Uma verdadeira aula de como trazer para o cinema uma narrativa tão complexa e que com o desenvolver do filme vai fazendo cada vez mais sentido. A profundidade do discurso utilizado ao longo do filme, de liberdade e conexões entre ações passadas e futuras é de fazer quem estivesse de mente aberta à discussão realmente pirar. Pena que alguns foram para o cinema sem realmente ter a intenção de entrar na discussão. Mas apesar das críticas, o que tinha que ser explicado, foi. O resto que ficou em aberto, o fez para a reflexão e interpretação de cada espectador, como só os grandes do cinema conseguem fazer com maestria. Outro tapa na cara de quem dizia (e ainda diz, infelizmente...) que os Irmãos Wachowski abusam de efeitos para mascarar um roteiro fraco.
Apesar de ter uma história incrível, o filme deixou demais a desejar na direção. Não sei se foi por orçamento limitado, algum prazo a ser cumprido, ou se foi a vontade do diretor; mas o fato é que o tempo de duração foi mais curto do que deveria. O resultado disso foram cenas que seguiram se atropelando no decorrer do filme, poucos (ou nenhum) diálogos marcantes e duelos medíocres comparados ao que os Westerns italianos têm de melhor a oferecer. Fora isso, a noção cronológica da trama é bem fraca, o clima de tensão entre os personagens era praticamente inexistente, e o grande clímax do final, marca registrada de um bom Spaghetti Western, não ocorreu (pelo menos eu não consegui perceber). Enfim, o filme tinha potencial, poderia ter sido uma grande obra. Mas não foi o que aconteceu.
Interessante a mistura de uma temática trazendo questões bem adultas, com uma dinâmica mais infantil. E esse contraste é brilhantemente personificado na protagonista Zazie. é um filme bem diferente de tudo o que eu já tinha visto
Além de ser um dos melhores de Eastwood, o filme marca uma nova forma de retratar os "heróis" nos filmes, trazendo no seu protagonista aquele que talvez seja o pioneiro da geração dos Anti-Heróis. O personagem de Eastwood é a personificação dos vilões do Western, cruel, imoral, mas ainda assim tem um certo carisma de que todo grande herói necessita. E se não bastasse a personalidade do forasteiro, ainda há 3 assassinatos sem um motivo muito nobre e um estupro, ambos realizados por ele nas primeiras cenas do filme - coisa, no mínimo, incomum para a época.
Não é preciso estampar uma suástica para retratar a delicada situação de conflito racial e imigratório que os EUA vivem. Basta dar algumas voltas pelo Harlem, ou então notar a materialização de um muro entre EUA e México que ideologicamente já existia, com o intuito de "proteger" os trabalhadores americanos do desemprego que os Mexicanos trariam a eles (discurso igualmente usado por Hitler para justificar a criação de campos de concentração)
Skyfall se apresenta como um filme ainda mais envolvente que o excelente Casino Royale, trazendo cenas de ação mais bem dosadas do que no não tão bom Quantum of Solace. A retomada de elementos clássicos presentes nos filmes mais antigos
(como um "Q" caracterizado como um nerd do século XXI, e uma política bem atual, diferente daquela dos tempos de guerra fria)
deram à série uma nova cara, que adapta este clássico absoluto sem esquecer os detalhes indispensáveis a tudo o que envolve James Bond. Outro ponto a ser notado são as brilhantes atuações: Javier Bardem é de longe um dos melhores vilões que 007 já enfrentou, ou ao menos um dos mais bem caracterizados; enquanto que o próprio Bond ganhou enfim uma atuação definitivamente convincente de Daniel Craig, que finalmente encontrou a chave para interpretar o agente com a devida classe que é inerente a ele - por vezes até lembrando um Sean Connery nos seus tempos áureos de James Bond. Por fim, Skyfall é na minha opinião o melhor filme de James Bond desde que Roger Moore foi aposentado do papel.
