Assim como "Bacurau", este filme é sobre uma localidade - e sobre um período de tempo paradigmático para a compreensão do ethos estadunidense. Portanto, acho inócuos os comentários e as análises que centram na falta de profundidade dos personagens, Um retrato do coração da América. Um drama interessante. Um thriller que vale a pena! Um filme classicão.
Me fez lembrar de um dos melhores episódios de Além da Imaginação/Twilight Zone: "It's A Good Life". Boa direção, boa edição, um bom roteiro. Um suspense interessante com algumas breves reflexões sobre o livre-arbítrio e um plot twist inesperado - além de um final com explicação satisfatória. Vale muito a pena.
Interessante paralelo entre o surto ocorrido (na cidade e no ano do título) com o limiar de surto (figurado ou não) devido ao isolamento social imposto pela pandemia.
A filmografia do diretor Jason Reitman é bastante interessante, principalmente no que se refere ao modo como captura o espírito de uma época a partir dos pontos de vista de seus protagonistas e de como estes têm suas visões de mundo postas em cheque devido as transformações ao redor e o choque da realidade. Assim é com este "Jovens Adultos", onde uma aparentemente bem-sucedida e descolada Mavis Gary nos é revelada como alguém fútil e vazia, mas ainda assim humana, demasiadamente humana. Não é um filmaço que marcará época, mas é um recorte bastante satisfatório sobre uma geração.
Um filme tao simples quanto bonito. Assisti-lo hoje, mais de 20 anos após a sua realização - e duas décadas após a virada do milênio - gera um mix de sentimentos: saudade, tristeza e ganas por recuperar a esperança perdida.
Para quem é boomer ou geração X, é impressionante observar como que alguns filmes do neorrealismo italiano exerceram forte influência sobre parte da teledramaturgia brasileira! Umberto D. parece um novelão com crítica social, onde o realizador faz uso das estratégias possíveis para gerar empatia entre o espectador e o drama vivido pelo protagonista. Hoje em dia, para o público em geral, o filme pode parecer ingênuo ou até mesmo datado. mas se devidamente contextualizado, continua um clássico. Há sequencias memoráveis (
como a já citada passagem em que Umberto estende a mão por uma esmola)
. E há um diretor cônscio da sua missão em entregar uma obra de entretenimento de massa com alguma reflexão sobre a realidade, sem abandonar a técnica cinematográfica. Obrigatório!
Umberto brincando com o cão Flike ao fundo e as crianças que surgem correndo, encobrindo a visão que temos do protagonista (a nova geração se sobrepondo a geração crepuscular)
Boa montagem, roteiro com alguns furos e conveniências, tema batido... Não acrescenta nada de novo. Até porquê, é bastante influenciado pelo ótimo filme francês "A Noite Devorou O Mundo".
Bem montado, entrevistas com pessoas significativas (profissionais do ramo e pesquisadores do tema) para o assunto tratado e trechos ficcionais que ilustram o que é apresentado e explicando.
É Charlie Kaufman emulando Alain Resnais (de novo...), disfarçando com musical. Deveria ter entregue o roteiro a outro diretor. Aliás, Kaufman parece o elo perdido entre os clips da MTV e os algoritmos da Nétifliquish. O filme é "doce" em comparação ao livro que lhe deu origem. Poderia dizer que
Esse tipo de material é sempre válido como documento histórico. Mas nõa passa das memórias selecionadas de uma ex-pela-saco de nazista que saiu no lucro
Apesar de algumas conveniências de roteiro irritantes, é um filme que cumpre o seu papel didático.Mas é só! Prefira "Brexit" (Toby Haynes, 2019) para entender o uso de algoritmos no resultado de eleições e campanhas políticas.
Um filme sobre a captura da subjetividade da classe trabalhadora pelo sistema. Foi vendido a sua época como um filme de discoteca, quando na verdade a cena disco é mero pano de fundo para a representação da face mais obscura do individualismo exacerbado que caracteriza a primeira década da reestruturação produtiva em terras ianques. Curiosamente, a misoginia, o racismo, a xenofobia e uma juventude sem perspectivas vistas aqui também são retratadas num filme de 15 anos antes e de nome similar: o clássico do cinema new wave britânico "Saturday Night, Sunday Morning".
Rent-A-Pal
3.6 87Que filme perturbador!
Ecos de Videodrome e de Psicose.
Uma boa realização. Uma grata surpresa!
Estou Pensando em Acabar com Tudo
3.1 1,0K Assista AgoraMuito barulho por muito pouco.
Assista aos filmes do Alain Resnais e esqueça esta bobagem!
Breve Miragem de Sol
3.1 21Sinestésico!
Sinais de Vida
3.7 12O meio-ambiente alienígena levando o ser-humano à loucura. Herzog, em início de carreira, exercitando o seu tema preferido.
O Diabo de Cada Dia
3.8 1,0K Assista AgoraAssim como "Bacurau", este filme é sobre uma localidade - e sobre um período de tempo paradigmático para a compreensão do ethos estadunidense. Portanto, acho inócuos os comentários e as análises que centram na falta de profundidade dos personagens,
Um retrato do coração da América. Um drama interessante. Um thriller que vale a pena! Um filme classicão.
Maccheroni
3.6 4Ao longo do filme, pensei em possíveis paralelos entre a presença norte-americana no continente europeu no pós-2ª Guerra (e o Plano Marshall)
e a as historias fantasiosas que Antonio inventava sobre Robert!
Uma comédia de costumes simpática.
Marionette
3.3 8Me fez lembrar de um dos melhores episódios de Além da Imaginação/Twilight Zone: "It's A Good Life".
