Clássico com pontos positivos e negativos. O visual, a introdução quase teatral e a atuação do Gary Oldman convencem muito. Porém, as demais atuações não estão no mesmo nível e o roteiro se perde um pouco na segunda metade.
Um filme que coloca São Paulo como símbolo máximo da possibilidade de um “Brasil moderno” e, ao mesmo tempo, escancara a hipocrisia dessa modernidade. Modernidade de valores egoístas, de empresários corruptos, de empregados angustiados, de prédios altos imponentes, que abrigam indivíduos invisíveis, desde famílias felizes recém-constituídas até viúvas tristes.
“Otimismo, o Brasil precisa de otimismo. Se o dólar sobe, se o café cai… e daí? Esse país sempre esteve à beira do abismo.”
Obviamente, ainda é possível enxergar com algum otimismo a modernidade e as infinitas chances de “recomeçar” que a vida urbana proporciona. Porém, a crítica do filme sempre estará lá como um lembrete atemporal.
Pra mim a beleza do cinema nacional está na exposição de realidades que tenho facilidade muito maior de me relacionar e entendê-las. Esse filme faz exatamente isso, ainda que talvez não seja a realidade que queremos nos relacionar e refletir sobre.
Nas palavras de Kubrick: ''Eu tentei criar uma experiência visual, que se desviasse do campo das palavras e penetrasse diretamente no subconsciente com um teor emocional e filosófico... Projetei o filme para ser uma experiência subjetiva intensa, que atinja o espectador num nível profundo de consciência, exatamente como a música faz... Você está livre para especular como quiser sobre o sentido filosófico e alegórico do filme''. Não tenho dúvidas que alcançou o objetivo. Além de ter uma mensagem intrigante, sua técnica é igualmente incrível, anos a frente do seu tempo. Filmaço para ver e se questionar várias vezes!
Kubrick era mesmo muito versátil, ao ponto de fazer três filmes sobre guerra(além desse Nascidos Para Matar e Glória Feita de Sangue) completamente diferentes um do outro. Cada um tem algo a acrescentar, um tom diferente. Esse é o mais sarcástico, aquele final é de arrepiar. Ótima seleção na trilha sonora. Muito bom!
Me fez lembrar um diálogo presente em O Sétimo Selo, quando a Morte diz ao cavaleiro ''Nada escapa de mim. Ninguém escapa de mim". Um filme muito subestimado do Aronofsky, bonito e cheio de interpretações. Creio que Noé irá seguir essa linha, no mesmo tom épico. Difícil comparar com os outros do diretor por causa da diferença temática, mas vê-lo explorando esses outros temas é muito interessante e não deixa a desejar.
Li algo incrível notado por um dos comentaristas no post da crítica do filme(muito boa) feita pelo Pablo Vilaça. Frankey grita ao pai "dont go! dont go! dont die you son of bitch!" e logo após uma pequena sequência, Jim está dirigindo seu carro e a câmera mostra um cartaz enorme na loja de eletrônicos em que Donnie trabalhava "everything must go!", então Jim vê Donnie subindo o poste e a câmera rapidamente passa por uma placa luminosa no ponto de ônibus "exodus 8:2". Quando Jim decide verificar porque aquele cara está escalando o poste e dá meia volta na avenida, cai o primeiro sapo! Então temos: "dont go! dont go!", "everything must go!!!" e "And if thou refuse to let them go, behold, I will smite all thy borders with frogs! - exodus 8:2" Acho que isso decifra boa parte do enigma que é essa chuva de sapos, como já falaram, creio que seja uma superação das feridas do passado, um divisor de águas que após ocorrer todos ali melhoram de algum modo.
Apesar de ser inferior aos outros dois, consegue fechar com dignidade a trilogia. Creio que durante toda a saga da família Corleone foi abordada o efeito do poder na vida das pessoas, em especial o efeito de transformação causado em Michael Corleone. Nesse último talvez tenha sido abordado o quanto algumas escolhas moldam inteiramente seu futuro, sendo difícil voltar atrás. Michael Corleone procurou redenção, mas viu o fruto de suas escolhas pesarem mais. Os momentos finais empolgam bastante e desabam num triste e incrível desfecho.
Ambientação perfeita para um ótimo filme! Apesar de alguns reclamarem da duração, eu gostei pois permitiu explorar o contexto histórico da época, se tratando de algo maior que uma mera vingança, mas da construção de uma cidade. De certa forma não deixa de ser uma homenagem do Scorcese a essa cidade que tantas vezes lhe serviu de inspiração. A atuação de Daniel Day-Lewis é mais uma vez fantástica, depois de assistir Sangue Negro e esse posso dizer que é um dos meus atores preferidos!
Impressionado com o trabalho do Woody Allen. Participar tão bem no roteiro, na direção e atuando não é pra qualquer um. Talvez a melhor comédia romântica que já vi, pois foge do lugar comum que caiem a maioria dos filmes do gênero. Os diálogos com o espectador, as intervenções no passado, o estilo como a história é contada é genial! Um dos melhores casais do cinema também. Filmaço!
