras de Dario Argento. Enfim, o seguimento da trilogia das três bruxas não deixou a desejar em nenhum quesito.
E com ''Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza'' foi concluída a trilogia dos animais. Uma infeliz realização do diretor Dario Argento. Há raros momentos bons (o início e o chocante fechamento), porém os elogios ficam por aí. O desenvolvimento da história é fraquíssimo e grande parte do filme é uma perda total por perder o ritmo. Nem mesmo os momentos de suspense empolgam, por serem extretamente intermináveis. Entretudo, o prestígio da ''Trilogia de Animais'' não deve se perder devido a esse filme.
Embora a premissa do filme seja extremamente interessante, o mesmo não pôde ser realizado na obra. O casal Humphrey Bogart e Lauren Bacall uniu-se pela terceira vez neste noir do diretor não muito aclamado Delmer Daves.O diretor possui técnicas habéis de gravar, no qual pode ser notado em diferentes takes. Contudo essa habilidade na filmagem não pode ser dita no roteiro. A história torna-se maçante ao decorrer do longa, justamente por conter falas descenessárias, soando irritante em certos momentos. Este é o grande erro do filme, pois nem a química e excelência do casal conseguiram fazer de ''Prisioneiro do Passado'' um bom filme.
O mais novo filme de Christopher Nolan tem chamado atenção dos cinéfilos e sendo bem recebido por críticos do mundo todo. Não é à toa que tamanho alarde seja feito, pois ''Inception'' é um dos grandes lançamentos dos últimos anos do cinema. A história leva o espectador a resolver um enorme quebra-cabeça, visto a complexidade da obra, no qual um detalhe perdido pode ser crucial para o entendimento. A cada momento Nolan cria uma nova atmosfera impactante, atando mais um nó que posteriormente seria desatado. ''Inception'' não pode ser reconhecido apenas por ter uma história que difere das outras, mas sim, o filme tem muitos pontos positivos, como a ambientação dos cenários e efeitos especiais, que são espetaculares e de um realismo impressionante. Com esses elementos, Nolan criou um filme inovador. Assistir a essa obra no cinema foi primoroso e os efeitos pós-Inception caíram sobre mim, fazendo tudo parecer um sonho, o que de fato Nolan explorou de forma magistral.
Dario Argento me surpreendeu mais uma vez, agora com este belíssimo segmento da trilogia dos animais. Esta obra-prima possui um excelente roteiro, no qual nenhum momento possa torná-lo cansativo e desgaste sua plenitude. A história segue à risca de como um giallo tem de ser feito; crimes, investigações, suspeitos e um desfecho incrível. ''O Gato de Nove Caudas'' talvez não seja o filme mais violento/sangrento, contudo há sequências memoráveis e tenebrosas e é um filme completo.
Woody Allen em seu primeiro filme dirigido e com roteiro próprio, já mostrava o seu talento para o humor e criou o personagem padrão que viria a acompanhar durante suas obras até meados da década de 70, personagem este marcado por sua aparência nada sedutora, insegura e azarada no amor. Em ''Take the Money and Run'', Woody conduz a história como um pseudo-documentário - algo que eu nunca tinha visto em uma comédia até então- e as situações vivenciadas e criadas pelo personagem principal são no mínimo hilárias. De fato, é um filme menor e não o considero uma obra-prima, contudo é um ótimo entretenimento para os fãs de uma boa comédia.
Brian De Palma realiza este suspense com toques de drama que remete aos fãs do gênero ao clássico de Alfred Hitchcock ''Um Corpo Que Cai''. Entretudo, a obra de De Palma difere por ser um filme ''menor'' e não ter recebido a atenção devida e por ter um fechamento positivo. Deixando as comparações de lado, ''Obsession'' traz cenas memoráveis com doses certas de suspense, e quando o desfecho está por vir, e a história muda completamente de rumo, numa conclusão memorável. ''Obsession'' mistura amor, perda e traição adicionados a direção impecável de Brian De Palma.
O noir de Howard Hawks é o típico filme que se você desgruda o olho da tela por um segundo, o entendimento da história não será o mesmo. O roteiro, praticamente impossível de desvendar, é a grande tacada da obra, digamos assim. Após o desfecho ainda fica o sentimento de dúvida quanto ao culpado, mas isto é o que menos importa. Quando se tem o casal mais marcante de Hollywood, Bogart e Bacall, atuando juntos em uma trama repleta de diálogos ácidos e irônicos, o sentido é o que menos importa.
