A GIRL WALKS HOME ALONE AT NIGHT é o longa vampiresco iraniano que vem abalando todos os festivais fantásticos (ou não) ao redor do mundo. Não à toa, a diretora e roteirista Ana Lily Amirpour entrega uma das mais significativas obras acerca das criaturas da noite dos últimos anos, com um dos mais belos registros fotográficos em branco e preto de paisagens urbanas já vistos pelo cinema de horror. Algo expressionista, clássico e moderno, Nosferatu e Dracul, White Lies e erudito, belo e feio. Obrigatório aos fãs de horror e cinema novo, compassado, que exprimi o melhor de si mesmo supervalorizando atuações intensas, viscerais e corpóreas, com poucos diálogos, longos planos e tempo próprio, misancene de qualidade indiscutível. Assim como os pesados extratores de petróleo seguem incessantes na Cidade do Mal, sua vida jovem noturna - Arash e A Garota - obedecem a seus destinos excruciantes e imutáveis, maravilhosos.
Fraquíssimo. Filmes de lobisomem bons são mesmo muito difíceis de encontrar e imaginei que este, por se passar numa espécie de asilo de luxo, fosse trazer algo de significativo. Muitíssimo pelo contrário: criaturas bobas, situações ridículas e um protagonista até certo ponto interessante - cego, veterano de guerra, aspirante total a Clint Eastwood - mas que não salva o restante, medíocre no máximo. O recente Wer é melhor opção. O não tão recente assim Dog Soldiers, ainda muito mais.
"Snuff 102" dispara com uma dessas "este filme contém cenas reais de tortura" e, dada a sociedade do entretenimento visceral na qual vivemos, tal impacto acaba por ser quase nulo. O mesmo não pode ser dito de sua real tentativa em chocar fazendo uso de saturação de imagem, cortes pontuais e trilha sonora perturbadora. Ao contrário de outros found footage, linguagens se misturam na tentativa de humanizar - por mais paradoxal que tal colocação possa parecer - personagens, ações e atitudes. "Por que ser moral quando podemos ser anônimos?", diz o antropólogo a jornalista curiosa e corajosa, desbravadora do mundo snuff, e tal indagação se torna especialmente poderosa ao analisarmos, mesmo superficialmente, o mundo de super exposição em redes sociais no qual somos forçados a inserirmos. Sim, há a tortura, a pornografia grotesca, mas há também a tentativa real de debate e discussão. Baixíssimo orçamento aliado a guerrilha de produção e atuação, numa obra resultante merecedora de atenção, caso o grafismo não seja fator desmotivador.
Grande filme de horror irlandês, escrito e dirigido pelo altamente promissor Ivan Kavanagh. Clima de sonho e catástrofe inerente pelo todo, com edição não linear de ótimo senso de construção. Os dez minutos finais são excepcionalmente intensos, resultado de um ato intermediário original, com crescente de paranoia do protagonista em atuação convincente de Rupert Evans. Grande surpresa.
Mais uma excelente adaptação feita por e a partir de um livro de Patrick Senécal. Sempre mantenho este excelente escritor no radar, grandes obras surgem daí.
Tim Burton sem identidade, mas ainda assim com direção firme, apesar de o clima de cinebiografia não lhe dizer tanto respeito. Amy Adams sobressai todo o restante, incluindo a direção e o um tanto quanto caricato, Christoph Waltz. Não é o retorno triunfal que todo fã de Tim Burton aguarda veementemente, mas, ainda assim, um filme digno de atenção.
Mockumentary bastante honesto, com atuações convincentes e contexto histórico interessante. Acelera demais lá pelos minutos finais, perdendo o ótimo ritmo criado até então, mas ainda assim traz um desfecho satisfatório. O som direto é realmente o grande atrativo em termos técnicos, e pode fazer toda diferença entre conseguir ou não entrar no clima criado. Diria ser tão bom quanto outros menos conhecidos, como The Tunnel.
Escrevi aqui sobre The Babadook (e acho que os fãs de terror possam se interessar pelo tumblr de uma forma geral!): http://masquehorror.tumblr.com/post/104872086989/the-babadook-e-sim-um-dos-filmes-mais-assustadores
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraFalei sobre A Bruxa aqui e talvez você queira dar uma olhada?
https://www.youtube.com/watch?v=5_8fPsR0adc
Mad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraTESTEMUNHE! http://torredosgurus.com.br/mad-max-estrada-da-furia.html
Garota Sombria Caminha Pela Noite
3.7 343 Assista AgoraA GIRL WALKS HOME ALONE AT NIGHT é o longa vampiresco iraniano que vem abalando todos os festivais fantásticos (ou não) ao redor do mundo. Não à toa, a diretora e roteirista Ana Lily Amirpour entrega uma das mais significativas obras acerca das criaturas da noite dos últimos anos, com um dos mais belos registros fotográficos em branco e preto de paisagens urbanas já vistos pelo cinema de horror. Algo expressionista, clássico e moderno, Nosferatu e Dracul, White Lies e erudito, belo e feio. Obrigatório aos fãs de horror e cinema novo, compassado, que exprimi o melhor de si mesmo supervalorizando atuações intensas, viscerais e corpóreas, com poucos diálogos, longos planos e tempo próprio, misancene de qualidade indiscutível. Assim como os pesados extratores de petróleo seguem incessantes na Cidade do Mal, sua vida jovem noturna - Arash e A Garota - obedecem a seus destinos excruciantes e imutáveis, maravilhosos.
