Considero esse uns dos melhores filme de ação já feito(não tem aquela clichezada comum do gênero e os péssimos diálogos,rebuscado pelas horrípilas atuações que nós dão vergonha alheia).Aqui tudo parece natural,não ha uma forcação de barra.Sarah Connor se mostra uma das personagens femininas mais badass de todos os tempos.Ela era fodona sem mais. Sem contar o ótima trilha sonora que contem um clássico do Guns N' Roses(uma das melhores bandas de rock de todos os tempos,adoraria ir num show desses caras,imagina ver o Slash fazendo os magníficos solo e de arrepiar.Super recomendo ''Hasta la vista, baby'' I'm a cold heartbreaker, fit ta burn And I'll rip your heart in two And I'll leave you lying on the bed I'll be out the door before ya wake It's nothing new to you 'Cause I think we've seen that movie too
'Cause you could be mine But you're way out of line With your bitch slap rapping And your cocaine tongue You get nothing done I said you could be mine
Foi o primeiro filme que vi,onde o vilão ganha no final.Acabou que esse motivo ,me fez ficar eufórico com o filme.Há alguns problemas de ritmo,não que seja lento e muito menos arrastado,porém poderia ser menos curto ,deram uma compridinha aí.E um grande clássico do cinema e dos anos 90,provavelmente uns dos filmes mais famosos dessa década.
O filme estava indo tão bem ate a parte da duplicação da maquina do Tesla,a partir dai fica tão previsível e o plot-twist perde a força e toda sua emoção.O único problema do cineasta Nolan e essa tentativa maçante de querer subestimar o publico,repetindo as mesmas cenas e explicando o que não deveria ser explicado.Apesar de ainda ter bons filme em sua carreira,como o excelente filme ''Memento'' no inicio da década de 2000,o excelente ''Inception'' e ate''Interestelar''(apesar de ter esse mesmo problema de exceção,ainda considero um filme bom,longe de ser comparado com 2001-Uma Odisseia No Espaço,como alguns insistem aqui).No ademais,recomendo assistir esse filme mais um aviso,não e essa cocada todo não!!!!.
Uma sátira ao gênero slasher(vertente onde há um basicamente um assassino atras de suas vítimas,geralmente se passam em campos,onde jovens viajam e fazem coisas bestiais e tomam decisões,você sabe quem vai sobreviver e quem vai morrer).O que deixa ainda mais irônico esse filme e o fato de Wes Craven,ter feito vários filmes desse estilo(A Hora Do Pesadelo,e um exemplo disso). Há momentos onde o ritmo da narrativa e prejudicado,por essa exceção de querer satirizar tudo,há inúmeras referências a cultura pop,como Sexta-Feira 13 (numa cena até que digamos bem ""atuada'').Também há clichês a toda parte do filme,o que me incomodou um pouco. Ao fim,Panico não e a melhor das experiências,mas também não e das piores.
Laranja Mecânica e um daqueles filmes que lhe causa sentimento de ódio pelos crimes cometidos pelo Alex e sua gangue,repulsa pelo Estado e o direito tomada de Alex ,que vira uma pessoa do ''bem'' ,não por sua decisão e sim por que foi impostado.Aqui se encontra a sutileza da critica entorno da hipocrisia humana ,que defende a violência contra a violência.Ambos livro e filme cumprem bem esses papeis,se tornando assim obras-primas em suas áreas.
Esse filme me rendeu bons momentos.Não e todo perfeito,há umas falhas aqui e ali, porém ao todo e levando em consideração o gênero do filme,até que não esta ruim.A cena dos dois pelados ate hoje me faz passar mal de tanto rir!!!!!!!!!!
Estou impressionado ao ver esse filme com uma nota baixa no Filmow;todavia,há milhares de jovens ao redor do nosso Brasil,que simplesmente ao assistirem esse filme acabam esquecendo de suas metáforas.Há uma enorme crítica acerca da maternidade,e como a mulher e pressionada de todos os lados pela sociedade e além de seu papel.A cena de estupro e muito chocante,todo aquele ritual macabro e aquela música me deixa arrepiado.O marido dela e baita de um escroto,vendeu a mulher para o diabo para alcançar o sucesso de sua carreira.Uma decisão acertada foi não mostrar o bebe,trazendo a imaginação do público nesse caso.
Uns dos filme mais belos de Bergman.Tão simples,mais tão profundo,nós fazendo refletir sobre o sentimento de justiça e vingança,se o punição deveria ser física ou divina,há diálogos que me tocaram bastante,principalmente o final,onde o pai da menina brutalmente morta e violada,questiona sua fé sobre Deus,por que ele permitiu sua vingança e a morte de uma criança inocente ,mas ao mesmo tempo implorar pelo seu perdão.Acho que isso diz muito sobre a qualidade do filme.
Esse filme tem uma das tarefas mais difíceis que já vi,que e criar uma sequência de uns dos mais clássicos e mais cultuados pelo público em geral.Então ao mesmo tempo que tenta agradar seu autor original(que detestou a adaptação de Kubrick) ,ele também tenta agradar a parte cinéfila .E aí está sua maior falha,pois uma vez que tenha tamanha divergência entre os dois materiais(Livro X Filme) e de duas visões de pessoas com seus próprios pensamentos em relação a estória, e ficar dividido em meio termo nisso não e uma das melhores decisões.Um adendo é que a rixa entre os dois era tão grande que em 1997,King roteirizou uma minissérie de três capítulos,não preciso nem falar da qualidade. Para começar,Kubrick faz uma falta no quesito direção,e impossível não haver comparações nesse ramo.Um e considerado um dos melhores(senão o melhor diretor de todos os tempos) e o outro é conhecido por filmes como Ouija, o seriado de muito sucesso da Netflix que estreou em 2018 chamado A Maldição da Residência Hill e o filme Hush.Há algumas cenas em que a emulação do original fica risível e jocoso,especialmente no começo,na cena clássica onde Danny está passeando com seu patinete e passa pelo corredor onde ocorreu uma tragédia no hotel ,no quarto 237(no livro era 217,porém o gerente do hotel pediu para Kubrick alterar o número,com medo que ninguém mais se abrigasse lá).E também houve troca de atores ,pois uma vez que estão debilitados e o filme tem um monte de flashback ,eles arrumam essa solução(não creio,pois é melhor assim do que essas computações gráficas mal feitas e que daqui a alguns anos já estará quebrada). O roteiro não me convenceu muito,eu espera uma pegada de terror psicológico(assim como no clássico),porém aqui é bem fantasioso ,que em alguns momentos me lembrou os péssimos filmes do X-Men feito pela Fox.Outro problema que me incomodou do roteiro foi a morte dos companheiros da vila.Sério isso,porque simplesmente eles não atiraram nela?.Claro que sei,que isso foi feito para o terceiro ato do filme se passasse no Hotel Overlook e aí tivesse os maiores tipos de fanservice ,revisitando todas as locações clássicas e memoráveis,inclusive o diretor utiliza o mesmo estilo de Kubrick numa cena que prefiro nem dizer.Outra coisa que me incomodou bastante foi esse estória de que as pessoas liberam vapor,quando morriam,como eu falei e roteiro de desenho da Marvel,por que e galhofa para caramba. As atuações em suma são boas,Ewan MCGregor(Obi-Wan Kenobi) mantém um padrão aceitável.Rebecca Ferguson com sua beleza resplandecendo na tela e a menininha também atua bem.Agora os coadjuvantes desse filme são muitos ruins,os pais da Abra, com aquelas caras e bocas que parecem que não queriam estar ali.O Corvo também é um ator bem fraco,cada vez que ele entrava em cena,me causava uma enorme vergonha alheia. Os figurinos e a direção de arte ,acredito que são uns dos melhores pontos desse filme.As paisagens são tão lindas,aquela cena do começo,a menininha sequestrada(inclusive umas da melhores cenas do filme ao meu ver,o que não é difícil,visto a a qualidade deste produto).O hotel está bem reconstruído também,apesar de achar desnecessário todo essa sequência. [/spoiler]Por fim,eu quero saber como que King gostou desse filme.Ora bolas,o final e bem diferente do livro,neste Danny morre porem no livro não.O que estou colocando aqui e sé ele criticou tanto a obra do Kubrick,por se afastar de sua visão original da estória,por que ele elogiaria esse filme.Com certeza,ele pegou birra do Kubrick,por que o mesmo disse que o livro não era nada demais e iria construir sua própria visão sobre a estória.Por isso,esse clássico e renegado pelo escritor.Por que convenhamos,quem conhece e tem um entendimento sobre o que é cinema,suas artes,seus meios,seus modos e suas utilizações como massa de produção e propaganda(vide a Leni Riefenstahl-que foi uma propagandista nazista,com seus filmes mais conhecidos como o Triunfo Da Vontade entre outros),sua linguagem e todas suas teorias e práticas não teria um opinião dessa.Então,o que fica aqui e a hipocrisia do autor,que com seu ego abatido,por ver as melhorias que a versão cinematográfica que Kubrick trouxe para sua obra emitiu essa opinião.[spoiler] No todo,Doutor Sono sofre de problemas de ritmos e uma longa duração que acaba sendo excessiva com o passar dos minutos(por que fazer um filme com três horas de duração?).Além de um roteiro fraco e bobo,que peca pela falta de aura de terror do original,transformando em algo fantasioso e bobo,infantil,chistoso.A fotografia do filme parece algo de um seriado dos anos 90,além das da direção não saber o que fazer,sendo sempre indeciso e não acertando nas suas decisões.Não há terror nenhum aqui é simples uma fantasia,os produtores deveriam alterar o gênero,quem sabe assim o pessoal falava as verdades sobre esse filme.
