“Para visitar o planeta terra você terá que nascer como uma criança humana. No começo, você vai ter que aprender a usar o seu novo corpo para mover seus braços e pernas, para se erguer. Você vai aprender a andar e correr, a usar as suas mãos, fazer sons e formar palavras. Lentamente, você vai aprender a se cuidar. Aqui é calmo e tranquilo, mas lá as cores, as sensações e os sons passarão por você, constantemente. Você verá tantas coisas vivas… plantas e animais além da imaginação. Aqui é sempre igual, mas lá tudo está em movimento, tudo está sempre mudando. Você será mergulhado no rio do tempo da terra, haverá muito pra você aprender e tanto pra você sentir… prazer e medo, alegria e decepção, tristeza e encantamento. Em sua confusão e deleite você vai esquecer de onde veio. Você vai crescer, viajar e trabalhar. Talvez você tenha filhos, até mesmo seus próprios netos. Ao longo dos anos você tentará achar sentido daquela feliz, triste, cheia, vazia, vida em constante mudança em que você está. E quando chegar a hora de voltar para sua estrela, pode ser difícil dizer “adeus” para aquele mundo estranhamente lindo.”
“O homem é o lobo do homem”, cabe ao sistema criado pelo homem contornar sua própria essência genuinamente egoísta e instintivamente má. Mas até que ponto o sistema, uma extensão de nós, nos desvincula de nós mesmos?
A cena do chef procurando o culpado pelo cabelo na panna cotta, por achar que esse foi o motivo de ninguém ter comido a sobremesa, pra mim é o ponto alto do filme. Na minha visão, Goreng morre antes da chegada ao 333 (333: Evolução da Criação/ 33 idade de Cristo/ 666 pessoas no poço: Número bíblico da besta), o que leva ao delírio da personificação da criança como mensagem. No fim, a mensagem (panna cotta) realmente chega aos superiores, mas a interpretação sobre ela é totalmente equivocada. Assim como partindo de um conceito político, a mensagem debaixo nunca é ouvida, ou de um conceito bíblico de Messias, a mensagem deixada nunca foi bem interpretada por nós. Em outra visão, a criança também pode ter nascido no poço por resultado de um estupro e foi alimentada pela mãe todo esse tempo, e como o sistema é criterioso em relação à proibição de menores de 16 anos, sua chegada à superfície indicaria justamente a mensagem de falha do sistema. No fim, todo sistema que nos envolve é falho já que são gerados por nós, mas o egoísmo instintivo nos impede de enxergar quando estamos em uma posição de privilégio, e quando não estamos, a preocupação é em como se manter vivo. Goreng, possivelmente rico, com seu prato preferido de escargot, é criticado por todos por escolher um livro para o poço. Tendo base no conceito de que a educação liberta, o contraponto é em sua inocência: ele nunca precisou lutar. O filme é um espelho que colocaram diante de nós para que surjam muito mais questionamentos do que conclusões, e com toda certeza do mundo o velho reacionário nos afirma “é óbvio”.
Teiji é o retrato perfeito do homem tóxico. Usa da arte pra encantar, usa sua personalidade egoísta como diferenciada, muda totalmente de comportamento a partir de seus desejos (quem reconhece o Teiji na festa dançando com Lily?). A sanidade de Lucy é questionada desde o início. Talvez esquizofrênica, criando situações irreais, confusa com o que vê. Minhas dúvidas começaram no diálogo em que a Lucy lamenta a morte de Lily com uma frase lenta e pausada "foi minha culpa, acretide, foi". Aquilo não saiu da minha cabeça. Talvez o fato de sua trajetória trágica e solitária fizessem com que ela absorvesse o comportamento manipulador do namorado como normal. Talvez ela soubesse de fato o que realmente estava acontecendo, pelas fotos, pelas perguntas direcionadas a ele sem respostas. Nada foi o suficiente pra fazer ela ir embora, até o fim (que, num comportamento previsível e tóxico de um abusador, ao ser contrariado inicia a agressão). Mas Teiji nas palavras de Lucy era sempre endeusado, principalmente nos diálogos com Lily (afinal, é isso que acontece num relacionamento desse tipo, onde o homem age sempre como superior à mulher). Tive a impressão de ela ter sentido toda essa culpa por não ter avisado Lilly sobre a realidade. Ela sabe que algo ruim realmente iria acontecer quando Lily bate na sua casa pedindo ajuda. Mas por toda revolta que ela é tomada no momento, ela só fecha a porta. Por que Lucy corre atrás dela? Ela não foi atrás do casaco. Pra mim Lucy não era esquizofrênica, nunca foi. O passado só serviu pra justificar seu comportamento no presente. Talvez eu só esteja unindo a realidade ao filme. Ou talvez o machucado no pescoço não era uma alergia.
