Tentei assistir, não consegui. O filme é belíssimo, admito, mas creio que toda narrativa precisa de um fio condutor, por mais fino que seja. A tentativa de trabalhar o tema da perda e do luto, que me pareceu ser o eixo da "trama" na primeira hora que vi, é frustrado pela edição que parece uma apresentação de slides. Não deu...
Um filme que retrata a possível fugacidade dos sentimentos e o ímpeto e a impulsividade da juventude. É preciso desligar o cérebro racional para contemplá-lo totalmente, creio. Acho que não sou muito bom em fazer isso.
Jake é um protagonista peculiar. É neurótico, paranoico, obsessivo, ciumento, explosivo e, no fim das contas, covarde também. Sua ambição e disposição em se tornar um campeão são ofuscadas pela sua trajetória pessoal, e logo se torna claro que o boxe nada mais é do que uma fuga, uma penitência física pelos atos de uma personalidade que ele não consegue controlar e, tampouco, tem forças para mudar. O filme, porém, faz esse retrato de maneira pobre, e o arco da trajetória de nosso protagonista é, na verdade, uma linha reta: ele é escroto do início ao fim, afasta as pessoas ao seu redor, e o filme acaba. Na última cena, em seu monólogo, ele ainda terceiriza a responsabilidade do declínio de sua vida, estabelecendo que foi uma jornada de muito sofrimento e sem aprendizado. Ou seja, um desperdício.
A minha indignação, porém, não advém de expectativas - que, confesso, foram quebradas ao perceber que o boxe, nesse filme, foi delegado a mero plano de fundo -, mas sim ao perceber que este é um filme de grande potencial, executado com a técnica sublime de Scorsese, mas que tem uma proposta infeliz. Parece-me que produziram-no em cima do primeiro rascunho apresentado do roteiro. Fiquei desconfortável ao assisti-lo e, após muito refletir, acredito ter encontrado a causa desse desconforto: a personagem principal, de fato, foi transformada em coadjuvante na história e, por esse motivo, seus atos perderam o impacto.
Vickie é uma mulher inteligente, bela, forte e de personalidade singular. Aos quinze anos já era obrigada a lidar com o assédio de homens mais velhos e tinha a capacidade de se utilizar desse assédio para transitar entre pessoas influentes e poderosas nos contextos em que atuavam. Porém, tem seu potencial sufocado quando é seduzida por um jovem esportista em ascensão, que a conquista com promessas fáceis e o vislumbre de um futuro estável e feliz. Como é de praxe em histórias do tipo, Jake demora para mostrar sua verdadeira face, e após alguns anos (literalmente) coloridos, Vickie se vê presa emocional e psicologicamente à um companheiro abusivo e violento. No fim, ela ainda tem a grandeza de espera-lo reestruturar sua vida antes de deixa-lo, e essa atitude incrível de empoderamento é quase uma nota de rodapé no roteiro. Percebo, assim, que o ponto de vista está invertido: é centrado em uma figura masculina tóxica que catalisa mudanças ao seu redor, mas é fraca demais para aprender com as péssimas experiências que protagoniza, enquanto que os elementos de amor, sofrimento, drama e superação perdem-se quase que por completo por não acompanharmos a história pelos olhos de Vickie.
Em suma, por duas horas olhamos Jake sob uma lente de aumento e com isso perdemos os aspectos edificantes da narrativa.
O mundo é um lugar faminto. A grande realização desse filme, ao meu ver, foi a criação de uma parábola da nossa sociedade através de um conto imerso no universo "Kubrickano" do iluminado. Torna-se uma pequena jornada emocionante a partir do momento que reconhecemos aspectos tão reais embutidos em uma, digamos, mitologia expandida do primeiro filme. Percebo aqueles antagonistas em cada relacionamento abusivo, no excesso de concentração de renda, na mídia disseminadora de desinformação, enfim, em qualquer relação envolvendo pessoas em que uma parte se alimenta e se fortalece através do sofrimento e da miséria da contraparte. O mundo é, realmente, um lugar faminto. A única coisa que me incomodou foram algumas poucas referências ao Iluminado que ficaram desconexas no enredo e, portanto, não se justificaram. Mas fora isso, é um filme intenso e surpreendentemente real.
O que o hype não faz... O filme pode não ter chegado ao nível épico do final da série, mas quais produções hoje em dia carregam tal privilégio? O filme entregou o que o Gilligan melhor sabe fazer: construções pacientes e resoluções ao mesmo tempo criativas e factíveis. Foi um agradável passeio pelo universo da série, que inclusive é construído sobre os mesmos pilares. Em duas horas de trama, o resultado é satisfatório e, arrisco dizer, emocionante. Pode não ter sido um final chave de diamante que, aparentemente, uma boa parcela da audiência esperava, mas não creio ter sido essa a proposta, nem de longe. Sempre me perguntei se o Gilligan havia acertado na decisão de ceder ao feedback do público e manter Jesse na série. Após ver esse filme posso, finalmente, dizer que sim.
Maravilhoso! Filme sensível e elegante, atuações e trilha excepcionais! A direção e a fotografia nos impelem a embarcar de carona nessa história, e observamos as escolhas, dificuldades e a força das personagens como se estivéssemos todos dentro daquele antigo automóvel. E como é lindo ver a honestidade dos sentimentos tão de perto!
Não entendi, essa galera reclamando da lentidão do filme, por acaso vocês assistiram ao primeiro?? A ambientação e o estilo de narrativa foram absurdamente fiéis a obra original. A diferença é que este pelo menos tem um roteiro interessante, as cenas de ação não são galhofas, e o Harrison Ford aprendeu a atuar...
Trama simples e previsível. Começa com uma proposta interessantíssima e a desenvolve de maneira humana, porém pobre. Infelizmente belas canções e majestosas coreografias não substituem um roteiro decente, especialmente se são utilizadas repetidamente e à exaustão, praticamente como única ferramenta para manter presa a atenção do espectador.
Tenho pra mim que o Coringa tinha papel fundamental na trama desse filme, e que o Nolan não quis substituir o Ledger, tendo que adaptar seu roteiro e, por consequência, transformá-lo em uma colcha de retalhos com requintes de exageros extremamente forçados...
Atuações sensacionais. O filme termina no ápice. É intenso e vibrante, praticamente sem histórias de segundo plano. Prato cheio para os amantes da música.
O Menu
3.6 1,0K Assista AgoraVontade de comer aquele cheeseburguer até agora..
Irreversível
4.0 1,8K Assista AgoraLutar contra esse filme é inútil. Absorvê-lo, impossível. Estou num limbo....
Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu
3.6 616 Assista AgoraA quinta série que habita em mim saúda a quinta série que dirigiu este filme.
A Árvore da Vida
3.4 3,1K Assista AgoraTentei assistir, não consegui. O filme é belíssimo, admito, mas creio que toda narrativa precisa de um fio condutor, por mais fino que seja. A tentativa de trabalhar o tema da perda e do luto, que me pareceu ser o eixo da "trama" na primeira hora que vi, é frustrado pela edição que parece uma apresentação de slides. Não deu...
A Primeira Noite de Um Homem
4.1 810 Assista AgoraUm filme que retrata a possível fugacidade dos sentimentos e o ímpeto e a impulsividade da juventude. É preciso desligar o cérebro racional para contemplá-lo totalmente, creio. Acho que não sou muito bom em fazer isso.
Dançando no Escuro
4.4 2,3K Assista AgoraEste filme é como um soco que te acertou desavisadamente bem na boca do estômago.
Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
3.6 2,8K Assista AgoraUma aula de ambientação e composição de cena. Magnífico!
Fora de Série
3.9 491 Assista AgoraEsbanja representatividade e, ao invés de se apoiar apenas na extrapolação de estereótipos, constrói o humor subvertendo os mesmos em vários momentos.
Precisamos de mais filmes assim.
Touro Indomável
4.2 708 Assista AgoraEu estou extremamente indignado com esse filme.
Jake é um protagonista peculiar. É neurótico, paranoico, obsessivo, ciumento, explosivo e, no fim das contas, covarde também. Sua ambição e disposição em se tornar um campeão são ofuscadas pela sua trajetória pessoal, e logo se torna claro que o boxe nada mais é do que uma fuga, uma penitência física pelos atos de uma personalidade que ele não consegue controlar e, tampouco, tem forças para mudar. O filme, porém, faz esse retrato de maneira pobre, e o arco da trajetória de nosso protagonista é, na verdade, uma linha reta: ele é escroto do início ao fim, afasta as pessoas ao seu redor, e o filme acaba. Na última cena, em seu monólogo, ele ainda terceiriza a responsabilidade do declínio de sua vida, estabelecendo que foi uma jornada de muito sofrimento e sem aprendizado. Ou seja, um desperdício.
A minha indignação, porém, não advém de expectativas - que, confesso, foram quebradas ao perceber que o boxe, nesse filme, foi delegado a mero plano de fundo -, mas sim ao perceber que este é um filme de grande potencial, executado com a técnica sublime de Scorsese, mas que tem uma proposta infeliz. Parece-me que produziram-no em cima do primeiro rascunho apresentado do roteiro. Fiquei desconfortável ao assisti-lo e, após muito refletir, acredito ter encontrado a causa desse desconforto: a personagem principal, de fato, foi transformada em coadjuvante na história e, por esse motivo, seus atos perderam o impacto.
Vickie é uma mulher inteligente, bela, forte e de personalidade singular. Aos quinze anos já era obrigada a lidar com o assédio de homens mais velhos e tinha a capacidade de se utilizar desse assédio para transitar entre pessoas influentes e poderosas nos contextos em que atuavam. Porém, tem seu potencial sufocado quando é seduzida por um jovem esportista em ascensão, que a conquista com promessas fáceis e o vislumbre de um futuro estável e feliz. Como é de praxe em histórias do tipo, Jake demora para mostrar sua verdadeira face, e após alguns anos (literalmente) coloridos, Vickie se vê presa emocional e psicologicamente à um companheiro abusivo e violento. No fim, ela ainda tem a grandeza de espera-lo reestruturar sua vida antes de deixa-lo, e essa atitude incrível de empoderamento é quase uma nota de rodapé no roteiro. Percebo, assim, que o ponto de vista está invertido: é centrado em uma figura masculina tóxica que catalisa mudanças ao seu redor, mas é fraca demais para aprender com as péssimas experiências que protagoniza, enquanto que os elementos de amor, sofrimento, drama e superação perdem-se quase que por completo por não acompanharmos a história pelos olhos de Vickie.
