Antes de ver o filme, não li nada sobre a intenção dos envolvidos em dar vida ao personagem Telmo, interpretado por Carlos Alberto Riccelli. Logo, não sabia da série homônima, exibida em 2009 na TV Cultura. Minha única informação sobre a história foi recebida no filme. Mesmo divergindo sobre a perspectiva da cineasta, reconheço a necessidade do filme, em mostra a ditadura e os militares como verdadeiros terroristas.
Poucas lembranças resistem ao tempo, sempre implacável em apagar nossas memórias. A resistência é algo muito difícil, alcançado apenas por momentos imprescindíveis em nossas vidas. O cinema não é indiferente ao tempo, mesmo tendo uma mídia física, qual podemos sempre recorrer quando falhamos ao recordar, existem filmes efêmeros, quais não sobreviverão em nossas mentes. Lembrar é um ato intenso para nossos sentimentos, pois buscamos reviver nosso passado. Assim, as cenas, música e diálogos cravados em nossas almas, talvez digam algo sobre a qualidade do longa-metragem. Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Sônia Braga é um filme de resistência ao tempo, destinado a sobreviver em nossa memória.
O documentário dirigido e escrito pelo chileno Patrício Guzmán, impressiona por alinhar a astronomia e arqueologia, com a ditadura no Chile (1973-1990). Essa “mistura” poderia parecer forçada, mas não é. O cineasta consegue construir poesia com as estrelas, constelações e os corpos dos desaparecidos durante o regime militar chileno. Ao olhar para o céu, percebemos o quanto nossos problemas podem parecer insignificantes diante da imensidão do Universo, mas quando os colocamos sobre a mesa, enxergamos a mesma dimensão das estrelas nas questões humanas. Guzmán, nos mostra a luta inglória e injusta ao estudarmos a ciência. Sentados diante do telescópio perdemos horas, dias e anos para talvez encontrar muito pouco sobre o Universo. Assim também é busca pelos desaparecidos no Chile, enterrados e desmembrados no deserto de Atacama, não conseguimos encontrar corpos inteiros, apenas fragmentos de uma violência e repressão pouco explorada. Uma diferença, ao estudarmos as estrelas em busca de vida é não termos problemas para dormir, mesmo frustrados com o resultado insatisfatórios. Agora, como fazer para dormir sabendo do filho torturado e morto, teve seu corpo desmembrado e que você nunca saberá do ocorrido, nem conseguirá juntar as partes para render-lhe uma homenagem. O título do filme nos transmiti um sentimento de tristeza sobre um passado que nunca existiu, mas sobre uma inocência perdida. É imensamente triste sabermos que nosso conhecimento e relação com a ditadura chilena — no caso dos chilenos— é semelhante ao nosso conhecimento sobre o universo, raso e distante. Guzmán mostra extrema habilidade em ser um cronista do cinema, em conseguir reunir questões políticas, cientificas e pessoais. Tão importante quanto seu pensamento sobre a história é como ele escolhe mostrar esse período. Uma visão revolucionária, ao entender o quanto a história e a ciência podem nos ajudar a evoluir e compreender quem somos.
O grande êxito da Marvel, em suas adaptações para o cinema, está em conseguir capturar a essência dos personagens. Algo difícil, pois as versões para tela grande sempre necessitam de alguns “ajustes”. Essas mudanças, pequenas ou grandes, às vezes, acabam estragando tudo. Os filmes baseados em jogos de vídeos games são exemplos de versões ruins, apesar do êxito nas bilheterias, não foram unanimes entre o público. Guerra Civil consegue conquistar os espectadores, pois consegue agradar os fãs mais antigos, leitores de HQs, e os mais novos, sem muito conhecimento dos quadrinhos.
Ao iniciar o filme, os letreiros anunciam ser um longa baseado em fatos reais. Esta informação, sempre atiça nossa curiosidade, como nossa desconfiança, nunca temos certeza sobre o quanto de realidade existe em um longa-metragem de ficção. O mais importante na obra, não está na fidelidade dos personagens ou nos fatos relatados, mas como o diretor e roteirista Alejandro Amenábar, consegue retratar o sentimento de histeria em nossa sociedade.
O cineasta Aly Muritiba junto com a equipe consegue produzir um excelente drama psicológico. Não espere por solução óbvias, por respostas exatas, nem intenções claras. O filme parece estar mais interessado em apontar as contradições e os movimentos dos sentimentos humanos, ao invés de traduzi-los. Uma obra dedicada a provocar dúvidas e angustias.
