Como a história de uma das figuras mais importantes e polêmicas da história originou um filme completamente dessinteressante, politicamente correto e antiquado?
Como falar de Amor sem Escalas sem falar do roteiro? É incrível. Fluido, consistente, equilibrado e muito inteligente. Os diálogos são inspiradíssimos, como há muito não se via. A direção de Jason Reitman pode até ser um pouco burocrática, mas não atrapalha em nada no desenvolvimento dos diferentes personagens. É tudo muito sutil, balanceado, sem estereótipos. Na medida certa.
Excêntrico e nada equilibrado. Têm tantos erros e acertos que acaba se tornando um espetáculo desastroso. Vale a pena ver pela suntuosa direção de arte, pelos bem acabados efeitos visuais e pelas atuações intensas, principalmente por parte de Stanley Tucci e Saoirse Ronan. Entretanto, realmente, para um filme do Peter Jackson, o resultado é bem medíocre. Só não acho justo criticarem a produção por não seguir, explicitamente, um gênero. Não se trata de um drama, nem suspense, nem fantasia. É intercalar gêneros, resultando em algo apenas diferente.
Taí. Um filme B com padrão classe A de direção. Prova que Wolf Creek não foi apenas sorte de principiante do diretor Greg McLean. Incrível como ele explora o ambiente externo para construir tensão e suspense. Além disso, McLean é um roteirista competentíssimo, fugindo de clichês, construindo bem os diferentes personagens, criando até diálogos inspirados e reinventando uma premissa para lá de explorada. Uma pena não ter caído no gosto do público.
Vinícius, assisti sim ao do Lars Von. Foi um dos meus filmes favoritos do ano passado, por sinal. Não vejo nada de pesado na direção dele, pelo contrário. Acho que é um contraponto sutil em relação a temática e às cenas pesadíssimas. O que me incomoda em Precious é a mão pesada do diretor - e não a temática. Os planos são crus demais, agressivos. As transições de cena - culpa da montagem, também - nada sutis. É tudo muito sujo, uma estética ultrapassada e grosseira.
A primeira sequência que revela o estupro de Precious, por exemplo. Há uma câmera subjetiva voltada ao teto. O teto se desintegra e revela um dos sonhos dela. Absurdamente grosseiro, feio. A montagem com seus cortes secos não é nada elegante também. Eu diria que, esteticamente, Precious é uma produção absolutamente descuidada, mesmo que seja proposital, claro. Me incomodou
Não contesto nenhuma atuação. Aliás, o trabalho que Lee Daniels estabelece para com seus atores é incrível. Entretanto, sua direção, proposital ou não, pesada, agressiva e nada sutil me incomodaram demais. Muito grosseiro, fazia tempo que não me incomodava tanto com o trabalho de um diretor. Ainda penso se vi um filme diferente do que está sendo premiado e indicado para vários prêmios
Atores competentes e uma direção precisa não salvam um roteiro problemático. O filme tenta desenvolver tantas temáticas e relações, que nada é aprofundado: é vago, superficial. Tal aspecto contribui para tornar a trama em algo frio, seco, sem emoção. Uma pena.
Finalmente, um filme do gênero que não soa panfletário, maniqueísta e, muito menos, burocrático. A direção da Bigelow é precisa e brilhante, diga-se de passagem. Curiosa a forma como ela manipula a tensão, nunca deixando a peteca cair. Sua habilidade em surpreender emocionalmente o espectador deve ser ressaltada. Além disso, a direção de atores é consistente, e o resultado são atuações memoráveis, principalmente a de Jeremy Renner.
Entretanto, a produção é quase impecável. Os últimos minutos do filme surgem de maneira, inexplicavelmente, moralista. Uma falha do roteiro, talvez? O fato é que Bigelow constrói um discurso o filme todo e nos minutos finais desconstrói, tentando dissertar um monólogo melodramático e, como já dito, moralista. Se não fosse essa derrapada...
Um dos trabalhos de textura de cor mais incríveis que já vi em uma tela de cinema. De cair o queixo mesmo. James Cameron pegou uma história simples, básica e utilizou-a para trabalhar a sua criatividade e imaginação. É um deleite audiovisual.
Muitos filmes que procuram retratar um universo fantasioso caem na própria armadilha e transmitem certa inverossimilhança. Avatar é tão natural, é tão delicado, tão sutil... Que você nem percebe estar imerso naquele universo. Esse é o poder do cinema. Você acreditar em uma mentira. Uma mentira, aliás, das mais bem contadas dos últimos anos. Tiro o meu chapéu.
