À primeira vista Ventos de Agosto me deixou consternada de modo negativo. Não funcionou comigo, pelo menos, a proposta experimental trazida por Mascaro. Depois de um tempo, ao amadurecer sobre a montagem e direção, consegui digerir melhor o que havia visto em quase 80 min de filme. Ainda assim de longe é um dos filmes favoritos do Mascaro para mim. 3 estrelas por ainda estar em conflito com esse filme.
Roteiro criativo e original. Exploraram bem a questão da autópsia como tema, algo raro em filmes de suspense/terror. Creio que o grande problema foi do meio para o fim quando a grande revelação é feita e daí tudo começa a acontecer muito rápido, poderiam ter trabalhado mais dentro da perspectiva da revelação da personagem central. 3 estrelas e meia.
O roteiro até ensaia uma proposta interessante, mas a execução deixa a desejar e o mote principal não fica bem amarrado ao final. O looper temporal não foi tão bem explorado aqui como em outros filmes que trabalham a mesma temática. Vale conferir para ver como este filme influenciou outros como Triângulo do medo e O predestinado, por exemplo.
Que filme, senhoras e senhores! Absurdamente cru e devastador, Elle propõe tantas discussões pertinentes sobre esta sociedade doentia em que vivemos, a começar pela aparente síndrome de Estocolmo (aqui em situação diferente de sequestro) apresentada pela protagonista. Proposta segura e muito madura do Verhoeven que há algum tempo não fazia bons trabalhos. Isabelle Huppert como sempre impecável e devastadora. 4 estrelas e meia, ou seja, recomendo amplamente.
Fiquei meio desapontada com o roteiro. Achei-o um pouco bobo perto de outros filmes mais intimistas e viscerais de Woody Allen. Entretém, mas nada que me faça achar tão interessante. 3 estrelas são suficientes.
Gosto mais desse segundo do que do primeiro. A produção está foda e o Culkin está ainda melhor com mais emoções a serem vividas. As cenas são mais bizarras e gosto dessas fórmulas do John Hughes que inventava tais loucuras em seu roteiro.
Bom documentário. Fiquei surpresa de forma positiva com o olhar do Mascaro nesta proposta, tanto o olhar como diretor (enquadramentos, ângulos inusitados, movimentos de câmera, etc), quanto sua sensibilidade ao tratar sobre a luta de classes a partir da visão do abastado. Uma parte muito engraçada é quando
ao final um dos entrevistados da cobertura diz que ele está fazendo um doc. sobre algo bom porque sempre fazem documentários sobre coisas ruins e que ele teve uma boa iniciativa. Chega a ser hilário neste momento, até ri na hora.
O olhar crítico de Mascaro é fantástico e o modo como conduz até o desfecho só nos faz confirmar o quão idiotizada é a classe média alta deste país. Recomendo altamente! 4 estrelas.
Filme necessário a todos! Não sei por qual motivo possui uma nota mediana como essa aqui no Filmow. Babenco mostra a que veio neste filme, com uma direção compromissada e segura, bastante competente por sinal. As atuações são de arrepiar com destaque para Reginaldo Farias que está soberbo na pele de Lúcio Flávio. O filme continua bastante atual e faz uma crítica visceral ao sistema carcerário e sobretudo à justiça. Corrupção policial e subdesenvolvimento da população são outros temas fortemente discutidos nesta obra prima do cinema brasileiro da década de 70. Recomendo muito, muito! 4 estrelas.
Wes Craven não está em seu melhor momento neste filme. Roteiro fraco e nada atraente, atuações dantescas e a atmosfera do filme não cria qualquer sensação de suspense. Proposta vazia e sem sentido. Decepção define. 2 estrelas.
