Filme um tanto instável sobre Medellín na década de 90. Muita violência e miséria em um retrato do período pós Pablo Escopar, em meio a uma história de amor inusitada. Tem seus bons momentos, mas a história merecia um melhor retrato.
Bom filme, tenso e com uma bela direção, habilidosa em não deixar o filme esquemático demais em se tratando de um ambiente único. A cena no topo do prédio nos minutos finais é espetacular, e Richard Jenkins dá um show (que ator!!).
Maravilhoso, realmente merece todos os prêmios e indicações conquistadas. Elenco, enredo, direção, a tensão no ar pelas duas horas de duração. Que filme! E viva o cinema de Asghar Fahradi, é qualidade certa.
Bela surpresa, muito mas muito acima da média das produções recentes da Netflix. Direção segura, um enredo muito bem amarrado (baseado numa história verídica de poucos anos atrás) e atores muito bem conduzidos. Ritmo contido, lento, pouquíssima música, tensão no ar do começo ao fim. Um baita filme.
Bom filme, tenso e amarrado na medida certa. Tem os clichês padrão de um filme do estilo (é difícil fugir de Goodfellas) mas traz ótimas cenas de ação e perseguição. Ponto negativo para algumas situações inverossímeis e difíceis de encarar, além da edição apressada em alguns momentos, dando a impressão de que o filme precisaria de mais tempo para contar a história. Mas no geral, vai muito bem.
Boa premissa e execução do documentário, porém não consegui conexão com o pensamento da diretora. Agnes Varda tem um histórico de documentários humanos, com olhar sensível sobre situações cotidianas, mas aqui não parece profundo, além de um pouco distante da realidade de países pobres, com histórico de catadores.
Explorando o tema preferido de Mike Nichols, com suas teorias sobre relacionamentos e traições, o filme envelheceu mal. Melhora bastante na meia hora final, quando os conflitos explodem e os diálogos finalmente ganham força, mas é pouco. Ponto para a atuação de Jack Nicholson, aqui já demonstrando força.
Curtinho e inofensivo, um bom passatempo para alegrar o dia. Tem a neurose e a verborragia típica dos filmes do Moretti, com as eleições italianas (anos Berlusconi) e a paternidade, recém chegada, de fundo. Muitos ecos de Woody Allen e da maneira singela de contar histórias de Kiarostami. A ver.
Filmaço, uma pérola do final dos anos 70, no segundo filme de Walter Hill. Cenas boas de perseguição, ritmo certo, boas tomadas de ação e Bruce Dern desfilando em cena. Incrível a influência deste sobre Drive (que tem suas qualidades por si só) na construção do personagem e no ritmo geral do filme.
É maravilhoso, mas definitivamente é um filme pra quem conhece os textos e a pegada do Hunter Thompson, pois adapta fielmente (e com muitas auto referências) o espírito original do livro. As cenas de viagem no quarto são sensacionais, sem contar as atuações e as muitas pontas de atores famosos. Um clássico.
Primeiro filme de Kielowski, proibido e censurado durante muito tempo na Polônia, o que por si só explica o caráter político da obra. Questões políticas, sociais em meio à corrosão do protagonista conduzem bem o filme, sempre com o tom sério e particular do cineasta, onde nada do que é mostrado é em vão.
Bruto e bem intenso, o filme não tem um respiro sequer nos 100 minutos de exibição. Lembra um pouco Os Miseráveis (2019) mas aqui elevado ao quadrado, com muita intensidade e planos sequências impressionantes. Muito louvável a preparação do elenco e dos cenários pras filmagens, e saber que a impressionante sequência inicial foi a última a ser filmada, tamanha a complexidade dos atos. Um belo filme, do filho de Costa Gravas.
Belíssima surpresa, mais uma vez de Pernambuco, mostrando o desenrolar (com muito conhecimento de causa) de uma eleição no interior do Estado. Ótimos diálogos, elenco afiado e no ponto certo e situações muito reais, até o final apoteótico. Um grande filme.
