Esperava bem mais de um filme dirigido pelo promissor diretor Joe Wright, o mesmo do ótimo "Orgulho e Preconceito" e da obra prima "Desejo e Reparação". "Hanna nada mais é do que uma repaginada do mito do super-soldado, tantas vezes explorado pelo cinema americano. Obviamente, o bom elenco ajuda a elevar a qualidade do produto final, principalmente pelo carisma da protagonista, a sempre ótima Saoirse Ronan.
Um dos romances mais belos que já assisti! Sem os cliches típicos do genero, o diretor argentino Gustavo Taretto nos brinda com um filme existencialista, provocativo e reflexivo. A obra aborda temas intrinsecamente ligados ao nosso mundo moderno, como a incomunicabilidade e seu consequente isolamento, por mais paradoxo que seja, já que habitamos num mundo cada vez mais globalizado e "conectado". Apesar da temática ser interessante, nao a torna necessariamente nova. Ingmar Bergman, Woody Allen, Abbas Kiarostami, Antonioni e tantos outros mestres do cinema esmiuçaram as diversas facetas da incomunicabilidade em nossa sociedade há décadas. O lado mágico de Medianeras se esconde em seus sutis detalhes... Diálogos inteligentes e afiados, atuações competentes, trilha sonora precisa e que em nenhum momento visa manipular o espectador... Tudo parece ter sido milimetricamente calculado pelo diretor e também roteirista Gustavo Taretto. Uma verdadeira fábula existencialista dos tempos modernos! Assistir a este filme me poupou anos de terapia e revitalizou minha alma!
Existem filmes que, mesmo com o passar dos anos, não envelhecem, permanecendo com um frescor intocável, perene. Outros, se desgastam, perdendo muito do sentido e do vigor de outrora. Infelizmente, Ivanhoé cai nesta segunda categoria. Um grande épico de 1952, conta com uma interpretação competente de Robert Taylor e a beleza incendiária da jovem Liz Taylor (longe de demonstrar todo seu potencial enquanto atriz...). A maioria das cenas de luta de espadas foram grotescamente coreografadas, parece coisa de amador! Vergonhoso para uma super produção da época. Em 52, não existia tanta rigidez acerca dos quesitos técnicos de um filme. Portanto, nos dias atuais, certas produções acabam não sendo vistos com a mesma percepção dos famosos dias de ouro de Hollywood...
Mais uma obra-prima do grande mestre Scorsese! Os admiradores de sua extensa obra sabem o quanto ele é um profundo conhecedor e apaixonado pela sétima arte, portanto nada mais justo esta singela ode ao cinema e a um dos velhos mestres Georges Mélies. Adorei a explicação do diretor ao receber o Globo de Ouro de melhor diretor deste ano: "Vejam só, minha mulher sempre me dizia: Marty, será que voce nunca irá fazer um filme que seu filho possa assistir? Então, decidi que estava na hora de fazer ao menos um. E foi assim que Hugo nasceu!". Fica aqui a minha revolta pelo fato de Ben Kingsley ter sido ignorado pela Academia do Oscar, pois sua atuação como Georges Mélies foi mais do que convincente, foi comovente! Filme obrigatório para todo bom cinéfilo!
Nossa, que filme singelo e ao mesmo tempo devastador! KIarostami mostra aqui por que é considerado por muitos como o maior diretor Iraniano. Consegue abordar os temas mais complexos de forma sutil, com total simplicidade. O ambiente hostil em que se encontra o garoto protagonista é essencial para se entender as entrelinhas deixadas pelo cineasta. Como exemplo, o vento forte, ensurdecedor, que sopra a noite no vilarejo de clima desértico, serve como belíssima metáfora de uma total incomunicabilidade entre os personagens. Os seres humanos são puro reflexo de sua natureza. Outra importante reflexão é sobre a castração feita pelos adultos em suas crianças. É quase proibido pensar por si próprio, o necessário é aprender a obedecer, nada mais. Notem que o "professor" mal olha o dever das crianças, apenas "passa o olho" pelas páginas para conferir se tinha sido obedecido ou não, sem se importar com a qualidade do mesmo. Filme simplesmente genial! Para pessoas que gostam de filmes simples, mas que dizem muito!
Quando fui assistir ao filme, já sabia exatamente o que esperar: pura ação, roteiro fraco e falho, milhares de cliches do genero, visando apenas um bom entretenimento. E, para essa finalidade, o filme é bom SIM! Pessoal, basta traçar o perfil do diretor antes de ver o filme... O Paul Anderson é conhecido pelas suas adaptações de jogos de videogame para as telonas e outras obras de ficção científica. Esperavam o que? Uma obra de arte? Convenhamos... Precisamos separar as coisas... Quem nao gosta eventualmente de se sentar para ver um blockbuster de ação sem se preocupar com a lógica e a razão? Se sim, podem assistir o filme e se divertirem com um monte de seqüências de ação desenfreadas e divertidas, uma lindíssima Milla Jovovich (nunca imaginei que a Milla fosse tao sexy...) e ótimos efeitos especiais.