Que filme surpreendente! Não dava muito por ele, mas ao final achei-o simplesmente genial, com um roteiro fantástico, atuações estarrecedoras e um final arrebatador. Terminou onde deveria mesmo terminar e não é nada cansativo. O tema da distopia aqui é sobremaneira trabalhado muito bem e faz todo sentido para a discussão provocada pelo diretor. Recomendo tranquilamente. 4 estrelas!
Extremamente metafórico, Pocilga é desses filmes inteligentes que criticam acidamente a sociedade de consumo. De forma brilhante, Pasolini conduz duas narrativas paralelas que se entrecruzam em um dado momento do filme. O final é espetacular e escancara a podridão dos homens em nossa sociedade: o ego, a ganância, a vaidade, tudo está para a criação da bestialidade humana em prol de poucos, de uma minoria. Filme necessário a todos, 4 estrelas e meia.
Uma pena esse filme ter uma nota tão baixa devido à falta de compreensão do público em relação à proposta. Claramente um filme que trabalha em sua narrativa a construção de um lado B, tornando-o nonsense de modo proposital. Caio Blat está fantástico, apesar de ainda tão novo. O final em aberto torna o filme ainda mais rico para os espectadores. Recomendo muito!
Filme engraçado, mas faz muita apologia ao sexo e é bastante machista também. Apesar de tudo dá pra tirar boas risadas das trapalhadas da dupla Ben e Jack.
Filme soberbo do tio Cronenberg. A construção do universo distópico no filme, juntamente com o roteiro criado fazem de Scanners um filme extremamente criativo e bem conduzido até o final. E por falar em final, que final! Pqp! sem comentários para o fato da narrativa estar toda amarrada e coerente. Para quem for analisar o filme, uma sugestão: é preciso considerar o viés tecnológico da época (início dos anos 80) para saber interpretar melhor a proposta do diretor. Não sejam tolos ao achar que vão encontrar o que há de mais avançado em termos tecnológicos como na atualidade, nos poupem de comentários sem sentido, sim? Altamente recomendado! 4 estrelas
Filme arrastado onde nada acontece durante seu desenvolvimento. As mortes são ridículas e nem cria qualquer suspense. O mote para o desfecho final não ficou bem desenvolvido, revelando caminhos para se chegar ao assassino logo de cara. Apenas o final surpreende em alguns detalhes, mas a motivação para a matança é absurda e sem sentido. Decepção define esse filme.
Sinceramente não consegui gostar do filme. A história por um momento se tornou bem chatinha e previsível, além disso não souberam trabalhar bem o personagem do "olhos famintos". Ficou tudo superficial e nada assustador, muito menos criou suspense. 2 estrelas e meia apenas.
Um filme no mínimo intrigante. O final realmente é espetacular, acredito que ninguém em absoluto tenha conseguido decifrar o que seria. Apesar de seguir o gênero slasher, muito comum na década de 80, o filme conduz bem sua narrativa e não fica somente em matanças idiotas sem sentido. Gostei e recomendo.
Gente, sério. Vamos analisar um pouquinho esse filme:
Primeira coisa tosca do filme: Jamie e Michael se conectarem via telepatia. Oi? Não, por favor! Transformaram o MM em um assassino sobrenatural que nem Jason Vorhees?! Tão de sacanagem, né? Fiquei chateada com essa estratégia utilizada, não colou.
Segundo: Tudo bem que a produção é de baixo orçamento, mas vamos melhorar mais né? Aquela montagem era terrível e o audio nem se fala. Pra época já podiam ter feito algo mais elaborado. A impressão que dá é que o filme foi feito às pressas e não souberam/quiseram trabalhar bem a parte técnica.
A morte da Rachel acabou ali e pronto? Sinceramente foi um fim dantesco dado à personagem, que já tinha final certo desde o 4. A Tina ficou no lugar dela como protagonista, mas não acho que chegou nem perto da Rachel. Além disso, tudo ficou muito solto e a noite de Halloween foi tratada de forma tão idiota neste filme. Não convence, não conquista, não consolida a história.
