Muitos tropos juntos: - viagem familiar que reaproxima o pai de sua cria (já vimos antes e bem melhor trabalhado em 'Pateta - o filme'); - estadunidenses salvando o planeta inteiro; - foco na família nuclear tradicional (pai, mãe, filha, filho, cachorro) branca; - ser "estranho" e autêntico (apenas normal) é melhor que perfeito segundo o padrão das redes sociais.
A única ligeira "subversão": é o filho, e não a filha, que termina com seu par amoroso (heteronormativo) sem necessidade alguma.
Estou bem cansada das obras feitas por homens "atrás das câmeras" que escrevem narrativas sobre paternidade com esse viés conservador.
E mesmo para um passatempo... Ri algumas vezes, mas quase tudo é muito previsível e forçado. Para ficar num exemplo: a importância da aula de direção muito mal dada pelo pai e que a capacita a ter uma excelente direção (hiperagressiva) sob a pressão de salvar a humanidade inteiro. Às vezes, menos é mais...
Está disponível até amanhã (quarta-feira 05/05) no Sesc Digital: https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/cinema-em-casa-com-sesc/a-historia-da-eternidade.
Fico bastante incomodada com os arcos que 'tão se desenhando nesse primeiro episódio... Ao que tudo indica, as jornadas dos dois protagonistas vão consistir em eles se descobrirem merecedores, respectivamente, do reconhecimento em ser um grande herói nacional, à altura do Capitão América, e do perdão-absolvição por um passado sombrio, criminoso e "vilão". Ora, a jornada da Feiticeira Escarlate em WandaVision transmitiu a mensagem oposta. Assim como com a Dark Phœnix (Fênix Negra), a personagem (não por acaso do gênero feminino) tem que descobrir a magnitude do mal que é capaz de causar com todo seu poder. Assim, o discurso que fica é que as mulheres têm que aprender a maneirar um pouco mais, se controlar emocionalmente, tentar serem mais comedidas e ~racionais~... É o famoso tropo Unstable Powered Woman: https [dois pontos] //tvtropes [ponto] org/pmwiki/pmwiki.php/Main/UnstablePoweredWoman. Já os homens teriam que acreditar mais em seus méritos e merecimentos. Sério??? Num mundo em que existem incels e eles são todos do gênero masculino? rs.
Também não me empolguei com as cenas de ação de F&SI. Eu não tive absolutamente nenhum envolvimento com a missão envolvendo o coronel Vasant (quem? o quê? por quê mesmo?). É pra apoiar cegamente e até torcer a favor da missão pelo simples fato de ser realizada por uma agência estadunidense fora de suas jurisprudência e contra indivíduos estrangeiros e falantes de outras línguas? Os filmes da MCU já não ensinaram que a lógica não deveria ser bem por aí? 'Homem de ferro 3'? 'Capitão América: O Soldado Invernal' (da primeira à última cena)? O começo, em Lagos, de 'Captain America: Guerra Civil'? O Falcão tá matando a todos muito além do uso comedido da força e/ou da legítima defesa. Pelo que entendi não sobrou nem 1 sujeito para ser interrogado. Esse é o papel a que se presta Falcão??? Os profissionais de inteligência escolhem e apontam para os alvos numa explanação muitíssimo breve, ele os mata sem pensar duas vezes, conserta seu brinquedinho letal e volta aos EUA?
E nem a edição me ajudou a curtir a ação. Percebi até mesmo um corte (de uma tomada que distoa muito das demais) de menos de um segundo na cena envolvendo o assalto ao banco. De duas uma: ou deixo pra lá e sigo assistindo o episódio sem me importar com o que enxergo ou deixo de enxergar, ou fico apertando pra voltar 10 segundos EM CENAS DE AÇÃO...
Minha avaliação ao cabo desse ep. é que - no que diz respeito à linguagem audiovisual ao menos - tem uma enorme queda de qualidade entre WandaVision e F&SI. Quanto ao discursivo, posso estar enganada, mas minhas expectativas são baixíssimas.