Este filme causa inúmeras sensações no telespectadores,desde o simples medo e ate sua espinha gelar.O Exorcista era de tempos diferentes do nosso,o terror e psicológico,não físico como o de hoje. As historias sobre os bastidores são tao assustadoras quanto o filme em si.Inumeros casos em que a produção relatava sentimentos estranhos e presenças malignas,inclusive tiveram que chamar uma padre para benzer o set de filmagem. Com quatros estórias que se cruzam no excelente final,onde há o exorcismo.São arcos tão diferente em si,porem que no final faz o total sentido e culminam numa das melhores sequencias do cinema( e assustadora também!!!!!). Apesar do boicote da Academia na época em que foi lançado,onde inúmeros veículos de comunicação fizeram matérias sensacionalistas a respeito do filme,este sobreviveu ao teste do tempo.
Esse filme junto com O Iluminado E O Exorcista,estão na trindade do caneco de ouro de filmes de terror.Que obra espetacular,direção,roteiro,atuações(em especial do grandiosíssimo Anthony Hopkins-que ironicamente,ganhou o Oscar de melhor ator principal,atuando só em 15 minutos.As cenas em que ocorre na casa do vilão e muito bem filmada,devido ao ambiente pequeno ,causando uma sensação de claustrofobia e de que a protagonista(interpretada pela Jodie Foster-que nesta época já havia ganho seu primeiro Oscar de atuação) está em credibilidade com sua própria vida a qualquer momento. Aqui temos uma aula de cinema,mostrando mais uma vez que para se criar um bom filme de terror,não precisa apelar para jumpscares(o que a franquia Invocação Do Mal faz a rodo e causa certo sucesso com os jovens de minha idade),e só necessário criar um elemento e uma linguagem boa,prendendo pela sua atmosfera,assustando muito pela verossimilhança.Por isso esses são considerados os grandes clássicos do cinema.
D.W. Griffith lançou esse filme ,logo após aquele enfadonho,horrípilo,racista e bastante comentado no meio cinematográfico muito mais pelas sua inovações para época,montagem,corte,edição entre outros do que pela sua estória.Há alguns que correlacionam o fato de o surgimento ,ou como você preferir o renascimento da Ku Klux Klan. Neste daqui, vemos um lindo exemplo de como a intolerância acaba com tudo que há de bom na mundo,o amor,a paz e ate mesmo nós deixa menos empáticos.Nisso e entrelaçado em 4 locações diferentes,com personagens diferentes enfrentando os problemas de suas épocas. A direção de Griffith para seu tempo como já dito,era uma das melhores,sendo até hoje considerado o pai da linguagem cinematográfica.Junto com Metrópolis(1927) e Tempos Modernos que considero ,um dos melhores filmes do cinema mudo.
Apesar de ser um filme bem mediano,podemos ver a evolução de Kubrick,comparando com seus três primeiros curtas e seu primeiro longa-metragem,é sem sombra de duvidas o melhor.Há algumas cenas aqui bem feitas,e que me impressionaram ,principalmente naquela em que o protagonista espia sua vizinha,por quem e apaixonado ,se despindo. E quase irônico esse filme ter um final feliz,pois o diretor costuma fazer filmes pessimistas ,com finais pessimistas e com seres humanos,no minimo execráveis e com atitudes que num conjunto em que vivemos , é totalmente errado. Enfim,vale a pena para quem quer termina sua filmografia de 13 filmes(o que consegui recentemente,sendo a primeira de um diretor que assisti tudo).E nisso podemos dizer que esta a beleza de assistir a evolução de um cineasta,começando com filmes medianos e passando para obras de artes.
Um ótimo filme,mostrando que os humanos em geral,tem aversão aquilo que e considerado diferente,utilizando de métodos inumanos para os marginalizados da sociedade.E triste pensar que realmente existiu John Merrick e ele sofreu tudo aquilo.Um ponto positivo na sua vida,foi o encontro com o doutor,que o libertou das amarras da opressão e lhe deu uma nova perspectiva de vida.Nisso o filme faz um retrato sensível da figura humana,deixando o telespectador emocionado em diversos momentos da película. David Lynch criou uma obra-prima que e um filme bem artístico e que causou na industria uma enorme importância .A criação da categoria de maquiagem no Oscar,foi por causa desse filme. "I am not an animal! I am a human being. I am a man."
Este filme é bem diferente do terror moderno.Que apela para os jumpscares baratos,pois sabem que irão atrair o publico médio,que convenhamos ,não querem saber de um bom filme!!! Neste sentido,O Iluminado é quase como uma salvação para esse gênero que esta se tornando cada vez mais obsoleto e com decisões estupidas.A construção do homem que vai aos poucos enlouquecendo e chega ao ponto crucial de atacar a própria família e genial.Sem mais e menos. Os bastidores foram muito complicado,já e sabido que a relação do diretor com a atriz Shelley Duvall não era nada amigável.O abuso psicológico que esta sofreu ,não e brincadeira.Kubrick mandou a atriz repetir uma cena 127 vezes,o que levou a mesma a perca de cabelos,estresse e de sua sanidade. O autor Stephen King,odiou o filme,alegando não ser fiel ao livro.Porem,King esqueceu que adaptações cinematográficas são bem diferentes de livros,e neste caso,tanto livro e filmes são obras exemplares nas suas áreas. ''Midnight with the stars and you Midnight and a rendez-vous Your eyes held a message tender Saying "i surrender all my love to you" Midnight brought us sweet romance I know all my whole life through I'll be remembering you Whatever else i do Midnight with the stars and you Midnight brought us sweet romance I know all my whole life through I'll be remembering you Whatever else i do Midnight with the stars and you''
Esse filme começa com 40 primeiros minutos impressionantes.Mostrando o tratamento dos soldados,fazendo jogos mentais,utilizando de abusos psicológicos,lavagem cerebral entre outros.A atuação desta parte também é bem melhor.Reparem que o ator que interpreta a personagem Leonard e Vincent D'Onofrio(o rei do crime,do seriado Demolidor). A segunda parte destoa muito da primeira,mostrando os mesmo soldados,depois do tratamento intenso,efetivamente na guerra,neste parece que o diretor denuncia o racismo,homofobia e machismo.Não que perca a qualidade,porem me pareceu distante daquela excelência que vimos de primeira. A cena final,onde os soldados caminham cantando a musica da marcha do Mickey Mouse,representa toda inocência perdida deles.Antes de irem a guerra,eles eram simples crianças e adolescente vivendo suas vidas normalmente,sem nenhuma preocupação e agora eles se preocupam com suas próprias vidas,não se importando se aquilo que estavam fazendo e certo ou errado.Assim,o filme se fecha pessimista e irônico .