Filme bom, apesar de sua teoria conspiratória ser uma palhaçada na minha opinião! Muitos infelizmente ainda não conseguem engolir o fato do maior poeta e escritor da língua Inglesa não ter sido um nobre aristocrata, e sim de origem plebéia. Pura luta de classes. Apesar desse grande defeito ideológico, temos que reconhecer que o filme, tecnicamente, é impecável! Direçao de arte, fotografia, montagem... Belíssimo! Também possui grandes atuaçoes da maioria do elenco. Enfim, Roland Emerich fez um bom trabalho, apesar do roteiro falho.
Imensamente divertido! Impossível nao lembrar de Kick Ass... Sao temas muito parecidos sim! Acho que ambos tem suas qualidades e nao irei "puxar a sardinha" pra nenhum dos dois... Mas super é mais cômico, me fez rir bem mais! Tem cenas simplesmente hilariantes! Recomendo! Ellen Page tá uma graça...
Clint Eastwood é, nos dias atuais, um dos melhores diretores Norte-Americanos vivos, em minha opinião. Dificilmente, saio desapontado com um de seus filmes. J. Edgar, novamente, me agradou bastante como um todo. Porém, o roteiro desta vez nao o ajudou... Hoover foi sabidamente um dos nomes mais importantes e decisivos do fenômeno do Macartismo, e o filme nao explorou muito bem esta época, tao fundamental na biografia do personagem. Nao confundam sua eterna perseguição anti-comunista ao Macartismo... O anti-comunismo sempre esteve presente em sua carreira, desde os primórdios. O Macartismo foi um movimento anti-comunista também, mas com repercussões midiáticas bem mais intensas, que ocorreu principalmente do final dos anos 40 ao final dos anos 50. O senador McCarthy foi meramente citado uma única vez durante o filme, e ficou para a história que Hoover foi um dos seus maiores aliados em sua cruzada cega. Tirando esse porém, o filme é muito bem conduzido, sendo imparcial na maio parte do tempo, apesar de glorificar a imagem do Hoover em alguns momentos mais sentimentais da trama... Leo DiCaprio fez um trabalho brilhante, numa de suas maiores performances até hoje, sendo completamente injustificada sua ausência no Oscar. Pessoalmente, prefiro sua atuação em J. Edgar a do George Clooney em Os Descendentes... Mas o Oscar sempre esnobou o DiCaprio mesmo...
O filme deve ser visto por qualquer bom cinéfilo, pois nos presenteia com uma das mais perfeitas interpretações de uma das maiores atrizes da história do cinema mundial, a maravilhosa Meryl Streep! Quem viveu a década de 80 e se cansou de ver as diversas apariçoes na mídia de M. Thatcher, chegou a ser assustador! A semelhança beira a perfeição! E a voz entao... Idênticas! Achei gratificante ver uma certa neutralidade, fato raro na maioria dos filmes auto-biográficos. Nao se escondeu ou amenizou os fatos. Porém, é difícil aceitar pessoas que glorificam a verdadeira M. Thatcher, no evidente embalo do filme ou da interpretação magnífica de Meryl. Nao se deve confundir filme de realidade. Thatcher foi uma política impiedosa, nao por menos apelidade de Dama de Ferro! Até mesmo Ronald Reagan, bom republicano que era, se assustava com sua forma por vezes cruel de lidar com o povo. E ela foi praticamente expulsa do próprio partido por defender idéias cada vez mais radicais e ultra conservadoras...
Filme simplesmente espetacular, um dos melhores do ano. A maior dúvida que percebo nas discussões é sobre psicopatia X educação. Alguns atribuem a psicopatia de Kevin ao acaso, já que é uma doença, sem nenhum tipo de influencia externa. Outros preferem culpar a má educação dos pais... A verdade é que o assunto é extremamente polemico, e nem mesmo os médicos sabem afirmar a causa exata de certas doenças mentais, como a sociopatia e a psicopatia. Por isso, o título perfeito, Precisamos falar sobre o Kevin, já que o assunto necessita ser debatido por todos.
No exemplo do filme, o pai apesar de amoroso, mostra-se bastante ausente. No caso da mãe, apesar de dedicada, não consegue jamais expressar de forma satisfatória seu amor pelo filho. Isto é mostrado em diversas cenas do filme, como naquela em que o bebe chora sem parar e visivelmente ela não sabe lidar com a situação, ou na cena em que o marido pega a criança no colo e a mostra que é preciso apenas tratá-lo de forma diferente, com mais carinho, no sentido físico da palavra.