Leve e despretensioso, mas com qualidades de sobra, além de trazer cenas maravilhosas (a descida de ré do caminhão, o bloqueio nos postos de gasolina). De negativo, poderiam cortar fácil uns 20 minutos da duração, além de ser mais um exemplo de diretores revisitando situações de infância (Roma, Alfonso Cuaron, Mão de Deus, Paolo Sorrentino, Era uma vez em Hollywood, Tarantino...), o que deixa tudo com um ar meio auto referencial e cheio de notas para pesquisadores se deliciarem. Dito isto, é um belo filme, muuuuito acima da média atual.
Divertido, climático, bom pra ver num bom cinema. Um bom suspense, atualizado...um oásis num estilo bastante saturado. Um filme que tem uma linha de diálogo nos últimos 20 minutos, todo calcado em silêncios e sinais.... não tem como ser ruim.
Muito bem intencionado e bonito, mas não vai longe. O grande chamariz é conter a última atuação do Jack Nicholson, o que realmente é importante, porém o filme peca pelo excesso de zelo na condução. Não rolou.
A construção dos personagens e o crescimento da história é de se elogiar. O enredo é aparentemente simples mas as principais atuações e a direção segura fazem valer o filme. Muito bom.
Baita filme, tocando no tema da depressão pós parto de um jeito muito sensível. Há uma safra de séries/filmes mais preocupados em retratar esse universo da maternidade exaustiva e do peso da mulher, e aqui têm-se um belo exemplo. Tudo está no ponto certo, no tom exato, sem parecer forçado ou exagerado, o que é um baita ponto positivo neste perfil de filme. Sem contar a atuação sensacional de Charlize Theron, que ganhou 23kg para o papel da protagonista e desfila em cena.
Bom filme, em mais um acerto de Jacques Audiard. Sendo 99% em preto e branco, tem na fotografia um dos seus pontos fortes, mas também na interação dos protagonistas e na condução do filme, com uma montagem muito bem pensada. Muito recomendável.
É bom mas passa a sensação de que poderia ter ido muito mais longe. Tem eco nos filmes e roteiros passados de Paul Schrader, com aquela sujeira característica de NY, lugares inóspitos, bocadas, quase sempre à noite, além do personagem solitário e perdido (Taxi Driver neles). A ambientação realmente é o ponto alto (a quantidade de lixo verificada durante todo o filme é fruto de uma greve de lixeiros acontecida à época das filmagens, o que reforça tudo). Ponto negativo pra aquele ar anos 90, cheio de yuppies endinheirados e música brega e ruim, mas o contexto explica.
É bom e tal mas a opinião fica meio anuviada, é difícil ver qualidades em um tema tão espinhoso. É mais um caso de filme de guerra mostrando boçais recém saídos da adolescência enviados para a guerra, sob os cuidados de superiores ainda mais imbecis e vis. Óbvio que aqui é um documentário, o que dá ainda mais escabrosidade a tudo. Brian de Palma trabalha muito bem nas linhas ficção-realidade, mas o gosto que fica é amargo.
Bonito e com bela condução. As paisagens, o ritmo, a criação dos personagens....tudo é impecável. Ponto negativo somente pra duração, que peca especialmente nos ensaios da peça. Bom filme, e uma bela porta de entrada pros livros de Haruki Murakami.
Hum, não rolou. A conexão dela com os lugares e situações não se conecta, não encaixa. Traz boas cenas mas isoladas, soltas. E o documentário tem uma presunção, uma pretensão em todas as abordagens, que tira o brilho de muitas das situações mostradas. Até mesmo a PJ Harvey parece deslocada em alguns momentos. Enfim, decepcionante.
Nossa Senhora dos Assassinos
3.2 13Filme um tanto instável sobre Medellín na década de 90. Muita violência e miséria em um retrato do período pós Pablo Escopar, em meio a uma história de amor inusitada. Tem seus bons momentos, mas a história merecia um melhor retrato.
The Humans
3.4 44 Assista AgoraBom filme, tenso e com uma bela direção, habilidosa em não deixar o filme esquemático demais em se tratando de um ambiente único. A cena no topo do prédio nos minutos finais é espetacular, e Richard Jenkins dá um show (que ator!!).
A Separação
4.2 726 Assista AgoraMaravilhoso, realmente merece todos os prêmios e indicações conquistadas. Elenco, enredo, direção, a tensão no ar pelas duas horas de duração. Que filme! E viva o cinema de Asghar Fahradi, é qualidade certa.
