Um documentário que foca no drama humano, câmera na mão, improviso e luta, muita luta. Fazer tanto material a ponto de fazer um bom documentário mostra a genialidade M.Chernov que conseguiu entregar muito. Imagens fortes do desespero da população civil ucraniana frente a mesquinhez dos governantes russos.
Pessoalmente, não é meu favorito, mas diante das conjecturas políticas parece que esse será o vencedor do Oscar 2024.
Sutil, tanto que algumas pessoas podem não pescar o que realmente aconteceu entre o avô e a neta. Muito boa em termos de animação, roteiro e argumento, a mensagem é forte e mostra que as crianças não podem ser tratadas com descaso.
Um documentário que instiga a pesquisa para saber do porquê dessa censura ou proibição. Do meu ponto de vista existem livros e livros. Alguns são adequados a determinadas idades, esse filme possui um lado, a de que tem que liberar tudo. Achei meio forçado o depoimento das crianças como se elas estivessem sendo usadas para sensibilizar o público que terá, obviamente uma visão pró-crianças.
O depoimento da senhora de 100 anos, cujo marido morreu na guerra defendendo a liberdade é muito tocante, ela mesma disse que os nazi queimavam livros, mas o que vimos aqui não é a destruição desses livros - eles continuam acessíveis - só não são permitidos nas bibliotecas das escolas.
Aí vem o ponto, não é pelas crianças, ou pela liberdade, é pela indústria! Como ficam as editoras de livros frente a esse "neo-index" instituído? É uma batalha. Interessante buscar mais informações, pois o que acontece lá pode acontecer também aqui.
Que coisa, um jornalista renomado, que lutou contra um regime de opressão que lutou para que a sociedade jamais se esquecesse do ocorrido, instaurando alicerses para que os chilenos nunca se esquecessem dos valores a serem defendidos como liberdade e democracia....e no fim, terminar sua vida com a doença de alzeimer, cujos sintomas é o esquecimento gradativo, eu me senti impactado tamanho sofrimento refletido nos olhos da esposa e em seus momentos de angústia. A parte dos livros, me quebrou.
Vi que esse é o melhor curta documentário concorrendo ao Oscar 2024. Vemos que não se trata apenas de uma loja de consertos de instrumentos musicais, mas acima de tudo um grupo de pessoas dedicadas e apaixonadas pelo que fazem, e que possuem por si só toda uma história de vida pra contar. O filme vai passando por todas essas camadas até fecharmos na contribuição que fazem para o desenvolvimento da sociedade através da música.
Wes Anderson em seu velho estilo que domina o cenário, como se torcesse o tempo e o espaço, nos trazendo esse curta formidável. No fim fiquei na pergunta se tudo isso foi ou não real.
É muito difícil dar uma opinião sem soltar um spoiler. Mas o plot-twist foi muito bem feito e me surpreendeu, mais porque a vítima da violência, não pareceu que foi de fato vítima! Não sei, mas me pareceu falso. No mais, boa fotografia, e cenas de flashback muito bem editados.
Bem construído, pena que a cena da fuga de Marc da instituição me pareceu artificial, como um pedaço de filme que foi emendado alí. A transição no início do filme da água foi muito interessante.
Um filme que começa com a proposta de terror mas acaba flertando com ação e até mesmo comédia.
Russell Crowe me chamou a atenção com o seu personagem, muito bem construído e falando italiano com fluência.
Observei também a interpretação do Papa feita por Franco Nero, ele não se caracterizou para ter uma semelhança com o então Papa da época que era João Paulo II, caso estivesse sem a barba ficaria muito parecido.
Evidente que a sombra de filmes como O Exorcista (1973) acaba colocando o espectador em um ponto onde ele poderia esperar muito deste filme aqui, que por sinal, fracassa miseravelmente, principalmente por exagerar nas cenas de ação com muitos efeitos visuais e uma narrativa apressada que pode deixar alguns um tanto desapontados.
Enfim, como terror não funciona, mas como ação sim.
Falar sobre Idade Perigosa é falar sobre um dos primeiros filmes a abordar a delinquência juvenil da história do cinema.
O filme aborda um caso de um grupo de jovens que decidem ir roubar uma transportadora e são surpreendidos pelo supervisor da escola deles. Um deles, dispara e mata o coitado.