Crianças precisam deste tipo de contato para sentirem o amor dos pais, não apenas com palavras ou boas intenções. Apesar de todo o esforço gigantesco da mãe, ela sempre esteve desconfortável ao lado do filho, o que acaba não se repetindo com a filha mais nova, pois se encontra mais experiente para lidar com uma criança. Obviamente, isto é uma opinião médica pessoal, já que trabalho na área de psiquiatria. Muitos irão dizer que ela poderia ter sido a melhor mãe do mundo que Kevin teria se tornado o psicopata que é da mesma forma. É possível sim... mas não é certeza. Apenas acredito que sempre existem múltiplos fatores no desenvolvimento mental e comportamental de uma criança... E o filme deixa todas estas questões em aberto, para que possamos falar sobre o Kevin! Ahh, e fica aqui meu grito de revolta para a maior injustiça cometida pela Academia do Oscar neste ano, a absurda ausência da Tilda Swinton entre as melhores atrizes do ano... Uma verdadeira palhaçada!
Apesar do filme ter ficado na história como um dos clássicos da diva Marilyn Monroe, quem rouba a cena é a maravilhosa Lauren Bacall, ótima como sempre. Verdade seja dita, Marilyn estava um charme com aqueles óculos! A cena final é a mais engraçada do filme. Apesar da temática meio ultrapassada, ainda garante um bom entretenimento, principalmente para os admiradores dessas duas lendas do cinema.
Um filme de animação moderno e ao mesmo tempo saudosista, ao relembrar os grandes ícones do genero Western. Como não se deleitar ao ver as homenagens diretas a Clint Eastwood e seu "Homem sem Nome" como o Espírito do Oeste? Ou então a cena clássica de "Matar ou Morrer" (High Noon)? O fato é que Rango brinca com todos os estereótipos do Velho Oeste mas sempre de forma a enobrece-la, brindando aos velhos mitos perdidos e criticando a atual sociedade capitalista "sem alma". Existem várias metáforas, algumas escondidas outras nem tanto, nas múltiplas facetas deste desenho adulto que tem tudo para faturar o Oscar deste ano. E merecidamente! Rango belisca inclusive numa trama existencialista, possuindo algumas das seqüências mais belas que já vi em uma animação. Será a mais completa injustiça da academia caso Rango não vença, pois basta terem assaltado Steven Spielberg com a absurda ausencia de sua animação "Tintin", o vencedor do Globo de Ouro deste ano.
Inegávelmente um bom filme de Almodóvar, seu primeiro grande sucesso de público. Porém, tem suas limitações narrativas. Já podemos notar quase todas as neuroses típicas de sua filmografia, num tom cômico por vezes hilariantes, mas nao consegui simpatizar tanto pelos personagens desta vez. Diferentemente de Kika, onde tudo funciona a perfeição. Mas isso é puro gosto pessoal, cada um tem suas predileçoes. Como dizem: Almodóvar é Almodóvar! Nao tem filme ruim, tem menos perfeitos...
Convenhamos, esta indicaçao do Gary Oldman foi evidentemente para compensar os erros do passado, já que este papel está longe de ser uma de suas melhores performances. Nao tem a menor chance de ganhar... Roubou o lugar de seu compatriota Brendan Gleeson e seu ótimo "O Guarda", este sim numa performance excepcional este ano!
Faz tempo que nao vejo uma comédia de humor negro tao boa quanto "O Guarda". Mas, se o Oscar fosse uma premiaçao mais séria, seria impossível deixar de fora da lista dos indicados do ano o Brendan Gleeson! Sua atuação foi uma das melhores que vi nos últimos tempos! Completamente injustificável esta ausência...
Bom filme, mas nao achei excepcional como a maioria está opinando... Convenhamos, quem nao sabia desde o começo do filme quem sairia vencedor? Muito previsível... E altamente improvável, uma situação similar jamais aconteceria na vida real. Achei muito fantasiosa demais. Na minha opinião, o ponto alto do filme foi o grande elenco, com belíssimas atuações de todos os atores. Mas, o show ficou a cargo do Senhor Nick Nolte, numa atuação que considerei merecidíssima sua indicação ao Oscar deste ano! Infelizmente, acho que nao vai ganhar, mas fiquei feliz por ve-lo ao menos presente na lista dos melhores atores do ano!
Vale inteiramente pelo episódio de Fellini, uma verdadeira obra-prima! Que atuação magnífica do Terence Stamp! O episódio de Louis Malle é bom, nada além disso, com atuaçoes regulares do elenco, mas nada inovador em sua estética ou formato. Roger Vadim, sinceramente... Na minha opinião, desonra os outros dois diretores! Uma farsa enquanto diretor. Seu episódio só vale pela deslumbrante Jane Fonda, no auge de sua beleza! Mas é inegável seu bom gosto para as mulheres hein! Jane Fonda, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve... Esse currículo vale muito mais que sua filmografia!
Roteiro confuso e fraco, uma das piores bond girls que já vi... O filme só vale mesmo pela boa atuação de Daniel Craig, um 007 dos mais convincentes da franquia, certamente muito superior ao seu antecessor, Pierce Brosnan. Mas dizer que é melhor do que o Sean Connery é exagerar além da conta! O 007 original será sempre o melhor na minha opinião. Mas gostaria de ver o Daniel Craig em novos filmes da franquia, ele está finalmente honrando o personagem, como há muito tempo não faziam.
