"Diante de uma plateia majoritariamente negra, ouvimos Dick Vitale, famoso comentarista do basquetebol universitário, discursar veementemente levando as cores da bandeira norte-americana junto ao corpo: [...] Minha mãe, que hoje está no céu, sempre me dizia: ‘isso é América. Você pode fazer alguma coisa da sua vida”. Através da voz de Dick V, ecoa a de Truslow Adams e a ideia do sonho que Steve James reconstrói enquanto pesadelo".
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"Nos créditos iniciais, não aparecem leões, montanhas ou globos. Mother of George, produzido pela Parts &Labor e Loveless é um drama familiar. [...] Mother of George não se dá, enquanto filme, como mero concessor de espaço para abordar questões de grupos minoritários. Ele ressignifica a construção desse espaço como área de empoderamento de um grupo".
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"Quais tipos de atuações podemos identificar nesta construção cinematográfica? Se pegarmos um dicionário de teatro para consulta, descobriríamos riquezas ocultas num filme que por essência é feito por seus personagens e atuações? [...] Na obra, Carné usou uma espécie de mistura com conhecimentos teatrais de seu período dos anos 40 combinados com relatos, contextos e cultura teatral do século XIX para representar uma arte de atuação mais antiga."
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"Mammu, es tevi milu (Mãe, eu te amo) não é nem de longe algum tipo de plágio do consagrado filme de Truffaut (Les quatre cents coups). O longa é carregado de momentos alusivos em caráter de homenagem ao filme francês; entretanto, o filme insere esses conflitos semelhantes em uma nova realidade. [...] O filme construído com problemas cotidianos de uma criança comum e solitária que vive apenas com a mãe fomenta seu roteiro ao utilizar da ingenuidade de um garoto azarado que gera descontroladamente mais e mais conflitos."
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"Quando Michael Powell filmou Peeping Tom, em 1960, mal sabia que estava por lançar sua próspera carreira de diretor ao desprezo da crítica e do público[..]. É certo que Psycho foi um dos fatores responsáveis por obscurecer o êxito de Peeping Tom; com ambos lançados no mesmo ano e com uma pequena diferença de meses, restou ao filme de Powell aceitar a posição de ‘café com leite’ perante a relevância histórica e cinematográfica de um dos maiores sucessos de Alfred Hitchcock."
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´"Há quem diga, por mais incrível que pareça, que La muerte de un burócrata, 1966, de Tomás Gutiérrez Alea (1928 – 1996) – Titón, como era conhecido – foi um filme de impacto em sua carreira por acaso[...]. A sátira está posta: o personagem principal, imerso nesse contexto do peso da burocracia, é levado à loucura ao mesmo tempo em que toda a sociedade constituinte da narrativa possui essa característica potencializada a ponto de todas as suas manifestações serem mecanizadas."
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"O eterno retorno de Antonis Paraskevas trata de um homem maduro, Antonis (Christos Stergioglou), âncora de um programa de televisão na Grécia, que simula o seu sequestro, indo para um luxuoso hotel fechado durante o inverno, com o intuito de reavivar sua carreira e a audiência de seu programa matinal. [...] Antonis Paraskevas, em vertiginosa decadência, necessita satisfazer o seu desejo de tornar-se eterno na mente do público e para isso planeja incessantemente o regresso perfeito. No entanto, a questão central é que isso nunca acontece".
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"O stalker (Alexander Kaidanovsky) é uma espécie de guia que conduz pessoas pela Zona para encontrar um local específico, chamado “o quarto” – lugar onde supostamente todos os desejos de quem lá conseguir entrar são realizados. Acompanhados pelo “stalker”, o “professor” (Nikolai Grinko) e o “escritor” (Anatoly Solonitsyn) seguem viagem em direção à Zona. [...] Andrei Tarkovski, enquanto “escultor do tempo”, formaliza um estilo próprio e rompe com quaisquer noções mais usuais de unidade e de coerência narrativa."
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"La casa del ángel é marcadamente um drama psicológico com nuances de drama social. Conta a história de Ana (Elsa Daniel), uma adolescente pertencente à aristocracia portenha em vertiginosa decadência que está no ápice das descobertas sexuais da idade e que se vê atraída por um dos correligionários de seu pai, Pablo Aguirre (Lautaro Murúa), ao mesmo tempo em que é sufocada pela severa educação cristã de sua mãe, a Señora de Castro (Berta Ortegosa) e pela distância da figura paterna de Dr. Castro (Guillermo Battaglia). [...] Seria provável que nada fosse daquela forma, mas a câmera, aqui, assume o aspecto sensorial e sentimental da protagonista".