Boa direção, boa edição, um bom roteiro. Um suspense interessante com algumas breves reflexões sobre o livre-arbítrio e um plot twist inesperado - além de um final com explicação satisfatória. Vale muito a pena.
Strasbourg 1518
3.4 17Interessante paralelo entre o surto ocorrido (na cidade e no ano do título) com o limiar de surto (figurado ou não) devido ao isolamento social imposto pela pandemia.
Uma Canção para Latasha
3.9 62 Assista AgoraHá muitas histórias que precisam ser contadas. Há uma realidade por muitos ainda ignorada.
Jovens Adultos
3.0 874 Assista AgoraA filmografia do diretor Jason Reitman é bastante interessante, principalmente no que se refere ao modo como captura o espírito de uma época a partir dos pontos de vista de seus protagonistas e de como estes têm suas visões de mundo postas em cheque devido as transformações ao redor e o choque da realidade.
Assim é com este "Jovens Adultos", onde uma aparentemente bem-sucedida e descolada Mavis Gary nos é revelada como alguém fútil e vazia, mas ainda assim humana, demasiadamente humana.
Não é um filmaço que marcará época, mas é um recorte bastante satisfatório sobre uma geração.
O Diabo de Cada Dia
3.8 1,0K Assista AgoraFilme classicão com um enredo interessante. Só achei phod@ o Homem-Aranha
atirar bem pra caráter com a arma que matou Hitler sem tenhamos visto qualquer treinamento com armas!
O Conformista
4.1 83 Assista AgoraÉ um cinema muito bem feito - tecnicamente e esteticamente -, mas... não me cativou tanto. Ainda prefiro o Bertolucci tardio.
A Vida Sobre a Terra
4.0 7Um filme tao simples quanto bonito. Assisti-lo hoje, mais de 20 anos após a sua realização - e duas décadas após a virada do milênio - gera um mix de sentimentos: saudade, tristeza e ganas por recuperar a esperança perdida.
Umberto D.
4.4 124 Assista AgoraPara quem é boomer ou geração X, é impressionante observar como que alguns filmes do neorrealismo italiano exerceram forte influência sobre parte da teledramaturgia brasileira!
Umberto D. parece um novelão com crítica social, onde o realizador faz uso das estratégias possíveis para gerar empatia entre o espectador e o drama vivido pelo protagonista.
Hoje em dia, para o público em geral, o filme pode parecer ingênuo ou até mesmo datado. mas se devidamente contextualizado, continua um clássico. Há sequencias memoráveis (
como a já citada passagem em que Umberto estende a mão por uma esmola)
Obrigatório!
p.s.: A cena final, com
Umberto brincando com o cão Flike ao fundo e as crianças que surgem correndo, encobrindo a visão que temos do protagonista (a nova geração se sobrepondo a geração crepuscular)
Negação
3.8 132 Assista AgoraUm bom filme de tribunal, baseado em fatos e sobre um tema atual: a pós-verdade!
#Alive
3.2 494 Assista AgoraBoa montagem, roteiro com alguns furos e conveniências, tema batido... Não acrescenta nada de novo. Até porquê, é bastante influenciado pelo ótimo filme francês "A Noite Devorou O Mundo".
O Dilema das Redes
4.0 594 Assista AgoraBem montado, entrevistas com pessoas significativas (profissionais do ramo e pesquisadores do tema) para o assunto tratado e trechos ficcionais que ilustram o que é apresentado e explicando.
Uma Boa História
2.4 3Não perca seu tempo!
Crítica pra lá de superficial, com cacoetes de filminho indie do início do século.
Estou Pensando em Acabar com Tudo
3.1 1,0K Assista AgoraÉ Charlie Kaufman emulando Alain Resnais (de novo...), disfarçando com musical. Deveria ter entregue o roteiro a outro diretor.
Aliás, Kaufman parece o elo perdido entre os clips da MTV e os algoritmos da Nétifliquish.
O filme é "doce" em comparação ao livro que lhe deu origem. Poderia dizer que
o filme está para La La Land assim como o livro está para Coringa
Lovecraft Country (1ª Temporada)
4.1 404Curti muito o primeiro episodio, mas não consegui concluir o segundo.
Formulaico.
Desisti.
Uma Vida Alemã
4.4 3Esse tipo de material é sempre válido como documento histórico. Mas nõa passa das memórias selecionadas de uma ex-pela-saco de nazista que saiu no lucro
por só pegar 5 anos de cana e ainda retornar ao seu antigo emprego numa rádio estatal!
É preferível assistir à ficção "Uma Cidade Sem Passado" (Michael Verhoeven, 1990).
Rede de Ódio
3.7 362 Assista AgoraApesar de algumas conveniências de roteiro irritantes, é um filme que cumpre o seu papel didático.Mas é só! Prefira "Brexit" (Toby Haynes, 2019) para entender o uso de algoritmos no resultado de eleições e campanhas políticas.
Os Embalos de Sábado à Noite
3.4 662 Assista AgoraUm filme sobre a captura da subjetividade da classe trabalhadora pelo sistema.
Foi vendido a sua época como um filme de discoteca, quando na verdade a cena disco é mero pano de fundo para a representação da face mais obscura do individualismo exacerbado que caracteriza a primeira década da reestruturação produtiva em terras ianques.
Curiosamente, a misoginia, o racismo, a xenofobia e uma juventude sem perspectivas vistas aqui também são retratadas num filme de 15 anos antes e de nome similar: o clássico do cinema new wave britânico "Saturday Night, Sunday Morning".
Sonhos de Mulheres
3.9 28Os personagens do Bergman mandam a letra real, na lata, sem rodeios!
Muito bom!