Primeiro filme ruim do talentoso diretor Andrew Niccol, responsável pelos ótimos Gattaca, Senhor das Armas, Simone, e ainda roteirista de O Show de Truman e O Terminal. Uma pena que desta vez, ele pisou na bola geral, cometeu inúmeros erros, desde a escolha do elenco (desculpem-me as fas do Timberlake, mas como ator ele é um bom dançarino), roteiro recheado de chiches baratos, trama ultra previsível e batida (alguém aí fora realmente conseguiu se surpreender com este filme?)... A coitada da Aamanda Seyfried, nada contra ela, mas estava completamente perdida no filme. A grata exceção foi mais uma bela atuação de Cillian Murphy como o agente do tempo. Andrew Niccol é um fantástico roteirista, e mais uma vez nos brinda com uma estória fantástica, porém desta vez não conseguiu colocar em prática enquanto diretor suas próprias idéias. Uma pena! Tinha tudo para ser um ótimo filme de ficção científica, mas ficou pelo meio do caminho. E, sinceramente, Justin Timberlake como garoto pobre de periferia não foi nada convincente. Tentaram fazer um Bonnie & Clide futurista, mas faz tempo que não vejo um casal tão sem química nas telas...
Final previsível? Sim. Vários chiches do genero? Sim. Mas, apesar de tudo isso, eu adorei este filme! Achei bacana a forma como deram uma repaginada nesse tipo de estória, colocando robôs para lutarem boxe. Hugh Jackman como sempre competente, mas o grande destaque foi Dakota Goyo no papel de seu filho. Faz tempo que não vejo um ator mirim tão carismático, me lembrei saudosamente do filme O Campeão... Engraçado como muitos aqui fazem comparações com Rocky, o lutador, mas se houve qualquer influencia externa, certamente foi com O Campeão. A trama é muito parecida, ambos tratando de um ex-boxista de renome que depois de largar o esporte cai numa decadência sem fim, mas que retoma o gosto pela vida afim de resgatar o amor de seu filho. Como eu gosto de filmes que falam sobre superação, este filme me tocou bastante. Recomendo!
Apesar de achar o diretor Gus Van Sant talentoso, neste filme ele nao foi feliz em certas escolhas. Particularmente, nao sou admirador da escola minimalista, e Van Sant foi 100% minimalista nesta obra, prezando primordialmente pela diminuição em grande escala dos diálogos e da não utilização de uma trilha sonora que pudesse manipular o espectador em algum sentido sentimental. Foi um projeto quase experimental, mas que ao meu ver não funcionou enquanto cinema. Eu diria que a intenção foi boa, mas nada mais. Quer ver uma obra-prima de verdade do Gus Van Sant? Assista ao seu novo filme Inquietos... Uma verdadeira poesia enquanto filme!
Opinião, cada um tem a sua... Mas acho difícil entender alguém que se diz cinéfilo não apreciar esta verdadeira jóia do cinema americano! Gata em Teto de Zinco Quente é uma aula de como se fazer CINEMA. Numa época em que bastavam bons atores, um diretor competente e um ótimo roteiro. Simples assim. Nunca li a peça original do Tennessee Williams, e é compreensível a frustração daqueles que o leram, pois é quase impossível transpor para as telas a mesma riqueza de detalhes que sua versão escrita. Porém, precisamos compreender definitivamente o motivo de chamarmos este processo de ADAPTAÇÃO. Não julgo necessário ler a peça para acreditar na qualidade indiscutível deste filme, com uma ótima atuação de Liz Taylor mas, principalmente, de Paul Newman! Porém, não irei cometer a mesma injustiça que outros ao nem ao menos citarem em seus comentários a magnífica interpretação de Burl Ives como o patriarca da família. A cena entre Ives e Newman é o ponto mais alto do filme, num duelo de arrepiar entre dois dos maiores atores Norte-Americanos. Ambos entraram na minha lista pessoal de melhores interpretações masculinas da história do cinema. Um filme mais do que memorável, daqueles que desejarei rever em diversas fases de minha vida!
A melhor atuação da carreira do Jon Voight! Mas é evidente que a sublime interpretação do Ricky Schroder despertou mais a atenção da crítica por ter vindo de uma criança! Atuação de gente grande! Não considero que o tema da obra seja o mundo do boxe pois, para mim, a luta serve apenas para contextualizar uma trama que fala principalmente de superação pessoal em nome do amor de um pai. Não sei dizer se consideraria O filme mais triste da minha vida como foi eleito na pesquisa, mas certamente está na minha lista pessoal dos mais tristes. Porém, o filme foi recentemente eleito em uma nova pesquisa como o filme que demonstra o amor mais intenso entre pai e filho da história do cinema. Neste quesito, eu assino embaixo!
