Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > George A. Romero (I)

George A. Romero (I)

Nomes Alternativos: George Andrew Romero | George Romero

2029Número de Fãs

Nascimento: 4 de Fevereiro de 1940 (77 years)

Falecimento: 16 de Julho de 2017

The Bronx, New York City, New York - Estados Unidos da América

George Andrew Romero (Nova Iorque, 4 de fevereiro de 1940 — Toronto, 16 de julho de 2017) foi um consagrado diretor e realizador de filmes de zumbis (considerados um gênero próprio pelos fãs nos Estados Unidos), com títulos como A Noite dos Mortos Vivos, Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos no seu currículo de escritor/realizador.

Nascido em Nova Iorque, no bairro do Bronx, em 1940, George tinha pai cubano e mãe lituana. Morando no Bronx, George costumava ir até Manhattan para alugar filme e assistir em casa, o que o influenciaria mais tarde na carreira.

George se formou na Carnegie Mellon University em Pittsburgh no estado da Pensilvânia. Após se formar, em 1960, começou a trabalhar com curtas e comerciais para a televisão. Com nove amigos, George fundou a Image Ten Productions, no final dos anos 1960 e produziu o clássico Night of the Living Dead, em (1968). Dirigido por Romero e co-roteirizado por John A. Russo, o filme se tornaria um clássico cult e definiria o moderno cinema de horror.

No começo da carreira dirigiu curtas e comerciais. No final dos anos 60 ele a alguns amigos fundaram a produtora "Image Ten Productions" e, após levantar pequena verba de cerca de 100 mil dólares, produziram o aclamado "A Noite dos Mortos-Vivos" (1968). Em 1978, ele retornaria ao gênero dos zumbis com Dawn of the Dead. Com um orçamento magro de 500 mil dólares, o filme faturou 55 milhões mundo a fora, ganhando também o status de filme cult pela Entertainment Weekly, em 2003.

Romero adaptou seu roteiro original e produziu o remake de Night of the Living Dead, dirigido por Tom Savini para a Columbia/TriStar, em 1990. Savini foi também o responsável pela maquiagem e efeitos especiais de muitos filmes de Romero, como Dawn of the Dead, Day of the Dead, Creepshow, and Monkey Shines.

Alguns críticos fizeram comentários sobre várias nuances sociais presentes no trabalho de Romero. Night of the Living Dead, por exemplo, é uma reação aos turbulentos anos 1960. Dawn of the Dead seria uma crítica ao consumismo. Day of the Dead foi um estudo sobre o conflito entre ciência e militarismo, enquanto Land of the Dead foi um exame sobre o conflito de classes.

Romero apostou em remakes da sua obra, e assim estreou em 2005 o filme Land of the Dead. Alguns anos antes, o nome de Romero tinha sido considerado para realizar a adaptação do jogo de vídeo Resident Evil, mas acabou por ser retirado do projeto sendo substituído por Paul W. S. Anderson.

Continuando a retomada iniciada em 2005, Romero rodou o filme [Diary of the Dead], lançado em 2007. O filme foi produzido com um orçamento menor que o Land of the Dead. Existem boatos de que ele realize uma continuação direta para Diary of the Dead.

George Romero morreu em 16 de julho de 2017, aos 77 anos, devido a um câncer de pulmão.

Filhos: George Cameron Romero, Tina Romero, Andrew Romero
Cônjuge: Suzanne Desrocher (de 2011 a 2017), Christine Forrest (de 1980 a 2010), Nancy Romero (de 1971 a 1978)