A monotonia e a solidão da vida/trabalho acaba gerando uma pura história de amor. A aparência do personagem Jara esconde o quão sensível é o interior do homem ''gigante'', desleixado e fã de heavy metal. De fato, o protagonista não é o príncipe encantado desejado pelas mulheres, entretanto, o que marca nesse filme é que a aparência é o que menos se importa quando se ama. A proposital escolha de não ter muitos diálogos não é uma falha, pois as situações vivenciadas, algumas peculiares, são o que movem a obra uruguaia e fazem dela um belíssimo filme. Uma obra deleitosa, ''Gigante'' é mais que recomendável àqueles que esperam um filme de extrema sensibilidade sobre o amor.
Fala-se muito da previsibilidade do filme, mas para mim cada minuto foi surpreendente. Como um quebra-cabeças sendo montado, ''Ilha do Medo'' retrata os pesadelos psicológicos de um agente federal de aparência sã, e o mesmo nos leva a um mergulho profundo de seus pensamentos/insanidades. Scorsese me surpreendeu novamente com este belíssimo suspense psicológico, que não obstante, também homenageia diretores como Alfred Hitchcock e Samuel Fuller.
O Retorno da Maldição - A Mãe das Lágrimas
2.5 102E com esta obra, Argento concretizou a trilogia das bruxas, que tem como antecessores os excelentes ''Suspiria'' e ''Inferno''. A mente inventiva do diretor toma parte nessa história que mescla o sobrenatural com elementos de suspense/terror, e o espectador é presenteado em tais momentos com cenas de extrema violência e até sadismo. Contudo há momentos ruins, como a falta de ritmo que a obra toma parte, prolongando cenas que poderiam ser facilmente encurtadas e o grande erro do filme é o fechamento nada conclusivo e sem nexo, que decepciona em demasia ao relembrar das obras-primas anteriores da trilogia. Esta é uma obra regular do grande Dario Argento, mas por ser um legítimo filme do diretor, merece ser visto.
JCVD: A Maior Luta de Sua Vida
3.4 193A pessoa que pensar que ''JCVD trata-se'' de mais um filme de ação do ator Jean-Claude Van Damme estará completamente enganada. A história (ou biografia) retrata a história do ator que tenta reunir os cacos e recomeçar uma nova vida. Porém tudo não ocorre como o esperado. O que parecia ser mais um dia comum tornou-se ''um dia de cão''. Aí que entram o roteiro e direção. É visível os erros cometidos como a introdução repetitiva de flashbacks e cenas descenessárias, parecendo que o diretor Mabrouk El Mechri ponha em xeque a inteligência do espectador ao não-entendimento de uma trama que de complexa não tem nada e a deixe sem ritmo, contudo o grande destaque vai para o protagonista Jean-Claude Van Damme, o ator que tanto prestigiou as tardes de milhares de brasileiros com filmes de ação como ''O Grande Dragão Branco'' e ''Kickboxer'', traz uma atuação impecável e em certos momentos o mesmo se desfaz de ator para relatar momentos de sua vida, como a rápida ascensão em Hollywood, batalhas judiciais e perdas tanto na vida pessoal quanto na profissional, este depoimento é colocado em um monólogo que deixa o espectador com um nó na garganta. Com todos os problemas na obra, ''JCVD'' é um ótimo filme de um ator em fase de recuperação e que convence em um belo papel.
Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia
4.0 101Este filme de Sam Peckinpah é um interessantíssimo faroeste contemporâneo com grandes doses de ação que envolve temas como: ambição e carnificina, ou seja, um verdadeiro filme másculo. Ao desenrolar da história o nível de ação aumenta gradativamente e Peckinpah presenteia o espectador com belíssimas cenas de tiro feitas em stop motion, sendo que elas são protagonizadas pelo ótimo Warren Oates. A obra também faz um balanço psicológico, pois todo o esforço e ambição de conseguir faturar o prêmio máximo de nada valeu, fazendo com que essa jornada trouxesse resultados trágicos tanto para ele quanto para pessoas inocentes. Enfim, esta é uma ótima obra do cinema contempôraneo, intensa e extasiante.
Violência Gratuita
3.8 738 Assista AgoraInfelizmente eu assisti ao remake primeiro e agora eu assisti a versão original. Embora ambas as versões não difiram quanto ao roteiro e cenário, a primeira versão é infinitamente superior, graças às atuações da família que representam fielmente a passividade e Paul e Peter, os alucinados psicopatas que nada têm a perder. A obra é um pesadelo psicológico, pois a violência exposta é de maneira implícita e que o espectador é apenas ''mais um'' a acompanhar a carnificina sem nada fazer. Haneke mostrou de forma brilhante a violência, fazendo com que nós sejamos cúmplices de tal doentia ação.