Hanna
3.5 946 Assista AgoraEsperava bem mais de um filme dirigido pelo promissor diretor Joe Wright, o mesmo do ótimo "Orgulho e Preconceito" e da obra prima "Desejo e Reparação". "Hanna nada mais é do que uma repaginada do mito do super-soldado, tantas vezes explorado pelo cinema americano. Obviamente, o bom elenco ajuda a elevar a qualidade do produto final, principalmente pelo carisma da protagonista, a sempre ótima Saoirse Ronan.
Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
4.3 2,3K Assista AgoraUm dos romances mais belos que já assisti! Sem os cliches típicos do genero, o diretor argentino Gustavo Taretto nos brinda com um filme existencialista, provocativo e reflexivo. A obra aborda temas intrinsecamente ligados ao nosso mundo moderno, como a incomunicabilidade e seu consequente isolamento, por mais paradoxo que seja, já que habitamos num mundo cada vez mais globalizado e "conectado". Apesar da temática ser interessante, nao a torna necessariamente nova. Ingmar Bergman, Woody Allen, Abbas Kiarostami, Antonioni e tantos outros mestres do cinema esmiuçaram as diversas facetas da incomunicabilidade em nossa sociedade há décadas. O lado mágico de Medianeras se esconde em seus sutis detalhes... Diálogos inteligentes e afiados, atuações competentes, trilha sonora precisa e que em nenhum momento visa manipular o espectador... Tudo parece ter sido milimetricamente calculado pelo diretor e também roteirista Gustavo Taretto. Uma verdadeira fábula existencialista dos tempos modernos! Assistir a este filme me poupou anos de terapia e revitalizou minha alma!
Ivanhoé, o Vingador do Rei
3.5 26 Assista AgoraExistem filmes que, mesmo com o passar dos anos, não envelhecem, permanecendo com um frescor intocável, perene. Outros, se desgastam, perdendo muito do sentido e do vigor de outrora. Infelizmente, Ivanhoé cai nesta segunda categoria. Um grande épico de 1952, conta com uma interpretação competente de Robert Taylor e a beleza incendiária da jovem Liz Taylor (longe de demonstrar todo seu potencial enquanto atriz...). A maioria das cenas de luta de espadas foram grotescamente coreografadas, parece coisa de amador! Vergonhoso para uma super produção da época. Em 52, não existia tanta rigidez acerca dos quesitos técnicos de um filme. Portanto, nos dias atuais, certas produções acabam não sendo vistos com a mesma percepção dos famosos dias de ouro de Hollywood...
A Invenção de Hugo Cabret
4.0 3,6K Assista AgoraMais uma obra-prima do grande mestre Scorsese! Os admiradores de sua extensa obra sabem o quanto ele é um profundo conhecedor e apaixonado pela sétima arte, portanto nada mais justo esta singela ode ao cinema e a um dos velhos mestres Georges Mélies. Adorei a explicação do diretor ao receber o Globo de Ouro de melhor diretor deste ano: "Vejam só, minha mulher sempre me dizia: Marty, será que voce nunca irá fazer um filme que seu filho possa assistir? Então, decidi que estava na hora de fazer ao menos um. E foi assim que Hugo nasceu!". Fica aqui a minha revolta pelo fato de Ben Kingsley ter sido ignorado pela Academia do Oscar, pois sua atuação como Georges Mélies foi mais do que convincente, foi comovente! Filme obrigatório para todo bom cinéfilo!
Onde Fica a Casa do Meu Amigo?
4.2 145 Assista AgoraNossa, que filme singelo e ao mesmo tempo devastador! KIarostami mostra aqui por que é considerado por muitos como o maior diretor Iraniano. Consegue abordar os temas mais complexos de forma sutil, com total simplicidade. O ambiente hostil em que se encontra o garoto protagonista é essencial para se entender as entrelinhas deixadas pelo cineasta. Como exemplo, o vento forte, ensurdecedor, que sopra a noite no vilarejo de clima desértico, serve como belíssima metáfora de uma total incomunicabilidade entre os personagens. Os seres humanos são puro reflexo de sua natureza. Outra importante reflexão é sobre a castração feita pelos adultos em suas crianças. É quase proibido pensar por si próprio, o necessário é aprender a obedecer, nada mais. Notem que o "professor" mal olha o dever das crianças, apenas "passa o olho" pelas páginas para conferir se tinha sido obedecido ou não, sem se importar com a qualidade do mesmo. Filme simplesmente genial! Para pessoas que gostam de filmes simples, mas que dizem muito!
Os Três Mosqueteiros
3.1 1,5K Assista AgoraQuando fui assistir ao filme, já sabia exatamente o que esperar: pura ação, roteiro fraco e falho, milhares de cliches do genero, visando apenas um bom entretenimento. E, para essa finalidade, o filme é bom SIM! Pessoal, basta traçar o perfil do diretor antes de ver o filme... O Paul Anderson é conhecido pelas suas adaptações de jogos de videogame para as telonas e outras obras de ficção científica. Esperavam o que? Uma obra de arte? Convenhamos... Precisamos separar as coisas... Quem nao gosta eventualmente de se sentar para ver um blockbuster de ação sem se preocupar com a lógica e a razão? Se sim, podem assistir o filme e se divertirem com um monte de seqüências de ação desenfreadas e divertidas, uma lindíssima Milla Jovovich (nunca imaginei que a Milla fosse tao sexy...) e ótimos efeitos especiais.
