"Um filme narrado praticamente inteiro através de um monólogo. À primeira vista, a opção parece ter poucas chances de agradar ao espectador. No entanto, é possível dizer que Atiq Rahimi não poderia ter feito escolha mais certeira na hora de adaptar seu livro “A Pedra de Paciência” (The Patience Stone) para o filme homônimo. Lançado em 2012, o longa consegue equilibrar seu tom crítico à luta de uma mulher para reerguer sua vida.' Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1uoWrUM
"A primeira grande façanha dessa obra de Guerschuny é, sem dúvidas, o humor. Por retratar com tanta fidelidade o mundo de tantas pessoas que dedicam a sua vida a resenhar obras cinematográficas – como essa que vos fala – ele acaba por trazer situações extremamente reais para a narrativa, fazendo com que as piadas sejam naturais, quase como se contadas em uma roda de amigos e, o mais interessante: são tiradas que pessoas “do meio” compreendem mais do que ninguém (um exemplo é a “esse sotaque só para justificar uma co-produção”)." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1lRZLzF
"A Pelada, por se tratar de uma comédia feita especificamente para televisão tem um roteiro sem grandes surpresas, bem simples. A história é bobinha e mostra uma Aracaju feia e sem graça (apesar do diretor e elenco afirmarem, em entrevista, que o filme buscava não só retratar, mas valorizar a região). A Pelada poderia ser equiparado facilmente a algum dos muitos filmes globochanchada." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1y3Ux9J
"O filme, em todas as suas camadas, parece ser a tentativa de impor o presente ao passado. Não somente em relação às memórias de Maruge, mas o próprio ambiente de país do Quênia parece girar em torno da ideia de refundação, como se vê na cena de Jane condenando a discriminação tribal e também na política educacional inclusiva do país. Fora isso, a ideia de presente que tenta superar o passado está na própria produção do filme — é da BBC inglesa." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1sRw5b2
"Como toda super produção hollywoodiana, há cenas de lutas extensas demais e diálogos tão “motivadores” e politicamente corretos que dão aquelaaa preguiça, mas nada que não dê para superar com as piadas muito bem sacadas e diálogos divertidíssimos, daquelas que tiram do sério até as plateias mais chatas."Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1nRkeKu
"No seu novo longa-metragem Frankel consegue reunir vários elementos em um sincronismo praticamente perfeito para contar sua versão da emocionante história de Paul Potts. E aqui falamos não só de uma obra baseada em fatos reais sobre superação de dificuldades, mas da representação fiel da luta de um jovem talentoso contra seus medos e contra sua baixa autoestima, que sempre lhe impunha os mais terríveis obstáculos em sua vida." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1xkNARd
"Sem grandes reviravoltas ou momentos excessivamente dramáticos, são retratados apenas os momentos da vida de cada familiar, dos banais aos mais íntimos. A proposta revela-se, portanto, na concatenação destas cenas e, conforme acompanhamos o dia-a-dia de cada um, entendemos mais sobre eles. Vemos as crianças na escola, a mulher trabalhando em um bar, o momento de dormir, viagens à praia, todos juntos no sofá assistindo televisão, os pequenos escovando os dentes." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1lJWPoC
" O mais grave é a pouca exploração de personagens que influenciam diretamente no resultado do julgamento e o mau uso do sentimentalismo da narração em off de Stevie Branch (Jet Jurgensmeyer) após a sua morte." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1q4UZ4k
"O longa pode ser bem dividido em duas partes distintas e igualmente competentes. Na primeira metade, essa bela relação é amplamente abordada. E tão bem elaborada, que constrói de maneira sólida o terreno para os acontecimentos mais violentos (e repletos de ótimas cenas de ação) que se desenrolam ao longo do filme." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1ohJgRN
"Assim como Apenas uma Vez, outro filme do diretor, que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original, sua vontade será comprar, ou nesse caso, piratear (quando você assistir o filme, vai entender) a trilha sonora assim que sair do cinema. Mesmo se Nada der Certo está longe de ser uma continuação, mas os dois filmes versam sobre universos tão similares que poderiam ser, de alguma maneira, relacionados." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1keoEuf
"Frank tenta em Juntos e Misturados por mais uma vez tirar dessa dupla o que há de melhor na interação entre eles, mas não só tropeça em vários clichês – clichê na verdade é dizer isso – como perde a oportunidade de utilizar tais falhas a seu favor." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1mBhfQa
"Porto dos Mortos ainda tem o que aprender com o gênero survivor, como a empatia com os personagens, mas o mesmo me entregou algo que eu não estava esperando, e isto foi uma surpresa agradável." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/UnKEXj
