Autobiográfico recheado de ousadia, luxúria, sensualidade e com uma boa dosagem fetichista .. O início diverte e promete altas emoções na proibida relação que se inicia ... Porém a construção do roteiro peca em alguns momentos cruciais e já no segundo ato a sensação de paralisia diante da narrativa é fatal. Um mergulho inesperado no estado físico e emocional de um personagem chave acaba por modificar drasticamente o rumo da história. Valeu a conferida !
Sobrevivência - É essa a lei que rege toda a obra “Monsieur Verdoux” de Charles Chaplin
Aqui, Charles Chaplin abandona definitivamente o figurino de Carlitos ... Ele foi o produtor, roteirista, diretor, o protagonista e o compositor da trilha desse sétimo longa metragem filmado em 1946 e lançado em 1947...
Criticando severamente a sociedade voraz alimentada pelo capitalismo, Chaplin dá vida ao filme que sacramentou a sua definitiva transição do cinema mudo para o cinema falado (em O Grande Ditador há uma alternância entre cenas de discurso e cenas mudas)...
Monsieur Verdoux foi concebido como um filme falado e Chaplin viu na história real do assassino de mulheres francês Henri Desiré Landru uma boa base para uma “Comédia de Assassinatos” e em 1941, comprou a ideia de Orson Welles.
Surgiu sete anos após O Grande Ditador ... Nesse meio tempo, nações entraram em guerra e Chaplin estava a favor de uma aliança com a URSS e a abertura de uma segunda frente, o que acabou classificando-o como comunista ou simpatizante do regime.... O filme em questão é um reflexo dessa época agitada em que “o homem mais amado do mundo” se torna um inimigo público .. Isolado em relação à comunidade do cinema, ele passou a frequentar um grupo de personagens notáveis em Hollywood nos anos 40, composto por refugiados que deixaram a Alemanha por causa de Hitler... Refugiados estes que periodicamente eram alvos do FBI, o que tornava a situação de Chaplin mais complicada ainda perante o governo dos Estados Unidos... Foi o começo de uma caça às bruxas, na qual Chaplin seria uma das maiores vítimas.
Mounsieur Verdoux foi boicotado em vários estados, e tornando-se o seu primeiro fracasso comercial, exceto na Europa. Mas Chaplin não se deixou iludir e na coletiva de imprensa do filme ele enfrentou os jornalistas num tom bem humorado e como sempre, transbordando inteligência e carisma disse aos profissionais que ali estavam: “Que comece o massacre”.
Chaplin atribuiu aos personagens suas reflexões pessoais e utilizou como referência todo esse cenário e contexto político. “Quando os fatos não existem, prevalecem os sentimentos” ou ainda “É mais importante entender o crime do que o condenado”... Ele questiona toda uma sociedade utilizando como vetor o personagem Verdoux quando cita que “em uma sociedade, a quantidade santifica” - criticando, de uma forma elegante e eloquente, a sociedade criminosa que promovia a guerra.
A grande sacada de Chaplin não está somente no sentido de criticar a sociedade, a guerra, o sistema .. Mas no fato de utilizar uma personagem (a única que ele não consegue dar fim - interpretada por Martha Raye) como o mito da megera americana... Ela representava a vitalidade e indestrutibilidade americana... E todas as vezes que o personagem Verdoux tentou “tocar” no mito - fracassou.
E o plano final do filme .... No qual Verdoux sai da sua cela e caminha para o desfecho final é magistral ... O filme é um mesclado entre Verdoux e a situação política, pessoal, artística e profissional de Chaplin ... E vê-lo caminhar daquela forma .. com as mãos imobilizadas e a caminho do fatídico destino .. é reconhecer, sem espaço pra dúvida, que Chaplin se dedicou à excelência à essa obra cujo significado transpõe, e muito, à tela de cinema.
E mesmo habituada à filmes e documentários que abordam a temática da Segunda Guerra/Holocausto.. As imagens e informações aqui mostradas me deixaram perplexa.. Não há simulação ou encenação .. São imagens reais e estarrecedoras ..
Marie Antoinette está amplamente mesclado à personalidade da diretora que o escreveu e o dirigiu... É sensível, sentimental, romântico, jovial e moderno... E somado à essas características, há uma modulação pessoal a respeito de uma das personagens mais controversas da história, injustiçada (ou não) pela primeira (possivelmente) má publicidade referente à sua imagem – Maria Antonieta.
Que por do sol mais lindo... É de uma perfeição...