''Gloria Feita De Sangue'' e uns dos filmes mais belos que já vi.Sensivel,mostrando todos os horrores da guerra,que os humanos são uns dos maiores problemas do mundo.O autoritarismo que levou o desfecho trágico,o bode expiatório,as autoridades que não se importam com os outros. Para aqueles que esperam um filme de guerra,irão se decepcionar,pois aqui o retrato e anti-bélico e nisso é perfeito. No Quarto filme de sua carreira,Kubrick já se mostrava um grande diretor e roteirista.
Esse filme e bem parecido com um filme atual,inclusive aclamado aqui no Filmow que se chama Coringa,que e superestimado e tem como base o roteiro deste e de Taxi Driver(Um puta filme!!!).Inclusive,há um vídeo no youtube que ilustra bem isso ,recomendo vocês assistirem. Quanto a película audiovisual ,Scorcese é sempre um praxe de assistir,o retrato da loucura do homem,se degradando e caindo sua insanidade pouco a pouco,denomina uma grande estudo de personagem ,algo visto em muitos dos filmes do diretor-Touro Indomavel(uma outra obra-prima).Robert De Niro com uma ótima atuação-um dos melhores atores de todos os tempos. Enfim,assistam o original,não a copia.
Uma critica ao capitalismo e ao consumismo,mostrando que Bateman,não se difere de seus amigos,que ironicamente,tem o mesmo tipo de vestimenta que ele,gerando assim a confusão O autor do livro foi bem certeiro em retratar o rico mesquinho,narcisista,misógino e homofóbico(provável que seja um enrustido,principalmente pela cena do banheiro).O livro, assim como o filme fazem o bem papel em retratar uma juventude.Bateman hoje em dia faria parte daqueles jovens que vivem sua vida de acordo com a mídia,utilizando de ferramenta manipulativas como o Instagram e o Facebook,ditando sua forma de viver e se vestir.Talvez essa seja o maior brilhantismo do filme.
Primeiro filme do diretor Kubrick,considerado pelo mesmo como um filme amador,feito por uma pessoa anti-profissional ordenou que queimasse todas as suas copias ,o que fez com que demorasse anos para o publico ter acesso.Hoje já é possível assisti-lo,devido a descoberta de uma copia que não foi queimada. Bom,o filme não e nada demais,a estória e bem simples,bem menos complexa que o diretor costumava contar.Escrito pelo amigo de faculdade do Kubrick e feito com um orçamento baixo,o que consequentemente leva o titulo de ''filme amador''. A fotografia com e de praxe e boa,antes de entrar no meio cinematográfico,Kubrick trabalhava como fotografo na revista Look. Enfim,não irei me estender mais.....porém,ratifico aqui que os diálogos tentam ser filosóficos, porém são muito pretensiosos .
Barry Lyndon é uma ótima obra de um grande diretor(que nessa época,já estava em alto e nos holofotes).Enfim,todo estilo que fez Kubrick famoso está aqui. Baseado no romance de William Makepeace Thackeray,que se chama The Luck of Barry Lyndon.A primeira diferença narrativa observada,e o fato de que no filme a estória é contada por um voice-over.Já no livro,e contando pelo próprio Barry(trazendo à tona ,o velho artifício de narrador não-confiável algo utilizado por muitos autores,um exemplo na nossa literatura brasileira e o Dom Casmurro,de Machado De Assis. O filme segue mostrando sua família como pobre,dependendo de um inglês para alcançar o próspero sucesso econômico,porém para isso acontecer,sua prima precisa se casar urgentemente com ele.O que irritar Barry desafiando para um duelo,em que acaba machucando-o(depois ele descobre que é uma farsa,justamente para ele não atrapalhar o casamento de sua prima). Então o filme continua percorrendo com ele passando por diversas aventuras ,sendo assaltado e perdendo todo seu patrimônio(como a espada do pai,morto no duelo).Indo para a guerra,onde seu padrinho acaba morto.Desolado, o mesmo tenta escapar e consegue se infiltrar no meio de adversário,e que acaba enganando também(se disfarçando do cara que ele devia espiar. A primeira parte acaba justamente no momento em que ele consegue a alcunha de Lyndon. A segunda parte foca justamente no declínio social e moral de Barry,utilizando muito nos ideais de Jean-Jacques Rousseau , onde a sociedade corrompe o homem que teria nascido bom. A figura antipática de Barry,traindo sua esposa sem pudor e espancando seu enteado(o que é irônico,uma vez que ele morre de amor para seu filho,o que resultaria no seu fatal destino).Uma cena que ilustra isso é a relação de diferença entres os meios-irmãos,que acaba implicando com ele e o bate. Agora entro no aspectos técnicos do filme,bastante premiado na época que foi lançado,se não me engano ganhou quatro Oscars (Direção De Arte,Fotografia,Figurino e Canção Original) Original).Pegando esse gancho, começa a falar sobre a fotografia que é muito linda,lembra um quadro(esse ponto que é bastante mencionado aqui nos comentários do Filmow).Direção de Arte tão competente quanto a fotografia e seu figurino.A construção de todos os cenários e quadros são perfeitos(se eu fosse o diretor desse filme,eu faria do mesmo jeito,tudo igualzinho). Voltando ao ponto de Barry como já dito é um escroto.Apesar de, no final,o filme tenta redimi-lo com o tiro no chão,escolhendo não atacar o seu enteado. Por fim,devo dizer que essa obra-prima de Kubrick deve ser vista pelos amantes da sétima arte,contemplando todos os aspectos possíveis .Olhado como uma excelente estória de decadência moral e social(pois ,no final de tudo Barry termina pobre e sem descendência,sem sua perna). It was in the reign of George II. that the above-named personages lived and quarrelled ; good or bad, handsome or ugly, rich or poor, they are all equal now”
''O Poderoso Chefão'' e um dos melhores filmes de todos os tempos.Isso e quase imprescindível quando se trata de cinema. Baseado no livro de mesmo nome,podemos ver uma brilhante construção de roteiro com todos as personagens.Reparem que os filhos de Vito Corleone,tem todas as suas características.Um e mais frio(Michael),outro mais impulsivo(Sonny),o lado mais gentil(Fredo) e o lado administrativo(Tom). A direção dispensa comentários.Coppola sabe o que esta fazendo conduzindo o filme de forma magistral e visceral. As atuações de Marlon Brando(Vencedor da 45 edição do Oscar) e Al Pacino,como a de todos outros atores e fenomenal. Enfim, eu poderia ficar fazendo uma super análise do filme analisando todos os seus aspectos cinematográficos,porem sua fama fala por si só.O que denomina uma obra-prima.