Um Misterioso Assassinato em Manhattan
3.9 183 Assista AgoraWoody Allen e Diane Keaton reunem-se novamente nessa ótima comédia com toques de suspense. É incrível a capacidade de Allen de escrever e dirigir um suspense completamente hilário, graças às gags e referências ao cinema de mitos como Billy Wilder e Orson Welles. Homenagens à parte, ''Misterioso Assassinato em Manhattan'' mostra poderoso, satírico e envolvente.
Desconstruindo Harry
4.0 334 Assista AgoraWoody Allen praticamente se desconstrói e realiza um filme auto-biográfico. ''Desconstruindo Harry'' é uma excelente comédia, com o inigualável humor do ator e diretor, no qual já são conhecidos os temas e questionamentos que o fizeram um dos grandes diretores: o fracasso, descrença, mulheres, etc. Tais sentimentos e ações são transformados em reflexão e remorso do personagem Harry Block (ou Woody Allen), sendo estes feitos de uma forma completamente hilária. Esta obra merece ser reconhecida como um dos filmes de alto escalão de Woody Allen.
A Garota da Fábrica de Fósforos
3.9 161 Assista AgoraA obra surpreende positivamente pela quase inexistência de diálogos, pois o que é retratado pela personagem principal é feito de forma sensível e melancólica. Em ''A Garota da Fábrica de Fósforos'' acompanhamos uma história com misto de monotonia, esperança momentânea, decepção e finalmente vingança. Após tanta desilusão, o esperado é que a vingança seja feita de forma sanguinolenta, porém não é o que acontece, pois Kaurismäki retrata essa grande ''bolha de desapontamento'' de maneira compassiva. Em seus pouco mais de 60 minutos, a obra mostra-se cativante e extraordinária.
Síndrome Mortal
3.4 42 Assista AgoraArgento retorna à Itália para realizar uma obra que praticamente desfaz o gênero que o consagrou: o giallo. É sabido desde o primeiro minuto quem é o serial killer, não há o famigerado clima de suspense em demasia, entretudo o mais interessante de ''Síndrome de Stendhal'' é acompanhar as mudanças de personalidade da personagem principal, Anna Manni, que aos poucos tem sua mente e até aparência física deturpadas. Embora os minutos iniciais sejam pouco inspirados, a obra desenvolveu-se de maneira consiste, fazendo desse filme um ótimo suspense na filmografia do Dario Argento.
Paixões em Fúria
3.8 30 Assista Agora''Paixões em Fúria'' marca o quarto e último trabalho de Humphrey Bogart e Lauren Bacall e também o quarto trabalho (dos seis) do ator americano com o diretor John Huston. Ainda que a obra de Huston tenha um excelente momento, o filme pouco empolga graças ao clima de tensão e suspense presenciados no hotel fechado e claustrofóbico onde se passa grande parte da história. Por mais que os nomes de Humphrey Bogart e Lauren Bacall sejam poderosos e causam alarde no cinema, a grande surpresa da trama foi a incrível atuação de Edward G. Robinson, que deu vida ao gângster Johnny Rocco. A obra de John Huston, apesar dos bons momentos, perde o prestígio quando compara com ''O Falcão Maltês'' ou ''O Tesouro de Sierra Madre''.
Faster, Pussycat! Kill! Kill!
3.8 244Uma produção B americana que simplesmente me cativou. ''Faster, Pussycat! Kill! Kill!'' tem uma sequência inicial memorável e literalmente acelerada aliada a trilha sonora que se encaixou perfeitamente na obra. Embora no decorrer do filme não foi mantido o mesmo ritmo, a qualidade permaneceu graças ao belo elenco feminino (em todos os sentidos) liderado por Varla e suas atuações viscerais. Não se espante se ao assistir a essa obra e lembrar de ''Death Proof'', de Quentin Tarantino, pois o mesmo teve muita influência dessa obra-prima do cinema americano. Strippers, violência, anos 60 no auge, vingança, um prato cheio para quem aprecia o bom cinema.