Descobertos, os jovens vão a julgamento, e temos aqui um filme de tribunal - boa parte do filme se passa aqui - o rapaz e seu grupo todos de apenas 17 anos, são interrogados em júri popular e finalmente chegamos ao assassino confesso que acaba pegando prisão perpétua.
É um filme que foi feito para educar a população americana quanto a o que fazer com os jovens. No caso do rapaz condenado, as palavras de seu advogado de defesa são contundentes onde ele aponta o fato de ele ter tido uma família desestruturada tenha contribuído para que ele tenha se tornado um delinquente.
Primeiro filme de uma certa Merilyn Monroe que surge como a garçonete do bar. Teve apenas duas falas, mas mostrou uma atuação marcante com apenas 21 anos.
As pessoas tem falado tanto dessa série, que só por curiosidade vou assistir. Dizem que tem mais lacração do que She-Hulk eu acredito que Velma deve ter sido produzida para zoar a cultura Woke e o identitarismo que permeiam as atuais produções midiáticas.
Claro que o que eu estou falando aqui é achismo, fica parecendo um Ricky and Morty da vida e a temática deve ser baseada na sátira, na zoação.
Sem dúvida é o curta que nos deixa mais angustiado em relação ao destino da protagonista a imigrante iraniana destinada a ser esposa de um cara que ninguém sabe quem é muito menos ela. É um thriller, onde o ponto é a fuga. Mas fiquei pensando no quanto o país de onde ela veio faz com os seus cidadãos, principalmente as mulheres, quanto a liberdade e até onde este curta em si poderia afetar um país politicamente falando. Como se nos dessem a mensagem que esse país é malvado, opressor e ruim de se viver. Dos indicados é o curta que mais gostei.
Um curta que parece que foi feito para deixar uma mensagem forte, talvez relacionado a má qualidade do serviço público ou o assédio sexual. Mas no fim virou um filme divertido de se ver e uma trama sem grandes pretensões.
Eu posso não entender, mas pela construção do filme - o mais longo curta metragem indicado ao Oscar 2023 - e o fato de ter crianças "fofinhas" envolvidas e um roteiro bem humorado faz deste curta um "Oscar Bait". A cena do bolo, realmente me fez parar o filme e xingar muito...ótima produção.
É preciso tomar cuidado com este filme, se você der uma piscada ou não prestar bem atenção aos diálogos você vai ser perder!! Pessoalmente tive que ir e voltar o filme várias vezes, de certa forma, sim, o filme se torna cansativo mas não posso tirar o mérito do roteiro bem feito e muito bem amarrado, por isso é necessário ver este filme até mais de uma vez para poder entender as nuances e a investigação do detetive da companhia de seguros que ao meu ver é o personagem principal da trama. Destaco Ava Gardner, a personagem dela é interessante como se viesse das sombras. Burt Lancaster, sensacional como um homem atormentado por conflitos pessoais. Mas pra mim o personagem do ator Edmund O´Brien, o investigador Jim é que realmente nos conduz nesta trama intrincada.
Este filme foi lançado em 1980; mas foi filmado anos antes, portanto tem um clima bem anos 70 e é justamente isso que me cativa neste filme, nele, você pode ver a moda, clima, modo de filmar, fotografia, fliperama, música disco tudo setentista.
Um filme pra guardar com carinho na filmoteca e na memória. A cena inicial das garotas entregando os convites é memorável e se você prestar atenção vai encontrar elementos de improviso. Não deve ter sido fácil andar com aqueles patins pesadões.
E veja também um certo Michael Fox fazendo seu primeiro papel no cinema.
O cemitério onde ocorreu o desfecho - Sad Hill, foi reconstruído. Ele fica na Espanha, quem sabe podemos um dia correr entre as lápides, procurando o tumulo de Arch Stanton?
Stalker é um filme onde você precisa romper a barreira do sono, feito isso, você pode se deparar com uma narrativa de ficção-científica poetizada eu diria, que mostra a aventura de 3 pessoas que decidem se desbravar o desconhecido.