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"A sequência inicial simples e tocante nos revela um casal de protagonistas que conviveu há anos uma relação amorosa sólida e constituiu uma família que usufruiu afetuosidade e carinho entre si ao longo dos anos. No entanto, a aparência desbotada e deteriorada também nos dá indícios de qual é o estado atual das relações entre os componentes daquele passado feliz."
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"Papusza é mais conhecida ao redor do mundo do que na própria Polônia e já entre os muitos ciganos, que era sua origem cultural, ela foi linchada de seu meio de vida. [...] Uma espécie de cigana-polonesa na visão do Ocidente. Os ciganos na Polônia da época eram bastante fechados para trocar informação sobre eles e, apesar de entrarem em contato com outras etnias pela arte e pelo comércio, ainda hoje são odiados por alguns grupos de extrema direita da região influenciados por partidos de outros países como o Jobbik da Hungria."
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"Como construção espacial, Mascaro mostra a interação que os habitantes tem com a terra, com o céu e com o mar. A primeira tem um importante papel na alimentação central da região e do trabalho como meio de sobrevivência perante às forças da natureza. O céu é um local de pouco contato, o máximo que conseguem chegar são as subidas aos coqueiros para perpetuar suas atividades como catadores de coco. O céu é o inalcançável, já o mar é o mistério: é possível entrar nele para caçar – mas, ele se mostra imenso demais e não é permitida uma entrada muito longa."
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"Metropolitan apresenta a alta sociedade burguesa por meio de uma comédia de costumes na qual a ingenuidade e a arrogância dos personagens são os principais componentes dos sofisticados diálogos e, portanto, o fio condutor de grande parte do roteiro, uma vez que praticamente todos os noventa e oito minutos do longa são dedicados às conversas entre o grupo de amigos."
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"Providence traz o processo de criação literária como um sofrimento fisiológico, a analogia com algo que vai sair das entranhas e das profundezas da carne. Em nenhum momento temos contato com papéis de Clive, mas principalmente com sua voz. O escritor se torna um grande narrador e declamador de prosa. John Gielgud fornece ao personagem a tessitura de voz que aproveita todas as potencialidades do idioma inglês e encanta como se fosse uma espécie de monólogo abstrato."
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"[...] Foi filmado na cidade de Orizaba, do estado de Veracruz e após a estreia nessa mesma cidade, nunca chegou a ser exibido na Cidade do México. Nos anos 60, 7 rolos de película, com uma edição prévia – que acredita-se ter sido feita pelo próprio diretor –, foram doados para a filmoteca da UNAM [...] Todos os personagens, com a exceção do Abutre, fazem parte, de duas camadas sociais bem distintas: jovens ricos, filhos de fazendeiros e, ao mesmo tempo, traficantes, viciados, golpistas, ladrões e lascivos".
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"A película se desenrola pela investida de vários questionamentos que perpassam a formação identitária do ser humano enquanto manifestação autônoma, tendo como leitmotiv a própria noção de deslocamento. O processo de viagem é o que faz com que as personagens evidenciem certa angustia de suas identidades fluídas ao mesmo tempo em que demonstram um sopor infinito que as enclausuram nesse processo."
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"O diretor, Adirley Queirós, aborda a temática universal da intolerância e disputa de classes de uma maneira extremamente brasileira, zombeteira, realista e bem-humorada. Cria um filme sem um pingo de otimismo mas que te joga do cinema no mundo com um sorriso no rosto. O personagem de Dilmar, na visão deste crítico, vem pra ilustrar a atemporalidade das problemáticas, a fatalidade do caos e a infertilidade do radicalismo. Da mesma forma os personagens de Marquim e Shockito também ilustram essa infertilidade e atemporalidade trazendo a reflexão que as tragédias vem para ficar e que é importante saber lidar com elas e contorná-las."
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Comprar Ingressos
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Basquete Blues
4.4 33"Hoop dreams/Basquete blues (1994)"
"Diante de uma plateia majoritariamente negra, ouvimos Dick Vitale, famoso comentarista do basquetebol universitário, discursar veementemente levando as cores da bandeira norte-americana junto ao corpo: [...] Minha mãe, que hoje está no céu, sempre me dizia: ‘isso é América. Você pode fazer alguma coisa da sua vida”. Através da voz de Dick V, ecoa a de Truslow Adams e a ideia do sonho que Steve James reconstrói enquanto pesadelo".