Anônimo
3.8 365 Assista AgoraFilme bom, apesar de sua teoria conspiratória ser uma palhaçada na minha opinião! Muitos infelizmente ainda não conseguem engolir o fato do maior poeta e escritor da língua Inglesa não ter sido um nobre aristocrata, e sim de origem plebéia. Pura luta de classes. Apesar desse grande defeito ideológico, temos que reconhecer que o filme, tecnicamente, é impecável! Direçao de arte, fotografia, montagem... Belíssimo! Também possui grandes atuaçoes da maioria do elenco. Enfim, Roland Emerich fez um bom trabalho, apesar do roteiro falho.
Super
3.4 603Imensamente divertido! Impossível nao lembrar de Kick Ass... Sao temas muito parecidos sim! Acho que ambos tem suas qualidades e nao irei "puxar a sardinha" pra nenhum dos dois... Mas super é mais cômico, me fez rir bem mais! Tem cenas simplesmente hilariantes! Recomendo! Ellen Page tá uma graça...
J. Edgar
3.5 646 Assista AgoraClint Eastwood é, nos dias atuais, um dos melhores diretores Norte-Americanos vivos, em minha opinião. Dificilmente, saio desapontado com um de seus filmes. J. Edgar, novamente, me agradou bastante como um todo. Porém, o roteiro desta vez nao o ajudou... Hoover foi sabidamente um dos nomes mais importantes e decisivos do fenômeno do Macartismo, e o filme nao explorou muito bem esta época, tao fundamental na biografia do personagem. Nao confundam sua eterna perseguição anti-comunista ao Macartismo... O anti-comunismo sempre esteve presente em sua carreira, desde os primórdios. O Macartismo foi um movimento anti-comunista também, mas com repercussões midiáticas bem mais intensas, que ocorreu principalmente do final dos anos 40 ao final dos anos 50. O senador McCarthy foi meramente citado uma única vez durante o filme, e ficou para a história que Hoover foi um dos seus maiores aliados em sua cruzada cega. Tirando esse porém, o filme é muito bem conduzido, sendo imparcial na maio parte do tempo, apesar de glorificar a imagem do Hoover em alguns momentos mais sentimentais da trama... Leo DiCaprio fez um trabalho brilhante, numa de suas maiores performances até hoje, sendo completamente injustificada sua ausência no Oscar. Pessoalmente, prefiro sua atuação em J. Edgar a do George Clooney em Os Descendentes... Mas o Oscar sempre esnobou o DiCaprio mesmo...
A Dama de Ferro
3.6 1,7KO filme deve ser visto por qualquer bom cinéfilo, pois nos presenteia com uma das mais perfeitas interpretações de uma das maiores atrizes da história do cinema mundial, a maravilhosa Meryl Streep! Quem viveu a década de 80 e se cansou de ver as diversas apariçoes na mídia de M. Thatcher, chegou a ser assustador! A semelhança beira a perfeição! E a voz entao... Idênticas! Achei gratificante ver uma certa neutralidade, fato raro na maioria dos filmes auto-biográficos. Nao se escondeu ou amenizou os fatos. Porém, é difícil aceitar pessoas que glorificam a verdadeira M. Thatcher, no evidente embalo do filme ou da interpretação magnífica de Meryl. Nao se deve confundir filme de realidade. Thatcher foi uma política impiedosa, nao por menos apelidade de Dama de Ferro! Até mesmo Ronald Reagan, bom republicano que era, se assustava com sua forma por vezes cruel de lidar com o povo. E ela foi praticamente expulsa do próprio partido por defender idéias cada vez mais radicais e ultra conservadoras...
Precisamos Falar Sobre o Kevin
4.1 4,2K Assista AgoraFilme simplesmente espetacular, um dos melhores do ano. A maior dúvida que percebo nas discussões é sobre psicopatia X educação. Alguns atribuem a psicopatia de Kevin ao acaso, já que é uma doença, sem nenhum tipo de influencia externa. Outros preferem culpar a má educação dos pais... A verdade é que o assunto é extremamente polemico, e nem mesmo os médicos sabem afirmar a causa exata de certas doenças mentais, como a sociopatia e a psicopatia. Por isso, o título perfeito, Precisamos falar sobre o Kevin, já que o assunto necessita ser debatido por todos.
No exemplo do filme, o pai apesar de amoroso, mostra-se bastante ausente. No caso da mãe, apesar de dedicada, não consegue jamais expressar de forma satisfatória seu amor pelo filho. Isto é mostrado em diversas cenas do filme, como naquela em que o bebe chora sem parar e visivelmente ela não sabe lidar com a situação, ou na cena em que o marido pega a criança no colo e a mostra que é preciso apenas tratá-lo de forma diferente, com mais carinho, no sentido físico da palavra.