De Olhos Bem Fechados'',ultimo filme do enigmático e ousado diretor Stanley Kubrick,que é inspirado no romance de Arthur Schnitzler e Sérgio Tellaroli chamado de ''Traumnovelle(Breve Romance de Sonho). O filme segue bem fiel ao livro,mudando a localização da obra e os nomes de seus personagens adicionando uns simbolismo a mais. Esse filme,atrai uma boa parcela do publico pelo seu conteúdo erótico,o que e uma pena pois provavelmente,estas mesmas irão detestar o filme(e também não iriam entender o filme,o que acontece em alguns comentários abaixo, ignorando tudo o que o diretor quis mostrar,o que acho que e só uma desculpa para argumentos rasos e pueris ). Logo no começo,vemos a personagem de Nicole Kidman se despindo,e aparece uma tela toda preta,mostrando de fato um olho bem fechado. A personagem chamado ''Bill'',não significa nada menos que uma metáfora ,para o fato de ele querer comprar as pessoas e suas relações em volta,com o dinheiro.Bill significa ''conta ou fatura'',então justifica esse argumento levantado.Na cena do taxista,onde há a negociação,na compra da roupa,entre outros. A personagem chamada ''Alice'',também é uma metáfora,que Kubrick coloca.Reparem na cena em que ela olha no espelho,onde claramente vemos a sua face verdadeira,onde ela sente o que realmente é. O filme segue,mostrando esse casal indo numa festa do paciente rico de Bill.Nessa cena temos dois desdobramentos,Bill segue para o quarto para ajudar uma moça e Alice segue dançando com um homem desconhecido. Nessa cena específica,o movimento que a câmera vertical mostra que Alice está hipnotizada pelo homem,esse mesmo movimento é repetido durante o filme,na cena em que Bill se encontra num lugar desconhecido. Então,logo apos essa festa,sua esposa revela ter fantasias sexuais com um marinheiro e revelando que teria um beneplácito total,deixando-o transtornado,partindo numa aventura no mundo erótico A máscara utilizada aqui ,mostra que os personagens não estavam escondendo nada,e sim se revelando.É através dessa máscara,que os humanos revela os seus desejos sexuais mais profundos.É quando estão sem ela,e quando de fato ,a pessoa está mascarada. A direção de arte,que contempla o cenário inteiro e espetacular,todo a arquitetura e medida com precisão. Kubrick contratou uma pessoa para medir a distância correta entre os jornais e ruas de New York,deixando tudo mais realista e verossímil Na cena da orgia que é o ponto mais comentado do filme,e onde a câmera,faz o mesmo movimento do começo com a Alice,agora as mulheres estão hipnotizadas com aquilo que está ao seu redor. Reparem que ao longo do filme,as cores são outro ponto presente,animada,colorida,quase como um arco-íris,tanto que a mesma loja que Bill compra sua roupa,se chama ''Rainbow(Arco-Iris'').E no final,não é nada mais justo,ele desligar esse arco-íris. O fato do filme parecer um sonho em alguns momentos,contrasta com seu romance original,já que no título tem a palavra sonho.A fotografia também parece indicar isso,mostrando o quarto todo azulado e frio ,enquanto Alice estava sonhando,e cores mais iluminadas e quentes,logo na porta do quarto. No final do filme,revela ser moralista demais,mostrando que sim,seres humanos,têm suas próprias fantasias sexuais.Outro ponto importante da cena final, e a filha sendo levada por um homem todo de preto,será que esse foi o sacrifício por manterem os olhos bem fechados. Enfim,esta obra é muito grandiosa e revela um outro lado do diretor quase desconhecido.E triste ver esse filme,com uma nota tão baixa,que me leva a crer que nem todos entenderam esse filme,de fato o cinema reflexivo e para poucos .
[/spoiler]Alice Harford: I do love you and you know there is something very important we need to do as soon as possible. William Harford: What's that? Alice Harford: Fuck[spoiler]
É então com isso,que se despede um dos grandes cineastas de todos os tempos.
Stanley Kubrick,que e considerado um dos melhores diretores de todos os tempos(inclusive por mim),fez 13 filmes,que se divergem um do outro,passando por gêneros com o terror,guerra,distopia e a ficção cientifica. Não posso negar que sua filmografia,e quase perfeita,criando inúmeros clássicos como-Laranja Mecânica,O Iluminado,Dr Fantástico. Sua estética e os trejeitos de direção são impressionantes,sempre avançados pela sua época, e ai que se encontra o que considerado a obra-prima máxima de sua carreira 2001-Uma Odisseia No Espaço Para contextualizar,o filme foi inspirado no conto chamado’’The Sentinel’’ de Arthur C. Clarke(que ajudou a co-escrever o roteiro). A evolução da humanidade,o embate homem VS maquina são os pontos latente do filme O monólito preto,representa nada menos tudo que nos foi ensinado,sobre nos mesmo por isso a estranheza dos macacos,algo que atravessa gerações,um mistério que ate então e classificado como inexplicável,tudo que esta contido ali seria a barreira da próxima evolução humana. As cenas inicias dão vazão as lindas paisagem,com nenhum som,somente o pressentimento das natureza que nos cobre. A cena em que o macaco,aos poucos,vai pegando o osso e de repente quebra a carcaça de ossos,significa que ele estaria a um passo da evolução,se tornando um homem. O osso seria a primeira que aquele grupo utilizou,eles não passariam mais as dificuldades,fome e a primeira vez que houve um raciocínio por parte deles,inclusive isso e feito numa das cenas mais lindas que já vi,toda a sonoplastia evocando aquela tremula emoção,sobre vê o quanto nos evoluímos,o arquétipo do homem. O filme segue mostrando um combate entre grupos de macaco,como dito utilizado o osso,como uma forma de ameaça de impor o seu poder para o outro e então o osso e jogado e a montagem,nos diz que aquela mesma arma,agora virou uma biológica. Muitos consideram o momento acima,como uma metáfora para a guerra fria,visto a época que a película foi lançada,onde o embate seria a disputa por um território onde ambos usam as melhores armas que tem agindo como animais sem escrúpulos,para conseguirem o que querem. O embate homem contra maquina proposto pelo 2 ato do filme e um outro tema interessante,ate que ponto isso pode ser usado para o nosso próprio bem,reparem que Hal e dito como uma maquina que programada para nunca falhar ,uma das mais potentes,porem por um erro de calculo acaba que os parceiros de David morrem inclusive,este mesmo,se mostra muito empedernido e sem sentimentos,deixando a razão e a frieza tomarem o lugar do raciocino.Hal se mostra mais humano,quando esta prestes a ser desligado ,que o protagonista levantando outras questões sobre a maquina. O final que e muito polêmico,pois alguns odeiam e outros defendem,eu particularmente me encaixo na segunda alternativa. Quando esta mergulhando nos memórias mais profundas do seres humanos,e suas expressões faciais são gélidas,aquilo remete,o que estava a passar no momento. No quarto,eu tenho uma teoria que seria uma espécie de dimensão,onde ele estaria preso e viu a sua vida passar em questões de minutos,e mais uma vez o monólito aparece carregando com si uma nova simbologia. Agora,seria uma outra evolução,a da reencarnação do humano mais inteligente reparem que o feto,está olhando para a câmera,fazendo também,uma certo paradoxo com o começo do filme,os macacos e ossos. A direção de Kubrick dispensa comentários,todo a sua fama e reconhecimento pela suas obras e merecidos. Eu classifico 2001,como um dos melhores filmes de todos os tempos(o que claramente,configura um dos melhores que já assisti). Acredito também,que está obra,requer muitos anos para se entender,e provável que na minha próxima assistida,eu tenha uma outra visão sobre esse filme afinal a filosofia e assim com o nosso amadurecimento e formatação de opiniões não vemos com os mesmos olhos de quando éramos jovens. Então,para quem tem dúvida de assistir ou não,vai em frente,você será contemplado com uma das maiores obras de arte.
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
4.1 1,1K Assista AgoraConsidero esse uns dos melhores filme de ação já feito(não tem aquela clichezada comum do gênero e os péssimos diálogos,rebuscado pelas horrípilas atuações que nós dão vergonha alheia).Aqui tudo parece natural,não ha uma forcação de barra.Sarah Connor se mostra uma das personagens femininas mais badass de todos os tempos.Ela era fodona sem mais.
Sem contar o ótima trilha sonora que contem um clássico do Guns N' Roses(uma das melhores bandas de rock de todos os tempos,adoraria ir num show desses caras,imagina ver o Slash fazendo os magníficos solo e de arrepiar.Super recomendo ''Hasta la vista, baby''
I'm a cold heartbreaker, fit ta burn
And I'll rip your heart in two
And I'll leave you lying on the bed
I'll be out the door before ya wake
It's nothing new to you
'Cause I think we've seen that movie too
'Cause you could be mine
But you're way out of line
With your bitch slap rapping
And your cocaine tongue
You get nothing done
I said you could be mine
Seven: Os Sete Crimes Capitais
4.3 2,7K Assista AgoraFoi o primeiro filme que vi,onde o vilão ganha no final.Acabou que esse motivo ,me fez ficar eufórico com o filme.Há alguns problemas de ritmo,não que seja lento e muito menos arrastado,porém poderia ser menos curto ,deram uma compridinha aí.E um grande clássico do cinema e dos anos 90,provavelmente uns dos filmes mais famosos dessa década.
O Grande Truque
4.2 2,0K Assista AgoraO filme estava indo tão bem ate a parte da duplicação da maquina do Tesla,a partir dai fica tão previsível e o plot-twist perde a força e toda sua emoção.O único problema do cineasta Nolan e essa tentativa maçante de querer subestimar o publico,repetindo as mesmas cenas e explicando o que não deveria ser explicado.Apesar de ainda ter bons filme em sua carreira,como o excelente filme ''Memento'' no inicio da década de 2000,o excelente ''Inception'' e ate''Interestelar''(apesar de ter esse mesmo problema de exceção,ainda considero um filme bom,longe de ser comparado com 2001-Uma Odisseia No Espaço,como alguns insistem aqui).No ademais,recomendo assistir esse filme mais um aviso,não e essa cocada todo não!!!!.
Pânico
3.6 1,6K Assista AgoraUma sátira ao gênero slasher(vertente onde há um basicamente um assassino atras de suas vítimas,geralmente se passam em campos,onde jovens viajam e fazem coisas bestiais e tomam decisões,você sabe quem vai sobreviver e quem vai morrer).O que deixa ainda mais irônico esse filme e o fato de Wes Craven,ter feito vários filmes desse estilo(A Hora Do Pesadelo,e um exemplo disso).
Há momentos onde o ritmo da narrativa e prejudicado,por essa exceção de querer satirizar tudo,há inúmeras referências a cultura pop,como Sexta-Feira 13 (numa cena até que digamos bem ""atuada'').Também há clichês a toda parte do filme,o que me incomodou um pouco.
Ao fim,Panico não e a melhor das experiências,mas também não e das piores.
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraLaranja Mecânica e um daqueles filmes que lhe causa sentimento de ódio pelos crimes cometidos pelo Alex e sua gangue,repulsa pelo Estado e o direito tomada de Alex ,que vira uma pessoa do ''bem'' ,não por sua decisão e sim por que foi impostado.Aqui se encontra a sutileza da critica entorno da hipocrisia humana ,que defende a violência contra a violência.Ambos livro e filme cumprem bem esses papeis,se tornando assim obras-primas em suas áreas.
Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão …
3.4 1,2K Assista AgoraEsse filme me rendeu bons momentos.Não e todo perfeito,há umas falhas aqui e ali, porém ao todo e levando em consideração o gênero do filme,até que não esta ruim.A cena dos dois pelados ate hoje me faz passar mal de tanto rir!!!!!!!!!!
O Bebê de Rosemary
3.9 1,9K Assista AgoraEstou impressionado ao ver esse filme com uma nota baixa no Filmow;todavia,há milhares de jovens ao redor do nosso Brasil,que simplesmente ao assistirem esse filme acabam esquecendo de suas metáforas.Há uma enorme crítica acerca da maternidade,e como a mulher e pressionada de todos os lados pela sociedade e além de seu papel.A cena de estupro e muito chocante,todo aquele ritual macabro e aquela música me deixa arrepiado.O marido dela e baita de um escroto,vendeu a mulher para o diabo para alcançar o sucesso de sua carreira.Uma decisão acertada foi não mostrar o bebe,trazendo a imaginação do público nesse caso.
A Fonte da Donzela
4.3 219 Assista AgoraUns dos filme mais belos de Bergman.Tão simples,mais tão profundo,nós fazendo refletir sobre o sentimento de justiça e vingança,se o punição deveria ser física ou divina,há diálogos que me tocaram bastante,principalmente o final,onde o pai da menina brutalmente morta e violada,questiona sua fé sobre Deus,por que ele permitiu sua vingança e a morte de uma criança inocente ,mas ao mesmo tempo implorar pelo seu perdão.Acho que isso diz muito sobre a qualidade do filme.
Doutor Sono
3.7 1,0K Assista AgoraEsse filme tem uma das tarefas mais difíceis que já vi,que e criar uma sequência de uns dos mais clássicos e mais cultuados pelo público em geral.Então ao mesmo tempo que tenta agradar seu autor original(que detestou a adaptação de Kubrick) ,ele também tenta agradar a parte cinéfila .E aí está sua maior falha,pois uma vez que tenha tamanha divergência entre os dois materiais(Livro X Filme) e de duas visões de pessoas com seus próprios pensamentos em relação a estória, e ficar dividido em meio termo nisso não e uma das melhores decisões.Um adendo é que a rixa entre os dois era tão grande que em 1997,King roteirizou uma minissérie de três capítulos,não preciso nem falar da qualidade.
Para começar,Kubrick faz uma falta no quesito direção,e impossível não haver comparações nesse ramo.Um e considerado um dos melhores(senão o melhor diretor de todos os tempos) e o outro é conhecido por filmes como Ouija, o seriado de muito sucesso da Netflix que estreou em 2018 chamado A Maldição da Residência Hill e o filme Hush.Há algumas cenas em que a emulação do original fica risível e jocoso,especialmente no começo,na cena clássica onde Danny está passeando com seu patinete e passa pelo corredor onde ocorreu uma tragédia no hotel ,no quarto 237(no livro era 217,porém o gerente do hotel pediu para Kubrick alterar o número,com medo que ninguém mais se abrigasse lá).E também houve troca de atores ,pois uma vez que estão debilitados e o filme tem um monte de flashback ,eles arrumam essa solução(não creio,pois é melhor assim do que essas computações gráficas mal feitas e que daqui a alguns anos já estará quebrada).
O roteiro não me convenceu muito,eu espera uma pegada de terror psicológico(assim como no clássico),porém aqui é bem fantasioso ,que em alguns momentos me lembrou os péssimos filmes do X-Men feito pela Fox.Outro problema que me incomodou do roteiro foi a morte dos companheiros da vila.Sério isso,porque simplesmente eles não atiraram nela?.Claro que sei,que isso foi feito para o terceiro ato do filme se passasse no Hotel Overlook e aí tivesse os maiores tipos de fanservice ,revisitando todas as locações clássicas e memoráveis,inclusive o diretor utiliza o mesmo estilo de Kubrick numa cena que prefiro nem dizer.Outra coisa que me incomodou bastante foi esse estória de que as pessoas liberam vapor,quando morriam,como eu falei e roteiro de desenho da Marvel,por que e galhofa para caramba.
As atuações em suma são boas,Ewan MCGregor(Obi-Wan Kenobi) mantém um padrão aceitável.Rebecca Ferguson com sua beleza resplandecendo na tela e a menininha também atua bem.Agora os coadjuvantes desse filme são muitos ruins,os pais da Abra, com aquelas caras e bocas que parecem que não queriam estar ali.O Corvo também é um ator bem fraco,cada vez que ele entrava em cena,me causava uma enorme vergonha alheia.
Os figurinos e a direção de arte ,acredito que são uns dos melhores pontos desse filme.As paisagens são tão lindas,aquela cena do começo,a menininha sequestrada(inclusive umas da melhores cenas do filme ao meu ver,o que não é difícil,visto a a qualidade deste produto).O hotel está bem reconstruído também,apesar de achar desnecessário todo essa sequência.