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Mother of George
3.8 27"Nos créditos iniciais, não aparecem leões, montanhas ou globos. Mother of George, produzido pela Parts &Labor e Loveless é um drama familiar. [...] Mother of George não se dá, enquanto filme, como mero concessor de espaço para abordar questões de grupos minoritários. Ele ressignifica a construção desse espaço como área de empoderamento de um grupo".
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O Boulevard do Crime
4.4 59 Assista Agora"Quais tipos de atuações podemos identificar nesta construção cinematográfica? Se pegarmos um dicionário de teatro para consulta, descobriríamos riquezas ocultas num filme que por essência é feito por seus personagens e atuações? [...] Na obra, Carné usou uma espécie de mistura com conhecimentos teatrais de seu período dos anos 40 combinados com relatos, contextos e cultura teatral do século XIX para representar uma arte de atuação mais antiga."
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Mãe, Eu Te Amo
3.2 3"Mammu, es tevi milu (Mãe, eu te amo) não é nem de longe algum tipo de plágio do consagrado filme de Truffaut (Les quatre cents coups). O longa é carregado de momentos alusivos em caráter de homenagem ao filme francês; entretanto, o filme insere esses conflitos semelhantes em uma nova realidade. [...] O filme construído com problemas cotidianos de uma criança comum e solitária que vive apenas com a mãe fomenta seu roteiro ao utilizar da ingenuidade de um garoto azarado que gera descontroladamente mais e mais conflitos."
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A Tortura do Medo
3.9 149"Quando Michael Powell filmou Peeping Tom, em 1960, mal sabia que estava por lançar sua próspera carreira de diretor ao desprezo da crítica e do público[..]. É certo que Psycho foi um dos fatores responsáveis por obscurecer o êxito de Peeping Tom; com ambos lançados no mesmo ano e com uma pequena diferença de meses, restou ao filme de Powell aceitar a posição de ‘café com leite’ perante a relevância histórica e cinematográfica de um dos maiores sucessos de Alfred Hitchcock."
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A Morte de um Burocrata
4.2 20 Assista Agora´"Há quem diga, por mais incrível que pareça, que La muerte de un burócrata, 1966, de Tomás Gutiérrez Alea (1928 – 1996) – Titón, como era conhecido – foi um filme de impacto em sua carreira por acaso[...]. A sátira está posta: o personagem principal, imerso nesse contexto do peso da burocracia, é levado à loucura ao mesmo tempo em que toda a sociedade constituinte da narrativa possui essa característica potencializada a ponto de todas as suas manifestações serem mecanizadas."
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O eterno retorno de Antonis Paraskevas
3.4 4 Assista Agora"O eterno retorno de Antonis Paraskevas trata de um homem maduro, Antonis (Christos Stergioglou), âncora de um programa de televisão na Grécia, que simula o seu sequestro, indo para um luxuoso hotel fechado durante o inverno, com o intuito de reavivar sua carreira e a audiência de seu programa matinal. [...] Antonis Paraskevas, em vertiginosa decadência, necessita satisfazer o seu desejo de tornar-se eterno na mente do público e para isso planeja incessantemente o regresso perfeito. No entanto, a questão central é que isso nunca acontece".
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Stalker
4.3 501 Assista Agora"O stalker (Alexander Kaidanovsky) é uma espécie de guia que conduz pessoas pela Zona para encontrar um local específico, chamado “o quarto” – lugar onde supostamente todos os desejos de quem lá conseguir entrar são realizados. Acompanhados pelo “stalker”, o “professor” (Nikolai Grinko) e o “escritor” (Anatoly Solonitsyn) seguem viagem em direção à Zona. [...] Andrei Tarkovski, enquanto “escultor do tempo”, formaliza um estilo próprio e rompe com quaisquer noções mais usuais de unidade e de coerência narrativa."
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A Casa do Anjo
3.7 3"La casa del ángel é marcadamente um drama psicológico com nuances de drama social. Conta a história de Ana (Elsa Daniel), uma adolescente pertencente à aristocracia portenha em vertiginosa decadência que está no ápice das descobertas sexuais da idade e que se vê atraída por um dos correligionários de seu pai, Pablo Aguirre (Lautaro Murúa), ao mesmo tempo em que é sufocada pela severa educação cristã de sua mãe, a Señora de Castro (Berta Ortegosa) e pela distância da figura paterna de Dr. Castro (Guillermo Battaglia). [...] Seria provável que nada fosse daquela forma, mas a câmera, aqui, assume o aspecto sensorial e sentimental da protagonista".