Impressão minha ou esse Michael Myers está bem fraco? No 4 ele estava bem melhor, diferente da Danielle Harris que está impecável e nos conduz por uma narrativa de muita sofrência. A gente torce pela garotinha, sofre com ela e ao final espera que tudo dê certo. E por falar em final, que fim RIDÍCULO foi aquele? Quer dizer que a cadeia explode e ele sai numa boa e ela fica lá chorando? Gente, podiam ter sido mais criativos, né? Tivemos um final tão interessante no 4 e agora acaba assim? Odiei com todas as minhas forças.
Enfim, uma das sequências mais fracas da franquia Halloween (só não perde para o 3, por que né?). Vale a pena conferir só para se decepcionar.
Que filme, senhoras e senhoras! La nana é daquelas obras que nos arrebatam e nos faz pensar sobre a relação empregada x patrões. A introvertida Raquel aqui é peça fundamental no desenvolvimento soberbo dessa narrativa. A atuação de Catalina nos revela paulatinamente os medos e dissabores de uma mulher atormentada pela relação fragilizada com sua família e envolvida com outra família: a da sua patroa. Cinema chileno da melhor qualidade, recomendo!
A proposta do Eryk Rocha não foi elaborar um doc. a partir de capturas de imagens autorais nem nada do tipo, o próprio diretor em algumas entrevistas coloca que tinha em mente uma reelaboração de todo um material bruto ao qual teve acesso para trabalhar de modo mais elaborado sua montagem, que por sinal ficou muito bem feita. A partir de recortes estabelecidos sobre o Cinema Novo, seja através dos filmes exibidos ou das falas de seus representantes, o doc. transcorre o universo vivenciado pelo cinema brasileiro da década de 1940 a 1965/70 e não apenas traduz a estética e problemáticas levantadas por esses cineastas, como estabelece uma relação entre o Brasil de ontem e o de hoje. Há um quê de identificação com algumas daquelas mazelas sobrepostas à vida da população naquela época, pelo menos consegui muito ver isso. Eryck Rocha, de modo sensível e salutar, traz à tona através deste documentário a personificação de um país que ainda continua se sobrepujando aos mesmos desmandos de um Brasil anos 40-60. Logicamente, as dificuldades encontradas agora são outras, mas não tão destoantes assim. O que fica é a reflexão imposta pelos próprios filmes traçados na obra de Rocha, os quais permearão eternamente a história do cinema brasileiro. 4 estrelas!
O filme reflete a crueldade nua e crua de um serial killer que possui um passado sombrio em sua infância e adolescência. A atuação do Michael Rooker é primorosa e lança uma atmosfera ainda mais inquietante sobre a figura do serial killer, além disso a direção do John McNaughton nos conduz por uma Chigago dos anos 80 animalesca e devastada pela desigualdade social e violência urbana. Assistam ao filme com um olhar mais apurado sobre a figura do serial killer, sem superficialidades ou esperando encontrar matanças sem sentido. A história do Henry é muito interessante e foi baseada em fatos reais. Recomendo!
Ventos de Agosto
3.3 73 Assista AgoraÀ primeira vista Ventos de Agosto me deixou consternada de modo negativo. Não funcionou comigo, pelo menos, a proposta experimental trazida por Mascaro. Depois de um tempo, ao amadurecer sobre a montagem e direção, consegui digerir melhor o que havia visto em quase 80 min de filme.
Ainda assim de longe é um dos filmes favoritos do Mascaro para mim.
3 estrelas por ainda estar em conflito com esse filme.
A Autópsia
3.3 1,0K Assista AgoraRoteiro criativo e original. Exploraram bem a questão da autópsia como tema, algo raro em filmes de suspense/terror. Creio que o grande problema foi do meio para o fim quando a grande revelação é feita e daí tudo começa a acontecer muito rápido, poderiam ter trabalhado mais dentro da perspectiva da revelação da personagem central.