Graças a Herzog, o que o Nicolas Cage faz em tela é monstruoso. Uma das melhores atuações e construções de personagem do ano. Nada como um bom diretor de atores, não é mesmo?
Mais uma dramédia bacana que avalia a disfuncionalidade familiar. É curioso, entretanto, que o roteiro se perca ao tentar se focar em outros personagens quando, o mais interessante deles é claro, é justamente a própria Pippa. Independente disto, há bons momentos, com direito a boas risadas e grandes atuações de Robin Wright e Maria Bello.
Uma ótima atuação de Kristin Scott Thomas. A trama, entretanto, insiste em se levar até as últimas consequências, construindo um discurso raso, superficial e nada convincente.
Opa. Calma lá, pessoal. Hehe. Só estou expondo minha opinião, oras. E Nathalia, estudo cinema. Logo, o texto é embasado na minha bagagem como estudante e cinéfilo ;]
Premonição 4
2.5 1,6K Assista AgoraOk. Confesso que é divertido assistir a desconstrução, literal, de personagens estereotipados. Mas, cansou já.
Criação
3.7 353Como a história de uma das figuras mais importantes e polêmicas da história originou um filme completamente dessinteressante, politicamente correto e antiquado?
Zumbilândia
3.7 2,5K Assista AgoraEsperava mais deste daqui. Suas extremidades, início e desfecho, são ótimas. O desenvolvimento, ou meio, é uma baboseira só.
Amor Sem Escalas
3.4 1,4K Assista AgoraComo falar de Amor sem Escalas sem falar do roteiro? É incrível. Fluido, consistente, equilibrado e muito inteligente. Os diálogos são inspiradíssimos, como há muito não se via. A direção de Jason Reitman pode até ser um pouco burocrática, mas não atrapalha em nada no desenvolvimento dos diferentes personagens. É tudo muito sutil, balanceado, sem estereótipos. Na medida certa.
Um Olhar do Paraíso
3.7 2,7K Assista AgoraExcêntrico e nada equilibrado. Têm tantos erros e acertos que acaba se tornando um espetáculo desastroso. Vale a pena ver pela suntuosa direção de arte, pelos bem acabados efeitos visuais e pelas atuações intensas, principalmente por parte de Stanley Tucci e Saoirse Ronan. Entretanto, realmente, para um filme do Peter Jackson, o resultado é bem medíocre. Só não acho justo criticarem a produção por não seguir, explicitamente, um gênero. Não se trata de um drama, nem suspense, nem fantasia. É intercalar gêneros, resultando em algo apenas diferente.
Morte Súbita
2.9 216 Assista AgoraTaí. Um filme B com padrão classe A de direção. Prova que Wolf Creek não foi apenas sorte de principiante do diretor Greg McLean. Incrível como ele explora o ambiente externo para construir tensão e suspense. Além disso, McLean é um roteirista competentíssimo, fugindo de clichês, construindo bem os diferentes personagens, criando até diálogos inspirados e reinventando uma premissa para lá de explorada. Uma pena não ter caído no gosto do público.
Preciosa: Uma História de Esperança
4.0 2,0K Assista AgoraVinícius, assisti sim ao do Lars Von. Foi um dos meus filmes favoritos do ano passado, por sinal. Não vejo nada de pesado na direção dele, pelo contrário. Acho que é um contraponto sutil em relação a temática e às cenas pesadíssimas. O que me incomoda em Precious é a mão pesada do diretor - e não a temática. Os planos são crus demais, agressivos. As transições de cena - culpa da montagem, também - nada sutis. É tudo muito sujo, uma estética ultrapassada e grosseira.
A primeira sequência que revela o estupro de Precious, por exemplo. Há uma câmera subjetiva voltada ao teto. O teto se desintegra e revela um dos sonhos dela. Absurdamente grosseiro, feio. A montagem com seus cortes secos não é nada elegante também. Eu diria que, esteticamente, Precious é uma produção absolutamente descuidada, mesmo que seja proposital, claro. Me incomodou
O Limite do Medo
2.5 102Exemplar medíocre de um gênero que implora por inovações.