Ao fim, o longa-metragem é um entretenimento dedicado aos fãs da DC. Não aos mais ortodoxos, mas aqueles antenados nos games e animações, nas outras adaptações, que ajudaram a imprimir a imagem tão adorada por pessoas do mundo todo.
Habituados a tomar susto, os espectadores mais desatentos podem não entender o terror do Longa-metragem, dirigido e roteirizado por Roger Eggers. Em filmes, como Corrente do Mal e Colina Escarlate, conseguimos ver o significado do terror e não apenas do sentir medo. Levar vários susto não torna uma obra boa, mas a deixa semelhante a experiência de andar em um trem fantasma. Após cada curva, o inesperado nos surpreende tirando nossa atenção do trajeto. Essa sensação de susto é imediata e efêmera, não eterniza a imagem, nem nos apavora.A bruxa não está preocupada em nos assustar, não é um filme “trem fantasma”, mas uma verdadeira obra de terror. Não lembro de nenhuma cena ter me provocado susto, mas lembro da ideia do filme e das imagens me deixarem apavorado.
As primeiras cenas do filme mostram grandes planos abertos da paisagem. Vemos o deserto, a escola no fim da colina e quase nenhuma árvore. Estas imagens nos parecem mostrar o quão longe o professor Daru (Viggo Mortensen) está da “civilização”. Seguidamente, as cenas alternam para uma montagem paralela, na qual vemos o professor em seus afazeres cotidianos. Ao vermos preparar o café, caçar e pegar água tomamos consciência não só da solidão do personagem, mas de sua existência.
O filme não pode ser julgado como ruim, mas não corresponde a todas as expectativas da propaganda. A obra tem problemas em destacar em excesso a formação do quadro, em querer fixar cada imagem na memória do espectador. O roteiro baseado em um livro não é uma grande história também. Mesmo assim, o filme é bom, pois não coloca os índios como vilões, nem os brancos como heróis. O ponto de vista da obra parece ser o da selvageria da humanidade, quando diante do perigo, ganância e da morte.
Spotlight é a prova da necessidade do cinema ter premiações mais coletivas, apesar da liderança dos diretores, sem o trabalho em equipe não haveria cinema. Estou convencido da necessidade do Oscar ter uma categoria de elenco, assim não faríamos tantas injustiças com o excelente grupo de atores liderados por Keaton e Ruffalo.
O que nos atrai em filmes sobre animais é o comportamento humano. Quando assistimos a um longa-metragem com cachorro, o que nos intriga, é como este personagem consegue resolver problemas humanos. Vemos nele uma capacidade de raciocínio e emoções que o tornam mais próximo ao homem e menos “animal”. Hollywood “banalizou” este tipo de filme, principalmente sobre cachorros, ao exagerar a inteligência destes animais. Isso acabou empurrando estes Longas-metragens para o público infantil, que é menos exigente e se surpreende com mais facilidade. Deste modo, Deus Branco é um filme que consegue destoar dos que estamos acostumados a ver nos “enlatados americanos”.
Uma obra revolucionária na forma como trata as relações, traumas e crimes dentro de um família. O longa inaugural do movimento dinamarquês dogma 95 choca pelo assunto abordado, mas também pela forma como é produzida: utilizando atores desconhecidos e câmeras Mini dv. Premiado em Cannes, o filme merece ser visto e revisto pelos estudantes de cinema e por todos os cinéfilos.
O filme é chocante, mas também uma forte crítica a moral e os bons costumes, não espere uma obra com personagens "ideais", limpos e bons. Assim como a monumental cena de luta, o longa tenta mostrar uma parte mais obscura da vida. Um conde de monte cristo moderno, uma vingança ao estilo Tarantino e muita violência. Uma excelente surpresa.
A violência não é vulgarizadas nos filmes de Tarantino, nem amenizada, nesta obra ela está em excesso. É interessante observar como, mesmo tendo feito um faroeste, o diretor parece manter claro durante o filme suas posições políticas. Podemos não gostar da forma bruta com a qual ele trata determinados assunto, mas não podemos julgá-lo por ser desonesto ou oportunista.