"Como vários filmes que de alguma forma retratam outras artes visuais, O Melhor Lance tem a confortável vantagem estética de contar com a participação de muitas obras que concedem beleza ao longa. Mas também cumpre o desafio de dar à linguagem cinematográfica a qualidade e a consonância com o que é mostrado." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/WBMyoQ
"Escandalosamente hitchcockiano. Assim pode-se definir o novo longa de Brian de Palma, Passion (refilmagem do francês Crime de Amor, lançado em 2010). Ainda que a intenção (e a inspiração) sejam as melhores, o resultado final infelizmente é apenas uma ideia do que a obra poderia ter sido." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1nRNwCK
"O novo capítulo da franquia Transformers é impressionante por dois motivos distintos. O primeiro deles são as gigantescas sequências de ação do filme que, apesar de repetitivas, conseguem saltar os olhos mesmo do espectador menos entusiasta graças à qualidade dos efeitos visuais. Já o segundo motivo é a incrível capacidade do diretor Michael Bay em fazer a mesma coisa pela quarta vez consecutiva. "Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/Ue0u6n
"Desafiador. Polêmico. Provocante. Estas são palavras que definem bem a nova obra de Anne Fontaine, diretora de Coco Antes de Chanel. Seria interessante observar quantas pessoas se chocariam com a premissa do filme: duas mulheres adultas e maduras se apaixonam, uma pelo filho da outra. É esperado que, por conta das concepções sociais do mundo, o espectador se sinta desconfortável quando apresentado com tal ideia. Mas aqui, Fontaine torna tudo um pouco mais natural, e conta com a ajuda de ótimas atuações e entrosamento dos atores.De acordo com a ideia popular, é esperado que duas mulheres maduras e com filhos crescidos sejam fiéis e íntegras." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1sManY7
"A pouca sutileza com que a Disney, que assina o projeto, aproveitou-se de um personagem popular entre as crianças para inseri-lo em uma trama que pouco lhe convém, considerando ainda que todos os demais elementos do primeiro filme foram praticamente descartados, é um atestado da sua primordial intenção de lucro." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1nQ3aTS
"O filme, apresentado da abertura ao fechamento do bistrô, aprofunda os dilemas de cada personagem conforme o cardápio avança, com direito a cenas que acompanham o preparo de cada prato. As histórias são propositalmente intercaladas e enriquecem a discussão do tema pela contraposição de experiências. "Confira no nosso site a crítica completa:http://bit.ly/1mYQDN5
"Por se um filme que claramente se pauta na tradição do registro cinematográfico de um retrato duro da vida do sudoeste americano e dos seus tipos marginais, Amor fora da lei é denso e melancólico por natureza. Aliado por diálogos existencialistas e uma excelente trilha com inspirações folk, oferece um panorama interessante sobre o relacionamento amoroso dos protagonistas através do contraste da estagnação de um em lembranças do passado e o embate do outro entre os sonhos de reencontro e a percepção de que talvez eles fiquem melhor separados." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1r0qIrJ
"O objetivo principal do longa de Roberto Andó não teria sido atingido sem a atuação magistral de Toni Servillo. Por serem dois personagens de personalidade completamente diferentes, a liberdade de composição foi amplamente aproveitada pelo ator, que soube diferenciá-los em interpretações detalhistas e ricas. Demonstrações do seu talento permeiam todo o longa em pequenos gestos, trabalho postural e erguidas de sobrancelhas." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1sM2MpI
"Assemelhando-se a outras distopias, Teorema Zero revela uma sociedade com cores vibrantes, joysticks e tecnologia interativa que aprisionam o individuo por constituir um fim em si mesmo. A fim de elucidar a sua tese, Terry Gilliam preocupa-se, por exemplo, em filmar uma festa onde, apesar da música ambiente, as pessoas usam fones de ouvidos e usam seus tablets como parceiros de dança." Confira nossa crítica completa em:http://bit.ly/1qoU2nU
"Cesar deve morrer não é apenas Shakespeare, não é só a dor ou o poder de salvação da arte. Não se trata de mostrar o talento dos atores de seção de segurança máxima de uma prisão, se trata, na verdade, de mostrar o quanto a experiência daqueles que acreditavam não ter mais esperança possa ser útil para quem realmente está em uma cela, mas também, se não ainda mais, para quem está do lado de fora. O filme se encerra com uma convicção muito clara: nenhum homem, como dizia Pasolini, pode se considerar inferior a si mesmo ou qualquer outro. A vitória no Festival de Berlim, ainda que contestada pelos críticos locais, é a vitória desta idéia em si, e não apenas de um filme refinado e indestrutível."