Possibilidades de viver a vida adquiridas tendo empatia e humanidade com seus pacientes. Depois de tudo que li da história da Nise e por tudo que isso me passou, atingir esse nível de empatia faz com que você consequentemente adquira parte do mundo individual de cada um, que foi representado pela arte, que segundo ela, tem a relação direta com o inconsciente. Há dez mil modos de percorrer a vida, assim como há dez mil modos de mudar mundos em sua época. Isso, junto a ela ter Jung como um mentor me traz a sensação de que essas mil possibilidades estão diretamente ligadas aos universos exteriores e o poder de se colocar e se inserir dentro deles, e com isso mudar um mundo, com suas culturas sólidas e por vezes limitadas, ou mudar mundos.
Não pude deixar de falar aqui após ver comentários sobre a "falta de amor próprio" dela, e sobre ele, "apenas um garoto assustado". Como se as atitudes estúpidas que ele teve com ela fossem justificáveis. Ela tinha problemas de auto-estima. Ele estava assustado? Uma surpresa pra vocês: ela também estava, talvez em níveis até maiores. Ter baixa auto-estima te faz aceitar tudo, te faz pedir desculpas mesmo quando não é viável, te faz forçar naturalidade diante de uma situação desagradável, faz com que uma mulher que apanha do marido continue com ele. "Se eu fosse ela eu teria..." não é possível saber, a partir do momento que seu psicológico está deturpado você não responde coerentemente. Se tem alguma pessoa pra ser lembrada com desgosto é ele, pois o egoísmo foi tão latente que eu não vejo como algo justificável. Não existe romance entre os protagonistas. Existem duas pessoas com medo, buscando algum tipo de salvação.
A filosofia de Berkeley como ponto de partida para uma das intenções de Tarkovsky: Mas ao lado da infinita variedade de ideias ou objetos do conhecimento há alguma coisa que os conhece ou percebe, e realiza diversas operações como querer, imaginar, recordar, a respeito deles. Este percipiente, ser ativo, é o que chamo mente, espírito, alma ou eu. Por estas palavras não designo alguma de minhas idéias, mas alguma coisa distinta delas e onde elas existem, ou o que é o mesmo, por que são percebidas; porque a existência de uma ideia consiste em ser percebida.
"Solaris" é um dos mais amplos filmes de Tarkovsky, no sentido de diversas interpretações e questionamentos, ideias lançadas direta e indiretamente. Dentre essa grandiosidade, o filme envolve, a meu ver, um tema que se relaciona à todos os outros:
"- Quando um homem é feliz, o significado da vida e outros assuntos da eternidade, raramente o interessam. Essas questões só deveriam ser perguntadas no fim da vida. - Não sabemos quando nossa vida vai acabar, por isso vivemos tão apressadamente. - As pessoas mais felizes são aquelas que nunca se importaram com estas questões malditas. - Nós questionamos a vida, a procura de um significado. Para preservar as simples verdades humanas, precisamos de mistérios. Os mistérios da felicidade, da morte, do amor... - Até podes ter razão. Mas procure não pensar nisso. - Pensar nisso seria o mesmo que saber o dia da morte. Entretanto, o desconhecimento deste dia torna-nos, no fundo, imortais."
"Existem dois tipos de sofredores: aqueles que sofrem de falta de vida e os que sofrem de abundância excessiva de vida. Eu sempre me posicionei na segunda categoria. Quando se pensa nisso, quase todo comportamento e atividade humana são, essencialmente, nada diferentes do comportamento animal. As mais avançadas tecnologias e artefatos levam-nos, no máximo, ao nível do super-chimpanzé. Na verdade, o hiato entre Platão ou Nietzsche e o humano mediano é maior do que o que há entre o chimpanzé e o humano mediano. O reino do verdadeiro espírito, o artista verdadeiro, o santo, o filósofo, é raramente alcançado. Por que tão poucos? (...) A resposta a isso pode ser encontrada em outra pergunta, que é: qual é a característica humana mais universal? O medo ou a preguiça?"
