O maior êxito do filme é, mesmo sem tomar partido de maneira clara (numa eventual discussão sobre descriminalização do aborto), humanizar as duas protagonistas, de modo que nos envolvamos com elas e compreendamos seus dramas, sem maniqueísmos.
Ofuscado à época por conta de sua ousadia. Desde a sufocante abertura, são focadas as urgências e dramas do antagonista, e ao incitar curiosidade, Powell faz com que encaremos o espelho. A cinematografia é especial, principalmente se considerarmos que foi fotografado em Eastmancolor, inferior ao Technicolor, bastante usado na Hollywood da época.
Um filme cuja força está nas imagens que devoram o ambiente, na trilha precisa, em sua condução narrativa e atuações memoráveis. Mas, na mesma medida que é narrativamente instigante e cinematograficamente impecável, propõe diálogos atemporais, ao discutir a validade das tradições e as relações de poder que as envolvem. E isto, poucos filmes que conheço foram capazes de executar com tamanha perfeição.
Bem mais do que um filme sobre adultério, é o estudo de uma alma passional que só consegue escapar do tédio cotidiano libertando suas paixões e permitindo-se ser feliz. Jeanne Moreau brilha. Belo filme.
Faroeste icônico com um ritmo excelente, as quase duas horas e meia passam sem cansar. A direção do Peckimpah é excepcional, como de costume. Sobre o roteiro, senti falta de uns elementos mais originais, mas adorei como ele constrói o passado entre Pyke, Deke e o resto do antigo bando sem usar tantos flashbacks e imagens, deixando isso pro imaginário de quem assiste.
Uma obra verdadeiramente surrealista e bizarra como poucas. El Topo é lotado de simbolismos que referenciam temas religiosos, psicanalíticos, sociais, e sabe-se lá mais o quê. Assisti-lo é um exercício de compreensão, um teste pros conhecimentos do espectador (é preciso bastante, aliás, pra sacar todas as metáforas e alusões), e Jodorowsky filma de acordo com a áurea esdrúxula de seu filme. O spaghetti de Leone misturado com um Buñuel completamente surtado.
É um drama familiar como poucos em toda a história do cinema. O retrato traçado por Visconti e sua equipe de roteiristas é brilhante. A família Parondi, no fim das contas, faz parte de apenas mais uma das histórias rodeadas de dificuldades e preconceitos dos migrantes sulistas italianos, quando estes tentam a vida no norte do país.
Mais que um retrato fiel, a obra carrega consigo uma dramaturgia orquestrada por Visconti de força excepcional. O diretor contém a sua câmera na maior parte do tempo, para que nos momentos de clímax sejam utilizados recursos como close-ups ou enquadramentos abertos, potencializando cada uma destas cenas.
Quando Luca Parondi toca a imagem de seu irmão Rocco num jornal, toda a melancolia que antes lhe era preservada é exposta sem pudores ao espectador, mesmo que de forma tão singela e delicada, contrastando com toda a histeria de minutos atrás. Obra-prima.
Documentário de linguagem extremamente humanizada, uma viagem por grandes histórias de (quase) anônimos que, juntas, formam um tocante emaranhado de memórias e personalidades. Edifício Master é simples, mas é em sua simplicidade que reside sua beleza.
Funciona bem como expansão do universo criado em 1982, ao mesmo tempo que consegue contar sua própria história. As imagens conduzidas por Villeneuve e Deakins são aterradoras. Mas, por mais que evoque a atmosfera do original, é um pouco distante do espectador.
Espécie de noir futurista, Blade Runner é dos filmes mais deslumbrantes e enigmáticos do cinema. Sua atmosfera distópica e a sedutora trilha dão à obra um peculiar tom melancólico. É puro deleite, um daqueles "milagres" cinematográficos.
Jorge Furtado explora pessoas das mais simples e conta uma despretensiosa história sobre o senso comunitário e o processo espontâneo de criação. O elenco é ótimo; Paulo José e Tonico Pereira fazem, juntos, algumas das cenas mais engraçadas do filme.
Tarkovsky é um filósofo e um poeta do cinema, e com Solaris explora questões existencialistas apoiados em composições hipnotizantes. Complexo, provocante e lindíssimo.
Haneke explora uma mente perturbada como poucos. Só falta um pouco de clareza e contundência às observações que o filme faz sobre as "disfunções" do mundo moderno.
Não fosse pelas bem conduzidas cenas de batalha e pela atuação do Garfield, seria mais um filme de guerra do herói americano contra o inimigo (seja ele do país que for). O filme é elevado pelos seus bons momentos e entretém, porém a (questionável) moral religiosa o tempo inteiro jogada na cara do espectador impede que o mesmo se envolva por completo na história que é apresentada. Além disso, tecnicamente, o longa é muito bom. 6.5/10.
Além de ser um grande documento histórico desse período da metrópole paulista, é um estudo de personagem brilhante sobre o conflito entre a individualidade humana e o crescimento econômico e industrial da urbe.
Carlos quer se ver livre, livre da sociedade que o pressiona e da metrópole que o sufoca..
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
4.0 264O maior êxito do filme é, mesmo sem tomar partido de maneira clara (numa eventual discussão sobre descriminalização do aborto), humanizar as duas protagonistas, de modo que nos envolvamos com elas e compreendamos seus dramas, sem maniqueísmos.
A Tortura do Medo
3.9 149Ofuscado à época por conta de sua ousadia. Desde a sufocante abertura, são focadas as urgências e dramas do antagonista, e ao incitar curiosidade, Powell faz com que encaremos o espelho.