E levando-se em consideração que foi dirigido por artistas da Pixar em um projeto de co-produção (onde a mesma dá aos animadores recursos para trabalhar em projetos independentes enquanto desenvolvem projetos dela mesma) é de tirar o chapéu !
O título do filme carrega em si uma brilhante metáfora acerca dos relacionamentos e quando estes encontram a relação “não oca” e definitiva de suas vidas. Pra uma desavisada como eu, o título permaneceu misterioso e incompreensível até que, no clímax, compreende-se a perfeição e o encaixe do título ligado à história, da história ligada aos personagens... e estes em busca da última boneca russa “do pacote” .... 😂
A criatividade de Georges Méliès estava à frente de seu tempo ... E quando se leva em consideração os recursos disponíveis dessa época, a admiração por esse cineasta só aumenta !!👏🏻
Desenvolve o conceito de Igualdade (utilizando como base um julgamento) em uma sociedade racista e preconceituosa. Valorável não sonente pela abordagem, mas por disseminar ao logo do filme, através de diálogos diretos e comoventes, os fundamentos de uma sociedade justa e correta.
Os filmes indianos que tenho assistido assumem um tom meio novelesco, o que não os favorece na minha opinião. Porém possuem uma delicadeza peculiar ... sem contar as belíssimas fotografias.
Duas grandes atuações sustentam um filme cujo roteiro não se diferencia de muitos outros que retratam casamentos e seus conflitos existentes. Porém há uma severa crítica quanto à necessidade de se adequar aos padrões de uma sociedade... Seja no parâmetro profissional, matrimonial e/ou pessoal.
..::::Eis uma das muitas constatações a que o espectador (ou seria leitor !?) chega no decorrer e desenrolar do filme Dans La Maison... Definitivamente a habilidade de François Ozon te leva a desfrutar de uma junção artística inigualável.... Não bastasse o fio condutor da trama ser o voyeurismo, há ainda uma abordagem didática acerca do processo criativo e como uma construção narrativa pode alcançar e seduzir um leitor ávido por emoção e entretenimento .... :::... Aliás ... que delícia foi encontrar em segundo plano um filme do Woody Allen em cartaz.... Mais formidável ainda ser esse filme justamente Match Point - entrelaçado ao enredo quando um dos desafios do personagem é determinar o ponto decisivo em que a trama chegará - certamente não se trata de coincidência... O filme está minado de citações textuais e visuais que de uma forma ou de outra interagem divertidamente com a história ! .....
Dostoiévski, Bárbara Cartland, Foucault, Tolstói e muitos outros escritores citados conferem ao filme uma interdisciplinariedade que já havia me conquistado em Animais Noturnos .... uma leitora curiosa e uma cinéfila timidamente engajada como eu se sente no paraíso diante de uma história que consegue englobar a arte visual e escrita de forma tão peculiar ..... ::::.... As obras de arte expostas na galeria são de uma singularidade e excentricidade ... Eu simplesmente adoro quando há cenas em que há mensagens em segundo plano que propositalmente (ou não) seduzem a atenção de quem assiste....:
Em suma .... O filme é uma somatória deliciosa da construção de uma história e de que, se esta estiver sendo observada por olhares escusos, a simplicidade e o rotineiro tomam uma nova forma e sabor ... E o que poderia cair na rotina e trivialidade, acabam se tornando o combustível para alguém como eu ou você não desgrudar da tela em momento algum, sedentos para acompanhar enredo e desfecho ... Como todo bom Voyeur !😎😂
Todas as Coisas São Belas
3.5 39Autobiográfico recheado de ousadia, luxúria, sensualidade e com uma boa dosagem fetichista .. O início diverte e promete altas emoções na proibida relação que se inicia ... Porém a construção do roteiro peca em alguns momentos cruciais e já no segundo ato a sensação de paralisia diante da narrativa é fatal. Um mergulho inesperado no estado físico e emocional de um personagem chave acaba por modificar drasticamente o rumo da história. Valeu a conferida !
Monsieur Verdoux
4.2 126 Assista AgoraSobrevivência - É essa a lei que rege toda a obra “Monsieur Verdoux” de Charles Chaplin
Aqui, Charles Chaplin abandona definitivamente o figurino de Carlitos ... Ele foi o produtor, roteirista, diretor, o protagonista e o compositor da trilha desse sétimo longa metragem filmado em 1946 e lançado em 1947...
Criticando severamente a sociedade voraz alimentada pelo capitalismo, Chaplin dá vida ao filme que sacramentou a sua definitiva transição do cinema mudo para o cinema falado (em O Grande Ditador há uma alternância entre cenas de discurso e cenas mudas)...