1º episódio (anos 50): 'The Dick Van Dyke Show' + 'I love Lucy' 2º episódio (anos 60): Bewitched 3º episódio (anos 70?): The Brady Bunch (+ Mary Tyler Moore + Three's Company) 5º episódio (anos 80?): Family Ties 6º episódio (anos 90?): Full House ???
A Diana apenas abre mão de Steve para ter seus poderes de volta. Ela não revê em nenhum momento que está em negação, enxergando Steve onde todas e todos vêem o "carinha bonito" (como é creditado).
Temos um flashback do Max Lord com pai abusivo logo após ela dizer basicamente que ~todo mundo sofre, ué.~ (Sério! cortaram direto para esse flashback.)
Assim, o "clímax" do filme retoma o argumentção da conversa mais íntima e pessoal entre a protagonista e a pseudo-principal vilã, onde a MM diz: "Minha vida não tem sido o que pensa que é. Todos temos nossas lutas."
Esse discursinho falso, que só pode vir de quem detém todos os privilégios, ecoa com o vídeo muito polêmico dos profissionais do entretenimento (atrizes e atores como Pedro Pascal e Kristen Wiig) cantando 'Imagine' dentro de suas mansões em plena pandemia de Covid-19, liderados pela própria Gal Gadot, que introduz a montagem com um discurso segundo o qual estaríamos todos "no mesmo barco".
Aliás, será que o mendigo negro que só serve à narrativa para atestar a bondade da Barbara teve direito a um pedido realizado? rs. Que bom que não tiveram a audácia de lhe conceder um pedido na tela para depois arrancarem essa melhora de vida dele. Até o disparate dos responsáveis por esse filme tem limites. Pelo menos isso.
Enfim... ~Que bela mensagem mandada às crianças espectadoras.~ Mas que bom! pelos relatos de pais que li na net, que nem seus filhos se empolgaram muito com o filme. Perdendo muito a concentração e o interesse durante o longa. Menos mal! Espero que nem audiência na Sessão da tarde consiga ter.
Sinfonia da Necrópole
3.5 109O Deodato tem um quê do Maurílio do Choque de Cultura, rs.
A Morte Virá e Levará Seus Olhos
2.9 2 Assista AgoraEntrou hoje no catálogo do Mubi: https://mubi.com/pt/films/death-will-come-and-shall-have-your-eyes.
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
4.0 494Muitos tropos juntos:
- viagem familiar que reaproxima o pai de sua cria (já vimos antes e bem melhor trabalhado em 'Pateta - o filme');
- estadunidenses salvando o planeta inteiro;
- foco na família nuclear tradicional (pai, mãe, filha, filho, cachorro) branca;
- ser "estranho" e autêntico (apenas normal) é melhor que perfeito segundo o padrão das redes sociais.
A única ligeira "subversão": é o filho, e não a filha, que termina com seu par amoroso (heteronormativo) sem necessidade alguma.
Estou bem cansada das obras feitas por homens "atrás das câmeras" que escrevem narrativas sobre paternidade com esse viés conservador.
E mesmo para um passatempo... Ri algumas vezes, mas quase tudo é muito previsível e forçado. Para ficar num exemplo: a importância da aula de direção muito mal dada pelo pai e que a capacita a ter uma excelente direção (hiperagressiva) sob a pressão de salvar a humanidade inteiro. Às vezes, menos é mais...
Cléo das 5 às 7
4.2 201 Assista AgoraDisponível até 04/10/21 no Sesc Digital: https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/cinema-em-casa-com-sesc/cleo-das-5-as-7.
A História da Eternidade
4.3 448Está disponível até amanhã (quarta-feira 05/05) no Sesc Digital: https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/cinema-em-casa-com-sesc/a-historia-da-eternidade.
Retrato de uma Jovem em Chamas
4.4 904 Assista AgoraDisponível até as 20h de hoje no Sesc Digital:
https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/cinema-em-casa-com-sesc/retrato-de-uma-jovem-em-chamas
Falcão e o Soldado Invernal
3.9 379 Assista AgoraFico bastante incomodada com os arcos que 'tão se desenhando nesse primeiro episódio...