Leia a crítica completa aqui: http://bit.ly/16C1YaH
"Pode-se dizer que Hitchcock revolucionou a forma de se fazer cinema e, sobretudo, de distribuição no cinema. Além de provar que seria viável produzir um filme com poucos recursos, ele também mostrou que seria possível distribuir de uma forma inusitada e bastante criativa, apenas instigando o espectador e tornando sua experiência memorável. Assim como na cena em que ele parece orquestrar a reação das pessoas dentro da sala escura, Hitchcock mostrou que seu sucesso se deu, principalmente, porque ele conhecia seu público, seus os medos e anseios como ninguém e é por isso que sua obra reside em nossa memória até hoje."
Leia a crítica completa aqui: http://bit.ly/17Xr86h
"O filme é uma comédia, mas eu acredito que seu tom cômico seja mais interessante no livro. Tem algumas piadas divertidinhas mais a maioria é bem manjada. O longa não me agradou. Apesar de eu ter visto que muita gente gostou dele, eu achei uma história boa pra televisão com efeitos visuais de cinema. E simplesmente não consigo aceitar o final. Podem me dizer que é comédia, que zumbi é só uma analogia aos atuais mortos-vivos, seres humanos, que não sabem mais amar e destroem uns aos outros, mas mesmo assim. Não deu pra encarar."
Leia a crítica completa aqui: http://bit.ly/1dEaE5v
A Pedra de Paciência
4.2 96 Assista Agora"Um filme narrado praticamente inteiro através de um monólogo. À primeira vista, a opção parece ter poucas chances de agradar ao espectador. No entanto, é possível dizer que Atiq Rahimi não poderia ter feito escolha mais certeira na hora de adaptar seu livro “A Pedra de Paciência” (The Patience Stone) para o filme homônimo. Lançado em 2012, o longa consegue equilibrar seu tom crítico à luta de uma mulher para reerguer sua vida.' Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1uoWrUM
O Crítico
3.3 39 Assista Agora"A primeira grande façanha dessa obra de Guerschuny é, sem dúvidas, o humor. Por retratar com tanta fidelidade o mundo de tantas pessoas que dedicam a sua vida a resenhar obras cinematográficas – como essa que vos fala – ele acaba por trazer situações extremamente reais para a narrativa, fazendo com que as piadas sejam naturais, quase como se contadas em uma roda de amigos e, o mais interessante: são tiradas que pessoas “do meio” compreendem mais do que ninguém (um exemplo é a “esse sotaque só para justificar uma co-produção”)." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1lRZLzF
A Pelada
2.5 39"A Pelada, por se tratar de uma comédia feita especificamente para televisão tem um roteiro sem grandes surpresas, bem simples. A história é bobinha e mostra uma Aracaju feia e sem graça (apesar do diretor e elenco afirmarem, em entrevista, que o filme buscava não só retratar, mas valorizar a região). A Pelada poderia ser equiparado facilmente a algum dos muitos filmes globochanchada." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1y3Ux9J
Uma Lição de Vida
4.3 213"O filme, em todas as suas camadas, parece ser a tentativa de impor o presente ao passado. Não somente em relação às memórias de Maruge, mas o próprio ambiente de país do Quênia parece girar em torno da ideia de refundação, como se vê na cena de Jane condenando a discriminação tribal e também na política educacional inclusiva do país. Fora isso, a ideia de presente que tenta superar o passado está na própria produção do filme — é da BBC inglesa." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1sRw5b2
Guardiões da Galáxia
4.1 3,8K Assista Agora"Como toda super produção hollywoodiana, há cenas de lutas extensas demais e diálogos tão “motivadores” e politicamente corretos que dão aquelaaa preguiça, mas nada que não dê para superar com as piadas muito bem sacadas e diálogos divertidíssimos, daquelas que tiram do sério até as plateias mais chatas."Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1nRkeKu
Apenas uma Chance
3.8 128"No seu novo longa-metragem Frankel consegue reunir vários elementos em um sincronismo praticamente perfeito para contar sua versão da emocionante história de Paul Potts. E aqui falamos não só de uma obra baseada em fatos reais sobre superação de dificuldades, mas da representação fiel da luta de um jovem talentoso contra seus medos e contra sua baixa autoestima, que sempre lhe impunha os mais terríveis obstáculos em sua vida." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1xkNARd
Todos os Dias