A todo momento eles parecem buscar uma “prova” dos desígnios de Deus. Querem acreditar em um “sentido divino” para a dor e o sofrimento. O problema é não conseguirem visualizar esse sentido e serem obrigados a aceitar a realidade
Ao longo da história vemos Sandra presa em uma jornada, não para recuperar seu emprego, mas sua autoconfiança. Semelhante aos personagens religiosos, ela parece estar em busca de uma provação. Em nenhum momento a religião é mostrada no filme, mas a percebemos na história e talvez na busca de um “sentido” para o sofrimento da personagem. Ao dizer para marido, em desespero, que não existe e ninguém se importa com sua vida. Sandra passa pela negação de sua “fé” ou de seu destino e a cada cena vemos sua luta pela existência e como, nessa jornada, ela consegue mudar sua vida e a das pessoas ao seu redor.
Winter Sleep é um filme que pretende mergulhar nas profundezas da alma humana. Durante as três horas de duração, o longa turco parece submergir para voltar a superfície apenas no fim, quando tentamos recuperar o fôlego e absorver tudo que assistimos.No instante em que a película inicia, o instante em que saltamos para o mergulho, tudo parece tranquilo, mas as aparências enganam e à medida que nos aprofundamos, conseguimos enxergar por debaixo da tranquilidade a situação miserável e os conflitos vividos pelos personagens.
A família tradicional é palco para as interpretações hipócritas. Somos condicionados cotidianamente a vestir máscaras para sustentar aparências, que não correspondem a quem realmente somos. Ao homem, talvez caiba o papel mais hipócrita, pois precisa ser a sustentação do núcleo familiar. A frustração dessa imagem coloca em jogo não só a imagem do homem, mas a sustentação da imagem da família tradicional.
Produzido pelas produtoras Britânicas DNA Films e Film4. O Longa-metragem possui um grande roteiro. Segundo o diretor, havia apenas 14 milhões de euros para o orçamento, algo que parece pouco, quando comparamos aos gastos de Vingadores e outras grandes produções, mas é algo alto para o cinema latino, por exemplo. Ao fim, temos diante de nós uma ficção cientifica que discute muito mais o que é ser humano, o quanto o que nós somos é realmente escolha nossa ou estimulo externo, do que um “filme de robô”. Aqui é que está o grande ponto forte da obra
Vencedor do Oscar de 2015, na categoria de melhor Documentário, Poitras e Snowden não são bem quisto nos Estados Unidos, mas no cinema e no jornalismo, serão sempre bem-vindos.
Apesar de mostrar os ricos, aqueles que podem se mudar para outro país, como Abe acaba planejando, não temos uma visão perfeita da elite. Ela é histérica, neurótica, doente e infeliz. Allen transmite uma visão, que nos faz refletir sobre como quem está no topo das relações econômicas acaba tendo seu próprio inferno, apesar de ostentar viver no paraíso. Para termos uma referência desta história é só lembrarmo-nos de Blue Jasmine e Magia ao Luar, veremos como ele pinta os ricos de maneira mesquinha. Buñuel é aqui a grande referência inspiradora do cineasta.
A montagem é o elemento mais importante da obra, pois as “colagens” das cenas é o que dá sentido à narrativa e ao discurso. Muita coisa mudou em 15 anos, mas a relevância do assunto continua igual. Não é um longa-metragem imparcial, pois a imparcialidade não existe. Então, antes de reclamar da falta de “neutralidade” ou de Israel ter aparecido como “vilã”, lembre-se das origens do diretor e da honestidade com ele narrou sua trajetória.
Essa proteção é a atitude mais cruel da família, pois tolhe toda a liberdade. Ser mulher na comunidade é ser esposa, nada além disso. Parece inimaginável para estas pessoas, meninas morarem sozinhas, trabalharem ou namorarem. O simples toque com um menino pode ser desastroso. Infelizmente, esse modo de pensar não parece ser exclusivo de alguns religiosos islâmicos. Há evangélicos no Brasil que pensam de modo parecido.
Trago comigo
3.6 9Antes de ver o filme, não li nada sobre a intenção dos envolvidos em dar vida ao personagem Telmo, interpretado por Carlos Alberto Riccelli. Logo, não sabia da série homônima, exibida em 2009 na TV Cultura. Minha única informação sobre a história foi recebida no filme. Mesmo divergindo sobre a perspectiva da cineasta, reconheço a necessidade do filme, em mostra a ditadura e os militares como verdadeiros terroristas.