Algo caiu do céu em um país e época não mencionadas, uma divisão do exército é enviada para investigar e todos desapareceram sem deixar rastro. Essas 3 pessoas - um cientista, um escritor e uma pessoa comum - decidem se aventurar colocando suas vidas em risco cedendo a curiosidade para ver do que se trata.
Ao chegarem nessa região o que se encontra fora os vestígios da expedição militar é uma viagem ao interior de cada um, não existem pistas ou chaves de interpretação para o que seja aquilo, a estória viaja pelo surreal, os envolvidos tentam interpretar a seu modo o que seria tudo aquilo.
Assistindo, vi o quanto Tarkoviski gosta de água, sempre tenho ele como um poeta visual, e nesse termo o filme surpreende desde o inicio, alternando entre colorido e p&b, luzes quentes e frias, reflexos em água tudo para a meu ver mostrar o contraste entre o real e o surreal, o conhecido e o desconhecido.
Algumas referências religiosas, medo da morte e do desconhecido, receio entre ambos os envolvidos nessa expedição para conquistar o inconquistável, entender o incompreensível e sentir o que é impossível dentro de nossos parcos sentidos.
O meu sentimento foi o de frustração, assim como os personagens envolvidos, cada um teve a sua impressão dos acontecimentos. Stalker é uma experiência sensorial onde a meu ver, nada é mostrado, um filme onde eu me arrisco a dizer que as pessoas fazem força pra gostar, mas não mostra conteúdo, vale pela aventura visual do que algo que de fato acrescente ao espectador.
20 Dias em Mariupol
3.9 56 Assista AgoraUm documentário que foca no drama humano, câmera na mão, improviso e luta, muita luta. Fazer tanto material a ponto de fazer um bom documentário mostra a genialidade M.Chernov que conseguiu entregar muito. Imagens fortes do desespero da população civil ucraniana frente a mesquinhez dos governantes russos.
Pessoalmente, não é meu favorito, mas diante das conjecturas políticas parece que esse será o vencedor do Oscar 2024.
Paquiderme
3.7 32Sutil, tanto que algumas pessoas podem não pescar o que realmente aconteceu entre o avô e a neta. Muito boa em termos de animação, roteiro e argumento, a mensagem é forte e mostra que as crianças não podem ser tratadas com descaso.
O ABC da Proibição de Livros
3.6 30Um documentário que instiga a pesquisa para saber do porquê dessa censura ou proibição. Do meu ponto de vista existem livros e livros. Alguns são adequados a determinadas idades, esse filme possui um lado, a de que tem que liberar tudo. Achei meio forçado o depoimento das crianças como se elas estivessem sendo usadas para sensibilizar o público que terá, obviamente uma visão pró-crianças.
O depoimento da senhora de 100 anos, cujo marido morreu na guerra defendendo a liberdade é muito tocante, ela mesma disse que os nazi queimavam livros, mas o que vimos aqui não é a destruição desses livros - eles continuam acessíveis - só não são permitidos nas bibliotecas das escolas.
Aí vem o ponto, não é pelas crianças, ou pela liberdade, é pela indústria! Como ficam as editoras de livros frente a esse "neo-index" instituído? É uma batalha. Interessante buscar mais informações, pois o que acontece lá pode acontecer também aqui.
A Memória Infinita
4.0 42Que coisa, um jornalista renomado, que lutou contra um regime de opressão que lutou para que a sociedade jamais se esquecesse do ocorrido, instaurando alicerses para que os chilenos nunca se esquecessem dos valores a serem defendidos como liberdade e democracia....e no fim, terminar sua vida com a doença de alzeimer, cujos sintomas é o esquecimento gradativo, eu me senti impactado tamanho sofrimento refletido nos olhos da esposa e em seus momentos de angústia. A parte dos livros, me quebrou.
A Última Loja de Consertos
3.9 32 Assista AgoraVi que esse é o melhor curta documentário concorrendo ao Oscar 2024. Vemos que não se trata apenas de uma loja de consertos de instrumentos musicais, mas acima de tudo um grupo de pessoas dedicadas e apaixonadas pelo que fazem, e que possuem por si só toda uma história de vida pra contar. O filme vai passando por todas essas camadas até fecharmos na contribuição que fazem para o desenvolvimento da sociedade através da música.