Monsieur Verdoux foi concebido como um filme falado e Chaplin viu na história real do assassino de mulheres francês Henri Desiré Landru uma boa base para uma “Comédia de Assassinatos” e em 1941, comprou a ideia de Orson Welles.
Surgiu sete anos após O Grande Ditador ... Nesse meio tempo, nações entraram em guerra e Chaplin estava a favor de uma aliança com a URSS e a abertura de uma segunda frente, o que acabou classificando-o como comunista ou simpatizante do regime.... O filme em questão é um reflexo dessa época agitada em que “o homem mais amado do mundo” se torna um inimigo público .. Isolado em relação à comunidade do cinema, ele passou a frequentar um grupo de personagens notáveis em Hollywood nos anos 40, composto por refugiados que deixaram a Alemanha por causa de Hitler... Refugiados estes que periodicamente eram alvos do FBI, o que tornava a situação de Chaplin mais complicada ainda perante o governo dos Estados Unidos... Foi o começo de uma caça às bruxas, na qual Chaplin seria uma das maiores vítimas.
Mounsieur Verdoux foi boicotado em vários estados, e tornando-se o seu primeiro fracasso comercial, exceto
na Europa. Mas Chaplin não se deixou iludir e na coletiva de imprensa do filme ele enfrentou os jornalistas num tom bem humorado e como sempre, transbordando inteligência e carisma disse aos profissionais que ali estavam: “Que comece o massacre”.
Chaplin atribuiu aos personagens suas reflexões pessoais e utilizou como referência todo esse cenário e contexto político. “Quando os fatos não existem, prevalecem os sentimentos” ou ainda “É mais importante entender o crime do que o condenado”... Ele questiona toda uma sociedade utilizando como vetor o personagem Verdoux quando cita que “em uma sociedade, a quantidade santifica” - criticando, de uma forma elegante e eloquente, a sociedade criminosa que promovia a guerra.
A grande sacada de Chaplin não está somente no sentido de criticar a sociedade, a guerra, o sistema .. Mas no fato de utilizar uma personagem (a única que ele não consegue dar fim - interpretada por Martha Raye) como o mito da megera americana... Ela representava a vitalidade e indestrutibilidade americana... E todas as vezes que o personagem Verdoux tentou “tocar” no mito - fracassou.
E o plano final do filme .... No qual Verdoux sai da sua cela e caminha para o desfecho final é magistral ... O filme é um mesclado entre Verdoux e a situação política, pessoal, artística e profissional de Chaplin ... E vê-lo caminhar daquela forma .. com as mãos imobilizadas e a caminho do fatídico destino .. é reconhecer, sem espaço pra dúvida, que Chaplin se dedicou à excelência à essa obra cujo significado transpõe, e muito, à tela de cinema.
O Rei do Show
3.9 899 Assista Agora“A arte mais nobre é fazer os outros felizes”... P.T Barnum
Amantes Eternos
3.8 782 Assista AgoraTrilha sonora perfeita ..
Einsatzgruppen: The Nazi Death Squads
4.2 13 Assista AgoraE mesmo habituada à filmes e documentários que abordam a temática da Segunda Guerra/Holocausto.. As imagens e informações aqui mostradas me deixaram perplexa.. Não há simulação ou encenação .. São imagens reais e estarrecedoras ..
Something's Got to Give
4.1 53Foi o *Corta* no sentindo mais literal da palavra ..::: decepou, golpeou, amputou , partiu e encerrou uma carreira..
Os Amantes
3.9 60O impacto que a última frase gera é desconcertante no que tange à inconstância do ser humano e seus relacionamentos ..
Quase Famosos
4.1 1,4K Assista AgoraIt's all happening !
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
4.0 263Demasiadamente impactante
Maria Antonieta
3.7 1,3K Assista AgoraMarie Antoinette está amplamente mesclado à personalidade da diretora que o escreveu e o dirigiu... É sensível, sentimental, romântico, jovial e moderno... E somado à essas características, há uma modulação pessoal a respeito de uma das personagens mais controversas da história, injustiçada (ou não) pela primeira (possivelmente) má publicidade referente à sua imagem – Maria Antonieta.
Blade Runner 2049
4.0 1,7K Assista AgoraFotografia lindíssima !
O Garoto de Liverpool
3.8 1,0K Assista grátisA trilha sonora se destaca.