Preciosa: Uma História de Esperança
4.0 2,0K Assista AgoraNão contesto nenhuma atuação. Aliás, o trabalho que Lee Daniels estabelece para com seus atores é incrível. Entretanto, sua direção, proposital ou não, pesada, agressiva e nada sutil me incomodaram demais. Muito grosseiro, fazia tempo que não me incomodava tanto com o trabalho de um diretor. Ainda penso se vi um filme diferente do que está sendo premiado e indicado para vários prêmios
Entre Irmãos
3.6 967 Assista AgoraAtores competentes e uma direção precisa não salvam um roteiro problemático. O filme tenta desenvolver tantas temáticas e relações, que nada é aprofundado: é vago, superficial. Tal aspecto contribui para tornar a trama em algo frio, seco, sem emoção. Uma pena.
Guerra ao Terror
3.5 1,4K Assista AgoraFinalmente, um filme do gênero que não soa panfletário, maniqueísta e, muito menos, burocrático. A direção da Bigelow é precisa e brilhante, diga-se de passagem. Curiosa a forma como ela manipula a tensão, nunca deixando a peteca cair. Sua habilidade em surpreender emocionalmente o espectador deve ser ressaltada. Além disso, a direção de atores é consistente, e o resultado são atuações memoráveis, principalmente a de Jeremy Renner.
Entretanto, a produção é quase impecável. Os últimos minutos do filme surgem de maneira, inexplicavelmente, moralista. Uma falha do roteiro, talvez? O fato é que Bigelow constrói um discurso o filme todo e nos minutos finais desconstrói, tentando dissertar um monólogo melodramático e, como já dito, moralista. Se não fosse essa derrapada...
Abismo do Medo
3.2 883 Assista AgoraUm dos clássicos do terror contemporâneo.
Encontro de Casais
2.7 639 Assista AgoraJá perdi meu tempo assistindo. Não perderei novamente comentando.
Contatos de 4º Grau
3.1 1,8KGabriele, já ouviu falar em cabine de imprensa?
Sempre ao Seu Lado
4.3 4,1K Assista AgoraAssisti novamente. E ele só subiu no meu conceito.
A curva dramática e a comoção são construídas em uma espiral narrativamente perfeita. É lindo demais. Recomendo a todos sem hesitar.
Avatar
3.6 4,5K Assista AgoraUm dos trabalhos de textura de cor mais incríveis que já vi em uma tela de cinema. De cair o queixo mesmo. James Cameron pegou uma história simples, básica e utilizou-a para trabalhar a sua criatividade e imaginação. É um deleite audiovisual.
Muitos filmes que procuram retratar um universo fantasioso caem na própria armadilha e transmitem certa inverossimilhança. Avatar é tão natural, é tão delicado, tão sutil... Que você nem percebe estar imerso naquele universo. Esse é o poder do cinema. Você acreditar em uma mentira. Uma mentira, aliás, das mais bem contadas dos últimos anos. Tiro o meu chapéu.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios
2.8 3,0K Assista AgoraUma das séries literárias mais inventivas que eu já li! Mal posso esperar :D
O Mistério das Duas Irmãs
3.5 1,5K Assista AgoraNão vi o original. Este daqui manipula tanto o espectador para surpreendê-lo que o desfecho torna-se quase risível.
Vício Frenético
3.1 447 Assista AgoraGraças a Herzog, o que o Nicolas Cage faz em tela é monstruoso. Uma das melhores atuações e construções de personagem do ano. Nada como um bom diretor de atores, não é mesmo?
A Vida Íntima de Pippa Lee
3.1 168Mais uma dramédia bacana que avalia a disfuncionalidade familiar. É curioso, entretanto, que o roteiro se perca ao tentar se focar em outros personagens quando, o mais interessante deles é claro, é justamente a própria Pippa. Independente disto, há bons momentos, com direito a boas risadas e grandes atuações de Robin Wright e Maria Bello.
Partir
3.2 42 Assista AgoraUma ótima atuação de Kristin Scott Thomas. A trama, entretanto, insiste em se levar até as últimas consequências, construindo um discurso raso, superficial e nada convincente.
(500) Dias com Ela
4.0 5,7K Assista AgoraOpa. Calma lá, pessoal. Hehe. Só estou expondo minha opinião, oras. E Nathalia, estudo cinema. Logo, o texto é embasado na minha bagagem como estudante e cinéfilo ;]
Contatos de 4º Grau
3.1 1,8KObs.: Estreia adiantada para 01 de janeiro. ;]
Confusões em Família
3.6 229Obs.: Adiado para 18 de dezembro. ;]