A Incrível História de Henry Sugar
3.6 162 Assista AgoraWes Anderson em seu velho estilo que domina o cenário, como se torcesse o tempo e o espaço, nos trazendo esse curta formidável. No fim fiquei na pergunta se tudo isso foi ou não real.
Red, White and Blue
3.8 33É muito difícil dar uma opinião sem soltar um spoiler. Mas o plot-twist foi muito bem feito e me surpreendeu, mais porque a vítima da violência, não pareceu que foi de fato vítima! Não sei, mas me pareceu falso. No mais, boa fotografia, e cenas de flashback muito bem editados.
Invincible
3.3 23Bem construído, pena que a cena da fuga de Marc da instituição me pareceu artificial, como um pedaço de filme que foi emendado alí. A transição no início do filme da água foi muito interessante.
O Exorcista do Papa
2.8 354 Assista AgoraUm filme que começa com a proposta de terror mas acaba flertando com ação e até mesmo comédia.
Russell Crowe me chamou a atenção com o seu personagem, muito bem construído e falando italiano com fluência.
Observei também a interpretação do Papa feita por Franco Nero, ele não se caracterizou para ter uma semelhança com o então Papa da época que era João Paulo II, caso estivesse sem a barba ficaria muito parecido.
Evidente que a sombra de filmes como O Exorcista (1973) acaba colocando o espectador em um ponto onde ele poderia esperar muito deste filme aqui, que por sinal, fracassa miseravelmente, principalmente por exagerar nas cenas de ação com muitos efeitos visuais e uma narrativa apressada que pode deixar alguns um tanto desapontados.
Enfim, como terror não funciona, mas como ação sim.
O Faísca
3.2 1Parece que este filme não se acha mais.
Idade Perigosa
3.5 4Falar sobre Idade Perigosa é falar sobre um dos primeiros filmes a abordar a delinquência juvenil da história do cinema.
O filme aborda um caso de um grupo de jovens que decidem ir roubar uma transportadora e são surpreendidos pelo supervisor da escola deles. Um deles, dispara e mata o coitado.
Descobertos, os jovens vão a julgamento, e temos aqui um filme de tribunal - boa parte do filme se passa aqui - o rapaz e seu grupo todos de apenas 17 anos, são interrogados em júri popular e finalmente chegamos ao assassino confesso que acaba pegando prisão perpétua.
É um filme que foi feito para educar a população americana quanto a o que fazer com os jovens. No caso do rapaz condenado, as palavras de seu advogado de defesa são contundentes onde ele aponta o fato de ele ter tido uma família desestruturada tenha contribuído para que ele tenha se tornado um delinquente.
Primeiro filme de uma certa Merilyn Monroe que surge como a garçonete do bar. Teve apenas duas falas, mas mostrou uma atuação marcante com apenas 21 anos.
An Irish Goodbye
3.5 28Eu preciso da legenda desse filme. Alguém sabe onde conseguir?
Velma (1ª Temporada)
2.3 124 Assista AgoraAs pessoas tem falado tanto dessa série, que só por curiosidade vou assistir. Dizem que tem mais lacração do que She-Hulk eu acredito que Velma deve ter sido produzida para zoar a cultura Woke e o identitarismo que permeiam as atuais produções midiáticas.
Claro que o que eu estou falando aqui é achismo, fica parecendo um Ricky and Morty da vida e a temática deve ser baseada na sátira, na zoação.
The Red Suitcase
4.0 29Sem dúvida é o curta que nos deixa mais angustiado em relação ao destino da protagonista a imigrante iraniana destinada a ser esposa de um cara que ninguém sabe quem é muito menos ela.
É um thriller, onde o ponto é a fuga. Mas fiquei pensando no quanto o país de onde ela veio faz com os seus cidadãos, principalmente as mulheres, quanto a liberdade e até onde este curta em si poderia afetar um país politicamente falando. Como se nos dessem a mensagem que esse país é malvado, opressor e ruim de se viver.
Dos indicados é o curta que mais gostei.
Night Ride
3.2 27Um curta que parece que foi feito para deixar uma mensagem forte, talvez relacionado a má qualidade do serviço público ou o assédio sexual. Mas no fim virou um filme divertido de se ver e uma trama sem grandes pretensões.