Aquarius
4.2 1,9K Assista AgoraPoucas lembranças resistem ao tempo, sempre implacável em apagar nossas memórias. A resistência é algo muito difícil, alcançado apenas por momentos imprescindíveis em nossas vidas. O cinema não é indiferente ao tempo, mesmo tendo uma mídia física, qual podemos sempre recorrer quando falhamos ao recordar, existem filmes efêmeros, quais não sobreviverão em nossas mentes. Lembrar é um ato intenso para nossos sentimentos, pois buscamos reviver nosso passado. Assim, as cenas, música e diálogos cravados em nossas almas, talvez digam algo sobre a qualidade do longa-metragem. Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Sônia Braga é um filme de resistência ao tempo, destinado a sobreviver em nossa memória.
Nostalgia da Luz
4.3 61O documentário dirigido e escrito pelo chileno Patrício Guzmán, impressiona por alinhar a astronomia e arqueologia, com a ditadura no Chile (1973-1990). Essa “mistura” poderia parecer forçada, mas não é. O cineasta consegue construir poesia com as estrelas, constelações e os corpos dos desaparecidos durante o regime militar chileno. Ao olhar para o céu, percebemos o quanto nossos problemas podem parecer insignificantes diante da imensidão do Universo, mas quando os colocamos sobre a mesa, enxergamos a mesma dimensão das estrelas nas questões humanas.
Guzmán, nos mostra a luta inglória e injusta ao estudarmos a ciência. Sentados diante do telescópio perdemos horas, dias e anos para talvez encontrar muito pouco sobre o Universo. Assim também é busca pelos desaparecidos no Chile, enterrados e desmembrados no deserto de Atacama, não conseguimos encontrar corpos inteiros, apenas fragmentos de uma violência e repressão pouco explorada.
Uma diferença, ao estudarmos as estrelas em busca de vida é não termos problemas para dormir, mesmo frustrados com o resultado insatisfatórios. Agora, como fazer para dormir sabendo do filho torturado e morto, teve seu corpo desmembrado e que você nunca saberá do ocorrido, nem conseguirá juntar as partes para render-lhe uma homenagem.
O título do filme nos transmiti um sentimento de tristeza sobre um passado que nunca existiu, mas sobre uma inocência perdida. É imensamente triste sabermos que nosso conhecimento e relação com a ditadura chilena — no caso dos chilenos— é semelhante ao nosso conhecimento sobre o universo, raso e distante.
Guzmán mostra extrema habilidade em ser um cronista do cinema, em conseguir reunir questões políticas, cientificas e pessoais. Tão importante quanto seu pensamento sobre a história é como ele escolhe mostrar esse período. Uma visão revolucionária, ao entender o quanto a história e a ciência podem nos ajudar a evoluir e compreender quem somos.
Capitão América: Guerra Civil
3.9 2,4K Assista AgoraO grande êxito da Marvel, em suas adaptações para o cinema, está em conseguir capturar a essência dos personagens. Algo difícil, pois as versões para tela grande sempre necessitam de alguns “ajustes”. Essas mudanças, pequenas ou grandes, às vezes, acabam estragando tudo. Os filmes baseados em jogos de vídeos games são exemplos de versões ruins, apesar do êxito nas bilheterias, não foram unanimes entre o público. Guerra Civil consegue conquistar os espectadores, pois consegue agradar os fãs mais antigos, leitores de HQs, e os mais novos, sem muito conhecimento dos quadrinhos.
Regressão
2.8 535 Assista AgoraAo iniciar o filme, os letreiros anunciam ser um longa baseado em fatos reais. Esta informação, sempre atiça nossa curiosidade, como nossa desconfiança, nunca temos certeza sobre o quanto de realidade existe em um longa-metragem de ficção. O mais importante na obra, não está na fidelidade dos personagens ou nos fatos relatados, mas como o diretor e roteirista Alejandro Amenábar, consegue retratar o sentimento de histeria em nossa sociedade.
Para Minha Amada Morta
3.5 95 Assista AgoraO cineasta Aly Muritiba junto com a equipe consegue produzir um excelente drama psicológico. Não espere por solução óbvias, por respostas exatas, nem intenções claras. O filme parece estar mais interessado em apontar as contradições e os movimentos dos sentimentos humanos, ao invés de traduzi-los. Uma obra dedicada a provocar dúvidas e angustias.