Ao que tudo indica, as jornadas dos dois protagonistas vão consistir em eles se descobrirem merecedores, respectivamente, do reconhecimento em ser um grande herói nacional, à altura do Capitão América, e do perdão-absolvição por um passado sombrio, criminoso e "vilão". Ora, a jornada da Feiticeira Escarlate em WandaVision transmitiu a mensagem oposta. Assim como com a Dark Phœnix (Fênix Negra), a personagem (não por acaso do gênero feminino) tem que descobrir a magnitude do mal que é capaz de causar com todo seu poder.
Assim, o discurso que fica é que as mulheres têm que aprender a maneirar um pouco mais, se controlar emocionalmente, tentar serem mais comedidas e ~racionais~... É o famoso tropo Unstable Powered Woman: https [dois pontos] //tvtropes [ponto] org/pmwiki/pmwiki.php/Main/UnstablePoweredWoman. Já os homens teriam que acreditar mais em seus méritos e merecimentos. Sério??? Num mundo em que existem incels e eles são todos do gênero masculino? rs.
Também não me empolguei com as cenas de ação de F&SI. Eu não tive absolutamente nenhum envolvimento com a missão envolvendo o coronel Vasant (quem? o quê? por quê mesmo?). É pra apoiar cegamente e até torcer a favor da missão pelo simples fato de ser realizada por uma agência estadunidense fora de suas jurisprudência e contra indivíduos estrangeiros e falantes de outras línguas? Os filmes da MCU já não ensinaram que a lógica não deveria ser bem por aí? 'Homem de ferro 3'? 'Capitão América: O Soldado Invernal' (da primeira à última cena)? O começo, em Lagos, de 'Captain America: Guerra Civil'? O Falcão tá matando a todos muito além do uso comedido da força e/ou da legítima defesa. Pelo que entendi não sobrou nem 1 sujeito para ser interrogado. Esse é o papel a que se presta Falcão??? Os profissionais de inteligência escolhem e apontam para os alvos numa explanação muitíssimo breve, ele os mata sem pensar duas vezes, conserta seu brinquedinho letal e volta aos EUA?
E nem a edição me ajudou a curtir a ação. Percebi até mesmo um corte (de uma tomada que distoa muito das demais) de menos de um segundo na cena envolvendo o assalto ao banco. De duas uma: ou deixo pra lá e sigo assistindo o episódio sem me importar com o que enxergo ou deixo de enxergar, ou fico apertando pra voltar 10 segundos EM CENAS DE AÇÃO...
Minha avaliação ao cabo desse ep. é que - no que diz respeito à linguagem audiovisual ao menos - tem uma enorme queda de qualidade entre WandaVision e F&SI. Quanto ao discursivo, posso estar enganada, mas minhas expectativas são baixíssimas.
Martírio
4.6 59Disponível livre e gratuitamente até 30/05/21 no site da Mostra Ecofalante: https://ecofalante.org.br/filme/martirio. ;-)
Ela Volta na Quinta
3.5 17Disponível no Mubi desde ontem. ;-)
Cara Gente Branca (Volume 2)
4.2 123 Assista AgoraSpoiler do quinto episódio:
https://www.refinery29.com/en-us/2018/05/198583/hotep-meaning-dear-white-people-slang
Dead Pigs
3.6 12https://mubi.com/pt/notebook/posts/cathy-yan-introduces-her-film-dead-pigs
Timbuktu
3.8 134 Assista AgoraEntrou no catálogo do "Cinema #emcasacomsesc": https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/cinema-em-casa-com-sesc/timbuktu
O Fio da Memória
4.3 22Entrou no catálogo do "Cinema #emcasacomsesc": https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/cinema-em-casa-com-sesc/fio-da-memoria
Ouaga Girls
1Disponível livremente com legendas em francês ou inglês no site TV5Monde+:
https://www.tv5mondeplus.com/details/vod/redbee:106825334_74079A
De Gravata e Unha Vermelha
3.8 17Está disponível gratuitamente no #SescCinemaEmCasa:
https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/cinema-em-casa-com-sesc/de-gravata-e-unha-vermelha
Era o Hotel Cambridge
4.2 99Chegou no Mubi ontem.