"...Você ainda não conheceu a si mesmo. Mas a vantagem de conhecer outros enquanto isso é que um deles pode lhe apresentar a si mesmo. Examine a natureza de tudo que você observa. Por exemplo, você pode se descobrir caminhando por um estacionamento sonhado. E, sim, estes são pés sonhados dentro de seus sapatos sonhados. Parte do seu eu sonhado. E então, a pessoa que você parece ser no sonho, não pode ser quem você é realmente. Esta é uma imagem, um modelo mental."
Após a dramática Jasmine, recebemos a leveza de Sophie. Não que eu prefira leveza ao drama, mas apesar de totalmente simples, leve e singelo, me encantei junto a Stanley a toda essa personificação do que pode significar algo ameno. Pra mim a beleza de Magic in the Moonlight está justamente no que vejo apedrejarem: simplicidade e previsibilidade.
S: "The more I watch her, the more I'm stunned. Could she be real? I'm beginning to question my own common sense." V: "You've always been so certain about the world and I've always tried to teach you that we don't know."
"Corações atraídos um pelo outro comunicam sua substância como dois espelhos que, defrontados um ao outro, concentram e refletem a luz. Os raios, um a um recolhidos, divididos ao multiplicarem-se, intensificam-se, embelezam-se e tanto mais ativos que não mais se cruzam no mesmo ponto, reúnem-se. Que espetáculo vejo no universo verdejante enriquecido da malha das flores que nascem."
"Eu fiquei grávida num domingo de manhã Tinha um cobertor de lã escura Mateus me pegou pelo braço e disse que ia me fazer a mulher mais feliz do mundo Me deu um CD gravado com as músicas que eu mais gostava Ele disse que queria casar comigo ou então morria afogado..."
"J: I can't see anything that I don't like about you. C: But you will! But you will. You know, you will think of things. And I'll get bored with you and feel trapped because that's what happens with me. J: Okay. C: Okay."
"Dear Catherine, I've been sitting here thinking about all the things I wanted to apologize to you for. All the pain we caused each other. Everything I put on you. Everything I needed you to be or needed you to say. I'm sorry for that. I'll always love you 'cause we grew up together and you helped make me who I am. I just wanted you to know there will be a piece of you in me always, and I'm grateful for that. Whatever someone you become, and wherever you are in the world, I'm sending you love. You're my friend to the end. Love, Theodore."
"Para nós, significa você e eu. Para nós, diferente deste plural “nós”, que existe apenas na minha presença e continua quando os componentes diminuem, aumentam, variam. Um destes “nós” que são extensões de mim."
O olhar de Adrien Brody nunca deixa de me encantar... E embora Howlin' Wolf ter possuído uma voz e personalidade irreproduzíveis, sendo um artista único do blues na minha opinião, Eamonn Walker o interpreta divinamente, fazendo minha atenção sair totalmente de Muddy e ir para Howlin.
Sempre em Frente
3.9 160“Para visitar o planeta terra você terá que nascer como uma criança humana. No começo, você vai ter que aprender a usar o seu novo corpo para mover seus braços e pernas, para se erguer. Você vai aprender a andar e correr, a usar as suas mãos, fazer sons e formar palavras. Lentamente, você vai aprender a se cuidar. Aqui é calmo e tranquilo, mas lá as cores, as sensações e os sons passarão por você, constantemente.
Você verá tantas coisas vivas… plantas e animais além da imaginação. Aqui é sempre igual, mas lá tudo está em movimento, tudo está sempre mudando. Você será mergulhado no rio do tempo da terra, haverá muito pra você aprender e tanto pra você sentir… prazer e medo, alegria e decepção, tristeza e encantamento. Em sua confusão e deleite você vai esquecer de onde veio. Você vai crescer, viajar e trabalhar. Talvez você tenha filhos, até mesmo seus próprios netos. Ao longo dos anos você tentará achar sentido daquela feliz, triste, cheia, vazia, vida em constante mudança em que você está. E quando chegar a hora de voltar para sua estrela, pode ser difícil dizer “adeus” para aquele mundo estranhamente lindo.”