[/spoiler]Por fim,eu quero saber como que King gostou desse filme.Ora bolas,o final e bem diferente do livro,neste Danny morre porem no livro não.O que estou colocando aqui e sé ele criticou tanto a obra do Kubrick,por se afastar de sua visão original da estória,por que ele elogiaria esse filme.Com certeza,ele pegou birra do Kubrick,por que o mesmo disse que o livro não era nada demais e iria construir sua própria visão sobre a estória.Por isso,esse clássico e renegado pelo escritor.Por que convenhamos,quem conhece e tem um entendimento sobre o que é cinema,suas artes,seus meios,seus modos e suas utilizações como massa de produção e propaganda(vide a Leni Riefenstahl-que foi uma propagandista nazista,com seus filmes mais conhecidos como o Triunfo Da Vontade entre outros),sua linguagem e todas suas teorias e práticas não teria um opinião dessa.Então,o que fica aqui e a hipocrisia do autor,que com seu ego abatido,por ver as melhorias que a versão cinematográfica que Kubrick trouxe para sua obra emitiu essa opinião.[spoiler]
No todo,Doutor Sono sofre de problemas de ritmos e uma longa duração que acaba sendo excessiva com o passar dos minutos(por que fazer um filme com três horas de duração?).Além de um roteiro fraco e bobo,que peca pela falta de aura de terror do original,transformando em algo fantasioso e bobo,infantil,chistoso.A fotografia do filme parece algo de um seriado dos anos 90,além das da direção não saber o que fazer,sendo sempre indeciso e não acertando nas suas decisões.Não há terror nenhum aqui é simples uma fantasia,os produtores deveriam alterar o gênero,quem sabe assim o pessoal falava as verdades sobre esse filme.
O Exorcista
4.1 2,3K Assista AgoraEste filme causa inúmeras sensações no telespectadores,desde o simples medo e ate sua espinha gelar.O Exorcista era de tempos diferentes do nosso,o terror e psicológico,não físico como o de hoje.
As historias sobre os bastidores são tao assustadoras quanto o filme em si.Inumeros casos em que a produção relatava sentimentos estranhos e presenças malignas,inclusive tiveram que chamar uma padre para benzer o set de filmagem.
Com quatros estórias que se cruzam no excelente final,onde há o exorcismo.São arcos tão diferente em si,porem que no final faz o total sentido e culminam numa das melhores sequencias do cinema( e assustadora também!!!!!).
Apesar do boicote da Academia na época em que foi lançado,onde inúmeros veículos de comunicação fizeram matérias sensacionalistas a respeito do filme,este sobreviveu ao teste do tempo.
O Silêncio dos Inocentes
4.4 2,8K Assista AgoraEsse filme junto com O Iluminado E O Exorcista,estão na trindade do caneco de ouro de filmes de terror.Que obra espetacular,direção,roteiro,atuações(em especial do grandiosíssimo Anthony Hopkins-que ironicamente,ganhou o Oscar de melhor ator principal,atuando só em 15 minutos.As cenas em que ocorre na casa do vilão e muito bem filmada,devido ao ambiente pequeno ,causando uma sensação de claustrofobia e de que a protagonista(interpretada pela Jodie Foster-que nesta época já havia ganho seu primeiro Oscar de atuação) está em credibilidade com sua própria vida a qualquer momento.
Aqui temos uma aula de cinema,mostrando mais uma vez que para se criar um bom filme de terror,não precisa apelar para jumpscares(o que a franquia Invocação Do Mal faz a rodo e causa certo sucesso com os jovens de minha idade),e só necessário criar um elemento e uma linguagem boa,prendendo pela sua atmosfera,assustando muito pela verossimilhança.Por isso esses são considerados os grandes clássicos do cinema.
Intolerância
4.0 108 Assista AgoraD.W. Griffith lançou esse filme ,logo após aquele enfadonho,horrípilo,racista e bastante comentado no meio cinematográfico muito mais pelas sua inovações para época,montagem,corte,edição entre outros do que pela sua estória.Há alguns que correlacionam o fato de o surgimento ,ou como você preferir o renascimento da Ku Klux Klan.
Neste daqui, vemos um lindo exemplo de como a intolerância acaba com tudo que há de bom na mundo,o amor,a paz e ate mesmo nós deixa menos empáticos.Nisso e entrelaçado em 4 locações diferentes,com personagens diferentes enfrentando os problemas de suas épocas.
A direção de Griffith para seu tempo como já dito,era uma das melhores,sendo até hoje considerado o pai da linguagem cinematográfica.Junto com Metrópolis(1927) e Tempos Modernos que considero ,um dos melhores filmes do cinema mudo.
A Morte Passou por Perto
3.3 142Apesar de ser um filme bem mediano,podemos ver a evolução de Kubrick,comparando com seus três primeiros curtas e seu primeiro longa-metragem,é sem sombra de duvidas o melhor.Há algumas cenas aqui bem feitas,e que me impressionaram ,principalmente naquela em que o protagonista espia sua vizinha,por quem e apaixonado ,se despindo.
E quase irônico esse filme ter um final feliz,pois o diretor costuma fazer filmes pessimistas ,com finais pessimistas e com seres humanos,no minimo execráveis e com atitudes que num conjunto em que vivemos , é totalmente errado.
Enfim,vale a pena para quem quer termina sua filmografia de 13 filmes(o que consegui recentemente,sendo a primeira de um diretor que assisti tudo).E nisso podemos dizer que esta a beleza de assistir a evolução de um cineasta,começando com filmes medianos e passando para obras de artes.
O Homem Elefante
4.4 1,0K Assista AgoraUm ótimo filme,mostrando que os humanos em geral,tem aversão aquilo que e considerado diferente,utilizando de métodos inumanos para os marginalizados da sociedade.E triste pensar que realmente existiu John Merrick e ele sofreu tudo aquilo.Um ponto positivo na sua vida,foi o encontro com o doutor,que o libertou das amarras da opressão e lhe deu uma nova perspectiva de vida.Nisso o filme faz um retrato sensível da figura humana,deixando o telespectador emocionado em diversos momentos da película.
David Lynch criou uma obra-prima que e um filme bem artístico e que causou na industria uma enorme importância .A criação da categoria de maquiagem no Oscar,foi por causa desse filme.
"I am not an animal! I am a human being. I am a man."
O Iluminado
4.3 4,0K Assista AgoraEste filme é bem diferente do terror moderno.Que apela para os jumpscares baratos,pois sabem que irão atrair o publico médio,que convenhamos ,não querem saber de um bom filme!!!
Neste sentido,O Iluminado é quase como uma salvação para esse gênero que esta se tornando cada vez mais obsoleto e com decisões estupidas.A construção do homem que vai aos poucos enlouquecendo e chega ao ponto crucial de atacar a própria família e genial.Sem mais e menos.
Os bastidores foram muito complicado,já e sabido que a relação do diretor com a atriz Shelley Duvall não era nada amigável.O abuso psicológico que esta sofreu ,não e brincadeira.Kubrick mandou a atriz repetir uma cena 127 vezes,o que levou a mesma a perca de cabelos,estresse e de sua sanidade.
O autor Stephen King,odiou o filme,alegando não ser fiel ao livro.Porem,King esqueceu que adaptações cinematográficas são bem diferentes de livros,e neste caso,tanto livro e filmes são obras exemplares nas suas áreas.
''Midnight with the stars and you
Midnight and a rendez-vous
Your eyes held a message tender
Saying "i surrender all my love to you"
Midnight brought us sweet romance
I know all my whole life through
I'll be remembering you
Whatever else i do
Midnight with the stars and you
Midnight brought us sweet romance
I know all my whole life through
I'll be remembering you
Whatever else i do
Midnight with the stars and you''
Nascido Para Matar
4.3 1,1K Assista AgoraEsse filme começa com 40 primeiros minutos impressionantes.Mostrando o tratamento dos soldados,fazendo jogos mentais,utilizando de abusos psicológicos,lavagem cerebral entre outros.A atuação desta parte também é bem melhor.Reparem que o ator que interpreta a personagem Leonard e Vincent D'Onofrio(o rei do crime,do seriado Demolidor).