A cinematografia é especial, principalmente se considerarmos que foi fotografado em Eastmancolor, inferior ao Technicolor, bastante usado na Hollywood da época.
"Scoptophilia. The morbid urge to gaze".
Harakiri
4.6 180Um filme cuja força está nas imagens que devoram o ambiente, na trilha precisa, em sua condução narrativa e atuações memoráveis.
Mas, na mesma medida que é narrativamente instigante e cinematograficamente impecável, propõe diálogos atemporais, ao discutir a validade das tradições e as relações de poder que as envolvem. E isto, poucos filmes que conheço foram capazes de executar com tamanha perfeição.
Os Amantes
3.9 60Bem mais do que um filme sobre adultério, é o estudo de uma alma passional que só consegue escapar do tédio cotidiano libertando suas paixões e permitindo-se ser feliz. Jeanne Moreau brilha. Belo filme.
Meu Ódio Será Sua Herança
4.2 204 Assista AgoraFaroeste icônico com um ritmo excelente, as quase duas horas e meia passam sem cansar. A direção do Peckimpah é excepcional, como de costume.
Sobre o roteiro, senti falta de uns elementos mais originais, mas adorei como ele constrói o passado entre Pyke, Deke e o resto do antigo bando sem usar tantos flashbacks e imagens, deixando isso pro imaginário de quem assiste.
El Topo
4.0 219Uma obra verdadeiramente surrealista e bizarra como poucas. El Topo é lotado de simbolismos que referenciam temas religiosos, psicanalíticos, sociais, e sabe-se lá mais o quê. Assisti-lo é um exercício de compreensão, um teste pros conhecimentos do espectador (é preciso bastante, aliás, pra sacar todas as metáforas e alusões), e Jodorowsky filma de acordo com a áurea esdrúxula de seu filme. O spaghetti de Leone misturado com um Buñuel completamente surtado.
Rocco e Seus Irmãos
4.4 125É um drama familiar como poucos em toda a história do cinema. O retrato traçado por Visconti e sua equipe de roteiristas é brilhante. A família Parondi, no fim das contas, faz parte de apenas mais uma das histórias rodeadas de dificuldades e preconceitos dos migrantes sulistas italianos, quando estes tentam a vida no norte do país.
Mais que um retrato fiel, a obra carrega consigo uma dramaturgia orquestrada por Visconti de força excepcional. O diretor contém a sua câmera na maior parte do tempo, para que nos momentos de clímax sejam utilizados recursos como close-ups ou enquadramentos abertos, potencializando cada uma destas cenas.
Quando Luca Parondi toca a imagem de seu irmão Rocco num jornal, toda a melancolia que antes lhe era preservada é exposta sem pudores ao espectador, mesmo que de forma tão singela e delicada, contrastando com toda a histeria de minutos atrás. Obra-prima.
Edifício Master
4.3 372 Assista AgoraDocumentário de linguagem extremamente humanizada, uma viagem por grandes histórias de (quase) anônimos que, juntas, formam um tocante emaranhado de memórias e personalidades. Edifício Master é simples, mas é em sua simplicidade que reside sua beleza.
Blade Runner 2049
4.0 1,7K Assista AgoraFunciona bem como expansão do universo criado em 1982, ao mesmo tempo que consegue contar sua própria história. As imagens conduzidas por Villeneuve e Deakins são aterradoras. Mas, por mais que evoque a atmosfera do original, é um pouco distante do espectador.
Blade Runner: O Caçador de Andróides
4.1 1,6K Assista AgoraEspécie de noir futurista, Blade Runner é dos filmes mais deslumbrantes e enigmáticos do cinema. Sua atmosfera distópica e a sedutora trilha dão à obra um peculiar tom melancólico. É puro deleite, um daqueles "milagres" cinematográficos.
O Pagador de Promessas
4.3 364 Assista AgoraDa abertura ao fantástico plano final, O Pagador de Promessas é um verdadeiro monumento do cinema nacional. Obra de força e beleza ímpares.
Saneamento Básico, O Filme
3.7 708 Assista AgoraJorge Furtado explora pessoas das mais simples e conta uma despretensiosa história sobre o senso comunitário e o processo espontâneo de criação. O elenco é ótimo; Paulo José e Tonico Pereira fazem, juntos, algumas das cenas mais engraçadas do filme.
Solaris
4.2 369 Assista AgoraTarkovsky é um filósofo e um poeta do cinema, e com Solaris explora questões existencialistas apoiados em composições hipnotizantes. Complexo, provocante e lindíssimo.
O Vídeo de Benny
3.6 232 Assista AgoraHaneke explora uma mente perturbada como poucos. Só falta um pouco de clareza e contundência às observações que o filme faz sobre as "disfunções" do mundo moderno.
Até o Último Homem
4.2 2,0K Assista AgoraNão fosse pelas bem conduzidas cenas de batalha e pela atuação do Garfield, seria mais um filme de guerra do herói americano contra o inimigo (seja ele do país que for). O filme é elevado pelos seus bons momentos e entretém, porém a (questionável) moral religiosa o tempo inteiro jogada na cara do espectador impede que o mesmo se envolva por completo na história que é apresentada.
Além disso, tecnicamente, o longa é muito bom.
6.5/10.
São Paulo Sociedade Anônima
4.2 172Além de ser um grande documento histórico desse período da metrópole paulista, é um estudo de personagem brilhante sobre o conflito entre a individualidade humana e o crescimento econômico e industrial da urbe.
Carlos quer se ver livre, livre da sociedade que o pressiona e da metrópole que o sufoca..
Até aqui, meu filme nacional favorito.