Cidadão Kane
4.3 990 Assista AgoraA importância de ''Cidadão Kane'' é incostestável. O então jovem diretor Orson Welles criou uma esplêndida obra-prima que sobreviveu perfeitamente mesmo após ter sido realizada há quase 70 anos. O que faz de ''Cidadão Kane'' um clássico não é apenas o ''rótulo'' que merecidamente recebeu, deve-se levar em consideração toda o processo de realização do filme, desde a incrível sequência inicial, a montagem de cenas intercalando o presente com o passado, a narração que não segue a ordem cronológica e a atuação de todo o jovem elenco que é extraordinário. A rápida ascensão de um garoto simples a importante homem da comunicação e sua derradeira queda exprimem a plenitude de um diretor que relatou tal história de forma magnífica. É de encher os olhos acompanhar a maravilhosa jornada de Charles Foster Kane. Obra-prima absoluta do cinema.
Neblina e Sombras
3.7 99 Assista AgoraCom ''Neblinas e Sombras'', Woody Allen prestou uma homenagem ao expressionismo alemão que tanto influenciou o cinema. A beleza do longa fica na parte estética, com uma belíssima fotografia em preto e branco, entretanto, o resultado de tal homenagem foi insatisfatório na história, com um roteiro insosso e pouco empolgante.
Trauma
3.2 37Por mais que o cinema atual de Argento não seja tão inspirador quanto os das décadas anteriores, o diretor mantém a regularidade. Em ''Trauma'', o já conhecido suspense é retratado da forma brilhante pelo diretor, entretudo a obra marca por retratar a perda de um ente querido da maneira mais trágica possível, e as consequências de tal alto (lê-se vingância) serão as mais lúgubres e macabras possíveis. Embora o desenvolvimento da trama seja em ritmo desacelerado, o mesmo muda quando o que parecia insolúvel toma um rumo completamente diferente e surpreende com flashbacks horripilantes. Ainda que ''Trauma'' esteja longe de ser um grande trabalho de Dario Argento, o filme é mais que recomendável àqueles que anseiam por uma história de mistério e suspense com um desfecho formidável.
Chantagem e Confissão
3.7 59 Assista Agora''Chantagem e Confissão'', filme da fase inglesa de Hitchcock, marcou o cinema por ser o primeiro filme britânico falado. Porém a obra vai além do contexto histórico, por retratar (de modo implícito) a sensualidade da atriz principal que aparece apenas de roupas íntimas e principalmente a tentativa de estupro, por mais que este seja de modo implícito. Além do suspense, a obra apresenta grandes doses de drama, sobretudo com a protagonista, que carrega o sentimento de culpa consigo. Embora o roteiro seja um tanto prevísivel, a estreia de Hitchcock no cinema falado foi cumprida com êxito, uma obra discreta na extensa filmografia do mestre do suspense.
A Mansão do Inferno
3.4 184 Assista AgoraDario Argento dirige mais uma obra no qual não há um enfoque no giallo, e o espaço é aberto para o sobrenatural. É clarividente a ''influência'' posta de ''Suspiria'', com o uso do jogo de luzes que acrescenta pavor na medida certa. Esse assombro também fica por parte das cenas onde não há falas, deixando os nervos - do espectador e do personagem - à flor da pele. Assustador, violento e em certos momentos extravagente, marcas registras de Dario Argento. Enfim, o seguimento da trilogia das três bruxas não deixou a desejar em nenhum quesito.
Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza
3.5 58 Assista AgoraE com ''Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza'' foi concluída a trilogia dos animais. Uma infeliz realização do diretor Dario Argento. Há raros momentos bons (o início e o chocante fechamento), porém os elogios ficam por aí. O desenvolvimento da história é fraquíssimo e grande parte do filme é uma perda total por perder o ritmo. Nem mesmo os momentos de suspense empolgam, por serem extretamente intermináveis. Entretudo, o prestígio da ''Trilogia de Animais'' não deve se perder devido a esse filme.
Prisioneiro do Passado
3.8 32Embora a premissa do filme seja extremamente interessante, o mesmo não pôde ser realizado na obra. O casal Humphrey Bogart e Lauren Bacall uniu-se pela terceira vez neste noir do diretor não muito aclamado Delmer Daves.O diretor possui técnicas habéis de gravar, no qual pode ser notado em diferentes takes. Contudo essa habilidade na filmagem não pode ser dita no roteiro. A história torna-se maçante ao decorrer do longa, justamente por conter falas descenessárias, soando irritante em certos momentos. Este é o grande erro do filme, pois nem a química e excelência do casal conseguiram fazer de ''Prisioneiro do Passado'' um bom filme.