Resolvi rever o filme após ler o livro e o que tenho a dizer é que ambos são geniais! O filme segue fielmente o espírito anárquico e niilista do livro e consegue transmitir na tela sua originalidade na narrativa(algo ainda mais assustador no livro). Fincher tá de parabéns em conduzir essa adaptação tão bem, com o roteiro tomando a liberdade de acrescentar diálogos e frases tão memoráveis(ou até mais) quanto as deixadas de fora. Outro gênio que merece obviamente ser lembrado é o Palahniuk, autor dessa história que com certeza é umas das mais loucas que já pude ler e assistir. "É perigoso porque é muito atraente". P.S. O final, "You met me at a very strange time in my life", seguido de "Where is My Mind?" é épico!
É como se os 12 homens representassem na verdade toda uma sociedade, plural, cheia de preconceitos, julgamentos rápidos e acomodada na busca pela verdade. Infelizmente, jurados como o número 8 estão cada vez mais raros, ou cansados demais de tentar levar todos a um pensamento justo. Enfim, tudo que há para ser dito já foi compartilhado aqui nos comentários, ótimo roteiro, diálogos, atuações. Clássico incrível!!
Sem dúvidas a história de Nawal Marwan é uma das mais impactantes que já assisti. FIlmaço! Já tinha até me esquecido como é chorar num filme. Em meio a tantas tragédias, creio que principalmente é um filme sobre a maior delas, a guerra.
"- Qual será a pena? - Pena? A de sempre, creio. - A de sempre? - A solidão." Ótimo, bem bonito. Incrível como os filmes dele são simples, você de certa forma fica esperando algo ocorrer e só percebe a força da mensagem depois que termina. Creio que a tendência é o espectador gostar mais dele ao passo que amadurece. Mostra não só a importância de evitar o destino do protagonista, mas também como sempre haverá tempo para autocrítica e mudança.
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Drácula de Bram Stoker
4.0 1,4K Assista AgoraClássico com pontos positivos e negativos. O visual, a introdução quase teatral e a atuação do Gary Oldman convencem muito. Porém, as demais atuações não estão no mesmo nível e o roteiro se perde um pouco na segunda metade.
São Paulo Sociedade Anônima
4.2 172Um filme que coloca São Paulo como símbolo máximo da possibilidade de um “Brasil moderno” e, ao mesmo tempo, escancara a hipocrisia dessa modernidade. Modernidade de valores egoístas, de empresários corruptos, de empregados angustiados, de prédios altos imponentes, que abrigam indivíduos invisíveis, desde famílias felizes recém-constituídas até viúvas tristes.
Alguns trechos assustam de tão atuais, rs.
“Otimismo, o Brasil precisa de otimismo. Se o dólar sobe, se o café cai… e daí? Esse país sempre esteve à beira do abismo.”
Obviamente, ainda é possível enxergar com algum otimismo a modernidade e as infinitas chances de “recomeçar” que a vida urbana proporciona. Porém, a crítica do filme sempre estará lá como um lembrete atemporal.
Que Horas Ela Volta?
4.3 3,0K Assista AgoraPra mim a beleza do cinema nacional está na exposição de realidades que tenho facilidade muito maior de me relacionar e entendê-las. Esse filme faz exatamente isso, ainda que talvez não seja a realidade que queremos nos relacionar e refletir sobre.
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraNas palavras de Kubrick: ''Eu tentei criar uma experiência visual, que se desviasse do campo das palavras e penetrasse diretamente no subconsciente com um teor emocional e filosófico... Projetei o filme para ser uma experiência subjetiva intensa, que atinja o espectador num nível profundo de consciência, exatamente como a música faz... Você está livre para especular como quiser sobre o sentido filosófico e alegórico do filme''. Não tenho dúvidas que alcançou o objetivo. Além de ter uma mensagem intrigante, sua técnica é igualmente incrível, anos a frente do seu tempo. Filmaço para ver e se questionar várias vezes!
Dr. Fantástico
4.2 665 Assista AgoraKubrick era mesmo muito versátil, ao ponto de fazer três filmes sobre guerra(além desse Nascidos Para Matar e Glória Feita de Sangue) completamente diferentes um do outro. Cada um tem algo a acrescentar, um tom diferente. Esse é o mais sarcástico, aquele final é de arrepiar. Ótima seleção na trilha sonora. Muito bom!
Fonte da Vida
3.7 778 Assista AgoraMe fez lembrar um diálogo presente em O Sétimo Selo, quando a Morte diz ao cavaleiro ''Nada escapa de mim. Ninguém escapa de mim". Um filme muito subestimado do Aronofsky, bonito e cheio de interpretações. Creio que Noé irá seguir essa linha, no mesmo tom épico. Difícil comparar com os outros do diretor por causa da diferença temática, mas vê-lo explorando esses outros temas é muito interessante e não deixa a desejar.