3 estrelas e meia.
Crimes Temporais
3.7 323O roteiro até ensaia uma proposta interessante, mas a execução deixa a desejar e o mote principal não fica bem amarrado ao final. O looper temporal não foi tão bem explorado aqui como em outros filmes que trabalham a mesma temática.
Vale conferir para ver como este filme influenciou outros como Triângulo do medo e O predestinado, por exemplo.
Elle
3.8 885Que filme, senhoras e senhores! Absurdamente cru e devastador, Elle propõe tantas discussões pertinentes sobre esta sociedade doentia em que vivemos, a começar pela aparente síndrome de Estocolmo (aqui em situação diferente de sequestro) apresentada pela protagonista. Proposta segura e muito madura do Verhoeven que há algum tempo não fazia bons trabalhos.
Isabelle Huppert como sempre impecável e devastadora.
4 estrelas e meia, ou seja, recomendo amplamente.
A Rosa Púrpura do Cairo
4.1 591 Assista AgoraFiquei meio desapontada com o roteiro. Achei-o um pouco bobo perto de outros filmes mais intimistas e viscerais de Woody Allen. Entretém, mas nada que me faça achar tão interessante.
3 estrelas são suficientes.
Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York
3.3 544 Assista AgoraGosto mais desse segundo do que do primeiro. A produção está foda e o Culkin está ainda melhor com mais emoções a serem vividas. As cenas são mais bizarras e gosto dessas fórmulas do John Hughes que inventava tais loucuras em seu roteiro.
A Frente Fria que a Chuva Traz
2.5 152 Assista AgoraRoteiro: não existe. A única coisa que ainda presta é aquele monólogo final da personagem Amsterdan, de resto joguem no lixo.
2 estrelas
Um Lugar ao Sol
3.9 168 Assista AgoraBom documentário. Fiquei surpresa de forma positiva com o olhar do Mascaro nesta proposta, tanto o olhar como diretor (enquadramentos, ângulos inusitados, movimentos de câmera, etc), quanto sua sensibilidade ao tratar sobre a luta de classes a partir da visão do abastado.
Uma parte muito engraçada é quando
ao final um dos entrevistados da cobertura diz que ele está fazendo um doc. sobre algo bom porque sempre fazem documentários sobre coisas ruins e que ele teve uma boa iniciativa. Chega a ser hilário neste momento, até ri na hora.
O olhar crítico de Mascaro é fantástico e o modo como conduz até o desfecho só nos faz confirmar o quão idiotizada é a classe média alta deste país.
Recomendo altamente! 4 estrelas.
Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia
3.7 105Filme necessário a todos! Não sei por qual motivo possui uma nota mediana como essa aqui no Filmow. Babenco mostra a que veio neste filme, com uma direção compromissada e segura, bastante competente por sinal. As atuações são de arrepiar com destaque para Reginaldo Farias que está soberbo na pele de Lúcio Flávio.
O filme continua bastante atual e faz uma crítica visceral ao sistema carcerário e sobretudo à justiça. Corrupção policial e subdesenvolvimento da população são outros temas fortemente discutidos nesta obra prima do cinema brasileiro da década de 70.
Recomendo muito, muito!
4 estrelas.
As Criaturas Atrás das Paredes
3.3 196 Assista AgoraWes Craven não está em seu melhor momento neste filme. Roteiro fraco e nada atraente, atuações dantescas e a atmosfera do filme não cria qualquer sensação de suspense. Proposta vazia e sem sentido. Decepção define.
2 estrelas.
Sentidos do Amor
4.1 1,2KQue filme surpreendente! Não dava muito por ele, mas ao final achei-o simplesmente genial, com um roteiro fantástico, atuações estarrecedoras e um final arrebatador. Terminou onde deveria mesmo terminar e não é nada cansativo. O tema da distopia aqui é sobremaneira trabalhado muito bem e faz todo sentido para a discussão provocada pelo diretor.