Como Agarrar Um Milionário
3.7 162Apesar do filme ter ficado na história como um dos clássicos da diva Marilyn Monroe, quem rouba a cena é a maravilhosa Lauren Bacall, ótima como sempre. Verdade seja dita, Marilyn estava um charme com aqueles óculos! A cena final é a mais engraçada do filme. Apesar da temática meio ultrapassada, ainda garante um bom entretenimento, principalmente para os admiradores dessas duas lendas do cinema.
Rango
3.6 1,6K Assista AgoraUm filme de animação moderno e ao mesmo tempo saudosista, ao relembrar os grandes ícones do genero Western. Como não se deleitar ao ver as homenagens diretas a Clint Eastwood e seu "Homem sem Nome" como o Espírito do Oeste? Ou então a cena clássica de "Matar ou Morrer" (High Noon)? O fato é que Rango brinca com todos os estereótipos do Velho Oeste mas sempre de forma a enobrece-la, brindando aos velhos mitos perdidos e criticando a atual sociedade capitalista "sem alma". Existem várias metáforas, algumas escondidas outras nem tanto, nas múltiplas facetas deste desenho adulto que tem tudo para faturar o Oscar deste ano. E merecidamente! Rango belisca inclusive numa trama existencialista, possuindo algumas das seqüências mais belas que já vi em uma animação. Será a mais completa injustiça da academia caso Rango não vença, pois basta terem assaltado Steven Spielberg com a absurda ausencia de sua animação "Tintin", o vencedor do Globo de Ouro deste ano.
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
4.0 553 Assista AgoraInegávelmente um bom filme de Almodóvar, seu primeiro grande sucesso de público. Porém, tem suas limitações narrativas. Já podemos notar quase todas as neuroses típicas de sua filmografia, num tom cômico por vezes hilariantes, mas nao consegui simpatizar tanto pelos personagens desta vez. Diferentemente de Kika, onde tudo funciona a perfeição. Mas isso é puro gosto pessoal, cada um tem suas predileçoes. Como dizem: Almodóvar é Almodóvar! Nao tem filme ruim, tem menos perfeitos...
O Espião que Sabia Demais
3.4 744 Assista AgoraConvenhamos, esta indicaçao do Gary Oldman foi evidentemente para compensar os erros do passado, já que este papel está longe de ser uma de suas melhores performances. Nao tem a menor chance de ganhar... Roubou o lugar de seu compatriota Brendan Gleeson e seu ótimo "O Guarda", este sim numa performance excepcional este ano!
O Guarda
3.6 92 Assista AgoraFaz tempo que nao vejo uma comédia de humor negro tao boa quanto "O Guarda". Mas, se o Oscar fosse uma premiaçao mais séria, seria impossível deixar de fora da lista dos indicados do ano o Brendan Gleeson! Sua atuação foi uma das melhores que vi nos últimos tempos! Completamente injustificável esta ausência...
Guerreiro
4.0 919 Assista AgoraBom filme, mas nao achei excepcional como a maioria está opinando... Convenhamos, quem nao sabia desde o começo do filme quem sairia vencedor? Muito previsível... E altamente improvável, uma situação similar jamais aconteceria na vida real. Achei muito fantasiosa demais. Na minha opinião, o ponto alto do filme foi o grande elenco, com belíssimas atuações de todos os atores. Mas, o show ficou a cargo do Senhor Nick Nolte, numa atuação que considerei merecidíssima sua indicação ao Oscar deste ano! Infelizmente, acho que nao vai ganhar, mas fiquei feliz por ve-lo ao menos presente na lista dos melhores atores do ano!
Histórias Extraordinárias
3.6 54 Assista AgoraVale inteiramente pelo episódio de Fellini, uma verdadeira obra-prima! Que atuação magnífica do Terence Stamp! O episódio de Louis Malle é bom, nada além disso, com atuaçoes regulares do elenco, mas nada inovador em sua estética ou formato. Roger Vadim, sinceramente... Na minha opinião, desonra os outros dois diretores! Uma farsa enquanto diretor. Seu episódio só vale pela deslumbrante Jane Fonda, no auge de sua beleza! Mas é inegável seu bom gosto para as mulheres hein! Jane Fonda, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve... Esse currículo vale muito mais que sua filmografia!
007: Quantum of Solace
3.4 683 Assista AgoraRoteiro confuso e fraco, uma das piores bond girls que já vi... O filme só vale mesmo pela boa atuação de Daniel Craig, um 007 dos mais convincentes da franquia, certamente muito superior ao seu antecessor, Pierce Brosnan. Mas dizer que é melhor do que o Sean Connery é exagerar além da conta! O 007 original será sempre o melhor na minha opinião. Mas gostaria de ver o Daniel Craig em novos filmes da franquia, ele está finalmente honrando o personagem, como há muito tempo não faziam.