O Poço
3.7 2,1K Assista Agora“O homem é o lobo do homem”, cabe ao sistema criado pelo homem contornar sua própria essência genuinamente egoísta e instintivamente má. Mas até que ponto o sistema, uma extensão de nós, nos desvincula de nós mesmos?
A cena do chef procurando o culpado pelo cabelo na panna cotta, por achar que esse foi o motivo de ninguém ter comido a sobremesa, pra mim é o ponto alto do filme.
Na minha visão, Goreng morre antes da chegada ao 333 (333: Evolução da Criação/ 33 idade de Cristo/ 666 pessoas no poço: Número bíblico da besta), o que leva ao delírio da personificação da criança como mensagem.
No fim, a mensagem (panna cotta) realmente chega aos superiores, mas a interpretação sobre ela é totalmente equivocada. Assim como partindo de um conceito político, a mensagem debaixo nunca é ouvida, ou de um conceito bíblico de Messias, a mensagem deixada nunca foi bem interpretada por nós.
Em outra visão, a criança também pode ter nascido no poço por resultado de um estupro e foi alimentada pela mãe todo esse tempo, e como o sistema é criterioso em relação à proibição de menores de 16 anos, sua chegada à superfície indicaria justamente a mensagem de falha do sistema.
No fim, todo sistema que nos envolve é falho já que são gerados por nós, mas o egoísmo instintivo nos impede de enxergar quando estamos em uma posição de privilégio, e quando não estamos, a preocupação é em como se manter vivo.
Goreng, possivelmente rico, com seu prato preferido de escargot, é criticado por todos por escolher um livro para o poço. Tendo base no conceito de que a educação liberta, o contraponto é em sua inocência: ele nunca precisou lutar.
O filme é um espelho que colocaram diante de nós para que surjam muito mais questionamentos do que conclusões, e com toda certeza do mundo o velho reacionário nos afirma “é óbvio”.
A Vida Invisível
4.3 642Você não sabe a falta que você me faz.
Pássaro do Oriente
3.1 180Tive essa visão do filme:
Teiji é o retrato perfeito do homem tóxico. Usa da arte pra encantar, usa sua personalidade egoísta como diferenciada, muda totalmente de comportamento a partir de seus desejos (quem reconhece o Teiji na festa dançando com Lily?).
A sanidade de Lucy é questionada desde o início. Talvez esquizofrênica, criando situações irreais, confusa com o que vê.
Minhas dúvidas começaram no diálogo em que a Lucy lamenta a morte de Lily com uma frase lenta e pausada "foi minha culpa, acretide, foi". Aquilo não saiu da minha cabeça.
Talvez o fato de sua trajetória trágica e solitária fizessem com que ela absorvesse o comportamento manipulador do namorado como normal. Talvez ela soubesse de fato o que realmente estava acontecendo, pelas fotos, pelas perguntas direcionadas a ele sem respostas. Nada foi o suficiente pra fazer ela ir embora, até o fim (que, num comportamento previsível e tóxico de um abusador, ao ser contrariado inicia a agressão).
Mas Teiji nas palavras de Lucy era sempre endeusado, principalmente nos diálogos com Lily (afinal, é isso que acontece num relacionamento desse tipo, onde o homem age sempre como superior à mulher). Tive a impressão de ela ter sentido toda essa culpa por não ter avisado Lilly sobre a realidade. Ela sabe que algo ruim realmente iria acontecer quando Lily bate na sua casa pedindo ajuda. Mas por toda revolta que ela é tomada no momento, ela só fecha a porta.
Por que Lucy corre atrás dela? Ela não foi atrás do casaco.
Pra mim Lucy não era esquizofrênica, nunca foi. O passado só serviu pra justificar seu comportamento no presente.
Talvez eu só esteja unindo a realidade ao filme. Ou talvez o machucado no pescoço não era uma alergia.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
4.1 2,4K Assista AgoraO olhar cabisbaixo que permaneceu até a fase adulta do Chiron depois do "don't look at me". Incrível.