Late Phases
3.1 95Fraquíssimo. Filmes de lobisomem bons são mesmo muito difíceis de encontrar e imaginei que este, por se passar numa espécie de asilo de luxo, fosse trazer algo de significativo. Muitíssimo pelo contrário: criaturas bobas, situações ridículas e um protagonista até certo ponto interessante - cego, veterano de guerra, aspirante total a Clint Eastwood - mas que não salva o restante, medíocre no máximo. O recente Wer é melhor opção. O não tão recente assim Dog Soldiers, ainda muito mais.
Snuff 102
2.6 25"Snuff 102" dispara com uma dessas "este filme contém cenas reais de tortura" e, dada a sociedade do entretenimento visceral na qual vivemos, tal impacto acaba por ser quase nulo. O mesmo não pode ser dito de sua real tentativa em chocar fazendo uso de saturação de imagem, cortes pontuais e trilha sonora perturbadora. Ao contrário de outros found footage, linguagens se misturam na tentativa de humanizar - por mais paradoxal que tal colocação possa parecer - personagens, ações e atitudes. "Por que ser moral quando podemos ser anônimos?", diz o antropólogo a jornalista curiosa e corajosa, desbravadora do mundo snuff, e tal indagação se torna especialmente poderosa ao analisarmos, mesmo superficialmente, o mundo de super exposição em redes sociais no qual somos forçados a inserirmos. Sim, há a tortura, a pornografia grotesca, mas há também a tentativa real de debate e discussão. Baixíssimo orçamento aliado a guerrilha de produção e atuação, numa obra resultante merecedora de atenção, caso o grafismo não seja fator desmotivador.
O Canal
2.9 204 Assista AgoraGrande filme de horror irlandês, escrito e dirigido pelo altamente promissor Ivan Kavanagh. Clima de sonho e catástrofe inerente pelo todo, com edição não linear de ótimo senso de construção. Os dez minutos finais são excepcionalmente intensos, resultado de um ato intermediário original, com crescente de paranoia do protagonista em atuação convincente de Rupert Evans. Grande surpresa.
O Segredo da Rua Ormes
3.4 21Mais uma excelente adaptação feita por e a partir de um livro de Patrick Senécal. Sempre mantenho este excelente escritor no radar, grandes obras surgem daí.
Grandes Olhos
3.8 1,1K Assista grátisTim Burton sem identidade, mas ainda assim com direção firme, apesar de o clima de cinebiografia não lhe dizer tanto respeito. Amy Adams sobressai todo o restante, incluindo a direção e o um tanto quanto caricato, Christoph Waltz. Não é o retorno triunfal que todo fã de Tim Burton aguarda veementemente, mas, ainda assim, um filme digno de atenção.
Assim na Terra Como no Inferno
3.2 1,0K Assista AgoraMockumentary bastante honesto, com atuações convincentes e contexto histórico interessante. Acelera demais lá pelos minutos finais, perdendo o ótimo ritmo criado até então, mas ainda assim traz um desfecho satisfatório. O som direto é realmente o grande atrativo em termos técnicos, e pode fazer toda diferença entre conseguir ou não entrar no clima criado. Diria ser tão bom quanto outros menos conhecidos, como The Tunnel.
O Babadook
3.5 2,0KEscrevi aqui sobre The Babadook (e acho que os fãs de terror possam se interessar pelo tumblr de uma forma geral!): http://masquehorror.tumblr.com/post/104872086989/the-babadook-e-sim-um-dos-filmes-mais-assustadores
Cannibal
2.6 19Minha opinião para o extremo Cannibal: http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/especial/mal-passado38cannibal
Sob a Pele
3.2 1,4K Assista AgoraMinha opinião para Sob a Pele: http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/critica/sob-a-pele
Amantes Eternos
3.8 782 Assista AgoraMinha opinião sincera para Only Lovers Left Alive: http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/critica/amantes-eternos
Quando Eu Era Vivo
2.9 322Minha opinião para Quando Eu Era Vivo http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/critica/quando-eu-era-vivo
Carrie, a Estranha
2.8 3,5K Assista AgoraEis minha opinião para este remake completamente desnecessário: http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/critica/carrie
Invocação do Mal
3.8 3,9K Assista AgoraUma opinião sincera (e apaixonada) sobre "The Conjuring": http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/critica/invocacao-do-mal
Vidas sem Destino
3.7 657Sobre "Gummo": http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/especial/mal-passado23gummo
The Butcher
2.7 27Escrevi sobre "The Butcher" aqui: http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/especial/mal-passado12the-butcher
Dente Canino
3.8 1,2KA quem possa interessar, escrevi sobre esse filme aqui: http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/especial/mal-passado24dente-canino
Taxidermia: Histórias Grotescas
3.4 344 Assista AgoraA quem possa interessar, escrevi sobre esse filme aqui: http://www.playtv.com.br/cinema/artigo/especial/mal-passado15taxidermia
Mama
3.0 2,8K Assista AgoraA quem interessar, escrevi sobre Mama aqui:
A Morte do Demônio
3.2 3,9K Assista AgoraEscrevi sobre Evil Dead aqui:
Horas de Medo
2.9 218A quem interessar, escrevi sobre Secuestrados aqui:
O Último Exorcismo: Parte 2
1.8 872 Assista AgoraMinha opinião sobre O Último Exorcismo Parte 2: