Talvez seja o filme mais fraco que vi do Kubrick. Não chegou nem perto do que eu esperava de uma adaptação de "Lolita" estando ele na direção. Expectativas frustadas, sim, mas há de reconhecer as maestrias do Kubrick aqui. Muitos culpam a censura da época pela falta de sexualidade e sensualidade, porém o mais incrível é a carga dramática que este diretor conseguiu dar ao filme, desde a cena de abertura. A tensão que ele nos mantém, o suspense que ele lança mão para contar essa história, é de uma genialidade que só mesmo diretores como Kubrick conseguiriam ter para driblar a censura e o óbvio da sexualidade que todo mundo já sabe que há em Lolita.
"O Império da Paixão" de uma certa forma supera "Império dos Sentidos". Aqui há mais história sendo contada e personagens mais bem desenvolvidos. Um tanto mais lírico e um tanto até mais japonês que o antecessor de Nagisa Oshima.
Pesado, mas sendo leve, natural. Sensível, sem ser brega. É um filme de história densa, de diálogos, de atuação... Sem levantar bandeiras, sem querer se profundar demais, tratou do incesto não em sua totalidade, mas NAQUELA família dali, NAQUELA história dali... Acho que foi de uma sutiliza e humildade incrível o que o diretor conseguiu transpondo para o cinema... (não li o livro)
Não é um filme de amor, muito menos um filme lésbico. Também não se resume ao tema da descoberta da sexualidade. É um filme sobre a Adèle, enfim - a personagem do cinema mais encantadora do ano! Adèle claramente é a mais ingênua dentre todas as garotas e garotos de sua idade e, de repente, ela começa a lidar com emoções muito maiores do que parecia suportar. Espero pelo Volume 2! xD
Um clássico do suspense que figuraria muito bem na pratilheira ao lado de O Exorcista, Poltergeist, A Mão que Balança o Berço, Carrie, O Bebê de Rosemary, O Iluminado, Cujo, entre tantos outros das mais variadas histórias. Eu sou suspeito para falar porque sou fã da estética dos anos 80. Amo aquele quê de trash e de autenticidade ao mesmo tempo. Se você está em busca de sustos e imagens fortes, melhor ver outro filme. Eu acabei de assisti-lo sozinho em casa, à noite, e sendo sincero: deu medo sim e estou torcendo para que as pessoas cheguem logo aqui em casa kkkk.
Filmes de Kim Ki-duk dispensam comentários. Nada mais justo com um diretor que dispensa diálogos em suas obras e consegue realizar filmes intensos, provocadores e perturbadores. Desde que vi "Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera" não paro de acompanhar seu trabalho. Na minha opinião, é um dos maiores poetas do cinema hoje em dia. Um dos melhores contadores de histórias no sentido mais literal do termo: aquele que te conduz para um universo paralelo e faz com que percebamos, no meio dessa experiência, que fazemos parte desse mundo; e aí suplantamos toda a estranheza e resistência iniciais e vemos que àquele universo tem muito mais a ver conosco que poderíamos supor.
Quem não viu Almodóvar aqui está cego ou não entende nada do diretor. A crítica o colocou lá em cima com "Fale com ela" e "Má Educação", mas Almodóvar não se resume aos filmes dramáticos dele que são hypados pela imprensa. Essencialmente o espanhol se firmou como autor do bizarro com pegada no humor escrachado e inusitado. Os primeiros filmes dele é isso. E vale a pena conferir a trajetória do diretor de "Kika" e "Ata-me!" antes de ficar dizendo que ISTO ou AQUILO não é Almodóvar.
O filme tem que ser visto sabendo que trata-se de uma adaptação literária, e de uma das autoras mais difíceis de serem transpostas para o cinema: Clarice Lispector. E ainda mais: de sua obra "A Hora da Estrela", em que Clarice consegue expandir várias nuances: existenciais, filosóficas, sociais, morais e, até, metalinguísticas... Não está tudo mastigado no texto, tem que se pensar a partir dele...
Perdeu o frescor do primeiro e a surpresa do reencontro no segundo, mas ainda é Jesse e Celine! As cenas do almoço e da discussão no hotel são carregadas de diálogos tão bons quanto os seus antecessores. Só acho que os personagens não foram amadurecidos corretamente. Às vezes parece que ainda estão na química de "Antes do Amanhecer", sendo que já estão casados e com duas filhas. De qualquer forma, o casal é inspiração para mim, sempre foi, e está sendo agora para o meu relacionamento ^^
Antes de lançar um olhar crítico e racional aqui, devemos atentar para o que o próprio Reggio declarou: "Não é por falta de amor à linguagem que estes filmes não têm palavras. É porque, do meu ponto de vista, nossa linguagem está em um estado de vasta humilhação. Não descreve mais o mundo em que vivemos". Simplesmente você também não pode descrever o filme, sendo mais uma experiência sonoro-imagética do que tudo. Minha insanidade agora é comparar a trilogia ao "2001", do Kubrick.
Não vi tanto surrealismo quanto muitos julgam ter visto. O filme é bem simples e muito fácil de ser compreendido. Onde ele não pode ser compreendido, que não seja! Porque tudo há de ter sentido? A questão é que temos um balaio de simbologias que ao meu ver ora reportam a um "imaginário humano" ora reportam às construções próprias do diretor. Então, o filme não se torna surreal por não haver um entendimento completo de cada mínima coisa apresentada. O filme como um todo tem uma mensagem, dá ao que pensar. Dá mais ao que pensar do que ao imaginar, eu diria.
Há também uma crítica a verticalização da cidade e a distribuição das classes em seu espaço geográfico. Enormes prédios de classe média tem como vista a periferia do bairro e outros grandes prédios, sendo impedidas por estes a vista para o mar.
Um bom filme europeu. Temas sérios são abordados aqui com leveza embora a tensão esteja sempre presente na superfície. Não se propõe a ser um tratado sobre nada e nem se aprofunda em moralismos, melodramas e discussões. É como se a gente caísse de para-quedas na vida desses personagens. Isso os fazem mais empáticos apesar da péssima atuação do elenco, principalmente da atriz que faz a Irina.
Lolita
3.7 632 Assista AgoraTalvez seja o filme mais fraco que vi do Kubrick. Não chegou nem perto do que eu esperava de uma adaptação de "Lolita" estando ele na direção. Expectativas frustadas, sim, mas há de reconhecer as maestrias do Kubrick aqui. Muitos culpam a censura da época pela falta de sexualidade e sensualidade, porém o mais incrível é a carga dramática que este diretor conseguiu dar ao filme, desde a cena de abertura. A tensão que ele nos mantém, o suspense que ele lança mão para contar essa história, é de uma genialidade que só mesmo diretores como Kubrick conseguiriam ter para driblar a censura e o óbvio da sexualidade que todo mundo já sabe que há em Lolita.
Kids
3.5 665Apenas um filme sobre seus colegas de colégio... (ou sobre você mesmo rs).
As Mil e Uma Noites
3.8 48Pasolini romântico, quem diria. rs
O Império da Paixão
3.8 26 Assista Agora"O Império da Paixão" de uma certa forma supera "Império dos Sentidos". Aqui há mais história sendo contada e personagens mais bem desenvolvidos. Um tanto mais lírico e um tanto até mais japonês que o antecessor de Nagisa Oshima.
O Jardim de Cimento
3.8 65Pesado, mas sendo leve, natural. Sensível, sem ser brega. É um filme de história densa, de diálogos, de atuação... Sem levantar bandeiras, sem querer se profundar demais, tratou do incesto não em sua totalidade, mas NAQUELA família dali, NAQUELA história dali... Acho que foi de uma sutiliza e humildade incrível o que o diretor conseguiu transpondo para o cinema... (não li o livro)
Requiem
3.2 79O exorcismo é um estupro!
Falcão: O Campeão dos Campeões
3.4 499 Assista AgoraPassou ontem na FOX *-* Deu pra ver a quebra de braço no finalzinho. PQP! Nostalgia da porra! Não se fazem mais filmes como nos anos 80!
Azul é a Cor Mais Quente
3.7 4,3K Assista AgoraNão é um filme de amor, muito menos um filme lésbico. Também não se resume ao tema da descoberta da sexualidade. É um filme sobre a Adèle, enfim - a personagem do cinema mais encantadora do ano! Adèle claramente é a mais ingênua dentre todas as garotas e garotos de sua idade e, de repente, ela começa a lidar com emoções muito maiores do que parecia suportar. Espero pelo Volume 2! xD
"A infância é a idade... - Já saíram dela, espero... - A idade em que não estamos maduros, nem muito fortes"
Chicago
4.0 997Roxie Hart é ♡
Terror em Amityville
3.3 289 Assista AgoraUm clássico do suspense que figuraria muito bem na pratilheira ao lado de O Exorcista, Poltergeist, A Mão que Balança o Berço, Carrie, O Bebê de Rosemary, O Iluminado, Cujo, entre tantos outros das mais variadas histórias. Eu sou suspeito para falar porque sou fã da estética dos anos 80. Amo aquele quê de trash e de autenticidade ao mesmo tempo. Se você está em busca de sustos e imagens fortes, melhor ver outro filme. Eu acabei de assisti-lo sozinho em casa, à noite, e sendo sincero: deu medo sim e estou torcendo para que as pessoas cheguem logo aqui em casa kkkk.
Kinsey: Vamos Falar de Sexo
3.7 161Deu vontade de sair pesquisando mais por aí sobre as teorias do cara :P
Moebius
3.3 100Filmes de Kim Ki-duk dispensam comentários. Nada mais justo com um diretor que dispensa diálogos em suas obras e consegue realizar filmes intensos, provocadores e perturbadores. Desde que vi "Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera" não paro de acompanhar seu trabalho. Na minha opinião, é um dos maiores poetas do cinema hoje em dia. Um dos melhores contadores de histórias no sentido mais literal do termo: aquele que te conduz para um universo paralelo e faz com que percebamos, no meio dessa experiência, que fazemos parte desse mundo; e aí suplantamos toda a estranheza e resistência iniciais e vemos que àquele universo tem muito mais a ver conosco que poderíamos supor.
Os Amantes Passageiros
3.1 648 Assista AgoraQuem não viu Almodóvar aqui está cego ou não entende nada do diretor. A crítica o colocou lá em cima com "Fale com ela" e "Má Educação", mas Almodóvar não se resume aos filmes dramáticos dele que são hypados pela imprensa. Essencialmente o espanhol se firmou como autor do bizarro com pegada no humor escrachado e inusitado. Os primeiros filmes dele é isso. E vale a pena conferir a trajetória do diretor de "Kika" e "Ata-me!" antes de ficar dizendo que ISTO ou AQUILO não é Almodóvar.
A Hora da Estrela
3.9 510O filme tem que ser visto sabendo que trata-se de uma adaptação literária, e de uma das autoras mais difíceis de serem transpostas para o cinema: Clarice Lispector. E ainda mais: de sua obra "A Hora da Estrela", em que Clarice consegue expandir várias nuances: existenciais, filosóficas, sociais, morais e, até, metalinguísticas... Não está tudo mastigado no texto, tem que se pensar a partir dele...
Os Idiotas
3.5 283 Assista AgoraUm filme para todos e para ninguém...
Bad Biology
2.6 95 Assista AgoraSó faltou a 'linguinha de cobra' sair da 'boca' do pau do cara kkk
Antes da Meia-Noite
4.2 1,5K Assista AgoraPerdeu o frescor do primeiro e a surpresa do reencontro no segundo, mas ainda é Jesse e Celine! As cenas do almoço e da discussão no hotel são carregadas de diálogos tão bons quanto os seus antecessores. Só acho que os personagens não foram amadurecidos corretamente. Às vezes parece que ainda estão na química de "Antes do Amanhecer", sendo que já estão casados e com duas filhas. De qualquer forma, o casal é inspiração para mim, sempre foi, e está sendo agora para o meu relacionamento ^^
Despertar dos Mortos
3.9 319 Assista AgoraFODA! Tão bom quanto ir num show de rock! o/
Eraserhead
3.9 922 Assista AgoraTerminou o filme e eu fiquei com vontade de ser amigo do Lynch :(
Powaqqatsi - A Vida Em Transformação
4.1 25Antes de lançar um olhar crítico e racional aqui, devemos atentar para o que o próprio Reggio declarou: "Não é por falta de amor à linguagem que estes filmes não têm palavras. É porque, do meu ponto de vista, nossa linguagem está em um estado de vasta humilhação. Não descreve mais o mundo em que vivemos". Simplesmente você também não pode descrever o filme, sendo mais uma experiência sonoro-imagética do que tudo. Minha insanidade agora é comparar a trilogia ao "2001", do Kubrick.
A Montanha Sagrada
4.3 467Não vi tanto surrealismo quanto muitos julgam ter visto. O filme é bem simples e muito fácil de ser compreendido. Onde ele não pode ser compreendido, que não seja! Porque tudo há de ter sentido? A questão é que temos um balaio de simbologias que ao meu ver ora reportam a um "imaginário humano" ora reportam às construções próprias do diretor. Então, o filme não se torna surreal por não haver um entendimento completo de cada mínima coisa apresentada. O filme como um todo tem uma mensagem, dá ao que pensar. Dá mais ao que pensar do que ao imaginar, eu diria.
Mulan
4.2 1,1K Assista Agora"Não há uma rapariga assim em todas as dinastias" kkkk Eu assistindo com dublagem de Portugal :P
O Som ao Redor
3.8 1,1K Assista AgoraHá também uma crítica a verticalização da cidade e a distribuição das classes em seu espaço geográfico. Enormes prédios de classe média tem como vista a periferia do bairro e outros grandes prédios, sendo impedidas por estes a vista para o mar.
Irina Palm
3.9 73Um bom filme europeu. Temas sérios são abordados aqui com leveza embora a tensão esteja sempre presente na superfície. Não se propõe a ser um tratado sobre nada e nem se aprofunda em moralismos, melodramas e discussões. É como se a gente caísse de para-quedas na vida desses personagens. Isso os fazem mais empáticos apesar da péssima atuação do elenco, principalmente da atriz que faz a Irina.