Filme excelente com um elenco bem à altura dele. Trata a temática jovem de uma forma bem complexa e inovadora, quase como um cross over entre John Hughes e F.F. Coppola. E com a seguinte frase pode-se traduzir plenamente a essência do filme: "Até nas mais primitivas sociedades há um certo respeito pelos insanos”
Um filme de 70 anos atrás, mas que surpreendentemente pode ter sua temática trazida para os dias atuais. Quem aí - principalmente entre nós brasileiros - nunca ouviu falar de um monopólio da imprensa? Kane é um ícone, e ao mesmo tempo uma crítica aos poucos homens que efetivamente controlam o mundo. E se a história é boa, o modo como ela é contada está à altura. A "cinebiografia" deste homem singular possui uma montagem espetacular, com planos-sequência muito à frente da época em que foi lançado. Por fim, não gosto muito de fazer listas dos 10 melhores disto ou daquilo, senão para mim mesmo; mas Cidadão Kane é sim, indiscutivelmente, exatamente o tipo de filme que deve aparecer nestas listas.
Excelente filme, porém, talvez mal compreendido. Eu pessoalmente não vejo este filme como um retrato do grotesco, ou uma crítica à inversão de valores (com "o feio que se torna belo e o belo que se torna feio"), pelo menos não em sua verdadeira essência. Para mim, esta obra é nada mais que um filme sobre pessoas, em sua mais plena diversidade. O filme tenta desestigmatizar os "Freaks", mostrando que eles são pessoas como quaisquer outros, que por possuírem uma característica única peculiar, tiveram de sofrer com os preconceitos da sociedade. E isso, naquela época não era, de maneira alguma, clichê. Uma pena que esta mesma sociedade da época não estava pronta para uma obra desse porte (e ainda hoje algumas pessoas não estão).
Apenas discordo de quem vê esse filme como o melhor do Hitchcock (ou o melhor da história), pra mim este foi um ensaio para sua grande obra-prima que estava por vir: "Psicose".
Hitchcock sabia como ninguém trabalhar o psicológico dos personagens, explorando algum distúrbio que se encaixa perfeitamente em suas tramas complexas. Gostando ou não (se é que existe um louco para não gostar), o cara era um gênio, não tem como negar.
O filme é excelente, um fiel retrato da versão brasileira daquela que na minha opinião foi a geração que mais mudou o mundo. Só não dei 5 estrelas porque ficou muito "estilo documentário Globo News", poderiam ter feito algo diferente para ser exibido nos cinemas. Porém não é nada que desqualifique a obra
O que fez desse filme a obra-prima que é não foram apenas as críticas aos valores hipócritas e regras de etiqueta da sociedade, mas o modo como o filme consegue prender o espectador da mesma forma que os personagens se encontram presos: Incapazes de escapar da frente da tela sem um desfecho (e que desfecho!)
Esse é o que deveria ser o filme mais aguardado para os fãs do Tarantino. O cara sempre se mostrou fã de filmes Western (inclusive incorporou muitos elementos desse gênero em Kill Bill -desde a trilha sonora até os closes nas cenas de ação-, e um pouco menos em Bastardos Inglórios), e agora ele resolve fazer um filme inteiro do gênero. E para completar, ele também reúne os dois atores (no masculino, já que Uma Thurman se encaixaria na frase) que mais se destacaram em seus filmes passados: Samuel L. Jackson(Pulp Fiction e Jackie Brown) e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios). Esse filme promete!
Que filme genial, em todos os aspectos possíveis. Obra prima das ficções científicas sobre o espaço, e claramente uma grande inspiração para outro mestre do gênero, Ridley Scott. Estou até agora tentando compreender a tomada final, mas acho muito difícil que algum dia consiga entendê-la completamente (a menos que um dia eu venha a bater um papo com Kubrick no além... hahahaha)
Duas palavras que descrevem o filme em sua essência: "Completamente COOL". A trama é muito bem desenvolvida, e não deixa nenhum furo (o que é difícil dado o grau de complexidade da trama); a fotografia é bem interessante, muito adequada para o gênero do filme e até parece um pouco com a de Trainspotting (Quem gostou de Trainspotting certamente irá gostar desse filme, e vice versa); e a trilha sonora composta basicamente pelo melhor do Soul e do Funk de James Brown se encaixou perfeitamente. Isso tudo somado a atores com características únicas (aqui eu falo explicitamente de Vinnie Jones e Jason Statham) e o bom e velho estilo britânico de fazer excelentes filmes fazem deste um dos melhores e mais "cool" que eu já assisti.