Total Blackout: The Tamborine extended cut
3.3 5https://www.nytimes.com/2021/01/12/arts/television/chris-rock-tamborine-extended-cut.html
A Assistente
3.3 199 Assista AgoraEntrevista concedida pela diretora: https://www.vox.com/2020/1/29/21112386/the-assistant-interview-weinstein-julia-garner-kitty-green
A Cidade dos Piratas
3.7 10Tem cena pós-crédito. ;-)
A Cidade dos Piratas
3.7 10Está até 13/02/21 no Cinema #EmCasaComSesc: https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/cinema-em-casa-com-sesc/a-cidade-dos-piratas.
Seed - Miu Miu Women's Tales #11
3.2 1Lado bom: female glance
Lado ruim: manic pixie dream girl para personagens masculinas e espectadorus + propaganda de roupa muito feia (pelo menos ao meu ver)
WandaVision
4.2 840 Assista AgoraReferências e (homen)mulheragens:
1º episódio (anos 50): 'The Dick Van Dyke Show' + 'I love Lucy'
2º episódio (anos 60): Bewitched
3º episódio (anos 70?): The Brady Bunch (+ Mary Tyler Moore + Three's Company)
5º episódio (anos 80?): Family Ties
6º episódio (anos 90?): Full House ???
Mulher-Maravilha 1984
3.0 1,4K Assista Agorahttps://jacobinmag.com/2021/01/wonder-woman-1984-film-review-gal-gadot
Mulher-Maravilha 1984
3.0 1,4K Assista AgoraNível fundamental:
status quo vs. aspiração
Esse filme não é sobre Verdade.
A Diana apenas abre mão de Steve para ter seus poderes de volta. Ela não revê em nenhum momento que está em negação, enxergando Steve onde todas e todos vêem o "carinha bonito" (como é creditado).
Não importa se uma criança assistindo à transmissão televisiva tenha pedido para o pai parar de espancar a mãe.
"Esse mundo era um lugar lindo exatamente como era. E você não pode ter tudo. Você só pode ter a verdade. [...] E a verdade é linda."
E a/os roteiristas do filme não merecem nem o benefício da dúvida de que as consequências da mensagem do filme não teriam passado pela cabeça deles.
Temos um flashback do Max Lord com pai abusivo logo após ela dizer basicamente que ~todo mundo sofre, ué.~ (Sério! cortaram direto para esse flashback.)
Assim, o "clímax" do filme retoma o argumentção da conversa mais íntima e pessoal entre a protagonista e a pseudo-principal vilã, onde a MM diz: "Minha vida não tem sido o que pensa que é. Todos temos nossas lutas."
Esse discursinho falso, que só pode vir de quem detém todos os privilégios, ecoa com o vídeo muito polêmico dos profissionais do entretenimento (atrizes e atores como Pedro Pascal e Kristen Wiig) cantando 'Imagine' dentro de suas mansões em plena pandemia de Covid-19, liderados pela própria Gal Gadot, que introduz a montagem com um discurso segundo o qual estaríamos todos "no mesmo barco".
Aliás, será que o mendigo negro que só serve à narrativa para atestar a bondade da Barbara teve direito a um pedido realizado? rs. Que bom que não tiveram a audácia de lhe conceder um pedido na tela para depois arrancarem essa melhora de vida dele. Até o disparate dos responsáveis por esse filme tem limites. Pelo menos isso.
Enfim... ~Que bela mensagem mandada às crianças espectadoras.~ Mas que bom! pelos relatos de pais que li na net, que nem seus filhos se empolgaram muito com o filme. Perdendo muito a concentração e o interesse durante o longa. Menos mal! Espero que nem audiência na Sessão da tarde consiga ter.