A segunda parte destoa muito da primeira,mostrando os mesmo soldados,depois do tratamento intenso,efetivamente na guerra,neste parece que o diretor denuncia o racismo,homofobia e machismo.Não que perca a qualidade,porem me pareceu distante daquela excelência que vimos de primeira.
A cena final,onde os soldados caminham cantando a musica da marcha do Mickey Mouse,representa toda inocência perdida deles.Antes de irem a guerra,eles eram simples crianças e adolescente vivendo suas vidas normalmente,sem nenhuma preocupação e agora eles se preocupam com suas próprias vidas,não se importando se aquilo que estavam fazendo e certo ou errado.Assim,o filme se fecha pessimista e irônico .
Glória Feita de Sangue
4.4 448 Assista Agora''Gloria Feita De Sangue'' e uns dos filmes mais belos que já vi.Sensivel,mostrando todos os horrores da guerra,que os humanos são uns dos maiores problemas do mundo.O autoritarismo que levou o desfecho trágico,o bode expiatório,as autoridades que não se importam com os outros.
Para aqueles que esperam um filme de guerra,irão se decepcionar,pois aqui o retrato e anti-bélico e nisso é perfeito.
No Quarto filme de sua carreira,Kubrick já se mostrava um grande diretor e roteirista.
O Rei da Comédia
4.0 366 Assista AgoraEsse filme e bem parecido com um filme atual,inclusive aclamado aqui no Filmow que se chama Coringa,que e superestimado e tem como base o roteiro deste e de Taxi Driver(Um puta filme!!!).Inclusive,há um vídeo no youtube que ilustra bem isso ,recomendo vocês assistirem.
Quanto a película audiovisual ,Scorcese é sempre um praxe de assistir,o retrato da loucura do homem,se degradando e caindo sua insanidade pouco a pouco,denomina uma grande estudo de personagem ,algo visto em muitos dos filmes do diretor-Touro Indomavel(uma outra obra-prima).Robert De Niro com uma ótima atuação-um dos melhores atores de todos os tempos.
Enfim,assistam o original,não a copia.
Psicopata Americano
3.7 1,9K Assista AgoraUma critica ao capitalismo e ao consumismo,mostrando que Bateman,não se difere de seus amigos,que ironicamente,tem o mesmo tipo de vestimenta que ele,gerando assim a confusão
O autor do livro foi bem certeiro em retratar o rico mesquinho,narcisista,misógino e homofóbico(provável que seja um enrustido,principalmente pela cena do banheiro).O livro, assim como o filme fazem o bem papel em retratar uma juventude.Bateman hoje em dia faria parte daqueles jovens que vivem sua vida de acordo com a mídia,utilizando de ferramenta manipulativas como o Instagram e o Facebook,ditando sua forma de viver e se vestir.Talvez essa seja o maior brilhantismo do filme.
Medo e Desejo
2.9 93 Assista AgoraPrimeiro filme do diretor Kubrick,considerado pelo mesmo como um filme amador,feito por uma pessoa anti-profissional ordenou que queimasse todas as suas copias ,o que fez com que demorasse anos para o publico ter acesso.Hoje já é possível assisti-lo,devido a descoberta de uma copia que não foi queimada.
Bom,o filme não e nada demais,a estória e bem simples,bem menos complexa que o diretor costumava contar.Escrito pelo amigo de faculdade do Kubrick e feito com um orçamento baixo,o que consequentemente leva o titulo de ''filme amador''.
A fotografia com e de praxe e boa,antes de entrar no meio cinematográfico,Kubrick trabalhava como fotografo na revista Look.
Enfim,não irei me estender mais.....porém,ratifico aqui que os diálogos tentam ser filosóficos, porém são muito pretensiosos .
Barry Lyndon
4.2 400 Assista AgoraBarry Lyndon é uma ótima obra de um grande diretor(que nessa época,já estava em alto e nos holofotes).Enfim,todo estilo que fez Kubrick famoso está aqui.
Baseado no romance de William Makepeace Thackeray,que se chama The Luck of Barry Lyndon.A primeira diferença narrativa observada,e o fato de que no filme a estória é contada por um voice-over.Já no livro,e contando pelo próprio Barry(trazendo à tona ,o velho artifício de narrador não-confiável algo utilizado por muitos autores,um exemplo na nossa literatura brasileira e o Dom Casmurro,de Machado De Assis.
O filme segue mostrando sua família como pobre,dependendo de um inglês para alcançar o próspero sucesso econômico,porém para isso acontecer,sua prima precisa se casar urgentemente com ele.O que irritar Barry desafiando para um duelo,em que acaba machucando-o(depois ele descobre que é uma farsa,justamente para ele não atrapalhar o casamento de sua prima).
Então o filme continua percorrendo com ele passando por diversas aventuras ,sendo assaltado e perdendo todo seu patrimônio(como a espada do pai,morto no duelo).Indo para a guerra,onde seu padrinho acaba morto.Desolado, o mesmo tenta escapar e consegue se infiltrar no meio de adversário,e que acaba enganando também(se disfarçando do cara que ele devia espiar.
A primeira parte acaba justamente no momento em que ele consegue a alcunha de Lyndon.
A segunda parte foca justamente no declínio social e moral de Barry,utilizando muito nos ideais de Jean-Jacques Rousseau , onde a sociedade corrompe o homem que teria nascido bom.
A figura antipática de Barry,traindo sua esposa sem pudor e espancando seu enteado(o que é irônico,uma vez que ele morre de amor para seu filho,o que resultaria no seu fatal destino).Uma cena que ilustra isso é a relação de diferença entres os meios-irmãos,que acaba implicando com ele e o bate.
Agora entro no aspectos técnicos do filme,bastante premiado na época que foi lançado,se não me engano ganhou quatro Oscars (Direção De Arte,Fotografia,Figurino e Canção Original) Original).Pegando esse gancho, começa a falar sobre a fotografia que é muito linda,lembra um quadro(esse ponto que é bastante mencionado aqui nos comentários do Filmow).Direção de Arte tão competente quanto a fotografia e seu figurino.A construção de todos os cenários e quadros são perfeitos(se eu fosse o diretor desse filme,eu faria do mesmo jeito,tudo igualzinho).
Voltando ao ponto de Barry como já dito é um escroto.Apesar de, no final,o filme tenta redimi-lo com o tiro no chão,escolhendo não atacar o seu enteado.
Por fim,devo dizer que essa obra-prima de Kubrick deve ser vista pelos amantes da sétima arte,contemplando todos os aspectos possíveis .Olhado como uma excelente estória de decadência moral e social(pois ,no final de tudo Barry termina pobre e sem descendência,sem sua perna).
It was in the reign of George II. that the above-named personages lived and quarrelled ; good or bad, handsome or ugly, rich or poor, they are all equal now”
O Poderoso Chefão
4.7 2,9K Assista Agora''O Poderoso Chefão'' e um dos melhores filmes de todos os tempos.Isso e quase imprescindível quando se trata de cinema.
Baseado no livro de mesmo nome,podemos ver uma brilhante construção de roteiro com todos as personagens.Reparem que os filhos de Vito Corleone,tem todas as suas características.Um e mais frio(Michael),outro mais impulsivo(Sonny),o lado mais gentil(Fredo) e o lado administrativo(Tom).
A direção dispensa comentários.Coppola sabe o que esta fazendo conduzindo o filme de forma magistral e visceral.
As atuações de Marlon Brando(Vencedor da 45 edição do Oscar) e Al Pacino,como a de todos outros atores e fenomenal.
Enfim, eu poderia ficar fazendo uma super análise do filme analisando todos os seus aspectos cinematográficos,porem sua fama fala por si só.O que denomina uma obra-prima.
De Olhos Bem Fechados
3.9 1,5K Assista AgoraDe Olhos Bem Fechados'',ultimo filme do enigmático e ousado diretor Stanley Kubrick,que é inspirado no romance de Arthur Schnitzler e Sérgio Tellaroli chamado de ''Traumnovelle(Breve Romance de Sonho).