Uma coisa que me instigou foi uma fala do professor logo no começo do filme, criticando seus alunos e ironizando o que ele acreditava ser uma geração perdida: "Que classe. Já conheci idiotas antes, mas pelo menos eram discretos. (...) Como será bela França será daqui a 10 anos". Quem diria que aquela mesma geração 10 anos depois protagonizaria uma das maiores revoluções culturais do século no famoso "maio de 68"...
Filme 5 estrelas com louvor. Roteiro bem desenvolvido, com enredo bem dinâmico, e nunca cansativo apesar das 2 horas e meia de filme. Os personagens são muito bem caracterizados, e isso deve-se em grande parte à impecável atuação de todos (especialmente De Niro e Liotta). E uma trilha sonora com a assinatura do bom gosto musical do Scorcese, pra ninguém botar defeito (Com Eric Clapton, Cream, Rolling Stones, The Who, Muddy Waters e por aí vai...).
Destaque pra evolução da influência da máfia no decorrer do filme (com um certo embasamento histórico), que pode ser descrita com as últimas falas de Ray Liotta: "Controlávamos tudo. Subornávamos policiais, promotores e até juízes; e todos aceitavam. E agora tudo isso acabou. (...) Hoje sou um ninguém"
Aquele "Written and Directed by Quentin Tarantino" faz toda a diferença afinal de contas... Não é nem de longe a melhor obra dele, mas ainda assim é um filme muito bom, com um roteiro muito bem trabalhado, e atuações à altura do mesmo.
A Viagem
3.7 2,5K Assista AgoraUma verdadeira aula de como trazer para o cinema uma narrativa tão complexa e que com o desenvolver do filme vai fazendo cada vez mais sentido. A profundidade do discurso utilizado ao longo do filme, de liberdade e conexões entre ações passadas e futuras é de fazer quem estivesse de mente aberta à discussão realmente pirar. Pena que alguns foram para o cinema sem realmente ter a intenção de entrar na discussão. Mas apesar das críticas, o que tinha que ser explicado, foi. O resto que ficou em aberto, o fez para a reflexão e interpretação de cada espectador, como só os grandes do cinema conseguem fazer com maestria. Outro tapa na cara de quem dizia (e ainda diz, infelizmente...) que os Irmãos Wachowski abusam de efeitos para mascarar um roteiro fraco.
O Dólar Furado
3.8 83Apesar de ter uma história incrível, o filme deixou demais a desejar na direção.
Não sei se foi por orçamento limitado, algum prazo a ser cumprido, ou se foi a vontade do diretor; mas o fato é que o tempo de duração foi mais curto do que deveria.
O resultado disso foram cenas que seguiram se atropelando no decorrer do filme, poucos (ou nenhum) diálogos marcantes e duelos medíocres comparados ao que os Westerns italianos têm de melhor a oferecer.
Fora isso, a noção cronológica da trama é bem fraca, o clima de tensão entre os personagens era praticamente inexistente, e o grande clímax do final, marca registrada de um bom Spaghetti Western, não ocorreu (pelo menos eu não consegui perceber).
Enfim, o filme tinha potencial, poderia ter sido uma grande obra. Mas não foi o que aconteceu.
Zazie no Metrô
3.8 85Interessante a mistura de uma temática trazendo questões bem adultas, com uma dinâmica mais infantil. E esse contraste é brilhantemente personificado na protagonista Zazie. é um filme bem diferente de tudo o que eu já tinha visto
O Estranho Sem Nome
3.8 255Além de ser um dos melhores de Eastwood, o filme marca uma nova forma de retratar os "heróis" nos filmes, trazendo no seu protagonista aquele que talvez seja o pioneiro da geração dos Anti-Heróis. O personagem de Eastwood é a personificação dos vilões do Western, cruel, imoral, mas ainda assim tem um certo carisma de que todo grande herói necessita. E se não bastasse a personalidade do forasteiro, ainda há 3 assassinatos sem um motivo muito nobre e um estupro, ambos realizados por ele nas primeiras cenas do filme - coisa, no mínimo, incomum para a época.