Em suma, por duas horas olhamos Jake sob uma lente de aumento e com isso perdemos os aspectos edificantes da narrativa.
Os Pássaros
3.9 1,1KÉ impressão minha, ou todo mundo nesse filme tem olhos azuis?
Alita: Anjo de Combate
3.6 813 Assista AgoraColetânea de clichês. É bonito e chega a ser divertido, porém.
Doutor Sono
3.7 1,0K Assista AgoraO mundo é um lugar faminto.
A grande realização desse filme, ao meu ver, foi a criação de uma parábola da nossa sociedade através de um conto imerso no universo "Kubrickano" do iluminado. Torna-se uma pequena jornada emocionante a partir do momento que reconhecemos aspectos tão reais embutidos em uma, digamos, mitologia expandida do primeiro filme.
Percebo aqueles antagonistas em cada relacionamento abusivo, no excesso de concentração de renda, na mídia disseminadora de desinformação, enfim, em qualquer relação envolvendo pessoas em que uma parte se alimenta e se fortalece através do sofrimento e da miséria da contraparte.
O mundo é, realmente, um lugar faminto.
A única coisa que me incomodou foram algumas poucas referências ao Iluminado que ficaram desconexas no enredo e, portanto, não se justificaram. Mas fora isso, é um filme intenso e surpreendentemente real.
El Camino: Um Filme de Breaking Bad
3.7 842 Assista AgoraO que o hype não faz... O filme pode não ter chegado ao nível épico do final da série, mas quais produções hoje em dia carregam tal privilégio? O filme entregou o que o Gilligan melhor sabe fazer: construções pacientes e resoluções ao mesmo tempo criativas e factíveis. Foi um agradável passeio pelo universo da série, que inclusive é construído sobre os mesmos pilares. Em duas horas de trama, o resultado é satisfatório e, arrisco dizer, emocionante. Pode não ter sido um final chave de diamante que, aparentemente, uma boa parcela da audiência esperava, mas não creio ter sido essa a proposta, nem de longe. Sempre me perguntei se o Gilligan havia acertado na decisão de ceder ao feedback do público e manter Jesse na série. Após ver esse filme posso, finalmente, dizer que sim.
E galera, na moral, Better Call Saul é uma bosta.
Carol
3.9 1,5K Assista AgoraMaravilhoso! Filme sensível e elegante, atuações e trilha excepcionais! A direção e a fotografia nos impelem a embarcar de carona nessa história, e observamos as escolhas, dificuldades e a força das personagens como se estivéssemos todos dentro daquele antigo automóvel. E como é lindo ver a honestidade dos sentimentos tão de perto!
Blade Runner 2049
4.0 1,7K Assista AgoraNão entendi, essa galera reclamando da lentidão do filme, por acaso vocês assistiram ao primeiro?? A ambientação e o estilo de narrativa foram absurdamente fiéis a obra original. A diferença é que este pelo menos tem um roteiro interessante, as cenas de ação não são galhofas, e o Harrison Ford aprendeu a atuar...
O Rei do Show
3.9 897 Assista AgoraTrama simples e previsível. Começa com uma proposta interessantíssima e a desenvolve de maneira humana, porém pobre.
Infelizmente belas canções e majestosas coreografias não substituem um roteiro decente, especialmente se são utilizadas repetidamente e à exaustão, praticamente como única ferramenta para manter presa a atenção do espectador.
O Homem Duplicado
3.7 1,8K Assista AgoraIdeal para os que têm medo de aranha.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
4.2 6,4K Assista AgoraTenho pra mim que o Coringa tinha papel fundamental na trama desse filme, e que o Nolan não quis substituir o Ledger, tendo que adaptar seu roteiro e, por consequência, transformá-lo em uma colcha de retalhos com requintes de exageros extremamente forçados...
O Substituto
4.4 1,7K Assista AgoraEletrizante, emocionante e inspirantemente depressivo.
Três Homens em Conflito
4.6 1,2K Assista AgoraMelhor filme de Western. Simples assim.
Corações de Ferro
3.9 1,4K Assista AgoraAtuações excepcionais.
Ali
3.6 173 Assista AgoraAtuações e trilha sonora geniais!
Infelizmente é muita informação, mesmo para um filme de 2h40min.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraAtuações sensacionais. O filme termina no ápice. É intenso e vibrante, praticamente sem histórias de segundo plano. Prato cheio para os amantes da música.
Garota Exemplar
4.2 5,0K Assista AgoraFilme com uma imersão incrível mas com desfecho decepcionante.