O Preço do Amanhã
3.6 2,9K Assista AgoraPrimeiro filme ruim do talentoso diretor Andrew Niccol, responsável pelos ótimos Gattaca, Senhor das Armas, Simone, e ainda roteirista de O Show de Truman e O Terminal. Uma pena que desta vez, ele pisou na bola geral, cometeu inúmeros erros, desde a escolha do elenco (desculpem-me as fas do Timberlake, mas como ator ele é um bom dançarino), roteiro recheado de chiches baratos, trama ultra previsível e batida (alguém aí fora realmente conseguiu se surpreender com este filme?)... A coitada da Aamanda Seyfried, nada contra ela, mas estava completamente perdida no filme. A grata exceção foi mais uma bela atuação de Cillian Murphy como o agente do tempo. Andrew Niccol é um fantástico roteirista, e mais uma vez nos brinda com uma estória fantástica, porém desta vez não conseguiu colocar em prática enquanto diretor suas próprias idéias. Uma pena! Tinha tudo para ser um ótimo filme de ficção científica, mas ficou pelo meio do caminho. E, sinceramente, Justin Timberlake como garoto pobre de periferia não foi nada convincente. Tentaram fazer um Bonnie & Clide futurista, mas faz tempo que não vejo um casal tão sem química nas telas...
Gigantes de Aço
3.7 2,5KFinal previsível? Sim. Vários chiches do genero? Sim. Mas, apesar de tudo isso, eu adorei este filme! Achei bacana a forma como deram uma repaginada nesse tipo de estória, colocando robôs para lutarem boxe. Hugh Jackman como sempre competente, mas o grande destaque foi Dakota Goyo no papel de seu filho. Faz tempo que não vejo um ator mirim tão carismático, me lembrei saudosamente do filme O Campeão... Engraçado como muitos aqui fazem comparações com Rocky, o lutador, mas se houve qualquer influencia externa, certamente foi com O Campeão. A trama é muito parecida, ambos tratando de um ex-boxista de renome que depois de largar o esporte cai numa decadência sem fim, mas que retoma o gosto pela vida afim de resgatar o amor de seu filho. Como eu gosto de filmes que falam sobre superação, este filme me tocou bastante. Recomendo!
Últimos Dias
2.9 348 Assista AgoraApesar de achar o diretor Gus Van Sant talentoso, neste filme ele nao foi feliz em certas escolhas. Particularmente, nao sou admirador da escola minimalista, e Van Sant foi 100% minimalista nesta obra, prezando primordialmente pela diminuição em grande escala dos diálogos e da não utilização de uma trilha sonora que pudesse manipular o espectador em algum sentido sentimental. Foi um projeto quase experimental, mas que ao meu ver não funcionou enquanto cinema. Eu diria que a intenção foi boa, mas nada mais. Quer ver uma obra-prima de verdade do Gus Van Sant? Assista ao seu novo filme Inquietos... Uma verdadeira poesia enquanto filme!
Gata em Teto de Zinco Quente
4.1 207 Assista AgoraOpinião, cada um tem a sua... Mas acho difícil entender alguém que se diz cinéfilo não apreciar esta verdadeira jóia do cinema americano! Gata em Teto de Zinco Quente é uma aula de como se fazer CINEMA. Numa época em que bastavam bons atores, um diretor competente e um ótimo roteiro. Simples assim. Nunca li a peça original do Tennessee Williams, e é compreensível a frustração daqueles que o leram, pois é quase impossível transpor para as telas a mesma riqueza de detalhes que sua versão escrita. Porém, precisamos compreender definitivamente o motivo de chamarmos este processo de ADAPTAÇÃO. Não julgo necessário ler a peça para acreditar na qualidade indiscutível deste filme, com uma ótima atuação de Liz Taylor mas, principalmente, de Paul Newman! Porém, não irei cometer a mesma injustiça que outros ao nem ao menos citarem em seus comentários a magnífica interpretação de Burl Ives como o patriarca da família. A cena entre Ives e Newman é o ponto mais alto do filme, num duelo de arrepiar entre dois dos maiores atores Norte-Americanos. Ambos entraram na minha lista pessoal de melhores interpretações masculinas da história do cinema. Um filme mais do que memorável, daqueles que desejarei rever em diversas fases de minha vida!
O Campeão
4.0 217 Assista AgoraA melhor atuação da carreira do Jon Voight! Mas é evidente que a sublime interpretação do Ricky Schroder despertou mais a atenção da crítica por ter vindo de uma criança! Atuação de gente grande! Não considero que o tema da obra seja o mundo do boxe pois, para mim, a luta serve apenas para contextualizar uma trama que fala principalmente de superação pessoal em nome do amor de um pai. Não sei dizer se consideraria O filme mais triste da minha vida como foi eleito na pesquisa, mas certamente está na minha lista pessoal dos mais tristes. Porém, o filme foi recentemente eleito em uma nova pesquisa como o filme que demonstra o amor mais intenso entre pai e filho da história do cinema. Neste quesito, eu assino embaixo!