A Outra História Americana
4.4 2,2K Assista AgoraNão é preciso estampar uma suástica para retratar a delicada situação de conflito racial e imigratório que os EUA vivem. Basta dar algumas voltas pelo Harlem, ou então notar a materialização de um muro entre EUA e México que ideologicamente já existia, com o intuito de "proteger" os trabalhadores americanos do desemprego que os Mexicanos trariam a eles (discurso igualmente usado por Hitler para justificar a criação de campos de concentração)
007: Operação Skyfall
3.9 2,5K Assista AgoraSkyfall se apresenta como um filme ainda mais envolvente que o excelente Casino Royale, trazendo cenas de ação mais bem dosadas do que no não tão bom Quantum of Solace. A retomada de elementos clássicos presentes nos filmes mais antigos
(como o Aston Martin idêntico ao de Goldfinger, a tradicional Walter PPK, a Srta. Moneypenny e um novo "M", que lembra um pouco Bernard Lee)
(como um "Q" caracterizado como um nerd do século XXI, e uma política bem atual, diferente daquela dos tempos de guerra fria)
O Selvagem da Motocicleta
4.0 227 Assista AgoraFilme excelente com um elenco bem à altura dele. Trata a temática jovem de uma forma bem complexa e inovadora, quase como um cross over entre John Hughes e F.F. Coppola. E com a seguinte frase pode-se traduzir plenamente a essência do filme:
"Até nas mais primitivas sociedades há um certo respeito pelos insanos”
Cidadão Kane
4.3 990 Assista AgoraUm filme de 70 anos atrás, mas que surpreendentemente pode ter sua temática trazida para os dias atuais. Quem aí - principalmente entre nós brasileiros - nunca ouviu falar de um monopólio da imprensa? Kane é um ícone, e ao mesmo tempo uma crítica aos poucos homens que efetivamente controlam o mundo. E se a história é boa, o modo como ela é contada está à altura. A "cinebiografia" deste homem singular possui uma montagem espetacular, com planos-sequência muito à frente da época em que foi lançado. Por fim, não gosto muito de fazer listas dos 10 melhores disto ou daquilo, senão para mim mesmo; mas Cidadão Kane é sim, indiscutivelmente, exatamente o tipo de filme que deve aparecer nestas listas.
Monstros
4.3 509 Assista AgoraVale ressaltar a semelhança do filme com a obra de Charles Eisenmann, como se o mesmo contasse as histórias que existem por trás das fotografias.
Monstros
4.3 509 Assista AgoraExcelente filme, porém, talvez mal compreendido. Eu pessoalmente não vejo este filme como um retrato do grotesco, ou uma crítica à inversão de valores (com "o feio que se torna belo e o belo que se torna feio"), pelo menos não em sua verdadeira essência. Para mim, esta obra é nada mais que um filme sobre pessoas, em sua mais plena diversidade. O filme tenta desestigmatizar os "Freaks", mostrando que eles são pessoas como quaisquer outros, que por possuírem uma característica única peculiar, tiveram de sofrer com os preconceitos da sociedade. E isso, naquela época não era, de maneira alguma, clichê. Uma pena que esta mesma sociedade da época não estava pronta para uma obra desse porte (e ainda hoje algumas pessoas não estão).
Um Corpo que Cai
4.2 1,3KApenas discordo de quem vê esse filme como o melhor do Hitchcock (ou o melhor da história), pra mim este foi um ensaio para sua grande obra-prima que estava por vir: "Psicose".
Um Corpo que Cai
4.2 1,3KHitchcock sabia como ninguém trabalhar o psicológico dos personagens, explorando algum distúrbio que se encaixa perfeitamente em suas tramas complexas. Gostando ou não (se é que existe um louco para não gostar), o cara era um gênio, não tem como negar.
Tropicália
4.1 289 Assista AgoraO filme é excelente, um fiel retrato da versão brasileira daquela que na minha opinião foi a geração que mais mudou o mundo. Só não dei 5 estrelas porque ficou muito "estilo documentário Globo News", poderiam ter feito algo diferente para ser exibido nos cinemas. Porém não é nada que desqualifique a obra
O Anjo Exterminador
4.3 377 Assista AgoraO que fez desse filme a obra-prima que é não foram apenas as críticas aos valores hipócritas e regras de etiqueta da sociedade, mas o modo como o filme consegue prender o espectador da mesma forma que os personagens se encontram presos: Incapazes de escapar da frente da tela sem um desfecho (e que desfecho!)