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Ela Volta na Quinta
3.5 17"A sequência inicial simples e tocante nos revela um casal de protagonistas que conviveu há anos uma relação amorosa sólida e constituiu uma família que usufruiu afetuosidade e carinho entre si ao longo dos anos. No entanto, a aparência desbotada e deteriorada também nos dá indícios de qual é o estado atual das relações entre os componentes daquele passado feliz."
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A História de Papusza
4.0 10"Papusza é mais conhecida ao redor do mundo do que na própria Polônia e já entre os muitos ciganos, que era sua origem cultural, ela foi linchada de seu meio de vida. [...] Uma espécie de cigana-polonesa na visão do Ocidente. Os ciganos na Polônia da época eram bastante fechados para trocar informação sobre eles e, apesar de entrarem em contato com outras etnias pela arte e pelo comércio, ainda hoje são odiados por alguns grupos de extrema direita da região influenciados por partidos de outros países como o Jobbik da Hungria."
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Ventos de Agosto
3.3 73 Assista Agora"Como construção espacial, Mascaro mostra a interação que os habitantes tem com a terra, com o céu e com o mar. A primeira tem um importante papel na alimentação central da região e do trabalho como meio de sobrevivência perante às forças da natureza. O céu é um local de pouco contato, o máximo que conseguem chegar são as subidas aos coqueiros para perpetuar suas atividades como catadores de coco. O céu é o inalcançável, já o mar é o mistério: é possível entrar nele para caçar – mas, ele se mostra imenso demais e não é permitida uma entrada muito longa."
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Metropolitan
3.7 20"Metropolitan apresenta a alta sociedade burguesa por meio de uma comédia de costumes na qual a ingenuidade e a arrogância dos personagens são os principais componentes dos sofisticados diálogos e, portanto, o fio condutor de grande parte do roteiro, uma vez que praticamente todos os noventa e oito minutos do longa são dedicados às conversas entre o grupo de amigos."
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Providence
4.2 24"Providence traz o processo de criação literária como um sofrimento fisiológico, a analogia com algo que vai sair das entranhas e das profundezas da carne. Em nenhum momento temos contato com papéis de Clive, mas principalmente com sua voz. O escritor se torna um grande narrador e declamador de prosa. John Gielgud fornece ao personagem a tessitura de voz que aproveita todas as potencialidades do idioma inglês e encanta como se fosse uma espécie de monólogo abstrato."
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O punho de ferro
3.5 1"[...] Foi filmado na cidade de Orizaba, do estado de Veracruz e após a estreia nessa mesma cidade, nunca chegou a ser exibido na Cidade do México. Nos anos 60, 7 rolos de película, com uma edição prévia – que acredita-se ter sido feita pelo próprio diretor –, foram doados para a filmoteca da UNAM [...] Todos os personagens, com a exceção do Abutre, fazem parte, de duas camadas sociais bem distintas: jovens ricos, filhos de fazendeiros e, ao mesmo tempo, traficantes, viciados, golpistas, ladrões e lascivos".
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Pingo d'Água
2.7 4"A película se desenrola pela investida de vários questionamentos que perpassam a formação identitária do ser humano enquanto manifestação autônoma, tendo como leitmotiv a própria noção de deslocamento. O processo de viagem é o que faz com que as personagens evidenciem certa angustia de suas identidades fluídas ao mesmo tempo em que demonstram um sopor infinito que as enclausuram nesse processo."
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Branco Sai, Preto Fica
3.5 173"O diretor, Adirley Queirós, aborda a temática universal da intolerância e disputa de classes de uma maneira extremamente brasileira, zombeteira, realista e bem-humorada. Cria um filme sem um pingo de otimismo mas que te joga do cinema no mundo com um sorriso no rosto. O personagem de Dilmar, na visão deste crítico, vem pra ilustrar a atemporalidade das problemáticas, a fatalidade do caos e a infertilidade do radicalismo. Da mesma forma os personagens de Marquim e Shockito também ilustram essa infertilidade e atemporalidade trazendo a reflexão que as tragédias vem para ficar e que é importante saber lidar com elas e contorná-las."
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