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É engraçado notar como nos filmes de Kubrick tem uma forma cíclica de reaparecimento de temas anteriores, de outros filmes. É quase que um ciclo de figura e fundo. Temas anteriores são o fundo para os temas que são figura agora. A sociedade secreta que aparece neste filme parece uma metáfora por excelência das elites apodrecidas, já estava em outros filmes, nas altas patentes de generais ou de forma mais tímida. A estratificação social marcada em todos os filmes.
Novamente parte do universo dos personagens (essa dualidade, sempre ela, do masculino e feminino) pra partir pras relações sociais mais amplas.É importante notar que o profano incolor das elites não mantém contato com a vida urbana superficialmente colorida, aqui a estratificação; e é exatamente o profano das elites que pode surgir como salvação de um casamento em declínio. É um vai e volta dos planos de narrativa, do geral para o universo particular dos personagens principais. O que aparece como apodrecido na seita das elites é também a salvação de um casamento.
Genial, simplesmente.
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Filmow
O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!
Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)
Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
Boa sorte! :)* Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/
Primeiro filme de Ingmar Berglman que assisto e posso dizer que me arrependo pela demora. Arrependimento, inclusive, é um dos temas desse filme que é fantástico!
O tema é a morte, mas não como pano de fundo ou ocorrência inserida na trama, mas um ponto central, nevrálgico de discussão. O filme é uma reunião de questões existenciais, com enfoques pessimistas e otimistas em momentos distintos que tentam fazer um exercício de costurar vida e morte em um mesmo plano: a existência.
A cena final, clássica e imersiva, é um retrato dessa coisa meio dúbia que é a morte: ciranda e arrebatamento.
Pontos altos desse filme: as questões sobre a existência de Deus, a busca de sentido e o encontro dele por puro acaso por meio da relação de Antonious uma família de atores, as cenas em que a morte é debatida por meio da pintura medieval, a reflexão do uso do sofrimento humano capitalizado pelas Igreja à época.
Ponto fracos: o humor flerta com a misoginia em muitos momentos; por vezes os takes demoram mais que o necessário para que você entenda o que está rolando ali.
Em suma: sensacional e tenho a certeza de que vou assistir mais algumas vezes. Sim, no plural.