A Origem
4.4 5,9K Assista AgoraO mais novo filme de Christopher Nolan tem chamado atenção dos cinéfilos e sendo bem recebido por críticos do mundo todo. Não é à toa que tamanho alarde seja feito, pois ''Inception'' é um dos grandes lançamentos dos últimos anos do cinema. A história leva o espectador a resolver um enorme quebra-cabeça, visto a complexidade da obra, no qual um detalhe perdido pode ser crucial para o entendimento. A cada momento Nolan cria uma nova atmosfera impactante, atando mais um nó que posteriormente seria desatado. ''Inception'' não pode ser reconhecido apenas por ter uma história que difere das outras, mas sim, o filme tem muitos pontos positivos, como a ambientação dos cenários e efeitos especiais, que são espetaculares e de um realismo impressionante. Com esses elementos, Nolan criou um filme inovador. Assistir a essa obra no cinema foi primoroso e os efeitos pós-Inception caíram sobre mim, fazendo tudo parecer um sonho, o que de fato Nolan explorou de forma magistral.
O Gato de Nove Caudas
3.6 60 Assista AgoraDario Argento me surpreendeu mais uma vez, agora com este belíssimo segmento da trilogia dos animais. Esta obra-prima possui um excelente roteiro, no qual nenhum momento possa torná-lo cansativo e desgaste sua plenitude. A história segue à risca de como um giallo tem de ser feito; crimes, investigações, suspeitos e um desfecho incrível. ''O Gato de Nove Caudas'' talvez não seja o filme mais violento/sangrento, contudo há sequências memoráveis e tenebrosas e é um filme completo.
Um Assaltante Bem Trapalhão
3.7 93Woody Allen em seu primeiro filme dirigido e com roteiro próprio, já mostrava o seu talento para o humor e criou o personagem padrão que viria a acompanhar durante suas obras até meados da década de 70, personagem este marcado por sua aparência nada sedutora, insegura e azarada no amor. Em ''Take the Money and Run'', Woody conduz a história como um pseudo-documentário - algo que eu nunca tinha visto em uma comédia até então- e as situações vivenciadas e criadas pelo personagem principal são no mínimo hilárias. De fato, é um filme menor e não o considero uma obra-prima, contudo é um ótimo entretenimento para os fãs de uma boa comédia.
Trágica Obsessão
3.8 60Brian De Palma realiza este suspense com toques de drama que remete aos fãs do gênero ao clássico de Alfred Hitchcock ''Um Corpo Que Cai''. Entretudo, a obra de De Palma difere por ser um filme ''menor'' e não ter recebido a atenção devida e por ter um fechamento positivo. Deixando as comparações de lado, ''Obsession'' traz cenas memoráveis com doses certas de suspense, e quando o desfecho está por vir, e a história muda completamente de rumo, numa conclusão memorável. ''Obsession'' mistura amor, perda e traição adicionados a direção impecável de Brian De Palma.
À Beira do Abismo
3.8 106 Assista AgoraO noir de Howard Hawks é o típico filme que se você desgruda o olho da tela por um segundo, o entendimento da história não será o mesmo. O roteiro, praticamente impossível de desvendar, é a grande tacada da obra, digamos assim. Após o desfecho ainda fica o sentimento de dúvida quanto ao culpado, mas isto é o que menos importa. Quando se tem o casal mais marcante de Hollywood, Bogart e Bacall, atuando juntos em uma trama repleta de diálogos ácidos e irônicos, o sentido é o que menos importa.
Gigante
3.6 75A monotonia e a solidão da vida/trabalho acaba gerando uma pura história de amor. A aparência do personagem Jara esconde o quão sensível é o interior do homem ''gigante'', desleixado e fã de heavy metal. De fato, o protagonista não é o príncipe encantado desejado pelas mulheres, entretanto, o que marca nesse filme é que a aparência é o que menos se importa quando se ama. A proposital escolha de não ter muitos diálogos não é uma falha, pois as situações vivenciadas, algumas peculiares, são o que movem a obra uruguaia e fazem dela um belíssimo filme. Uma obra deleitosa, ''Gigante'' é mais que recomendável àqueles que esperam um filme de extrema sensibilidade sobre o amor.
Ilha do Medo
4.2 4,0K Assista AgoraFala-se muito da previsibilidade do filme, mas para mim cada minuto foi surpreendente. Como um quebra-cabeças sendo montado, ''Ilha do Medo'' retrata os pesadelos psicológicos de um agente federal de aparência sã, e o mesmo nos leva a um mergulho profundo de seus pensamentos/insanidades. Scorsese me surpreendeu novamente com este belíssimo suspense psicológico, que não obstante, também homenageia diretores como Alfred Hitchcock e Samuel Fuller.