Recomendo tranquilamente.
4 estrelas!
Pocilga
3.7 43Extremamente metafórico, Pocilga é desses filmes inteligentes que criticam acidamente a sociedade de consumo. De forma brilhante, Pasolini conduz duas narrativas paralelas que se entrecruzam em um dado momento do filme. O final é espetacular e escancara a podridão dos homens em nossa sociedade: o ego, a ganância, a vaidade, tudo está para a criação da bestialidade humana em prol de poucos, de uma minoria.
Filme necessário a todos, 4 estrelas e meia.
Suspiria
3.8 979 Assista AgoraFotografia e direção de arte impecáveis. Atuações ruins e roteiro mal construído. Vale conferir por ser um clássico do gênero e só.
3 estrelas.
Cama de Gato
3.0 178Uma pena esse filme ter uma nota tão baixa devido à falta de compreensão do público em relação à proposta. Claramente um filme que trabalha em sua narrativa a construção de um lado B, tornando-o nonsense de modo proposital.
Caio Blat está fantástico, apesar de ainda tão novo. O final em aberto torna o filme ainda mais rico para os espectadores.
Recomendo muito!
Férias do Barulho
3.2 229 Assista AgoraFilme engraçado, mas faz muita apologia ao sexo e é bastante machista também. Apesar de tudo dá pra tirar boas risadas das trapalhadas da dupla Ben e Jack.
Scanners: Sua Mente Pode Destruir
3.5 251Filme soberbo do tio Cronenberg. A construção do universo distópico no filme, juntamente com o roteiro criado fazem de Scanners um filme extremamente criativo e bem conduzido até o final. E por falar em final, que final! Pqp! sem comentários para o fato da narrativa estar toda amarrada e coerente.
Para quem for analisar o filme, uma sugestão: é preciso considerar o viés tecnológico da época (início dos anos 80) para saber interpretar melhor a proposta do diretor. Não sejam tolos ao achar que vão encontrar o que há de mais avançado em termos tecnológicos como na atualidade, nos poupem de comentários sem sentido, sim?
Altamente recomendado! 4 estrelas
Feliz Aniversário Para Mim
3.1 133 Assista AgoraFilme arrastado onde nada acontece durante seu desenvolvimento. As mortes são ridículas e nem cria qualquer suspense. O mote para o desfecho final não ficou bem desenvolvido, revelando caminhos para se chegar ao assassino logo de cara.
Apenas o final surpreende em alguns detalhes, mas a motivação para a matança é absurda e sem sentido.
Decepção define esse filme.
Apenas 2 estrelas e meia.
Minha Vida em Cor-de-Rosa
4.3 394 Assista AgoraQue história! Que filme!
Recomendo de olhos fechados.
Olhos Famintos
3.1 1,0K Assista AgoraSinceramente não consegui gostar do filme. A história por um momento se tornou bem chatinha e previsível, além disso não souberam trabalhar bem o personagem do "olhos famintos". Ficou tudo superficial e nada assustador, muito menos criou suspense.
2 estrelas e meia apenas.
Acampamento Sinistro
3.3 386Um filme no mínimo intrigante. O final realmente é espetacular, acredito que ninguém em absoluto tenha conseguido decifrar o que seria. Apesar de seguir o gênero slasher, muito comum na década de 80, o filme conduz bem sua narrativa e não fica somente em matanças idiotas sem sentido.
Gostei e recomendo.
Halloween 5: A Vingança de Michael Myers
2.8 289Gente, sério. Vamos analisar um pouquinho esse filme:
Primeira coisa tosca do filme: Jamie e Michael se conectarem via telepatia. Oi? Não, por favor! Transformaram o MM em um assassino sobrenatural que nem Jason Vorhees?! Tão de sacanagem, né? Fiquei chateada com essa estratégia utilizada, não colou.