Le Pupille
3.5 41Eu posso não entender, mas pela construção do filme - o mais longo curta metragem indicado ao Oscar 2023 - e o fato de ter crianças "fofinhas" envolvidas e um roteiro bem humorado faz deste curta um "Oscar Bait".
A cena do bolo, realmente me fez parar o filme e xingar muito...ótima produção.
Ivalu
3.1 22O argumento foi bom. Mas pecou por não se aprofundar no tema
e deixar tudo em um final aberto.
Wandinha (1ª Temporada)
4.0 682 Assista AgoraFico pensando como teria sido com a Christina Ricci.
Os Assassinos
3.8 61 Assista AgoraÉ preciso tomar cuidado com este filme, se você der uma piscada ou não prestar bem atenção aos diálogos você vai ser perder!!
Pessoalmente tive que ir e voltar o filme várias vezes, de certa forma, sim, o filme se torna cansativo mas não posso tirar o mérito do roteiro bem feito e muito bem amarrado, por isso é necessário ver este filme até mais de uma vez para poder entender as nuances e a investigação do detetive da companhia de seguros que ao meu ver é o personagem principal da trama.
Destaco Ava Gardner, a personagem dela é interessante como se viesse das sombras.
Burt Lancaster, sensacional como um homem atormentado por conflitos pessoais.
Mas pra mim o personagem do ator Edmund O´Brien, o investigador Jim é que realmente nos conduz nesta trama intrincada.
Loucuras em Plena Madrugada
3.4 56Este filme foi lançado em 1980; mas foi filmado anos antes, portanto tem um clima bem anos 70 e é justamente isso que me cativa neste filme, nele, você pode ver a moda, clima, modo de filmar, fotografia, fliperama, música disco tudo setentista.
Um filme pra guardar com carinho na filmoteca e na memória. A cena inicial das garotas entregando os convites é memorável e se você prestar atenção vai encontrar elementos de improviso. Não deve ter sido fácil andar com aqueles patins pesadões.
E veja também um certo Michael Fox fazendo seu primeiro papel no cinema.
O Estudante de Praga
3.6 8Alguém pode fornecer um link para este filme?
Caverna do Dragão: Réquiem
3.9 11Uma página de um filme que nunca foi feito?
Três Homens em Conflito
4.6 1,2K Assista AgoraO cemitério onde ocorreu o desfecho - Sad Hill, foi reconstruído. Ele fica na Espanha, quem sabe podemos um dia correr entre as lápides, procurando o tumulo de Arch Stanton?
Stalker
4.3 500 Assista AgoraStalker é um filme onde você precisa romper a barreira do sono, feito isso, você pode se deparar com uma narrativa de ficção-científica poetizada eu diria, que mostra a aventura de 3 pessoas que decidem se desbravar o desconhecido.
Algo caiu do céu em um país e época não mencionadas, uma divisão do exército é enviada para investigar e todos desapareceram sem deixar rastro. Essas 3 pessoas - um cientista, um escritor e uma pessoa comum - decidem se aventurar colocando suas vidas em risco cedendo a curiosidade para ver do que se trata.
Ao chegarem nessa região o que se encontra fora os vestígios da expedição militar é uma viagem ao interior de cada um, não existem pistas ou chaves de interpretação para o que seja aquilo, a estória viaja pelo surreal, os envolvidos tentam interpretar a seu modo o que seria tudo aquilo.
Assistindo, vi o quanto Tarkoviski gosta de água, sempre tenho ele como um poeta visual, e nesse termo o filme surpreende desde o inicio, alternando entre colorido e p&b, luzes quentes e frias, reflexos em água tudo para a meu ver mostrar o contraste entre o real e o surreal, o conhecido e o desconhecido.
Algumas referências religiosas, medo da morte e do desconhecido, receio entre ambos os envolvidos nessa expedição para conquistar o inconquistável, entender o incompreensível e sentir o que é impossível dentro de nossos parcos sentidos.
O meu sentimento foi o de frustração, assim como os personagens envolvidos, cada um teve a sua impressão dos acontecimentos. Stalker é uma experiência sensorial onde a meu ver, nada é mostrado, um filme onde eu me arrisco a dizer que as pessoas fazem força pra gostar, mas não mostra conteúdo, vale pela aventura visual do que algo que de fato acrescente ao espectador.