3.1 11"Sem grandes reviravoltas ou momentos excessivamente dramáticos, são retratados apenas os momentos da vida de cada familiar, dos banais aos mais íntimos. A proposta revela-se, portanto, na concatenação destas cenas e, conforme acompanhamos o dia-a-dia de cada um, entendemos mais sobre eles. Vemos as crianças na escola, a mulher trabalhando em um bar, o momento de dormir, viagens à praia, todos juntos no sofá assistindo televisão, os pequenos escovando os dentes." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1lJWPoC
Sem Evidências
3.3 255 Assista Agora" O mais grave é a pouca exploração de personagens que influenciam diretamente no resultado do julgamento e o mau uso do sentimentalismo da narração em off de Stevie Branch (Jet Jurgensmeyer) após a sua morte." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1q4UZ4k
Planeta dos Macacos: O Confronto
3.9 1,8K Assista Agora"O longa pode ser bem dividido em duas partes distintas e igualmente competentes. Na primeira metade, essa bela relação é amplamente abordada. E tão bem elaborada, que constrói de maneira sólida o terreno para os acontecimentos mais violentos (e repletos de ótimas cenas de ação) que se desenrolam ao longo do filme." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1ohJgRN
Mesmo se Nada der Certo
4.0 1,9K Assista Agora"Assim como Apenas uma Vez, outro filme do diretor, que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original, sua vontade será comprar, ou nesse caso, piratear (quando você assistir o filme, vai entender) a trilha sonora assim que sair do cinema. Mesmo se Nada der Certo está longe de ser uma continuação, mas os dois filmes versam sobre universos tão similares que poderiam ser, de alguma maneira, relacionados." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1keoEuf
Juntos e Misturados
3.5 1,1K Assista Agora"Frank tenta em Juntos e Misturados por mais uma vez tirar dessa dupla o que há de melhor na interação entre eles, mas não só tropeça em vários clichês – clichê na verdade é dizer isso – como perde a oportunidade de utilizar tais falhas a seu favor." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1mBhfQa
Porto dos Mortos
2.1 28"Porto dos Mortos ainda tem o que aprender com o gênero survivor, como a empatia com os personagens, mas o mesmo me entregou algo que eu não estava esperando, e isto foi uma surpresa agradável." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/UnKEXj
O Melhor Lance
4.1 367 Assista Agora"Como vários filmes que de alguma forma retratam outras artes visuais, O Melhor Lance tem a confortável vantagem estética de contar com a participação de muitas obras que concedem beleza ao longa. Mas também cumpre o desafio de dar à linguagem cinematográfica a qualidade e a consonância com o que é mostrado." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/WBMyoQ
Paixão
2.7 333"Escandalosamente hitchcockiano. Assim pode-se definir o novo longa de Brian de Palma, Passion (refilmagem do francês Crime de Amor, lançado em 2010). Ainda que a intenção (e a inspiração) sejam as melhores, o resultado final infelizmente é apenas uma ideia do que a obra poderia ter sido." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1nRNwCK
Transformers: A Era da Extinção
3.0 1,4K Assista Agora"O novo capítulo da franquia Transformers é impressionante por dois motivos distintos. O primeiro deles são as gigantescas sequências de ação do filme que, apesar de repetitivas, conseguem saltar os olhos mesmo do espectador menos entusiasta graças à qualidade dos efeitos visuais. Já o segundo motivo é a incrível capacidade do diretor Michael Bay em fazer a mesma coisa pela quarta vez consecutiva. "Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/Ue0u6n
Amor sem Pecado
3.4 332"Desafiador. Polêmico. Provocante. Estas são palavras que definem bem a nova obra de Anne Fontaine, diretora de Coco Antes de Chanel. Seria interessante observar quantas pessoas se chocariam com a premissa do filme: duas mulheres adultas e maduras se apaixonam, uma pelo filho da outra. É esperado que, por conta das concepções sociais do mundo, o espectador se sinta desconfortável quando apresentado com tal ideia. Mas aqui, Fontaine torna tudo um pouco mais natural, e conta com a ajuda de ótimas atuações e entrosamento dos atores.De acordo com a ideia popular, é esperado que duas mulheres maduras e com filhos crescidos sejam fiéis e íntegras." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1sManY7
Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate
2.9 57 Assista Agora"A pouca sutileza com que a Disney, que assina o projeto, aproveitou-se de um personagem popular entre as crianças para inseri-lo em uma trama que pouco lhe convém, considerando ainda que todos os demais elementos do primeiro filme foram praticamente descartados, é um atestado da sua primordial intenção de lucro." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1nQ3aTS
Bistrô Romantique
3.5 27"O filme, apresentado da abertura ao fechamento do bistrô, aprofunda os dilemas de cada personagem conforme o cardápio avança, com direito a cenas que acompanham o preparo de cada prato. As histórias são propositalmente intercaladas e enriquecem a discussão do tema pela contraposição de experiências. "Confira no nosso site a crítica completa:http://bit.ly/1mYQDN5
Amor Fora da Lei
3.1 92 Assista Agora"Por se um filme que claramente se pauta na tradição do registro cinematográfico de um retrato duro da vida do sudoeste americano e dos seus tipos marginais, Amor fora da lei é denso e melancólico por natureza. Aliado por diálogos existencialistas e uma excelente trilha com inspirações folk, oferece um panorama interessante sobre o relacionamento amoroso dos protagonistas através do contraste da estagnação de um em lembranças do passado e o embate do outro entre os sonhos de reencontro e a percepção de que talvez eles fiquem melhor separados." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1r0qIrJ
Viva a Liberdade
3.8 53 Assista Agora"O objetivo principal do longa de Roberto Andó não teria sido atingido sem a atuação magistral de Toni Servillo. Por serem dois personagens de personalidade completamente diferentes, a liberdade de composição foi amplamente aproveitada pelo ator, que soube diferenciá-los em interpretações detalhistas e ricas. Demonstrações do seu talento permeiam todo o longa em pequenos gestos, trabalho postural e erguidas de sobrancelhas." Confira no nosso site a crítica completa: http://bit.ly/1sM2MpI
O Teorema Zero
3.1 224 Assista Agora"Assemelhando-se a outras distopias, Teorema Zero revela uma sociedade com cores vibrantes, joysticks e tecnologia interativa que aprisionam o individuo por constituir um fim em si mesmo. A fim de elucidar a sua tese, Terry Gilliam preocupa-se, por exemplo, em filmar uma festa onde, apesar da música ambiente, as pessoas usam fones de ouvidos e usam seus tablets como parceiros de dança." Confira nossa crítica completa em:http://bit.ly/1qoU2nU
César Deve Morrer
4.0 82 Assista Agora"Cesar deve morrer não é apenas Shakespeare, não é só a dor ou o poder de salvação da arte. Não se trata de mostrar o talento dos atores de seção de segurança máxima de uma prisão, se trata, na verdade, de mostrar o quanto a experiência daqueles que acreditavam não ter mais esperança possa ser útil para quem realmente está em uma cela, mas também, se não ainda mais, para quem está do lado de fora. O filme se encerra com uma convicção muito clara: nenhum homem, como dizia Pasolini, pode se considerar inferior a si mesmo ou qualquer outro. A vitória no Festival de Berlim, ainda que contestada pelos críticos locais, é a vitória desta idéia em si, e não apenas de um filme refinado e indestrutível."
Leia a crítica completa aqui: http://bit.ly/16C1YaH
Hitchcock
3.7 1,1K Assista Agora"Pode-se dizer que Hitchcock revolucionou a forma de se fazer cinema e, sobretudo, de distribuição no cinema. Além de provar que seria viável produzir um filme com poucos recursos, ele também mostrou que seria possível distribuir de uma forma inusitada e bastante criativa, apenas instigando o espectador e tornando sua experiência memorável. Assim como na cena em que ele parece orquestrar a reação das pessoas dentro da sala escura, Hitchcock mostrou que seu sucesso se deu, principalmente, porque ele conhecia seu público, seus os medos e anseios como ninguém e é por isso que sua obra reside em nossa memória até hoje."
Leia a crítica completa aqui: http://bit.ly/17Xr86h
Meu Namorado é um Zumbi
2.9 2,6K Assista Agora"O filme é uma comédia, mas eu acredito que seu tom cômico seja mais interessante no livro. Tem algumas piadas divertidinhas mais a maioria é bem manjada. O longa não me agradou. Apesar de eu ter visto que muita gente gostou dele, eu achei uma história boa pra televisão com efeitos visuais de cinema. E simplesmente não consigo aceitar o final. Podem me dizer que é comédia, que zumbi é só uma analogia aos atuais mortos-vivos, seres humanos, que não sabem mais amar e destroem uns aos outros, mas mesmo assim. Não deu pra encarar."
Leia a crítica completa aqui: http://bit.ly/1dEaE5v