Segundo: Tudo bem que a produção é de baixo orçamento, mas vamos melhorar mais né? Aquela montagem era terrível e o audio nem se fala. Pra época já podiam ter feito algo mais elaborado. A impressão que dá é que o filme foi feito às pressas e não souberam/quiseram trabalhar bem a parte técnica.
Terceiro:
A morte da Rachel acabou ali e pronto? Sinceramente foi um fim dantesco dado à personagem, que já tinha final certo desde o 4. A Tina ficou no lugar dela como protagonista, mas não acho que chegou nem perto da Rachel. Além disso, tudo ficou muito solto e a noite de Halloween foi tratada de forma tão idiota neste filme. Não convence, não conquista, não consolida a história.
Quarto:
Impressão minha ou esse Michael Myers está bem fraco? No 4 ele estava bem melhor, diferente da Danielle Harris que está impecável e nos conduz por uma narrativa de muita sofrência. A gente torce pela garotinha, sofre com ela e ao final espera que tudo dê certo. E por falar em final, que fim RIDÍCULO foi aquele? Quer dizer que a cadeia explode e ele sai numa boa e ela fica lá chorando? Gente, podiam ter sido mais criativos, né? Tivemos um final tão interessante no 4 e agora acaba assim? Odiei com todas as minhas forças.
Enfim, uma das sequências mais fracas da franquia Halloween (só não perde para o 3, por que né?). Vale a pena conferir só para se decepcionar.
2 estrelas e meia.
A Criada
3.8 104 Assista AgoraQue filme, senhoras e senhoras! La nana é daquelas obras que nos arrebatam e nos faz pensar sobre a relação empregada x patrões. A introvertida Raquel aqui é peça fundamental no desenvolvimento soberbo dessa narrativa. A atuação de Catalina nos revela paulatinamente os medos e dissabores de uma mulher atormentada pela relação fragilizada com sua família e envolvida com outra família: a da sua patroa.
Cinema chileno da melhor qualidade, recomendo!
Cinema Novo
3.9 54A proposta do Eryk Rocha não foi elaborar um doc. a partir de capturas de imagens autorais nem nada do tipo, o próprio diretor em algumas entrevistas coloca que tinha em mente uma reelaboração de todo um material bruto ao qual teve acesso para trabalhar de modo mais elaborado sua montagem, que por sinal ficou muito bem feita.
A partir de recortes estabelecidos sobre o Cinema Novo, seja através dos filmes exibidos ou das falas de seus representantes, o doc. transcorre o universo vivenciado pelo cinema brasileiro da década de 1940 a 1965/70 e não apenas traduz a estética e problemáticas levantadas por esses cineastas, como estabelece uma relação entre o Brasil de ontem e o de hoje. Há um quê de identificação com algumas daquelas mazelas sobrepostas à vida da população naquela época, pelo menos consegui muito ver isso.
Eryck Rocha, de modo sensível e salutar, traz à tona através deste documentário a personificação de um país que ainda continua se sobrepujando aos mesmos desmandos de um Brasil anos 40-60. Logicamente, as dificuldades encontradas agora são outras, mas não tão destoantes assim.
O que fica é a reflexão imposta pelos próprios filmes traçados na obra de Rocha, os quais permearão eternamente a história do cinema brasileiro.
4 estrelas!
Retrato de um Assassino
3.5 187O filme reflete a crueldade nua e crua de um serial killer que possui um passado sombrio em sua infância e adolescência. A atuação do Michael Rooker é primorosa e lança uma atmosfera ainda mais inquietante sobre a figura do serial killer, além disso a direção do John McNaughton nos conduz por uma Chigago dos anos 80 animalesca e devastada pela desigualdade social e violência urbana.
Assistam ao filme com um olhar mais apurado sobre a figura do serial killer, sem superficialidades ou esperando encontrar matanças sem sentido. A história do Henry é muito interessante e foi baseada em fatos reais.
Recomendo!