Batman vs Superman - A Origem da Justiça
3.4 5,0K Assista AgoraAo fim, o longa-metragem é um entretenimento dedicado aos fãs da DC. Não aos mais ortodoxos, mas aqueles antenados nos games e animações, nas outras adaptações, que ajudaram a imprimir a imagem tão adorada por pessoas do mundo todo.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraHabituados a tomar susto, os espectadores mais desatentos podem não entender o terror do Longa-metragem, dirigido e roteirizado por Roger Eggers. Em filmes, como Corrente do Mal e Colina Escarlate, conseguimos ver o significado do terror e não apenas do sentir medo. Levar vários susto não torna uma obra boa, mas a deixa semelhante a experiência de andar em um trem fantasma. Após cada curva, o inesperado nos surpreende tirando nossa atenção do trajeto. Essa sensação de susto é imediata e efêmera, não eterniza a imagem, nem nos apavora.A bruxa não está preocupada em nos assustar, não é um filme “trem fantasma”, mas uma verdadeira obra de terror. Não lembro de nenhuma cena ter me provocado susto, mas lembro da ideia do filme e das imagens me deixarem apavorado.
Longe dos Homens
3.8 30 Assista AgoraAs primeiras cenas do filme mostram grandes planos abertos da paisagem. Vemos o deserto, a escola no fim da colina e quase nenhuma árvore. Estas imagens nos parecem mostrar o quão longe o professor Daru (Viggo Mortensen) está da “civilização”. Seguidamente, as cenas alternam para uma montagem paralela, na qual vemos o professor em seus afazeres cotidianos. Ao vermos preparar o café, caçar e pegar água tomamos consciência não só da solidão do personagem, mas de sua existência.
O Regresso
4.0 3,5K Assista AgoraO filme não pode ser julgado como ruim, mas não corresponde a todas as expectativas da propaganda. A obra tem problemas em destacar em excesso a formação do quadro, em querer fixar cada imagem na memória do espectador. O roteiro baseado em um livro não é uma grande história também. Mesmo assim, o filme é bom, pois não coloca os índios como vilões, nem os brancos como heróis. O ponto de vista da obra parece ser o da selvageria da humanidade, quando diante do perigo, ganância e da morte.
Spotlight - Segredos Revelados
4.1 1,7K Assista AgoraSpotlight é a prova da necessidade do cinema ter premiações mais coletivas, apesar da liderança dos diretores, sem o trabalho em equipe não haveria cinema. Estou convencido da necessidade do Oscar ter uma categoria de elenco, assim não faríamos tantas injustiças com o excelente grupo de atores liderados por Keaton e Ruffalo.
Deus Branco
3.7 178 Assista AgoraO que nos atrai em filmes sobre animais é o comportamento humano. Quando assistimos a um longa-metragem com cachorro, o que nos intriga, é como este personagem consegue resolver problemas humanos. Vemos nele uma capacidade de raciocínio e emoções que o tornam mais próximo ao homem e menos “animal”. Hollywood “banalizou” este tipo de filme, principalmente sobre cachorros, ao exagerar a inteligência destes animais. Isso acabou empurrando estes Longas-metragens para o público infantil, que é menos exigente e se surpreende com mais facilidade. Deste modo, Deus Branco é um filme que consegue destoar dos que estamos acostumados a ver nos “enlatados americanos”.
Festa de Família
4.2 396 Assista AgoraUma obra revolucionária na forma como trata as relações, traumas e crimes dentro de um família. O longa inaugural do movimento dinamarquês dogma 95 choca pelo assunto abordado, mas também pela forma como é produzida: utilizando atores desconhecidos e câmeras Mini dv. Premiado em Cannes, o filme merece ser visto e revisto pelos estudantes de cinema e por todos os cinéfilos.
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraO filme é chocante, mas também uma forte crítica a moral e os bons costumes, não espere uma obra com personagens "ideais", limpos e bons. Assim como a monumental cena de luta, o longa tenta mostrar uma parte mais obscura da vida. Um conde de monte cristo moderno, uma vingança ao estilo Tarantino e muita violência. Uma excelente surpresa.
Os Oito Odiados
4.1 2,4K Assista AgoraA violência não é vulgarizadas nos filmes de Tarantino, nem amenizada, nesta obra ela está em excesso. É interessante observar como, mesmo tendo feito um faroeste, o diretor parece manter claro durante o filme suas posições políticas. Podemos não gostar da forma bruta com a qual ele trata determinados assunto, mas não podemos julgá-lo por ser desonesto ou oportunista.