Nise: O Coração da Loucura
4.3 656 Assista AgoraPossibilidades de viver a vida adquiridas tendo empatia e humanidade com seus pacientes. Depois de tudo que li da história da Nise e por tudo que isso me passou, atingir esse nível de empatia faz com que você consequentemente adquira parte do mundo individual de cada um, que foi representado pela arte, que segundo ela, tem a relação direta com o inconsciente.
Há dez mil modos de percorrer a vida, assim como há dez mil modos de mudar mundos em sua época.
Isso, junto a ela ter Jung como um mentor me traz a sensação de que essas mil possibilidades estão diretamente ligadas aos universos exteriores e o poder de se colocar e se inserir dentro deles, e com isso mudar um mundo, com suas culturas sólidas e por vezes limitadas, ou mudar mundos.
O Maravilhoso Agora
3.2 808 Assista AgoraNão pude deixar de falar aqui após ver comentários sobre a "falta de amor próprio" dela, e sobre ele, "apenas um garoto assustado".
Como se as atitudes estúpidas que ele teve com ela fossem justificáveis.
Ela tinha problemas de auto-estima. Ele estava assustado? Uma surpresa pra vocês: ela também estava, talvez em níveis até maiores.
Ter baixa auto-estima te faz aceitar tudo, te faz pedir desculpas mesmo quando não é viável, te faz forçar naturalidade diante de uma situação desagradável, faz com que uma mulher que apanha do marido continue com ele.
"Se eu fosse ela eu teria..." não é possível saber, a partir do momento que seu psicológico está deturpado você não responde coerentemente. Se tem alguma pessoa pra ser lembrada com desgosto é ele, pois o egoísmo foi tão latente que eu não vejo como algo justificável.
Não existe romance entre os protagonistas. Existem duas pessoas com medo, buscando algum tipo de salvação.
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
3.9 502 Assista AgoraUm dos títulos mais lindos do cinema
Solaris
4.2 368 Assista AgoraA filosofia de Berkeley como ponto de partida para uma das intenções de Tarkovsky:
Mas ao lado da infinita variedade de ideias ou objetos do conhecimento há alguma coisa que os conhece ou percebe, e realiza diversas operações como querer, imaginar, recordar, a respeito deles. Este percipiente, ser ativo, é o que chamo mente, espírito, alma ou eu. Por estas palavras não designo alguma de minhas idéias, mas alguma coisa distinta delas e onde elas existem, ou o que é o mesmo, por que são percebidas; porque a existência de uma ideia consiste em ser percebida.
"Solaris" é um dos mais amplos filmes de Tarkovsky, no sentido de diversas interpretações e questionamentos, ideias lançadas direta e indiretamente. Dentre essa grandiosidade, o filme envolve, a meu ver, um tema que se relaciona à todos os outros:
Queremos um espelho, o homem precisa do homem.
"- Quando um homem é feliz, o significado da vida e outros assuntos da eternidade, raramente o interessam. Essas questões só deveriam ser perguntadas no fim da vida.
- Não sabemos quando nossa vida vai acabar, por isso vivemos tão apressadamente.
- As pessoas mais felizes são aquelas que nunca se importaram com estas questões malditas.
- Nós questionamos a vida, a procura de um significado. Para preservar as simples verdades humanas, precisamos de mistérios. Os mistérios da felicidade, da morte, do amor...
- Até podes ter razão. Mas procure não pensar nisso.
- Pensar nisso seria o mesmo que saber o dia da morte. Entretanto, o desconhecimento deste dia torna-nos, no fundo, imortais."
Boa Sorte
3.6 440"Pra mim primeiro vem você, depois as mulheres, depois os homens..."
"- E você... tem alguém que te ama?
- Não.
- Eu posso te amar.
- Por quê?"
Acordar para a Vida
4.3 789"Existem dois tipos de sofredores: aqueles que sofrem de falta de vida e os que sofrem de abundância excessiva de vida. Eu sempre me posicionei na segunda categoria. Quando se pensa nisso, quase todo comportamento e atividade humana são, essencialmente, nada diferentes do comportamento animal. As mais avançadas tecnologias e artefatos levam-nos, no máximo, ao nível do super-chimpanzé. Na verdade, o hiato entre Platão ou Nietzsche e o humano mediano é maior do que o que há entre o chimpanzé e o humano mediano. O reino do verdadeiro espírito, o artista verdadeiro, o santo, o filósofo, é raramente alcançado. Por que tão poucos?