Magnólia
4.1 1,3K Assista AgoraLi algo incrível notado por um dos comentaristas no post da crítica do filme(muito boa) feita pelo Pablo Vilaça.
Frankey grita ao pai "dont go! dont go! dont die you son of bitch!" e logo após uma pequena sequência, Jim está dirigindo seu carro e a câmera mostra um cartaz enorme na loja de eletrônicos em que Donnie trabalhava "everything must go!", então Jim vê Donnie subindo o poste e a câmera rapidamente passa por uma placa luminosa no ponto de ônibus "exodus 8:2". Quando Jim decide verificar porque aquele cara está escalando o poste e dá meia volta na avenida, cai o primeiro sapo!
Então temos: "dont go! dont go!", "everything must go!!!" e "And if thou refuse to let them go, behold, I will smite all thy borders with frogs! - exodus 8:2"
Acho que isso decifra boa parte do enigma que é essa chuva de sapos, como já falaram, creio que seja uma superação das feridas do passado, um divisor de águas que após ocorrer todos ali melhoram de algum modo.
O Poderoso Chefão: Parte III
4.2 1,1K Assista AgoraApesar de ser inferior aos outros dois, consegue fechar com dignidade a trilogia. Creio que durante toda a saga da família Corleone foi abordada o efeito do poder na vida das pessoas, em especial o efeito de transformação causado em Michael Corleone. Nesse último talvez tenha sido abordado o quanto algumas escolhas moldam inteiramente seu futuro, sendo difícil voltar atrás. Michael Corleone procurou redenção, mas viu o fruto de suas escolhas pesarem mais. Os momentos finais empolgam bastante e desabam num triste e incrível desfecho.
Achei os flashbacks da última cena emocionantes, mostrando quase que uma reflexão acerca das pessoas que ele perdeu devido ao poder conquistado.
Gangues de Nova York
3.8 790Ambientação perfeita para um ótimo filme! Apesar de alguns reclamarem da duração, eu gostei pois permitiu explorar o contexto histórico da época, se tratando de algo maior que uma mera vingança, mas da construção de uma cidade. De certa forma não deixa de ser uma homenagem do Scorcese a essa cidade que tantas vezes lhe serviu de inspiração. A atuação de Daniel Day-Lewis é mais uma vez fantástica, depois de assistir Sangue Negro e esse posso dizer que é um dos meus atores preferidos!
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
4.1 1,1K Assista AgoraImpressionado com o trabalho do Woody Allen. Participar tão bem no roteiro, na direção e atuando não é pra qualquer um. Talvez a melhor comédia romântica que já vi, pois foge do lugar comum que caiem a maioria dos filmes do gênero. Os diálogos com o espectador, as intervenções no passado, o estilo como a história é contada é genial! Um dos melhores casais do cinema também. Filmaço!
Clube da Luta
4.5 4,9K Assista AgoraResolvi rever o filme após ler o livro e o que tenho a dizer é que ambos são geniais! O filme segue fielmente o espírito anárquico e niilista do livro e consegue transmitir na tela sua originalidade na narrativa(algo ainda mais assustador no livro). Fincher tá de parabéns em conduzir essa adaptação tão bem, com o roteiro tomando a liberdade de acrescentar diálogos e frases tão memoráveis(ou até mais) quanto as deixadas de fora. Outro gênio que merece obviamente ser lembrado é o Palahniuk, autor dessa história que com certeza é umas das mais loucas que já pude ler e assistir. "É perigoso porque é muito atraente".
P.S. O final, "You met me at a very strange time in my life", seguido de "Where is My Mind?" é épico!
12 Homens e Uma Sentença
4.6 1,2K Assista AgoraÉ como se os 12 homens representassem na verdade toda uma sociedade, plural, cheia de preconceitos, julgamentos rápidos e acomodada na busca pela verdade. Infelizmente, jurados como o número 8 estão cada vez mais raros, ou cansados demais de tentar levar todos a um pensamento justo. Enfim, tudo que há para ser dito já foi compartilhado aqui nos comentários, ótimo roteiro, diálogos, atuações. Clássico incrível!!
Incêndios
4.5 1,9K Assista AgoraSem dúvidas a história de Nawal Marwan é uma das mais impactantes que já assisti. FIlmaço! Já tinha até me esquecido como é chorar num filme. Em meio a tantas tragédias, creio que principalmente é um filme sobre a maior delas, a guerra.
Morangos Silvestres
4.4 656"- Qual será a pena?
- Pena? A de sempre, creio.
- A de sempre?
- A solidão."
Ótimo, bem bonito. Incrível como os filmes dele são simples, você de certa forma fica esperando algo ocorrer e só percebe a força da mensagem depois que termina. Creio que a tendência é o espectador gostar mais dele ao passo que amadurece. Mostra não só a importância de evitar o destino do protagonista, mas também como sempre haverá tempo para autocrítica e mudança.