Leviatã
3.8 299 Assista AgoraA todo momento eles parecem buscar uma “prova” dos desígnios de Deus. Querem acreditar em um “sentido divino” para a dor e o sofrimento. O problema é não conseguirem visualizar esse sentido e serem obrigados a aceitar a realidade
Dois Dias, Uma Noite
3.9 542Ao longo da história vemos Sandra presa em uma jornada, não para recuperar seu emprego, mas sua autoconfiança. Semelhante aos personagens religiosos, ela parece estar em busca de uma provação. Em nenhum momento a religião é mostrada no filme, mas a percebemos na história e talvez na busca de um “sentido” para o sofrimento da personagem. Ao dizer para marido, em desespero, que não existe e ninguém se importa com sua vida. Sandra passa pela negação de sua “fé” ou de seu destino e a cada cena vemos sua luta pela existência e como, nessa jornada, ela consegue mudar sua vida e a das pessoas ao seu redor.
Sono de Inverno
4.0 133 Assista AgoraWinter Sleep é um filme que pretende mergulhar nas profundezas da alma humana. Durante as três horas de duração, o longa turco parece submergir para voltar a superfície apenas no fim, quando tentamos recuperar o fôlego e absorver tudo que assistimos.No instante em que a película inicia, o instante em que saltamos para o mergulho, tudo parece tranquilo, mas as aparências enganam e à medida que nos aprofundamos, conseguimos enxergar por debaixo da tranquilidade a situação miserável e os conflitos vividos pelos personagens.
Força Maior
3.6 241A família tradicional é palco para as interpretações hipócritas. Somos condicionados cotidianamente a vestir máscaras para sustentar aparências, que não correspondem a quem realmente somos. Ao homem, talvez caiba o papel mais hipócrita, pois precisa ser a sustentação do núcleo familiar. A frustração dessa imagem coloca em jogo não só a imagem do homem, mas a sustentação da imagem da família tradicional.
Ex Machina: Instinto Artificial
3.9 2,0K Assista AgoraProduzido pelas produtoras Britânicas DNA Films e Film4. O Longa-metragem possui um grande roteiro. Segundo o diretor, havia apenas 14 milhões de euros para o orçamento, algo que parece pouco, quando comparamos aos gastos de Vingadores e outras grandes produções, mas é algo alto para o cinema latino, por exemplo. Ao fim, temos diante de nós uma ficção cientifica que discute muito mais o que é ser humano, o quanto o que nós somos é realmente escolha nossa ou estimulo externo, do que um “filme de robô”. Aqui é que está o grande ponto forte da obra
Cidadãoquatro
4.2 146Vencedor do Oscar de 2015, na categoria de melhor Documentário, Poitras e Snowden não são bem quisto nos Estados Unidos, mas no cinema e no jornalismo, serão sempre bem-vindos.
O Homem Irracional
3.5 551 Assista AgoraApesar de mostrar os ricos, aqueles que podem se mudar para outro país, como Abe acaba planejando, não temos uma visão perfeita da elite. Ela é histérica, neurótica, doente e infeliz. Allen transmite uma visão, que nos faz refletir sobre como quem está no topo das relações econômicas acaba tendo seu próprio inferno, apesar de ostentar viver no paraíso. Para termos uma referência desta história é só lembrarmo-nos de Blue Jasmine e Magia ao Luar, veremos como ele pinta os ricos de maneira mesquinha. Buñuel é aqui a grande referência inspiradora do cineasta.
Nós, eles e eu
4.0 3A montagem é o elemento mais importante da obra, pois as “colagens” das cenas é o que dá sentido à narrativa e ao discurso. Muita coisa mudou em 15 anos, mas a relevância do assunto continua igual. Não é um longa-metragem imparcial, pois a imparcialidade não existe. Então, antes de reclamar da falta de “neutralidade” ou de Israel ter aparecido como “vilã”, lembre-se das origens do diretor e da honestidade com ele narrou sua trajetória.
Cinco Graças
4.3 329 Assista AgoraEssa proteção é a atitude mais cruel da família, pois tolhe toda a liberdade. Ser mulher na comunidade é ser esposa, nada além disso. Parece inimaginável para estas pessoas, meninas morarem sozinhas, trabalharem ou namorarem. O simples toque com um menino pode ser desastroso. Infelizmente, esse modo de pensar não parece ser exclusivo de alguns religiosos islâmicos. Há evangélicos no Brasil que pensam de modo parecido.