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraEsse é o que deveria ser o filme mais aguardado para os fãs do Tarantino. O cara sempre se mostrou fã de filmes Western (inclusive incorporou muitos elementos desse gênero em Kill Bill -desde a trilha sonora até os closes nas cenas de ação-, e um pouco menos em Bastardos Inglórios), e agora ele resolve fazer um filme inteiro do gênero. E para completar, ele também reúne os dois atores (no masculino, já que Uma Thurman se encaixaria na frase) que mais se destacaram em seus filmes passados: Samuel L. Jackson(Pulp Fiction e Jackie Brown) e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios). Esse filme promete!
Delicatessen
3.8 278 Assista AgoraPitadas de Humor Negro imersas em uma atmosfera surrealista, embelezada por uma bela sinfonia dos mais diferentes e incomuns sons. Muito bom mesmo
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraQue filme genial, em todos os aspectos possíveis. Obra prima das ficções científicas sobre o espaço, e claramente uma grande inspiração para outro mestre do gênero, Ridley Scott. Estou até agora tentando compreender a tomada final, mas acho muito difícil que algum dia consiga entendê-la completamente (a menos que um dia eu venha a bater um papo com Kubrick no além... hahahaha)
Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes
4.2 580 Assista AgoraDuas palavras que descrevem o filme em sua essência: "Completamente COOL". A trama é muito bem desenvolvida, e não deixa nenhum furo (o que é difícil dado o grau de complexidade da trama); a fotografia é bem interessante, muito adequada para o gênero do filme e até parece um pouco com a de Trainspotting (Quem gostou de Trainspotting certamente irá gostar desse filme, e vice versa); e a trilha sonora composta basicamente pelo melhor do Soul e do Funk de James Brown se encaixou perfeitamente. Isso tudo somado a atores com características únicas (aqui eu falo explicitamente de Vinnie Jones e Jason Statham) e o bom e velho estilo britânico de fazer excelentes filmes fazem deste um dos melhores e mais "cool" que eu já assisti.
Os Incompreendidos
4.4 645Uma coisa que me instigou foi uma fala do professor logo no começo do filme, criticando seus alunos e ironizando o que ele acreditava ser uma geração perdida: "Que classe. Já conheci idiotas antes, mas pelo menos eram discretos. (...) Como será bela França será daqui a 10 anos". Quem diria que aquela mesma geração 10 anos depois protagonizaria uma das maiores revoluções culturais do século no famoso "maio de 68"...
Diário de um Jornalista Bêbado
3.0 774 Assista grátis"E então eu percebi a conexão entre as crianças procurando por comida no lixo, e as reluzentes placas metálicas na porta dos bancos"
A Balada do Pistoleiro
3.6 302 Assista AgoraUm western moderno com influências da cultura mariachi... Muito bom!
Os Bons Companheiros
4.4 1,2KFilme 5 estrelas com louvor. Roteiro bem desenvolvido, com enredo bem dinâmico, e nunca cansativo apesar das 2 horas e meia de filme. Os personagens são muito bem caracterizados, e isso deve-se em grande parte à impecável atuação de todos (especialmente De Niro e Liotta). E uma trilha sonora com a assinatura do bom gosto musical do Scorcese, pra ninguém botar defeito (Com Eric Clapton, Cream, Rolling Stones, The Who, Muddy Waters e por aí vai...).
Destaque pra evolução da influência da máfia no decorrer do filme (com um certo embasamento histórico), que pode ser descrita com as últimas falas de Ray Liotta: "Controlávamos tudo. Subornávamos policiais, promotores e até juízes; e todos aceitavam. E agora tudo isso acabou. (...) Hoje sou um ninguém"
Jackie Brown
3.8 739Aquele "Written and Directed by Quentin Tarantino" faz toda a diferença afinal de contas... Não é nem de longe a melhor obra dele, mas ainda assim é um filme muito bom, com um roteiro muito bem trabalhado, e atuações à altura do mesmo.
Cowboys & Aliens
2.8 1,4KA ideia inicial era boa, a execução do projeto que deixou a desejar