No TOP 10 Filmow da semana: filmes que despertam empatia e humanidade.
Sugestões são sempre bem-vindas nos comentários :)
10 - Irmã Dulce; Vicente Amorim
Irmã Dulce conta a emocionante história da mulher que, indicada ao Nobel, chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia” e beatificada pela Igreja, nunca se importou com títulos. A história de uma mulher cujo único objetivo era confortar os necessitados, cuidar dos doentes, amparar os miseráveis – a qualquer custo, com a ajuda de quem fosse.
9 - Um Sorriso Tão Grande Quanto a Lua; James Sadwith
Um professor de alunos especiais, Mike Kersjes, tem um aluno com síndrome de Down chamado Ben e que sonha em ser astronauta. Inspirado por seu estudante, Kersje fará de tudo para levar Ben ao acampamento de verão da NASA.
8 - Paulo Freire Contemporâneo
Em homenagem ao educador Paulo Freire , o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação a Distância (Seed), lança o documentário "Paulo Freire contemporâneo", de Toni Venturi. Segundo o diretor, o vídeo retoma as origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular desenvolvidas por Paulo Freire e mostra como seus pensamento e pedagogia ainda estão presentes nos dias atuais. Este não é só um filme de memória. O documentário mostra situações em que o modelo freireano de ensino é usado hoje em dia. As pessoas desconhecem ações que beberam nessa fonte. O filme atualiza Paulo Freire e mostra como ele fincou raízes em muitos segmentos da sociedade.
7 - O Jarro; Ebrahim Forouzesh
Numa aldeia iraniana, no deserto, um grande problema se inicia quando o jarro que serve para guardar água para os alunos da escolinha local trinca. A comunidade descobre a solidariedade que os une na tentativa de resolver o problema.
6 - Pão da Felicidade; Yukiko Mishima
Um jovem casal Rie e Sang se mudam de Tóquio para o Lago Toya, em Hokkaido para iniciar uma padaria/restaurante chamado Mani. Sang cozinha os pães e sua esposa Rie faz a comida que os complementam. Primavera, verão, outono e inverno passam, os clientes vem e sempre saem felizes.
5 - A Escala Humana; Andreas Dalsgaard
Durante 40 anos o arquiteto Jan Gehl estudou como redesenhar a cidade de Copenhagen, capital da Dinamarca. Quantos pedestres passam por uma rua no período de 24 horas? Os espaços públicos são inclusivos? Como as pessoas caminham, observam, descansam e interagem? Essas são algumas questões que orientam o pensamento de Gehl, captadas neste documentário que propõe uma reflexão acerca da modernidade e de uma filosofia urbanista que coloque a necessidade humana à frente de outros interesses. As ideias de Gehl também estão sendo gradualmente adotadas por Nova York, Melbourne e Chunquim.
4 - Quem Se Importa?; Mara Mourão
Quem se Importa? é um documentário longa metragem sobre empreendedores sociais no Brasil e ao redor do mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual, uma organização inovadora capaz de não só mudar a sociedade ao seu redor, mas também causar impacto social suficiente para que estas idéias possam virar políticas públicas aplicadas em várias partes do mundo. Um filme que, através de cada um de seus personagens, vasculha o mundo atrás de pessoas magníficas que oferecem simples soluções para as mais graves questões que nos afetam profundamente.
3 - Nise: O Coração da Loucura; Roberto Berliner
Ao sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Glória Pires) volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início à uma revolução regida por amor, arte e loucura.
2 - A Linguagem do Coração; Jean-Pierre Améris
Baseado em fatos reais que aconteceram no final do século XIX, Marie Heurtin conta a história de uma menina surda e cega de quatorze anos que não pode se comunicar com o mundo ao seu redor. O pai da menina não segue o conselho do médico querendo levá-la a um asilo. Marie sofre considerando isso uma idiotice, mas ele decide levá-la ao Instituto Larnay perto de Poitiers, onde as freiras cuidam de mulheres surdas.
1 - Como Estrelas na Terra; Aamir Khan Amole Gupte
É a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. O jovem Ishaan, não consegue acompanhar as aulas ou focar sua atenção, e é tratado com muita rudeza por seu pai. Após serem chamados pela escola, o pai decide levá-lo a um internato, atitude que leva o pequeno a entrar em depressão. Um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de viver.
*O ranking está por ordem de nota dos usuários
Confira a lista do usuário David chamada Humanitários