Até a Eternidade
4.0 277Que filme !! E que trilha sonora !!👏🏻
Tempo Emprestado
4.4 67Que por do sol mais lindo... É de uma perfeição...
E levando-se em consideração que foi dirigido por artistas da Pixar em um projeto de co-produção (onde a mesma dá aos animadores recursos para trabalhar em projetos independentes enquanto desenvolvem projetos dela mesma) é de tirar o chapéu !
O Velho e o Mar
4.4 101Visualmente lindíssimo ...
Bonecas Russas
3.7 142O título do filme carrega em si uma brilhante metáfora acerca dos relacionamentos e quando estes encontram a relação “não oca” e definitiva de suas vidas. Pra uma desavisada como eu, o título permaneceu misterioso e incompreensível até que, no clímax, compreende-se a perfeição e o encaixe do título ligado à história, da história ligada aos personagens... e estes em busca da última boneca russa “do pacote” .... 😂
O Homem com a Cabeça de Borracha
4.2 31A criatividade de Georges Méliès estava à frente de seu tempo ... E quando se leva em consideração os recursos disponíveis dessa época, a admiração por esse cineasta só aumenta !!👏🏻
O Sol É Para Todos
4.3 415 Assista AgoraDesenvolve o conceito de Igualdade (utilizando como base um julgamento) em uma sociedade racista e preconceituosa. Valorável não sonente pela abordagem, mas por disseminar ao logo do filme, através de diálogos diretos e comoventes, os fundamentos de uma sociedade justa e correta.
Jab Harry Met Sejal
3.5 11 Assista AgoraOs filmes indianos que tenho assistido assumem um tom meio novelesco, o que não os favorece na minha opinião. Porém possuem uma delicadeza peculiar ... sem contar as belíssimas fotografias.
Foi Apenas um Sonho
3.6 1,3K Assista AgoraDuas grandes atuações sustentam um filme cujo roteiro não se diferencia de muitos outros que retratam casamentos e seus conflitos existentes. Porém há uma severa crítica quanto à necessidade de se adequar aos padrões de uma sociedade... Seja no parâmetro profissional, matrimonial e/ou pessoal.
O Declínio do Império Americano
3.8 82 Assista AgoraOs diálogos são a cereja do bolo... Filme Inteligente, reflexivo e muito bem humorado !
Flor da Neve e o Leque Secreto
3.8 229 Assista AgoraDelicado... Mas não consegui abstrair profundidade quanto à relação feminina existente na trama.
Seu Nome
4.5 1,4K Assista AgoraLembrei do filme “A Casa do Lago”...🧐
Dentro da Casa
4.1 554 Assista AgoraTodos somos Voyeurs....
..::::Eis uma das muitas constatações a que o espectador (ou seria leitor !?) chega no decorrer e desenrolar do filme Dans La Maison... Definitivamente a habilidade de François Ozon te leva a desfrutar de uma junção artística inigualável.... Não bastasse o fio condutor da trama ser o voyeurismo, há ainda uma abordagem didática acerca do processo criativo e como uma construção narrativa pode alcançar e seduzir um leitor ávido por emoção e entretenimento .... :::... Aliás ... que delícia foi encontrar em segundo plano um filme do Woody Allen em cartaz.... Mais formidável ainda ser esse filme justamente Match Point - entrelaçado ao enredo quando um dos desafios do personagem é determinar o ponto decisivo em que a trama chegará - certamente não se trata de coincidência... O filme está minado de citações textuais e visuais que de uma forma ou de outra interagem divertidamente com a história ! .....
Dostoiévski, Bárbara Cartland, Foucault, Tolstói e muitos outros escritores citados conferem ao filme uma interdisciplinariedade que já havia me conquistado em Animais Noturnos .... uma leitora curiosa e uma cinéfila timidamente engajada como eu se sente no paraíso diante de uma história que consegue englobar a arte visual e escrita de forma tão peculiar ..... ::::.... As obras de arte expostas na galeria são de uma singularidade e excentricidade ... Eu simplesmente adoro quando há cenas em que há mensagens em segundo plano que propositalmente (ou não) seduzem a atenção de quem assiste....:
Em suma .... O filme é uma somatória deliciosa da construção de uma história e de que, se esta estiver sendo observada por olhares escusos, a simplicidade e o rotineiro tomam uma nova forma e sabor ... E o que poderia cair na rotina e trivialidade, acabam se tornando o combustível para alguém como eu ou você não desgrudar da tela em momento algum, sedentos para acompanhar enredo e desfecho ... Como todo bom Voyeur !😎😂