(...)
A resposta a isso pode ser encontrada em outra pergunta, que é: qual é a característica humana mais universal? O medo ou a preguiça?"
"...Você ainda não conheceu a si mesmo.
Mas a vantagem de conhecer outros enquanto isso é que
um deles pode lhe apresentar a si mesmo.
Examine a natureza de tudo que você observa.
Por exemplo, você pode se descobrir caminhando por um estacionamento sonhado.
E, sim, estes são pés sonhados dentro de seus sapatos sonhados. Parte do seu eu sonhado.
E então, a pessoa que você parece ser no sonho, não pode ser quem você é realmente.
Esta é uma imagem, um modelo mental."
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista Agora"...you know, like the moment seizes us.”
Magia ao Luar
3.4 569 Assista AgoraApós a dramática Jasmine, recebemos a leveza de Sophie. Não que eu prefira leveza ao drama, mas apesar de totalmente simples, leve e singelo, me encantei junto a Stanley a toda essa personificação do que pode significar algo ameno. Pra mim a beleza de Magic in the Moonlight está justamente no que vejo apedrejarem: simplicidade e previsibilidade.
S: "The more I watch her, the more I'm stunned. Could she be real? I'm beginning to question my own common sense."
V: "You've always been so certain about the world and I've always tried to teach you that we don't know."
Barry Lyndon
4.2 400 Assista Agora"Corações atraídos um pelo outro comunicam sua substância como dois espelhos que, defrontados um ao outro, concentram e refletem a luz. Os raios, um a um recolhidos, divididos ao multiplicarem-se, intensificam-se, embelezam-se e tanto mais ativos que não mais se cruzam no mesmo ponto, reúnem-se. Que espetáculo vejo no universo verdejante enriquecido da malha das flores que nascem."
Sozinho Contra Todos
4.0 313"...Enfim, "amor" é uma palavra demasiado grande
Poucos se podem dar ao luxo de o ter conhecido."
O Céu de Suely
3.9 464 Assista Agora"Eu fiquei grávida num domingo de manhã
Tinha um cobertor de lã escura
Mateus me pegou pelo braço e disse que ia me fazer a mulher mais feliz do mundo
Me deu um CD gravado com as músicas que eu mais gostava
Ele disse que queria casar comigo ou então morria afogado..."
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
4.3 4,7K Assista Agora"J: I can't see anything that I don't like about you.
C: But you will! But you will. You know, you will think of things. And I'll get bored with you and feel trapped because that's what happens with me.
J: Okay.
C: Okay."
Ela
4.2 5,8K Assista Agora"Dear Catherine, I've been sitting here thinking about all the things I wanted to apologize to you for. All the pain we caused each other. Everything I put on you. Everything I needed you to be or needed you to say. I'm sorry for that. I'll always love you 'cause we grew up together and you helped make me who I am. I just wanted you to know there will be a piece of you in me always, and I'm grateful for that. Whatever someone you become, and wherever you are in the world, I'm sending you love. You're my friend to the end. Love, Theodore."
A Mulher da Areia
4.5 96Existencialismo, taoísmo, relação homem/mulher, a grande metáfora sobre opressão e alienação e... angústia.
O Enigma de Kaspar Hauser
4.0 328"Estes gritos assustadores ao redor, são o que chamam de silêncio?"
Antes do Pôr-do-Sol
4.2 1,5K Assista Agora"...Let me sing you a waltz
About this lovely one night stand..."
A forma como conseguem passar sensibilidade (mesmo que em silêncio), só pela troca de olhares... estou encantada.
A Gaia Ciência
3.8 30"Para nós, significa você e eu.
Para nós, diferente deste plural “nós”, que existe apenas na minha presença e continua quando os componentes diminuem, aumentam, variam. Um destes “nós” que são extensões de mim."
Cadillac Records
4.0 261 Assista AgoraO olhar de Adrien Brody nunca deixa de me encantar...
E embora Howlin' Wolf ter possuído uma voz e personalidade irreproduzíveis, sendo um artista único do blues na minha opinião, Eamonn Walker o interpreta divinamente, fazendo minha atenção sair totalmente de Muddy e ir para Howlin.
Para Sempre Lilya
4.2 869"...um garoto de 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya..."