Encontros e Desencontros
3.8 1,7K Assista AgoraPerfeito, não me canso desse filme. O ritmo, diálogos, atores, a cidade de Tokyo, o clímax, as referências pop, as piadas internas...tudo vai bem.
O Desconhecido
3.1 68 Assista AgoraBela surpresa, muito mas muito acima da média das produções recentes da Netflix. Direção segura, um enredo muito bem amarrado (baseado numa história verídica de poucos anos atrás) e atores muito bem conduzidos. Ritmo contido, lento, pouquíssima música, tensão no ar do começo ao fim. Um baita filme.
Os Donos da Noite
3.5 163 Assista AgoraBom filme, tenso e amarrado na medida certa. Tem os clichês padrão de um filme do estilo (é difícil fugir de Goodfellas) mas traz ótimas cenas de ação e perseguição. Ponto negativo para algumas situações inverossímeis e difíceis de encarar, além da edição apressada em alguns momentos, dando a impressão de que o filme precisaria de mais tempo para contar a história. Mas no geral, vai muito bem.
Os Catadores e Eu
4.4 52 Assista AgoraBoa premissa e execução do documentário, porém não consegui conexão com o pensamento da diretora. Agnes Varda tem um histórico de documentários humanos, com olhar sensível sobre situações cotidianas, mas aqui não parece profundo, além de um pouco distante da realidade de países pobres, com histórico de catadores.
Ânsia de Amar
3.6 34Explorando o tema preferido de Mike Nichols, com suas teorias sobre relacionamentos e traições, o filme envelheceu mal. Melhora bastante na meia hora final, quando os conflitos explodem e os diálogos finalmente ganham força, mas é pouco. Ponto para a atuação de Jack Nicholson, aqui já demonstrando força.
Aprile
3.8 10 Assista AgoraCurtinho e inofensivo, um bom passatempo para alegrar o dia. Tem a neurose e a verborragia típica dos filmes do Moretti, com as eleições italianas (anos Berlusconi) e a paternidade, recém chegada, de fundo. Muitos ecos de Woody Allen e da maneira singela de contar histórias de Kiarostami. A ver.
Caçador de Morte
3.7 54Filmaço, uma pérola do final dos anos 70, no segundo filme de Walter Hill. Cenas boas de perseguição, ritmo certo, boas tomadas de ação e Bruce Dern desfilando em cena. Incrível a influência deste sobre Drive (que tem suas qualidades por si só) na construção do personagem e no ritmo geral do filme.
Medo e Delírio
3.7 552 Assista AgoraÉ maravilhoso, mas definitivamente é um filme pra quem conhece os textos e a pegada do Hunter Thompson, pois adapta fielmente (e com muitas auto referências) o espírito original do livro. As cenas de viagem no quarto são sensacionais, sem contar as atuações e as muitas pontas de atores famosos. Um clássico.
A Cicatriz
3.4 7 Assista AgoraPrimeiro filme de Kielowski, proibido e censurado durante muito tempo na Polônia, o que por si só explica o caráter político da obra. Questões políticas, sociais em meio à corrosão do protagonista conduzem bem o filme, sempre com o tom sério e particular do cineasta, onde nada do que é mostrado é em vão.
Athena
3.7 61 Assista AgoraBruto e bem intenso, o filme não tem um respiro sequer nos 100 minutos de exibição. Lembra um pouco Os Miseráveis (2019) mas aqui elevado ao quadrado, com muita intensidade e planos sequências impressionantes. Muito louvável a preparação do elenco e dos cenários pras filmagens, e saber que a impressionante sequência inicial foi a última a ser filmada, tamanha a complexidade dos atos. Um belo filme, do filho de Costa Gravas.
Curral
3.5 32 Assista AgoraBelíssima surpresa, mais uma vez de Pernambuco, mostrando o desenrolar (com muito conhecimento de causa) de uma eleição no interior do Estado. Ótimos diálogos, elenco afiado e no ponto certo e situações muito reais, até o final apoteótico. Um grande filme.
Licorice Pizza
3.5 597Leve e despretensioso, mas com qualidades de sobra, além de trazer cenas maravilhosas (a descida de ré do caminhão, o bloqueio nos postos de gasolina). De negativo, poderiam cortar fácil uns 20 minutos da duração, além de ser mais um exemplo de diretores revisitando situações de infância (Roma, Alfonso Cuaron, Mão de Deus, Paolo Sorrentino, Era uma vez em Hollywood, Tarantino...), o que deixa tudo com um ar meio auto referencial e cheio de notas para pesquisadores se deliciarem. Dito isto, é um belo filme, muuuuito acima da média atual.
Um Lugar Silencioso - Parte II
3.6 1,2K Assista AgoraDivertido, climático, bom pra ver num bom cinema. Um bom suspense, atualizado...um oásis num estilo bastante saturado. Um filme que tem uma linha de diálogo nos últimos 20 minutos, todo calcado em silêncios e sinais.... não tem como ser ruim.
As Confissões de Schmidt
3.7 191 Assista AgoraMuito bem intencionado e bonito, mas não vai longe. O grande chamariz é conter a última atuação do Jack Nicholson, o que realmente é importante, porém o filme peca pelo excesso de zelo na condução. Não rolou.
O Passado
4.0 294 Assista AgoraA construção dos personagens e o crescimento da história é de se elogiar. O enredo é aparentemente simples mas as principais atuações e a direção segura fazem valer o filme. Muito bom.
Tully
3.9 562 Assista AgoraBaita filme, tocando no tema da depressão pós parto de um jeito muito sensível. Há uma safra de séries/filmes mais preocupados em retratar esse universo da maternidade exaustiva e do peso da mulher, e aqui têm-se um belo exemplo. Tudo está no ponto certo, no tom exato, sem parecer forçado ou exagerado, o que é um baita ponto positivo neste perfil de filme. Sem contar a atuação sensacional de Charlize Theron, que ganhou 23kg para o papel da protagonista e desfila em cena.
Paris, 13° Distrito
3.8 33 Assista AgoraBom filme, em mais um acerto de Jacques Audiard. Sendo 99% em preto e branco, tem na fotografia um dos seus pontos fortes, mas também na interação dos protagonistas e na condução do filme, com uma montagem muito bem pensada. Muito recomendável.
O Dono da Noite
3.5 33 Assista AgoraÉ bom mas passa a sensação de que poderia ter ido muito mais longe. Tem eco nos filmes e roteiros passados de Paul Schrader, com aquela sujeira característica de NY, lugares inóspitos, bocadas, quase sempre à noite, além do personagem solitário e perdido (Taxi Driver neles). A ambientação realmente é o ponto alto (a quantidade de lixo verificada durante todo o filme é fruto de uma greve de lixeiros acontecida à época das filmagens, o que reforça tudo). Ponto negativo pra aquele ar anos 90, cheio de yuppies endinheirados e música brega e ruim, mas o contexto explica.
Guerra Sem Cortes
3.7 28 Assista AgoraÉ bom e tal mas a opinião fica meio anuviada, é difícil ver qualidades em um tema tão espinhoso. É mais um caso de filme de guerra mostrando boçais recém saídos da adolescência enviados para a guerra, sob os cuidados de superiores ainda mais imbecis e vis. Óbvio que aqui é um documentário, o que dá ainda mais escabrosidade a tudo. Brian de Palma trabalha muito bem nas linhas ficção-realidade, mas o gosto que fica é amargo.
Drive My Car
3.8 385 Assista AgoraBonito e com bela condução. As paisagens, o ritmo, a criação dos personagens....tudo é impecável. Ponto negativo somente pra duração, que peca especialmente nos ensaios da peça. Bom filme, e uma bela porta de entrada pros livros de Haruki Murakami.
PJ Harvey: Um Cão Chamado Dinheiro
3.3 12Hum, não rolou. A conexão dela com os lugares e situações não se conecta, não encaixa. Traz boas cenas mas isoladas, soltas. E o documentário tem uma presunção, uma pretensão em todas as abordagens, que tira o brilho de muitas das situações mostradas. Até mesmo a PJ Harvey parece deslocada em alguns momentos. Enfim, decepcionante.