O filme segue bem fiel ao livro,mudando a localização da obra e os nomes de seus personagens adicionando uns simbolismo a mais.
Esse filme,atrai uma boa parcela do publico pelo seu conteúdo erótico,o que e uma pena pois provavelmente,estas mesmas irão detestar o filme(e também não iriam entender o filme,o que acontece em alguns comentários abaixo, ignorando tudo o que o diretor quis mostrar,o que acho que e só uma desculpa para argumentos rasos e pueris ).
Logo no começo,vemos a personagem de Nicole Kidman se despindo,e aparece uma tela toda preta,mostrando de fato um olho bem fechado.
A personagem chamado ''Bill'',não significa nada menos que uma metáfora ,para o fato de ele querer comprar as pessoas e suas relações em volta,com o dinheiro.Bill significa ''conta ou fatura'',então justifica esse argumento levantado.Na cena do taxista,onde há a negociação,na compra da roupa,entre outros.
A personagem chamada ''Alice'',também é uma metáfora,que Kubrick coloca.Reparem na cena em que ela olha no espelho,onde claramente vemos a sua face verdadeira,onde ela sente o que realmente é.
O filme segue,mostrando esse casal indo numa festa do paciente rico de Bill.Nessa cena temos dois desdobramentos,Bill segue para o quarto para ajudar uma moça e Alice segue dançando com um homem desconhecido.
Nessa cena específica,o movimento que a câmera vertical mostra que Alice está hipnotizada pelo homem,esse mesmo movimento é repetido durante o filme,na cena em que Bill se encontra num lugar desconhecido.
Então,logo apos essa festa,sua esposa revela ter fantasias sexuais com um marinheiro e revelando que teria um beneplácito total,deixando-o transtornado,partindo numa aventura no mundo erótico
A máscara utilizada aqui ,mostra que os personagens não estavam escondendo nada,e sim se revelando.É através dessa máscara,que os humanos revela os seus desejos sexuais mais profundos.É quando estão sem ela,e quando de fato ,a pessoa está mascarada.
A direção de arte,que contempla o cenário inteiro e espetacular,todo a arquitetura e medida com precisão. Kubrick contratou uma pessoa para medir a distância correta entre os jornais e ruas de New York,deixando tudo mais realista e verossímil
Na cena da orgia que é o ponto mais comentado do filme,e onde a câmera,faz o mesmo movimento do começo com a Alice,agora as mulheres estão hipnotizadas com aquilo que está ao seu redor.
Reparem que ao longo do filme,as cores são outro ponto presente,animada,colorida,quase como um arco-íris,tanto que a mesma loja que Bill compra sua roupa,se chama ''Rainbow(Arco-Iris'').E no final,não é nada mais justo,ele desligar esse arco-íris.
O fato do filme parecer um sonho em alguns momentos,contrasta com seu romance original,já que no título tem a palavra sonho.A fotografia também parece indicar isso,mostrando o quarto todo azulado e frio ,enquanto Alice estava sonhando,e cores mais iluminadas e quentes,logo na porta do quarto.
No final do filme,revela ser moralista demais,mostrando que sim,seres humanos,têm suas próprias fantasias sexuais.Outro ponto importante da cena final, e a filha sendo levada por um homem todo de preto,será que esse foi o sacrifício por manterem os olhos bem fechados.
Enfim,esta obra é muito grandiosa e revela um outro lado do diretor quase desconhecido.E triste ver esse filme,com uma nota tão baixa,que me leva a crer que nem todos entenderam esse filme,de fato o cinema reflexivo e para poucos .
[/spoiler]Alice Harford: I do love you and you know there is something very important we need to do as soon as possible.
William Harford: What's that?
Alice Harford: Fuck[spoiler]
É então com isso,que se despede um dos grandes cineastas de todos os tempos.
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraStanley Kubrick,que e considerado um dos melhores diretores de todos os tempos(inclusive por mim),fez 13 filmes,que se divergem um do outro,passando por gêneros com o terror,guerra,distopia e a ficção cientifica.
Não posso negar que sua filmografia,e quase perfeita,criando inúmeros clássicos como-Laranja Mecânica,O Iluminado,Dr Fantástico.
Sua estética e os trejeitos de direção são impressionantes,sempre avançados pela sua época, e ai que se encontra o que considerado a obra-prima máxima de sua carreira 2001-Uma Odisseia No Espaço
Para contextualizar,o filme foi inspirado no conto chamado’’The Sentinel’’ de Arthur C. Clarke(que ajudou a co-escrever o roteiro).
A evolução da humanidade,o embate homem VS maquina são os pontos latente do filme
O monólito preto,representa nada menos tudo que nos foi ensinado,sobre nos mesmo por isso a estranheza dos macacos,algo que atravessa gerações,um mistério que ate então e classificado como inexplicável,tudo que esta contido ali seria a barreira da próxima evolução humana.
As cenas inicias dão vazão as lindas paisagem,com nenhum som,somente o pressentimento das natureza que nos cobre.
A cena em que o macaco,aos poucos,vai pegando o osso e de repente quebra a carcaça de ossos,significa que ele estaria a um passo da evolução,se tornando um homem.
O osso seria a primeira que aquele grupo utilizou,eles não passariam mais as dificuldades,fome e a primeira vez que houve um raciocínio por parte deles,inclusive isso e feito numa das cenas mais lindas que já vi,toda a sonoplastia evocando aquela tremula emoção,sobre vê o quanto nos evoluímos,o arquétipo do homem.
O filme segue mostrando um combate entre grupos de macaco,como dito utilizado o osso,como uma forma de ameaça de impor o seu poder para o outro e então o osso e jogado e a montagem,nos diz que aquela mesma arma,agora virou uma biológica.
Muitos consideram o momento acima,como uma metáfora para a guerra fria,visto a época que a película foi lançada,onde o embate seria a disputa por um território onde ambos usam as melhores armas que tem agindo como animais sem escrúpulos,para conseguirem o que querem.
O embate homem contra maquina proposto pelo 2 ato do filme e um outro tema interessante,ate que ponto isso pode ser usado para o nosso próprio bem,reparem que Hal e dito como uma maquina que programada para nunca falhar ,uma das mais potentes,porem por um erro de calculo acaba que os parceiros de David morrem inclusive,este mesmo,se mostra muito empedernido e sem sentimentos,deixando a razão e a frieza tomarem o lugar do raciocino.Hal se mostra mais humano,quando esta prestes a ser desligado ,que o protagonista levantando outras questões sobre a maquina.
O final que e muito polêmico,pois alguns odeiam e outros defendem,eu particularmente me encaixo na segunda alternativa.
Quando esta mergulhando nos memórias mais profundas do seres humanos,e suas expressões faciais são gélidas,aquilo remete,o que estava a passar no momento.
No quarto,eu tenho uma teoria que seria uma espécie de dimensão,onde ele estaria preso e viu a sua vida passar em questões de minutos,e mais uma vez o monólito aparece carregando com si uma nova simbologia.
Agora,seria uma outra evolução,a da reencarnação do humano mais inteligente reparem que o feto,está olhando para a câmera,fazendo também,uma certo paradoxo com o começo do filme,os macacos e ossos.
A direção de Kubrick dispensa comentários,todo a sua fama e reconhecimento pela suas obras e merecidos.
Eu classifico 2001,como um dos melhores filmes de todos os tempos(o que claramente,configura um dos melhores que já assisti).
Acredito também,que está obra,requer muitos anos para se entender,e provável que na minha próxima assistida,eu tenha uma outra visão sobre esse filme afinal a filosofia e assim com o nosso amadurecimento e formatação de opiniões não vemos com os mesmos olhos de quando éramos jovens.
Então,para quem tem dúvida de assistir ou não,vai em frente,você será contemplado com uma das maiores obras de arte.