Saramandaia

2013

Saramandaia

A história se situa no fictício município de Bole-Bole, na zona canavieira de Pernambuco, que passa por um plebiscito para a mudança do nome. O movimento é encabeçado por duas facções: os tradicionalistas, liderados pelo coronel Zico Rosado, pelo Professor Aristóbulo e pelo farmacêutico Seu Cazuza, que usam argumentos históricos para manter o nome atual, Bole-Bole; e os mudancistas, liderados pelo coronel Tibério Vilar, pela idealista Zélia Vilar e pelo vereador João Gibão - este último irmão do prefeito Lua Viana -, que alegam vergonha do nome, querendo mudá-lo para Saramandaia. Mas o que chama a atenção na cidade são as características exóticas de alguns personagens da história: o professor Aristóbulo Camargo, que vira lobisomem nas noites de lua cheia; Marcina, que provoca incêndios onde toca e queimaduras em quem toca; João Gibão, que esconde em sua corcunda um belo par de asas; Encolheu, que prevê o tempo com dores ósseas; Dona Redonda, que não consegue parar de comer; Zico Rosado, que põe formigas pelo nariz; Vitória, que se derrete de gotas de orvalho, Seu Cazuza, que põe o coração pela boca, Tibério, que criou raízes de tanto ficar sentado, Dona Pupu, que guarda a cabeça do marido morto em uma redoma de vidro, entre outras "diferencices."

24 de Junho de 2013

Elenco de Saramandaia